Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Vanessa Regina de Oliveira Martins

Vanessa Martins é Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela PUCCAMP (2004). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação e Filosofia da Diferença (GEEFiDi)/UFSCar. Possui experiência docente na educação bilíngue de surdos (educação infantil e ensino fundamental I); na formação na área da surdez, em nível de graduação e pós-graduação; na formação de tradutores intérpretes de língua de sinais; na formação para educadores bilíngues de surdos e professores de Libras em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e extensão universitária. Possui experiências como tradutora e intérprete de língua de sinais em diferentes esferas discursivas (interprete generalista e educacional), todavia, com maior ênfase na interpretação em contexto de ensino superior. Áreas específicas de estudos e pesquisas (Filosofia Francesa, Educação, Surdez): educação de surdos e educação inclusiva; intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; educação bilíngue; relações de poder e saber; diferenças; práticas pedagógicas; letramento e surdez. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4768682330164550 (05/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518111 Ramal: 16 Fax: (16) 33612081 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br/home/index.php
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. III Semana de Tradução e Interpretação Libras/ Língua Portuguesa.De onde viemos e para onde vamos: pensando na criação e a consolidação do curso TILSP UFSCar. 2017. (Outra).
      2. I Simpósio sobre ensino de língua portuguesa para surdos.Dramatizações em Libras como forma de construção de sentidos na língua portuguesa: elaborações entre pares surdos. 2017. (Simpósio).
      3. 1° Congresso Nacional de Pequisas em Linguística de Línguas de Sinais. O uso da língua de sinais na produção do desenho infantil: uma análise da importância das salas bilíngues de surdos. 2016. (Congresso).
      4. 1° Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Língua de Sinais. 2016. (Congresso).
      5. 5° congresso nacional de pesquisas em tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).
      6. 5° congresso nacional de pesquisas em tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Cotidiano Escolar em Análise: Processos Facilitadores na Interação entre Alunos Surdos e Intérpretes Educacionais. 2016. (Congresso).
      7. CBEE - VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. EDUCAÇÃO DE SURDOS COM PROPOSTA BILÍNGUE: ESTRATÉGIAS TRADUTÓRIAS E PEDAGÓGICAS NA RELAÇÃO DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS. 2016. (Congresso).
      8. CBEE - VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Experiências Formativas no Campo da Surdez. 2016. (Congresso).
      9. ENTRAD: XII Encontro Nacional de Tradutores e VI Encontro Internacional de Tradutores.Tradução, criação e poesia: descortinando desafios do processo tradutório do Português para a Libras. 2016. (Encontro).
      10. ENTRAD: XII Encontro Nacional de Tradutores e VI Encontro Internacional de Tradutores. 2016. (Encontro).
      11. ENTRAD: XII Encontro Nacional de Tradutores e VI Encontro Internacional de Tradutores - Tradição e Inovação.Modalidade de Tradução: a natureza e as condições da equivalência em Libras/Português. 2016. (Encontro).
      12. II Semana do Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa. 2016. (Outra).
      13. Setembro Azul na UNESP.Conquistas legais e novos desafios enfrentados pela comunidade surda. 2016. (Outra).
      14. Simpósio Educação Inclusiva no Contexto Universitário - Tema: Implicações práticas da Educação Bilíngue para Surdos no Ensino Superioro. 2016. (Seminário).
      15. X Colóquio Internacional Michel Foucault: É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições. 2016. (Outra).
      16. 1° Semana de Tradução e Interpretação.Aspectos técnicos para edição de vídeos em trabalhos de tradução e interpretação. 2015. (Outra).
      17. 1° Simpósio Singularidades de Tradução Interpretação de Libras/ Português.Diferentes Modos de Fazer Tradução: De Materiais Pedagógicos aos vídeos institucionais. 2015. (Simpósio).
      18. 20° Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada - INPLA 2015.Da formação comunitária à formação universitária: novo perfil dos tradutores e intérpretes de língua de sinais. 2015. (Simpósio).
      19. Conversa com alunos da pós-graduação em Estudos da Tradução.Função-educador X posição-intérprete: diálogos possíveis. 2015. (Encontro).
      20. I Encontro do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Educação de Surdos e Libras - CESLIBRAS - e V Encontro - Serviço de Apoio Pedagógico: Contribuições para a Educão inclusiva - Sape va.Educação Bilíngue de Surdos na Educação Infantil: desafios e possibilidades. 2015. (Encontro).
      21. II Colóquio da UNESP sobre línguas de sinais e libras. 2015. (Outra).
      22. IV Evento Setembro Azul: Plano Nacional de Educação e as políticas locais para a implantação da Educação Bilíngue para Surdos.Experiências de Educação Bilíngue. 2015. (Encontro).
      23. Racismo e Surdez. 2015. (Encontro).
      24. X Jornada Linguagem, Identidade e Memória: Encontro anual Nacional GT/ANPOLL/ Estudos Bakhtinianos. 2015. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. MARTINS, V. R. O. ; NASCIMENTO, V. ; CABELLO, J. ; NOGUEIRA, A. S.. II Colóquio Língua, Discurso e Poder: Políticas Linguísticas Locais e a Gestão Acadêmica da Libras. 2016. Outro
      2. MARTINS, V. R. O.; NASCIMENTO, V.. I Colóquio "Língua, Discurso e Poder: as Línguas de Sinais nos Estudos da Linguagem". 2015. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Vanessa Regina de Oliveira Martins ⇔ Marcus Vinicius Batista Nascimento (4.0)
        1. MARTINS, V. R. O. ; NASCIMENTO, V.. Da formação comunitária à formação universitária (e vice e versa): novo perfil dos tradutores e intérpretes de língua de sinais no contexto brasileiro. Cadernos de Tradução. v. 35, p. 78-112, issn: 2175-7968, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MARTINS, V. R. O. ; NASCIMENTO, VINÍCIUS. Projetos de escolas-polos bilíngues para surdos: novos desafios para questões antigas. Em: Heloísa Andreia de Matos Lins; Regina Maria de Souza; Lilian Cristine Ribeiro do Nascimento. (Org.). Plano nacional de educação e as políticas locais para implantação da educação bilíngue para surdos. 1aed.Campinas. : UNICAMP/FE. 2016.v. 1, p. 72-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SEGALA, R. R.; NASCIMENTO, M. V. B. ; MARTINS, V. R. O.. Tradução, Criação e Poesia: Descortinando Desafios do Processo Tradutório do Português para a Libras. Em: ENTRAD XII Encontro nacional de tradutores e VI Encontro internacional de tradutores, 2016, Uberlândia. ENTRAD: caderno de resumos / book of abstracts. Uberlândia: UFU, v. 1, p. 231-231, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. NASCIMENTO, V. ; MARTINS, V. R. O. ; SEGALA, R. R.. Tradução, criação e poesia: descortinando desafios do processo tradutório da Língua Portuguesa (LP) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). DOMÍNIOS DE LINGU@GEM. 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Vanessa Regina de Oliveira Martins ⇔ Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (3.0)
        1. MARTINS, V. R. O. ; LACERDA, C. B. F. de. Educação inclusiva bilíngue para surdos: problematizações acerca das políticas educacionais e linguísticas. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS. v. 21, p. 163-178, issn: 2318-0870, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MARTINS, V. R. O.; BERTHO, J. C. ; CAMPOS, P. R. I. ; LACERDA, C. B. F.. Arte e Educação de surdos: trajetórias interdisciplinares para uma educação bilíngue cotidiana. Arte e Educação de surdos: trajetórias interdisciplinares para uma educação bilíngue cotidiana. 1ed.São Carlos. Em: LACERDA, C.B.F; SANTOS, L.F; MARTINS, V.R.O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1ed.São Carlos. : EDUFSCar. 2016.v. 1, p. 79-96.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Vanessa Regina de Oliveira Martins ⇔ Lara Ferreira dos Santos (1.0)
        1. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de (Org.) ; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) ; MARTINS, V. R. O. (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. 1 ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1, p. 241.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Vanessa Regina de Oliveira Martins ⇔ Rimar Ramalho Segala (1.0)
        1. SEGALA, R. R.; NASCIMENTO, M. V. B. ; MARTINS, V. R. O.. Tradução, Criação e Poesia: Descortinando Desafios do Processo Tradutório do Português para a Libras. Em: ENTRAD XII Encontro nacional de tradutores e VI Encontro internacional de tradutores, 2016, Uberlândia. ENTRAD: caderno de resumos / book of abstracts. Uberlândia: UFU, v. 1, p. 231-231, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:58