Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Mariana Altenhofen da Silva

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001), participou do programa Graduação Sanduíche na Alemanha (CAPES/DAAD) cursando dois semestres do curso de Engenharia de Alimentos na Technische Universitat Munchen (1999), possui mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora no Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio Economia Rural (DTAiSER) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolímeros, embalagens ativas, liberação controlada, alginato, pectina, quitosana, fluidos supercríticos, plastificantes naturais e desidratação de alimentos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8251375009305202 (09/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras. Rodovia Anhanguera km 174 NA 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (019) 35432668
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2016-Atual. Desenvolvimento e caracterizacao de esferas biodegradaveis de pectina, quitosana e vinhaca contendo biomassa microalgal como biofertilizante visando aplicacao na agricultura
      Descrição: O desenvolvimento de tecnologias alternativas que aumentem a produtividade de alimentos sem causar impactos negativos aos ecossistemas representa um desafio atual e urgente considerando o cenário de crescimento da população mundial. Neste contexto, sistemas capazes de retardar e/ou controlar a liberação de fertilizantes, agroquímicos e outros nutrientes vem sendo estudados, visando um aproveitamento mais eficiente pelas plantas, aumentando a produtividade e reduzindo custos, e, sobretudo com o mínimo impacto ambiental. Assim, o interesse por materiais alternativos na agricultura tem aumentado nos últimos anos. Polímeros biodegradáveis extraídos de fontes renováveis, como carboidratos e proteínas, vem se destacando como matrizes, alternativas aos polímeros sintéticos tradicionais, para a construção de sistemas de liberação controlada com foco na agricultura. Subprodutos do setor agroindustrial são normalmente fontes ricas em carboidratos e proteínas e assim, produtos de valor agregado podem ser obtidos. Dentre os polímeros naturais que se apresentam como potenciais formadores de matrizes de liberação controlada destacam-se a pectina e a quitosana. Estes polissacarídeos são abundantes na natureza, de fácil extração e possuem a capacidade de formação de hidrogéis. O solvente normalmente utilizado para a formação destes hidrogéis é a água. Assim, propõem-se a utilização da vinhaça, principal água residuária do setor sucroalcooleiro, como solvente na fabricação dos hidrogéis de pectina e/ou quitosana, obtendo-se assim a possibilidade de reciclagem de nutrientes (NPK) nos ecossistemas. A vinhaça é atualmente aplicada na agricultura como meio de irrigação, porém seu uso é limitado à áreas próximas as usinas de álcool devido a dificuldade de armazenamento e transporte. Além disso, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem desenvolvendo pesquisas sobre o cultivo de diferentes espécies de microalgas a partir de águas residuárias agroindustriais (como a vinhaça), com produção e aproveitamento da biomassa para obtenção de biodiesel. Entretanto, estes estudos não têm abordado o aproveitamento da biomassa residual desengordurada, podendo esta ser aproveitada como biofertilizante. Diante do exposto, esta proposta de pesquisa considera a utilização da vinhaça como solvente na fabricação de esferas de pectina e/ou quitosana visando uma possível aplicação como sistemas de liberação controlada, incorporando nas matrizes, além da vinhaça, a biomassa desengordurada da microalga Desmodesmus subspicatus como biofertilizante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mariana Altenhofen da Silva - Coordenador / Theo Guenter Kieckbusch - Integrante / Reinaldo Gaspar Bastos - Integrante / Márcio Roberto Soares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Altenhofen da Silva.
      Descrição: O desenvolvimento de tecnologias alternativas que aumentem a produtividade de alimentos sem causar impactos negativos aos ecossistemas representa um desafio atual e urgente, considerando o cenário de crescimento da população mundial. Opções para maior controle dos efeitos de agroquímicos, como aquelas capazes de retardar e/ou controlar a liberação de nutrientes dos fertilizantes, aumentando a eficiência nutricional, vem sendo estudadas. O interesse por materiais alternativos na agricultura tem aumentado nos últimos anos. Polímeros biodegradáveis extraídos de fontes renováveis, como carboidratos e proteínas, vem se destacando como matrizes, alternativas aos polímeros sintéticos tradicionais, para a construção de sistemas de liberação controlada com foco na agricultura. Dentre os polímeros naturais que se apresentam como potenciais formadores de matrizes de liberação controlada destacam-se a pectina e a quitosana. Estes polissacarídeos são abundantes na natureza, de fácil extração e possuem a capacidade de formação de hidrogéis. O solvente normalmente utilizado para a formação destes hidrogéis é a água. Neste projeto de pesquisa, propõe-se a utilização da vinhaça, principal efluente do setor sucroalcooleiro, como solvente na fabricação dos hidrogéis de pectina e/ou quitosana, obtendo-se também a possibilidade de reciclagem de nutrientes. A maior proporção da vinhaça é atualmente aplicada na agricultura por fertirrigação, na sua forma in natura. Seu uso é limitado à áreas próximas das usinas unidades produtoras, devido a inviabilidade econômica e logística de armazenamento e transporte. Linhas de pesquisa do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem desenvolvendo pesquisas sobre o cultivo de diferentes espécies de microalgas a partir de águas residuárias agroindustriais (como a vinhaça), com produção e aproveitamento da biomassa para obtenção de biodiesel. Entretanto, estes estudos não têm abordado o aproveitamento da biomassa residual desengordurada, que pode ter emprego como biofertilizante. Esta proposta de pesquisa considera a utilização da vinhaça como solvente na fabricação de esferas de pectina e/ou quitosana, visando uma possível aplicação como sistemas de liberação controlada, incorporando nas matrizes, além da vinhaça, a biomassa desengordurada da microalga Desmodesmus subspicatus como biofertilizante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcio Roberto Soares - Integrante / Reinaldo Gaspar Bastos - Integrante / Sílvia Raquel Bettani - Integrante / Mariana Altenhofen da Silva - Coordenador / Theo Guenter Kieckbusch - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcio Roberto Soares.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Winner of the Best Poster Award, 18th International symposium on Toxicity Assessment (ISTA 18).. 2017.
      Membro: Mariana Altenhofen da Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (10)
    1. 2017 ASABE Annual International Meeting. Development and Characterization of pectin/vinasse films for agriculture applications. 2017. (Congresso).
    2. II Conexão ESALQ FOOD - PROMOVENDO O CONHECIMENTO EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM ALIMENTO - ADITIVOS E ROTULAGEM. 2017. (Seminário).
    3. IV Simpósio 3M Food Safety. 2017. (Simpósio).
    4. III Simpósio 3M Food Safety. 2016. (Simpósio).
    5. I Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados. 2016. (Simpósio).
    6. V Encontro dos Profissionais da Garantia da Qualidade. 2016. (Encontro).
    7. Workshop "Food Security a Multidisciplinary Challenge". 2016. (Outra).
    8. Simpósio Fraudes e Impactos na Segurança de Alimentos. 2015. (Simpósio).
    9. Açúcar - Produção, Armazenamento e Transporte. 2014. (Simpósio).
    10. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. EFEITO DO TRATAMENTO COM CO2 SUPERCRÍTICO NA INATIVAÇÃO DE BACILLUS SUBTILLIS. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. SILVA, M. A.. V Encontro de Pesquisa da Faculdade de Engenharia Química/UNICAMP (EPFEQ 2007). 2007. (Congresso).. . 0.
    2. SILVA, M. A.. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA 2005). 2005. (Congresso).. . 0.
    3. SILVA, M. A.. IV Encontro de Pesquisa da Faculdade de Engenharia Química/UNICAMP (EPFEQ 2005). 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Mariana Altenhofen da Silva ⇔ Reinaldo Gaspar Bastos (10.0)
      1. ALTENHOFEN DA SILVA, MARIANA ; BARBOSA, GABRIEL HENRIQUE ; BRITO CODATO, CAROLINA ; ARJONILLA DE MATTOS, LUIZ FELIPE ; GASPAR BASTOS, REINALDO ; KIECKBUSCH, THEO GUENTER. Heterotrophic growth of green microalgae Desmodesmus subspicatus in ethanol distillation wastewater (vinasse) and lipid extraction with supercritical CO 2. Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986). v. 92, p. 573-579, issn: 0268-2575, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PAPAIZ, D. D. ; BETTANI, S. R. ; BASTOS, REINALDO GASPAR ; Kieckbusch, T.G. ; SILVA, M.A. ; SOARES, M.R.. Development and characterization of pectin/vinasse films for agriculture applications. Em: 2017 ASABE Annual International Meeting, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BASTOS, REINALDO GASPAR; CODATO, C. B. ; BARBOSA, G. H. ; SILVA, M.A. ; Matos, L.F.A.. Lipid productivity in the fed-batch growth of Desmodesmus green microalgae from sugarcane vinasse. Em: 2017 ASABE Annual International Meeting, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. JESUS, G.C. ; SILVA, M.A. ; BETTANI, S. R. ; BASTOS, REINALDO GASPAR. Growth of immobilized Desmodesmus subspicatus in alginate beads and its potential to potassium removal from vinasse. Em: XXI Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) - XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB), v. 2, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BARBOSA, G. H. ; CODATO, C. B. ; MATOS, L. F. A. ; da Silva, M. A. ; BASTOS, R. G.. Produção de lipídios unicelulares por Desmodesmus subspicatus em vinhaça a diferentes temperaturas. Em: XX Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) e o XI Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB)., p. 1-6, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. JESUS, G.C. ; SILVA, M.A. ; BASTOS, REINALDO GASPAR. Growth and stability of immobilized Desmodesmus subspicatus in alginate beads for cultivation in vinasse. Em: VIII Simpósio de Microbiologia Aplicada (SMA 2017), 2017, Rio Claro. Anais do VIII Simpósio de Microbiologia Aplicada (SMA 2017), p. 1p, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SILVA, M.A. ; BETTANI, S. R. ; RAGAZZO, G. O. ; SANTOSG, N. L. ; BASTOS, REINALDO GASPAR ; SOARES, M.R.. Physico-chemical properties of chitosan/vinasse biodegradable beads as biofertilizer. Em: 2017 ASABE Annual International Meeting, 2017, Spokane. Proceedings of the 2017 ASABE Annual International Meeting, p. 1p, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BASTOS, REINALDO GASPAR; Kieckbusch, T.G. ; SILVA, M.A. ; CODATO, C. B.. Lipid extraction from Desmodesmus subspicatus biomass using supercritical carbon dioxide. Em: 5th International Conference on Algal Biomass, Biofuels Bioproducts, 2015, San Diego. Proceedings of the 5th International Conference on Algal Biomass, Biofuels Bioproducts, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. BASTOS, REINALDO GASPAR; SILVA, M.A. ; CODATO, C. B. ; MATTOS, L.F.A.. Heterotrophic growth, harvesting and lipid extraction of D. subspicatus biomass production from ethanol distillation wastewater. Em: 5th International Conference on Algal Biomass, Biofuels Bioproducts, 2015, San Diego. Proceedings of the 5th International Conference on Algal Biomass, Biofuels Bioproducts, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. GINO, M. F. ; MATTOS, L.F.A. ; CODATO, C. B. ; SILVA, M.A. ; BASTOS, REINALDO GASPAR. Cultivo heterotrófico, separação e extração de lipídios de Desmodesmus subspicatus obtida a partir de águas residuárias do setor sucroenergético. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (22º CIC UFSCar), 2014, São Carlos. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (22º CIC UFSCar), 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mariana Altenhofen da Silva ⇔ Marcio Roberto Soares (1.0)
      1. RAGAZZO, G. O. ; SANTOS, N. L. ; BETTANI, S. R. ; KIECKBUSCH, T. G. ; SOARES M. R. ; SILVA, M. A.. Use of vinasse in the production of biodegradable pectin beads as an alternative soil fertilizer. Em: 18th International Symposium on Toxicity Assessment (ISTA 18), 2017, Limeira-SP. Anais do 18th International Symposium on Toxicity Assessment (ISTA 18). Limeira-SP, v. 2, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Mariana Altenhofen da Silva ⇔ Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges (1.0)
      1. CORREA, J. A. ; BORGES, M. T. M. R. ; ORLANDI, R. D. M. ; SOUZA, C. C. ; da Silva, M. A.. Presença de sujidades em açúcar mascavo. Em: 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (22º CIC UFSCar), 2014, São Carlos. Anais do 22º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (22º CIC UFSCar), p. 1p, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54