Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Tathiane Milare

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4030661520659155 (02/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos Jardim Residencial Pedras Preciosas 13604900 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35437606 URL da Homepage: https://www.araras.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Impactos do desenvolvimento de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades baseadas em conteudos virais da internet na promocao da Alfabetizacao Cientifica e Tecnologica
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a seguinte questão de pesquisa: Como usar os conteúdos virais da internet como uma motivação para a aprendizagem dos conhecimentos de química e física por meio do desenvolvimento de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares no Ensino Médio? O objetivo geral é investigar o impacto do desenvolvimento de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como resposta aos conteúdos virais da internet, visando o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tathiane Milaré - Coordenador / João Teles de Carvalho Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Tathiane Milare.
    2. 2018-Atual. Estado da Arte da Pesquisa em Ensino de Quimica: contribuicoes de quimicos educadores e de educadores quimicos
      Descrição: Este projeto tem como objetivo caracterizar e comparar as pesquisas em Ensino de Química, desenvolvidas nas universidades públicas em três cenários distintos: programas de pós-graduação em Educação, em Ensino de Ciências e em Química. Parte-se da ideia de que nestes cenários são formados dois tipos de pesquisadores, os Químicos educadores e os Educadores químicos. Os Químicos educadores possuem pós-graduação em áreas específicas da Química, mas seus trabalhos, pesquisas e publicações são voltados para o Ensino de Química. Já os Educadores Químicos, possuem formação inicial em Química e pós-graduação em Educação ou em Ensino de Ciências. Propõe-se analisar as teses e dissertações sobre o Ensino de Química, conforme o tipo de pesquisa, o foco temático, as referências, o curso de pós-graduação, a instituição e a formação dos pesquisadores envolvidos (pós-graduandos e seus respectivos orientadores). Com o desenvolvimento desta pesquisa, deseja-se contribuir com a caracterização e compreensão da área e do processo de formação de pesquisadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tathiane Milaré - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Tathiane Milare.
    3. 2014-2019. Aspectos da formacao inicial de professores a partir do trabalho com as questoes sociocientificas em disciplinas da area de ensino em cursos de Licenciatura em Fisica e em Quimica
      Descrição: Este projeto visa investigar as potencialidades e os problemas que podem decorrer de novas práticas de ensino na formação inicial de professores de ciências. Estas novas práticas estão relacionadas à abordagem das questões sociocientíficas, aos objetivos do Ensino das Ciências na Educação Básica, à contextualização do conhecimento científico, à interdisciplinaridade, ao uso da experimentação e à articulação entre teoria e prática nas aulas de disciplinas das áreas de ensino de ciências. Tais abordagens sugerem que os licenciandos levantem questões sociocientíficas nos entornos das escolas e sociedades em que se inserem, compreendam aspectos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente relacionados às questões, proponham currículos e ações para o desenvolvimento destas questões em sala de aula e, possam compreender como é possível desenvolver e aperfeiçoar a prática docente junto à pesquisa em ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tathiane Milaré - Coordenador / Nataly Carvalho Lopes - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 4
      Membro: Tathiane Milare.
      Descrição: Este projeto visa investigar as potencialidades e os problemas que podem decorrer de novas práticas de ensino na formação inicial de professores de ciências. Estas novas práticas estão relacionadas à abordagem das questões sociocientíficas, aos objetivos do Ensino das Ciências na Educação Básica, à contextualização do conhecimento científico, à interdisciplinaridade, ao uso da experimentação e à articulação entre teoria e prática nas aulas de disciplinas das áreas de ensino de ciências. Tais abordagens sugerem que os licenciandos levantem questões sociocientíficas nos entornos das escolas e sociedades em que se inserem, compreendam aspectos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente relacionados às questões, proponham currículos e ações para o desenvolvimento destas questões em sala de aula e, possam compreender como é possível desenvolver e aperfeiçoar a prática docente junto à pesquisa em ensino de ciências. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Tathiane Milaré - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Nataly Carvalho Lopes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfa da VII Turma de Licenciatura em Química UFSCar Araras (formandos 2019), Universidade Federal de São Carlos.. 2020.
      Membro: Tathiane Milaré.
    2. Professora homenageada da VI Turma de Licenciatura em Química (formandos 2018), Universidade Federal de São Carlos.. 2019.
      Membro: Tathiane Milaré.
    3. Professora homenageada da IV Turma de Licenciatura em Química (formandos 2016), Universidade Federal de São Carlos.. 2017.
      Membro: Tathiane Milaré.
    4. Professora homenageada da III Turma de Licenciatura em Química (formandos 2015), Universidade Federal de São Carlos.. 2016.
      Membro: Tathiane Milaré.
    5. Paraninfa da II Turma de Licenciatura em Química UFSCar Araras, Universidade Federal de São Carlos.. 2015.
      Membro: Tathiane Milaré.
    6. Nome de turma do curso de Licenciatura em Química, Universidade Estadual de Ponta Grossa.. 2014.
      Membro: Tathiane Milaré.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. I Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales, e 1º RELAPEQ. 2019. (Congresso).
    2. X Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.O ensino de Química frente aos desafios e mudanças no cenário educacional brasileiro. 2019. (Encontro).
    3. Encontro Nacional de Ensino de Química.Experiências da RELAPEQ nas Licenciaturas - Licenciatura em Foco. 2018. (Encontro).
    4. Evento de Educação em Química. 2018. (Congresso).
    5. VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias. Aspectos das questões sociocientíficas na formação de professores de Física e Química expressos na elaboração de sequências didáticas. 2018. (Congresso).
    6. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A Pesquisa em Ensino de Química nas Dissertações e Teses da UFSCar (2006-2015). 2017. (Congresso).
    7. IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Química dos esmaltes: uma proposta de ensino baseada em situação problema real. 2017. (Encontro).
    8. XV Evento de Educação em Química. 2017. (Congresso).
    9. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química: diferentes olhares. 2016. (Encontro).
    10. Reunião Anual da SBPC. Compreensões sobre os elementos das questões sociocientíficas nas propostas de práticas de ensino de licenciandos. 2015. (Congresso).
    11. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Química, pra que te quero? Argumentos de licenciandos na perspectiva da Alfabetização Científica. 2015. (Encontro).
    12. XIII Evento de Educação em Química.Membro da Comissão Científica. 2015. (Encontro).
    13. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. 2014. (Congresso).
    14. II Semana das Licenciaturas.Mesa-redonda "Espaços não formais de educação". 2014. (Encontro).
    15. XII Evento de Educação em Química.Membro da comissão científica. 2014. (Encontro).
    16. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio: análise de sua abordagem e influências do PNLEM. 2014. (Encontro).
    17. 1° Encontro Paranaense de grupos PIBID-Química.Membro da Comissão Científica. 2013. (Encontro).
    18. 1ª Semana Acadêmica de Química. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).
    19. III Congresso Paranaense em Educação Química. Discutindo sobre o Ensino de Química e a experimentação em Ciências do 9° ano do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).
    20. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.LinguagemeCogniçãonasDissertaçõeseTesessobreEnsinodeQuímicadaUSP(2006‐2009). 2013. (Encontro).
    21. XI Evento de Educação em Química. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).
    22. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudo dos procedimentos e referenciais metodológicos das Dissertações e Teses sobre Ensino de Química da USP (2006-2009). 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MILARÉ, T.; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; DAROQUE, S. C. ; JANEGITZ, B. C. ; MARINHO, F. C. ; MORAIS, J. P. G. ; PENHA, A. S. ; ROBERTO, M. M. ; SEBASTIANI, R.. Pint of Science Araras. 2019. Festival
    2. MILARÉ, T.; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M. ; LOPES, N. C. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; VERASZTO, E.V.. II Encontro Universidade Escola, I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID e I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas. 2014. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Tathiane Milaré ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (6.0)
      1. MARQUES, J. K. ; BOZZINI, I. C. T. ; MILARÉ, T.. Aspectos históricos da educação em sexualidade e reflexões em prol da circulação de ideias. Ensaios Pedagógicos. v. 03, p. 44-54, issn: 2527-158X, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. BOZZINI, I. C. T.; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCAR-Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (5.0)
      1. CALZOLARI-NETO, A.J ; SILVA, D. L. ; MILARÉ, T.. ?Role-play? e argumentação em perspectiva dialógica na formação inicial de professores de Ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Especial, p. 3A013, issn: 2323-0126, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (3.0)
      1. KEMCZINSKI, ALAN RICARDO ; DO NASCIMENTO, JONATAS UILIAN ; ORTOLANI, TÚLIO STORTI ; ROCHA, VINÍCIUS MOURA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; MILARÉ, TATHIANE. Atividades investigativas: a formação de professores no contexto da EJA. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 214-229, issn: 2447-4223, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FURLAN, E. G. M. ; MILARÉ, T.. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (2004-2005). Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química, v. 8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (3.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Nataly Carvalho Lopes (3.0)
      1. LOPES, N. C. ; MILARÉ, T.. Aspectos das questões sociocientíficas na formação de professores de física e química expressos na elaboração de sequências didáticas.. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extra, p. 2A002, issn: 2323-0126, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOPES, N. C. (Org.) ; MILARÉ, T. (Org.). Formação de professores de ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. v. 1, p. 196.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; LOPES, N. C.. Compreensões sobre os elementos das questões sociocientíficas nas propostas de práticas de ensino de licenciandos. Em: 67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. Anais da 67 Reunião Anual da SBPC, v. 67, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (1.0)
      1. SIQUEIRA, L. B ; MILARÉ, T. ; BAZON, F. V. M.. Contradições teóricas, políticas e práticas no sistema de atribuições de aulas no Estado de São Paulo. Olhar de Professor. v. 21, p. 311-325, issn: 1984-0187, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula (1.0)
      1. MILARE, T. ; FRANCISCO, Kelly Roberta. ?Química, pra que te quero??: argumentos de licenciandos na perspectiva da Alfabetização Científica. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Roselena Faez (1.0)
      1. REBESSI, A. C. ; MILARÉ, T. ; FAEZ, R.. Polímeros condutores: uma proposta de transposição didática. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, p. 43-46, issn: 2359-6643, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57