Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Marisa Narciso Fernandes

possui graduação em Ciências Biológicas pela FFCL de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo (1979) e pós-doutrado pela Dundee University (Escócia). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Fisiologia Comparada, Zoologia (Fisiologia e Morfologia de Órgãos e Sistemas) e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos estudos dos processos fisio-adaptativos e morfológicos em animais aquáticos, com ênfase aos peixes, em função de alterações climaticas naturais e/ou por contaminação do sistema aquático nos seguintes temas: função cardio-respiratória, regulação osmótica e iônica e morfologia funcional de órgãos respiratório, órgãos de detoxificação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3021357484136942 (17/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise: 1985-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Ciências Fisiológicas. RODOVIA WASHINGTON LUIZ, KM 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518742 Fax: (16) 33518401
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (35)
    1. 2017-Atual. Toxicidade do oxido de grafeno (GO) ? Uma investigacao dos efeitos da exposicao de hepatocitos de peixe-zebra (Danio rerio, Hamilton, 1822), in vitro.
      Descrição: Avaliar os efeitos da exposição de células hepáticas de Danio rerio (in vitro) (células ZF-L) ao óxido de grafeno (GO), por meio de análises bioquímicas, ultraestruturais e indução de morte celular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Priscila Rodrigues de Siqueira - Integrante / Jakeline Pérola de Souza - Integrante.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    2. 2014-Atual. Respostas integradas de curimbata, Prochilodus lineatus (Teleostei) as nanoparticulas de dioxido de titanio (TiO2) e identificacao de biomarcadores para o monitoramento ambiental.
      Descrição: Considerando o avanço da nanotecnologia associado à falta de regulamentação específica para o descarte de nanopartículas (NPs) no ambiente, há necessidade de estudar a toxicidade destas partículas sobre a biota aquática. Efeitos toxicológicos de NPs de dióxido de titânio (NP-TiO2) têm sido descritos em mamíferos, mas há carência de estudos com organismos aquáticos. O curimbatá, Prochilodus lineatus (Teleostei) tem grande potencial como espécie bioindicadora na região sudeste do Brasil por ser detritívora o que a expõe tanto aos poluentes presentes tanto no sedimento quanto aos dissolvido na água sendo, portanto, um excelente modelo para estudos relacionados à contaminação ambiental, além de ter importância comercial. O presente projeto tem como objetivo determinar a concentração letal (50%) das NP-TiO2 e avaliar as respostas de diferentes órgãos de juvenis de P. lineatus a NP-TiO2 utilizando biomarcadores genotóxicos, bioquímicos (enzimas associadas a regulação iônica, biotransformação e antioxidantes), fisiológicos e morfológicos após exposição subletal aguda (48 h) e crônica (14 d). Esses ensaios indicarão possíveis mecanismos de ação das NP-TiO2 e fornecerão as bases para o reconhecimento de contaminação de corpos d?água por essas NPs e sobre o possível risco alimentar com o consumo de peixes expostos NP-TiO2.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Claúdia Bueno R Martinez - Integrante / Marta Margareth Cestari - Integrante / Carlos Roberto Appoloni - Integrante / Talita Laurie L. do Carmo - Integrante / Tiago Dutra Galvão - Integrante / Emanuele Pesenti - Integrante / Naiara Elisabete S. Souza - Integrante / Eveline Soares Costa - Integrante / Laís Martins Schravinato - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    3. 2014-Atual. ESTUDO DA ORIGEM E TRANSFERENCIA DE METAIS E METALOIDES EM AREAS DE MANGUEZAL, POR MEIO DE ANALISES ISOTOPICAS NA CADEIA TROFICA E EFEITOS BIOQUIMICOS E MORFOLOGICOS EM Centropomus parallelus
      Descrição: Estuários e zonas costeiras são afetados por diferentes tipos de influências antrópicas derivadas de atividades portuárias, efluentes industriais e agrícolas. Duas áreas de manguezal em dois ecossistemas estuarinos: Baía de Vitória e Santa Cruz no Estado do Espírito Santo, Brasil, com diferentes níveis de contaminação por metais serão avaliadas para identificar a origem dos metais e metaloides e a transferência, via cadeia trófica dos mesmos, a um organismo de topo de cadeia (o peixe, Centropomus parallelus). Concomitantemente, as concentrações de metais e metaloides em brânquias, músculos, fígado e rim de C. parallelus, bem como biomarcadores de exposição e efeito nesses órgãos e possíveis alterações morfológica serão determinadas. As concentrações de metais e metaloides serão analisadas nas matrizes abióticas (sedimento, água intersticial, água superficial e água de fundo) e bióticas (amostras de plâncton e camarão) para determinar a biomagnificação desses poluentes ao longo da cadeia trófica e a sua origem será determinada via correlações isotópicas (carbono, nitrogênio e chumbo). Biomarcadores bioquímicos serão utilizados para a avaliação dos efeitos em peixes e os princípios da estereologia serão utilizados para a análise morfológica. A análise multivariada será aplicada aos resultados obtidos e permitirá a integração dos parâmetros mensurados de forma a avaliar a qualidade ambiental e os efeitos dos contaminantes na biota como subsídio para a adoção de medidas de conservação e recuperação do meio ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Iara da Costa Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    4. 2014-Atual. INTERACAO DE NANOESTRUTURAS DE CARBONO COM CELULAS DE PEIXE: TOXICIDADE E EFEITOS
      Descrição: Nanomateriais de carbono tem se destacado nos diversos setores industriais, devido ao alto poder de aplicação em diversas áreas, tendo um crescente aumento de produção a cada ano. Entretanto, por serem caracterizados como compostos com alta reatividade, a interação destes com os componentes da biota tornam-se imprevisíveis, sendo essencial atestar os seus efeitos e entender a relação da presença destas novas substâncias no ambiente, tendo em vista os riscos de exposição para a biota e para o ecossistema. Nesse contexto, esse trabalho objetiva verificar, por meio de ensaios ecotoxicológicos in vitro, a toxicidade de nanomateriais de carbono e elaborar/padronizar métodos reprodutíveis e eficazes para a avaliação destes compostos. Para isso, ensaios de toxicidade in vitro serão realizados, utilizando cultura de células de peixes permanentes de Danio rerio e primárias de Prochilodus lineatus, sendo estas análises seguidas por avaliações citogenéticas e bioquímicas. Adicionalmente, será verificada a interação dos nanomateriais de carbono com as diferentes estruturas celulares, por meio de microscopia eletrônica de transmissão. Todos os resultados serão avaliados utilizando análises estatísticas multivariadas (análise discriminante linear, análise generalizada pró-cluster e análise de correlação canônica) com o objetivo de comparar, via biomarcadores bioquímicos, morfológicos e citogenéticos os possíveis efeitos decorrentes da utilização destes compostos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Mariana Morozesk - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    5. 2014-Atual. ESTUDO IN VITRO E IN VIVO DA TOXICIDADE DE SUBSTANCIAS NATURAIS COMPLEXADAS COM METAIS POTENCIALMENTE EFICAZES COMO INSETICIDAS NO CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS (Atta sexdens rubropilosa)
      Descrição: Dentre os insetos considerados importantes pragas na agricultura e silvicultura, as formigas-cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa) causam severo desfolhamento das plantas, sendo uma dos principais pragas das áreas de cultivo e reflorestamento brasileiro. Uma das formas de combate a esses insetos comumente aplicada na agricultura é a utilização de iscas tóxicas, onde a aplicação da complexação química de compostos com íons inorgânicos metálicos nas iscas como agentes tóxicos tem se tornado importante alvo de estudos para o controle de pragas, sendo a utilização de hesperidinas/hesperitinas e metais uma ferramenta ainda não explorada. As comunidades aquáticas impactadas pela agricultura são, geralmente, afetadas por misturas complexas de inseticidas, oriundos de eventos de escoamento superficial e processos de lixiviação. Muitos desses inseticidas possuem mecanismos de ação ainda desconhecidos. Portanto, a aplicação de biomarcadores e ensaios de toxicidade com diversas espécies de extrema importância, pois permitem detectar os efeitos específicos dos poluentes aos quais foram expostos. Dessa forma, considerando a necessidade econômica de prover formas alternativas e eficazes na eliminação para pragas da agricultura, aliada à extrema importância da avaliação dos efeitos desses compostos na biota suscetível à contaminação, este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da possível contaminação do ambiente aquático devido à utilização de complexos químicos hesperidinas/hesperitinas e metais aplicados como inseticidas no controle de formigas cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa), por meio da avaliação de biomarcadores bioquímicos e genéticos in vitro (cultivo celular de Oncorhynchus mykiss e Danio rerio) e bioquímicos, genéticos e morfofuncionais in vivo (Prochilodus lineatus).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Marina Marques Bonomo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    6. 2014-Atual. Efeito da exposicao a nanoparticulas de TiO2 em celulas hepaticas figado de peixe-zebra (Danio rerio)
      Descrição: O projeto tem por finalidade testar a hipótese de que NPs de TiO2 são causam alterações em seus parâmetros fisiológicos, bioquímicos e morfológicos em células hepáticas de Danio rerio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Priscila Rodrigues de Siqueira - Integrante.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    7. 2014-Atual. EMU concedido no processo 14/05701-0: microscopio com luz transmitida e fluorescencia com camara de video e software newCAST
      Descrição: O microscópio biológico com luz transmitida e fluorescência com câmara de vídeo para captação de imagens e com o software newCAST é específico para estudos biológicos em estereologia. O equipamento pode ser utilizado para análises gerais em morfologia, histologia de órgãos e biologia celular. O acoplamento com computador para captura de imagens e com o software newCAST permitirá estudos quantitativos tridimensionais de estruturas anatômicas a partir de cortes histológicos bidimensionais. Como resultados a composição quantitativa de tecidos e células poderá der conhecida e com aplicação imediata no aprimoramento de diagnósticos patológicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    8. 2012-Atual. Ecotoxicidade e efeitos morfofuncionais do antibiotico azitromicina para a tilapia Oreochromis niloticus
      Descrição: A aquicultura é um crescente e importante setor de produção de alimentos em expansão, principalmente a tilapicultura. Essa intensificação da produção tem alguns fatores limitantes, dentre eles, a ocorrência de bactérias. As bactérias do gênero Aeromonas estão entre as mais comuns em hábitats de água doce. Para o controle de bacterioses são empregados vários grupos de antibióticos, porém, o uso intensivo destes produtos químicos pode causar impactos negativos ao ambiente aquático. A azitromicina, que é um agente antimicrobiano de amplo espectro de ação, vem sendo estudada atualmente. O conhecimento do ingrediente ativo, mecanismo de ação, formulação e forma de se administrar na ração é fundamental, pois os antibióticos são compostos biologicamente ativos que podem interferir em sistemas biológicos específicos. Assim, com o aumento das pisciculturas e o aumento do uso de antibióticos, é necessário conhecer os efeitos não esperados que este antibiótico possa causar. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar a toxicidade do antibiótico azitromicina estimando a toxicidade aguda (CL50;48h) para alevinos de tilápia (Oreochromis niloticus); e os efeitos da toxicidade crônica para jovens de tilápia (O. niloticus) avaliando as alterações histopatológicas em brânquia, fígado, rim e pele de tilápia (O. niloticus), as respostas metabólicas de tilápia (O. niloticus) e as alterações da resposta imune inata, como contagem diferencial de leucócitos, quantificação da lisozima e sistema complemento da tilápia (O. niloticus).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Claudinei da Cruz - Integrante / Natália Sayuri Shiogiri - Integrante / Francine P. Venturini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    9. 2011-2012. Toxicidade do inseticida Diflubenzuron em curimbata, Prochilodus lineatus (Teleosteo, Prochilodontidae)
      Descrição: toxicidade e efeitos dda exposição sub-cronica ao Diflubenzuron em branquias e fígado de curimbatá, Prochilodus lineatus. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Tayrine Paschoaletti Benze - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    10. 2010-Atual. Efeito da exposicao a nanoparticulas de dioxido de titanio (TiO2) em curimbata (Prochilodus lineatus, Teleostei): aspectos fisiologicos, bioquimicos e morfologicos
      Descrição: O avanço da nanotecnologia, associado à falta de regulamentação específica para o descarte de nanopartículas (NPs), aumenta a necessidade de conhecer a toxicidade destas NPs.O presente projeto tem como objetivo testar a hipótese de que NPs de TiO2 são tóxicas para P. lineatus, causando alterações fisiológicas, bioquímicas e morfológicas em seu organismo. Juvenis de P. lineatus serão submetidos a testes de toxicidade aguda e crônica, e serão analisadas biomarcadores de biotransformação, antioxidantes e regulação iônica, genotoxidade, fisiológicos e morfológicos para avaliar o grau de toxicidade das NPs de TiO2. Nos experimentos de toxicidade aguda, os peixes serão divididos em cinco grupos (incluindo o controle) e expostos a concentrações exponenciais de NPs de TiO2 (1 a 100 mg.L-1) durante 48 horas. No experimento de toxicidade crônica (14 dias), quatro grupos de peixes (incluindo o controle) serão submetidos a concentrações de NPs de TiO2 a serem determinadas com base nas alterações fisiológicas, bioquímicas e morfológicas observadas nos peixes utilizados no experimento de toxicidade aguda. Esses experimentos fornecerão bases para o rápido reconhecimento de contaminação de corpos d?água por NPs de TiO2.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Talita Laurie Lustrosa do Carmo - Integrante / Bruno Paganeli - Integrante / Jade Gomes Baldon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    11. 2010-Atual. Desenvolvimento de novas metodologias para avaliacao da distribuicao espaco-temporal de cianobacterias e cianotoxinas em reservatorios e os seus efeitos deleterios em peixes
      Descrição: O projeto visa avaliar a saúde dos peixes do reservatório de Volta Grande , MG, durante e antes de florações de cianobactérias e o mecanismo de ação das toxinas em diversos órgão desses animais. O projeto inclui os seguintes subprojetos: 1) Estresse oxidativo em brânquias e fígado de peixes contaminados por cianotoxinas, in vivo e in vitro e efetuas estudos quanto aos efeitos toxicos e mecanismo de das cianotoxinas em branquias e fígado de peixes, 2) Identificação e quantificação de cianotoxinas em brânquias, fígado, cérebro e rins de peixes contaminados; 3) Efeitos de microcistinas presentes no extrato bruto da cianobactéria, Microcystis aeruginosa, em fígado e músculo de trairão, Hoplias lacerdae. 4) Estudo histopatológico de brânquias e fígado de piau (Leporinus sp.) e acará (Geophagus brasiliensis) coletados no reservatório da Usina Hidrelétrica de Volta Grande ? MG. 5) Efeitos de microcistinas presentes no extrato bruto da cianobactéria, Microcystis aeruginosa, em fígado de piau três pintas (Leporinus friderici). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Marise M Sakuragui - Integrante / Naiara Elisabete da Silva de Souza - Integrante / Paulino, Marcelo G. - Integrante / Alessandra Giani - Integrante / Flavia Guariente Baraldi - Integrante / Ana Paula Trevizan - Integrante. Financiador(es): Centrais Elétricas de Minas Gerais - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Centrais Elétricas de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    12. 2009-2011. Toxicidade e alteracoes morfofuncionais em pacu (piaractus mesopotamicus) exposto ao herbicida glifosato
      Descrição: Toxicidade aguda e crônica e analise dos efeitos do glifosato em branquias e figato de pacu Piaractus mesopotamucus. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Claudinei da Cruz - Integrante / Natália Sayuri Shiogiri - Integrante / Flavia Guariente Baraldi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    13. 2009-2011. Respostas integradas de Prochilodus lineatus expostos a fracao soluvel da gasolina e identificacao de biomarcadores para o monitoramento ambiental
      Descrição: A gasolina é um produto da destilação direta do petróleo, que apresenta alto potencial poluidor devido aos hidrocarbonetos aromáticos solúveis em água. O presente estudo tem como objetivos caracterizar as respostas de P. lineatus a fração solúvel da gasolina em vários níveis de organização biológica e identificar os biomarcadores relevantes para o monitoramento de ambientes impactados pelo derrame de gasolina e outros derivados de petróleo e que antecipem desequilíbrios mais profundos na comunidade íctica. P. lineatus é endêmica no sul e sudeste do Brasil e pode ser considerada um bioindicador em potencial devido a sua sensibilidade a diversos poluentes do meio aquático. Será simulado um derrame de gasolina em escala laboratorial e, posteriormente, serão efetuados testes de toxicidade aguda (96h) e crônico (14 dias) com a fração solúvel da gasolina em água. Os animais serão sacrificados e serão avaliados os biomarcadores bioquímicos associados ao estresse oxidativo; endócrinos e metabólicos como o cortisol, glicose e lactato; fisiológicos associados a regulação iônica e atividade da Na+/K+-ATPase do tecido branquial e morfológicos em brânquias e fígado, os principais órgãos alvos de contaminantes aquáticos, a nível de microscopia de luz e eletrônica de varredura e transmissão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Claúdia Bueno dos Reis Martinez - Integrante / Juliana D Simonato - Integrante / Carmem Guedes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    14. 2009-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE TOXICOLOGIA AQUATICA
      Descrição: Implantação do Instituto Nacional de Toxicologia Aquática (INCT-TA) em conformidade com as diretrizes estabelecidas no Edital 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Estudo de efeitos e mecanismos de ação de poluentes em peixes utilizando biomarcadores geneticos, bioquimicos, fisiológicos e morfológicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Integrante / Cláudia Bueno dos Reis Martinez - Integrante / Afonso Celso Dias Bainy - Integrante / Adalto Bianchini - Coordenador / Helena Cristina da Silva de Assis - Integrante / Paulo Sérgio Martins de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    15. 2008-2012. Fluxo de ions nas especies da familia osteoglossidae expostas em agua branca e agua preta, seus mecanismos de ajuste fisiologico e interferencia no compromisso osmorrespiratorio
      Descrição: Determianção do fluxo de íons de peixes da família Osteoglossidae em diferentes condiçõe ambientais e avaliação das alterações morfológicas das brânquias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Elizabeth G Affonso - Integrante / CLEVERSON AGNER RAMOS - Integrante / Wallice Paxiuba Duncan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    16. 2008-2011. Avaliacao integrada da poluicao em dois estuarios do Espirito Santo, Brasil por meio de biomarcadores em peixes e ostras e analises quimicas no ambiente
      Descrição: Análise quimica da água e sedimento, de espécies de plantas do mangue, otras e peixes em 2 estuários do Espirito Santo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Naiara Elisabete da Silva de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Prefeitura Municipal de Vitória - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    17. 2006-2009. Avaliacao e Monitoramento da Qualidade de Agua atraves de Bioindicadores Vertebrados
      Descrição: Estudo morfuncional e bioquiímica de órgãos e tecidos de peixes expostos a presença de xenobióticos no ambiente natural. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Marise M Sakuragui - Integrante / Cleoni S Carvalho - Integrante / Helen Sadauskas Henrique - Integrante / Marcelo Gustavo Paulino - Integrante / Tayrine Paschoaletti Benze - Integrante / CLEVERSON AGNER RAMOS - Integrante / Grasiella A. Andriani - Integrante. Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Remuneração / Centrais Elétricas - Sede - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 19 / Número de orientações: 3
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    18. 2005-2011. Avaliacao dos efeitos do Aluminio em especie de peixe nativa e padronizacao de bioindicadores para monitoramento da qualidade das aguasdestinadas ao abstecimento domestico.
      Descrição: Analise do efeito do aluninio em P. lineatus. Biodicadores hematológicos, fisiológicos e morfológicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Integrante / Claúdia Bueno R Martinez - Coordenador / Marina Mori Pires de Camargo - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    19. 2003-2008. Fisioecologia das arraias de agua doce da Amazonia
      Descrição: Estudo da função branquial e renal e tolerância iônica em arraias da bacia do rio Amazonas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / O F T Costa - Integrante / Wallice Paxiuba Duncan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    20. 2002-2006. Distribuicao das celulas cloreto em embrioes , larvas e alevinos de jundia, Rhamdia quelen (Pimelodidae). Efeitop do pH e da concentracao de calcio na agua
      Descrição: analise da influência do pH e concentração de cálcio na água na sobrevivência e desenvolvimento de ovos , larvas e embrióes de Rhamdia quelen. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Lenise Vargas Flôres da Silva - Integrante / A C santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    21. 2000-Atual. Estresse em peixes
      Descrição: o projeto tem como objetivo a analise das ultiplas respostas de estresse em peixes expostos a diferentes tipos de estressores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Fabio J. CASTRO - Integrante / Lenise Vargas Flôres da Silva - Integrante / Aurelia de Fátima Mazon - Integrante / W S Mariano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Netherlands Foundation For The Advancement Of Tropical Research - Bolsa. Número de produções C, T A: 28 / Número de orientações: 6
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    22. 1998-2012. Analise morfo-funcional , enzimas antioxidantes e da expressao de metalotioneina em peixes como bioindicadores de contaminacao ambiental
      Descrição: Avaliação morfo-funcional e bioquímica de peixes que habitam ambientes contaminados. O estudo envolve as alterações morfológicas das brânquias, fígado, rins, sangue e outros tecidos dos peixes desses ambientes, alterações bioquímicas e fisiológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Cleoni dos Santos Carvalho - Integrante / André Alberto - Integrante / Oscar T. F. Costa - Integrante / Tiago de Rezende Barreto - Integrante / Marina Mori Pires de Camargo - Integrante / J.D Simonato - Integrante / Vanessa Aline Bernusso - Integrante / Lindalva Pereira Maduenho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 6
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    23. 1998-Atual. Fisiologia respiratoria e capacidade Morfometrica de difusao de gases dos orgaos respiratorios de peixes com respiracao aerea facultativa e obrigatoria.
      Descrição: Determinação da superfície respiratória das brânquias e órgão anexos para a respiração e da capacidade de difusão respiratória para o oxigênio e gás carbônico utilizando os princípios da estereologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Fábio J Castro - Integrante / Mogens L Glass - Integrante / Sandro Estevan Moron - Integrante / Oscar Tadeu Ferreira da Costa - Integrante / Marcos Flávio PG Moraes - Integrante / Steven F Perry - Integrante / André Luis da Cruz - Integrante / Ana Carolina Elias Pedretti - Integrante / Helen Sadauskas Henrique - Integrante / Mary Lucy Soares Valentim - Integrante / CLEVERSON AGNER RAMOS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 8
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    24. 1997-Atual. Efeito da exposicao agudo ao cobre em curimbata, P. lineatus e subsequente recuperacao.
      Descrição: Avaliar as alterações morfofuncionais nas brânquias, fígado e sanguede de P. lineatus após exposição ao cobre (CL50, 25C, pH 7,0) durante 96h e posterior transferência para água sem a presença de cobre. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / E A S Monteiro - Integrante / Carla C C Cerqueira - Integrante / Ellen Tihe Gravi - Integrante / Tatiana Mourão Bertolino - Integrante / Aurelia de Fátima Mazon - Integrante / Guilherme Henrique Dyonísio Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 57 / Número de orientações: 12
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    25. 1995-2005. Estresse osmotico em Eritrinideos: efeito na funcao respiratoria e regulacao ionica
      Descrição: Efeito da exposição a diferentes concentrações iônicas no meio aquático e aos mecanismos das respostas morfofuncuionais de diferentes espécies de eritrinideos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Sandro E. MORON - Integrante / Eliane OBA - Integrante / Cassio A Andrade - Integrante / Marise M Sakuragui - Integrante / V A T Rodrigues - Integrante / Mary Lucy Soares Valentim - Integrante / Helen Sadauskas-Henrique - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 11
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    26. 1995-Atual. Influencia do pH e temperatura na toxicidade do cobre em teleosteos
      Descrição: Analise do feito do pH e temperatura na toxocodade do cobre: metabolismo, estresse oxidativo, aspectos morfofuncionais de órgãos alvos (brânquias, fígado e rins). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Cleoni dos Santos Carvalho - Integrante / Laila R B Santos - Integrante / J. TAKASUSUKI - Integrante / Vanessa aline Bernusco - Integrante / Clarissa Bonafé Gaspar Ruas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    27. 1990-2000. Estudo morfometrico e estrutural das branquias de teleosteos neotropicais
      Descrição: Estudo da morfologia funcional e ultraestrutra das brânquias de peixes neotropiais para avaliação fisio-adaptativa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / J. M. M. OBREGON - Integrante / Paulo C MELETTI - Integrante / Aurélia F Mazon - Integrante / Marise M Sakuragui - Integrante / CAROLINA M. BECKERS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 10
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    28. 1990-2000. Estrutura das branquias e pseudobranquias de cascudo, Hypostomus plecostomus: correlacao entre estudos de microscopia eletronica de transmissao (TEM) e varredura (SEM) em relacao a funcao respiratoria
      Descrição: Estudo da morfologia funcional das brânquias e pseudobraânquias de loricariideos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / VERA KIOKO HAMAHIGA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 5
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    29. 1990-2000. Fisiologia respiratoria em loricarideos frente as alteracoes ambientais
      Descrição: Estudos das respostas cardio-respiratórias em loricarídeos à hipóxia em diferentes temperaturas com ênfase a respiração bimodal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Janaina A. O. RODRIGUES - Integrante / Mayla MATSUZAKI - Integrante / J. TAKASUSUKI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    30. 1988-1996. Fisiologia cardio-respiratoria de Eritrinideos ecologicamente distintos em diferentes condicoes de temperatura e oxigenio dissolvido - adaptacoes ao ambiente
      Descrição: Estudo das respostas respiratórias e cardíacas de Hoplias malabaricus e Hoplerythinus unitaeniatus frente a hipóxia e avaliação morfométrica da superfície branquial. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Sandro E. MORON - Integrante / JANINA R. OLIVEIRA - Integrante / OSWALDO A. BERALDO - Integrante / Doris G. NAVARRO - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    31. 1988-1995. Estudo morfometrico e estrutural das branquias de cascudo preto, Rhinelepis strigosa (Agassis, 1829) (Osteichthyes, Loricariidae)
      Descrição: Estudo da organização funcional das brâncuias do cascudo preto, Rhinelepis strigosa, com eênfase a superfície respiratória. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / CHRISTINA TINOCO CABRAL DOS SANTOS - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 3
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    32. 1987-1991. Estudo morfometrico e estrutural das branquias de cascudo, Hypostomus plecostomus (Teleostei, Loricariidae)
      Descrição: Estudo das morfologia branquial de Hypostomus plecostomus com ênfase a superfície respiratória. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / SONIA APARECIDA PERNA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 43 / Número de orientações: 5
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    33. 1987-1990. Efeito do fluxo na respiracao de curimbata, Prochilodus scrofa (Steindachner, 1881) em relacao a dimensao das branquias
      Descrição: Avaliação do fluxo de água sobre as brânquias na extração de O2 do meio aquático em função da estrutura branquial. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / M. A. NOLASCO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    34. 1985-1995. Respostas cardio-respiratorias de curimbata, Prochilodus scrofa (Steindachner, 1881) as alteracoes ambientais em relacao a dimensao das branquias: Efeito do fluxo, hipoxia e temperatura
      Descrição: Avaliação das respostas cardio-respiratórias (consumo de O2, ventilação branquial, frequência respiratória e cardíaca, volume respiratório) e aspectos morfofuncionais das brânquias frente a hipócia ambiental, choque térmicos e fluxo de água. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador / Aurélia F Mazon - Integrante / M. A. CESTAROLLI - Integrante / CASSIA ELISA LIXANDRÃO - Integrante / GILMA C. F. G. ALVAS - Integrante / SELMA V. S. FERRO - Integrante / Odila Rigolin da Sá - Integrante / WILMA REGINA BARRIONUEVO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 8
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.
    35. 1985-1995. Respostas respiratorias e aclimatacao de Sarotherodon niloticus a temperatura e hipoxia
      Descrição: estudo da estrutra respiratória, e respostas fiso-adaptativas de tilapia, Sarotherodon niloticus, à hipóxia e temperatura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marisa Narciso Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Marisa Narciso Fernandes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (73)
      1. SETAC Europe 24th Annual Meeting. Omeprazole exposure induces biochemical and morphological changes in the fish gills.. 2014. (Congresso).
      2. Congresso Brasileiro de Toxicologia Aquática-CBTAq. Maching pollution with biomarkers responses in Centropomus paralelus by multivariate statistics. 2013. (Congresso).
      3. 6th SETAC World Congress. The impact of multiple contaminants in the gills of two ecologically distict fish living in tropical polluted waters. 2012. (Congresso).
      4. IV workshop e I simpósio de Ecotoxicologia.Biomarcadores morfológicos para a avaliação da qualidade de recursos hdricos. 2011. (Simpósio).
      5. World Aquaculture 2011. Morfological alterations during de fish larvae development in aquaculture husbandry in west Pará State. 2011. (Congresso).
      6. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Status do conhecimento de Condrichthyes do Brasil. 2011. (Congresso).
      7. 9th International Congress on the Biology of Fish. Gill structure remodeling in the Amazonian fish (Arapaima gigas).. 2010. (Congresso).
      8. SEB Annual Main Meeting 2010. Mitochondria-rich cell distribution and Na+/K+-ATPase activity in the gills of freshwater stingray (Chondrichthyes: Potamotrygonidae).. 2010. (Congresso).
      9. XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Biomarcadores morfológicos para avaliação da qualidade de Recursos Hídricos.. 2010. (Congresso).
      10. XXV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE 2010. Biomarcadores morfológicos em peixes e qualidade da água. 2010. (Congresso).
      11. 2da. Conferencia Latinoamericana sobre o cultivo de Peces Nativos. Histopathological effect of glyphodate in the liver of pacu, Piaractus mesopotamicus. 2009. (Congresso).
      12. I Congresso de Ecologia do Sudoeste Mineiro. Biomarcadores em Peixes e qualidade de Água. 2009. (Congresso).
      13. Jornada Acadêmica UFSM.Biomarcadores em Peixes e qualidade de Água. 2009. (Encontro).
      14. 5th SETAC world Congress. Organochlorine contamination in tropical reservoir and the multiple effects on fish. 2008. (Congresso).
      15. 5th SETAC World Congress. Toxicity of natural products from tropical plants region to the insect (Spodoptera frugipeda) and fish (Bracdanio rerio).. 2008. (Congresso).
      16. 5th SETAC World Congress. Atrazine causes changes in the chloride cells on fish gills. 2008. (Congresso).
      17. II Simpósio de Biomonitoramento Ambiental. Ecotoxicologia.Avaliação e Monitoramento da qualidade da água através de bioindicadores vertebrados. 2008. (Simpósio).
      18. 7th International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry. Morphological restrictions of the fish gills for respiratory gas exchange on air-breathing fish.. 2007. (Congresso).
      19. SETAC Europe 17th Annual Meeting. Exposure of the neotropical fish to copper in two water pHs and low and high temperatures: effects uppon liver glycolitic and associated enzymes.. 2007. (Congresso).
      20. VIII Congresso Latinoamericano ?Ecotoxicologia y Desarrollo Sustentable. Antioxidantes defenses and lipid peroxidation in the gills of lambari (Astyanax fasciatus) and mandi (Pimelodus maculatus) of Furnas Power Plant Reservoir, Minas Gerais, Brazil. 2007. (Congresso).
      21. XVII Congresso Brasileiro de Ictiologia. O uso de peixes no monitoramento ambiental: problemas e perspectivas. 2007. (Congresso).
      22. XLI Congress of the Brazilian Physiological Society Joint Meeting with the Physiological Society. Effects of pH and copper exposure in the CAT, GPx and GST activities in liver of the Prochilodus lineatus.. 2006. (Congresso).
      23. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Contaminação aquática por metais e a saúde ods peixes neotropicais. 2006. (Congresso).
      24. 6o.Congreso Ibérico e 3o. Iberoamericano de Contaminación e Toxicologia ambiental. Functional and histopatological changes in the liver of a subtropical teleost fish exposed to copper.. 2005. (Congresso).
      25. 4th International Congress on Biology of Fish. Toxicity of natural products in Brachdanio rerio and Prochilodus lineatus. 2004. (Congresso).
      26. 4th International Congress on Biology of Fish.Biology of Lungfish Symposium. 2004. (Simpósio).
      27. IUPAC International Conference on Biodiversity and Natural Products: Chemistry and Medical Applications. Natural Products and their activity against Atta Sexdens rubropilosa, Leucoagaricus gongilophorus and Bracdanio rerio. 2004. (Congresso).
      28. 2003 Joint Meeting of Ichthyologists and Herpetologists. Stereological analysis of the gills of freshwater stingray Potamotrygon motoro. 2003. (Congresso).
      29. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. Efeitos de poluentes em teleósteo. 2003. (Congresso).
      30. XXI Congresso da Associação Lationo-Americana de Ciências Fisiológicas (ALACF). Effect of ACL myotoxin on the Na-K-ATPase activity in the toad urinary bladder (Bufo marinus). 2003. (Congresso).
      31. 5th International Congress on the Biology of Fishes. Partitioning of the morphometric diffusion capacity of respiratory organs in South American Dipnoi, Lepidosiren paradoxa. 2002. (Congresso).
      32. 95th. Annual Meeting of the Deutsche Zoologische. Anatomical potential for cutaneous gas exchange in the South American lungfish, Lepidosiren paradoxa.. 2002. (Congresso).
      33. III Encontro Latino-Americano de Patologistas de Organismos Aquáticos.Hematologia do tambiú, Astyanax altiparanae (Teleostei, Characidae), coletado em um trecho do rio Camanducaia poluído por esgoto domético. 2002. (Encontro).
      34. 6th International Congress of Vertebrate Morphology. Stereological analysis of fish gills: method. 2001. (Congresso).
      35. 94th Annual Meeting of the Deutsche Zoologische Gesellschaft. A new stereological procedure for fish gills of radically different structure, demonstrated on two obligatory air breathers, Arapaima and Lepidosiren. 2001. (Congresso).
      36. IV Workshop in Comparative Animal Physiology. Changes in the hematological parameters of the Prochilodus scrofa (Steindachner, 1881) exposed to copper in low and high pH. 2001. (Congresso).
      37. IV Workshop in Comparative Animal Physiology. Morphological aspects of the gills of air-breathing fish. 2001. (Congresso).
      38. 4th International Congress on the Biology of Fish. Gill chloride cells and gas transfer in fish exposed to deionized water.. 2000. (Congresso).
      39. Congresso de Integração da morfologia Luso-Brasileira. Indicadores morfo-fisiológicos do estresse em teleósteos. 2000. (Congresso).
      40. Congresso Integração da Morfologia Luso-brasileira. Indicadores morfo-fisiológicos do estresse em teleósteos. 2000. (Congresso).
      41. Experimental Biology 2000 - Milestones and Goals. Acute toxicity of nitrite to freshwater teleost tambaqui, Colossoma macropomum (Teleostei, Serrasalmidae).. 2000. (Congresso).
      42. VI ECOTOX / III Reunião da SETAC Latino-americana.Contaminação dos Ecossistemas Aquaticos pelo cobre e risco potendcial a biodiversidade: Estudo da toxicidade do cobre em curimbatá, P. scrofa (Teleostei, Prochilodontidae). 2000. (Simpósio).
      43. 5th International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry. Induction to apoptosis and necrosis in the branchial chloride cells of fish exposed to copper in water. 1999. (Congresso).
      44. 21st. IUPAC International. Identification of fatty acidas from phospholipids of fish gills. 1998. (Congresso).
      45. 3o. International Congress on the Biology of Fish. Effect of acute exposure to copper ion on gill epithelia of Prochilodus scrofa (Prochilodontidae).. 1998. (Congresso).
      46. VIII International Symposium on Fish Physiology. Chloride cells and the adaptation to environment in Erythrinidae.. 1998. (Congresso).
      47. XIX European Society on Comparative Physiology and Biochemstry. Cellular and Molecular Adaptations to Environmental Changes. Acute copper efects on the tropical fish, Prochilodus scrofa (Prochilodontidae).. 1998. (Congresso).
      48. Curso Internacional de Fisiologia Aplicada a Piscicultura.Estresse em Peixes. 1997. (Outra).
      49. International Conference on Comparative Physiology and Biochemistry. Effect of NaCl and Ca2+ concentration in water on gill epithelial cells of Hypostomus plecostomus (Loricariidae).. 1997. (Congresso).
      50. International Symposium on Biology of Tropical Fishes. Effects of temperature and hypoxia on the aquatic respiration of the facultative air-breathing fish, Hypostomus regani (Loricariidae).. 1997. (Congresso).
      51. Introdução à Biologia e Fisiologia de Animais Marinhos.Osmorregulaçãoem animais marinhos. 1997. (Encontro).
      52. 1996 Society of Experimental Biology Annual Meeting. Structure and function of cultured fish gill epithelial cells. 1996. (Congresso).
      53. II International Congress in Biology of Fishes. Respiratory organs in Erythrinid fishes. 1996. (Congresso).
      54. III Semana de Biologia da UFMS.Aspectos da Fisiologia Respiratória em Teleósteos. 1996. (Seminário).
      55. III Semana de Biologia da UFMS.Aspectos da Fisiologia Respiratória em Teleósteos. 1996. (Encontro).
      56. XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Early Development of Fish Gills. 1996. (Congresso).
      57. XI Reunião Anual da Ferderação de Sociedades de Biologia Experimental. Early Development of Fish Gills. 1996. (Congresso).
      58. 1o Simpósio de Biologia Básica e Aplicada em Peixes.Fisiologia em peixes de água doce. 1995. (Simpósio).
      59. 1o Simpósio de Biologia Básica e Aplicada em Peixes.Fisiologia em peixes de água doce. 1995. (Simpósio).
      60. 3rd Interamerican Congress on Electron Microscopy. Ultrastructure of the epidermis of puffer fish, Sphaeroides spengleri (Tetraodontidae). 1995. (Congresso).
      61. 4th International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry. Effects of long and short-term changes in water temperature on the cardiac and respiratory responses to hypoxia of the air-breathing fish, Hypostomus regani.. 1995. (Congresso).
      62. II Semana sobre Histologia de Peixes.Histologia das Brânquias. 1995. (Simpósio).
      63. II Semana sobre Histologia de Peixes.Histologia das Brânquias. 1995. (Encontro).
      64. 1994 Physiological Ecology Meeting.Critical oxygen tensio for juvenile and adult South Americam fish, Prochilodus scrofa acclimated to different temperatures. 1994. (Encontro).
      65. International Symposium Physiology and Biochemistry of the fishes of the Amazon.Morpho-functional adaptations of gills in tropical fish. 1994. (Simpósio).
      66. International Symposium Regulatory mechanisms of cardiovascular and respiratory function in vertebrates.. A possible role of smooth muscles of the primary lamellae on the blood distribution in the gills of loricariid, Hypostomus plecostomus. 1994. (Congresso).
      67. 1993 Society for Experimental Biology Annual Meeting. Effects of graded hypoxia on the respiratory function of Nile tilapia. 1993. (Congresso).
      68. 6th International Symposium on Fish Physiology. Respiratory adaptations during progressive hypoxia by two facultative air-breathing loricarid fish (Rhinelepis strigosa and Hypostomus regani). 1993. (Congresso).
      69. X Encontro Brasileiro de Ictiologia. Fisiologia cardio-respiratória em peixes teleósteos. 1993. (Congresso).
      70. 5th International Symposium on Fish Physiology. Effects of temperature changes on the respiratory responses of Prochilodus scrofa (Teleostei, Prochilodontidae) to graded hypoxia. 1991. (Congresso).
      71. 7th International Ichthyology Congress of the European Ichtyological Union. Sructural organization of the gills of a facultative air-breathing fish, Hypostomus plecostomus (Loricariidae. 1991. (Congresso).
      72. The Vertebrate Gas Transport Cascade: Adaptations to Environment and Mode of Life.Cardio-respiratory responses to hypoxia in the teleost, Prochilodus scrofa. 1991. (Simpósio).
      73. VI Simpósio de la Associacion Latino-americana de Acuicultura - ALA, V Simpósio Brasileiro de Aquicultura. Custo metabólico da ventilação branquial de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus em diferentes níveis de O2 dissolvido: subsídios para o cultivo. 1988. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. FERNANDES, M. N.; PERRY, S. F. ; MACKINLAY, D.. Symposium in Biology of Lungfish in the International Congress on Biology of Fish. 2004. Congresso
      2. TEDESCO, Y. M. S. ; MUMURA, O. M. ; MOREIRA, R. G. ; FERNANDES, M. N. ; AGOSTINHO, A. A. ; RIBEIRO, C. A. O. ; RIBEIRO, F. B. ; PAICA, M. J. R. ; CHAVES, P. T. C.. XV Congresso Brasileiro de Ictiologia. 2003. Congresso
      3. RANTIN, F. T. ; FERNANDES, M. N. ; GLASS, M. L. ; ABE, A.. IV Workshop in Comparative Animal Physiology. 2001. Congresso
      4. JORGE JR, A. M. ; OLIVER, C. ; FARIA, F. P. ; GALLEGO, J. ; JAMUR, M. C. ; FERNANDES, M. N. ; BOTTA FILHO, W. J.. XVIII Congresso Brasileiro da Sociedade de Microscopia e Microanálise. 2001. Congresso
      5. FERNANDES, M. N.; VERANI, J. R. ; KALININ, A. L. ; MORAES, G. ; VERANI, N. F. ; MOREIRA FILHO, O. ; TEDESCO, Y. M. S.. XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 1999. Congresso
      6. FERNANDES, M. N.; VERANI, J. R.. VII Seminário Regional de Ecologia. 1991. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Marisa Narciso Fernandes ⇔ Cleoni dos Santos Carvalho (6.0)
        1. Carvalho, C.S. ; UTSUNOMIYA, H.S.M. ; Pasquoto, T. ; LIMA, R. ; COSTA, M.J. ; FERNANDES, M.N.. Blood cell responses and metallothionein in the liver, kidney and muscles of bullfrog tadpoles, Lithobates catesbeianus, following exposure to different metals. Environmental Pollution (1987). v. 221, p. 445-452, issn: 0269-7491, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Carvalho, Cleoni dos Santos ; Bernusso, Vanessa Aline ; Fernandes, Marisa Narciso. Copper levels and changes in pH induce oxidative stress in the tissue of curimbata (Prochilodus lineatus). Aquatic Toxicology. v. 167, p. 220-227, issn: 0166-445X, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SAKURAGUI, M. M. ; Paulino, M.G. ; Pereira, C.D.S. ; Carvalho, Cleoni S. ; Sadauskas-Henrique, H ; FERNANDES, M. N.. Integrated use of antioxidant enzymes and oxidative damage in two fish species to assess pollution in man-made hydroelectric reservoirs. Environmental Pollution (1987). v. 178, p. 41-51, issn: 0269-7491, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Carvalho, Cleoni dos Santos ; Bernusso, Vanessa Aline ; Araújo, Heloísa Sobreiro Selistre de ; Espíndola, Evaldo Luiz Gaeta ; Fernandes, Marisa Narciso. Biomarker responses as indication of contaminant effects in Oreochromis niloticus. Chemosphere (Oxford). v. 89, p. 60-69, issn: 0045-6535, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SANT`ANNA, F. ; CARVALHO, C. S. ; Pinheiro, Guilherme H. D. ; Donatti, Lucélia ; Fernandes, Marisa N. ; Rantin, Francisco Tadeu. Utilization of endogenous reserves and effects of starvation on the health of Prochilodus lineatus (Prochilodontidae). Environmental Biology of Fishes. v. 91, p. 87-94, issn: 0378-1909, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CARVALHO, C. S. ; SORIANO, I. M. ; Costa M.J. ; FERNANDES, J. B. ; FERNANDES, M. N.. Exposure to cadmium: evaluation of the effects on the larval epidermis of Lithobates catesbeianus. Em: SETAC 6th World Congress, 2012, Berlin. ABSTRACT BOOK 6th SETAC World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, v. 6, p. 247-247, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marisa Narciso Fernandes ⇔ Joao Batista Fernandes (6.0)
        1. PAULINO, MARCELO GUSTAVO ; BENZE, TAYRINE PASCHOALETTI ; SADAUSKAS-HENRIQUE, HELEN ; SAKURAGUI, MARISE MARGARETH ; Fernandes, João Batista ; FERNANDES, Marisa Narciso. The impact of organochlorines and metals on wild fish living in a tropical hydroelectric reservoir: bioaccumulation and histopathological biomarkers. Science of the Total Environment. v. 497-498, p. 293-306, issn: 0048-9697, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FERNANDES, M. N. ; Matos, Andréia Pereira ; Alini Alves ; VIEIRA, Paulo Cezar ; da Silva, Maria Fátima das Graças Fernandes ; Fernandes, João Batista. Toxicity of natural products from tropical plants region to the insect (Spodoptera frugiperda) and fish (Bracdanio rerio). Em: 5th. SETAC World Congress 2008, 2008, Sydney. 5th. SETAC World Congress 2008. Sydney: 5th. SETAC World Congress 2008, v. 5th, p. 610-610, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FERNANDES, J. B. ; VIEIRA, P. C. ; SILVA, M. F. G. F. ; LEITE, A. ; BELLETE, B. S. ; FACCHINI, P. H. ; PALANDRANI, I. C. ; CABRAL, E. C. ; HEBLING, M. J. A. ; PAGNOCCA, F. C. ; BUENO, O. C. ; FERNANDES, M. N.. Natural products and their activity against Atta sexdens rubropilosa, Leucoagaricus gongylophorus and Brachydanio rerio. Em: IUPAC - Internacional Conference on Biodiversity and Natural Products: Chemistry and Medical applications, 2004, New Deli. Proceeding of the Internacional Conference on Biodiversity and Natural Products: Chemistry and Medical applications. New Deli, v. 1, p. OP 12-OP 12, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FERNANDES, M. N.; BELLETE, B. S. ; PALANDRANI, I. C. ; FACCHINI, P. H. ; FERNANDES, J. B. ; VIEIRA, P. C. ; SILVA, M. F. G. F.. Toxicidade da flavona, potencial substância para controle de formigas cortadeiras, em Brachydanio rerio. Em: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia., 2003, São Paulo. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia.. São Paulo: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, v. 15, p. 271-271, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. FERNANDES, J. B.; PETACCI, Fernando ; MORON, S. E. ; FERNANDES, Marisa Narciso ; SILVA, M. F. G. F. ; VIEIRA, Paulo Cezar. Identification of fatty acids from phospholipids of fish gills. Em: 21st IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products. Beijing, 1998, BEIJING. 21st IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products. Beijing. BEIJING: IUPAC, v. 21, p. 100-100, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. FERNANDES, J. B.; PETACCI, Fernando ; MORON, S. E. ; FERNANDES, Marisa Narciso ; VIEIRA, Paulo Cezar ; SILVA, M. F. G. F.. Identification of fatty acids from phospholipids of fish gills. Em: 21st IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products, 1998, BEIJING. 21st IUPAC International Symposium on the Chemistry of Natural Products. BEIJING: IUPAC, v. 21, p. 100-100, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marisa Narciso Fernandes ⇔ Monica Jones Costa (5.0)
        1. Carvalho, C.S. ; UTSUNOMIYA, H.S.M. ; Pasquoto, T. ; LIMA, R. ; COSTA, M.J. ; FERNANDES, M.N.. Blood cell responses and metallothionein in the liver, kidney and muscles of bullfrog tadpoles, Lithobates catesbeianus, following exposure to different metals. Environmental Pollution (1987). v. 221, p. 445-452, issn: 0269-7491, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Pasquoto, T. ; UTSUNOMIYA, H. S. M. ; LIMA, R. ; COSTA, M. J. ; FERNANDES, M. N. ; Carvalho, C.S.. Genotoxicity assessment of metals in Lithobates catesbeianus tadpoles peripheral blood. Em: 9th Iberian and 6th IberoAmerican Congress on environmental Contamination and Toxicology-CICTA 2013, 2013, Valencia. 9th Iberian and 6th IberoAmerican Congress on environmental Contamination and Toxicology-CICTA 2013, v. 9, p. 220-220, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. UTSUNOMIYA, H. S. M. ; Pasquoto, T. ; COSTA, M. J. ; FERNANDES, M. N. ; Carvalho, C.S.. Blood cell responses of Lithobates catesbeianus to zinc, cadmium and copper during the larval phase. Em: SETAC Europe 23rd Annual Meeting, 2013, Glasgow. Anais do SETAC Europe 23rd Annual Meeting, v. 23, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Pasquoto, T. ; UTSUNOMIYA, H. S. M. ; COSTA, M. J. ; FERNANDES, M. N. ; Carvalho, C.S.. The blood cells changes of Lithobates catesbeianus after exposure to cadmium. Em: SEB-2013 Annual Meeting, 2013, Valencia. SEB-2013 Annual Meeting, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CARVALHO, C. S. ; SORIANO, I. M. ; Costa M.J. ; FERNANDES, J. B. ; FERNANDES, M. N.. Exposure to cadmium: evaluation of the effects on the larval epidermis of Lithobates catesbeianus. Em: SETAC 6th World Congress, 2012, Berlin. ABSTRACT BOOK 6th SETAC World Congress/SETAC Europe 22nd Annual Meeting, v. 6, p. 247-247, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marisa Narciso Fernandes ⇔ Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo (4.0)
        1. Marqueti, R. C. ; PAULINO, M. G. ; FERNANDES, M. N. ; DE OLIVEIRA, E. M. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.. Tendon structural adaptations to load exercise are inhibited by anabolic androgenic steroids. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. v. 24, p. e39-e51, issn: 0905-7188, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RUASA, C. B. G. ; CARVALHO, C. S. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; ESPINDOLA, E. L. G. ; FERNANDES, Marisa Narciso. Oxidative stress biomarkers of exposure in the blood of cichlid species from a metal-contaminated river?. Ecotoxicology and Environmental Safety. v. 71, p. 86-93, issn: 0147-6513, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LEITE, Renner de Souza ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; FERNANDES, Marisa Narciso ; PINHEIRO, Guilherme H D. The effect of the myotoxic Lys49 phospholipase A2 from Agkistrodon contortrix laticinctus snake venom on Na+/K+-ATPase activity of toad bladders.. Toxicology in Vitro. v. 20, n. in press, p. 1478-1480, issn: 0887-2333, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CARVALHO, CLEONI DOS SANTOS ; SELISTRE DE ARAUJO, HELOISA SOBREIRO ; FERNANDES, Marisa Narciso. Hepatic metallothionein in a teleost (Prochilodus scrofa) exposed to copper at pH 4.5 and pH 8.0. Comparative Biochemistry and Physiology. Part B: Biochemistry & Molecular Biology (Print). v. 137, p. 225-234, issn: 1096-4959, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marisa Narciso Fernandes ⇔ Odete Rocha (2.0)
        1. Freitas, Emanuela Cristina ; PRINTES, LIANE BIEHL ; FERNANDES, MARISA NARCISO ; Rocha, Odete. Measurements of cholinesterase activity in the tropical freshwater cladoceran Pseudosida ramosa and its standardization as a biomarker. Ecotoxicology and Environmental Safety. v. 101, p. 70-76, issn: 0147-6513, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BARRIONUEVO, W. R. ; FERNANDES, M. N. ; ROCHA, O.. Aerobic and anaerobic metabolism for the zebrafish, Danio rerio, reared under normoxic and hypoxic conditions and exposed to acute hypoxia during development.. Brazilian Journal of Biology (Impresso). v. 70, p. 425-434, issn: 1519-6984, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54