Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Julio Cesar Coelho de Rose

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente sou professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, membro do Conselho Editorial do The Psychological Record, do Journal of Applied Behavior Analysis e do European Journal of Behavior Analysis, editor associado convidado do The Psychological Record e co-editor da Revista Olhar, periódico multidisciplinar do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Destaco três contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e teste de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna McIlvane, 2009); e 3) identicação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti de Rose, 2009, 2011). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 (02/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise: 1976-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. RODOVIA WASHINGTON LUIZ, KM 235 - CX. POSTAL 676 MONJOLINHO 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 2608111 Ramal: 8492 Fax: (16) 2608361
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2015-Atual. Transferencia de significado e grau de relacionamento entre estimulos equivalentes
      Descrição: Quatro séries de experimentos darão continuidade à investigação da transferência de significado de estímulos significativos para abstratos via relações de equivalência e da transformação de significado via relações de oposição e comparação. A primeira série investigará novos parâmetros que podem afetar a transferência de significado. A segunda série investigará a transferência de significado com uma variedade maior de estímulos significativos. A terceira série investigará a transformação de significado via relações que não a equivalência: relações de oposição e comparação. A quarta série prosseguirá a investigação de um modelo experimental de mudança de preferencias e atitudes baseado na transferência de significado para estímulos socialmente carregados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Natalia Maria Aggio - Integrante / Joao Henrique de Almeida - Integrante / Mariéle Diniz Cortez - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    2. 2011-2015. Pesquisa basica e aplicada sobre equivalencia de estimulos
      Descrição: Este projeto compreende uma vertente de pesquisa básica e uma de aplicação. Na vertente de pesquisa básica será estudada a variação do grau de relacionamento entre estímulos equivalentes, como função de diferentes parâmetros de treino. Para estudar o grau de relacionamento entre estímulos serão estabelecidas, por meio de procedimento de emparelhamento com modelo (discriminação condicional) classes de estímulos equivalentes contendo um estímulo significativo (geralmente faces expressando emoções de raiva, alegria ou neutralidade) e figuras abstratas. As figuras abstratas equivalentes a expressões emocionais serão avaliadas pelo diferencial semântico. A comparação destas avaliações, com avaliações das faces feitas por um grupo de controle possibilitarão a estimativa do grau de relacionamento entre os estímulos abstratos e as faces. Vários experimentos avaliarão o efeito de diversos parâmetros sobre o grau de relacionamento. Os parâmetros estudados serão: duração do atraso entre remoção do modelo e aparecimento dos estímulos de comparação no treino de emparelhamento com modelo; supertreino na linha de base de discriminação condicional; diferentes arranjos de treino de discriminação condicional (linear, um para muitos e muitos para um) e diferentes tipos de estímulos significativos. Também será avaliado, por meio do diferencial semântico, o relacionamento entre estímulos significativos e abstratos após o estabelecimento de relações de oposição e relações do tipo ?maior que? e ?menor que? entre estímulos significativos e estímulos abstratos. Na vertente de pesquisa aplicada serão feitas avaliações de eficácia, efetividade e transportabilidade de dois programas de ensino de habilidades rudimentares de leitura e escrita, aplicados a crianças de escolas públicas com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. A avaliação da eficácia será feita com a aplicação dos programas em uma classe experimental informatizada, de modo que as condições se aproximam de condições controladas de laboratório. Um grupo será submetido ao programa de ensino de habilidades básicas de leitura e escrita, tendo o desempenho comparado com dois grupos de controle. Um dos grupos de controle será submetido a um programa de ensino em computador que não envolve habilidades de leitura e escrita. O outro não será submetido a nenhum programa e receberá apenas um pré-teste e um pós teste. A avaliação da efetividade será realizada com a aplicação do programa em escolas públicas municipais, havendo também a comparação de um grupo experimental com grupos de controle. A avaliação da transportabilidade será feita por meio de entrevistas com professores, alunos e outros agentes educacionais, para verificar como avaliam possíveis benefícios do programa de ensino e sua disposição para utilizá-lo com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante / William Ferreira Perez - Integrante / Naiene S. Pimentel - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante. Número de produções C, T A: 32 / Número de orientações: 5
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    3. 2010-Atual. Avaliacao e aperfeicoamento de programas computadorizados de ensino de habilidades de leitura e escrita
      Descrição: O presente projeto trata do desenvolvimento, refinamento e validação de tecnologia comportamental para o ensino de crianças que apresentam dificuldade no aprendizado de leitura e escrita no ensino regular. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar um programa suplementar de ensino de leitura em relação a sua eficácia e eficiência, avaliando seus resultados tanto em ambiente controlado quanto no ambiente escolar. Além disso, este projeto buscará identificar aspectos relevantes para o aperfeiçoamento do programa e implementação em escolas públicas, acessados não só pelos dados produzidos nos experimentos, mas também pelo contato direto com os usuários na escola (alunos e professores que irão aplicar o programa).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Viviane Verdu Rico - Integrante / Maria Clara de Freitas - Integrante / Debora Correa de Lima - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    4. 2009-Atual. Aspectos dimensionais de relacoes de equivalencia de estimulos
      Descrição: Este é um subproduto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, coordenado por Deisy G. de Souza (UFSCar). O projeto parte de resultados anteriores indicando que estímulos equivalentes podem variar em seu "grau de relacionamento", o que é contraditório com a própria noção de equivalência. Relações de equivalência poderiam, assim, ter aspectos dimensionais e não apenas categoriais. O objetivo deste projeto é investigar estes aspectos dimensionais por meio de medidas quantitativas do grau de relacionamento entre estímulos equivalentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante. Número de produções C, T A: 21 / Número de orientações: 5
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    5. 2005-Atual. Comportamento verbal, correspondencia e mentira
      Descrição: Investiga variáveis relacionadas à correspondência entre comportamento verbal e o que este descreve ou relata.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
    6. 2004-2007. Relacoes emergentes entre estimulos e funcao simbolica: Implicacoes para o comportamento, o conhecimento e o ensino.
      Descrição: Projeto temático, do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, parceria FAPESP/CNPq. Processo FAPESP No. 2003/09928-4. Valor financiado total de R$ 361.591,00 (incluíndo reserva técnica). Função no projeto: coordenador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / D.G. SOUZA - Integrante / W.J. MCILVANE - Integrante / E.S. HANNA - Integrante / MARIA STELLA C. DE ALCANTARA GIL - Integrante / Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Maria Amélia Matos - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante / Maria Martha Costa Hubner - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Ana Claudia Almeida Verdu - Integrante / Camila Domeniconi - Integrante / Paula Debert - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.
      Descrição: Programa de pesquisas,conduzido por grupo interinstitucional (UFSCar, USP, UNESP, UnB e UFPa), que visa investigar a ontogênese de processos simbólicos em organismos humanos e seus precursores em infra-humanos. Inclui uma vertente de aplicações ao ensino de habilidades cognitivas complexas, como as envolvidas na aquisição de leitura, escrita e matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Deisy das Graças de Souza - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Andréia Schmidt - Integrante / Monica Lúcia Fonseca - Integrante / Maria Amélia Matos - Integrante / Wagner Rogério da Silva - Integrante / Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Integrante / Claudia Bastos Oshiro - Integrante / Edson M. Huziwara - Integrante / Tatiana Francis Gaia - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Thaize de Souza - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Daniela Canovas - Integrante / Jorge MEndes de Oliveira Castro NEto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Deisy das Gracas de Souza.
    7. 1997-2004. Relacoes emergentes entre estimulos e aplicacoes ao ensino de leitura, escrita e matematica.
      Descrição: Investigou a natureza da relação simbólica com base no paradigma de equivalência de estímulos. Incluía duas vertentes, uma de investigação experimental da equivalência de estímulos e seus precursores e outra de aplicações ao ensino de leitura, escrita e matemática. Projeto aprovado e financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX) do Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolvido por equipe de pesquisadores da UFSCar, UFPA, UnB, UNESP e USP. Participação no projeto: coordenador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (8) . Integrantes: Julio Cesar Coelho de Rose - Coordenador / D.G. SOUZA - Integrante / E.S. HANNA - Integrante / Olavo de Faria Galvão - Integrante / Maria Amélia Matos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.Número de orientações: 21
      Membro: Julio Cesar Coelho de Rose.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. Comportamento, Cognição e Ensino: Pesquisa Básica e aplicações potenciais ao ensino de pessoas com deficiência intelectua.Teoria das molduras relacionais e possíveis aplicações à educação. 2012. (Seminário).
      2. II Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. A equivalência de estímulos como uma abordagem comportamental do significado. 2011. (Congresso).
      3. II Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Aprendizagem relacional e função simbólica. Pesquisa básica e aplicada.. 2011. (Congresso).
      4. III Encontro Nordestino de Análise do Comportamento. Análise Comportamental da Mentira. 2008. (Congresso).
      5. II Encontro Nordestino de Análise do Comportamento. A equivalência de estímulos como modelo comportamental do significado. 2007. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. de Rose, J. C.; PEREZ, W. F. ; MIZAEL, T. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; KOVAC, R.. I Colóquio sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2017. Congresso
      2. de Rose, J. C.; MIZAEL, T. M. ; ROCHA, C. A. A. ; ARAN-CEBRIA, J. F. ; CAMARGO, J. C. ; POMPERMAIER, H. M. ; VAZ, A. M. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; Cortez, M. D. ; SILVEIRA, M. V. ; PEDROSA, S. C. D. ; SANTOS, S. L.. I Escola de Inverno sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico. 2016. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Deisy das Graças de Souza (29.0)
        1. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. de SOUZA, D. G. ; CORTEZ, M. C. D. ; AGGIO, Natalia Maria ; de Rose, J. C.. Aprendizagem relacional e comportamento simbólico no processo de conhecimento do mundo. DI- Revista de Deficiência Intelectual. v. 2, p. 3-8, issn: 2238-4618, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. HANNA, E. S. ; Kohlsdorf, M. ; QUINTEIRO, R. S. ; MELO, R. M. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; MCILVANE, W. J.. Recombinative reading derived from pseudoword instruction in a miniature linguistic system. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 95, p. 21-40, issn: 0022-5002, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; de Rose, J. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Interferência de variáveis de contexto em sondas de exclusão com substantivos e verbos novos. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 35-54, issn: 0188-8145, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; FALEIROS, T. C. ; BORTOLOTI, Renato ; HANNA, E. S. ; MCILVANE, William J. Teaching Generative Reading Via Recombination of Minimal Textual Units: A Legacy of Verbal Behavior to Children in Brazil. Revista Internacional de Psicología y Terapia Psicológica (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1889-1780 International Journal of Psychology and Psychological. v. 9, p. 19-44, issn: 1577-7057, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. REIS, T. S. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C.. Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Estudos em Avaliação Educacional. v. 20, p. 425-450, issn: 0103-6831, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ALMEIDA-VERDU, Ana Claudia ; HUZIWARA, EDSON M ; DE SOUZA, DEISY G ; DE ROSE, JULIO C ; BEVILACQUA, MARIA CECÍLIA ; LOPES, JAIR ; ALVES, CRISTIANE O ; MCILVANE, William J. Relational Learning in Children with Deafness and Cochlear Implants. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 89, p. 407-424, issn: 0022-5002, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. HANNA, ELENICE S. ; KOHLSDORF, MARINA ; QUINTEIRO, REGIANE S. ; FAVA, VIRGÍNIA M. D. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE ROSE, JÚLIO C.. Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 24, p. 45-57, issn: 0102-3772, 2008.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. HANNA, ELENICE S ; DE SOUZA, DEISY G ; DE ROSE, JULIO C ; FONSECA, MÓNICA. Effects of delayed constructed-response identity matching on spelling of dictated words.. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS. v. 37, n. 2, p. 223-227, issn: 0021-8855, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. HANNA, E. S. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C. ; QINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; ALVES, M. ; SIQUEIRA, A.. Aprendizagem de construção de palavras e seus efeitos sobre o desempenho em ditado: importância do repertório de entrada. Arquivos Brasileiros de Psicologia. v. 54, n. 2, p. 255-273, issn: 0100-8692, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A. ; Maria Stella A. Gil. Reorganization of equivalence classes after reversal of baseline relations. The Psychological Record. v. 50, n. 1, p. 35-48, issn: 0033-2933, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. MELCHIORI, L. E. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Reading, equivalence, and recombination of units: A replication with students with different learning histories.. Journal of Applied Behavior Analysis. v. 33, n. 1, p. 97-100, issn: 0021-8855, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. de SOUZA, D. G.; ROSE, J. C. C. ; M. L. Fonseca ; HANNA, E. S.. Stimulus control research and minimal units for reading.. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin. v. 17, n. 1, p. 20-23, issn: 1938-7237, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. de SOUZA, D. G.; HANNA, E. S. ; ROSE, J. C. C. ; M. L. Fonseca ; PEREIRA, A. B. ; SALLORENZO, L. H.. Transferência de controle de estimulos de figuras para texto no desenvolvimento de leitura generalizada. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 1, p. 33-46, issn: 1413-389X, 1997.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. de Rose, J. C.; SOUZA, D. G. ; HANNA, E.s.. Teaching Reading And Spelling: Exclusion And Stimulus Equivalence.. Journal of Applied Behavior Analysis. v. 29, p. 451-469, issn: 0021-8855, 1996.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. BRASOLOTTO, A. G. ; ROSE, J. C. C. ; STODDARD, L. T. ; de SOUZA, D. G.. Stimulus Control Analysis Of Language Disorders: A Study Of Substitution Between Voiced And Unvoiced Consonants.. The Analysis of Verbal Behavior. v. 11, p. 31-42, issn: 0889-9401, 1993.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. de Rose, Julio C (Org.) ; GIL, M. S. C. A. (Org.) ; de Souza, DdG (Org.). Comportamento Simbólico: Bases Conceituais e Empíricas. 1a ed. Marilia: Cultura Acadêmica, 2014. v. 1, p. 469.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. FREITAS, M. C. ; REIS, T. S. ; de Rose, J. C. ; DE SOUZA, DEISY G. Delineamentos de pesquisa na escola. Em: Silvia Regina de Souza; Veronica Bender Haydu; Carlos Eduardo Costa. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Contexto Educacional. 1ed.Londrina. : EDUEL. 2016.p. 11-34.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. HANNA, E. S. ; de SOUZA, D. G. ; R.M.Melo ; QINTEIRO, R. S. ; ROSE, J. C. C.. O ensino de leitura e escrita a escolares de risco: ensino de cópia e desempenho em ditado. Em: Eniceia G. Mendes; Maria Amelia Almeida; Lucia C. A. Williams. (Org.). Temas em Educação Especial: Avanços recentes. São Carlos - SP. : EDUFSCAR. 2004.p. 263-269.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; HANNA, E.s. ; CALCAGNO, S. ; GALVÃO, Olavo de Faria. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita e a construção de um currículo suplementar. Em: M. M. Hübner; M. Marinotti. (Org.). Análise do Comportamento para a Educação: Contribuições recentes. Santo André - SP. : ESETEC. 2004.p. 177-203.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; HANNA, E.s. ; de Rose, T. M. S. ; CALCAGNO, S. ; FONSECA, M. L.. Ensino de leitura a alunos de risco: desenvolvimento de um currículo suplementar. Em: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, v. 1, p. CO223, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. da Costa, A. R. A. ; DOMENICONI, C. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Exclusão por crianças pequenas em brincadeiras de esconder. Em: XXXII Reuniao Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópilis. Resumos de Comunicação Científica da XXXII Reunião Anual de Psicologia, v. 1, p. 131-131, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. BANDINI, C. S. M. ; de SOUZA, D. G. ; M. L. Fonseca ; ROSE, J. C. C.. Emergência de leitura generalizada como função de pistas adicionais ao texto. Em: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 31-31, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. CARVALHO, A. E. N. ; de SOUZA, D. G. ; ROSA FILHO, A. B. ; M. L. Fonseca ; Assumpção, Y. ; ROSE, J. C. C.. O uso do computador como instrumento de ensino: Analisando sua eficácia na aplicação de um programa individualizado de ensino de leitura. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, p. 50, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A. ; GAROTTI, M. F.. Reorganização de classes de equivalência após reversões da linha de base. Em: XXIX ReuniãO Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, v. 1, p. 51-51, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. CORRADI, A. A. ; ROSA FILHO, A. B. ; de SOUZA, D. G. ; ROSE, J. C. C.. Eficácia de um programa de ensino de leitura em função do uso de material convencional ou informatizado, da quantidade de palavras por unidade de ensino e da presença ou não de figuras como pistas adicionais ao texto. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas da XXIX Reunião Anual de Psicologia, p. 77-78, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Camila Domeniconi (9.0)
        1. ZAINE, I. ; DOMENICONI, C. ; DE ROSE, JULIO C.. Exclusion performance and learning by exclusion in dogs. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 105, p. 362-374, issn: 0022-5002, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ZAINE, ISABELA ; DOMENICONI, Camila ; DE ROSE, JULIO C.. Simple and Conditional Discrimination and Specific Reinforcement in Teaching Reading: An Intervention Package. The Analysis of Verbal Behavior. v. 30, p. 193-204, issn: 0889-9401, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. DOMENICONI, Camila ; DE ROSE, JÚLIO C. ; PEREZ, WILLIAM F.. Effects of Correspondence Training on Self-Reports of Errors During a Reading Task. The Psychological Record. v. 64, p. 381-391, issn: 0033-2933, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. FERREIRA, P. R. DOS S. ; DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C.. As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 257-278, issn: 0188-8145, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C. ; HUZIWARA, Edson Massayuki. Equivalência de estímulos em participantes com Síndrome de Down: Efeitos da utilização de palavras com diferenças múltiplas ou críticas e análise de controle restrito de estímulos (no prelo). Revista Brasileira de Análise do Comportamento. v. 3, p. 235-249, issn: 1807-8338, 2007.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (8.0)
        1. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GAROTTI, M. F. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A. ; Maria Stella A. Gil. Reorganization of equivalence classes after reversal of baseline relations. The Psychological Record. v. 50, n. 1, p. 35-48, issn: 0033-2933, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. de Rose, J. C.; GIL, Maria Stella C. de Alcantara. Para uma análise do brincar e de sua função educacional - a função educacional do brincar. Em: M. Z. S. Brandão; F. C. S. Conte; F. S. Brandão; I. Ingberman; C. B. de Moura; V. M. da Silva; S. M. Oliane. (Org.). Sobre comportamento e cognição. A história e os avanços, a selação por consequências em ação.. Santo André. : ESETec Editores Associados. 2003.v. 11, p. 373-382.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. GIL, Maria Stella C. de Alcantara ; de Rose, J. C.. Regras e contingências sociais na brincadeira de crianças. Em: M. Z. S. Brandão; F. C. S. Conte; F. S. Brandão; I. Ingberman; C. B. de Moura; V. M. da Silva; S. M. Oliane. (Org.). Sobre comportamento e cognição. A história e os avanços, a seleção por consequências em ação.. Santo André. : ESETec Editores Associados. 2003.v. 11, p. 383-389.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. de Rose, J. C.; GIL, Maria Stella C. de Alcantara. A behavioural analysis of games with rules. Em: Fourth European Meeting for the Experimental Analysis of Behaviour, 2000, Amiens. Fourth European Meeting for the Experimental Analysis of Behaviour. Amiens: Université de Picardie Jules Verne, v. 1, p. 77-78, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. GIL, Maria Stella C. de Alcantara ; Robles, H. S. M. ; de Rose, J. C.. Playing with parterns as a behavioural cusp. Em: Fourth European Meeting for the Experimental Analysis of Behaviour, 2000, Amiens. Fourth European Meeting for the Experimental Analysis of Behaviour. Amiens: Universitié de Picardice Jules Verne, v. 1, p. 83-83, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SOUZA, Deisy das Graças de ; DE_ROSE, J. C. C. ; LUNA, R. C. M. M. ; GIL, M. S. C. A. ; GAROTTI, M. F.. Reorganização de classes de equivalência após reversões da linha de base. Em: XXIX ReuniãO Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas - SP. Resumos de comunicação científica. Ribeirão Preto: Legis Summa, v. 1, p. 51-51, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. GIL, Maria Stella C. de Alcantara ; de Rose, J. C.. A brincadeira com parceiros como transição comportamental. Em: XIV Congreso Mexicano y II Ibero e Interamericano de Analisis de la Conducta, 1999, Guadalajara. Programa y Resumenes: XIV Congreso Mexicano y II Ibero e Interamericano de Analisis de la Conducta. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, v. 1, p. 150-150, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (6.0)
        1. OLIVEIRA, E. C .A. ; de ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D.. Um questionamento do desamparo aprendido como modelo experimental de depressão: Estimulação aversiva incontrolável e a aprendizagem. Em: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental., 2002, Londrina, PR. Anais do XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p. 209-210, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, E. C .A. ; de ROSE, J. C. C. ; REIS, M. J. D.. Desamparo aprendido na aprendizagem e reversão de esquemas múltiplos em sessões de longa duração. Em: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica da XXXII Reunião Anual de Psicologia, p. 129-129, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. COSTA, T. D. ; REIS, M. J. D. ; DUBE, W. V. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Aprendizagem de discriminação concorrente: efeitos da reversão total ou parcial em ratos. Em: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos do X Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p. 56-56, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. COSTA, T. D. ; REIS, M. J. D. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Uma possível contribuição metodológica para os estudos sobre a aprendizagem de discriminação concorrente: sessões de longa duração. Em: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos do X Encontro da ABPMC, p. 56-57, 2001.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. REIS, M. J. D.; DUBE, W. V. ; de ROSE, J. C. C. ; COSTA, T. D.. Efeitos de reversão total ou parcial sobre a aprendizagem de discriminação concorrente sob esquemas em vr/drl com ratos: uma replicação. Em: VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 2000, Serra Negra. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, p. 157-157, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. REIS, M. J. D.; COSTA, T. D. ; ROSE, Júlio César Coelho de. Efeitos de reversão total ou parcial sobre a aprendizagem de discriminação concorrente sob esquemas de VR/DRL com ratos: uma replicação. Em: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia., 1999, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas da XXIX Reunião Anual da SBP, p. 61-61, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Ana Lúcia Rossito Aiello (1.0)
        1. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, T. M. S. ; AIELLO, A.L.R.. Stimulus Equivalence And Generalization In Reading After Matching To Sample By Exclusion. Em: S C Hayes; L J Hayes. (Org.). Understanding verbal relations. Reno - EUA. : CONTEXT PRESS. 1992.p. 69-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Mariéle de Cássia Diniz Cortez (1.0)
        1. OLIVEIRA, M. A. ; Cortez, M. D. ; de Rose, J. C.. Efeitos do Contexto de Grupo no Autorrelato de Crianças sobre seus Desempenhos em um Jogo Computadorizado. Perspectivas em Análise do Comportamento. v. 7, p. 70-85, issn: 2177-3548, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Julio Cesar Coelho de Rose ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
        1. ALMEIDA, J. H. ; BORTOLOTI, R. ; FERREIRA, P. R. DOS S. ; SCHELINI, P. W. ; de Rose, J. C.. Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 27, p. 272-281, issn: 0102-7972, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52