Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Denise de Paula Martins de Abreu e Lima

tem graduação em Letras pela UNESP, mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, doutorado em Lingüística Aplicada pela UNICAMP e pós-doutorado pela Purdue University, Estados Unidos. Tem formação em Inteligências Múltiplas e Tutoria Virtual pela Universidade de Harvard. Ë docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar desde 1994. Foi coordenadora UAB da UFSCar de 2006 a 2012, presidente do Fórum de Coordenadores UAB de 2011 a 2013 e assessora do secretário de Educação Superior - SESu/MEC de 2013 a 2017. Foi uma das criadoras do Programa Idiomas sem Fronteiras e está como presidente do Programa desde 2012. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6212114975297800 (18/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1994-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Aberta do Brasil - UAB-UFSCar. Rodovia Washington Luiz km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519572 Fax: (16) 33519572 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2014-Atual. Analise da relacao entre sujeitos e conhecimento na Sociedade Grafocentrica Digital
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Integrante / Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Glauber Lucio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante / Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira - Integrante / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante.
      Membro: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.
      Descrição: Considerando uma visão mais ecológica de compreender a relação fundamental entre os fenômenos sócio-técnicos, entre si e com sujeitos, em sua interação com conhecimento e a formação do cidadão, propomos aqui estudar as transformações que a emergência das Sociedades Grafocêntricas Digitais tem promovido. O estágio de desenvolvimento tecnológico que estamos experienciando, atualmente, trouxe consigo novas possibilidades de experimentar os tempos e espaços; trouxe-nos inéditas maneiras de comunicação ou interação entre sujeitos, novas formas de nos relacionarmos com o conhecimento, seja em termos de formação ou acesso/assimilação do conhecimento. Nesse contexto, propomos esta investigação, que tem como objetivo analisar transformações nas práticas de formação e de acesso ao conhecimento após emergência da sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às suas influências sobre a instituição escolar. A pesquisa considera três aspectos: a) a emergência da Sociedade Grafocêntrica Digital (tecnologias digitais como meio de convivência e formação); b) a relação entre comunicação, linguagem e tecnologia na construção do conhecimento em novos cenários digitais; e c) a dinâmica da Educação a Distância em sua convergência com a Educação Presencial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Daniel Ribeiro Silva Mill - Coordenador / Gláucia Maria dos Santos Jorge - Integrante / Glauber Lúcio Alves Santiago - Integrante / Joice Lee Otsuka - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Daniel Ribeiro Silva Mill.
    2. 2008-2009. Analise das Interacoes e dos modelos de feedback na tutoria virtual e sua influencia no processo de ensino-aprendizagem a distancia
      Descrição: Com o crescente desenvolvimento da EaD no Brasil e a implementação do sistema Universidade Aberta do Brasil, consolida-se o papel de um novo personagem no processo de ensino-aprendizagem - o tutor virtual. É ele o responsável por interagir com os alunos, mediando e facilitando a aquisição e construção de conhecimento. O objetivo deste trabalho é verificar os padrões de feedback que os tutores virtuais de uma universidade federal pública utilizam em sua interação dialógica com os alunos. Esse reconhecimento possibilitará uma melhoria na qualidade de atendimento e orientação em cursos preparatórios de tutoria virtual desta instituição e poderá servir de subsídio significativo para outras instituições que apliquem o mesmo modelo de tutoria adotado pela universidade em questão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima - Coordenador / Luciana Carvalho de Oliveira - Integrante / Jennifer Richardson - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Denise de Paula Martins de Abreu e Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (119)
      1. Conferência FAUBAI 2017.O Programa Idiomas sem Fronteiras como componente estruturante para a internacionalização no Ensino Superior: edital de credenciamento de universidades brasileiras. 2017. (Outra).
      2. Painel: Português Língua Estrangeira: Público, Propósito, Abordagem e Papel na Internacionalização da IES Brasileiras.Português Língua Estrangeira: Público, Propósito, Abordagem e Papel na Internacionalização da IES Brasileiras. 2017. (Outra).
      3. Conferência Faubai 2016. Abertura da Conferência FAUBAI 2016. 2016. (Congresso).
      4. II Encontro de Professores de Línguas, Literaturas e Culturas Celin-UFPR.Currículos, formação, plurilinguismo e o impacto na internacionalização. 2016. (Encontro).
      5. V Jornada Nacional de Formação de Professores e Internacionalização.O Programa Idiomas sem Fronteiras: Políticas Linguísticas e Internacionalização. 2016. (Outra).
      6. XI CONSIPLE - Formação de professores PLE/2 no contexto do Multilinguismo Global. O IsF - Português: Caminhos para o fortalecimento de uma Política Linguística do PLE-PLA. 2016. (Congresso).
      7. 25th Literacy Foundation. Language education, the strategic objectives of Languages Without Borders, and its implementation process. 2015. (Congresso).
      8. 2º Seminário de Internacionalização na UFMG: o papel das línguas estrangeiras na internacionalização.Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Seminário).
      9. Evento Nósotros.O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Outra).
      10. Evento Nósotros.O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Outra).
      11. FAUBAI 2015-Conference.Programa Idiomas sem Fronteiras: As novas direções no processo de internacionalização. 2015. (Seminário).
      12. Grupo de Trabalho em Educação Brasil-Reino Unido - 2ª Reunião.Formação em língua inglesa: desafios e oportunidades para o Ensino Profissionalizante e a Educação Superior. 2015. (Outra).
      13. III Colóquio de Linguística Aplicada Crítica e Sociololínguistica Educacional - Conversas com estudiosos da linguagem.Política e Políticas de Ensino Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas no Contexto Brasileiro: Rotas, Rumos, e (Novas) Perspectivas. 2015. (Outra).
      14. III SEMAPLE- Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira.O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e as implicações para uma política linguística. 2015. (Seminário).
      15. Language Education Innvovation Forum 2015. Government Initiatives- LWB- Brazilian Program. 2015. (Congresso).
      16. Letras Debate: Linguagens e Ensino.O Programa Idiomas sem Fronteiras: desafios e oportunidades para as línguas estrangeiras no Brasil. 2015. (Seminário).
      17. LI Reunião da CRC - ES PPTB 2015.Idiomas sem Fronteiras- Espanhol e Português. 2015. (Seminário).
      18. Seminário de Reconhecimento de títulos.Reconhecimento de títulos no marco do setor educacional do Mercosul. 2015. (Seminário).
      19. V SELL- Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e literários.Relações Internacionais: Língua e Cultura. 2015. (Simpósio).
      20. XVI Congresso da ABPI. O Italiano no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Congresso).
      21. XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Les enjeux du français sans frontières au Brésil. 2015. (Congresso).
      22. Ciclo de debates: Pesquisa e Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagensas.Rumos da Educação a distância no Brasil. 2014. (Encontro).
      23. Conferência Nacional de Educação CONAE 2014. Papel da Educação a Distância (EaD) na ampliação de atendimento escolar: limites e possibilidades. 2014. (Congresso).
      24. Conferência Nacional de Educação-CONAE 2014. 2014. (Outra).
      25. II Simpósio Internacional Celpe-Bras (II SinCelpe).O Programa Português sem Fronteiras e o Celpe-Bras: Impactos Políticos e educacionais em tempos de internacionalização. 2014. (Simpósio).
      26. I Seminário de Internacionalização e XII Congresso de Produção Científica e Acadêmica. O Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Congresso).
      27. V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Inglês sem Fronteiras: Implicações para a formação de professores de línguas. 2014. (Congresso).
      28. VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Políticas educativas e de pesquisa sobre o espanhol no Brasil. 2014. (Congresso).
      29. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Práticas de feedback- modelos e técnicas para melhorar as relações interpessoais online. 2013. (Congresso).
      30. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).
      31. XXV ENCONTRO NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO. 2012. (Encontro).
      32. 5° Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2011. (Encontro).
      33. ED-MEDIA 2011-- World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia Telecommunications. Tutoring model in distance education: the case of Brazilian Open University (UAB) at Federal University of Sao Carlos (UFSCar). 2011. (Congresso).
      34. ESUD - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011. (Congresso).
      35. Minicurso Gerenciamento em EAD - VIII ESUD. 2011. (Congresso).
      36. 16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).
      37. 16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distãnica. As habilidades e as inteligências do tutor virtual no trabalho em EaD. 2010. (Congresso).
      38. 16o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. As Habilidades e as inteligências do tutor virtual no trabalho em EaD. 2010. (Congresso).
      39. I Encontro de Capacitação sobre Execução Orçamentária e Financeira da UAB. 2010. (Encontro).
      40. I Encontro de Capacitação sobre Execução Orçamentária e Financeira da UAB. 2010. (Encontro).
      41. III Encontro Nacional de Coordenadores da UAB. 2010. (Encontro).
      42. III Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2010. (Encontro).
      43. I Jornada sobre Ensino-aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões.. 2010. (Encontro).
      44. I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais: experiências e reflexões. 2010. (Encontro).
      45. VII Congresso Acadêmico. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Uma relação Dialética e Recíproca. 2010. (Congresso).
      46. VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2010. Tutoria Virtual e os recursos de feedback: a teoria na prática. 2010. (Congresso).
      47. I CONEA. 2009. (Congresso).
      48. I Congresso Internacional Universidade Aberta do Brasil. 2009. (Encontro).
      49. II Encontro Nacional de Coordenadores UAB. 2009. (Encontro).
      50. Teaching and Learning with Technology Conference - TLT. 2009. (Congresso).
      51. TESOL. On-site Needs Assessment: Rich Information Gathering. 2008. (Congresso).
      52. I Congresso Internacional da ABRAPUI - 1st International ABRAPUI Conference. Uso de ambientes virtuais como apoio na formação presencial de professores.. 2007. (Congresso).
      53. (Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).O quê estou fazendo e como estou fazendo para formar esses profissionais?. 2006. (Encontro).
      54. (Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).A importância e os benefícios do trabalho em equipe. 2006. (Encontro).
      55. (Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara Unesp).Reconhecimento do procedimento metodológico: a prática de cada um. 2006. (Outra).
      56. (Palestra aos docentes da Faculdade de Odontologia de Araraquara-Unesp).Competências e habilidades: o que é necessário para a formação do profissional em odontologia. 2006. (Encontro).
      57. America Educational Research Association (Annual Meeting). 2006. (Encontro).
      58. Jornada de Letras, Tradutor Intérprete. Inteligências Múltiplas e Ensino de Línguas. 2006. (Congresso).
      59. (Palestra no Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Unesp Araraquara).O ensino de língua estrangeira na perspectiva das inteligências múltiplas. 2005. (Outra).
      60. I Mostra Regional "Por uma escola acolhedora e inclusiva.Inteligências Múltiplas: uma ferramenta no processo de inclusão. 2005. (Oficina).
      61. Working with Multiple Intelligences. 2005. (Oficina).
      62. XIX Spring Conference. Portal para sites de ensino/ aprendizagem de/ em língua Inglesa. 2005. (Congresso).
      63. XIX SPRING CONFERENCE. Transversalidade em ação: o "ser" e o "fazer" na confecção de material didático. 2005. (Congresso).
      64. XXI JELI. Língua Inglesa na sala de aula: estimulando as Inteligências Múltiplas do aluno e do professor. 2005. (Congresso).
      65. Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).
      66. V Construir Pontes. O professor de Lingua na escola inclusiva. 2004. (Congresso).
      67. V Construir Pontes. A Internet e o Portal do Eliot: as ferramentas para o professor pesquisar, construir e utilizar material didático. 2004. (Congresso).
      68. VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Especialidades do ensino/ aprendizagem de LI na formação de professores. 2004. (Congresso).
      69. VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Teoria na Prática: Reflexões sobre experiências bem sucedidas na formação de professores. 2004. (Congresso).
      70. VII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Ensino de Língua e Formação de professores: A química que dá certo. 2004. (Congresso).
      71. Curso de Introdução à Análise Transacional.Introdução à Análise Transacional. 2003. (Outra).
      72. Jogos Psicológicos.Curso Jogos Psicológicos. 2003. (Outra).
      73. XXVI Encontro ERIC/Professores de Inglês.Jogos no Ensino/Aquisição da Língua Inglesa. 2003. (Encontro).
      74. III Construir Pontes.Construir Pontes III: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2002. (Simpósio).
      75. SABER 2002. VI Congresso e Feira de Educação: SABER 2002. 2002. (Congresso).
      76. Seminário Acordando Inteligências.Seminário Educacional Um novo Ser, uma Nova Proposta: Acordando Inteligências. 2002. (Seminário).
      77. VI Jornada de Letras. PCN`s do ensino fundamental de língua estrangeira: refletindo sobre teoria e prática. 2002. (Congresso).
      78. Written and Spoken LAnguage.Written and Spoken LAnguage. 2002. (Outra).
      79. XVIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. XVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2002. (Congresso).
      80. II Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de INglês.II Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2001. (Simpósio).
      81. VI Congresso de Lingüística Aplicada. VI Congresso de Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).
      82. XVII JELI.XVII JELI. 2001. (Encontro).
      83. XXVI Encontro ERIC/ Professores de Inglês ( jogos no ensino/ aquisição da lingua Inglesa). 2001. (Encontro).
      84. I Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês.I Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de Inglês. 2000. (Simpósio).
      85. II Encontro de Pais e Educadores.II Encontro de Pais e Educadores: Filhos: tem que dar certo?. 2000. (Encontro).
      86. XIV Spring Conference.XIV Spring COnference. 2000. (Encontro).
      87. XVI JELI- Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2000. (Encontro).
      88. 2ª Semana de letras.Alunos e professores na mesma platéia: os filmes em inglês na sala de aula (minicurso). 1999. (Outra).
      89. III Jornada de Letras.III Jornada de Letras. 1999. (Outra).
      90. Introdução à tecnologia online: desafios para professores e alunos.Mini-curso: Introdução à tecnologia online: desafios para professores e alunos. 1999. (Outra).
      91. OKTOBERTECH.A utilização de recursos tecnológicos para aprender e ensinar inglês. 1999. (Outra).
      92. XI Semana de Letras- As letras e o próximo milênio: reflexões e perspectivas.Luzes, Câmera e ação: a relevância do vídeo no ensino de língua.. 1999. (Outra).
      93. XIX Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Using Learner`s Dictionaries). 1999. (Encontro).
      94. XVII Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando). 1999. (Encontro).
      95. XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês.XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês. 1999. (Encontro).
      96. XVIII Encontro ERIC/ Professores de Inglês (Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Inglês Instrumental). 1999. (Encontro).
      97. XV JELI.XV JELI. 1999. (Encontro).
      98. Xv Jornada de ensino de Língua Inglesa "tecnologia no ensino de Língua Inglesa".Luzes, Cãmera e Ação: o papel do filme na sala de aula de LE. 1999. (Outra).
      99. XV Jornada de ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa".O Prorama de Trabalho e de curso de Inglês do Convênio Empresa- Universidade: aprender no processo de ensinar (comunicação). 1999. (Outra).
      100. XV Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa".Aprendendo e esninando inglês: uma experiência de parceria empresa-universidade Faber-Castel e UFSCar na formação do aluno de Letras. 1999. (Outra).
      101. Alfabetização Emocional.Alfabetização Emocional. 1998. (Seminário).
      102. II Jornada de Letras.II Jornada de Letras. 1998. (Outra).
      103. XII Spring COnference.XII SPring Conference. 1998. (Encontro).
      104. XLVI GEL. XLVI GEL. 1998. (Congresso).
      105. I Congresso de Ciências da Educação. I COngresso de Ciências da Educação. 1997. (Congresso).
      106. I Semana de Letras.I Semana de Letras. 1997. (Outra).
      107. O Ensino da Língua Inglesa como Exercício da Cidadania.O Ensino da Língua Inglesa como Exercício da Cidadania. 1997. (Seminário).
      108. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística APlicada. VI INPLA. 1996. (Congresso).
      109. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 1996. (Congresso).
      110. XII Jornada de Ensino de Língua Inglesa.XII JELI. 1996. (Encontro).
      111. A construção da narrativa na criança: uma visão sócio-histórica.A Construção da Narrativa na criança: uma visão sócio-histórica. 1995. (Oficina).
      112. II BRAZ TESOL Regional Chapter. II BRAZ TESOL - Regional Chapter. 1995. (Congresso).
      113. Intechange: a tool for communicative language teaching.Interchange: a tool for communicative language teaching. 1995. (Seminário).
      114. IV Encontro de PRofessores de Línguas e Literaturas Estrangeiras e III Encontro Paulista de pesquisadores em Tradução. IV EPPLE. 1995. (Congresso).
      115. O Bom Aluno e O Bom Professor no ensino/aprendizagem de inglês.Mini-curso: O Bom Aluno e o Bom Professor no Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. 1995. (Outra).
      116. XI JELI.XI JELI. 1995. (Encontro).
      117. IV BRAZ TESOL. IV BRAZ TESOL. 1994. (Congresso).
      118. Spring Conference.MIni-curso: Culture and the teaching of culture in the EFL classroom. 1994. (Outra).
      119. VIII Spring Conference.VIII Spring Conference. 1994. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo. 2015. (Outro).. . 0.
      2. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. II Encontro Nacional de Coordenadores IsF- Francês. 2015. (Outro).. . 0.
      3. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro de Representantes das Relações Internacionais das IFES. 2015. (Outro).. . 0.
      4. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Outro).. . 0.
      5. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. V Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2014. (Outro).. . 0.
      6. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. IV Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2014. (Outro).. . 0.
      7. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. II Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2013. (Outro).. . 0.
      8. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. III Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2013. (Outro).. . 0.
      9. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. I Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Inglês Sem Fronteiras. 2012. (Outro).. . 0.
      10. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S.. II Encontro de Pólos UAB-UFSCar. 2008. Outro
      11. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S.. I Encontro de Pólos de Apoio Presencial - UAB-UFSCar. 2007. Outro
      12. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. V Construir Pontes. 2004. (Congresso).. . 0.
      13. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. IV Construir Pontes. 2003. (Congresso).. . 0.
      14. ABREU-E-LIMA, D. P. M.. III Construir Pontes: Universidade e Escola no Ensino de INglês. 2002. (Congresso).. . 0.
      15. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; SILVA, S. S.. III Jornada de Letras. 1999. Congresso
      16. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; VIANA, N.. XII Spring Conference. 1998. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Denise de Paula Martins de Abreu e Lima ⇔ Daniel Ribeiro Silva Mill (2.0)
        1. MILL, D. R. S. ; REALI, A. M. M. R. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L.. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de educação a distância. Em: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 1, p. 173-190.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; MILL, D. R. S. ; LIMA, V. S. ; SITNIK, D.. Ambiente de gerenciamento administrativo e pedagógico de cursos a distância: uma proposta para a gestão e acompanhamento de desempenho de tutores e estudantes. Em: V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Denise de Paula Martins de Abreu e Lima ⇔ Eliane Hercules Augusto-Navarro (2.0)
        1. AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Abreu-e-Lima, Denise M. ; de Oliveira, L.C. Chapter 18. Ongoing Needs Analysis: English for Aviation in Brazil. Em: Ann Smith; Gregory Strong. (Org.). Adult Language Learners: Context and Innovation.. 1a.ed.Alexandria, Virginia. : Teachers of English to Speakers of Other Languages.. 2009.v. unico, p. 149-155.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABREU-E-LIMA, D. P. M.; NAVARRO, E. A. H. ; VIANA, N. ; MARGONARI, D. ; OLIVEIRA, L. C.. Preparing nonnative English speakers in Brazil: content, methods, reflection. Em: CATESOL- 35th Annual State Conference: Tapestry of Teaching and Learning, 2004, Santa Clara CA, v. 1, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Denise de Paula Martins de Abreu e Lima ⇔ Joice Lee Otsuka (1.0)
        1. MILL, D. R. S. ; REALI, A. M. M. R. ; ABREU-E-LIMA, D. P. M. ; LIMA, V. S. ; OTSUKA, J.L.. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de educação a distância. Em: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo Ribeiro; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de. (Org.). Polidocência na Educação a Distância. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 1, p. 173-190.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49