Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Eliane Hercules Augusto-Navarro

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com estágios pós-doutoral (2012) e SWD (1998-1999), ambos na Universidade de Michigan. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), atuando principalmente nos seguintes temas: análise e desenvolvimento de material didático, formação de professores, gramática como habilidade, ensino-aprendizagem de LI para propósitos específicos (ESP - EAP), produção escrita em LI e análise de gêneros discursivos em cursos de inglês como LE. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5716027350340906 (27/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2002-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras. Rod. Washington Luiz km 235 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33068358 Fax: (16) 2608358 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2013-Atual. Relacao entre Materiais Didaticos, Aprendizes e Professores de Lingua Inglesa
      Descrição: Este projeto visa a compreender a relação estabelecida por aprendizes e professores de língua inglesa com materiais didáticos utilizados em diferentes contextos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Patrícia de Oliveira Lucas - Integrante / Talita Aparecida de Oliveira - Integrante / Letícia M. Lacerda - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
    2. 2009-2013. Gramatica como habilidade: ensino-aprendizagem em diferentes contextos
      Descrição: Este projeto visa a analisar os resultados da adoção da perspectiva de ensino-aprendizagem de gramática como habilidade, considerando o caráter tridimensional da gramática e os resultados da adoção dessa proposta em diferentes contextos, desde o ensino para jovens aprendizes até em cursos de formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Cláudia Jotto Kawachi - Integrante / Daniela Terenzi - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Eliane Hercules Augusto-Navarro.
    3. 2003-2012. Licenciatura em Letras (Ingles): Consideracao dos multiplos contextos de atuacao do (futuro) professor e de suas consequentes tarefas com relacao a analise e confeccao de material didatico
      Descrição: Esse projeto objetiva investigar o ensino/aprendizagem de língua inglesa no Brasil em seus diferentes contextos (ensinos fundamental e médio, cursos pré-vestibular e o próprio curso de Letras - que tem professores de inglês em formação como alunos). A preocupação central desse estudo é a análise e o desenvolvimento de material didático adequado a cada contexto, bem como a capacitação do (futuro) professor para a seleção e/ou confecção desse material.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Patrícia de Oliveira Lucas - Integrante / Cristiane Campos-Gonella - Integrante / Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa - Integrante / Talita Aparecida de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 8
      Membro: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Morley Scholarship, English Language Institute of the University of Michigan.. 2008.
      Membro: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (24)
    1. 17º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada). Propostas contemporâneas para o ensino-aprendizagem de gramática em LE. 2009. (Congresso).
    2. II Congresso Internacional da ABRAPUI. Gramática como habilidade: implicações para a formação de futuros professores. 2009. (Congresso).
    3. JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Afinal, o que é gramática como habilidade?. 2008. (Congresso).
    4. The 42nd Annual TESOL Convention and Exhibit. Needs Analysis: Rich Data Gathering. 2008. (Congresso).
    5. 30th Annual Conference Sunshine State TESOL. Old Songs, New Ideas: Using Lyrics beyond Filling Gaps. 2007. (Congresso).
    6. XXIII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa). Pesquisas sobre ensino aprendizagem de inglês no ensino fundamental: resultados animadores. 2007. (Congresso).
    7. The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit. Memorable EFL for Children Based on Movies. 2006. (Congresso).
    8. The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit. Great EFL Lessons Through Song Lyrics. 2006. (Congresso).
    9. 6a Jornada Científica da UFSCar. Especificidades do Ensino/ Aprendizagem de Língua Inglesa na formação de professores. 2005. (Congresso).
    10. 6a Jornada Científica da UFSCar.Músicas e vídeos destinados a falantes nativos: recurso pedagógico eficaz no ensino/ aprendizagem de inglês para crianças. 2005. (Outra).
    11. V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural durante a 6a Jornada Científica da UFScar. Músicas e vídeos destinados a falantes nativos: recurso pedagógico eficaz no ensino / aprendizagem de inglês para crianças. 2005. (Congresso).
    12. VI Seminário de Línguas Estrangeiras.VI Seminário de Línguas Estrangeiras (ouvinte). 2005. (Seminário).
    13. VI Seminário de Línguas Estrangeiras.Atividades utilizando a música no ensino/ aprendizagem de inglês como LE: para além do `Fill in the gaps` (apresentadora do mini-curso). 2005. (Seminário).
    14. XIII Congresso de Iniciação Cientifica durante a 6a Jornada Científica da UFScar. O Material desenvolvido para falante nativo como recurso de Ensino/ Aprendizagem de Inglês como LE para alunos do Ensino Fundamental. 2005. (Congresso).
    15. XIII Congresso de Iniciação Cientifica durante a 6a Jornada Científica da UFScar. Cursos de extensão como laboratório de prática de ensino: a experiência na formação de professores de inglês da UFSCar. 2005. (Congresso).
    16. XXI JELI. Atividades com música no ensino/aprendizagem de Inglês como LE; muito além do "fill in the gaps". 2005. (Congresso).
    17. V Contruir Pontes. Inglês Instrumental no Ensino Médio: Uma proposta Comunicativa. 2004. (Congresso).
    18. ENEL - Encontro Nacional dos Estudntes de Letras.A gramática da lingua Inglesa e contextos de ensino (apresentadora do mini-curso). 2003. (Encontro).
    19. III Construir Pontes. Ensino de Gramática: como, quando e por quê? (palestrante). 2002. (Congresso).
    20. III Construir Pontes. Atividades para adolescentes com Contos de Fadas e Temas Transversais (coordenadora do workshop). 2002. (Congresso).
    21. VI Jornada de Letras. E depois da graduação? Egressos do curso de Letras da UFSCar (coordenadora da mesa redonda). 2002. (Congresso).
    22. VI Jornada de Letras.PCN`s do ensino fundamental de lingua estrangeira: refletindo sobre teoria e prática. 2002. (Outra).
    23. XVI Spring Conference. XVI Sring Conference (ouvinte). 2002. (Congresso).
    24. XVI Spring Conference. Gramática e contexto: Propostas de Ensino (apresentadora do workshop). 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. VII Jornada de Letras. 2003. (Congresso).. . 0.
    2. AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. VI Jornada de Letras (coordenadora da jornada). 2002. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50