Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Nataly Carvalho Lopes

É professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras. Atua principalmente nos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia, além do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta instituição. Possui doutorado em educação para as ciências pelo programa de pós-graduação em educação para as ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, instituição pela qual também defendeu sua dissertação de mestrado na mesma área. É graduada em licenciatura em física, pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS-unesp (2007). Como docente atua nas disciplinas referentes ao ensino de ciências, como Metodologia e Prática de Ensino de Física, Estágio Supervisionado e Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas em ensino de ciências sob o enfoque das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, voltado aos debates de questões sociocientíficas em uma perspectiva crítica. Recentemente, tem se inserido nos estudos sobre a formação de professores segundo a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. É participante do grupo de pesquisa ?Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa? e lidera o grupo "Educação em Ciências e Matemática no contexto CTS" também é revisora de diversos periódicos científicos da área de ensino de ciências. É mãe do Gustavo e esteve em licença maternidade entre março de setembro de 2018. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0285391776145231 (26/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera km 174 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432587
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. Pesquisa-acao nos pequenos grupos de pesquisa para o desenvolvimento das praticas docentes com as questoes sociocientificas no ensino de ciencias
      Descrição: Embora as relações CTS estejam presentes nas propostas educacionais e sejam fortemente discutidas no campo da pesquisa em ensino de ciências e nos currículos de formação de professores, a relação entre aquilo que se propõe e o que se pratica não é linear, de modo que ainda é necessário compreender como o trabalho no ensino de ciências na perspectiva CTS, mais especificamente, com as questões sociocientíficas ? QSC, pode ser potencial para a formação dos alunos e professores. Para tanto, propomos este projeto de pesquisa, que tem a possibilidade de atuar com e na escola, a partir de suas problemáticas reais, para que possamos fazer pesquisas e práticas de ensino na perspectiva do diálogo e da formação compreendida como processo orgânico. Assim, nos apropriamos da pesquisa-ação como metodologia que atende aos critérios da elaboração e do desenvolvimento da pesquisa com a escola e não somente sobre a escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Nataly Carvalho Lopes - Coordenador / Washington Luiz Pacheco de Carvalho - Integrante / Michel Pisa Carnio - Integrante / Paulo Gabriel Franco dos Santos - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Nataly Carvalho Lopes.
    2. 2014-2019. Aspectos da formacao inicial de professores a partir do trabalho com as questoes sociocientificas em disciplinas da area de ensino em cursos de Licenciatura em Fisica e em Quimica
      Descrição: Este projeto visa investigar as potencialidades e os problemas que podem decorrer de novas práticas de ensino na formação inicial de professores de ciências. Estas novas práticas estão relacionadas à abordagem das questões sociocientíficas, aos objetivos do Ensino das Ciências na Educação Básica, à contextualização do conhecimento científico, à interdisciplinaridade, ao uso da experimentação e à articulação entre teoria e prática nas aulas de disciplinas das áreas de ensino de ciências. Tais abordagens sugerem que os licenciandos levantem questões sociocientíficas nos entornos das escolas e sociedades em que se inserem, compreendam aspectos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente relacionados às questões, proponham currículos e ações para o desenvolvimento destas questões em sala de aula e, possam compreender como é possível desenvolver e aperfeiçoar a prática docente junto à pesquisa em ensino de ciências. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Tathiane Milaré - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Nataly Carvalho Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Vida e Morte de um programa de formação de professores de ciências: a importância da constituição e da manutenção dos grupos. 2017. (Congresso).
      2. ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Os programas federais de fomento à formação de professores: diálogos possíveis e implicações na realidade. 2015. (Encontro).
      3. I Workshop de Investigación en la Formación Inicial de Profesores de Quimica Y Primer encuentro de pequeños grupos de investigación: investigación en la interfaz universidad-escuela.O PGP de Arealva no âmbito do Projeto Observatório e no desenvolvimento de sequências didáticas abordando questões sócio científicas na educação básica. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. LOPES, N. C.. II Encontro entre Universidade e Escola. 2014. (Outro).. . 0.
      2. LOPES, N. C.. VI Encontro de Prática de Ensino de Física. 2010. (Outro).. . 0.
      3. LOPES, N. C.. XII Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57