Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Alessandro Constantino Gamo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), onde atua no curso de Imagem e Som e no Programa de Pós Graduação de Imagem e Som (PPGIS). Lidera, com o Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, o Grupo de Pesquisa "Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética". Desenvolve pesquisas sobre História do Cinema Brasileiro, Cinema Latino Americano e sobre Documentário. Foi um dos autores do livro 'Nova História do Cinema Brasileiro' (org. Fernão Ramos e Sheila Schvarzman, Ed. SESC, 2018). É diretor e roteirista de documentários. Dirigiu os documentários O Catedrático do Samba (1999, co-dir. Noel Carvalho), O Galante Rei da Boca (2004, co-dir. Luis Rocha Melo), Descobrindo Waltel (2005), República (2011, co-direção Eugenio Puppo) e Erlon Chaves- O Maestro do Veneno! (2018). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8208629144314123 (10/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Via Washington Luiz, KM 235 Monjobinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. PESQUISA E USOS DE MATERIAIS DE ARQUIVO EM DOCUMENTARIOS HISTORICOS.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo, a reflexão crítica e prática sobre a utilização de materiais de arquivos em documentários históricos no Brasil e Chile, a partir de 2000. Entendendo tais materiais como fotografias, filmes, registros sonoras ou audiovisuais, que fazem parte de arquivos constituídos e que, através de pesquisas, são relacionados para eventuais usos em documentários. E documentários históricos, como produções que pretendem, através do uso de tais materiais, construir representações e narrativas sobre um determinado fato ou momento histórico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Coordenador.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.
    2. 2015-Atual. Historiografia Audiovisual do Cinema no Brasil. Parte 1: Laboratorio de Pesquisa, Analise e Producao de Conteudo Historiografico Audiovisual.
      Descrição: Com financiamento da Fapemig, através do edital Demanda Universal/2015, o projeto propõe o levantamento e o estudo de filmes que têm como tema a história do cinema brasileiro, isto é, o estabelecimento de uma Historiografia Audiovisual do cinema no Brasil. A hipótese é a de que tais filmes constituem um rico e diversificado discurso historiográfico audiovisual sobre o cinema brasileiro, ainda não devidamente estudado pelos historiadores do campo. A proposta apresenta quatro eixos de pesquisa e desenvolvimento: 1) levantamento e análise de filmes documentais e ficcionais realizados no Brasil que apresentem como tema e objeto de reflexão o próprio cinema brasileiro, configurando o que se chama de uma Historiografia Audiovisual; 2) criação do Laboratório de Pesquisa, Análise e Produção de Conteúdo Historiográfico Audiovisual e construção do sítio Historiografia Audiovisual; 3) produção de textos sobre os resultados das pesquisas; 4) produção de conteúdo audiovisual para ser divulgado no sítio Historiografia Audiovisual... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luis Alberto Rocha Melo - Coordenador / BRUM, Alessandra - Integrante / Anna Karinne Martins Ballalai - Integrante / Felipe de Castro Muanis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.
    3. 2014-2018. Historiografia audiovisual do cinema no Brasil
      Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é levantar e investigar a produção de filmes brasileiros documentais e ficcionais que apresentem como tema e objeto de reflexão a História do cinema no Brasil. Interrogamo-nos sobre a dimensão historiográfica desses filmes na constituição de novos discursos históricos sobre a atividade no Brasil. Nossa hipótese é a de que os próprios filmes oferecem ao historiador de cinema novas perspectivas de reflexão, análise e construção de textos historiográficos sobre o cinema brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luis Alberto Rocha Melo - Coordenador / Alessandra Souza Melett Brum - Integrante / Anna Karinne Ballalai - Integrante.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.
    4. 2012-2014. CRITERIOS E METODOLOGIAS PARA REALIZACAO DE INVENTARIO DO PATRIMONIO CULTURAL RURAL PAULISTA
      Descrição: O universo das fazendas históricas, surgidas em decorrência da ocupação da região central paulista nos séculos XVIII e XIX, é fonte inesgotável para estudos e pesquisas e se apresenta como um território promissor, diante da constatação da grande diversidade de bens valiosos, e até mesmo raros, no que tange ao patrimônio histórico cultural e natural. O principal objetivo desse projeto é estabelecer critérios fundamentados teórico e metodologicamente que permitam a identificação, caracterização, análise e representação textual, imagética, sonora, dentre outras possibilidades, do patrimônio cultural, e que possam resultar em práticas de inventários das fazendas históricas pau listas, situadas na região de São Carlos, centro do Estado de São Paulo. Busca-se com isso atender a diversidade cultural e a natureza imaterial e material desse patrimônio, tomando por base o projeto de políticas públicas Patrimônio Cultural Rural Paulista: espaço privilegiado para pesquisa, educação e turismo (PCRP), financiado pela FAPESP e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Tognon. Assim, o foco metodológico do projeto aqui proposto reside no aprimoramento de um Padrão de Descrição de Informação (POI), aplicável a todo e qualquer tipo de bem cultural, seja imaterial, material, bibliográfico, arquivístico, museológico, arqueológico ou natural. O desenvolvimento do POI tem como ponto de partida o estudo de códigos, normas e recomendações nacionais e internacionais vigentes e, ainda, de experiências voltadas para o desenvolvimento de inventários patrimoniais com o uso de tecnologias apropriadas para realizar o tratamento, o armazenamento em base de dados e a disponibilização via web. Numa perspectiva teórico-metodológica, busca-se o desenvolvimento de projeto piloto fazendo uso do sistema de base de dados Memória Virtual Rural (MVR) de forma que permita resultar no inventário e na disponibilização não só de conteúdos descritivos, mas, inclusive, interpretativos e reflexivos, traduzindo-se, assim, o.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Constantino Gamo - Integrante / Luzia Sigoli Fernandes Costa - Coordenador / Luiz Flávio de Carvalho Costa - Integrante / Rosaelena Scarpeline - Integrante / Vladimir Benincasa - Integrante / Maria Inês Mancuso - Integrante / Maria Ângela P. C. S. Bortolucci - Integrante / Cristine Gorski Severo - Integrante / Luciana de Sousa Gracioso - Integrante / Olga von Simson - Integrante / André Luís dos Santos Furtado - Integrante / Elisa Y. Nakagawa - Integrante / Cássia Denise Gonçalves - Integrante.
      Membro: Alessandro Constantino Gamo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (10)
      1. II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro..De atriz a produtora: A trajetória da Aurora Duarte Produções Cinematográficas.. 2018. (Encontro).
      2. V Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. ?Espaços do cinema comercial nos anos 1960 e 1970 no Brasil e Chile?. 2015. (Congresso).
      3. IV Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. A crítica e a Boca de Cinema de São Paulo.. 2014. (Congresso).
      4. Simpósio Internacional Imperialismo e Guerra 1914-2014.Cinema e Guerra Contemporânea (Documentários e a Guerra). 2014. (Simpósio).
      5. III Encuentro Internacional de Investigaccion del cine chileno y latinoamericano. Materiais de arquivo em documentarios musicais brasileiros. 2013. (Congresso).
      6. Mostra Jairo Ferreira - Cinema de Invenção. O cinema e a crítica de Jairo Ferreira.O Cinema e a Crítica de Jairo Ferreira.. 2012. (Outra).
      7. X Congresso Internacional da APCG.. Sobre a trilha sonora de A Margem.. 2010. (Congresso).
      8. XIV Encontro Internacional da SOCINE.Os filmes de Ozualdo Candeias dos anos 1950.. 2010. (Encontro).
      9. XXXII Congresso da INTERCOM. Uma voz para a Boca - A experiência da Cinema em Close Up. 2009. (Congresso).
      10. XII Encontro Internacional da SOCINE. A economia cinematográfica da Boca de Cinema de São Paulo.. 2008. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SA NETO, A. A. F. ; PAIVA, S. ; GAMO, A.C. ; MASSAROLLO, J.. Jornada Roberto Farias. 2013. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:20