Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Artes e Comunicação (DAC)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Luciana Sa Leitao Correa de Araujo

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios, da Universidade de Campinas (2001-2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, estudando principalmente os seguintes temas: história do cinema, cinema brasileiro, cinema silencioso, crítica cinematográfica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9890886509956837 (02/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Artes e Comunicação. Rodovia Washington Luis, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518141 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-2019. Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method
      Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Samuel Holanda Paiva - Integrante / Suzana Reck Miranda - Integrante / Flavia Cesarino Costa - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Arts and Humanities Research Council - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
      Descrição: O projeto centra-se na natureza do cinema como uma mistura de artes e mídia, a fim de produzir a primeira história intermidiática do cinema brasileiro. As pesquisas exploram a intermedialidade como um método historiográfico aplicável ao cinema como um todo. Com este objetivo, o projeto reúne pesquisadores da Universidade de Reading (UoR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bem como três pós-doutorandos, que combinam conhecimentos em intermedialidade, cinema brasileiro, história do cinema, teoria do cinema, cinema e música, cinema e teatro, cinema e artes visuais, cinema e cultura popular. A intermidialidade nunca foi aplicada ao cinema como método historiográfico, referindo-se apena ao intercruzamento de formas midiáticas técnicas e artísticas. Este projeto propõe, diferentemente, usar a intermidialidade para indicar a natureza mista do cinema, bem como dar lugar primordial aos fenômenos fílmicos nos quais o hibridismo é particularmente notável. O estudo focaliza o cinema brasileiro, que desde seus inícios sempre combinou formas artísticas e culturais extra-fílmicas, resultando numa mistura estética original. Artistas oriundos de teatro, dança, música, circo, rádio, televisão e artes plásticas deixam marcas distintivas importantes nas várias práticas cinematográficas brasileiras, que vão desde os silenciosos anos 1920, passam pelas comédias musicais dos anos 1940, pelo cinema industrial paulista dos anos 1950 e se estendem ao cinema brasileiro contemporâneo .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia Cesarino Costa - Integrante / Lúcia Nagib - Integrante / Samuel José Holanda de Paiva - Integrante / Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Suzana Reck Miranda - Integrante / Margarida Maria Adamatti - Integrante. Financiador(es): Arts Humanities Research Council - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Flavia Cesarino Costa.
    2. 2013-2017. Hollywood e teatro popular nos filmes de Luiz de Barros (1916-1931)
      Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar o período inicial da extensa carreira de Luiz (Lulu) de Barros, tendo início em 1916, quando lança Perdida depois de uma primeira experiência na direção com A viuvinha, que não chega a ser exibido, até o último longa-metragem sonoro realizado na produtora paulista Sincrocinex, O babão (1931), paródia do sucesso hollywoodiano O pagão (The pagan, W.S. Dyke, 1929). Ao longo da trajetória de Barros, dentro do recorte temporal aqui demarcado, pretende-se estudar as conexões estabelecidas com o teatro popular, sobretudo o teatro de revista, e com o cinema norte-americano, por compreendermos que esses são dois componentes fundamentais na elaboração do cinema brasileiro não só deste período como, de maneira mais ampla, de toda a primeira metade do século 20. Por ser um homem de espetáculo, que atuou tanto no meio cinematográfico quanto teatral, Luiz de Barros constitui um objeto de estudo privilegiado ? e ainda muito pouco pesquisado. Embora não existam materiais fílmicos preservados dos filmes que dirigiu no período (com exceção de um curto fragmento de Acabaram-se os otários, de 1929), a pesquisa em fontes primárias, aliada ao estudo de obras bibliográficas e de materiais fílmicos relacionados, deverá fornecer informações e subsídios para o desenvolvimento de análises que contribuam para o maior conhecimento sobre a trajetória inicial deste homem de espetáculo e sobre as relações do cinema brasileiro do período silencioso e início do sonoro com o teatro popular e a produção hollywoodiana. Este projeto, de abordagem eminentemente histórica, toma por base as considerações de Jean-Claude Bernardet, no livro Historiografia clássica do cinema brasileiro (BERNARDET, 1995). Propomos aqui uma pesquisa que entrelaça os campos cinematográfico e teatral no Brasil, procurando também estabelecer relações com a cinematografia norte-americana. Aliado à pesquisa bibliográfica, realizamos extenso levantamento em fontes primárias também guiado por essa perspectiva transversal, articulando os campos do cinema e do teatro popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Evandro Gianasi Vasconcellos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.
    3. 2006-2013. O cinema em Pernambuco nos anos 1920
      Descrição: Estudo do cinema silencioso brasileiro, com foco nas atividades cinematográficas ocorridas em Pernambuco durante a década de 1920. Abordando as esferas de produção, mercado e crítica, a pesquisa procura também investigar as relações com cinematografias estrangeiras, sobretudo o cinema norte-americano e de outros países da América Latina. A análise dos filmes explora aspectos históricos, narrativos e também relacionados aos materiais, levando em conta questões de preservação cinematográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo - Coordenador / Isabella Mitiko Ikawa Bellinger - Integrante / Natasha Hernandez Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 2
      Membro: Luciana Sa Leitao Correa de Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (42)
      1. 10th Women and the Silent Screen Conference. All-woman orchestras in Rio de Janeiro (1910-1920). 2019. (Congresso).
      2. CineOP - 14a Mostra de Cinema de Ouro Preto.A regionalização e a preservação do cinema brasileiro. 2019. (Encontro).
      3. III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. As orquestras femininas nas salas de cinema cariocas na década de 1910. 2019. (Congresso).
      4. VIII Colóquio de Imagem e Som.A mulher no cinema: personagens, representação e teoria feminista. 2019. (Encontro).
      5. XXIII Encontro Socine. ?Telas Fatos?: Recepção e cultura cinematográfica no Recife. 2019. (Congresso).
      6. I Encontro de Reestruturação Curricular do Curso de Bacharelado em Imagem e Som.Experiências de Ensino. 2018. (Encontro).
      7. II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. Luiz de Barros e a Guanabara-Film: intermidialidade e outras estratégias de atuação. 2018. (Congresso).
      8. Mostra Buster Keaton - O mundo é um circo.Buster Keaton e o teatro. 2018. (Outra).
      9. 2017 SCMS Conference - Society for Cinema and Media Studies. Intermediality in Brazilian silent cinema: Luiz de Barros? works and intermedial strategies. 2017. (Congresso).
      10. II Colóquio Internacional de Cinema e História. Cinema como atração nos palcos (1910-1920). 2017. (Congresso).
      11. II IntermIdia Conference. Cinema from the stage perspective. 2017. (Congresso).
      12. I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. A sala de exibição como espaço de criação: Quadros Júnior e o espetáculo cinematográfico em São Paulo. 2017. (Congresso).
      13. 2016 Society for Cinema and Media Studies. Stage and screen attractions at Teatro Santa Helena in São Paulo. 2016. (Congresso).
      14. I Intermedia Conference / II Encontro Cinemídia. Cinema on stage: two experiences in Brazil during the 1920s. 2016. (Congresso).
      15. IntermIdia Project Workshop - Understanding Intermediality.Stage and screen attractions at Teatro Santa Helena in São Paulo. 2016. (Seminário).
      16. Paulo Emilio: Pensamento e Práxis.Paulo Emilio e o cinema silencioso. 2016. (Seminário).
      17. XX Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A MGM em São Paulo: atrações de palco e tela no Teatro Santa Helena em 1927. 2016. (Congresso).
      18. CineOP 2015.O cinema de Gerson Tavares e o case de restauro da sua filmografia. 2015. (Encontro).
      19. Women and the Silent Screen VIII. Eva Nil, a Brazilian film star between the ingénue-type and the action heroine. 2015. (Congresso).
      20. XIX Encontro Socine. Ação nas alturas: ?Hei de vencer? e as proezas da aviação nos anos 1920. 2015. (Congresso).
      21. SCMS - Society for Cinema and Media Studies Conference 2014. Movie prologues and the incorporation of North American film exhibition practices in Cinelândia, Rio de Janeiro (1926-1927). 2014. (Congresso).
      22. XVIII Encontro Internacional da Socine. Teatro de revista e Hollywood em ?Augusto Annibal quer casar!? (1923). 2014. (Congresso).
      23. Colóquio Brasil-Argentina. Nobleza gaucha e Aitaré da Praia: o campo e a cidade no cinema silencioso latino-americano. 2013. (Congresso).
      24. XVII Encontro Internacional da Socine. O campo e a cidade no cinema silencioso pernambucano. 2013. (Congresso).
      25. Lasa 2012 - Latin American Studies Association. A produção regional brasileira: relações com experiências latino-americanas e com o modelo norte-americano. 2012. (Congresso).
      26. XVI Encontro Internacional da Socine. A produção regional brasileira: relações com experiências latino-americanas e com o modelo norte-americano. 2012. (Congresso).
      27. Cinema across media: the 1920s. Movie prologues in Rio de Janeiro (1926-1927). 2011. (Congresso).
      28. I Encontro Estaudal Socine SP. Prólogos cinematográficos: entre Hollywood e o teatro de revista. 2011. (Congresso).
      29. IV Abil Conference. Prólogos cinematográficos: entre Hollywood e o teatro de revista. 2011. (Congresso).
      30. V Jornada Brasileira de Cinema Silencioso.Prólogos cinematográficos. 2011. (Outra).
      31. XV Encontro Internacional Socine. Os seriados norte-amerianos e o cinema brasileiro dos anos 1920. 2011. (Congresso).
      32. XX Encontro da Compós. O mercado exibidor do Recife na transição para o cinema sonoro. 2011. (Congresso).
      33. Women and the Silent Screen VI. Movie prologues: cinema, theatre and female types on stage at Rio de Janeiro Cinelandia. 2010. (Congresso).
      34. XIV Encontro Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Recife na rota do mundo. 2010. (Congresso).
      35. Colloque International de l'Association française des enseignants et des chercheurs en cinéma et audiovisuel (Afeccav). "Jurando vingar": analyse du film, analyse du matériel. 2008. (Congresso).
      36. XII Jornada de Letras da UFSCar.?Joaquim Pedro de Andrade filma Manuel Bandeira: Um ?retrato espiritual? preparado no café da manhã?. 2008. (Seminário).
      37. XII Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Gênero e regionalismo em "Jurando vingar". 2008. (Congresso).
      38. Stardom in Brazilian Cinema - Cross-cultural perspectives / Estrelismo no Cinema Brasileiro.Estrelas do período mudo e do início do sonoro. 2007. (Seminário).
      39. XI Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. ?Veneza Americana?: o Recife dos anos 1920 visto pelos ?naturais?. 2007. (Congresso).
      40. Modernidad ymoralidad: estrellas del cine femeninas y personajes femeninos en el cine mudo regional. La Mujer y el Cine Mudo. 2006. (Congresso).
      41. Os ciclos regionais de cinema no Brasil.Disciplina "História do cinema Brasileiro". 2006. (Outra).
      42. X Encontro Socine."Cinema levado a sério" - A crítica de cinema nos anos 20 em Recife. 2006. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. Araújo, Luciana Corrêa de; FREIRE, R. L. ; MELO, L. A. R.. III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. 2019. Congresso
      2. Luciana Corrêa de Araújo; ADAMATTI, M. M. ; Lúcia Nagib ; GIBBS, J. ; TYLER, L.. Prólogos do Cinema Silencioso no Brasil. 2018. Outro
      3. Araújo, Luciana Corrêa de; MELO, L. A. R. ; FREIRE, R. L.. II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. 2018. Congresso
      4. Araújo, Luciana Corrêa de; FREIRE, R. L. ; MELO, L. A. R.. I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. 2017. Congresso
      5. Araújo, Luciana Corrêa de. II IntermIdia Workshop. 2017. (Outro).. . 0.
      6. ARAÚJO, L. S. L. C.; COSTA, F. C. ; PAIVA, S. H. ; MIRANDA, S. R. ; ADAMATTI, M.. I IntermIdia Conference / II Encontro Cinemídia. 2016. Congresso
      7. PAIVA, S. H. ; MONZANI, J. M. A. ; MIRANDA, S. R. ; ARAÚJO, L. S. L. C.. I Encontro Estadual Socine SP. 2011. Congresso
      8. ARAÚJO, L. S. L. C.. Seminário Estudos Contemporâneos do Audiovisual. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 19:01:21