Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Camila Domeniconi

Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Pós doutorado na Universidade do Minho e na Universidade de Barcelona. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Docente do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CPNq. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9684535663947328 (13/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rod. Washington Luis Km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33519593 Fax: (16) 33518492
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2016-Atual. Avaliacao de um programa para ampliacao das interacoes comunicativas com pais e professores de pre-escolares
      Descrição: Estudos fundamentados em diferentes orientações teóricas convergem sobre a importância da interação entre adultos e crianças para o incremento das interações comunicativas. O presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito de um programa baseado em leitura compartilhada para o aumento do vocabulário expressivo e receptivo e também para o aumento no número e duração de conversações iniciadas pela criança pré-escolar inserida em regiões com baixo nível sócio econômico. O projeto é composto por três estudos. O Estudo 1 prevê a aplicação do programa pelos professores nas escolas, o segundo estudo prevê a adaptação de um instrumento observacional utilizado em sala de aula para avaliação das interações comunicativas em casa e o terceiro prevê a aplicação do programa pelos pais em suas casas. O programa proposto nos estudos 1 e 3 está baseado na leitura compartilhada de 18 livros. Participarão do projeto 20 professores de pré-escola no primeiro estudo, 20 famílias no terceiro estudo e as respectivas crianças (alunos ou filhos). Para avaliação do programa estão previstas as seguintes etapas: 1) pré-testes e observações para avaliar o repertório expressivo, receptivo, a quantidade e duração das interações comunicativas iniciadas pelas crianças; 2) programa aplicado pelos familiares ou professores; 3) repetição dos testes e observações sistemáticas após o programa. A efetividade do programa de leitura compartilhada será avaliada pela análise das diferenças nos repertórios de pré e pós teste e nas diferenças entre os grupos experimental e controle nos estudos 1 e 3. Será realizado um follow-up após 45 dias para verificar a manutenção dos repertórios ensinados. A estrutura do programa proposto pode providenciar estimulação complementar para o aprimoramento da linguagem oral e fornecer elementos importantes para comparação da efetividade do método em diferentes contextos de aplicação. A adaptação do instrumento observacional, proposta para o estudo 2, pode ser útil para intervenções futuras que visem avaliar e assessorar diferentes agentes educacionais, como pais e professores, com vistas a ampliar as interações comunicativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Priscila Benitez - Integrante / GRÀCIA, MARTA - Integrante / Ana Rubia Saes Menotti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Camila Domeniconi.
    2. 2015-Atual. Los Sistemas de Soporte a la toma de Decisiones (SSD) docentes y el desarrollo de la competencia linguistica (hablar y escuchar)
      Descrição: En base a trabajos anteriores realizados por el equipo sobre la enseñanza de la lengua oral en contexto escolar y las dificultades que entraña contribuir al desarrollo de la competencia lingüística (hablar y escuchar) de los alumnos, este proyecto se diseña como una prueba de concepto y se centra en la implementación de sistemas de soporte a la toma de decisiones (SSD) con el fin de empoderar a los maestros respecto a la autoregulación de su eficacia docente en la enseñanza de la lengua oral. En primer lugar, profundizamos sobre las estrategias que utilizan los docentes para contribuir al desarrollo de la competencia lingüística (hablar y escuchar) de sus alumnos. En segundo lugar, investigamos los efectos que el uso de sistemas de soporte a la toma de decisiones tienen en el empoderamiento y la capacidad de autoregulación de los maestros respecto a las estrategias y habilidades de enseñanza de la lengua oral, y su repercusión en el desarrollo de la competencia lingüística de los alumnos. Finalmente, nos proponemos revisar los sistemas de apoyo a la toma de decisiones diseñados, desarrollados y implementados con el fin de mejorarlos. Los objetivos generales del proyecto son los siguientes: 1.Diseñar, desarrollar e implementar un sistema de soporte a la toma de decisiones (SSD) que permita mejorar el análisis, identificar los puntos débiles y proporcionar sugerencias de mejora en relación con la competencia lingüística de los alumnos. 2. Analizar las estrategias del docente vinculadas a la enseñanza de la lengua oral respecto a la gestión de la conversación, la explicitación de los objetivos lingüísticos y las funciones y las estrategias educativas. 3. Evaluar la competencia lingüística (hablar y escuchar) de los alumnos. 4. Implementar estrategias dirigidas a promover prácticas docentes eficaces que contribuyan al desarrollo de la competencia lingüística de los alumnos. 5. Verificar la incorporación de las actuaciones docentes encaminadas a favorecer el desarrollo de la competencia lingüística de los alumnos. 6. Validar la utilización de los SSD dentro del ámbito docente y analizar los resultados obtenidos para realizar las mejoras y adecuaciones necesarias. Los resultados esperables concuerdan con las dos finalidades del proyecto. Por un lado, el proyecto de investigación se dirige hacia objetivos propios de la ciencia básica, y más concretamente a preguntas sobre el desarrollo de la competencia lingüística y su relación e interdependencia con la cultura y con las características del input. En este sentido, un primer grupo de resultados se refiere al conocimiento y la relación entre las estrategias docentes y el desarrollo de la competencia lingüística de los alumnos. Por otro lado, el proyecto de investigación pretende poner de manifiesto la utilidad de los SSD en el ámbito educativo y, concretamente, en aras de empoderar a los maestros y ayudarles a tomar decisiones sobre su práctica docente, sus estrategias discursivas y de gestión de la comunicación y adecuación del entorno, con el fin de contribuir al desarrollo de la competencia lingüística de alumnos escolarizados en centros social, geográfica y lingüísticamente diversos PALABRAS CLAVE: competencia lingüística, análisis de la práctica docente, Sistemas de Soporte a Decisiones (SSD), empoderamiento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Domeniconi - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / GRÀCIA, MARTA - Coordenador / VEGA, FÀTIMA - Integrante / Daniela Bitencourt - Integrante / Maria Josep Jarque - Integrante / Carles Riba Santos - Integrante.
      Membro: Camila Domeniconi.
    3. 2013-2016. Diagnostico do repertorio de leitura e intervencao com novas tecnologias de ensino para alunos de escolas com baixos niveis na Prova Brasil.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Júlio C de Rose - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Elenice Seixas Hanna - Integrante / Grauben Assis - Integrante / Solange Calcagno - Integrante / Olivia Kato - Integrante / Carolina Coury Silveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Domeniconi.
    4. 2012-2015. Ensino da Compreensao Textual para Criancas com Desenvolvimento Tipico com uso Sistematico de Reforcamento Arbitrario
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Priscila Benitez - Integrante / Graziela Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Domeniconi.
    5. 2012-2014. Ensino de leitura de palavras a criancas autistas incluidas no ensino regular: uma proposta metodologica
      Descrição: Leitura e escrita são consideradas habilidades básicas para o desenvolvimento do repertório acadêmico. A despeito da importância desses repertórios, a aquisição deles não vem sendo garantida a todos os aprendizes, ao contrário, dificuldades na alfabetização podem ser observadas, especialmente em alunos com diagnóstico de autismo, incluídos na rede regular de ensino. O presente projeto tem como objetivo implementar e avaliar um programa de ensino de leitura direcionado a crianças autistas inseridas na rede regular de ensino. O programa terá como base o ensino alternado entre palavras isoladas, apresentadas por meio do computador e palavras contextualizadas em livros de histórias e será aplicado pelos professores responsáveis pelo atendimento educacional especializado (AEE) e pelos pais das crianças participantes. O procedimento será baseado em um esquema de delineamento com tratamentos alternados, a partir do qual serão avaliadas as intervenções: 1) a ser aplicada pelo professor do AEE, baseada no uso de um programa informatizado para ensinar palavras isoladas (condição A); 2) a intervenção a ser conduzida pelo pai, composta pela aplicação de um livro com histórias, em que será contextualizada a palavra de ensino (condição B); ou 3) a aplicação simultânea do programa informatizado pelo professor do AEE e a utilização dos livros de leitura pelos pais (condição AB). Serão recrutados seis aprendizes com diagnóstico de autismo, os seis professores de AEE e seis pais. Os seis aprendizes serão expostos a três condições alternadas, ao longo de quatro unidades de ensino. Serão aplicados instrumentos de pré-teste, ao longo de cada unidade de ensino, pós-teste e no follow-up. Para análise de dados, será comparado o desempenho do aprendiz em cada momento de avaliação, o número de sessões necessárias por passo de ensino e também será realizada uma análise qualitativa baseada no comportamento dos professores de AEE e dos pais enquanto monitores. Espera-se que os resultados produz. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Priscila Benitez - Integrante / Camila Graciela Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Domeniconi.
    6. 2010-2012. Responder por exclusao em tarefas de discriminacao temporal
      Descrição: Investigação sobre o padrão de resposta de estudantes, pombos e cães em tarefas de discriminação temporal e testes de generalização e excplusão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Camila Domeniconi.
    7. 2008-2013. APLICACAO DO PROGRAMA DE LEITURA POR PAIS DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA MENTAL: PROPOSTA DE AMPLIACAO DO ACESSO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO BEM SUCEDIDA
      Descrição: O crescente contingente de crianças com dificuldades em aprender a ler e a escrever no Brasil é uma realidade com a qual convivemos há alguns anos. Apesar da tendência em atribuir as causas para o fracasso escolar ao próprio aluno, alguns pesquisadores tem empreendido esforços para construção de metodologias diferenciadas de ensino que atendam às necessidades de aprendizes com repertórios e histórias de vida diferenciados. Nessa direção um grupo de analistas do comportamento desenvolveu um software que vem sendo largamente utilizado, em ambiente controlado de laboratório, com resultados comprovadamente positivos na direção de ensinar habilidades básicas de leitura e escrita. O software possui algumas das características consagradas como favoráveis para aprendizagem de quaisquer conteúdos por qualquer pessoa, a saber, velocidade e grau de dificuldade programadas de forma gradual e individualizada e fornecimento de feedback constante para o desempenho do aprendiz. Devido aos resultados positivos algumas tentativas de ampliar o acesso de diferentes populações a este software de ensino vem sendo implementadas e bem vindas também pela comunidade científica. Sendo assim o presente projeto propõe uma possibilidade de ampliação do acesso do programa de leitura para pessoas com deficiência mental. O projeto propõe que seus pais ou responsáveis sejam treinados para atuarem como monitores do programa de leitura, aplicando as sessões junto aos seus filhos e atuando como fonte extra de motivação e reforço social para estes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Domeniconi.
    8. 2008-Atual. INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNICAO E ENSINO
      Descrição: O INCT reúne pesquisadores da UFSCar, USP, UnB, UNESP, UFPA e UMMS (EUA) e focaliza ciência e tecnologia comportamental sobre o funcionamento simbólico e seus déficits, particularmente em crianças (e.g. habilidades disfuncionais de comunicação, desenvolvimento atrasado de linguagem devido a surdez congênita, fracasso em leitura e matemática, etc). Progresso substancial foi feito no desenvolvimento de modelos de laboratório de funcionamento simbólico e seus precursores (incluindo modelos animais) e no desenvolvimento de metodologia para 1) avaliação e remediação de déficits de comunicação simbólica em crianças com surdez congênita ou adquirida, 2) aplicação em intervenções precoces com bebês e crianças pequenas (com ou sem distúrbios neuro-desenvolvimentais), 3) prevenção e remediação de déficits em leitura, escrita e matemática. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Domeniconi - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Ana Karina Arantes - Integrante / Paulo Ferreira - Integrante / Romariz Barros - Integrante / William McIlvane - Integrante / William Dube - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Integrante / Olavo Galvão - Integrante / Martha Hubner - Integrante / Paula Debert - Integrante.
      Membro: Camila Domeniconi.
    9. 2007-2013. Treino Discriminativo e Teste de Transferencia de Funcao em Caes: Uma Proposta de Analise do Potencial Simbolico de Infra-Humanos.
      Descrição: O presente estudo propõe uma continuidade às investigações sobre comportamento simbólico em espécies infra-humanas. Tendo em vista a proposta da Análise do Comportamento de trabalhar com a formação de relações simbólicas utilizando o paradigma de Equivalência de Estímulos e adicionando as ampliações metodológicas propostas posteriormente, pretende-se realizar dois estudos com cães. No primeiro deles os animais serão treinados a responderem a estímulos definidos experimentalmente como positivos em um esquema de discriminações simples simultâneas entre três pares de estímulos. No estudo 2 pretende-se ensinar uma discriminação condicional entre um estímulo novo e um estímulo positivo de um dos pares treinados anteriormente e um outro condicional novo ao estímulo negativo do par treinado anteriormente. Após os treinos serão realizados testes para verificação da transferência de função dos estímulos novos treinados com um dos pares para outros pares de estímulos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Camila Domeniconi.
    10. 2006-Atual. Ensino de relacao arbitraria entre nomes e objetos apos tentativas de exclusao em ambiente estruturado com criancas pequenas
      Descrição: O propósito do presente trabalho foi investigar efeitos de uma única tentativa de exclusão sobre a aprendizagem das relações entre os nomes e os brinquedos relacionados a eles em situação de brincadeira com seis crianças pequenas. Durante o treino de estabelecimento das relações condicionais entre os nomes ditados existiam diversos brinquedos familiares disponíveis e a tarefa consistiu em escolhas de acordo com o modelo ditado ditado pelo experimentador. Em seguida, foram realizados três blocos de testes de exclusão e aprendizagem após uma única tentativa de exclusão. Para a realização dos testes foram utilizados nomes inventados correspondendo a brinquedos indefinidos, também inventados pelo experimentador. Os resultados mostraram que durante o treino todas as crianças responderam sob controle dos modelos ditados pelo experimentador. Durante os testes de exclusão todas as crianças escolheram os brinquedos indefinidos condicionalmente aos nomes indefinidos. Nos testes de aprendizagem após uma única tentativa de exclusão, cinco das seis crianças não mostraram resultados conclusivos indicando que uma única tentativa de exclusão não foi suficiente para o estabelecimento das relações entre os nomes e os brinquedos, replicando dados anteriores obtidos com tarefas de discriminação condicional programadas no computador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Camila Domeniconi - Coordenador / Aline Roberta Aceituno da Costa - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante / Ana Karina Arantes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Camila Domeniconi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Mencao Honrosa em Premio Capes de Tese (orientadora), Capes.. 2016.
      Membro: Camila Domeniconi.
    2. Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira (categoria mestrado - Orientadora)., Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2011.
      Membro: Camila Domeniconi.
    3. II Prêmio Paradigma de Análise do Comportamento (categoria monografia - orientadora), Paradigma Núcleo de Análise do Comportamento.. 2009.
      Membro: Camila Domeniconi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. 2007 International Conference of The Association for Behavior Analysis International. Stimulus control with compound stimuli. 2007. (Congresso).
    2. XVI Encontro da Associação Brasileira de Medicina e Psicoterapia Comportamental. A categorização skinneriana das extensões do operante verbal tacto e o seu papel na interpretação dos comportamentos verbais combinatoriamente originais. 2006. (Congresso).
    3. XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Análise Experimental da Mentira. 2006. (Congresso).
    4. XXXVI Reunião Anual de Psicologia. Aprendizagem de relações simbólicas treinadas sob controle do estímulo negativo. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. Hanna, E.S. ; DOMENICONI, C. ; Natalino, P.. Seminário sobre Tecnologias Alternativas para Alfabetização: contribuições da Análise do Comportamento. 2015. Congresso
    2. DOMENICONI, CAMILA; Benitez, P. ; SILVEIRA, C. C. ; Garcia, L.G. ; Menotti, A.R.S. ; Donadeli, J.M ; de Souza, M. A. ; Freitas, M.C. ; Moreli, P ; Aguiar, M.. I Simpósio Internacional de Avaliação e Ensino de Linguagem. 2015. Congresso
    3. DOMENICONI, C.; Patrian, A.C. ; Médici, A. D. ; Prezenszky, B.C. ; Leugi, G. B. ; Ferreira, H. G. ; Rabelo, L. Z. ; Bezerra, M. S.L. ; Martins, M. R. ; Benitez, P. ; Montagnoli, T. A.S.. VIII Jornada de Análise do Comportamento - JAC UFSCar. 2009. Congresso
    4. Patrian, A.C. ; Leugi, G. B. ; Ferreira, H. G. ; Rabelo, L. Z. ; Bezerra, M. S.L. ; Montagnoli, T. A.S. ; DOMENICONI, C. ; Rodrigues, N. C. ; Filho, S.R.P.. VII Jornada de Análise do Comportamento. 2008. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Camila Domeniconi ⇔ Julio Cesar Coelho de Rose (9.0)
      1. ZAINE, I. ; DOMENICONI, C. ; DE ROSE, JULIO C.. Exclusion performance and learning by exclusion in dogs. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. v. 105, p. 362-374, issn: 0022-5002, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZAINE, ISABELA ; DOMENICONI, Camila ; DE ROSE, JULIO C.. Simple and Conditional Discrimination and Specific Reinforcement in Teaching Reading: An Intervention Package. The Analysis of Verbal Behavior. v. 30, p. 193-204, issn: 0889-9401, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DOMENICONI, Camila ; DE ROSE, JÚLIO C. ; PEREZ, WILLIAM F.. Effects of Correspondence Training on Self-Reports of Errors During a Reading Task. The Psychological Record. v. 64, p. 381-391, issn: 0033-2933, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FERREIRA, P. R. DOS S. ; DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C.. As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta Comportamentalia. v. 18, p. 257-278, issn: 0188-8145, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C. ; HUZIWARA, Edson Massayuki. Equivalência de estímulos em participantes com Síndrome de Down: Efeitos da utilização de palavras com diferenças múltiplas ou críticas e análise de controle restrito de estímulos (no prelo). Revista Brasileira de Análise do Comportamento. v. 3, p. 235-249, issn: 1807-8338, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Domeniconi ⇔ Deisy das Graças de Souza (6.0)
      1. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; GRISANTE, P. C. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; SOUZA, D. G.. Naming New Stimuli After Selection by Exclusion. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). v. 23, p. 217-224, issn: 0103-863X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; COSTA, ALINE R. A. ; SCHMIDT, ANDRÉIA ; DOMENICONI, C. ; SOUZA, DEISY G.. Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças. Temas em Psicologia. v. 21, p. 469-482, issn: 2175-3652, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; ROSE, Julio Cesar Coelho de ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle restrito de estímulos em participantes com Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico. Interação (Curitiba). v. 13, p. 91-101, issn: 1516-1854, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DOMENICONI, C.; COSTA, Aline Roberta Aceituno da ; SOUZA, Deisy das Graças de ; ROSE, Júlio C de. Responder por exclusão em crianças de 2 a 3 anos em uma situação de brincadeira. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 20, p. 342-350, issn: 0102-7972, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Costa, A.R.A. ; DOMENICONI, C. ; SOUZA, Deisy das Graças de. Controle de estímulos, mapeamento simbólico emergente e aquisição de vocabulário. Em: Júlio César de Rose: Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil; Deisy das Graças de Souza. (Org.). Comportamento simbólico: bases conceituais e empíricas. 1ed.Marília / São Paulo. : Oficina Universitária / Cultura Acadêmica. 2014.v. 1, p. 269-308.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, Deisy das Graças de ; de Rose, J. C. ; DOMENICONI, Camila. Applying relational operants to reading and spelling. Em: Ruth Anne Rehfeldt, Yvonne Barnes-Holmes. (Org.). (Org.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities. 1ed.Oakland, CA (EUA):. : New Harbinger Publications. 2009.v. 1, p. 173-207.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Domeniconi ⇔ Patrícia Waltz Schelini (1.0)
      1. BENITEZ, P. ; GOMES, M. L. C. ; SCHELINI, P. W. ; DOMENICONI, C.. Evidência de validade do Diagnóstico da Leitura e Escrita (DLE) em relação ao WISC III em deficientes intelectuais. Boletim de Psicologia. v. LXV, p. 83-96, issn: 0006-5943, 2015.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48