Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Dulce Helena Ferreira de Souza

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989) e doutorado em Química (Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Publicou 30 artigos em revistas indexadas, 2 livros, 3 capítulos de livro e mais de 50 comunicações em anais de congressos. É orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Biológica e Biologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos estruturais de proteínas, clonagem genica, metaloproteinases desintegrinas, Xylella fastidiosa, pectinases, xilanases, formigas cortadeiras, lacases, Leucoagaricus gongylophorus, T. cruzi. Leishmania. Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em Química do Departamento de Química da UFSCar no período de agosto de 2013 a agosto de 2017. Desde julho de 2015 é Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3428955299526003 (17/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Química. Rodovia Washington Luiz, km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 369 Telefone: (16) 33518074 Fax: (16) 33518350 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2014-Atual. Ligantes enzimaticos: novos modelos de triagem
      Descrição: Como solução ao paradigma de identificar o maior número de compostos ativos em coleções sintéticas e/ou oriundas de extratos naturais, o desenvolvimento de métodos on-line que incorporem identificação e caracterização tem sido explorado. Nesse contexto, o desenvolvimento de novos ensaios de triagem de ligantes de proteínas tem se destacado na procura de hits. Amplamente difundido, o uso de ensaios enzimáticos off-line em solução envolve várias limitações, entre elas a pouca compatibilidade das enzimas com solventes orgânicos. A baixa estabilidade aliada ao alto custo de purificação torna os ensaios on-line utilizando enzimas em solução uma etapa pouco viável para triagem de alta eficiência. Em contrapartida, a realização dos ensaios biológicos on-line, empregando enzimas imobilizadas é uma alternativa valiosa. Os biorreatores ou IMERs (do inglês: Immobilized enzyme reactor) possuem maior estabilidade na presença de solventes orgânicos e variações de temperatura, além de permitir a reutilização e o uso de pequenas quantidades de enzima. Diferentes métodos de imobilização e uma grande variedade de suportes cromatográficos disponíveis ampliam, sobremaneira, as possibilidades de utilização de biorreaotres enzimáticos em estudos on-line, com diferentes formatos e configurações. O uso da cromatografia seletiva de afinidade, utilizando IMERs tem sido explorado com eficiência e demonstrado grandes vantagens como uma das técnicas de triagem de alta eficiência. A cromatografia seletiva de afinidade pode ser explorada através de cromatografia frontal, zonal (.linear e não linear). Além disso, a cromatografia zonal pode ser empregada com sistemas 2D hifenadas a diferentes detectores. Enzimas imobilizadas em partículas magnéticas têm sido também eficientemente utilizadas em triagem de ligantes em coleção combinatórias naturais ou sintéticas. O objetivo deste projeto é desenvolver modelos de triagem para os seguintes alvos: ACE, as colinesterases AChE de formiga e humana, e BChE humana, nucleotídeo difosfato quinase (NDK) de Leishmania, NTPDases de T. cruzi e Leishmania e fosfoenolpiruvato carboxiquinase (PEPCK) de T. cruzi e Xantina oxidase (XO).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Integrante / emerson camargo - Integrante / Cass, Quezia B. - Coordenador / Carmem Lucia Cardoso - Integrante / Arthur Henrique Cavalcante de Oliveira - Integrante.
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.
    2. 2014-Atual. Estudos de vias metabolicas importantes no controle de formigas cortadeiras
      Descrição: Um dos fatores que permitem com que a fome no mundo seja atenuada é o desenvolvimento e o uso de inseticidas, que possibilitam o controle de insetos praga. A busca por novos inseticidas tem sido uma constante, tanto na Academia como também em indústrias, sendo que o principal objetivo é a obtenção de inseticidas menos tóxicos e com baixo impacto ambiental. De fundamental importância para a busca racional de novos compostos inseticidas é o conhecimento de vias metabólicas e de enzimas essenciais de insetos. A proposta deste projeto de pesquisa é contribuir no conhecimento da via de síntese de quitina e também de catepsinas de formigas cortadeiras, que são pragas importantes nas produções agrícolas e florestais no novo mundo. Devido ao fato de que vertebrados não sintetizam quitina (polissacarídeo crucial para o crescimento e desenvolvimento de insetos), a via metabólica deste polímero é um excelente alvo a ser explorado no desenvolvimento do controle de insetos praga. A sintase de quitina (SQ) tem sido descrita como a enzima-chave nesta via metabólica. A proposta deste projeto é investigar a presença de gene(s) que codifique(m) para síntese de SQs em formiga cortadeira Atta sexdens (formiga saúva) e, uma vez identificados, avaliar sua função nos diferentes estágios de desenvolvimento deste organismo através da técnica de RNA de interferência (RNAi). Em relação à catepsinas, diversos estudos relacionam catepsinas L de insetos no remodelamento de tecidos enquanto outros estudos mostram atividade inseticida da própria catepsina L. Assim, é consenso que catepsinas têm papel importante no desenvolvimento e sobrevivência de insetos e que são excelentes alvos para desenvolvimento de inseticidas. A proposta deste projeto é obter uma catepsina recombinante de A sexdens e caracterizá-la bioquímica e cineticamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.
    3. 2012-2014. Enzimas lignoceluloliticas produzidas por fungos: estudos funcional e estrutural
      Descrição: A lignocelulose, principal componente de materiais tais como madeira e resíduos agrícolas, florestais e urbanos, é formada, principalmente, por três tipos de polímeros: celulose, hemicelulose e lignina. Para que possa ser aproveitada e utilizada na produção de biocombustíveis, a lignocelulose precisa ser quimicamente modificada. Alguns micro-organismos, especialmente fungos, produzem enzimas capazes de degradar lignocelulose através da disponibilização e quebra das cadeias poliméricas constituintes, possibilitando a posterior conversão das moléculas originadas em materiais de interesse (bioconversão). Estudos visando a busca por organismos e enzimas lignocelulósicas com maior potencial de catálise e/ou mais resistentes a condições severas como altas temperatura, são de grande importância no desenvolvimento de tecnologias que têm por objetivo tornar a produção de bioetanol mais competitiva frente aos combustíveis de origem fóssil. A proposta deste projeto tem duas abordagens: 1) Estudo de triagem de dez (10) diferentes fungos para seleção do(s) melhor(es) para produção de enzimas lignocelulolíticas termoestáveis (celulases, hemicelulases e peroxidases). Os fungos selecionados para o estudo ainda não foram caracterizados (ou a presente caracterização ainda é bastante incompleta) quanto a sua capacidade de degradação da lignocelulose, porém, devido ao ambiente em que se encontram, ou devido ao gênero a que pertencem, possuem grande potencial na degradação enzimática desses materiais; 2) Estudo de uma xilanase recombinante do fungo Leucoagaricus gongylophorus, simbionte de formiga cortadeira. Neste projeto propomos a obtenção da enzima recombinante e estudos de cristalização da molécula pura para posteriores estudos estruturais da xilanase através de difração de raios-X. As informações de função e estrutura da enzima são importantes para posteriores estudos de melhoramento de suas atividades/estabilidade através de mutações sítio-dirigidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.
    4. 2010-2013. Bolsa Pesquisador CNPq
      Descrição: Projeto de pesquisa em desenvolvimento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Coordenador.
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.
    5. 2008-Atual. Estudos bioquimicos e estruturais de arginase (de Leishmania amazonensis) e fosfoenolpiruvato carboxiquinase (de T.cruzi)
      Descrição: As propostas desse projeto são os estudos bioquímicos e estruturais de duas proteínas: arginase, de Leishmania amazonensis, e fosfoenolpiruvato carboxiquinase (PEPCK), de T.cruzi. PEPCK- A enzima PEPCK desenvolve um papel fundamental no catabolismo de glicose e aminoácidos do parasita T.cruzi ( Tielens van Hellemond), o agente causador da doenca de Chagas. Devido a significantes diferencas na sequencia de aminoacidos, especificidade de substratos e na estrutura, a enzima é considerada um bom alvo para desenvolvimento de novos fármacos anti-chagásicos (Trapani et al., 2001). Neste trabalho, a proteína será expressa e purificada para realização de ensaios de buscas de inibidores com produtos naturais e sintéticos. Arginase- Estudos têm mostrado que Leishamania aumenta a expressão da arginase durante o processo de infecção, diminuindo a expressão de NO, que tem ação antiparasítica e atua no mecanismo de defesa contra a infecção (Iniesta et al., 2001). Nossa proposta é expressar e purificar a proteína recombinante arginase de Leishmania amazonensis (Silva et al., 2008) para buscas de inbidores. Também serão realizados experimentos de cristalização e determinação da estrutura tridimensional da arginase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Integrante / Richard C Garratt - Coordenador.
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.
    6. 2007-Atual. Estudos bioquimicos de enzimas do fungo Leucoagaricus gongylophorus simbionte de formigas cortadeiras
      Descrição: As formigas cortadeiras têm origem nos ecossistemas naturais, onde estão em equilíbrio com outras espécies de insetos e não atacam todas as espécies disponíveis com igual freqüência (HOWARD e WIEMER, 1986). Porém, com a substituição de matas naturais por grandes áreas de monoculturas favoreceu-se a proliferação dessas pragas devido a vários fatores como abundância de recursos alimentares, escassez de predadores, competição, entre outros. A eliminação completa desses insetos não se caracteriza uma alternativa adequada, uma vez que a ação das formigas cortadeiras também apresenta aspectos positivos ao meio ambiente, ao podarem a vegetação estimulando o crescimento de algumas plantas ou mesmo na decomposição rápida do material vegetal. No entanto, o controle de populações desses insetos até níveis que não apresentem prejuízos para a lavoura se faz necessário,. Este grupo de formigas é caracterizado por cultivar fungos no interior de seus ninhos realizando uma simbiose obrigatória e é esta associação simbiótica, entre formigas cortadeiras e fungos, primeiramente relatada por Belt em 1874, que estabelece o sucesso ecológico das formigas. Diferentes espécies de formigas cortadeiras parecem cultivar a mesma espécie de fungo (SILVA-PINHATI et al., 2004), que produz despolimerases que degradam a matéria vegetal (SIQUEIRA et al., 1998), gerando carboidratos simples que são assimilados pelas formigas. Vários estudos relatam que na interação metabólica/digestiva na simbiose entre formigas e fungos existe uma variedade enzimática com diferentes atuações dentro do ninho (Boyd, ND et al, 1975; Erthal, Jr, et al, 2004; Ronhede, S et al, 2004). Entre estas despolimerases, amilases e pectinases parecem ser as mais importantes para a nutrição das formigas (SILVA et al., 2003, SILVA et al., 2006). Neste projeto serao isoladas amilases e pectinases de culturas do fungo para estudos bioquímicos e análise da regiao N-terminal dessas proteína, para posterior de desenho de oligonucleot. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Dulce Helena Ferreira de Souza - Coordenador / Ariele Cristina Moreira - Integrante / Golfeto, C.C - Integrante / Adriana Miranda dos Santos - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Dulce Helena Ferreira de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. 45a. Reunião Anual da SBBq. Validation of Reference Genes for Gene expression Studies by RT-qPCR in leaf-cutting ant Atta sexdens.. 2016. (Congresso).
      2. I Escola de Química da UEG.Sistemas de expressão de proteinas heterólogas. 2016. (Encontro).
      3. 1 Workshop em Biocombustíveis:tendências crescentes e decrescentes do mercado. 2015. (Simpósio).
      4. Brazilian Symposium on Chemistry and Physiology of Proteases and their Inhibitors. 2014. (Simpósio).
      5. 42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia mOMolecualr. Native and recombinant xylanases from Leucoagaricus gongylophorus, symbiotic fungus of leaf cutting ant. 2013. (Congresso).
      6. 39 Reuniao Anula da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular. Studies of a recombinant RGD-disintegrin, DisBa (Δ1-32)C8A. 2010. (Congresso).
      7. 38 Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular. Bioinformatic Applied in Studies of the Structural Motifs in RGD and ECD Disintegrins. 2009. (Congresso).
      8. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo. 2008. (Seminário).
      9. IV Workshop de Biocatálise e Biotransformação. 2008. (Simpósio).
      10. 10th IUBMB Conference: Infectious diseases:biochemistry of parasites, vectors and hosts. 10th IUBMB Conference: Infectious diseases:biochemistry of parasites, vectors and hosts. 2007. (Congresso).
      11. 6th International Congress of Pharmaceutical Sciences (CIFARP 2007). Spectroscopic investigation of Alternagin isolated from Bothrops alternatus venom: circular dichroism and fluorescence analysis. 2007. (Congresso).
      12. 7o. Jornada Cientifica da UFSCar. 2007. (Simpósio).
      13. III Workshop de Grupos de Pesquisa na 7o Jornada Científica da UFSCar.Grupo de Bioquimica e Biologia Molecular. 2007. (Outra).
      14. XXXVI Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular. XXXVI Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular. 2007. (Congresso).
      15. Reunião Anual da SBBq. XXXIV Reunião Anual da Siciedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular-SBBq. 2005. (Congresso).
      16. XXI Escola de Verão em Química Orgânica e VI Escola de Verão em Química Inorgânica Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira.Macromoléculas como alvo para produção de fármacos: obtenção e caracterização de proteínas. 2005. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. Dulce H.F. de Souza; CAMARGO, E. R.. II Workshop do curso de Licenciatura em Química da UFSCar. 2016. Outro
      2. SITTA, E. F. ; Dulce H.F. de Souza ; CASTILLO, A. L. ; Lucia Mascaro. Encontro de Iniciação Científica do Departamento de Quimica da UFScar. 2016. Outro
      3. Dulce H.F. de Souza; Venancio T. I Workshop do Curso de Licenciatura em Química. 2015. Outro
      4. F. Souza, Dulce H.; CAMARGO, E. R. ; FADINI, P. S. ; NALIN, M. ; CARNEIRO, R. L.. XXXII Escola de Verão em Química 'Prof. Dr. José Tercio B. Ferreira'. 2012. Outro
      5. CAMARGO, E. ; FADINI, P. S. ; NALIN, M. ; SOUZA, D. H. F.. XXXI Escola de Verão em Química- Prof. Dr. Jose Tercio B. Ferreira. 2011. Congresso
      6. SOUZA, D. H. F.; BATISTA, A. A ; CAMARGO, E. R. ; FADINI, P. S.. XXX Escola de Verão em Química- Prof. Dr. Jose Tercio B. Ferreira. 2010. Congresso
      7. SOUZA, D. H. F.; Alcindo A dos Santos ; JULIO ZUKERMAN SCHPECTOR. XXIX Escola de Verao em Quimica- Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira. 2009. Congresso
      8. Alcindo A dos Santos ; SOUZA, D. H. F. ; BATISTA, A. A ; ZUKERMAN-SCHPECTOR, J.. XXVIII Escola de Verão em Química- Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira. 2008. Outro
      9. PORTO, Andre Luis Meleiro ; Alcindo A dos Santos ; SOUZA, D. H. F.. IV Workshop de Biocatálise e Biotransformação. 2008. Congresso
      10. SOUZA, D. H. F.; ARLENE, ; ZUKERMAN-SCHPECTOR, J.. XXVII Escola de Verão em Química- Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira. 2007. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo (4.0)
        1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MUNIZ, J ; AMBROSIO, A ; SELISTREDEARAUJO, H ; COMINETTI, M ; MOURADASILVA, A ; OLIVA, G ; GARRATT, R ; SOUZA, D ; SOUZA, D. H. F.. The three-dimensional structure of bothropasin, the main hemorrhagic factor from Bothrops jararaca venom: Insights for a new classification of snake venom metalloprotease subgroups. Toxicon (Oxford). v. 52, p. 807-816, issn: 0041-0101, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. AMBROSIO, André Lb ; NONATO, Maria Cristina ; ARAUJO, Heloisa S Selistre de ; ARNI, Raghuvir ; WARD, Richard J. ; OWNBY, Charlotte L. ; SOUZA, D. H. F. ; GARRATT, R C. A molecular mechanism for Lys49 phospholipase A2 activity based on ligand-induced conformational change. The Journal of Biological Chemistry (Print). v. 280, n. 8, p. 7326-7335, issn: 0021-9258, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. SELISTRE-de-ARAUJO, H. S.; SOUZA, D. H. F. (Org.). Métodos em Toxinologia: toxinas de serpentes. Sao Carlos: EDUFSCAR. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2007. v. 500, p. 258.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Quezia Bezerra Cass (3.0)
        1. ADALBERTO, PAULO R. ; GOLFETO, CAMILLA C. ; MOREIRA, ARIELE C. ; Almeida, Fernando G. ; FERREIRA, DOUGLAS ; Cass, Quezia B. ; SOUZA, DULCE H. F.. Characterization of an Exopolygalacturonase from Leucoagaricus gongylophorus, the Symbiotic Fungus of Atta sexdens. Advances in Enzyme Research. v. 04, p. 7-19, issn: 2328-4846, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Adalberto, Paulo Roberto ; dos Santos, Francisco José ; Golfeto, Camilla Calemi ; Iemma, Mônica Rosas Costa ; de Souza, Dulce Helena Ferreira ; Cass, Quezia Bezerra. Immobilization of pectinase from Leucoagaricus gongylophorus on magnetic particles. Analyst (London. 1877. Print). v. 137, p. 4855-4859, issn: 0003-2654, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Alves, Claudia A. ; Pedroso, Mariele M. ; de Moraes, Marcela C. ; Souza, Dulce H.F. ; Cass, Quezia B. ; Faria, Ronaldo C.. Real-time investigation of mannosyltransferase function of a Xylella fastidiosa recombinant GumH protein using QCM-D. Biochemical and Biophysical Research Communications (Print). v. 408, p. 571-575, issn: 0006-291X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Joao Batista Fernandes (2.0)
        1. MOREIRA, ARIELE C. ; FERREIRA, DOUGLAS ; DE ALMEIDA, FERNANDO G. ; Rodrigues-Filho, Edson ; Fernandes, João B. ; SILVA, MARIA F. G. F. ; Vieira, Paulo C. ; Pagnocca, Fernando C. ; SOUZA, DULCE HELENA F.. Molecular and Kinetic Characterization of Two Extracellular Xylanases Isolated from Leucoagaricus gongylophorus. Applied Biochemistry and Biotechnology (Online). v. 173, p. 694-704, issn: 1559-0291, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUSA, LORENA R. F. DE ; RAMALHO, SUELEM D. ; Fernandes, João B. ; Silva, Maria Fátima das G. F. da ; IEMMA, MÔNICA R. DA C. ; CORRÊA, CAROINDES J. ; SOUZA, DULCE H. F. DE ; LIMA, MARIA I. S. ; Vieira, Paulo C.. Leishmanicidal Galloylquinic Acids are Noncompetitive Inhibitors of Arginase. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso). v. 25, p. 1832-1838, issn: 0103-5053, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Maria Fatima das Gracas Fernandes da Silva (2.0)
        1. MOREIRA, ARIELE C. ; FERREIRA, DOUGLAS ; DE ALMEIDA, FERNANDO G. ; Rodrigues-Filho, Edson ; Fernandes, João B. ; SILVA, MARIA F. G. F. ; Vieira, Paulo C. ; Pagnocca, Fernando C. ; SOUZA, DULCE HELENA F.. Molecular and Kinetic Characterization of Two Extracellular Xylanases Isolated from Leucoagaricus gongylophorus. Applied Biochemistry and Biotechnology (Online). v. 173, p. 694-704, issn: 1559-0291, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SOUSA, LORENA R. F. DE ; RAMALHO, SUELEM D. ; Fernandes, João B. ; Silva, Maria Fátima das G. F. da ; IEMMA, MÔNICA R. DA C. ; CORRÊA, CAROINDES J. ; SOUZA, DULCE H. F. DE ; LIMA, MARIA I. S. ; Vieira, Paulo C.. Leishmanicidal Galloylquinic Acids are Noncompetitive Inhibitors of Arginase. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso). v. 25, p. 1832-1838, issn: 0103-5053, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Edson Rodrigues-Filho (1.0)
        1. MOREIRA, ARIELE C. ; FERREIRA, DOUGLAS ; DE ALMEIDA, FERNANDO G. ; Rodrigues-Filho, Edson ; Fernandes, João B. ; SILVA, MARIA F. G. F. ; Vieira, Paulo C. ; Pagnocca, Fernando C. ; SOUZA, DULCE HELENA F.. Molecular and Kinetic Characterization of Two Extracellular Xylanases Isolated from Leucoagaricus gongylophorus. Applied Biochemistry and Biotechnology (Online). v. 173, p. 694-704, issn: 1559-0291, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Eduardo Leonardecz Neto (1.0)
        1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Ernesto Chaves Pereira de Souza (1.0)
        1. ZIMER, A. M. ; MACHADO, M. M. P. ; COSTA JUNIOR, L. J. D. ; IKE, P. T. L. ; IEMMA, MÔNICA ROSAS DA COSTA ; YAMAMOTO, C. F. ; FERREIRA, C. F. ; Dulce H. F. de Souza ; OLIVEIRA, C. R. ; PEREIRA, E. C.. Optimized Porous Anodic Alumina Membranes for Water Ultrafiltration of Pathogenic Bacteria (E. coli). Journal of Nanoscience and Nanotechnology (Print). v. 16, p. 6526-6534, issn: 1533-4880, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Flavio Henrique da Silva (1.0)
        1. DE PAULA, FERNANDO FONSECA PEREIRA ; RIBEIRO, Juliana Uema ; SANTOS, LIVIA MARA ; DE SOUZA, DULCE HELENA FERREIRA ; LEONARDECZ, EDUARDO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; Selistre-de-Araújo, Heloisa Sobreiro. Molecular characterization of metalloproteases from Bothrops alternatus snake venom. Comparative Biochemistry and Physiology. Part D, Genomics & Proteomics. v. 12, p. 74-83, issn: 1744-117X, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Renato Lajarim Carneiro (1.0)
        1. MOREIRA, ARIELE C. ; SANTOS, ADRIANA M. DOS ; Carneiro, Renato Lajarim ; BUENO, ODAIR C. ; SOUZA, DULCE HELENA F.. Validation of reference genes in leaf-cutting ant Atta sexdens rubropilosa in different developmental stages and tissues. International Journal of Environment, Agriculture and Biotechnology. v. 2, p. 743-755, issn: 2456-1878, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Dulce Helena Ferreira de Souza ⇔ Ronaldo Censi Faria (1.0)
        1. Alves, Claudia A. ; Pedroso, Mariele M. ; de Moraes, Marcela C. ; Souza, Dulce H.F. ; Cass, Quezia B. ; Faria, Ronaldo C.. Real-time investigation of mannosyltransferase function of a Xylella fastidiosa recombinant GumH protein using QCM-D. Biochemical and Biophysical Research Communications (Print). v. 408, p. 571-575, issn: 0006-291X, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:49