Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama

Graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EAD, com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Estágio e Docência, Pesquisa e Ensino e atuação dos professores que ensinam Matemática. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, atuando em cursos de Licenciatura e no curso de Mestrado Acadêmico em Educação. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente" e recentemente atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE UFSCar e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9746628149674449 (23/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295957 URL da Homepage: http://www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. Ascensao social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educacao basica ate a educacao
      Descrição: Este projeto busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do Ensino Fundamental até à Universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico apesar dos obstáculos mencionados. Pretendemos aprofundar o seguinte: ? Educação, família e ascensão social. Identificar as condições do sucesso escolar de estudantes pertencentes a famílias desprovidas das características que, segundo Bourdieu, não permitiriam a ascensão pelos estudos. Pesquisa de campo sobre casos de estudantes exitosos do ensino fundamental até a universidade, por meio de entrevistas em profundidade e narrativas autobiográficas. ? Gestão socioambiental das escolas e desempenho no IDEB. Identificar e desenvolver inovações na gestão administrativa e pedagógica como também na configuração da gestão socioambiental das escolas situadas na zona rural e áreas periféricas das cidades que possuam baixo desempenho no IDEB e alunos de baixo nível socioeconômico que permitam o melhoramento do ambiente de ensino/aprendizagem. ? Docência, práticas educativas e sucesso nos estudos. Identificar o papel de professores e suas práticas educativas no apoio intelectual, acadêmico e moral nas trajetórias de estudantes exitosos de origem popular. ? Subjetividades, pertença e engajamento em grupos sociais e sucesso nos estudos. Identificar o papel de outros fatores sociais no sucesso escolar e acadêmico de estudantes de origem popular (participação em grupos religiosos, políticos, sindicais, estudantis, esportivos e de artes etc.). Entendemos como êxito escolar o esforço contínuo que permite a um jovem de origem popular se ?tornar alguém? (professor, enfermeiro, contador, médico, engenheiro etc.) por meio dos estudos, ou seja, conseguir diplomas de graduação e mesmo de pós-graduação. Trataremos o êxito escolar enquanto condição da ascensão social pelos estudos. A partir das narrativas de informantes voluntários, tanto de alunos exitosos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, quanto de estudantes universitários - mas também dos seus pais e professores -, indagaremos como aconteceu essa mudança a partir da realidade local das zonas rurais e dos bairros periféricos de algumas cidades, a fim de contribuir com a melhoria da educação básica. Lançaremos pesquisas de campo com dois públicos: a) alunos da educação básica, seus familiares e seus professores, na zona rural do Rio Grande do Norte, inclusive quilombolas (UERN) e b) graduandos e pós-graduandos de mesma origem social, na Paraíba (UFPB), no Mato Grosso (UNEMAT), no Espirito Santo (UFES), em São Paulo (UFSCar) e no Rio Grande do Norte (UERN). Com a primeira população utilizaremos a técnica da entrevista não diretiva, enquanto com a segunda, a narrativa autobiográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Rosana B Monteiro - Integrante / Joaquim Gonçalves Barbosa - Integrante / Izabella Mendes SANT'ANA - Integrante / Rosa Aparecida PINHEIRO - Integrante / constantin xypas - Coordenador / Bertrand Bergier - Integrante / Maria Edgleuma de Andrade - Integrante / Ana Lucia Oliveira Aguiar - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Integrante / Marco Lunardi Escobar - Integrante / Maria Betânia Ribeiro Torres - Integrante / Maria Cristina Rocha Barreto - Integrante / Geovânia da Silva Toscano - Integrante / Edineide Jezine Mesquita Araujo - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Maria de Assunção Lima de Paulo - Integrante / Jurema José de Oliveira - Integrante / Paulo Alberto Santos Vieira - Integrante / Catherine Nafti-Malherbe - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    2. 2017-Atual. O PIBID na trajetoria profissional dos formadores de professores em inicio de carreira no Ensino Superior
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como os espaços e lugares formativos contribuem para que os educadores do ensino superior, formadores de professores, atuantes como coordenadores de área do PIBID, se constituam profissionais e se apropriem dos saberes necessários à prática educativa. Vislumbra também identificar princípios, de base epistemológica e metodológica, que devem e podem ser considerados na e sobre as narrativas educativas em processos formativos para a docência. A trilha metodológica a ser percorrida se pautará numa abordagem de investigação teórico-prática, voltada para a compreensão do processo de constituição profissional de formadores de professores da Educação Básica prevendo a reflexão individual e compartilhada com docentes do ensino superior, a produção e análise de narrativas educativas como forma de leitura e produção do conhecimento da e sobre a prática docente e o constante diálogo com a literatura. Vislumbra-se que os resultados reforcem o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    3. 2014-2015. Saberes e praticas docentes para a gestao curricular em matematica na Educacao Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: (re) significando vozes e olhares no ambito da educacao escolar
      Descrição: Para formar professores da Educação Básica numa perspectiva diferenciada e consoante com as indicações das atuais tendências propostas pelas Diretrizes Curriculares de Formação de Professores, é preciso agregar conhecimentos (disciplinares, pedagógicos e didático-pedagógicos da matéria de ensino) e atitudes que possibilite que os futuros profissionais sejam capazes de entender a necessidade de atuar neste cenário de maneira a transformá-lo, ou seja, não só como atores que representam papéis sociais, mas como autores de suas práticas educativas que possam atribuir (novo) sentido à aprendizagem. Desses referenciais resultaram intenções heurísticas que se expressam na seguinte questão que guiará as fases do trabalho: Quais saberes são mobilizados na prática por docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no processo de gestão curricular em matemática no âmbito da educação escolar? Considerando o posicionamento desta pesquisadora acerca do reconhecimento de que a matemática deva ser considerada como área e campo disciplinar e ainda tomando como referencia os eixos transversais (Resolução de Problemas, História da Matemática,Tecnologia da Informação e Jogos) indicados pelos PCN de matemática para o trabalho com os blocos de conteúdos, esta proposta formativa se estruturará de modo a promover espaços de reflexão, vivências e problematização de estratégias de ensino e instrumentos avaliativos que contribuam para os processos de ensino e de aprendizagem da matemática no interior da escola pública. Nesta perspectiva, a trilha metodológica a ser percorrida por este projeto se pautará numa abordagem de investigação teórico-prática, voltada para o mapeamento e reflexão sobre os saberes mobilizados na prática por docentes da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental no processo de gestão curricular em matemática. Prevê a reflexão individual e compartilhada com profissionais em serviço em espaços de formação continuada, a reflexão pontuada sobre os aspectos curriculares e a produção de recursos articulados ao ensino da matemática, a produção e análise de narrativas educativas (histórias de vida e formação, diários biográficos, memoriais, relatos de episódios, casos de ensino e imagens) como forma de leitura e produção do conhecimento da e sobre a prática docente e o constante diálogo com a literatura educacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Sérgio Apparecido Lorenzato - Integrante / Eduardo Morais Junior - Integrante.
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    4. 2013-2017. OBEDUC em rede - Rede Colaborativa de Praticas na formacao de professores que ensinam matematica: multiplos olhares, dialogos e contextos
      Descrição: O projeto propõe a criação de uma rede colaborativa entre três programas de pós-graduação que possuem características distintas, respectivamente: da Educação, da Educação Matemática e da interdisciplinaridade. O objetivo geral procura compreender, problematizar e evidenciar o potencial da rede de colaboração entre práticas de ensino, pesquisa e extensão no processo de constituição profissional do professor que ensina matemática. Este objetivo se desmembra em quatro objetivos específicos: mapear a multiplicidade de práticas propostas no âmbito dos cursos de licenciatura; promover a integração entre professores do Ensino Fundamental, docentes do Ensino Superior e licenciandos; propor ações de formação de professores voltadas a articulação de diferentes práticas, as quais viabilizam possibilidades investigativas, estudos teórico-metodológico, análise e elaboração de recursos didáticos e produção de narrativas educativas e problematizar o processo formativo das práticas, suas articulações e aprendizagens. Para isto o projeto prevê a integração das atuações no campo da pesquisa como ações no ensino e extensão, que estão divididas em quatro ações: 1. Atividades desenvolvidas nos grupos de estudos e pesquisas dos três núcleos; 2. Oferecimento de dois tipos de cursos de extensão e/ou atividades complementares (local e integrado entre os núcleos); 3. Realização de eventos com objetivo socializar as atividades desenvolvidas no projeto, o fortalecimento da rede colaborativa entre a formação inicial e continuada e a integração com outros grupos ou núcleos de formação de professores e 4. Reuniões das equipes dos núcleos. Espera-se que os resultados contribuam para compor conhecimentos sobre as diferentes práticas na formação de professores no movimento de articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Também busca-se compreender como se estabelece o processo de formação ao longo da vida, em especial na inserção a docência e suas implicações... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Ana Lucia MANRIQUE - Integrante / Ruth Ferreira Santos-Gaduróz - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Coordenador / Laurizete Ferragut Passos - Integrante / Virgínia Cardia Cardoso - Integrante / Vivili Maria da Silva Gomes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.Número de orientações: 13
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    5. 2011-2014. Pesquisa sobre a Formacao de professores para o ensino de Matematica na Educacao Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: das representacoes as possibilidades didaticas
      Descrição: O presente projeto está em andamento e integra as atividades do Núcleo de pesquisa Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - Campus Sorocaba. Teve início no interior de uma ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino Pesquisa Extensão) a alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática e professores da rede de ensino municipal e estadual de Sorocaba. De maneira geral no Brasil encontramos relatos de que a a disciplina "Didática e Metodologia do Ensino de Matemática" é ministrada ao curso de Pedagogia com uma carga horária restrita e sempre marcada por crenças e estereótipos que vinculam a imagem da Matemática e do professor que "ensina" Matemática como sendo os vilões responsáveis por histórias de fracasso e evasão escolar. No trabalho que nos propomos a realizar, as representações acerca do processo educativo em matemática servirão de subsídios para que se possa refletir sobre histórias de aulas de matemática nos diferentes contextos e níveis escolares e a partir de então buscarmos construir novas concepções acerca desse conhecimento, assim como alternativas didáticas para redimensionar o ensino. Os referenciais que sustentam este processo envolvem os próprios documentos nacionais que orientam as práticas educativas (PCNs e RCNEI) e especialmente as contribuições de FREITAS (2001); NUNES (2005); SMOLE (2000 e 2001) e TOLEDO TOLEDO (1997).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Douglas da Silva Tinti - Integrante / Denise V. P. Mantovani - Integrante / Elisabete A. P. Janelli - Integrante / Heli de C. P. Marques - Integrante / Leda Celeste Veloso MORAES - Integrante / Patrícia Guimarães de OLIVEIRA - Integrante / Sonia Aprimo de Oliveira Nunes - Integrante / Antonio Dailton dos Santos - Integrante / Marli de Carvalho Graupner - Integrante / Eduardo Morais Junior - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.
    6. 2010-2011. Narrativas Educativas na producao de Saberes Docentes e no processo de Constituicao Profissional do Formador de Professores da Educacao Basica
      Descrição: Este trabalho vislumbrou mapear os saberes docentes de formadores de professores da Educação Básica da UFSCar- Campus Sorocaba. A trilha metodológica percorrida se pauta numa abordagem de investigação teórico-prática e com a produção de narrativas autobiográficas em parceria com os formadores que atuam na instituição. Como estratégia para a produção das narrativas foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e dialogadas com os formadores eleitos, tendo como eixo condutor a percepção dos mesmos sobre a própria prática educativa e seus saberes em ação, a concepção de trabalho docente e seu modo de produzir o processo formativo (seu e dos licenciandos). As entrevistas forma gravadas e os formadores tiveram acesso às gravações, assim como leram, discutiram e opinaram sobre a transcrição efetuada para garantir a fidelidade à intenção e ao sentido de suas idéias. Os resultados reforçam o entendimento de que a singularidade e a subjetividade das narrativas possibilitam ao sujeito em formação, a partir de um trabalho sobre sua memória, lembrar e, de forma visceral, relacionar diferentes dimensões e saberes da aprendizagem profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Coordenador / Maria Martha Stussi Fernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (75)
      1. 2º Congresso de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevideo - AUGM. A indissociabilidade ensino pesquisa extensão como eixo estruturante de propostas investigativas junto a professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2015. (Congresso).
      2. 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Narrativas Educativas e a Constituição de Grupos que Integram Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).
      3. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. 2015. (Outra).
      4. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa.Saberes e práticas docentes para a gestão curricular em matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: (re)significando vozes e olhares no âmbito da educação escolar. 2015. (Outra).
      5. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL PARA A DOCÊNCIA DE FORMADORES DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ESTADO DA ARTE. 2015. (Congresso).
      6. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. O ENFERMEIRO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE O CONSTITUIR-SE PROFESSOR. 2015. (Congresso).
      7. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da área da da saúde no contexto do SUS. PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS SABERES DE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).
      8. EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
      9. EIEM 2015 - Encontro de Investigação em Educação Matemática.Saberes e práticas docentes para o ensino de geometria no anos iniciais: Das representações às (re)significações de vozes e olhares. 2015. (Encontro).
      10. II Encontro Compartilhando em Rede Experiências Educativas em Matemática e I SIPRAEM-Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Encontro).
      11. III EEMAI - Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.O potencial da parceria universidade escola para o fortalecimento da aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Encontro).
      12. III Encontro entre Universidade e Escola, II Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID da UFSCar de Araras.PIBID: Conjuntura e experiências na relação Universidade-Escola. 2015. (Encontro).
      13. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Programa Observatório da Educação e os saberes docentes de licenciandos e professores em início de carreira. 2015. (Simpósio).
      14. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Rede Colaborativa de práticas para a formação de Professores da Educação Básica: falando sobre modelagem Matemática. 2015. (Simpósio).
      15. I SIPRAEM - Simpósio Sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática.Rede Colaborativa de práticas e a (re)significação da aprendizagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Simpósio).
      16. I SIPRAEM-Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
      17. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM).Ensino de Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Saberes Docentes: um mapeamento de pesquisas da ANPEd do GT-19 de Educação Matemática. 2015. (Seminário).
      18. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação. 2014. (Encontro).
      19. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.A história da África no currículo do Estado de São Paulo. 2014. (Encontro).
      20. (IN)FORMACCE - Encontro Internacional de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.A HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Encontro).
      21. Encontro Nacional LIFE. 2014. (Encontro).
      22. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Uma experiência colaborativa: contribuições das práticas educativas para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).
      23. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or. 2014. (Encontro).
      24. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Programa observatório da educação e os saberes docentes de licenciando e professores em início de carreira. 2014. (Encontro).
      25. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.A topologia do Ensino Fundamental: um estudo com professores que lecionam nos anos iniciais. 2014. (Encontro).
      26. I Encontro Compartilhando em rede Experiências Educativas em Matemática, or.Programa Observatório da Educação e os saberes docentes de licenciandos e professores em início de carreira. 2014. (Encontro).
      27. II Seminário Olhares:Juventude, Ensino Médio e Mídias.Políticas de formação docente- desafios e perspectivas. 2014. (Seminário).
      28. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. Políticas públicas, experiência PIBID e início à carreira docente. 2014. (Congresso).
      29. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. Políticas públicas, experiência PIBID e início à carreira docente. 2014. (Congresso).
      30. IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docencia. 2014. (Congresso).
      31. VI Congreso Internacional sobre formación de profesores de ciencias.. A visão dos licenciandos sobre a prática na formação dos professores de ciências biológicas. 2014. (Congresso).
      32. 36°Reunião Nacionalda ANPEd. 2013. (Outra).
      33. 36° Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Outra).
      34. 36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Outra).
      35. III Seminário de Pesquisa em Educação - TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).
      36. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 6º E 7º ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Seminário).
      37. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).
      38. IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Coordenadora - Sessão de Comunicação Oral. 2013. (Seminário).
      39. IX Simpósio de Formação e Profissão Docente.A PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A VISÃO DOS LICENCIANDOS. 2013. (Simpósio).
      40. IX Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Simpósio).
      41. Simpósio Municipal de Educação de Sorocaba.COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: FUNDAMENTOS PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA ESCOLAR VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COTIDIANAS.. 2013. (Simpósio).
      42. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).
      43. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.ATIVIDADE PROGRAMADA DE ESTÁGIO DOCENTE: BREVE RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO EM MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2013. (Encontro).
      44. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Coordenadora - Sessão de Comunicação Oral. 2013. (Encontro).
      45. 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) - Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil.LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2012. (Seminário).
      46. 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Congresso).
      47. 3º SIPEMAT. 2012. (Simpósio).
      48. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde.. 2012. (Encontro).
      49. Estudos dirigidos do Mestrado em Educação - UERN.Abordagens (auto) biográficas, narrativas educativas e pesquisa educacional: tratando de princípios epistemológicos, metodológicos e formativos.. 2012. (Oficina).
      50. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE.MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO ICMBIO: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. 2012. (Outra).
      51. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.A PRÁTICA COMO EIXO ESTRUTURANTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. (Encontro).
      52. I ConEGrad: "Políticas públicas para a formação de professores para a Educação Básica". 2011. (Congresso).
      53. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Reflexões sobre o ensino da matemática a partir de relatos de experiências de professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. 2011. (Encontro).
      54. III Seminário Internaciona de Educação Matemática.Relfetindo sobre os desafios da Formação de Professores de Matemática em curso superior privado e noturno. 2011. (Seminário).
      55. V Workshop de Grupos de Pesquisa.Formação de Professores e Práticas Educativas. 2011. (Outra).
      56. XI Congresso Estadual paulista sobre formação de Educadores. I Congresso Nacional de Formação de Professores.. NARRATIVAS EDUCATIVAS E SABERES DOCENTES DO FORMADOR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2011. (Congresso).
      57. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Formação de professores e ensino privado noturno: uma breve reflexão sobre cursos superiores de Matemática. 2011. (Congresso).
      58. 3ª Semana da Matemática.Palestra: Análise da trajetória das Reformas Curriculares de Matemática e suas implicações para a formação de professores da Educação Básica. 2010. (Outra).
      59. A formação de professores para o ensino de ciências nas Séries Iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. 2010. (Seminário).
      60. Educação Ambiental e Interdisciplinaridades: práticas e desafios para a Escola Básica. 2010. (Outra).
      61. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outra).
      62. III Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Análise da trajetória das reformas curriculares e suas implicações para a formação de professores para a Educação Básica. 2010. (Seminário).
      63. I Jornada Científica e Tecnológica - UFSCar Sorcaba.NARRATIVAS EDUCATIVAS E SABERES DOCENTES DO FORMADOR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MODOS DE VER E CONCEBER O PROCESSO EDUCATIVO. 2010. (Outra).
      64. I Jornada Científica e Tecnológica - UFSCar Sorcaba.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ESPAÇO ESCOLAR EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO AMBIENTAL?. 2010. (Outra).
      65. I Jornada Científica e Tecnológica - UFScar Sorocaba. A Educação Ambiental como tema transversal no espaço escolar: educação ou adestramento ambiental?. 2010. (Congresso).
      66. I Jornada Científica e Tecnológica - UFScar Sorocaba. Narrativas Educativas e Saberes Docentes do formador de professores de Ciências Biológicas da Educação Básica: modos de ver e conceber o processo educativo.. 2010. (Congresso).
      67. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Percursos de formação e (auto) formação em Educação Matemática: tendências, desafios e perspectivas. 2010. (Congresso).
      68. IV Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar. 2010. (Seminário).
      69. Palestra sobre o tema Investigação sobre Formação de Professores de Ciências. 2010. (Outra).
      70. Seminário Padrões Matemáticos na Natureza. 2010. (Seminário).
      71. Universidade Aberta.Os cursos de Licenciatura da UFSCar - Campus Sorocaba. 2010. (Outra).
      72. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Mini-Curso Tratamento e análise da Informação com o auxílio de softwares. 2010. (Encontro).
      73. X Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Narrativas educativas e percursos de formação e (auto) formação de professores que ensinam matemática. 2010. (Encontro).
      74. Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 - Etapa Municipal de Porto Alegre.Debatedora. 2009. (Outra).
      75. Seminário da AESUFOPE e II Seminário Estadual da ANFOPE - RS sobre Formação de Professores: Políticas e Regulamentação. 2009. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; BOZZINI, I. C. T. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; ONOFRE, Márcia Regina ; JULIO, Josimeire M.. Encontro Institucional de Coordenadores do PIBID UFSCar - Araras. 2016. Outro
      2. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. ENCONTRO DA REDE COLABORATIVA DE PRÁTICAS DO PIBID UFSCAR. 2015. (Outro).. . 0.
      3. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; BOZZINI, I. C. T. ; SANTOS JUNIOR, J. B. ; ONOFRE, Márcia Regina ; JULIO, Josimeire M.. Encontro Institucional de Coordenadores do PIBID UFSCar - São Carlos. 2015. Outro
      4. VARANI, Adriana GOUVEA, A. F. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. SILVA, C. H. C. PEREIRA, D. F. F. NOGUEIRA, E. J. NASCIMENTO, Fabrício do FERNANDES, Hylio Lganá SANT'ANA, I. M. S. ALMEIDA, J. S. DIAS SOBRINHO, J. LEITE, K. C. GOMES, L. F. REIGOTA, M. A. S. MARTINS, M. F. GARCIA, M. R. V. CORROCHANO, M. C. SOARES, M. L. A. LIMA, P. G. GOERGEN, P. L. GAMA, R. P. MARQUES, S. C. M. MELLO, T. M. P. C. BOSCHETTI, V. R. MENDONCA, V. M. , et al.SANDANO, W. NEIMAN, Z. ; III Seminário de Pesquisa em Educação - Tendências metodológicas da pesquisa em educação. 2013. (Outro).. . 0.
      5. VARANI, Adriana ; CARNEIRO, A. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; NOGUEIRA, D. C. ; SILVEIRA, E. P. ; COLPANI, F. P. ; SILVA, L. V. ; SCHERMACK, L. V. ; GOMES, L. F. ; MARTINS, M. F. ; CARDOSO, M. M. R. ; PAULA, M. L. ; FRANCO, P. C. ; PASTORIZA, T. B. ; RODRIGUES, V. A. S. ; SANDANO, W.. III Seminário de Pesquisa em Educação - Tendências metodológicas da pesquisa em educação. 2013. Outro
      6. SILVA, E. N. ; SANT'ANA, I. M. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Encontro PIBID UFSCar Campus Sorocaba: Ideias, Saberes e Fazeres docentes. 2013. Outro
      7. GOMES, L. F. ; CORROCHANO, M. C. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; GOERGEN, P. ; MELLO, T. M. P. C. ; MARQUES, W. ; DIAS SOBRINHO, J. ; LIMA, P. G.. 1º Seminário UNISO-UFSCAR (Campus Sorocaba) - Tendências e Desafios da Educação Superior no Brasil. 2012. Outro
      8. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; PEREIRA, Adriana A.A.da S. ; GARZELLA, Fabiana A. C. ; TINTI, Douglas. S.. I Simpósio sobre Estágio curricular nos Cursos de Licenciatura. 2011. Outro
      9. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. Fórum Permanente: Compartilhando Experiências em Educação e Fórum das Licenciaturas. 2010. (Outro).. . 0.
      10. SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.. 4ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2008. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48