Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ana Lucia Rossito Aiello

possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (1979), graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, autismo, família, mães com deficiência intelectual e intervenção precoce. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7544189440874179 (08/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1989-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luiz, Km 235 MONJOLINHO 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518463 Fax: (16) 33518362 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/~dpsi/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Efeito de capacitacao com agentes comunitarios de saude sobre identificacao precoce dos sinais do transtorno do espectro autista
      Descrição: Capacitar agentes comunitários a identificar sinais precoces do Transtorno do Espectro autista. 4 sessões de capacitação e 3 de entrevistas e avaliações são realizadas. Os dados coletados são analisados via testes estatisticos. Espera-se contribuir para a identificação precoce de TEA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Lúcia Rossito Aiello - Coordenador / Suélen Mariana Gorni - Integrante.
      Membro: Ana Lucia Rossito Aiello.
    2. 2000-Atual. Autismo e seus sinais precoces: identificacao, avaliacao e intervencao
      Descrição: O presente projeto visa: 1) identificar e descrever os sinais precoces de autismo; 2) elaborar e avaliar instrumentos de medidas válidos e sensíveis para detectar esses sinais; 3) propor e avaliar a eficácia de programas de intervenção precoce mais específicos às necessidades dos bebês e seus familiares; e 4) elaborar e implementar alertas para os profissionais de saúde sobre seu papel nessa identificação de sinais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Lúcia Rossito Aiello - Coordenador.
      Membro: Ana Lucia Rossito Aiello.
    3. 1996-Atual. Intervencao domiciliar com familias de individuos portadores de necessidades educativas especiais: Uma relacao de parceria
      Descrição: A literatura tem apontado a extraordinária vulnerabilidade de crianças em risco para atraso de desenvolvimento devido a fatores ambientais e biológicos, assim como as crianças com deficiências estabelecidas. Pobreza, prematuridade e baixo peso, dificuldades nas habilidades de ser pai/mãe, abuso e negligência, exposição pré-natal a drogas ilícitas ou álcool, contínua exposição a substancias tóxicas na infância e outros fatores constituem riscos bem conhecidos que podem comprometer significativamente o desenvolvimento e a saúde das crianças. Intervenção precoce (IP) compreende um conjunto de apoios, serviços e experiências para prevenir ou minimizar problemas o mais cedo possível. Normalmente, crianças que recebem IP estão em risco para problemas (de desenvolvimento, emocional, social, comportamental e escolares) por causa de fatores biológicos (por ex. deficiências) e/ou ambientais (por ex. pobreza, exposição a substâncias tóxicas), como dito anteriormente. Nesse sentido o projeto visa: 1. Avaliar e ensinar habilidades parentais a mães com deficiência mental cujos filhos estejam na faixa etária de zero a seis anos, bem como investigar o apoio que recebem de seus familiares e da comunidade; 2. Descrever e analisar as interações entre os diferentes membros da família (por exemplo, pai, irmãos e avós) em situações de brincadeira e vida diária cujo filho (irmão ou neto) seja portador de deficiência; 3. Identificar junto a pediatras ou residentes em pediatria quais conteúdos de desenvolvimento infantil possibilitariam diagnósticos de atrasos de desenvolvimento mais precoce; 4. Identificar os efeitos da contaminação por chumbo no desenvolvimento infantil,bem como intervir buscando por estratégias de intervenção de menor custo e maior benefício para criança e família. O projeto possui 2 Bolsistas de Iniciação Científica e 1 Bolsista de Doutorado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Lúcia Rossito Aiello - Coordenador / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / Tatiane Marega - Integrante / Nancy Capretz Batista da Silva - Integrante / Máyra Ribeiro - Integrante / Glauce Munira da Silveira - Integrante / Débora Estela M. Pereira - Integrante / Ana Regina Lucato Sigolo - Integrante / Raquel Fraga Munuera - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Não informado / PIBIC/CNPq/UFSCar - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Ana Lucia Rossito Aiello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.O inventário portage operacionalizado: diferentes possibilidades de avaliação e intervenção. 2013. (Outra).
      2. 11 Jornada de Análise do Comportamento.Intervenção com Famílias: "Como pensar a intervenção com famílias na sua relação com a escola?. 2012. (Outra).
      3. 42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2011. (Outra).
      4. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento.Contribuições da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. 2011. (Simpósio).
      5. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Autismo e Inclusão escolar: realidade ou ficção? (Mesa Redonda). 2010. (Congresso).
      6. Simpósio de Cooperação Binacional: Intervenção Familiar e Desenvolvimento Infantil.O envolvimento de mães com deficiência intelectual nos cuidados de seus filhos, apresentado na Mesa Redonda: Promovendo a participação da família NEE no atendimento de crianças. 2010. (Simpósio).
      7. V Encuentro Iberoamericano de Educación.Há identificação precoce de sinais de atraso no desenvolvimento infantil nos Programas de Saúde da Família?, apresentado na Mesa Redonda: Atención a la diversidad. 2010. (Encontro).
      8. XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.O envolvimento dos pais na intervenção do indivíduo com necessidades especiais, apresentado no Simpósio: Adesão ao tratamento e desafios na intervenção. 2010. (Encontro).
      9. 1º Congresso Internacional do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP e XIII Encontro de Amigos pelo Autismo AMA. Comportamento Comunicativo de crianças autistas. 2007. (Congresso).
      10. III Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCar. Intervenção e prevenção com famílias especiais. 2007. (Congresso).
      11. International Special Education Forum. Rendimiento académico de niños contaminados por plomo: Un estudio comparativo y longitudinal. 2007. (Congresso).
      12. IV Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. Nível sócio-econômico, stress e ambiente domiciliar de pais de crianças com deficiência mental. 2007. (Congresso).
      13. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Estudo longitudinal dos efeitos do chumbo em crianças pré-escolares. 2007. (Congresso).
      14. XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O papel das avós na família de crianças com deficiência: Resultados parciais. 2007. (Congresso).
      15. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Crianças com síndrome de down: Ambiente domiciliar e stress dos pais. 2006. (Congresso).
      16. XV th Biennial International Conference on Infant Studies. Using the operacionalized Portage inventory to intervene with low-income Brazilian children. 2006. (Congresso).
      17. XXXVI Reunião Anual de Psicologia. Avaliação diagnóstica com família de criança em risco de atraso no desenvolvimento. 2006. (Congresso).
      18. 57ª Reunião Anual da SBPC. Instrumentos para avaliação do ambiente familiar visando à inclusão. 2005. (Congresso).
      19. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A eficácia do Inventário Portage Operacionalizado e do Inventário HOME como instrumentos complementares de pesquisa. 2005. (Congresso).
      20. II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Análise do desenvolvimento de crianças de um a três anos de idade contaminadas por chumbo. 2005. (Congresso).
      21. III Congresso de Pós- Graduação da UFSCar. O impacto de aspectos individuais e da família sobre a interação entre irmãos especiais. 2005. (Congresso).
      22. II Workshop de Grupos de Pesquisa da UFSCar.Intervenção e prevenção com famílias. 2005. (Outra).
      23. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Efeitos da inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na auto-estima e stress em seu irmão não-deficiente. 2005. (Congresso).
      24. XXXV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. A interação entre irmãos especiais e a influência do apoio social da família e da idade dos irmãos. 2005. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. ALMEIDA, Maria Amelia ; AIELLO, A.L.R. ; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. V Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 2001. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Deisy das Graças de Souza (6.0)
        1. de SOUZA, D. G.; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: O projeto da UFSCAR. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. HANNA, E. S. ; QUINTEIRO, R. S. ; CAMPOS, S. N. M. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; de ROSE, J. C. C. ; AIELLO, A.L.R.. Procedimentos de resposta construída e aquisição de leitura e escrita generalizada. Em: VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1998, Gramado-SC. Resumo dos Anais do VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Gramado-SC: ANPEPP, v. 1, p. 52, 1998.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R.. Métodos de controle de estímulos para ensinar leitura e escrita. Em: V Latini Dies, 1997, Cascais. Resumos nos Anais do V Latini Dies. Cascais - Portugal: Latini Dies, 1997.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; HANNA, E. S.. Stimulus control methods to reach reading and spelling. Em: 30th Gatlinburg Conference on Research and Theory in mental Retardation and Developmental Disabilities, 1997, Riverside, CA. Final Program of the 30th Gatlinburg Conference on Research and Theory in mental Retardation and Developmental Disabilities, v. 1, p. 118, 1997.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; HANNA, E. S.. O papel da equivalência de estímulos e da recombinação de unidades mínimas no desenvolvimento de leitura e escrita. Em: V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, 1994, Caxambú. Anais do V Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP, p. 23-23, 1994.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; AIELLO, A.L.R. ; PEREIRA, A. B. ; GOMES, L. S. ; FONSECA, M. L. ; DUARTE, G. M. ; FONTES, N. ; CESARETTI, R. E. ; ZANOTTO, M. A. C. ; BERNARDES, A. C.. Teaching Generalized Reading And Spelling Through Stimulus Equivalence and Recombination Of Units. Em: XIX Annual Convention of Association for Behavior Analysis, 1993, Chicago. Anais da XIX Annual Convention of Association for Behavior Analysis. Chicago - EUA: Association for Behavior Analysis, p. 539-539, 1993.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Maria de Jesus Dutra dos Reis (2.0)
        1. de SOUZA, D. G.; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: O projeto da UFSCAR. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, M. C. ; ROSE, T. M. S. ; FERRARI, C. ; AIELLO, A.L.R. ; REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; de ROSE, J. C. C.. A Psicologia da Aprendizagem na formação de professores: implantação e avaliação de um curso programado individualizado de Psicologia da Aprendizagem. Em: XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Resumo nos Anais da XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 213, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Debora de Hollanda Souza (1.0)
        1. de SOUZA, D. G.; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: O projeto da UFSCAR. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Elizabeth Joan Barham (1.0)
        1. de SOUZA, D. G.; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: O projeto da UFSCAR. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (1.0)
        1. de ROSE, J. C. C. ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, T. M. S. ; AIELLO, A.L.R.. Stimulus Equivalence And Generalization In Reading After Matching To Sample By Exclusion. Em: S C Hayes; L J Hayes. (Org.). Understanding verbal relations. Reno - EUA. : CONTEXT PRESS. 1992.p. 69-82.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Lúcia Rossito Aiello ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
        1. de SOUZA, D. G.; de Rose, J. C. ; NALE, N. ; ALMEIDA, Nancy V Fonseca de ; REIS, M. J. D. ; GIL, M. S. C. A. ; AIELLO, A. L. R. ; ROSE, Tania Maria Santana de ; DiLollo, M. C. ; CORTEGOSO, A. L. ; DEL_PRETTE, Z. A. P. ; SCHELINNI, P. ; Souza, D. H. ; KUBO, O. M. ; PARDO, M. B. L.. Graduação em Psicologia: O projeto da UFSCAR. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto). v. 14, p. 153-175, issn: 1413-389X, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47