Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

Sandra Regina Buttros Gattolin é mestre e doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, instituição em que desenvolveu sua pesquisa na área de ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira. Há dezessete anos no ensino superior, é atualmente professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde ministra as disciplinas de Língua Inglesa, Leitura em Língua Inglesa, Lingüística Aplicada e Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística, da UFSCar, onde ministra a disciplina de Abordagens de Ensino de Línguas e Avaliação e Aprendizagem de Línguas. Foi presidente da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo nos períodos de 2005 a 2007 e 2009 a 2011. Suas áreas de interesse em pesquisa são o ensino-aprendizagem-avaliação em língua estrangeira, a formação de professores de língua estrangeira e os novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 (28/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Ramal: 9318 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2015-Atual. Formacao inicial e continua de professores de lingua estrangeira sob o enfoque dos multiletramentos e da transculturalidade - cico 3
      Descrição: Este projeto insere-se no campo da Lingüística Aplicada visa contribuir para a formação básica de professores pré-serviço e para a formação contínua de professores em serviço de língua estrangeira. Tem como tema principal o estudo das ações de linguagem na formação de professores e alunos que reflitam criticamente sobre o e no contexto escolar. A ênfase está na constituição de agentes críticos e cidadãos, com foco na relação linguagem-educação em contextos específicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Coordenador / Juliana Blanco - Integrante / Viviane C. G. de STEFANI - Integrante / Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato - Integrante / Rogério M. Oliveira - Integrante / Elaine Risques Faria - Integrante / Osvaldo Succi Junior - Integrante / Eleonora Bambozzi Bottura - Integrante / Deborah Balestrini - Integrante / Thiago Alcebíades de Oliveira - Integrante / andressa godoy - Integrante / Giovana Nicolini Milozo - Integrante / Elisa Alencar - Integrante.
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
    2. 2011-2014. Formacao inicial e continua de professores de lingua estrangeira sob o enfoque dos multiletramentos e da transculturalidade - ciclo 2
      Descrição: Este projeto insere-se no campo da Lingüística Aplicada visa contribuir para a formação básica de professores pré-serviço e para a formação contínua de professores em serviço de língua estrangeira. Tem como tema principal o estudo das ações de linguagem na formação de professores e alunos que reflitam criticamente sobre o e no contexto escolar. A ênfase está na constituição de agentes críticos e cidadãos, com foco na relação linguagem-educação em contextos específicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Coordenador / Juliana Blanco - Integrante / Deborah Nathalia Silva de Jesus - Integrante / Viviane C. G. de STEFANI - Integrante / Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato - Integrante / Luciana Bianconi Angelo - Integrante / Rogério M. Oliveira - Integrante / Bárbara Rauber - Integrante / Elaine Risques Faria - Integrante / Osvaldo Succi Junior - Integrante / Eleonora Bambozzi Bottura - Integrante / Deborah Balestrini - Integrante / Thiago Alcebíades de Oliveira - Integrante.
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
    3. 2007-2010. Producao de materiais e aquisicao de vocabulario em lingua estrangeira
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a promoção de discussões sobre o papel e o ensino de vocabulário em língua estrangeira, fundamentado em uma concepção de língua como interação e de linguagem como aquilo que usamos para agir no mundo. Nesse sentido, adotamos também o conceito rico de vocabulário, proposto por Richards (1976) e expandido por Scaramucci (1995). Os trabalhos desenvolvidos até o momento envolvem a produção de material de leitura com ênfase na aquisição lexical e a análise de textos e exercícios de compreensão em leitura. Nesses últimos, busca-se investigar as concepções de leitura e cultura que subjazem tais materiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Coordenador / Juliana Blanco - Integrante / Deborah Nathalia Silva de Jesus - Integrante / Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
    4. 2007-2010. Formacao inicial e continua de professores de lingua estrangeira sob o enfoque dos multiletramentos e da transculturalidade
      Descrição: Este projeto insere-se no campo da Lingüística Aplicada visa contribuir para a formação básica de professores pré-serviço e para a formação contínua de professores em serviço de língua estrangeira. Tem como tema principal o estudo das ações de linguagem na formação de professores e alunos que reflitam criticamente sobre o e no contexto escolar. A ênfase está na constituição de agentes críticos e cidadãos, com foco na relação linguagem-educação em contextos específicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Coordenador / Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci - Integrante / Juliana Blanco - Integrante / Deborah Nathalia Silva de Jesus - Integrante / Graziele Infanger - Integrante / Claudia Hilsdorf da Rocha - Integrante / Viviane C. G. de STEFANI - Integrante / Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato - Integrante / Jane Faquinelli - Integrante / Luciana Bianconi Angelo - Integrante / Bárbara Rauber - Integrante / Elaine Risques Faria - Integrante. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 15
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
    5. 2006-2008. Construcao de Linguagens em situacoes de ensino-aprendizagem no contexto escolar
      Descrição: Diz respeito à reflexão entre professores em pré-serviço e em-serviço no que tange à construção de linguagens em situações de ensino-aprendizagem no contexto escolar, buscando-se observar a existência ou não de uma coerência entre a teoria e a pratica desses profissionais. Resultados de outros estudos sugerem que professores recém formados têm incorporado um discurso teórico, mas não o tem operacionalizado em sua prática pedagógica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Coordenador / Lúcia Rottava - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.
    6. 2006-2008. Atuacao dos professsores (pre-servico e em servico) de Cursos de Letras: LM e LE (projeto interinstitucional) ? II fase
      Descrição: projeto tem como ponto de partida os resultados obtidos na pesquisa anterior e, a partir deles, enfocar diferentes temas e linhas teóricas, tais como: gêneros discursivos em sua possibilidade no processo de ensino-aprendizagem (Bakthin, 2000; Hyland, 2004 e 2005), crenças envolvendo diferentes habilidades no proceso de ensino-aprendizagem de línguas ((Vieira-Abrahão, 2004; Barcelos, 1995, 2000, 2004; Gimenez, 2002; Almeida Filho, 1999) ), crenças e o tratamento do erro (Lantolf, 2000; Hall, 2001 e Hall e Verplaetse, 2000), buscando, com isso, entender melhor o processo de formação de professores de línguas (materna e estrangeira). Ressalta-se portanto a importancia de um trabalho integrado de modo que sejam articuladas reuniões de trabalhos, organização dos dados com contatos permanentes com os demais pesquisadores, participação em eventos e publicação de trabalhos. Além disso, a participação de mais de um pesquisador como coordenador dá-se pela amplitude do objeto de investigação (diferentes línguas e enfoques), agilizando as atividades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula - Integrante / Lúcia Rottava - Integrante / Roberto Bezerra da Silva - Integrante / Neusa Haruka Gritti - Coordenador / Valdite Pereira Fuga - Integrante / Maria Angelica batista - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. 2° Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia.Línguas estrangeiras no EF I: políticas e práticas de letramento crítico. 2017. (Encontro).
    2. 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprndizaje. Justiça social e formação de professores no Brasil. 2017. (Congresso).
    3. IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Políticas públicas e ensino de inglês sob a perspectiva do letramento crítico: desafios e perspectivas. 2017. (Seminário).
    4. IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Diversos. 2017. (Seminário).
    5. 5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi ? Inter or Trans ? Cultural Communication: Reflections,. 2016. (Congresso).
    6. I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia.IsF e formação de professores: refletindo sobre uma política. 2016. (Encontro).
    7. I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia.Formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira sob o enfoque dos multiletramentos e da transculturalidade. 2016. (Encontro).
    8. X Forum de Estudos Multidisciplinares. Formação de professores e letramentos críticos: uma reflexão sobre o ensino de línguas na contemporaneidade. 2016. (Congresso).
    9. 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Estratégias De Entrevistadores Nas Interações Face A Face Do Exame Celpe-Bras: Reflexões Sobre Validade E Confiabilidade. 2015. (Congresso).
    10. Congresso internacional linguagem e interação III. O cinema como instrumento para ensinar: o papel da interação na formação continuada de professores de língua estrangeira. 2015. (Congresso).
    11. III Seminário de avaliação de proficiência em língua estrangeira.A prova de língua estrangeira do ENEM e suas consequências sociais. 2015. (Seminário).
    12. VI Enc. do Projeto Nacional ?Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas?as". 2015. (Seminário).
    13. II Jornada de Ensino de Língua e Tecnologia. Políticas Linguísticas e ensino de línguas em tempos de internacionalização. 2014. (Congresso).
    14. IV Congresso Internacional da ABRAPUI. Transpondo fronteiras na formação de professores de inglês. 2014. (Congresso).
    15. IV Encontro nacional de representantes do programa Inglês sem Fronteiras. 2014. (Encontro).
    16. II Encontro nacional de representantes do programa Inglês sem Fronteiras. 2013. (Encontro).
    17. III Encontro nacional de representantes do programa Inglês sem Fronteiras. 2013. (Encontro).
    18. II Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira.As questões da prova de língua inglesa no ENEM: reflexões sobre o uso da língua portuguesa. 2013. (Seminário).
    19. II Seminário sobre planejamento de cursos de línguas.O lugar da avaliação no processo de ensino-aprendizagem de línguas. 2013. (Seminário).
    20. Simpósio de Linguística Aplicada.A formação de professores de língua inglesa na contemporaneidade. 2013. (Simpósio).
    21. V Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2013. (Encontro).
    22. VII Seminário de Pesquisa da Pós Graduação em Linguística - UFSCar.Ensino e aprendizagem de línguas. 2013. (Seminário).
    23. X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Letramento e formação inicial e contínua de professores de línguas estrangeiras. 2013. (Congresso).
    24. I Encontro nacional de representantes do programa Inglês sem Fronteiras. 2012. (Encontro).
    25. IV Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.A formação docente dentro do Projeto UFSCar. 2012. (Encontro).
    26. VI Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística/UFSCar.Ensino e aprendizagem de línguas. 2012. (Seminário).
    27. IV Jornada LInguagem e Diversidade.Digital literacy, cosmopolitanism and cultural capital. 2011. (Encontro).
    28. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. PIBID: virtudes e percalços de um programa do governo federal de apoio à formação de professores de língua inglesa. 2011. (Congresso).
    29. IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Formação inicial de professores de inglês: um diálogo entre a universidade e a escola pública. 2011. (Congresso).
    30. Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2011. (Encontro).
    31. XXVII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Língua estrangeira na contemporaneidade: avaliando e sendo avaliado. 2011. (Congresso).
    32. XXVII Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Letramento crítico e ensino de inglês na educação básica. 2011. (Oficina).
    33. II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts.Letramentos Múltiplos: das práticas vernaculares às práticas acadêmicas. 2010. (Seminário).
    34. I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira.apresentação oral em mesa-redonda. 2010. (Seminário).
    35. Linguagens Linguagens - produção, recepção e ensino.O papel do vocabulário na compreensão em leitura em língua estrangeira. 2010. (Simpósio).
    36. XXIV SPRING CONFERENCE ? A Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Idades.Bullying: conversando sobre suas origens e conseqüências.. 2010. (Seminário).
    37. XXVI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Língua, Multiletramentos e transculturalidade. 2010. (Congresso).
    38. Coloquios PELSE - Portugués y Español lengua segunda y extranjera. 2009. (Seminário).
    39. I Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009. (Encontro).
    40. II Congresso Internacional da ABRAPUI. Formação e educação continuada de professores de língua inglesa contribuindo para o desenvolvimento da competência profissional. 2009. (Congresso).
    41. II Encontro Acadêmico de Letras da Universidade Federal de São Carlos. 2009. (Encontro).
    42. III Encontro Nacional sobre Políticas de Línguas e Ensino. Políticas para o ensino de línguas estrangeiras e segundas línguas. 2009. (Congresso).
    43. I Seminário de Estudos do Léxico.Considerações sobre o papel das escolhas lexicais em um texto opinativo. 2009. (Seminário).
    44. XXIII Spring Conference.Multiletramentos e interculturalidade no ensino e aprendizageme formação de professores de língua inglesa. 2009. (Outra).
    45. XXV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 25 anos de JELI: reflexões e contribuições para a área de ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2009. (Congresso).
    46. XXV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Abordagens de aspectos culturais nas aulas de língua estrangeira: o filme como instrumento didático. 2009. (Congresso).
    47. XXV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Prática de leitura e oralidade por meio de contos (short stories) e dramatização (role playing). 2009. (Congresso).
    48. XXV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Produção de materiais para curso de leitura em língua estrangeira - inglês. 2009. (Congresso).
    49. 39th Annual Conference of the Canadian Association of Applied Linguistics. Language learning and cultural contextual differences. 2008. (Congresso).
    50. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Professores de LE em formação inicial e as novas tecnologias de informação e comunicação: uma reflexão sobre teoria e prática. 2008. (Congresso).
    51. The fifth world congress of applied linguistics. Materials development in an ESP context. 2008. (Congresso).
    52. XXIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. O Professor no Espelho: um Olhar sobre a Prática do Professor de LE. 2008. (Congresso).
    53. XXIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. ESP e a produção de materiais para cursos à distância. 2008. (Congresso).
    54. XXIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. O Letramento digital na formação de professores de língua inglesa. 2008. (Congresso).
    55. 16 InPLA. Pesquisa em prática docente de língua inglesa. 2007. (Congresso).
    56. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. A SELEÇÃO DO VOCABULÁRIO PARA MATERIAIS DE ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS. 2007. (Congresso).
    57. VIII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Lingüística Aplicada e formação contínua de professores de inglês: um processo colaborativo de transformação da práxis. 2007. (Congresso).
    58. VI SEMACAD.LINGÜÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2007. (Seminário).
    59. XXIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Políticas para o ensino de línguas no estado de S|P. 2007. (Congresso).
    60. XXIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Formação contínua de professores de língua inglesa: reflexão e transofrmação. 2007. (Congresso).
    61. XXII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2006. (Congresso).
    62. XX Spring Conference. Teaching materials for ESP contexts: is anything missing?. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. 2° Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2017. (Congresso).. . 0.
    2. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXVII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Congresso).. . 0.
    3. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. I Encontro Línguas Estrangeiras, Novos Letramentos e Transculturalidade. 2011. (Outro).. . 0.
    4. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros; HÖFLING, C. ; VIANA, Nelson ; FERREIRA, C. A.. I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira. 2010. Outro
    5. MARTINS, M. S. C.; JANTZEN, W. ; LIBERALLI, F. ; MAGALHAES, M. C.. III Jornada Linguagem e Diversidade. 2010. Outro
    6. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXIV SPRING CONFERENCE ? A Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Idades. 2010. (Congresso).. . 0.
    7. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXVI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2010. (Congresso).. . 0.
    8. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XVII Congresso de Iniciação Científica. 2009. (Congresso).. . 0.
    9. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXIII Spring Conference. 2009. (Congresso).. . 0.
    10. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXIV Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Congresso).. . 0.
    11. GRITTI, N. H. ; BATISTA, M. A. ; GATTOLIN, Sandra Regina Buttros ; SILVA, R. B.. I Simpósio SEPPRAD - Ensino de Línguas: pesquisa, formação e currículo. 2008. Outro
    12. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XVI Congresso de Iniciação Científica. 2008. (Congresso).. . 0.
    13. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Congresso).. . 0.
    14. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros; GRITTI, N. H. ; RODRIGUES, D. F. ; SOUZA, E. C. A.. APLIESP Transition Board Event. 2007. Congresso
    15. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XXII Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2006. (Congresso).. . 0.
    16. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XX Spring Conference. 2006. (Congresso).. . 0.
    17. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XIX Spring Conference. 2005. (Congresso).. . 0.
    18. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. IV Jornada de Letras (Linguagem e ensino). 2005. (Congresso).. . 0.
    19. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. XX Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2004. (Congresso).. . 0.
    20. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. III Jornada de Letras. 2004. (Congresso).. . 0.
    21. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. II Jornada de Letras. 2003. (Congresso).. . 0.
    22. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. I Jornada de Letras. 2002. (Congresso).. . 0.
    23. GATTOLIN, Sandra Regina Buttros. II Jornada das Licenciaturas. 2001. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56