Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Rosana Batista Monteiro

Professora Adjunto III do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar/Sorocaba. Graduada em Pedagogia pela UNESP - Araraquara (1989-92) , Mestre em Educação pela UNICAMP (1993-96) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010). É líder do ETNS - Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde, ex-integrante do GEPEFH - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Politica da Educação e Formação Humana/UFSCar e do LEAFRO - Laboratório de Estudos Afrobrasileiros da UFRRJ. Trabalha com temas relacionados às políticas educacionais, formação de profissionais da educação para as relações étnico-raciais. Coordenou o curso de Pedagogia (UFSCar-So) de 12/2013 a 12/2015 e desde março de 2016 atua na Coordenadoria de Relações Étnico-raciais da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE-UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2567706339313166 (12/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32295923 URL da Homepage: www.sorocaba.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Da Capela Senhor do Bonfim de Joao de Camargo ? patrimonio, ressonancias e mobilidades
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que visa entender quais os significados que a Capela de João de Camargo, escravo liberto, curandeiro, místico e construtor da referida capela conhecida por Senhor do Bonfim de João de Camargo, nos dias atuais, têm para a consolidação do imaginário coletivo de uma cidade do interior paulista, Sorocaba, que vai expandindo-se, cada vez mais, ancorada pelo comércio e a indústria. Apoiando-se na materialidade desta capela e dos objetos que a compõe, pretende-se apresentar o repertório das visitações, bem como, de conteúdos de relatos de visitantes, especialmente de membros que mantém a direção da referida Capela, de tal modo que possamos captar sua ?ressonância? junto a sociedade. A pesquisa de cariz qualitativo procura comparar as informações obtidas através da etnografia e da história oral dos grupos envolvidos com a pesquisa bibliográfica e de arquivos. Num primeiro momento, a ideia é trazer aspectos que remetam ao diálogo da materialidade com a imaterialidade, e, ao mesmo tempo, elementos de uma cidade subterrânea que não se expressa identitariamente através do que a Capela e o homem João de Camargo representam. Neste sentido, será dado enfoque no papel da escola no processo de invisibilizar a representatividade dos negros na cidade pela relação de (des)valorização de determinado patrimonio material/imaterial. Num segundo momento, ampliar para um debate mais amplo em torno das relações de solidariedade que vão sendo tecidas através de associações do campo religioso e da entreajuda. A instabilidade e a relativa estabilidade colocam em relevo as sociabilidades recompostas através das lojas da maçonaria presentes na cidade e região de Sorocaba. Em escalas distintas, pretende-se captar as mobilidades destes sujeitos cuja ideia de pertencimento faz com que integrem uma densa e discreta malha de parcerias, compondo-se entre a sociabilidade da Capela, a sociabilidade da maçonaria, a sociabilidade da família... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosana Batista Monteiro - Integrante / Vanda Aparecida da Silva - Coordenador.
      Membro: Rosana Batista Monteiro.
    2. 2015-Atual. Criancas quilombolas e suas contribuicoes para a educacao das relacoes etnico-raciais e educacao quilombola
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo geral investigar no interior de uma comunidade quilombola quais as principais manifestações, produções, saberes e conhecimentos que circulam entre as crianças e colaborar teoricamente com o debate em torno da Educação das Relações Étnico-Raciais e da Educação Quilombola (não restrita à Educação Escolar) e suas contribuições para a área da Educação Infantil, observando as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Diretrizes para Educação Quilombola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosana Batista Monteiro - Integrante / Mariana Martha de Cerqueira Silva - Integrante / Rosa Aparecida Pinheiro - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Coordenador.
      Membro: Rosana Batista Monteiro.
    3. 2015-Atual. Avaliacao do processo de implementacao da Politica Nacional de Saude Integral da Populacao Negra: os curriculos de formacao dos profissionais da saude.
      Descrição: Trata-se de sub-projeto integrante de projeto Projeto Multicêntrico ?Avaliação de Políticas de Saúde da População Negra? e que objetiva investigar os processos de implementação da referida política com enfase em 3 diretrizes: formação dos profissionais da saúde; Produção do conhecimento científico; Implementação de processo de monitoramento e avaliação da PNSIPN. O presente sub-projeto desenvolverá a diretriz 1 em articulação com instituições parceiras: Escola de Enfermagem - USP, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Maranhão, dentre outras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosana Batista Monteiro - Coordenador / Luis Eduardo Batista - Integrante / Rosa Aparecida Pinheiro - Integrante / Sônia Barros - Integrante.
      Membro: Rosana Batista Monteiro.
    4. 2013-2015. Buenas practicas en Educacion Superior: un estudio comparado con IES de Argentina, Brasil y Uruguay, miembros plenos del MERCOSUR
      Descrição: Este projeto se propõe a identificar e analisar os efeitos benéficos e paradoxais de práticas, impulsadas ao longo das últimas décadas em três países membros do MERCOSUR: Argentina, Brasil e Uruguai, que estiveram destinadas a promover a inclusão na Educação Superior. A proposta é de estudo comparado considerando que os países envolvidos apesar de formar parte da mesma região geográfica, possuem uma diversidade significativa em relação a seus contextos sociopolíticos, seus Sistemas Educativos, de Educação Superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosana Batista Monteiro - Integrante / María Carla Corrochano - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / Analia Elizabeth Otero - Coordenador / Jimena Merbilhaá - Integrante / Adriana Marrero - Integrante / Leandro Pereira de los Santos - Integrante.
      Membro: Rosana Batista Monteiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (13)
      1. Encontro Avaliação em educação e saúde no campo das relações raciais.DCN de relações étnico-raciais e formação permanente em saúde. 2016. (Encontro).
      2. III Semana de Estudos do Curso de Pedagogia Campos Salles.Educação para as relações étnico-raciais e formação de profissionais da educação. 2016. (Outra).
      3. IX Encontro de Educação e Relações Étnico-raciais.Mulher negra e sala de aula. 2016. (Encontro).
      4. 2o Congresso de Extensão AUGM. FORMAÇÃO DE FORMADORES EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: UM PROPOSTA EXTENSIONISTA ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTO SOCIAL NEGRO. 2015. (Congresso).
      5. 37a Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2015. (Congresso).
      6. Fórum "Quando o preconceito tem cor. Reflexões sobre o racismo".Racismo na saúde, na educação, nas redes sociais.. 2015. (Outra).
      7. I Congresso Internacional e Simpósio interdisciplinar sobre Igualdade Racial e Diversidade Cultural e. Formação de Professores e educadores sociais pela perspectiva da alteridade. 2015. (Congresso).
      8. I Seminário Internacional sobre avaliação da qualidade da atenção em Saúde de populações vulneraveisção.Sessão de comunicação oral.. 2015. (Seminário).
      9. 16o Seminário Internacional de Educação.Cotidiano escolar, diversidade e inclusão. 2014. (Seminário).
      10. I Seminário regional: Diálogos interculturais, curriculo e educação.Educação, dialogos interculturais e formação de educadores.. 2014. (Seminário).
      11. 36a Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).
      12. I Encontro de Secretárias e secretários municipais de Educação de Mato Grosso.Educação para as Relações Étnico-raciais no Brasil Contemporâneo: os 10 anos de implementação da Lei 10.639/03.. 2013. (Encontro).
      13. Seminário Políticas de Permanência na Universidade: dilemas presentes e perspectivas futuras..Políticas Afirmativas para a População Negra. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. CALDEIRA, A. D. ; HELMER, E. A. ; BOZZINI, I. C. T. ; MONTEIRO, R. B. ; SILVA, Eduardo Pinto e. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - ?Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar?. 2017. Outro
      2. MONTEIRO, R. B.; BATISTA, L. E. ; PINHEIRO, R. A.. I Encontro Avaliação em Educação e Saúde no campo das relações raciais. 2016. Outro
      3. MONTEIRO, R. B.; PINHEIRO, R. A. ; SANTOS, M. W. ; SILVA, M. M. C. ; OLIVIO, L. S. ; CAMARGO, F.. IV Encontro Mês da Consciência Negra e I Seminário de Educação Quilombola. 2016. Outro
      4. MONTEIRO, R. B.; SILVA, M. M. C. ; OLIVIO, L. S. ; CAMARGO, F. ; SANTOS, A. B. ; LIMA, L.. III Encontro Mês da Consciência Negra e II Simpósio Educação para as Relações Étnico-raciais e formação dos profissionais da educação. 2015. Congresso
      5. MONTEIRO, R. B.. Aula Inaugural do Curso de Pedagogia: A Brinquedoteca - um espaço de ensino, pesquisa e extensão com foco no brincar.. 2015. (Outro).. . 0.
      6. BRITO, A. P. S. ; CORROCHANO, M. C. ; MONTEIRO, R. B.. Educação em debate - o ensino fundamental no PME (Sorocaba). 2015. Outro
      7. MONTEIRO, R. B.. II Semana da Consciência Negra e I Simpósio Educação para as relações étnico-raciais e formação de profissionais da educação. 2014. (Congresso).. . 0.
      8. MONTEIRO, R. B.. XII Simpósio de Educação e V Encontro de Professores: Inclusão e exclusão - contrapontos da educação brasileira. 2003. (Outro).. . 0.
      9. MONTEIRO, R. B.. Desafios a serem enfrentados para a inclusão de História e Cultura Africana nos Curriculos Escolares. 2003. (Outro).. . 0.
      10. MONTEIRO, R. B.. XI Simpósio de Educação e IV Encontro do centro de formação de professores. 2002. (Outro).. . 0.
      11. MONTEIRO, R. B.. III Encontro do Centro de Formação de Professores: O compromisso do educador com o século XXI. 2001. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Rosana Batista Monteiro ⇔ Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (1.0)
        1. LUIGI, A. S. ; SICARDI NAKAYAMA, B. C. M. ; MONTEIRO, R. B.. O ensino de história da África no currículo das escolas públicas do estado de São Paulo: reflexões acerca dos limites impostos pelo programa São Paulo faz escola. Em: Tânia Mara Pedroso Muller; Wilma de Nazaré Baía Coelho; Paulo Antônio Barbosa Ferreira. (Org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. 1ªed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 01, p. 179-199.
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      • Rosana Batista Monteiro ⇔ Kelen Christina Leite (1.0)
        1. CORROCHANO, M. C. ; LEITE, K. C. ; MONTEIRO, R. B.. Educação Superior no Brasil. Em: Corrochano, M.C; Marrero, Antero; Otero, Anália. (Org.). Educación Superior en Perspectiva Comparada y regional. 1ed.Buenos Aires - Argentina. : Editorial Teseo. 2015.v. 1, p. 1-200.
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    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56