Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Rosa Yokota

Possui bacharelado (1991) e licenciatura (1993) em Letras Português e Espanhol, mestrado em Linguística (2001) e doutorado em Letras (Língua Espanhola, Literaturas Espanhola e Hispano-americana) pela USP (2007). Durante os anos de 1995 e 1996 foi estudante-bolsista da Agência Española de Cooperación Internacional e da Fundación Antonio de Nebrija. Atuou como professora auxiliar e depois assistente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 1998 a 2003, foi bolsista CNPq (doutorado) de 2003 a 2006 e atualmente é professora associada 1 da UFSCar. É docente dos Departamento de Letras, do Curso de Licenciatura em Letras (CCL) e do Programa de pós graduação em linguística (PPGL). Coordena o curso de língua espanhola do Instituto de Línguas da UFSCar e é coordenadora pedagógica de espanhol do projeto IsF (Capes) na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9230517686993400 (11/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Letras Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518358 URL da Homepage: http://www.letras.ufscar.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2014-Atual. Estudos sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol e de portugues como linguas adicionais
      Descrição: Os projetos de pesquisa inseridos nesta linha têm como objetivo principal refletir sobre o espanhol e o português como língua estrangeira ou segunda língua, seu ensino e aprendizagem, encontros e desencontros entre o funcionamento das duas línguas e questões sobre políticas linguísticas relacionadas à duas línguas com repercussões no âmbito educacional. Cada projeto terá sua perspectiva teórica e o recorte do objeto de pesquisa de acordo com o tema escolhido.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Rosa Yokota - Coordenador / Emily de Carvalho Pinto - Integrante / Lucas Henrique Xavier da Costa Firmino - Integrante / Melissa Guermandi - Integrante / Rafaela Silva de Souza - Integrante / Ana Carolina Aparecida Marques Soarez - Integrante / Natalia Curti - Integrante / Aline Cristina Polin - Integrante / Flavia Hatsumi Izumida-Andrade - Integrante / LAIS DENISE ALEXANDRE MARCOLINO DA SILVA - Integrante / Jéssica Rodrigues Rosa - Integrante / Izabel dos Santos - Integrante. Número de orientações: 6
      Membro: Rosa Yokota.
    2. 2014-Atual. Formacao de Professores
      Descrição: O objetivo desta linha de pesquisa é reunir pesquisas sobre a formação em pré e pós serviço de professores de espanhol como língua estrangeira ou adicional e de português como língua estrangeira ou adicional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Rosa Yokota - Coordenador / Emily de Carvalho Pinto - Integrante / Rafaela Silva de Souza - Integrante / Ana Carolina Aparecida Marques Soarez - Integrante / Natalia Curti - Integrante / Flavia Hatsumi Izumida-Andrade - Integrante / Mariana Bezerra Bellini - Integrante / Leticia Castilho - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Rosa Yokota.
      Descrição: Diante das novas demandas educacionais e pedagógicas colocadas pelas Diretrizes, que pressupõe uma reorganização das práticas nas escolas, e da crítica consciente da licencianda sobre as deficiências de sua formação para atender tais demandas nos perguntamos como, nós formadores de professores, em nossas práticas docentes, podemos ajudar nossos licenciandos a se prepararem para exercerem uma docência efetiva que, viabilize esta formação pretendida? A partir das perspectivas de Cidade Educadora e Escola como Espaço de Educação Sustentável os licenciados são convidados a esboçar ações de ensino que possibilitem a formação cidadã e integral dos estudantes da educação básica. Para embasar nossas ações de ensino e de pesquisa seguiremos a perspectiva do paradigma da complexidade e da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). Considerando que o paradigma da complexidade emerge do diálogo entre uma forma de pensamento, um quadro de valores e um modelo de ação que incorporam os princípios da ciência contemporânea (estruturas, relações, organização, processos etc), incorporar os princípios desse paradigma exigirá enfrentar o desafio de reconsiderar/reconceber vários aspectos como: modelos de pensamento; relações entre áreas de conhecimentos; planejamento e execução de ações em parcerias; relevância das emoções na construção de conhecimentos e de práticas sociais (BONIL, JUNYENT; PUJOL, 2010). Considerando, também, que no campo da educação em ciências permanece uma preocupação crescente com a formação para uma literacia científica compromissada com a participação democrática da população nos assuntos da ciência e tecnologia, encontrar uma relação congruente entre a educação científica e a participação democrática da população não é uma tarefa simples e, tampouco, se produz sem mudanças radicais nas suas formas de produção (LEVINSON, 2010). O que significa, dentre outras mudanças, encontrar novas formas de abordar as metodologias de ensino e de investigação científica e didática. Apoio: CNPq - Bolsa Produtividade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Denise de Freitas - Coordenador / Mariana dos Santos - Integrante / Joana Brás Varanda Marques - Integrante / Tárcio Minto Fabrício - Integrante / Christiana Andrea Vianna Prudêncio - Integrante / Alessandra Miguel Kapp - Integrante / Mariana Dias Silva - Integrante / Tassya Helena Porto Gomes - Integrante / Juliana Corrêa - Integrante / Alexandra Marselha Siqueira Pitolli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise de Freitas.
    3. 2009-2013. Especificidades do ensino/aprendizagem do espanhol no contexto brasileiro
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar as especificidades do aprendizado do espanhol por falantes do português brasileiro. Essa proposta parte do pressuposto de que a aquisição/aprendizagem do espanhol por brasileiros merece um estudo especial, não só pelas características peculiares quanto à materialidade lingüística, mas também em razão das repercussões histórico-sociais do seu ensino, das relações do Brasil no contexto latino-americano e das conseqüentes imagens que os aprendizes criam e recriam do espanhol e de seus falantes no decorrer do seu aprendizado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rosa Yokota - Coordenador / Paula Barros Raizer - Integrante / Caroline Veloso da Silva - Integrante / Eliane Araújo Neves Nohra - Integrante / Emily de Carvalho Pinto - Integrante / Adriana Flueti Ciofi - Integrante / Melissa Guermandi - Integrante / Joyce Caroline Soares dos Santos Zorzetti - Integrante / Beatriz Lala - Integrante / Ana Carolina Aparecida Marques Soarez - Integrante / Natalia Curti - Integrante / Ana Flávia Marques Martins - Integrante / Flavia Hatsumi Izumida-Andarade - Integrante. Número de orientações: 10
      Membro: Rosa Yokota.
    4. 2008-2013. APRENDIZAGEM DE LINGUAS PROXIMAS: ESPECIFICIDADES DO ELE E DO PLE
      Descrição: O projeto pretende ampliar os estudos sobre a realização dos pronomes na prudução oral e escrita de brasileiros aprendizes de espanhol e comparar os resultados já obtidos em outras pesquisas com os dados da produção em português dos falantes de espanhol. Em razão do contexto geopolítico em que nos encontramos, há a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a gramática do PLE e do ELE, de forma a contribuir para uma prática docente consciente e responsável que proporcione a difusão de nossa língua, o português, e a aprendizagem do espanhol por brasileiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rosa Yokota - Coordenador / Laís Santos da Silva - Integrante / Cecília Maria Celestini - Integrante / Lucas Henrique Xavier da Costa Firmino - Integrante / Rafaela Silva de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.Número de orientações: 3
      Membro: Rosa Yokota.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Orientacao de trabalho de graduacao premiado com Mencao Honrosa, Associacao de Universidades do Grupo Montevideu (AUGM).. 2010.
      Membro: Rosa Yokota.
    2. Produção Acadêmica Premiada, FFLCH - USP.. 2008.
      Membro: Rosa Yokota.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (37)
    1. 65o. Seminário do GEL.Tradução de HQ: uma tira de Calvin e Haroldo em três línguas. 2017. (Seminário).
    2. Encontros com a língua espanhola.A: uma preposição, duas línguas, muitas dúvidas. 2017. (Encontro).
    3. I Reunião de Coordenadores de Espanhol do IsF. 2017. (Outra).
    4. 20a Jornada de Letras. 2016. (Outra).
    5. II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP.Formação de professores de espanhol através do projeto de extensão Español en la UFSCar. 2016. (Encontro).
    6. IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos. 2016. (Congresso).
    7. 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Conversas com pesquisadores em formação: (de) (re) construção de concepções sobre o ato de pesquisar. 2015. (Congresso).
    8. 18a Jornada de Letras. 2014. (Outra).
    9. 22o Congresso de Iniciação Científica. HQ em materiais didáticos para o ensino de espanhol/LE. 2014. (Congresso).
    10. 22o Congresso de Iniciação Científica. A expressão da prospectividade: um estudo a partir da produção de enunciados escritos em língua espanhola por estudantes brasileiros. 2014. (Congresso).
    11. 22o Congresso de Iniciação Científica. Representações e constatações sobre a dificuldade e a facilidade de hispano-falantes aprendizes de português como língua estrangeira (PLE). 2014. (Congresso).
    12. 62o Seminário do GEL.O 'inglês' nos relatos de estudantes de licenciatura em espanhol. 2014. (Seminário).
    13. Ensino de Línguas e Letramento Crítico. 2014. (Outra).
    14. IV Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.Da discência à docência: ações e perspectivas no contexto de línguas estrangeiras. 2014. (Seminário).
    15. VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Repensando o (não) uso da preposição 'a' junto a objeto direto na produção nao nativa de aprendizes brasileiros de espanhol. 2014. (Congresso).
    16. 61 Seminário do GEL.Brasieiros falando espanhol e argentinas falando português: uma análise do objeto direto na produção não nativa. 2013. (Seminário).
    17. II Jornada de Capacitação SEE-SP APEESP.El objeto indirecto: aspectos contrastivos entre el portugués brasileño y el español. 2013. (Outra).
    18. II Jornadas Interculturales.O perfil do estudante de Letras-Espanhol da UFSCar - participação dos estudantes bolsistas brasileiros. 2013. (Encontro).
    19. I Jornada de Capacitação APEESP/SEE-SP.Metodologia de ensino de E/LE: referenciais e modelos teóricos. 2013. (Encontro).
    20. IX Congresso de Extensão. Atendimento à comunidade e formação de professore de espanhol. 2013. (Congresso).
    21. Recredenciamento de Postos Aplicadores do CELPE-BRASL, no Brasil. 2013. (Outra).
    22. VI Workshop de Grupos de Pesquisa.Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. (Outra).
    23. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O que dizem os (ex)estudantes de um curso de licenciatura em letras-espanhol?. 2012. (Congresso).
    24. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O pronome tônico na produção não nativa de brasileiros falando espanhol e de argentinos falando português. 2012. (Congresso).
    25. II Jornada UFSCar/Apeesp de atualização para professores de espanhol. 2011. (Oficina).
    26. InPLA.Ensino, Pesquisa e Extensão integrados para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro. 2011. (Encontro).
    27. VI Colóquio de Estudos HIspânicos.Pesquisa, coleta de dados e variabilidade na produção não nativa. 2011. (Simpósio).
    28. VII Congresso Internacional da ABRALIN. Considerações sobre o objeto direto anafórico a partir da aprendizagem do espanhol/LE e do português/LE: o uso do clítico neutro e do demonstrativo neutro. 2011. (Congresso).
    29. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar_. 2011. (Seminário).
    30. XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. O Objeto direto anafórico na produção oral em E/LE e P/LE. 2011. (Congresso).
    31. XV Jornada de Letras. 2011. (Outra).
    32. I CIPLOM. Consultor científico para avaliação. 2010. (Congresso).
    33. I Seminario nacional da COPESBRA e I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.Formação de professores de espanhol: a experiência do Español en la UFSCar. 2010. (Seminário).
    34. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e II Congresso Internacional da ABH. Preenchimento do objeto direto na produção não nativa: constatações a partir do P/LE e do E/LE. 2010. (Congresso).
    35. III Seminário de informações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2009. (Seminário).
    36. IV Encontro Iberoamericano de Educação.A experiência da língua materna (LM) presente na língua estrangeira: análise do uso do objeto direto na produção de aprendizes brasileiros de espanhol. 2009. (Encontro).
    37. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de HIspanistas. A importântica do clítico neutro (com antecedente sentencial) na produção em ELE. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MENEZES, A. S. ; MÍGUEZ, A. C. ; RODRIGUES, F. S. C. ; BOTTARO, S. E. G. ; SOUSA, G. N. E. ; BRIANEZI, D. I. ; FOGLIA, G. ; MARTIN, I. ; RODRIGUES, J. ; LOCOSELLI, L. ; ELIAS, N. ; YOKOTA, R. ; DANTAS, R. ; ALVES-BEZERRA, W.. 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015. Congresso
    2. FANJUL, A. P. ; RODRIGUES, F. dos S.C. ; FERNANDES, M. P. ; BONFIM, C. A. ; YOKOTA, R. ; MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. ; LAGARES, X.. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012. Congresso
    3. FANJUL, A. P. ; LAGARES, X. ; MARTIN, I. R. ; RODRIGUES, F. dos S. C. ; YOKOTA, R. ; SANTOS, M.. Hispanismo(s): Limite Incertos 1a edição. 2011. Outro
    4. Curcino, L. ; YOKOTA, R.. Ciclo de Palestras. 2011. Outro
    5. Curcino, L. ; FERREIRA, C. A. ; YOKOTA, R.. IV Seminário Tópicos de Pesquisa. 2011. Outro
    6. YOKOTA, R.; HÖFLING, C. III Seminário - Tópicos de Pesquisa. 2010. Outro
    7. HOFLING, C. ; FERREIRA, C. A. ; SEVERO, C. G. ; RODRIGUES, F. S. C. ; ROCHA, R. C. ; YOKOTA, R. ; ROSSIT, F.H. ; RODRIGUES, C. N. ; MILOZO, G. N. ; VIEIRA, G. ; PRIMO, G. ; HERNANDES, L. L. ; CAMPOS, M. O. ; VICTURI, N. S. ; SOUZA, R. S. ; MEGA, R. A. ; OLIVEIRA, V. C. ; SALGADO, L.S.. 14a. Jornada de Letras da UFSCar. 2010. Congresso
    8. HÖFLING, C.; YOKOTA, Rosa. II Seminário em Tópicos de Pesquisa. 2009. Outro
    9. YOKOTA, R.. VII Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo. 1998. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56