Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Arthur Autran Franco de Sa Neto

Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2018). Atualmente é Professor Associado no Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos atuando no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética. É autor dos livros Alex Viany: Crítico e Historiador (2003). Imagens do Negro na Cultura Brasileira (2011) e O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro (2013). Dirigiu os documentários Minoria Absoluta (curta-metragem, 1994) e A Política do Cinema (longa-metragem, 2011). Tem interesse teórico nos campos da história do cinema, do documentário, da sociologia do cinema e das políticas públicas ligadas ao audiovisual. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5055550097454248 (04/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2002-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luís, km 235 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (016) 33518141 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. O Pensamento Historiografico de Jean-Claude Bernardet
      Descrição: O projeto de pesquisa versa sobre a obra de Jean-Claude Bernardet no campo da história do cinema. Intelectual de larga e variada trajetória ligada ao cinema brasileiro, Bernardet tem como um dos eixos mais fortes da sua produção intelectual os livros e artigos que interrogam sobre o passado do cinema brasileiro. A pesquisa a ser desenvolvida buscará examinar o surgimento do trabalho como historiador, as características principais da sua produção intelectual, os autores com os quais Bernardet dialogou, as modificações da sua obra ao longo do tempo, a recepção e a contribuição para a historiografia do cinema brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
    2. 2016-Atual. AS RELACOES CINEMATOGRAFICAS ENTRE ARGENTINA E BRASIL NO PERIODO DO STUDIO SYSTEM (1930-1955)
      Descrição: Após o advento do som, tanto na Argentina quanto no Brasil, os produtores cinematográficos lançaram-se à emulação do Studio system tal como estruturado em Hollywood. Dentre as principais produtoras surgidas ao longo dos anos 1930 destacam-se a Argentina Sono Film e a Cinédia. Entretanto, é de se observar uma importante diferença entre os dois países: a época de ouro do cinema de estúdios na Argentina vai até 1942, com um crescimento qualitativo e quantitativo da produção, após essa a data a produção tendeu a decair e mesmo com o apoio do governo do Gal. Perón (1946-1955) que acarretou a recuperação da indústria, não se retomou o vigor anterior. Já no Brasil as décadas de 1930 e 1940 foram marcadas pela produção diminuta de filmes de ficção e pela fraca participação no mercado, somente em 1949 surgiu a principal tentativa de imitação do Studio system entre nós, a Vera Cruz, a qual envolveu vultosos capitais da ascendente burguesia industrial paulista, mas que em 1954 entrou em colapso. O projeto de pesquisa proposto visa elencar, descrever e analisar as diferentes formas pelas quais as cinematografias da Argentina e do Brasil relacionaram-se no período de 1930 a 1955, ou seja, o período em que o modelo do cinema de estúdios foi dominante na ideologia e na prática industrialista dos dois países. Ao contrário do que se pode acreditar, não eram cinematografias estanques, fechadas em si mesmas e/ou voltadas apenas para seu mercado interno. Até o momento consegui identificar pelo menos seis formas de imbricamento entre os cinemas da Argentina e do Brasil no período considerado: (a) Circulação de profissionais = ou seja, atores, diretores, fotógrafos e outros técnicos que cruzaram a fronteira; (b) Exibição e recepção de filmes = diz respeito à exibição comercial da fita argentina no mercado brasileiro e sua recepção pela crítica e vice-versa; (c) Circulação de temas = filmes de um país que adaptaram obras literárias do outro ou reapropriaram-se de tipos característicos, músicas, paisagens ou eventos históricos; d) Coproduções = filmes feitos conjuntamente por produtores de ambos os países; e) Empresas = a atuação de produtoras e distribuidoras argentinas no Brasil e vice-versa; f) Estado = políticas cinematográficas de um país que inspiraram a adoção de medidas semelhantes no outro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
    3. 2011-2016. Sonhos Industriais: O Cinema de Estudio no Brasil e na Argentina (1930-1955)
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como viés analisar de forma comparativa a história da produção cinematográfica na Argentina e no Brasil no período que vai de 1930 até 1955. O escopo desta pesquisa visa compreender a estruturação dos estúdios cinematográficos em ambos os países, as principais características da produção que daí emergiu, as dificuldades encontradas na relação com o mercado ocupado e as políticas governamentais visando proteger estas cinematografias nacionais. O marco temporal inicial corresponde ao momento em que, devido ao advento do som e à desestruturação do mercado provocada pela nova tecnologia, empreendedores investem na formação de modernos estúdios cinematográficos em ambos os países visando atingir os respectivos públicos nacionais. O recorte temporal final corresponde ao momento de crises radicais no sistema de produção de estúdios em ambas as cinematografias, no Brasil por conta da falência da Cia. Vera Cruz no ano de 1954 e na Argentina pelo fim do regime de proteção ao cinema nacional em decorrência da queda do peronismo em 1955.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Maria Cristina Couto - Integrante / João Miguel Valencise - Integrante / Danielle de Carla Divardin - Integrante / Vitor Ferreira Pedrassi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
    4. 2011-Atual. O Documentario Contemporaneo no Brasil: Modos de Producao, Formas Esteticas e Tipos de Representacao
      Descrição: Esta pesquisa visa analisar as principais características do documentário contemporâneo brasileiro com destaque para a discussão dos modos de produção deste tipo de filme, suas principais características em termos estéticos e como os diferentes grupos sociais são representados. Além da análise de cada uma destas questões ligadas ao universo do filme documentário, a pesquisa objetiva também relacionar uma questão com a outra, de modo a conectar a discussão sobre produção, estética e representação. O recorte temporal da pesquisa é marcado por dois filmes dirigidos por Eduardo Coutinho: Santo forte (Eduardo Coutinho, 1999) e Moscou (2009). São obras que marcam não apenas pontos de inflexão na obra deste realizador, como também servem como parâmetros da produção brasileira do período. Não obstante, a pesquisa volta-se para a análise das obras de outros realizadores importantes tais como João Moreira Salles, Vincent Carelli e Eduardo Escorel. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Roberta Santos Assef - Integrante / Liciane Mamede - Integrante / Filipe Brito - Integrante / Lucas Pelegrino - Integrante / marco Donizete Paulno da Silva - Integrante.
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
    5. 2007-2011. O Pensamento Industrial Cinematografico Brasileiro Contemporaneo
      Descrição: O projeto analisa as principais idéias industrialistas desenvolvidas pela corporação cinematográfica brasileira no período de 1990 a 2005, ou seja do fechamento da Embrafilme até o engavetamento do rpojeto da Ancinav.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Adriano Soriano Barbuto - Integrante / Marcus Tavares de Alvarenga - Integrante / Larissa Barros Cardoso - Integrante / Roberta Santos Assef - Integrante / Maria Cristina Couto - Integrante / Pedro Dolosic - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.
    6. 2005-2011. Documentario e material de arquivo cultural e cientifico
      Descrição: A pesquisa investiga as variáveis ideológicas do documentarismo brasileiro no período que vai de 1910 a 1950, buscando ampliar o estudo clássico de Paulo Emílio Salles Gomes. Num segundo movimento de pesquisa pretende-se analisar a forma como este material é utilizado em filmes de montagem contemporâneos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Arthur Autran Franco de Sá Neto - Coordenador / Suzana Altero Bispo - Integrante.
      Membro: Arthur Autran Franco de Sa Neto.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (87)
    1. 43 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.Por que somos tão fracos?. 2019. (Outra).
    2. III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro.La mujer de medianoche ou A esposa do solteiro: o primeiro filme argentino-brasileiro. 2019. (Encontro).
    3. IV Colóquio Internacional de Cinema e História. A eterna esperança: um ensaio cinematográfico sobre a história do cinema paulista. 2019. (Congresso).
    4. Seminário Inovagrad Artes Visuais.O ensino de audiovisual e o curso de Imagem e Som da UFSCar. 2019. (Seminário).
    5. VII Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. Jean-Claude Bernardet: documentarista e historiador. 2019. (Congresso).
    6. 42 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.Gustavo Dahl: o cinema como arte e como política. 2018. (Outra).
    7. I Encontro de Reestruturação Curricular do Bacharelado em Imagem e Som.Onde estávamos e onde estamos - O Curso de Imagem e Som da UFSCar. 2018. (Seminário).
    8. II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro.Não me digas adeus: o filme manifesto dos Estudios San Miguel. 2018. (Encontro).
    9. VI Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. São Miguel do Brasil: uma distribuidora de filmes argentinos. 2018. (Congresso).
    10. VI Congreso AsAECA. La cuestión de los cines regionales en Brasil. 2018. (Congresso).
    11. VI Congreso AsAECA. Presentación del libro "Pantallas transnacionales - El cine argentino y mexicano del período clásico". 2018. (Congresso).
    12. XXII Encontro da Socine. El hombre que nació dos veces: o filme argentino de Oduvaldo Vianna. 2018. (Congresso).
    13. XXVII Encontro da Compós. O cinema brasileiro nas telas argentinas no período clássico (1933-1954). 2018. (Congresso).
    14. Cinemas de Esquerda - Depois da Chuva.Sobre Depois da Chuva. 2017. (Outra).
    15. I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro.Todos a bordo: uma análise comparada de Aviso aos navegantes e Luna de miel en Río. 2017. (Encontro).
    16. Seminário Representaciones de los Sectores Populares en las Imágenes de Cultura de Masa en Argentina (1930-1960).As relações cinematográficas entre Argentina e Brasil no período do Studio System (1930-1955). 2017. (Seminário).
    17. Workshop Internacional Circuitos del Entretenimineto en América Latina , Siglo XX.Namorando o Brasil: uma análise do filme Caminito de gloria (Luis Cesar Amadori, 1939). 2017. (Seminário).
    18. XII Mostra de Cinema de Ouro Preto.Plano Nacional de Preservação. 2017. (Outra).
    19. I Colóquio Internacional Cinema e História.Os primórdios das coproduções entre Argentina e Brasil: o caso de A Grande Aventura Amazônica. 2016. (Encontro).
    20. III Simpósio Iberoamericano de Estudios Comparados.Para que(m) interessa o conceito de cinema clássico na América Laitna?. 2016. (Simpósio).
    21. O pensamento industrial cinematográfico de Paulo Emílio Salles Gomes.O pensamento industrialista cinematográfico de Paulo Emílio Salles Gomes. 2016. (Outra).
    22. Paulo Emílio: Pensamento e Práxis.O pensamento industrialista cinematográfico de Paulo Emílio Salles Gomes. 2016. (Seminário).
    23. XX Encontro da Socine. Namorando o Brasil: o caso de "Romance no Rio". 2016. (Congresso).
    24. 10 Mostra de Cinema de Ouro Preto.Cinemateca Brasileira: Crise e Esperanças. 2015. (Outra).
    25. I Encontro Internacional Cinemídia.Terra prometida: os estrangeiros nos cinemas da Argentina e do Brasil (1930-1942). 2015. (Encontro).
    26. III Colóquio de Cinema e Arte na América Latina. Argentina e Brasil: relações perigosas (1930-1945). 2015. (Congresso).
    27. XIX Encontro da Socine. Cidadão Downey. 2015. (Congresso).
    28. XV Semana de Imagem e Som.O Cinema Militante. 2015. (Outra).
    29. 14 Goiânia Mostra Curtas.Academia x Mercado. 2014. (Outra).
    30. II Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. Argenina Sono Film e Cinédia: uma comparação. 2014. (Congresso).
    31. O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro.O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro. 2014. (Outra).
    32. Colóquio Brasil - Argentina.A guerra gaúcha: o cinema argentino no Brasil (1935-1945). 2013. (Simpósio).
    33. O Cinema e as Formas de Construção da Realidade.Cinema brasileiro e História: imagens e discursos. 2013. (Outra).
    34. VII Colóquio Bakhtiniano.O cinema e Bakhtin: notas acerca da contribuição de Robert Stam. 2013. (Seminário).
    35. XVII Encontro da Socine.Os produtores e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945). 2013. (Encontro).
    36. 7 Mostra de Cinema de Ouro Preto.Gustavo Dahl: Ideólogo da Preservação de Filmes no Brasil. 2012. (Outra).
    37. Mostra Intolerância - Territórios e Fronteiras.A representação da intolerância no cinema brasileiro contemporâneo. 2012. (Outra).
    38. Mostra Jairo Ferreira - Cinema de Invenção.O cinema e a crítica de Jairo Ferreira. 2012. (Outra).
    39. Os múltiplos lugares de Roberto Farias.A práxis industrialista de Roberto Farias. 2012. (Outra).
    40. XVI Encontro da Socine. Historiografia do cinema: Brasil e Argentina na década de 1930. 2012. (Congresso).
    41. Cinema brasileiro, anos 2000, 10 questões.O outro: temer, tolerar ou conhecer. 2011. (Outra).
    42. El documental brasileño contamporáneo.El documental brasileño contamporáneo. 2011. (Outra).
    43. II Seminário Internacional Brasil / Argentina de Estudos de Cinema.A Historiografia do Cinema Brasileiro Hoje: um Quadro. 2011. (Seminário).
    44. Panorama de la Historiografía del Cine Brasileño.Panorama de la Historiografía del Cine Brasileño. 2011. (Seminário).
    45. VI Encontro de Comunicação Contemporânea.A produção brasileira e sua relação com a distribuição na contemporaneidade. 2011. (Encontro).
    46. VII Congresso do Forcine. 2011. (Congresso).
    47. VII Semana de Estudos Teatrais da UNESP.Augusto Matraga no cinema. 2011. (Seminário).
    48. V Jornada Nacional de Análise do Discurso na Ciência da Informação.Leitores do discurso fílmico. 2011. (Seminário).
    49. XV Encontro Internacional da Socine.As indústrias cinematográficas no Brasil e na Argentina nos anos 1930. 2011. (Encontro).
    50. Festival Ibero-Americano de Cinema e Video.Panorama da historiografia do cinema brasileiro. 2010. (Seminário).
    51. Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira.O pensamento industrial cinematográfico brasileiro: ontem e hoje. 2010. (Outra).
    52. XIV Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.Jairo Ferreira: crítico cineasta. 2010. (Outra).
    53. XIX Encontro Anual da Compós. Do rádio à televisão: o personagem negro em dois filmes brasileiros. 2010. (Congresso).
    54. III Jornada de Estudos do NESEFI: etnografia operária.Migrantes. 2009. (Simpósio).
    55. I Seminário Internaiconal Brasil / Argentina de Estudos de Cinema.Pensar a questão do público: o caso do cinema brasileiro. 2009. (Seminário).
    56. IV Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.Alex Viany. 2009. (Outra).
    57. Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira.A questão da indústria cinematográfica brasileira: uma revisão histórica. 2009. (Outra).
    58. Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira.Vera Cruz e os Independentes. 2009. (Outra).
    59. XIII Encontro Internacional da Socine. O pensamento industrial das produtoras do cinema brasileiro contemporâneo. 2009. (Congresso).
    60. XIII Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.O cinema de Ozualdo Candeias. 2009. (Outra).
    61. XIV Colóquio Bakhtiniano.Bakhtin e o cinema: a contribuição de Robert Stam. 2009. (Outra).
    62. XVIII Encontro da Compós. O cinema brasileiro contemporâneo diante do público e do mercado exibidor. 2009. (Congresso).
    63. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro: ontem e hoje. 2009. (Congresso).
    64. III Encontro de Comunicação Contemporânea.O Campo do Cinema. 2008. (Encontro).
    65. II Jornada Brasileira do Cinema Silencioso.Memória do Chaplin Club. 2008. (Outra).
    66. Retrospectiva Ozualdo R. Candeias.O cinema de Ozualdo Candeias. 2008. (Outra).
    67. XII Encontro Internacional da SOCINE. A noção de "Ciclo Regional" na historiografia clássica do cinema brasileiro. 2008. (Congresso).
    68. XVII Encontro Anual da Compós. As concepções de público no pensamento industrial cinematográfico. 2008. (Congresso).
    69. A Invenção do Cinema Marginal.O Cinema Marginal é um cinema político?. 2007. (Outra).
    70. Seminário Estudos Contemporâneos de Cinema.O pensamento industrial cinematográfico brasileiro contemporâneo. 2007. (Seminário).
    71. Teoria Clássica do Cinema.Teoria Clássica do Cinema. 2007. (Outra).
    72. XI Encontro Internacional da SOCINE.O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro Contemporâneo - A Crise (1990-1993). 2007. (Encontro).
    73. Mostra Ruy Guerra - Filmar e Viver.O cinema de Ruy Guerra. 2006. (Outra).
    74. O documentário brasileiro nos anos 1970.Seminário Cultura e Política nos Anos 1970. 2006. (Seminário).
    75. O documentário paulista atual (1995-2006).Mostra O Novo Cinema em São Paulo. 2006. (Outra).
    76. X Encontro da Socine.Revisões historiográficas: o pensamento industrialista de Paulo Emílio Salles Gomes. 2006. (Encontro).
    77. XIII Visible Evidence. Entre a "cavação" e a vanguarda: filme de montagem e material de base. 2006. (Congresso).
    78. A burguesia no cinema brasileiro.IX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. 2005. (Seminário).
    79. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Congresso).
    80. Alex Viany e o Neo-Realismo.Seminário Neo-Realismo na América Latina. 2004. (Seminário).
    81. O Cinema Marginal no Brasil.Mostra Cinema Marginal e suas fronteiras. 2004. (Outra).
    82. Alex Viany, o crítico e historiador.Mostra Homenagem a Alex Viany. 2003. (Outra).
    83. Crítica e história no cinema brasileiro.Mostra Alex Viany: o Historiador, o Crítico e o Cineasta. 2003. (Outra).
    84. Dois momentos do pensamento cinematográfico brasileiro.O Cinema Como Expressão Cultural. 2003. (Seminário).
    85. Júlio Bressane: recriação do cinema brasileiro.Mostra Cinema Inocente. 2003. (Outra).
    86. A questão industrial nos congressos de cinema. VI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. 2002. (Congresso).
    87. Paulo Emílio e a Constituição das Bases da Pesquisa Histórica no Brasil.Mostra Atualidade de Paulo Emílio. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. SÁ NETO, ARTHUR AUTRAN FRANCO DE. Paulo Emílio: Pensamento e Práxis. 2016. (Outro).. . 0.
    2. SA NETO, A. A. F. ; PAIVA, S. ; GAMO, A.C. ; MASSAROLLO, J.. Jornada Roberto Farias. 2013. Outro
    3. SA NETO, A. A. F.. 12 Semana da Imagem e Som. 2012. (Outro).. . 0.
    4. PUPPO, E. ; SA NETO, A. A. F.. A Montagem no Cinema. 2006. Outro
    5. MOURAO, M. D. ; DANTAS, L. ; GOZZE, J. ; SARAIVA, L. R. ; SA NETO, A. A. F.. Seminário Tendências e Perspectivas do Negócio Audiovisual. 2006. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 12/10/2020 19:01:20