Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Isabela Custodio Talora Bozzini

Possui graduação em: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP (1994/1995) Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestrado em Educação pela UniMeP (1999) e Doutorado em Educação pela UFSCar (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA/UFSCar, campus de Araras. Responsável pelas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia e Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas, ambas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na mesma universidade, na Linha de Pesquisa - Formação de Professores. Já foi Coordenadora de Área, de Gestão e Institucional do PIBID-UFSCar. Coordena o Grupo de Pesquisa: Educação em Ciências da Natureza. É coordenadora do grupo Élles (grupo de estudos sobre as relações entre Ciência, gênero e educação). É membro do GIADEC e do NIASE. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de biologia, relações entre ciência-educação-gênero, educação em sexualidade, aprendizagem dialógica, prevenção de conflitos e violência na escola. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0853746645322544 (11/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera KM174 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (019) 35432970 Ramal: 2970 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Mulheres na Ciencia
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel das mulheres na Ciência e como a questão de gênero atravessa sua condição de pesquisadora e produtora de conhecimentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / GISELE APARECIDA ZUTIN CASTELANI - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    2. 2019-Atual. METODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO NA AREA DE CIENCIAS DA NATUREZA DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PIBID
      Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a levantar as práticas pedagógicas na área de Ciências da Natureza, desenvolvidas no contexto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto prevê levantamentos em livros, teses, dissertações, periódicos nacionais e internacionais, bem como o resgate e catalogação das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID-UFSCar-Araras, o qual têm a característica, desde a sua implementação em 2010, de atuar de forma interdisciplinar, envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Estéfano Visconte VERASZTO - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Paulo Cézar de Faria - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Débora Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 1
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
      Descrição: Selecionado no edital CNPq Ciência na Escola, este projeto de pesquisa se propõe a levantar as práticas pedagógicas na área de Ciências da Natureza, desenvolvidas no contexto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto prevê levantamentos em livros, teses, dissertações, periódicos nacionais e internacionais, bem como o resgate e catalogação das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID-UFSCar-Araras, o qual têm a característica, desde a sua implementação em 2010, de atuar de forma interdisciplinar, envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Estéfano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Paulo Cezar de Faria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 1
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    3. 2018-Atual. Educacao em Sexualidade
      Descrição: Este projeto procura levantar aspectos da Educação em Sexualidade no Brasil a partir de pesquisas bibliográficas na área de Educação em Ciências, bem identificar percepções de docentes e discentes sobre a temática na educação básica e no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / GISELE APARECIDA ZUTIN CASTELANI - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    4. 2018-Atual. Abordagem Freireana no Ensino de Ciencias
      Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de levantar na literatura o que tem sido denominado como Perspectiva ou Abordagem Freireana no Ensino de Ciências; analisar qualitativamente o uso dessa abordagem/perspectiva; compreender o que a comunidade científica da área tem entendido por abordagem freireana ou perspectiva freireana de ensino. #10;A literatura especializada é composta por periódicos nacionais e internacionais, atas e anais de eventos, dissertações e teses da área de Ensino de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Coordenador / Christiana Andrea Vianna Prudêncio - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    5. 2015-Atual. Formacao de Professores e Ensino de Botanica
      Descrição: Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    6. 2015-Atual. Impactos do PIBID na Formacao Inicial e Continuada dos Professores e nas escolas parceiras
      Descrição: Este projeto visa identificar os impactos do PIBID na:#10;- formação inicial dos docentes, principalmente no que tange a aprendizagem da docência;#10;-formação continuada dos docentes das escolas parceiras;#10;-escola parceira que recebe os licenciandos, na visão de gestores, funcionários, estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Estéfano Visconte VERASZTO - Integrante / Renata Sebastiani - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
      Descrição: Este projeto visa identificar os impactos do PIBID na: - formação inicial dos docentes, principalmente no que tange a aprendizagem da docência; -formação continuada dos docentes das escolas parceiras; -escola parceira que recebe os licenciandos, na visão de gestores, funcionários, estudantes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Estéfano V. Veraszto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador / Tathiane Milaré - Integrante / Renata Sebastiani - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Silvana Perissatto Menghin - Integrante.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    7. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao Inicial de Professores da area de Ciencias da Natureza
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras.#10;Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos estágios curriculares e de iniciação a docencia (PIBID) na formaçao de professors dos cursos de química, física e ciências biológicas da UFSCar/Araras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador / David Antonio Palla Silvestre - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras.#10;Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. 5o. Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. A QUESTÃO DE GÊNERO NAS CIÊNCIAS NATURAIS: TENDÊNCIAS, EVOLUÇÃO E SILENCIAMENTO. 2019. (Congresso).
      2. 5o. Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ESCOLA BÁSICA REGULAR: REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA RENBIO (2005-2018). 2019. (Congresso).
      3. II Encontro de Educação em Ciências e Matemática.PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA A PARTIR DO ESTÁGIO DOCENTE. 2019. (Encontro).
      4. I Seminário Internacional GEISEXT.Formação de Professores de Ciências no Brasil. 2019. (Seminário).
      5. VII CBE Congresso Brasileiro de Educação. SIMULAÇÕES DE ENSINO EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2019. (Congresso).
      6. VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação. UM OLHAR PARA OS EDITAIS DO PIBID E SUA NOVA CONFIGURAÇÃO EM 2018. 2019. (Congresso).
      7. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Perspectiva Freireana no Ensino de Ciências. 2019. (Congresso).
      8. ENCONTRO DE COORDENADORES DO PIBID-UFSCAR: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS.A importância do PIBID na Formação Inicial e Continuada de Professores: avaliando caminhos e perspectivas. 2018. (Encontro).
      9. IV CISES - CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA COM A TEMÁTICA SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. 2017. (Congresso).
      10. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. As contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de ciências na voz de ex bolsistas. 2017. (Congresso).
      11. Roda de Conversa: Acesso, Permanência e Evasão do VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar”.Roda de Conversa: Acesso, Permanência e Evasão. 2017. (Seminário).
      12. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As Contribuições do PIBID para a Formação Inicial de Professores de Ciências/Biologia segundo ex-bolsistas. 2017. (Encontro).
      13. quot;VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR. 2016. (Encontro).
      14. IV Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid. 2016. (Encontro).
      15. IV Encontro Universidade e Escola III Encontro PIBID UFSCar campus Araras II Workshop de estágio supervisionado II Mostra de Materiais Didáticos - Momadilic 2016.O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na UFSCar. 2016. (Encontro).
      16. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de EnsinoDidática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBIDquot;. 2016. (Congresso).
      17. Atuações Educativas de êxito em Comunidades de Aprendizagem. 2015. (Outra).
      18. X Encontro Ibero-americano de Educação.O Estágio de Regência na aprendizagem da docência em Química e em Biologia. 2015. (Encontro).
      19. 9° Semana de Estudos da Biologia.A perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Biologia. 2014. (Outra).
      20. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. CONFIGURAÇÃO DA BASE DE CONHECIMENTO PARA O ENSINO NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSCAR-ARARAS. 2014. (Congresso).
      21. Semana da Biologia.A perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Biologia. 2014. (Outra).
      22. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
      23. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - campus de Araras e a perspectiva CTS. 2013. (Congresso).
      24. Encontro de Estágio de Docência de Licenciandos em Ciências Biológicas.Os estágios de docência em biologia: problemas e possibilidades. 2013. (Encontro).
      25. VI Workshop de Grupos de Pesquisa.Educação em Ciências da Natureza. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. BOZZINI, I.C.T.; MARQUES, J. K. ; ZERO, B. M. ; AÑEZ, F. ; PEIXOTO, J. G. L. ; SILVA, L. A. R. ; SOUZA, M. C. L. ; SOUZA NETO, O. A. ; LAGASSI, P. L. ; NASCIMENTO, R. R.. II Encontro de Educação em Ciências e Matemática. 2019. Congresso
      2. BOZZINI, I.C.T.; CASTELANI, G. A. Z. ; Jortiek-Junior, J.R. ; MARQUES, J. K. ; Campos, V.S.. II Simpósio de Interculturalidade - questões de gênero em debate. 2019. Congresso
      3. CARVALHO, T. R. ; SCOMPARIN, P. R. ; DAMETTO, N. Z. ; GIMENEZ, G. P. ; MOLENA, J. C. ; ZORZO, V. ; OLIVEIRA, A. C. D. ; SILVA, ; MENDES, L. ; BOZZINI, I. C. T.. I Encontro de Educação em Ciências e Matemática Educação em Ciências e Matemática: Tendências e Proposições. 2018. Outro
      4. BOZZINI, I. C. T.; ONOFRE, M. R. ; SANTANA, I. M. ; SEBASTIANI, R.. ENCONTRO DE COORDENADORES DO PIBID-UFSCAR: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS. 2018. Outro
      5. HELMER, E. A. ; CALDEIRA, A. D. ; SILVA, E. P. ; BOZZINI, I. C. T.. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar”. 2017. Outro
      6. BOZZINI, I. C. T.. VII Encontro do PIBID-UFSCar: avaliando o percurso. 2017. (Outro).. . 0.
      7. LOPES, N. C. ; MILARÉ, T. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. IV Encontro Universidade e Escola VI Encontro PIBID UFSCar campus Araras II Workshop de estágio supervisionado II Mostra de Materiais Didáticos - Momadilic 2016. 2016. Outro
      8. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      9. BOZZINI, I. C. T.; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; LOPES, N. C. ; FURLAN, E. G. M. ; VERASZTO, E. V.. II Encontro entre Universidade e Escola; I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID; I Mostra de Materiais Didáticos das Licenciaturas da UFSCar de Araras. 2014. Outro
      10. BOZZINI, I. C. T.; FABRICIO, T. M. ; SANTOS, M.. Encontro de Estágio de Docência de Licenciandos em Ciências Biológicas. 2013. Outro
      11. CORREA, J. C. ; Martins, V. F. ; BOZZINI, I. C. T. ; Agostini, K.. I Semana de Estudos da Biologia. 2013. Outro
      12. FREITAS, D. ; BOZZINI, I. C. T. ; FABRICIO, T. M. ; CALDEIRA, A. D. ; PIERSON, Alice Helena C ; SANTOS, M.. Workshop de Formação de Professores. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (17.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS. O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA. LAPLAGE EM REVISTA. v. 2, p. 42-50, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. BOZZINI, I. C. T.; CALZOLARI-NETO, A. J.. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 03, p. 2892-2901, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMULAÇÕES DE ENSINO EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        12. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        13. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        14. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        15. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        16. SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. O Ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
        17. CALZOLARI-NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. - O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUIMICA E EM BIOLOGIA. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Renata Sebastiani (9.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. (Org.) ; ONOFRE, M. R. (Org.) ; SANTANA, I. M. (Org.) ; SEBASTIANI, R. (Org.). PIBID UFSCAR: uma parceria colaborativa entre universidade e escola. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2018. v. 300, p. 247.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BOZZINI, I. C. T. ; SANTANA, I. M. ; ONOFRE, M. R. ; SEBASTIANI, R.. O desenvolvimento do PIBID-UFSCAR no edital 61/2013: avaliando o percurso. Em: Isabela Custódio Talora Bozzini; Márcia Regina Onofre; Izabella Mendes Sant’Ana Santos; Renata Sebastiani (Orgs.). (Org.). PIBID UFSCar: uma parceria colaborativa entre universidade e escola.. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 27-54.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. SEBASTIANI, R.; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J.. Simulações de ensino como possibilidade para o Ensino de Botânica nas Licenciaturas em Ciências Biológicas. Em: 70o. Congresso Nacional de Botânica, 2019, Maceió. Anais do 70o. Congresso Nacional de Botânica. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, v. 1, p. 1011-1011, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. O ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. Em: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos. Anais do 66o Congresso Nacional de Botânica. Santos, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        9. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (6.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBID'. Em: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), p. 523-535, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; BOZZINI, I. C. T.. 'Interdisciplinaridade na formação docente: práticas no contexto do PIBID”. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        5. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        6. BOZZINI, I. C. T.; FUJIHARA, R. T. ; FURLAN, E. G. M.. Grupo de Pesquisa: Educação em Ciências da Natureza. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Tathiane Milaré (6.0)
        1. MARQUES, J. K. ; BOZZINI, I. C. T. ; MILARÉ, T.. Aspectos históricos da educação em sexualidade e reflexões em prol da circulação de ideias. Ensaios Pedagógicos. v. 03, p. 44-54, issn: 2527-158X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BOZZINI, I. C. T.; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCAR-Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (3.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Paulo Cezar de Faria (1.0)
        1. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Ricardo Toshio Fujihara (1.0)
        1. FARIA, P. C. ; MORAIS, J. P. G. ; BOZZINI, I. C. T.. Universidade e Comunidade 11. 2014. (Programa de rádio ou. 2014.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Roberta Cornélio Ferreira Nocelli (1.0)
        1. SILVA, L. C. D. ; NOCELLI, R. C. F. ; BOZZINI, I. C. T.. Abordagem de células em materiais didáticos. Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, p. 28-34, issn: 2359-6643, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57