Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Mariele de Cassia Diniz Cortez

Doutora em Psicologia (2012) e Mestre em Educação Especial (2008) pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). É especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (2005) pela Universidade de São Paulo e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Durante o doutoramento, realizou estágio sanduíche na California State University. Realizou pós-doutorado (2012 a 2016) na Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: correspondência verbal/não verbal; comportamento verbal; comportamento controlado por regras; comportamento simbólico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7927746584626515 (29/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2016-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luiz, KM 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. INCT SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO (INCT-ECCE): APRENDIZAGEM RELACIONAL E FUNCIONAMENTO SIMBOLICO
      Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / André Augusto Borges Varella - Integrante / Julio C .de Rose - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Elenice Hanna - Integrante / Romariz Barros - Integrante / Paula Debert - Integrante / Gerson Tomanari - Integrante / Daniela Ribeiro - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Raquel Melo - Integrante.
      Membro: Mariele de Cassia Diniz Cortez.
    2. 2016-Atual. Implementacao de procedimentos de ensino para o ensino de lingua estrangeira em criancas
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes procedimentos para o ensino de língua estrangeira em crianças da rede pública de ensino. O ensino é baseado nas definições de operantes verbais propostas por Skinner (1957) e em procedimentos de transferência de controle de estímulos, de forma a garantir aprendizagem sem erros. O procedimentimento geral envolve o ensino direto de alguns estímulos por meio do treino de tato e de ouvinte, seguidos pela verificação da emergência de relações intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Coordenador / Julio C .de Rose - Integrante.
      Membro: Mariele de Cassia Diniz Cortez.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. I Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.O padrão de relatos verbais de crianças e os efeitos da perda de reforçadores na correspondência fazer-dizer. 2017. (Seminário).
      2. II Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico.Introdução ao Comportamento Verbal. 2017. (Seminário).
      3. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Procedimentos de ensino de operantes verbais a crianças com e sem desenvolvimento típico. 2017. (Encontro).
      4. XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Correspondência fazer-dizer: O estudo do relato verbal em análise do comportamento. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Cortez, Mariéle Diniz; AGGIO, N. M. ; SILVEIRA, M. V. ; CAMARGO, J. C. ; VEIGA, D. I. ; PEREIRA, C. ; MACCHIONE, A. C. ; POMPERMAIER, H.. XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2017. Congresso
      2. de Rose, J. C.; MIZAEL, T. M. ; ROCHA, C. A. A. ; ARAN-CEBRIA, J. F. ; CAMARGO, J. C. ; POMPERMAIER, H. M. ; VAZ, A. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; Cortez, M. D. ; SILVEIRA, M. V. ; PEDROSA, S. C. D. ; SANTOS, S. L.. I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2016. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54