Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Renata Sebastiani

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutora em Biodiversidade e Meio Ambiente (Área de Plantas Vasculares) pelo Instituto de Botânica (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Campus de Araras, onde compõe os grupos de pesquisa 'Grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento humano e escolaridade: abordagens críticas' e 'Biologia de Polinizadores e Dispersares de Sementes'. Leciona para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Bacharelado em Agroecologia. É responsável pelas disciplinas obrigatórias de Introdução à Sistemática Vegetal para a Agroecologia, Sistemática Vegetal, Sistemática de Criptógamas e Morfologia e Anatomia Vegetal (estes últimos para Ciências Biológicas). É coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Sistemática Vegetal no Centro de Ciências Agrárias, onde atua como docente. É especialista em Malpighiaceae e atua também em sistemática de fanerógamas e como orientadora de iniciações científicas e de monografias de conclusão de curso em Botânica e em Ensino de Ciências. Participou do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como Coordenadora de Área, orientando alunos no Subprojeto Interdisciplinar, contemplada com Bolsa CAPES na categoria Coordenador, exercendo atualmente a coordenação de gestão no campus Araras. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDCM-Ar), atuando na linha de pesquisa de Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções, na área de Ensino de Botânica e Sistemática Filogenética. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm), atuando na linha de pesquisa de Sistemas Ecológicos e Geociências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9773755519907716 (12/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Via Anhanguera km 174 Pedras Preciosas 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432939
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Botânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Levantamento da especies arboreas do Parque Ecologico e Cultural Gilberto Ruegger Ometto
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Renata Sebastiani - Coordenador.
      Membro: Renata Sebastiani.
    2. 2017-Atual. Restauracao de nascentes no Assentamento Araras III, Araras (SP)
      Descrição: O projeto tem como objetivo a restauração ecológica de pequenas áreas próximas aos recursos hídricos presentes no Assentamento Rural Araras III, a fim de manter estes recursos, necessários para as atividades agrícolas das famílias residentes, bem como promover cobertura do solo, melhoria da qualidade de vida e atração da fauna silvestre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renata Sebastiani - Coordenador / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Cássio Henrique Pereira Nogueira - Integrante / Jefferson Rodrigo Cantelli - Integrante.
      Membro: Renata Sebastiani.
    3. 2016-Atual. Flora do Brasil on line 2020 - Malpighiaceae
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Sebastiani - Integrante / Maria Candida Henrique Mamede - Integrante / André Maurício Amorim - Coordenador / Augusto Francener - Integrante / Rafael Felipe de Almeida - Integrante / Cleiton Pessoa - Integrante.
      Membro: Renata Sebastiani.
    4. 2015-Atual. Flora de Madagascar
      Descrição: Participação na Flora de Madagascar através da revisão do gênero Tristellateia (Malpighiaceae). Projeto internacional sediado no Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris. Coordeno apenas a revisão do gênero Tristellateia, sendo o projeto coordenado por uma equipe de pesquisadores do Muséum e do Missouri Botanical Garden.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Sebastiani - Coordenador / Peter Philipsen - Integrante.
      Membro: Renata Sebastiani.
    5. 2015-Atual. Formacao de professores e ensino de Botanica
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Sebastiani - Coordenador / Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Elaine Furlan - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Renata Sebastiani.
      Descrição: Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Número de produções C, T A: 8
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    6. 2013-Atual. Estudos Zoobotanicos e Ecologicos em fragmentos florestais na Fazenda da Aeronautica de Pirassununga (FAYS), Sao Paulo
      Descrição: Durante o 1º Semestre de 2013 foi estabelecida uma parceria com a Fazenda das Forças Aéreas de Pirassununga (FAYS), que mantém uma área com fragmentos de formações de cerrado s.l. e floresta estacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Renata Sebastiani - Coordenador / Kayna Agostini - Integrante / Ricardo Toshio Fujihara - Integrante / Valéria Forni-Martins - Integrante / Vlamir José Rocha - Integrante. Número de orientações: 22
      Membro: Renata Sebastiani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Amigo da FAYS, Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa.. 2018.
      Membro: Renata Sebastiani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. VI Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental e II Encontro de Saberes Indígenas do Semiáridiro. 2020. (Encontro).
    2. 70o. Congresso Nacional de Botânica. Flora preliminar da Floresta Ciliar do Rio Mogi Guaçu na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga (São Paulo, Brasil). 2019. (Congresso).
    3. 7o. Seminário paulista de extensão rural.Proposta de implantação de um horto de plantas medicinais na Associação Terra Boa (Assentamentos Rurais de Araras-SP). 2019. (Seminário).
    4. VIII Simpósio de Restauração Ecológica.O diálogo interinstitucional na restauração ecológica nos Assentamentos Rurais de Araras (SP). 2019. (Simpósio).
    5. Encontro de coordenadores do PIBID-UFSCar: avaliação e perspectivas. 2018. (Encontro).
    6. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2018. (Encontro).
    7. Roda de Conversa: Educação e Alfabetização Midiática. 2017. (Outra).
    8. VI Congresso Latinoamericano de Agroecologia. Difusão do conhecimento agroecológico através da disciplina de Botânica Cultural e Medicinal para alunos de Ciências Agrárias e Licenciatura. 2017. (Congresso).
    9. 3o Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. formação de professores de Biologia: análise de atividade integrada. 2016. (Congresso).
    10. 67 Congresso Nacional de Botânica. Influência de diferentes substratos e métodos de quebra de dormência na germinação de Schizolobium parahyba (Vell.) Blake (Fabaceea). 2016. (Congresso).
    11. Palestra: La inversíon de las remesas extranjeras en un grupo de mujeres de uma comunidade mixteca oaxaquena (palestrante Beatriz SAlomon). 2016. (Outra).
    12. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).Portfólios reflexivos em um subprojeto interdisciplinar do PIBID: fortalecimento do interesse pela carreira docente. 2016. (Encontro).
    13. 66o Congresso Nacional de Botânica. O ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. 2015. (Congresso).
    14. I Feira do Estudante - Araras Educadora. 2015. (Feira).
    15. Simpósio sobre Conservação Ambiental.Ações para manejo de Fauna e Flora em Unidades de Conservação. 2015. (Simpósio).
    16. V Encontro do PIBID - UFSCar - Araras.Projeto Interdisciplinar. 2015. (Encontro).
    17. II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas.Uso te temas do cotidiano indígena para estudos científicos em ciências exatas e biológicas. 2014. (Encontro).
    18. XI Congreso Latinoamericano de Botânica. Enfoque biogeográfico no estudo da tribo Gaudichaudieae. 2014. (Congresso).
    19. 63o Congresso Nacional de Botânica. Cactaceae da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, Santo André, SP. 2012. (Congresso).
    20. Workshop de Biologia Vegetal.Macroalgal community of pneumatophores in a mangrove of Barnabé Island (Baixada Santista), SP, Brazil: preliminary analisys. 2012. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. SEBASTIANI, R.. IV Ciclo de Ações e Luta Indígena. 2019. (Outro).. . 0.
    2. SEBASTIANI, R.. I Simpósio dos Assentamentos de Araras. 2019. (Outro).. . 0.
    3. SEBASTIANI, RENATA. III Ciclo de Ações e Luta Indígena. 2018. (Outro).. . 0.
    4. SEBASTIANI, R.. II Ciclo de Ações e Luta Indígena. 2017. (Outro).. . 0.
    5. SEBASTIANI, R.; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. I Ciclo de Ações e Luta Indígena. 2016. Outro
    6. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
    7. SEBASTIANI, R.; MARTINS, V. F. ; FUJIHARA, R. T.. II Semana da Biologia. 2014. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Renata Sebastiani ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (9.0)
      1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. (Org.) ; ONOFRE, M. R. (Org.) ; SANTANA, I. M. (Org.) ; SEBASTIANI, R. (Org.). PIBID UFSCAR: uma parceria colaborativa entre universidade e escola. 1 ed. São Carlos: Pedro João Editores, 2018. v. 300, p. 247.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BOZZINI, I. C. T. ; SANTANA, I. M. ; ONOFRE, M. R. ; SEBASTIANI, R.. O desenvolvimento do PIBID-UFSCAR no edital 61/2013: avaliando o percurso. Em: Isabela Custódio Talora Bozzini; Márcia Regina Onofre; Izabella Mendes Sant’Ana Santos; Renata Sebastiani (Orgs.). (Org.). PIBID UFSCar: uma parceria colaborativa entre universidade e escola.. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 27-54.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SEBASTIANI, R.; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J.. Simulações de ensino como possibilidade para o Ensino de Botânica nas Licenciaturas em Ciências Biológicas. Em: 70o. Congresso Nacional de Botânica, 2019, Maceió. Anais do 70o. Congresso Nacional de Botânica. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, v. 1, p. 1011-1011, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. O ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. Em: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos. Anais do 66o Congresso Nacional de Botânica. Santos, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      9. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Renata Sebastiani ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (7.0)
      1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O PAPEL DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE BOTÂNICA NA PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS . Em: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), v. 0, p. 2384-2392, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CALZOLARI NETO, A. J. ; CARVALHO, T. R. ; ZORZO, V. ; SEBASTIANI, RENATA. A magia das flores: proposta de ensino de Botânica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
      6. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      7. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Renata Sebastiani ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (2.0)
      1. SEBASTIANI, RENATA ; Veraszto, Estéfano Vizconde. PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 533-543, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SEBASTIANI, R. ; VERASZTO, E. V.. Portfólios reflexivos em um subprojeto interdisciplinar do PIBID: fortalecimento do interesse pela carreira docente. Em: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. 1, p. 510-522, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Sebastiani ⇔ Ricardo Toshio Fujihara (2.0)
      1. SEBASTIANI, R. ; FUJIHARA, Ricardo Toshio ; GARCIA, M.. Occurrence of ants (Hymenoptera: Formicidae) in Banisteriopsis laevifolia (A.Juss.) B.Gates (Malpighiaceae) in São Paulo State, Brazil. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY. v. 77, p. 662-663, issn: 1519-6984, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SEBASTIANI, R. ; FUJIHARA, Ricardo Toshio ; GARCIA, M. ; XAVIER, J.. Occurrence of ants (Hymenoptera: Formicidae) in Banisteriopsis laevifolia (A.Juss.) B.Gates (Malpighiaceae). Em: X Congresso Latinoamericano de Entomologia, 2018, Gramado. Anais do X Congresso Latinoamericano de Entomologia. Gramado: Universidade Federal de Santa Maria, v. 0, p. 0-0, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Sebastiani ⇔ Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho (1.0)
      1. Pereira, B. ; Sebastiani, R. ; Carrilho, E. N. V. M.. Potencial de Byrsonima intermedia A.Juss. a partir de análise quantitativa de taninos e vitamina C no cerrado paulista. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Renata Sebastiani ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (1.0)
      1. Sebastiani, Renata ; BAZON, F. V. M.. O trabalho integrado como estratégia para formação docente em Ciências Biológicas. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 41-57.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Sebastiani ⇔ Paulo Cezar de Faria (1.0)
      1. SEBASTIANI, R. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; NOCELLI, R. C. F. ; ITSARIPIA, S. T. ; WAUINE, T.. Uso te temas do cotidiano indígena para estudos científicos em ciências exatas e biológicas. Em: II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, 2014, Campo Grande. Anais do II Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. Campo Grande: Editora da UFMS, v. 0, p. 0-0, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Sebastiani ⇔ Valéria Forni Martins (1.0)
      1. FORNI-MARTINS, V. ; CORREA, G. W. ; SEBASTIANI, R.. Inventário quali-quantitativo da arborização da Praça Barão de Araras no município de Araras ? SP. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra




Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57