Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon

Dulcimeire Ap. Volante Zanon é pós-doutora em Ensino, Avaliação e Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Química (Licenciatura) pela UFSCar. Atualmente é professora (Adjunta III) da Universidade Federal de São Carlos, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino, com atuação junto ao Curso de Licenciatura em Química e na coordenação do PIBID Química. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar, suas pesquisas centram-se no campo da Educação e nas subáreas: formação de professores de Química/Ciências, processos de ensino e aprendizagem, prática docente. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1811225448261362 (05/04/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luís km 235 - SP-310 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518665 URL da Homepage: http://www.dme.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2012-2014. O estagio supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Marcos L Souza - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante.
      Membro: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
    2. 2012-Atual. A formacao de professores de quimica privilegiando a pesquisa e os conhecimentos praticos
      Descrição: Este projeto foi concebido de acordo com as orientações do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da UFSCar que preconiza, dentre outros, uma formação que privilegie a reflexão e os conhecimentos práticos, estimulando o professor a tornar-se responsável por sua formação ao longo de sua atuação profissional. Neste sentido, o mérito da articulação do ensino com a pesquisa no âmbito da formação de professores está na possibilidade de que esta última problematize a complexidade da realidade educacional, ressignificando a compreensão dos estudantes, ao mesmo tempo em que os capacita para se defrontarem com essa realidade de modo fortalecido, capazes, portanto, de promoverem respostas comprometidas e criativas aos desafios encontrados ao longo da atuação profissional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Coordenador.
      Membro: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.
    3. 2012-Atual. PIBID: Parceria colaborativa entre Universidade e escola: contribuicoes para a formacao de professores
      Descrição: O PIBID/UFSCar envolve professores da Educação Básica e alunos de escolas públicas, além de licenciandos selecionados nos cursos de licenciatura de Biologia (campi São Carlos e Sorocaba); Física, Matemática, Química, Música, Educação Física, Letras e Pedagogia (campus São Carlos) Ciências (Biologia, Física e Química) no campus de Araras; e Ciências (Física, Matemática e Química), Geografia e Pedagogia (campus de Sorocaba) e, ainda, docentes de departamentos da Universidade envolvidos com estas licenciaturas. Ressalta-se que o PIBID/UFSCar tem como campo de atuação a formação inicial de professores e, mais especificamente, as práticas de iniciação à docência que explicitam-se nas ações de situação didática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Ademir Donizeti Caldeira - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Fernando Donizeti Alves - Integrante / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti - Integrante / Josimeire Meneses Julio - Integrante / Márcia Duarte - Integrante / Márcia Regina Onofre - Integrante / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. - Bolsa.
      Membro: Dulcimeire Aparecida Volante Zanon.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores. Processo reflexivo de uma professora: o ensino de matemática na perscpetiva CTS. 2016. (Congresso).
      2. VIII Seminário de Dissertações e Teses PPGE UFSCar.Debatedor do VIII Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação UFSCar. 2016. (Seminário).
      3. 1º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID/Educação Especial. 2015. (Seminário).
      4. 22º Congresso de Iniciação Científica UFSCar. Química a serviço da lei.. 2014. (Congresso).
      5. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento.. 2014. (Congresso).
      6. II Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad). Reflexões sobre o planejamento e a execução de uma situação de ensino no âmbito PIBID Química. 2013. (Congresso).
      7. III Encontro PIBID ? UFSCar: um balanço das ações compartilhadas entre Universidade e Escola.Atividades no intervalo: uma possibilidade para a divulgação científica.. 2013. (Encontro).
      8. IV Encontro do PIBID UFSCar: novos caminhos para a formação inicial e continuada de professores(as).Explorando a Tabela Periódica.. 2013. (Encontro).
      9. X EVEQ ? Evento de Ensino de Química.As dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de química. 2012. (Encontro).
      10. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.O estágio na formação de professores de Química: reflexão e tomada de consciência da prática educativa com o auxílio de uma tecnologia de imagem. 2012. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. Zanon, Dulcimeire Ap. Volante; KASSEBOEMER, A. C. ; CAVAGIS, A. D. M. ; BENEDETTI FILHO, E. ; FURLAN, E. G. ; PEREIRA, E. A. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; OLIVEIRA, L. C. ; FERREIRA, L. H. ; MILLARE, T.. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VIIIEPPEQ). 2015. Congresso
      2. Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. VIII Evento de Educação em Química - Os Instrumentos de Avaliação no Ensino de Química. 2010. (Congresso).. . 0.
      3. Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. VII Evento de Educação em Química: materiais didáticos: suas aplicações e avaliações. 2008. (Congresso).. . 0.
      4. Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. VI Evento de Educação em Química: ensino de Química ? currículo e políticas educacionais. 2007. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon ⇔ Clelia Mara de Paula Marques (3.0)
        1. AFONSO, ANDRÉIA FRANCISCO ; LEANDRO, CLEITON SILVA ; FALCÃO, PAOLA THAÍS SPOLAÔR ; BERTOLIN, RENAN VILELA ; MARQUES, CLELIA MARA DE PAULA ; ZANON, DULCIMEIRE APARECIDA VOLANTE. Contribuição da Escrita Reflexiva à Reelaboração de Saberes: Olhares de Licenciandos Participantes do PIBID Química. Química Nova na Escola (Impresso). v. 38, p. 54-59, issn: 0104-8899, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. AFONSO, A. F. ; LEANDRO, C. S. ; CORREA, R. G. ; MARQUES, C. M. P. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. A Produção de Portfólios: olhares de um bolsista da área de Química. Em: Elenice Maria Cammarosano Onofre; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Formação Inicial de Professores: Vivências e Reflexões. 1ed.Curitiba - PR. : Appris. 2014.v. 1, p. 133-147.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MARTINS, A. C. ; LOURENCO, V. D. ; MARQUES, C. M. P. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante. Olhares sobre a iniciação à docência e ao ensino de Ciências: depoimentos de licenciandos em Química. Em: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Bahia. Anais XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon ⇔ Maria do Carmo de Sousa (1.0)
        1. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon ⇔ Renata Prenstteter Gama (1.0)
        1. SOUSA, M. C. ; Zanon, Dulcimeire Ap. Volante ; GAMA, R. P.. A inserção de estagiários nas escolas: características de acolhimento. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, v. 01, p. 1752-1764, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49