Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1988). Foi pesquisadora visitante da Oklahoma State University (1993-1995) em Stillwater, OK, EUA. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos e orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Proteínas e Expressão Gênica, atuando principalmente nos seguintes temas: adesão celular, angiogênese, desenvolvimento de fármacos, desintegrina e metaloprotease. Foi Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos de Novembro 2012 a Novembro de 2016. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4065824911933203 (27/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise: 1989-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Ciências Fisiológicas. RODOVIA WASHINGTON LUIZ KM 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518333 Ramal: 8965 Fax: (16) 33518401 URL da Homepage: www.ufscar.br/~lfbbm
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Bioquímica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2014-Atual. A MATRIZ EXTRACELULAR NO ENVELHECIMENTO, NO EXERCICIO E NO MICROAMBIENTE TUMORAL
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é a estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de mais de 300 proteínas além de um grande número de outras moléculas associadas. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das células com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercício como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no câncer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Sabrina Peviani Messa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    2. 2014-Atual. A MATRIZ EXTRACELULAR NO ENVELHECIMENTO, NO EXERCICIO E NO MICROAMBIENTE TUMORAL
      Descrição: O bolsista terá um papel fundamental na organização do laboratório, no controle do uso dos equipamentos bem como sua manutenção, limpeza e organização, além de auxílio nas atividades com manuseio de animais e processamento dos tecidos (extração de RNA; síntese de cDNA, avaliação da expressão gênica; preparação de lâminas para histologia). Auxiliará diretamente alunos de graduação e pós-graduação nos procedimentos experimentais. As atividades serão contínuas durante todo o período de vigência do projeto e incluem: instalação, manipulação e manutenção dos equipamentos (citômetro, cromatógrafo e sequenciador); elaboração e acompanhamento de estoques de material de consumo, compras, supervisão das atividades dos alunos junto aos equipamentos, treinamento de usuários para uso dos equipamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Patty Karina dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    3. 2014-Atual. Perfil da expressao genica de celulas tumorais silenciadas para a integrina alfavbeta3
      Descrição: Evidências recentes da literatura sugerem fortemente que o receptor de vitronectina, a integrina alfavbeta3, seja um importante alvo farmacológico na prevenção de metástases. Em nosso laboratório foi padronizada uma metodologia para silenciamento transiente da subunidade b3 da integrina alfavbeta3 com o objetivo de estudarmos o papel deste receptor no microambiente tumoral e na transmigração de células tumorais de mama da linhagem MDA-MB-231. A transmigração das células silenciadas para esta integrina através de células endoteliais foi significativamente reduzida. O mesmo foi observado quando utilizamos a desintegrina DisBa-01, um bloqueador especifico desta integrina. Este tratamento também inibiu de forma importante a expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) no endotélio, mas não nas células tumorais. Desta forma, este trabalho tem como objetivo verificar se o silenciamento da expressão da integrina alfavbeta3 afeta a expressão de VEGF pelas células tumorais bem como de outras moléculas de sinalização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Rafael Luis Bressani Lino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    4. 2014-Atual. A integrina alfa2beta1 na progressao tumoral mamaria: papel no microambiente tumoral e na metastase
      Descrição: A habilidade das células aderirem umas as outras e à matriz extracelular é de essencial importância para a distribuição celular no organismo e a formação dos tecidos e órgãos. Entre as diferentes classes de moléculas de adesão, as integrinas destacam-se por atuarem como moléculas sinalizadoras de sinais mecânicos. Além dessas moléculas de adesão estarem envolvidas em funções celulares normais, também participam de processos patológicos como a migração de células de defesa do sangue para os tecidos em respostas inflamatórias e a liberação de células metastáticas do tumor primário e fixação aos órgãos secundários. Um dos tumores mais comuns em mulheres é o de mama que se caracteriza pela frequente metástase esquelética. Uma possibilidade que poderia explicar a seletividade ao osso é que as células tumorais expressam moléculas de superfície que facilitam a sua adesão às proteínas presentes na matriz extracelular do osso, principalmente ao colágeno. Estudos recentes tem demonstrado uma relação entre a integrina alfa2beta1, um receptor de colágeno, e o desenvolvimento de metástases. Neste contexto, compreender os mecanismos pelos quais essa integrina promove o tumor pode proporcionar um importante alvo para intervenções farmacológicas para a prevenção de metástases. Estudos anteriores mostraram que a desintegrina alternagina-C (ALT-C) inibiu a adesão celular ao colágeno tipo I em várias linhagens celulares tumorais e não tumorais pela interação com a integrina alfa2beta1. Essa desintegrina também modulou a expressão de genes relacionados à angiogênese, desintegração da matriz extracelular e metástase, sendo, entretanto, necessários mais estudos para a melhor elucidação do seu mecanismo molecular de ação. Dessa forma, propõe-se investigar o papel da integrina alfa2beta1 como alvo na inibição da progressão tumoral mamária utilizando-se o silenciamento da subunidade alfa2 e a ALT-C, um inibidor competitivo da integrina alfa2beta1, A hipótese principal deste estudo é que a integrina alfa2beta1 seja relevante para o desenvolvimento de metástases ósseas e que a sua interação com a matriz extracelular do osso auxilia na promoção da metástase. Para investigar esta hipótese serão realizados ensaios de adesão (estática e sob fluxo) ao colágeno I e à matriz produzida por osteoblastos e migração celular de células tumorais e não tumorais de mama (MDA-MB-231 e MCF10A), silenciadas ou inibidas, simulando a interação entre a integrina alfa2beta1 e o colágeno. Será avaliada a expressão gênica por array focado na plataforma PCR em tempo real, a expressão proteica por western blotting e a atividade enzimática por zimografia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Milene Nóbrega de Oliveira Moritz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    5. 2014-Atual. A matriz extracelular no envelhecimento, no exercicio e no microambiente tumoral
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das celulas com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercicio como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no cancer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Marcela Stefanini Ferreira Tsuboy - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    6. 2014-Atual. A MATRIZ EXTRACELULAR NO ENVELHECIMENTO, NO EXERCICIO E NO MICROAMBIENTE TUMORAL
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das celulas com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercicio como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no cancer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Francine Golghetto Casemiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    7. 2013-Atual. A MATRIZ EXTRACELULAR NO ENVELHECIMENTO, NO EXERCICIO E NO MICROAMBIENTE TUMORAL
      Descrição: A matriz extracelular (MEC) é uma estrutura de suporte dos diferentes tecidos, constituída por uma complexa rede de macromoléculas tais como colágenos, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. A MEC fornece o volume, tamanho e a força dos tecidos, além de ser a base de sustentação para o crescimento, divisão e a migração celular. No entanto, a função da MEC vai bem mais além de estrutural e de suporte mecânico. A MEC influencia ativamente o comportamento celular, a polaridade celular, migração, diferenciação, proliferação e sobrevivência das células, fornecendo sinais que são transmitidos ao citoesqueleto e determinando o destino das células. Estudos de larga escala e de interações moleculares evidenciaram o papel importante da MEC e de suas relações com as células em inúmeros processos fisiológicos e patológicos. O desenho de fármacos dirigidos para a interação das celulas com a MEC representa uma nova área na fronteira do conhecimento. Neste projeto reunimos um conjunto de pesquisadores com experiência comprovada em trabalhos com a MEC para contribuirmos associadamente ao conhecimento das funções da MEC nos processos do envelhecimento, do exercicio como forma de prevenção dos efeitos deletérios do envelhecimento, e no cancer, considerando-se a evidente importância destas duas temáticas (exercício e câncer) na longevidade dos seres humanos. Serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais) para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Marcia Regina Cominetti - Integrante / Perez, Sérgio E. A. - Integrante / NONAKA, Keico O - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    8. 2011-2014. Matriz extracelular no envelhecimento e suas adaptacoes ao treinamento de forca no tendao calcaneo de ratos: abordagem molecular, celular e biomecanica
      Descrição: O declínio gradual dos sistemas orgânicos durante o envelhecimento promove alterações na integridade estrutural e funcional da matriz extracelular (MEC). Essas mudanças decorrentes da idade podem predispor lesões tendíneas, cuja prevalência tem aumentado demasiadamente nos últimos anos e se tornado um problema clínico comum. Porém, a base biológica e molecular para esse efeito ainda é pouco compreendida. A identificação desses mecanismos propiciará importante contribuição para a compreensão da biologia básica dos tendões no processo do envelhecimento biológico. O treinamento físico minimiza as perdas inerentes ao sistema músculo-esquelético em pessoas idosas. Assim as hipóteses desse trabalho são: a) as propriedades de MEC se alteram com o envelhecimento como: o aumento do conteúdo de colágeno com menor organização fibrilar, diminuição do número de células e proteoglicanos, redução da atividade de MMPs, diferenciação alterada para células da camada peritendínea indicando aumento de adipócitos e maior conteúdo de cálcio; modificações que podem prejudicar a função tendínea e b) o treinamento de força poderá minimizar essas alterações da MEC no processo de envelhecimento, favorecendo seu remodelamento e a função tendínea. Assim, os objetivos deste estudo são: avaliar os efeitos do envelhecimento, bem como o efeito do treinamento de força sobre as propriedades da MEC junto aos componentes celulares do tendão calcâneo de ratos jovens e senis envolvendo e possíveis implicações no processo de reparo, regeneração e função tendínea. Para isso será avaliado: as propriedades morfológicas dos tendões; o conteúdo de glicosaminoglicanos e proteoglicanos; o conteúdo de colágeno e sua a agregação e intensidade entre as células do tecido; a atividade de proteases (MMPs) e os principais genes que compõem as vias de sinalização do remodelamento tecidual.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Rita de Cássia Marqueti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    9. 2011-2014. ESTUDO DO PAPEL DA ADAM9 NA DISSEMINIACAO TUMORAL VIA SISTEMA LINFATICO.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Kelli C Micocci - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    10. 2008-2010. ESTUDO DA ESPECIFICIDADE DA INTERACAO DE DESINTEGRINAS COM RECEPTORES DE ADESAO CELULAR PARA APLICACAO EM TERAPIA ANGIOGENICA
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    11. 2007-2009. Rede Proteoma do Estado de Sao Paulo
      Descrição: Utilização de técnicas proteômicas para elucidação do mecanismo molecular de ação de desintegrinas do veneno da sepente Bothrops alternatus. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Laboratporio Nacional de Luz Sincroton - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    12. 2007-2009. Papel biologico do dominio desintegrina de uma ADAM (a disintegirn and metalloprotease) humana
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    13. 2007-2009. Estudo dos efeitos de duas desintegrinas de veneno de serpente (DisBa-01 e ALT-C) sobre a angiogenese e a progressao tumoral.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    14. 2006-2008. Novas Moleculas Pro-Angiogenicas para Optimizacao do Cultivo
      Descrição: Novas Moléculas Pró-Angiogênicas para Optimização do Cultivo de Precursores Endoteliais Circulantes de Humanos (CTBiotecnologia/Pesquisa Básica Relevante para as Terapias Celulares com Células-tronco). O estudo da angiogênese terapêutica, ou indução do crescimento vascular em órgãos afetados por isquemias, está em franco desenvolvimento. Restrita inicialmente às estratégias de aumento da expressão local de fatores angiogênicos em sítios isquêmicos, o campo avança no desenvolvimento de precursores endoteliais geneticamente modificados para carrearem estímulos angiogênicos aos tecidos afetados. As EPCs (endothelial precursor cells) podem ser mais prontamente isoladas a partir de duas fontes principais, o sangue de cordão umbilical e o sangue periférico de adultos. A fração mononuclear derivada de ambas crescem em cultura para gerar populações de células endothelial-like. As células CD34+ com elevado potencial replicativo estão presentes em baixíssimas proporções no sangue periférico de adultos saudáveis. Já as células provenientes do sangue de cordão são capazes de fazer de três a cinco vezes mais duplicações populacionais, em comparação às células circulantes de adultos. Desta maneira, a procura por procedimentos experimentais que melhorem o rendimento de culturas de EPCs isoladas do sangue periférico, as mais prontamente disponíveis para transplantes autólogos, seria uma opção muito atraente do ponto de vista terapêutico. Dentre os objetivos deste projeto destacam-se: a) Investigar se os moduladores de adesão celular caracterizados pelo nosso grupo (peptídeos derivados da TSP-1 e a desintegrina Alt-C), optimizam a expansão ex vivo de EPCs isoladas de sangue periférico de adultos; b) Estudar se estes moduladores, comprovadamente pró-angiogênicos para células endoteliais extraídas de vasos maduros, exerceriam os mesmos efeitos na diferenciação das EPCs de sangue periférico de adultos. Coordenadora: Profa. Dra. Veronica Morandi (UERJ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Veronica Morandi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    15. 2006-2008. Interacoes de celulas tumorais com a matriz subendotelial e
      Descrição: Interações de células tumorais com a matriz subendotelial e com o endotélio: interferência no microambiente tumoral através do uso de moduladores da adesão celular (chamada MCT-CNPq / MS-SCTIE-DECIT / CT-Saúde - Nº 06/2005 - Neoplasias) As evidências de que a intervenção nos mecanismos de adesão pode bloquear de maneira eficaz a sinalização que leva à sobrevivência e proliferação das células tumorais têm se acumulado nos últimos anos (revisto por Fashena e Thomas, 2000). Com base nas informações da literatura e de nossos dados já publicados mencionados acima, temos a convicção de que os moduladores da adesão celular que atualmente estudamos em nossos laboratórios na UERJ e na UFSCar possuem um grande potencial para servirem de base para o desenho de novas drogas aptas a interferir em passos essenciais do crescimento e da metástase tumoral. Mais especificamente, os alvos moleculares destes moduladores revelaram-se, nos últimos anos, peças importantes dos mecanismos de disseminação dos tumores de mama e próstata. · Desta forma, neste projeto são propostos os seguintes objetivos: Estudar o efeito dos moduladores de adesão derivados de trombospondina-1 e de veneno de serpente (desintegrinas) na adesão de células tumorais de mama e próstata ao endotélio; Estudar o efeito destes moduladores sobre a adesão de células tumorais ao subendotélio; Investigar a migração transendotelial de células tumorais tratadas com moduladores da adesão celular; Determinar o padrão de secreção de fatores angiogênicos am células tumorais tratadas com estes moduladores, entre outros. Coordenadora: Profa. Dra. Veronica Morandi (UERJ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Veronica Morandi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    16. 2006-Atual. Estudo da interacao de toxinas de venenos animais com recept
      Descrição: ESTUDO DA INTERAÇÃO DE TOXINAS ANIMAIS COM RECEPTORES DE SUPERFÍCIE CELULAR UTILIZANDO MICROSCOPIA CONFOCAL ( Professor Visitante/CNPq) Trata-se de um projeto envolvendo duas instituições brasileiras, a UFSCar e a UNICAMP. A idéia principal é receber a Dra. Charlotte L. Ownby por um período de 2 meses em cada uma das instituições brasileiras, favorecendo assim dois grupos de pesquisa e um maior número de pós-graduandos. Os dois grupos de pesquisa tem um enfoque comum: o estudo da interação de toxinas de venenos animais com receptores de superfície celular, visando respostas celulares dependentes de modificação de padrão de expressão gênica. O projeto prioritariamente desenvolvido na UFSCar envolve o estudo da interação de metaloproteases/disintegrinas com receptores de componentes de matriz extracelular principalmente as integrinas. Para tanto, culturas de células tumorais e não tumorais serão tratadas com duas desintegrinas e uma metaloprotease de veneno de Bothrops alternatus. As células serão então fixadas e tratadas com anticorpos que reconheçam diferentes receptores de membrana ou por fluoróforos que identifiquem organelas e componentes intracelulares. Associados a resultados de outros projetos em andamento, estes resultados poderão auxiliar de forma importante na compreensão dos mecanismos moleculares destas proteínas com grande potencial de aplicação clínica. O projeto proposto pelo grupo da UNICAMP, supervisionado pela Profa.Dra. Maria Alice da Cruz Hofling, é parte de uma tese de doutorado em desenvolvimento por uma aluna da Dra. Maria Alice. Neste projeto será estudado o efeito do mastoparanos e de fosfolipase A2 de veneno de vespa nas células musculares de camundongos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Charlotte L Ownby - Integrante / Maria Alice da Cruz Hofling - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    17. 2005-2009. Papel biologico do dominio desintegrina de uma ADAM (a disin
      Descrição: Este projeto visa o estudo do papel biológico do domínio desintegrina da ADAM9 sobre a expressão de citocinas, além de seus efeitos sobre a adesão e proliferação em diferentes linhagens celulares. As ADAMs (A Disintegrin And Metalloprotease) são metaloproteases membros da superfamília das proteases dependentes de zinco e da subfamília das metzincinas. Elas possuem funções importantes em muitos processos fisiológicos, participando da clivagem de ectodomínios de proteínas de membrana, fertilização, fusão de mioblastos, migração, proliferação e sobrevivência celular, entre outros processos. As ADAMs possuem os domínios citoplasmático, transmembrana, EGF-like, rico em cisteína, desintegrina, metaloprotease, pró-domínio e um peptídeo sinal. Cada um destes domínios, além de funções estruturais, possui funções específicas na fisiologia da célula normal, bem como em estados patológicos. Desta forma, estudos relacionados as ADAMs são de grande importância para o entendimento de detalhes de seu funcionamento e para a resposta de algumas questões ainda não elucidadas sobre estas proteínas, tais como a especificidade de substratos, os reguladores fisiológicos que as ativam ou inibem e de que maneira as atividades proteolíticas, adesivas ou sinalizadoras destas proteínas são reguladas em resposta a estímulos fisiológicos ou patológicos. Estudos demonstram que a ADAM9 apresenta sua expressão aumentada em artérias ateroscleróticas e pode atuar como -secretase, impedindo a acumulação do peptídeo -amilóide, sintoma característico da doença de Alzheimer. A participação das ADAMs em outras doenças como câncer e formação de metástases, hipertrofia cardíaca, infecções bacterianas, artrite reumatóide e asma, justifica o estudo detalhado da função destas proteínas como ferramentas terapêuticas e em estudos para a produção de inibidores sintéticos destas moléculas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Marcia Regina Cominetti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    18. 2005-2009. Estudo da expressao genica induzida por desintegrinas de ven
      Descrição: A interação de células tumorais com componentes da matriz extracelular (ECM) é mediada por diversos receptores de superfície incluindo as integrinas. Assim, substâncias que bloqueiem a interação das células tumorais com as integrinas podem ter grande aplicação em terapia anti-metastática. Por outro lado, o crescimento tumoral é totalmente dependente do surgimento de novos vasos que alimentem o tumor. A neoangiogênese também é um processo dependente de integrinas. Desintegrinas são proteínas presentes em venenos de serpentes que bloqueiam especificamente a ligação da célula a componentes da matriz extracelular, impedindo assim a adesão. No entanto, a ligação da desintegrina a uma determinada integrina pode provocar a sua ativação e disparar eventos de sinalização que culminam com alteração de expressão gênica. Nosso grupo já vem trabalhando há vários anos no isolamento e caracterização de novas desintegrinas de venenos bem como na clonagem e expressão de desintegrinas recombinantes. Visando o potencial de aplicação clínica das desintegrinas, este projeto tem como objetivos: 1) Aprofundar os estudos de relação estrutura-atividade, tendo em vista as diferentes desintegrinas disponíveis em nosso laboratório; 2) Investigar as alterações de expressão gênica induzida pelas diferentes classes de desintegrinas, em tipos celulares distintos, na tentativa de identificar tecidos-alvo preferenciais; 3) Buscar novas alternativas de aplicação destas proteínas, à luz dos resultados já obtidos. Para atingir estes objetivos, serão utilizadas desintegrinas nativas e recombinantes, purificadas em nosso laboratório. Serão feitos ensaios de adesão e inibição de adesão de diversos tipos celulares in vitro, por fluorimetria. A análise da expressão gênica será feita por RT-PCR em tempo real. Estudos estruturais serão feitos por modelagem molecular e cristalografia de proteínas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Raquel A Mesquita - Integrante / Juliana Uema Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    19. 2004-2009. Metaloproteases/Desintegrinas de Venenos de Serpentes: Novas
      Descrição: Novas perspectivas no uso e aplicação de metaloproteases e desintegrinas de venenos de serpentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Oscar Henrique Pereira Ramos - Integrante / Marcia Regina Cominetti - Integrante / Caroline Krieger de Moraes - Integrante / Carmen Lucia Salla Pontes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 5
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    20. 2004-2009. Inovacoes da Producao de Antibioticos Beta-Lactamicos com Re
      Descrição: Clonagem e produção da penicilina g acilase recombinante para obtenção de antibióticos derivados de beta-lactamicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Monica Rosas da Costa Iemma - Integrante / Laura Marina Pinotti - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.
    21. 2000-2011. Centros de Pesquisa, Inovacao e Difusao (CEPID) - Centro de
      Descrição: CENTRO DE BIOTECNOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL Glaucius Oliva, diretor Richard C. Garratt, coordenador de inovação Leila M. Beltramini, coordenadora de divulgação SUMÁRIO EXECUTIVO O Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) é uma iniciativa conjunta resultante da existente colaboração científica entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) no campus de São Carlos, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em Campinas e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo principal do CBME é realizar pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em todas as áreas da biotecnologia que dependam do Planejamento Molecular Baseado em Estruturas, particularmente na descoberta de novos compostos bioativos (fármacos, vacinas, pesticidas, herbicidas) e na engenharia de proteínas. Esta é hoje a tecnologia mais eficiente e de melhor relação custo/benefício para o desenvolvimento de novas drogas, podendo contribuir em todas as etapas do processo, desde a descoberta de compostos de partida, sua otimização (afinidade, especificidade, eficácia, efeitos colaterais) e aprovação pelos organismos competentes. E uma metodologia que se baseia na inibição ou estimulação da atividade biológica de macromoléculas, proteínas ou ácidos nucléicos (DNA e RNA), responsáveis por doenças. A Cristalografia de Proteínas, usando difração de raios-X, e a Ressonância Magnética Nuclear são as técnicas de preferência, na medida em que podem elucidar a estrutura tridimensional molecular de proteínas alvo associadas às doenças em foco. Esta informação estrutural permite a descoberta e síntese de compostos complementares que podem se tornar potentes drogas especificamente dirigidas às doenças alvo. Para atingir esse objetivo o CBME promove uma abordagem multidisciplinar integrada entre as técnicas de Biologia Molecular, Bioquímica, Biologia Estrutural (Cristalografia de Proteínas e de Moléculas Pequenas, Ressonância Magnética Nuclear, Técnicas Espectroscópicas,etc. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo - Coordenador / Oscar Henrique Pereira Ramos - Integrante / Caroline Krieger de Moraes - Integrante / Cristiane dos Santos Moro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 19 / Número de orientações: 1
      Membro: Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. III International Symposium on Translational Oncology. 2013. (Simpósio).
    2. XI Congress of the Pan American Section of the International Society on Toxinology. Snake Toxins. 2013. (Congresso).
    3. XI Congress of the Pan American Section of the International Society on Toxinology. RGD disintegrins and the effects of alphav integrin blockade in the tumor microenvironment. 2013. (Congresso).
    4. XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos.Abertura. 2013. (Simpósio).
    5. 1o. Encontro Preparatório para o Forum Mundial de Ciência2013. 2012. (Outra).
    6. Workshop Centro de Genômica Funcional Aplicado à Agropecuária e Agroenergia. 2012. (Encontro).
    7. XVI World Congress of the International Society on Toxinology e X Congresso da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Applications of snake venom disintegrins in experimental models of tissue lesions and wound repair. 2009. (Congresso).
    8. 40o. Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Desintegrinas como protótipos para o desenho de fármacos dirigidos para receptores de adesão na terapia antiangiogênica. 2008. (Congresso).
    9. FESBE.Integrins as molecular targets: applying disintegrins for anti-angiogenic therapy. 2008. (Encontro).
    10. 3rd. International Symposium on extracellular matrix and 8th Simposio Brasileiro sobre Matriz extracelular.3rd. International Symposium on extracellular matrix and 8th Simposio Brasileiro sobre Matriz extracelular. 2004. (Simpósio).
    11. 44th Annual Meeting of the American Society for Cell Biology. 44th Annual Meeting of the American Society for Cell Biology. 2004. (Congresso).
    12. VIII Symposium of the Pan American Society on Toxinology e VIII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.VIII Symposium of the Pan American Society on Toxinology e VIII Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia. 2004. (Simpósio).
    13. XXXIII Reunião Anual da SBBq. XXXIII Reunião Anual da SBBq. 2004. (Congresso).
    14. XXXII Reunião Anual da SBBq. XXXII Reunião Anual da SBBq. 2003. (Congresso).
    15. Gordon Research Conference on Proteolytic Enzymes and Their Inhibitors. Gordon Research Conference on Proteolytic Enzymes and Their Inhibitors. 2002. (Congresso).
    16. VII Brazilian Symposium on Extracellular Matrix.VII Brazilian Symposium on Extracellular Matrix. 2002. (Simpósio).
    17. VII Simposio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.VII Simposio da Sociedade Brasileira de Toxinologia. 2002. (Simpósio).
    18. XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2002. (Congresso).
    19. I Encontro "As Universidades e a Difusão das Ciências Moleculares".I Encontro As universidades e a difusão das ciências moleculares. 2001. (Encontro).
    20. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2001. (Congresso).
    21. 13th World Congress on Animal, Plant, and Microbial Toxins. 13th World Congress on Animal, Plant, and Microbial Toxins. 2000. (Congresso).
    22. 3rd European Biophysics Congress. 3rd European Biophysics Congress. 2000. (Congresso).
    23. VI Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia.VI Simpósio da Sociedade Brasileira de Toxinologia. 2000. (Simpósio).
    24. XIIIth World Congress of the International Society on Toxinology. XIIIth World Congress of the International Society on Toxinology. 2000. (Congresso).
    25. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2000. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. Selistre-de-Araújo, Heloisa S.. 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ci~encia. 2015. (Congresso).. . 0.
    2. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; GRAZZIANO, E.. I Curso de Extensão em Farmacologia Clínica. 2012. Outro
    3. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.. II International Meeting in Exercise Physiology e IX Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar. 2011. (Congresso).. . 0.
    4. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; NONAKA, K. O.. I Workshop em Ciencias Fisiologicas. 2000. Congresso
    5. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; OLIVA, Glaucius. Mini-Simposio Satelite Fosfolipases A2: Estrutura e Função. 1996. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (23)
    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Tania de Fatima Salvini (13.0)
      1. Peviani SM ; GOMES, Anna Raquel Silveira ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; SALVINI, T. F.. MMP-2 is not Altered By Stretching in Skeletal Muscle. International Journal of Sports Medicine. v. 30, p. 550-554, issn: 0172-4622, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DURIGAN, J. L. ; PEVIANI, Sabrina ; RUSSO, Thiago Luiz ; DELFINO, G. B. ; COMINETTI, M. R. ; Ribeiro JU ; ARAUJO, Heloisa S Selistre de ; SALVINI, T. F.. Effects of alternagin-C from Bothrops alternatus on gene expression and activity of metalloproteinases in regenerating skeletal muscle. Toxicon. v. 52, p. 687-694, issn: 0041-0101, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MIYABARA, E. H. ; TOSTES, R. P. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; AOKI, M. S. ; SALVINI, T. F. ; MORISCOT, Anselmo S. Cyclosporin A attenuates skeletal muscle damage induced by crotoxin in rats. Toxicon. v. 43, n. 1, p. 35-42, issn: 0041-0101, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. LEITE, Renner de Souza ; RAMOS, Oscar Henrique Pereira ; GOMES, A. R. S. ; SALVINI, T. F. ; SOUZA, Dulce Helena Ferreira de ; FRANCO, W. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.. Effects of an myotoxic Asp49 phospholipase A2 (ACL-I PLA2) isolated from Agkistrodon contortrix laticinctus snake venom on water transport in the isolated toad urinary bladder.. Toxicon. v. 43, n. 7, p. 847-853, issn: 0041-0101, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SALVINI, T. F.; AMARAL, A. C. ; ARAUJO, Heloisa S Selistre de ; MIYABARA, E. H. ; TURRI, J. A. O. ; DANELLA, P. M.. Systemic skeletal muscle necrosis induced by crotoxin. Journal Of Electromyography And Kinesiology. v. 39, n. 8, p. 1141-1149, issn: 0041-0101, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SALVINI, T. F. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; MORINI, C. C. ; OWNBY, C. L.. Long-Term Regeneration Of Fast And Slow Murine Skeletal Muscles After Induced Injury By Acl Myotoxin Isolated From Agkistrodon Contortrix Laticinctus (Broad-Banded Copperhead) Venom. THE ANATOMICAL RECORD. v. 254, n. 4, p. 521-533, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SALVINI, T. F.; ARAUJO, H. S. S. ; GIULIANI, C. ; AMARAL, A. C.. Expression of an active Lys49 phospholipase A2 myotoxin from Agkistrodon contortrix laticinctus (ACL) in E. coli. Em: XXIX REunião Anual da SBBQ, 2000, Caxambu, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. OLIVEIRA, N. M. L. ; ZAITUNE, C. R. ; OISHI, J. ; PARIZZOTO, N. A. ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; BUCALON, A. J. ; SALVINI, T. F.. As-Ga Laser Effect In The Regeneration Of The Tibialis Anterior Muscle Of Mice. Em: III Congress of Motor Reabilitation, 1998, Aguas de Lindoia. Revista Brasileira de Fisioterapia. Aguas de Lindoia, SP, v. 3, p. 81, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. GRAZZIANO, C. R. ; GOMES, A. C. ; STEPFLE, C. ; RIBEIRO, K. R. ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; BUCALON, A. J. ; SILVA, O. L. ; SALVINI, T. F.. Efeito do Ultra-Som de 1mhz Na Regeneração do Músculo Tibialis Anterior do Rato. Em: CONGRESS OF MOTOR REHABILITATION, 3, 1998. REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA. AGUAS DE LINDOIA, v. 3, p. 73, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DANELLA, P. M. ; BARRIOS, V. D. R. A. ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; SALVINI, T. F.. S.; TF, D. P. B. V. S. A. H. S. ; O Efeito do Exercício Em Esteira Na Regeneração e Na Diferenciação das Fibras Musculares Esqueléticas Lesadas Pela Miotoxina Acl. Em: FESBE/98, 13, 1998. FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FESBE). CAXAMBU, p. 214, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. MORINI, C. C. ; SELISTRE, H. S. S. ; OWNBY, C. L. ; SALVINI, T. F.. Lesão e Regeneração dos Músculos Esqueléticos Tibialis Anterior, Soleus, e Gastrocnemius de Camundongo Após Injeção Intramuscular de Acl Mmiotoxina. Em: REUNIAO ANUAL DA FESBE/98, 13, 1998. FEDERACAO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FESBE). CAXAMBU, p. 214, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MORINI, C. C. ; PEREIRA, E. C. L. ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; OLIVEIRA, N. M. L. ; SALVINI, T. F.. O Efeito de Diferentes Dosagens de Acl Miotoxina No Soleus e Gastrocnemius de Camundongo. Em: XII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), 1997. Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Caxambú, MG, p. 133-133, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SALVINI, T. F.; MORINI, C. C. ; PEREIRA, E. L. C. ; Selistre de ARAUJO, H. S. ; OWNBY, C. H.. Injury And Recovery Of Fast And Slow Muscle Fibers Affected By A Snake Venom Myotoxin. Em: EXPERIMENTAL BIOLOGY/97, 1997. OFFICIAL PUBLICATION OF THE THE FEDERATION OF AMERICAN SOCIETIES FOR EXPERIMENTAL BIOLOGY. NEW ORLEANS, LA, v. 11, p. 57-57, 1997.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Márcia Regina Cominetti (10.0)
      1. MARTIN, ANA CAROLINA B.M. ; FUZER, ANGELINA M. ; BECCENERI, AMANDA B. ; DA SILVA, JAMES ALMADA ; TOMASIN, REBEKA ; DENOYER, DELPHINE ; KIM, SOO-HYUN ; MCINTYRE, KATHERINE A. ; PEARSON, HELEN B. ; YEO, BELINDA ; NAGPAL, AADYA ; LING, XIAWEI ; SELISTRE-DE-ARAÚJO, HELOISA S. ; VIEIRA, PAULO CÉZAR ; COMINETTI, MARCIA R. ; POULIOT, NORMAND. [10]-gingerol induces apoptosis and inhibits metastatic dissemination of triple negative breast cancer in vivo. Oncotarget. v. 8, p. 72260-72271, issn: 1949-2553, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MARTIN, ANA CAROLINA BAPTISTA MORENO ; CARDOSO, ANA CAROLINA FERREIRA ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO ; Cominetti, Márcia Regina. Recombinant disintegrin domain of human ADAM9 inhibits migration and invasion of DU145 prostate tumor cells. Cell Adhesion & Migration. v. 9, p. 293-299, issn: 1933-6918, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MANZINE, PATRICIA REGINA ; DE FRANÇA BRAM, JESSYKA MARIA ; BARHAM, ELISABETH JOAN ; DE ASSIS CARVALHO DO VALE, FRANCISCO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; COMINETTI, MÁRCIA REGINA ; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. ADAM10 as a Biomarker for Alzheimer?s Disease: A Study with Brazilian Elderly. Dementia and Geriatric Cognitive Disorders. v. 35, p. 58-66, issn: 1420-8008, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MANZINE, P. R. ; BARHAM, Elizabeth Joan ; Vale, Francisco de Assis Carvalho ; ARAUJO, H. S. S. ; PAVARINI, S. C. I. ; Cominetti, Marcia Regina. Correlation Between Mini-Mental State Examination and Platelet ADAM10 Expression in Alzheimer's Disease. Journal of Alzheimer's Disease. v. 36, p. 253-260, issn: 1387-2877, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MICOCCI, KELLI CRISTINA ; MARTIN, ANA CAROLINA BAPTISTA MORENO ; MONTENEGRO, CYNTIA DE FREITAS ; DURANTE, ARACELI CRISTINA ; POULIOT, NORMAND ; Cominetti, Márcia Regina ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO. ADAM9 silencing inhibits breast tumor cell invasion in vitro. Biochimie (Paris. Print). v. 95, p. 1371-1378, issn: 0300-9084, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FUZER, A.M. ; C. FILHO, J. C. ; BECCENERI, A.B. ; dos SANTOS, D. A. ; da SILVA, M. F. G. F. ; VIEIRA, P. C. ; FERNANDES, J.B. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S. ; CAZAL, C. M. ; COMINETTI, M. R.. Effects of Limonoid Cedrelone on MDA-MB-231 Breast Tumor Cells in vitro. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry. v. 13, p. 1645-1653, issn: 1871-5206, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Sant'Ana, Estela Maria Correia ; Gouvêa, Cibele Marli Cação Paiva ; Durigan, João Luiz Quagliotti ; Cominetti, Márcia Regina ; Pimentel, Edson Rosa ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; COMINETTI, M. R.. Rat skin wound healing induced by alternagin-C, a disintegrin-like, Cys-rich protein from Bothrops alternatus venom. International Wound Journal (Print). v. 8, p. 245-252, issn: 1742-4801, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Batista, Fernanda A. H. ; Goto, Leandro S. ; Garcia, Wanius ; Moraes, Derminda I. ; Oliveira Neto, Mario ; Polikarpov, Igor ; Cominetti, Marcia R. ; Selistre-de-Araújo, Heloísa S. ; Beltramini, Leila M. ; Araújo, Ana Paula Ulian ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.. Camptosemin, a tetrameric lectin of Camptosema ellipticum: structural and functional analysis. European Biophysics Journal. v. 39, p. 1193-1205, issn: 0175-7571, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Nobre, Thatyane M. ; Pavinatto, Felippe J. ; Cominetti, Márcia R. ; Selistre de-Araújo, Heloísa S. ; Zaniquelli, Maria E.D. ; Beltramini, Leila M.. The specificity of frutalin lectin using biomembrane models. Biochimica et Biophysica Acta. Biomembranes. v. 1798, p. 1547-1555, issn: 0005-2736, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. COMINETTI, Marcia Regina ; MARTIN, A. C. B. M. ; RIBEIRO, Juliana Uema ; DJAAFRI, I. ; CREPIN, Michel ; FAUVEL-LAFEVE, F. ; Selistre-de-Araujo, Heloisa S.. Inhibition Of Platelets And Tumor Cell Adhesion By The Disintegrin Domain Of Human Adam9 To Collagen I Under Dynamic Flow Conditions. Biochimie (Paris). v. 91, p. 1045-1052, issn: 0300-9084, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Gilberto Eiji Shiguemoto (5.0)
      1. BARBOSA, M. R. ; SHIGUEMOTO, G.E. ; TOMAZ, L. M. ; FERERREIA, F. C. ; RODRIGUES, M. F. C. ; Mateus Moraes Domingos ; SOUZA, M. V. C. ; CANEVAZZI, G. H. R. ; SILVA-MAGOSSO, N. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S. ; PEREZ, S. E. A.. Resistance Training and Ovariectomy: Antagonic Effects in Mitochondrial Biogenesis Markers in Rat Skeletal Muscle. International Journal of Sports Medicine. v. 37, p. 841-848, issn: 0172-4622, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. STOTZER, U. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; Mateus Moraes Domingos ; SILVA, G. H. G. ; DUARTE, F. O. ; GATTO, C. V. G. ; Ana Cláudia Gracia de Oliveira Duarte ; SHIGUEMOTO, G.E. ; PEREZ, S. E. A. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S.. Resistance Training Suppresses Intra-abdominal Fatty Acid Synthesis in Ovariectomized Rats. International Journal of Sports Medicine. v. 36, p. 226-233, issn: 0172-4622, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOUZA, M. V. C. ; LEITE, R. D. ; LINO, A. D. S. ; MARQUETI, R. C. ; Bernardes, C. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S. ; BOUSKELA, E. ; SHIGUEMOTO, G.E. ; PEREZ, S. E. A. ; AGUIAR, L. G. K.. Resistance training improves body composition and increases matrix metalloproteinase 2 activity in biceps and gastrocnemius muscles of diet-induced obese rats. Clinics (USP. Impresso). v. 69, p. 265-270, issn: 1807-5932, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RODRIGUES, M. F. C. ; Mateus Moraes Domingos ; STOTZER, U. S. ; DEMINICE, R. ; SHIGUEMOTO, G.E. ; TOMAZ, L. M. ; DESOUZA, N. M. F. ; Fabiano Candido Ferreira ; Richard Diego Leite ; Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo ; JORDAO JUNIOR, A. A. ; Vilmar Baldissera ; PEREZ, S. E. A.. Effects of ovariectomy and resistance training on oxidative stress markers in the rat liver. Clinics (USP. Impresso). v. 68, p. 1247-1254, issn: 1807-5932, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SHIGUEMOTO, Gilberto Eiji; Jonato Prestes ; Richard Diego Leite ; Guilherme Borges Pereira ; Carmen Lúcia Salla Pontes ; D'Ávila, Fernando Vidal ; BOTERO, JOÃO PAULO ; Vilmar Baldissera ; Keiko Okino Nonaka ; Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo ; PEREZ, S E A. Effects of resistance training on matrix metalloproteinase-2 activity and biomechanical and physical properties of bone in ovariectomized and intact rats. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. v. 22, p. 607-617, issn: 0905-7188, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Vilmar Baldissera (5.0)
      1. RODRIGUES, M. F. C. ; Mateus Moraes Domingos ; STOTZER, U. S. ; DEMINICE, R. ; SHIGUEMOTO, G.E. ; TOMAZ, L. M. ; DESOUZA, N. M. F. ; Fabiano Candido Ferreira ; Richard Diego Leite ; Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo ; JORDAO JUNIOR, A. A. ; Vilmar Baldissera ; PEREZ, S. E. A.. Effects of ovariectomy and resistance training on oxidative stress markers in the rat liver. Clinics (USP. Impresso). v. 68, p. 1247-1254, issn: 1807-5932, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Deus, A.P. ; Bassi, D. ; Simões, R. ; Oliveira, C. ; Baldissera, V. ; de Cássia Marqueti, R. ; Araujo, H.S. ; Arena, R. ; Borghi-Silva, A. ; Selistre de-Araújo, Heloísa S.. MMPÂ 2 Expression in Skeletal Muscle after Strength Training. International Journal of Sports Medicine. v. 33, p. 137-141, issn: 0172-4622, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SHIGUEMOTO, Gilberto Eiji; Jonato Prestes ; Richard Diego Leite ; Guilherme Borges Pereira ; Carmen Lúcia Salla Pontes ; D'Ávila, Fernando Vidal ; BOTERO, JOÃO PAULO ; Vilmar Baldissera ; Keiko Okino Nonaka ; Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo ; PEREZ, S E A. Effects of resistance training on matrix metalloproteinase-2 activity and biomechanical and physical properties of bone in ovariectomized and intact rats. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. v. 22, p. 607-617, issn: 0905-7188, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Pereira, Guilherme Borges ; Prestes, Jonato ; Leite, Richard Diego ; Magosso, Rodrigo Ferro ; Peixoto, Fabiana Sobral ; de Cássia Marqueti, Rita ; Shiguemoto, Gilberto Eiji ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; Baldissera, Vilmar ; Perez, Sérgio Eduardo de Andrade. Effects of ovariectomy and resistance training on MMP-2 activity in rat calcaneal tendon. Connective Tissue Research (Print). v. 51, p. 100413111525061-8, issn: 0300-8207, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Prestes, Jonato ; de Cássia Marqueti, Rita ; Shiguemoto, Gilberto Eiji ; Leite, Richard Diego ; Pereira, Guilherme Borges ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; Baldissera, Vilmar ; de Andrade Perez, Sérgio Eduardo. Effects of ovariectomy and resistance training on MMP-2 activity in skeletal muscle. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Online). v. 34, p. 700-706, issn: 1715-5312, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Dulce Helena Ferreira de Souza (4.0)
      1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MUNIZ, J ; AMBROSIO, A ; SELISTREDEARAUJO, H ; COMINETTI, M ; MOURADASILVA, A ; OLIVA, G ; GARRATT, R ; SOUZA, D ; SOUZA, D. H. F.. The three-dimensional structure of bothropasin, the main hemorrhagic factor from Bothrops jararaca venom: Insights for a new classification of snake venom metalloprotease subgroups. Toxicon (Oxford). v. 52, p. 807-816, issn: 0041-0101, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. AMBROSIO, André Lb ; NONATO, Maria Cristina ; ARAUJO, Heloisa S Selistre de ; ARNI, Raghuvir ; WARD, Richard J. ; OWNBY, Charlotte L. ; SOUZA, D. H. F. ; GARRATT, R C. A molecular mechanism for Lys49 phospholipase A2 activity based on ligand-induced conformational change. The Journal of Biological Chemistry (Print). v. 280, n. 8, p. 7326-7335, issn: 0021-9258, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; SOUZA, D. H. F. (Org.). Métodos em Toxinologia: toxinas de serpentes. Sao Carlos: EDUFSCAR. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2007. v. 500, p. 258.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Marisa Narciso Fernandes (4.0)
      1. Marqueti, R. C. ; PAULINO, M. G. ; FERNANDES, M. N. ; DE OLIVEIRA, E. M. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.. Tendon structural adaptations to load exercise are inhibited by anabolic androgenic steroids. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. v. 24, p. e39-e51, issn: 0905-7188, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. RUASA, C. B. G. ; CARVALHO, C. S. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; ESPINDOLA, E. L. G. ; FERNANDES, Marisa Narciso. Oxidative stress biomarkers of exposure in the blood of cichlid species from a metal-contaminated river?. Ecotoxicology and Environmental Safety. v. 71, p. 86-93, issn: 0147-6513, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LEITE, Renner de Souza ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; FERNANDES, Marisa Narciso ; PINHEIRO, Guilherme H D. The effect of the myotoxic Lys49 phospholipase A2 from Agkistrodon contortrix laticinctus snake venom on Na+/K+-ATPase activity of toad bladders.. Toxicology in Vitro. v. 20, n. in press, p. 1478-1480, issn: 0887-2333, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CARVALHO, CLEONI DOS SANTOS ; SELISTRE DE ARAUJO, HELOISA SOBREIRO ; FERNANDES, Marisa Narciso. Hepatic metallothionein in a teleost (Prochilodus scrofa) exposed to copper at pH 4.5 and pH 8.0. Comparative Biochemistry and Physiology. Part B: Biochemistry & Molecular Biology (Print). v. 137, p. 225-234, issn: 1096-4959, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Audrey Borghi Silva (3.0)
      1. OLIVEIRA, CLAUDIO RICARDO DE ; MARQUETI, RITA DE CASSIA ; COMINETTI, Marcia Regina ; DOUAT, ESTELA SANT'ANA VIEIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; PONTES, Carmen Lucia Salla ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO. Effects of blocking αvβ3 integrin by a recombinant RGD disintegrin on remodeling of wound healing after induction of incisional hernia in rats. Acta Cirúrgica Brasileira (Online). v. 30, p. 134-142, issn: 1678-2674, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PAOLILLO, FERNANDA ROSSI ; ARENA, ROSS ; DUTRA, DANIELA BASSI ; DE CASSIA MARQUETI DURIGAN, RITA ; De Araujo, Heloisa Selistre ; DE SOUZA, HUGO CELSO DUTRA ; PARIZOTTO, NIVALDO ANTONIO ; CIPRIANO, GERSON ; CHIAPPA, GASPAR ; BORGHI-SILVA, AUDREY. LOW-LEVEL LASER THERAPY ASSOCIATED WITH HIGH INTENSITY RESISTANCE TRAINING ON CARDIAC AUTONOMIC CONTROL OF HEART RATE AND SKELETAL MUSCLE REMODELING IN WISTAR RATS,. Lasers in Surgery and Medicine (Print). v. 46, p. 796-803, issn: 0196-8092, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Deus, A.P. ; Bassi, D. ; Simões, R. ; Oliveira, C. ; Baldissera, V. ; de Cássia Marqueti, R. ; Araujo, H.S. ; Arena, R. ; Borghi-Silva, A. ; Selistre de-Araújo, Heloísa S.. MMPÂ 2 Expression in Skeletal Muscle after Strength Training. International Journal of Sports Medicine. v. 33, p. 137-141, issn: 0172-4622, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Francisco de Assis Carvalho do Vale (3.0)
      1. MANZINE, PATRÍCIA REGINA ; BARHAM, ELIZABETH JOAN ; VALE, FRANCISCO ASSIS CARVALHO ; SELISTRE-DE-ARAÚJO, HELOISA SOBREIRO ; PAVARINI, SOFIA CRISTINA IOST ; COMINETTI, MÁRCIA REGINA. Platelet a disintegrin and metallopeptidase 10 expression correlates with clock drawing test scores in Alzheimer's disease. International Journal of Geriatric Psychiatry. v. 29, p. 414-420, issn: 0885-6230, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MANZINE, PATRICIA REGINA ; DE FRANÇA BRAM, JESSYKA MARIA ; BARHAM, ELISABETH JOAN ; DE ASSIS CARVALHO DO VALE, FRANCISCO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; COMINETTI, MÁRCIA REGINA ; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. ADAM10 as a Biomarker for Alzheimer?s Disease: A Study with Brazilian Elderly. Dementia and Geriatric Cognitive Disorders. v. 35, p. 58-66, issn: 1420-8008, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MANZINE, P. R. ; BARHAM, Elizabeth Joan ; Vale, Francisco de Assis Carvalho ; ARAUJO, H. S. S. ; PAVARINI, S. C. I. ; Cominetti, Marcia Regina. Correlation Between Mini-Mental State Examination and Platelet ADAM10 Expression in Alzheimer's Disease. Journal of Alzheimer's Disease. v. 36, p. 253-260, issn: 1387-2877, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte (2.0)
      1. STOTZER, U. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; Mateus Moraes Domingos ; SILVA, G. H. G. ; DUARTE, F. O. ; GATTO, C. V. G. ; Ana Cláudia Gracia de Oliveira Duarte ; SHIGUEMOTO, G.E. ; PEREZ, S. E. A. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S.. Resistance Training Suppresses Intra-abdominal Fatty Acid Synthesis in Ovariectomized Rats. International Journal of Sports Medicine. v. 36, p. 226-233, issn: 0172-4622, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SPERETTA, GFF ; LEITE, R. D. ; ROSANTE, Marisa Cristina ; ANDRE, RA ; DUARTE, Fernanda Oliveira ; DUARTE, A. C. G. O.. The effects of exercise modalities on adiposity in obese rats. Clinics (USP. Impresso). v. 67, p. 1469-1477, issn: 1807-5932, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Ângela Merice de Oliveira Leal (2.0)
      1. BASSI, DANIELA ; BUENO, PATRICIA DE GODOY ; NONAKA, KEICO OKINO ; SELISTRE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO ; LEAL, ANGELA MERICE DE OLIVEIRA. Exercise alters myostatin protein expression in sedentary and exercised streptozotocin-diabetic rats. Archives of Endocrinology and Metabolism. v. 59, p. 148-153, issn: 2359-4292, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Bueno, P.G. ; Bassi, D. ; Contrera, D.G. ; Carnielli, H.M. ; Silva, R.N. ; Nonaka, K.O. ; Selistre-Araújo, H.S. ; Leal, A.M.O.. Post-exercise changes in myostatin and actRIIB expression in obese insulin-resistant rats. Molecular and Cellular Endocrinology (Print). p. 159-164, issn: 0303-7207, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Claudio Ricardo de Oliveira (2.0)
      1. OLIVEIRA, CLAUDIO RICARDO DE ; MARQUETI, RITA DE CASSIA ; COMINETTI, Marcia Regina ; DOUAT, ESTELA SANT'ANA VIEIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; PONTES, Carmen Lucia Salla ; BORGHI-SILVA, AUDREY ; SELISTRE-DE-ARAUJO, HELOISA SOBREIRO. Effects of blocking αvβ3 integrin by a recombinant RGD disintegrin on remodeling of wound healing after induction of incisional hernia in rats. Acta Cirúrgica Brasileira (Online). v. 30, p. 134-142, issn: 1678-2674, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Deus, A.P. ; Bassi, D. ; Simões, R. ; Oliveira, C. ; Baldissera, V. ; de Cássia Marqueti, R. ; Araujo, H.S. ; Arena, R. ; Borghi-Silva, A. ; Selistre de-Araújo, Heloísa S.. MMPÂ 2 Expression in Skeletal Muscle after Strength Training. International Journal of Sports Medicine. v. 33, p. 137-141, issn: 0172-4622, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Sofia Cristina Iost Pavarini (2.0)
      1. MANZINE, PATRICIA REGINA ; DE FRANÇA BRAM, JESSYKA MARIA ; BARHAM, ELISABETH JOAN ; DE ASSIS CARVALHO DO VALE, FRANCISCO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; COMINETTI, MÁRCIA REGINA ; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. ADAM10 as a Biomarker for Alzheimer?s Disease: A Study with Brazilian Elderly. Dementia and Geriatric Cognitive Disorders. v. 35, p. 58-66, issn: 1420-8008, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MANZINE, P. R. ; BARHAM, Elizabeth Joan ; Vale, Francisco de Assis Carvalho ; ARAUJO, H. S. S. ; PAVARINI, S. C. I. ; Cominetti, Marcia Regina. Correlation Between Mini-Mental State Examination and Platelet ADAM10 Expression in Alzheimer's Disease. Journal of Alzheimer's Disease. v. 36, p. 253-260, issn: 1387-2877, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Claudio Alberto Torres Suazo (1.0)
      1. SWIECH, K. ; SILVA, G. M. C. ; ZANGIROLAMI, T. C. ; IEMMA, Monica Rosas da Costa ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; SUAZO, C. A. T.. Evaluating kinetic and physiological features of rCHO-K1 cells cultured on microcarriers for production of a recombinant metalloprotease/disintegrin. Electronic Journal of Biotechnology. v. 10, p. 200-210, issn: 0717-3458, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Eduardo Leonardecz Neto (1.0)
      1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Elizabeth Joan Barham (1.0)
      1. MANZINE, PATRICIA REGINA ; DE FRANÇA BRAM, JESSYKA MARIA ; BARHAM, ELISABETH JOAN ; DE ASSIS CARVALHO DO VALE, FRANCISCO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; COMINETTI, MÁRCIA REGINA ; IOST PAVARINI, SOFIA CRISTINA. ADAM10 as a Biomarker for Alzheimer?s Disease: A Study with Brazilian Elderly. Dementia and Geriatric Cognitive Disorders. v. 35, p. 58-66, issn: 1420-8008, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Flavio Henrique da Silva (1.0)
      1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Gerson Jhonatan Rodrigues (1.0)
      1. BUZINARI, TEREZA CRISTINA ; OISHI, JORGE CAMARGO ; DE MORAES, THIAGO FRANCISCO ; VATANABE, IZABELA PEREIRA ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro ; PESTANA, CEZAR RANGEL ; RODRIGUES, GERSON JHONATAN. Treatment with sodium nitroprusside improves the endothelial function in aortic rings with endothelial dysfunction. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES. v. 105, p. 144-149, issn: 0928-0987, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Joao Batista Fernandes (1.0)
      1. FUZER, A.M. ; C. FILHO, J. C. ; BECCENERI, A.B. ; dos SANTOS, D. A. ; da SILVA, M. F. G. F. ; VIEIRA, P. C. ; FERNANDES, J.B. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S. ; CAZAL, C. M. ; COMINETTI, M. R.. Effects of Limonoid Cedrelone on MDA-MB-231 Breast Tumor Cells in vitro. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry. v. 13, p. 1645-1653, issn: 1871-5206, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Maria Fatima das Gracas Fernandes da Silva (1.0)
      1. FUZER, A.M. ; C. FILHO, J. C. ; BECCENERI, A.B. ; dos SANTOS, D. A. ; da SILVA, M. F. G. F. ; VIEIRA, P. C. ; FERNANDES, J.B. ; SELISTRE-DE-ARAUJO, H. S. ; CAZAL, C. M. ; COMINETTI, M. R.. Effects of Limonoid Cedrelone on MDA-MB-231 Breast Tumor Cells in vitro. Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry. v. 13, p. 1645-1653, issn: 1871-5206, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Patricia Driusso (1.0)
      1. FERNANDES, KELLY ; RIBEIRO, DANIEL A. ; RODRIGUES, N. C. ; RODRIGUES, NATALIA C. ; TIM, C. ; SANTOS, A. A. ; PARIZOTTO, NIVALDO A. ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; DRIUSSO, P. ; RENNO, ANA CLAUDIA M.. Effects of low level laser therapy on the expression of osteogenic genes related in the initial stages of bone defects in rats. Journal of Biomedical Optics. v. 18, p. 038002-1-038002-6, issn: 1083-3668, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Paulo Cezar Vieira (1.0)
      1. MARTIN, ANA CAROLINA B.M. ; FUZER, ANGELINA M. ; BECCENERI, AMANDA B. ; DA SILVA, JAMES ALMADA ; TOMASIN, REBEKA ; DENOYER, DELPHINE ; KIM, SOO-HYUN ; MCINTYRE, KATHERINE A. ; PEARSON, HELEN B. ; YEO, BELINDA ; NAGPAL, AADYA ; LING, XIAWEI ; SELISTRE-DE-ARAÚJO, HELOISA S. ; VIEIRA, PAULO CÉZAR ; COMINETTI, MARCIA R. ; POULIOT, NORMAND. [10]-gingerol induces apoptosis and inhibits metastatic dissemination of triple negative breast cancer in vivo. Oncotarget. v. 8, p. 72260-72271, issn: 1949-2553, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Stela Márcia Mattiello (1.0)
      1. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; MARTINS, F. R. P. ; ROSA, S. M. M. G. ; SOARES, E. G.. Artrite Degenerativa induzida pela essência de Terebinthina commum em joelhos de ratos - estudo quantitativo de proteoglicanas. Em: VII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1999, São Carlos. AnaisVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo ⇔ Teresa Cristina Zangirolami (1.0)
      1. SWIECH, K. ; SILVA, G. M. C. ; ZANGIROLAMI, T. C. ; IEMMA, Monica Rosas da Costa ; SELISTRE-de-ARAUJO, H. S. ; SUAZO, C. A. T.. Evaluating kinetic and physiological features of rCHO-K1 cells cultured on microcarriers for production of a recombinant metalloprotease/disintegrin. Electronic Journal of Biotechnology. v. 10, p. 200-210, issn: 0717-3458, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51