Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Estefano Vizconde Veraszto

Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Departamento. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Natureza e Matemática. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Líder do Laboratório de Tecnologias e Inclusão, LABINTEC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6253673132956358 (17/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Universidade Federal de São Carlos Jardim Residencial Pedras Preciosas 13604900 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432600 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2019-Atual. Ensino de quimica para alunos com deficiencia visual: um estudo das potencialidades e fragilidades de acoes investigativas desenvolvidas no ensino superior
      Descrição: A participação de alunos com deficiência visual no ensino regular tem aumentado. Neste contexto, foram (e estão sendo) desenvolvidos na Universidade Federal de São Carlos, no campus de Araras, trabalhos que buscaram criar alternativas de ensino inclusivo que pudessem ser usadas no ensino regular a partir do entendimento dos conceitos químicos por indivíduos com deficiência visual. Neste sentido, este projeto tem como objetivo, a partir da análise dos trabalhos, mostrar potencialidades, e identificar possíveis dificuldades para efetivação destas propostas buscando desenvolver estratégias que possam superá-las. Também propõe comparar essas propostas a outros trabalhos desenvolvidos no Brasil e que tenham como escopo a mesma temática. Os resultados deverão ser utilizados para propor metodologias e atividades de ensino de química voltadas para deficientes visuais em uma perspectiva inclusiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Marina Lima Guedes Geraldo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    2. 2019-Atual. Formacao de professores para a educacao inclusiva: desenvolvimento de atividades de ensino de Fisiologia Vegetal para alunos deficientes visuais
      Descrição: Considerando uma perspectiva de Educação Inclusiva para alunos com deficiência visual, é necessário que haja atividades de ensino específicas, que auxiliem esses alunos em seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e em último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Mas, tratando-se de inclusão, o material deve servir também para alunos videntes. Muitas vezes isso não ocorre no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de maneira geral, tem se pautado em princípios visuais, perpetuando práticas excludentes. Como este contexto educacional inclusivo está passando por transformações, desafios estão sendo encontrados, entre eles destaca-se a formação de professores. Partindo desses princípios, o objetivo deste trabalho é o de desenvolver atividades de ensino de fisiologia vegetal, para alunos deficientes visuais, como estratégia na formação de professores, considerando desde o aporte teórico legal até a prática docente, visando a inclusão. Para tanto, o projeto planeja realização de curso de formação docente (inicial e continuada) buscando parceria para produção de material e conteúdo didático para o ensino de Fisiologia Vegetal. A análise desse material será amparada em pressupostos qualitativos, e o material desenvolvido adotará critérios da teoria da multisensorialidade aplicada ao ensino de ciências para alunos com deficiência visual. Com isso, espera-se que, tanto professores atuantes no ensino regular, como aqueles que estão em processo de formação, superem concepções pré-estabelecidas de que a deficiência é um fator limitante e impeditivo no processo de ensino-aprendizagem. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Nathalia Elisa Ferreira Vicente - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    3. 2019-Atual. METODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID COM RELEVANTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
      Descrição: Mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais) e, métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área; buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID; mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza; identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar-Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Paulo Cézar de Faria - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Débora Cristina Garcia Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
      Descrição: mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área;#10;buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID;#10;mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza;#10;identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar-Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Estéfano V. Veraszto - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA - Coordenador / Cybelle Martins Silveira - Integrante / Marcos Paulo Silva - Integrante / Ana Carolina Rosalin - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Debora Cristina Garcia Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    4. 2018-2020. Estrategias para o ensino de ciencias a alunos com deficiencia visual: uma analise baseada em categorias de contextos comunicativos
      Descrição: A partir de pressupostos da educação inclusiva, e considerando a área de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), o projeto objetiva analisar as concepções de professores acerca do processo de conceitualização em ciências por indivíduos com deficiência visual, buscando relacioná-las com os resultados dos seus trabalhos. Neste sentido, será possível perceber como as concepções dos professores influenciam na maneira que planejam e aplicam atividades de ensino de Ciências para alunos com deficiências visuais. É importante salientar que a análise será pautada nas categorias de Contexto Comunicativo. Além disso, também investigará como essas concepções tem se refletido na produção de material didático e metodologias de ensino de ciência que estão sendo desenvolvidas na área. Este propósito fundamenta-se no fato de que todo processo inclusivo deve levar em consideração que as diferenças individuais precisam ser reconhecidas e aceitas por toda a sociedade, sendo este um dos pilares para a construção de uma nova abordagem didática e pedagógica no ambiente escolar. Para análise dos dados, o projeto adotará tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa nas etapas investigativas. Serão empregadas técnicas de análise de conteúdo e análise estatística textual para analisar o corpus de dados constituído. Além disso, técnicas de análise fatorial exploratória serão empreendidas para agrupar os dados em categorias, com o intuito de compará-las a estudos existentes na área. Com este trabalho, espera-se trazer novos resultados acerca da compreensão do processo de conceitualização em ciências por cegos, bem como estabelecer relações sobre como professores em formação trabalham essas questões. Os resultados serão empregados na formulação e reformulação de propostas de ensino com características inclusivas para o ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / José Tarcísio Franco de Camargo - Integrante / Fernanda Oliveira Simon - Integrante / Eder Pires de Camargo - Integrante / Eliana Anunciato Franco de Camargo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 14
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    5. 2018-2019. Inclusao Escolar e Ensino de Biologia: planejamento e elaboracao de atividades de ensino de evolucao das especies para alunos com deficiencia visual
      Descrição: A proposta apresentada nesse projeto tem por objetivo promover uma educação inclusiva, onde no Brasil há precariedade nesse quesito. O ensino de biologia, nas escolas de ensino regular médio, utiliza na maioria das vezes recursos visuais para a percepção de seus conteúdos, tornando-se excludente para alunos com baixa visão ou com cegos. A partir dessa premissa, esse projeto visa o desenvolvimento de uma atividade de ensino, acerca do tema Evolução das Espécies, que viabilizará a compreensão, interpretação e conceitualização do conteúdo, possibilitando um aprimoramento dos demais sentidos, contribuindo de maneia inclusiva para alunos com deficiência visual. Essa atividade a princípio contará com ideias das teorias evolucionistas, darwinismo e neodarwinismo, seguindo o plano de ensino de escolas de nível médio. Duas outras preocupações no planejamento e na elaboração desse projeto estão na seleção de recursos para que sejam econômicos e ecologicamente correto, para que seja de fácil aplicação e aumentando ainda mais a probabilidade de uma educação menos excludente. O projeto terá como base o estudo de referenciais científicos publicados na área e que discorram sobre o ensino de ciências para alunos com deficiência visual através da utilização de diferentes recursos alternativos. Estes trabalhos serão analisados com base em pressupostos qualitativos, utilizando técnicas de Análise de Conteúdo. Com o resultado da análise, espera-se que as atividades desenvolvidas no projeto sigam os fundamentos da área e possam a vir a ser aplicadas no ensino regular de Biologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / José Augusto de Castro Panegassi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    6. 2017-2019. Desenvolvimento de atividades de ensino de citologia para alunos com deficiencias visuais
      Descrição: Para se ter uma Educação Inclusiva, faz-se necessário que haja materiais específicos que auxiliem com alunos com deficiência visual, para seu pleno desenvolvimento escolar, explorando outros sentidos e no último caso, ampliando imagens e objetos que diminuam o esforço visual para alunos com baixa visão. Todavia, em uma perspectiva inclusiva, o material deve servir também para alunos videntes. E muitas vezes isso não tem ocorrido no contexto escolar, onde o ensino de ciências, de uma maneira geral, tem se pautado em princípios visuais, perpetuando assim práticas excludentes. Partindo desse princípio, o objetivo deste trabalho é desenvolver atividades de ensino sobre biologia celular que contemplem alunos com deficiência visual presentes no Ensino Médio e que sejam econômica e ecologicamente viáveis. Para tanto, será feito um levantamento bibliográfico da produção científica na área, com o intuito de angariar subsídios para o desenvolvimento do projeto. A análise desse material será amparada em pressupostos qualitativos, e o material desenvolvido adotará critérios da teoria da multisensorialidade aplicada ao ensino de ciências para alunos com deficiência visual. Enfim, espera-se que os resultados possam a vir ser empregados no ensino de biologia, levando em conta que, tanto professores atuantes no ensino regular, como aqueles que estão em processo de formação, superem concepções pré-estabelecidas de que a deficiência é um fator limitante e impeditivo no processo de ensino-aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Nathalia Elisa Ferreira Vicente - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    7. 2016-Atual. Impactos do PIBID na formacao de licenciandos: avaliacao de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Fisica, Quimica e Ciencias Biologicas
      Descrição: O projeto faz o levantamento dos impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação profissional de ex-bolsistas de cursos de licenciatura em Ciências da Natureza (Física, Química e Ciências Biológicas). Os resultados são confrontados com os objetivos primários do programa, no intuito de fazer uma comparação entre a proposta e o verdadeiro alcance do PIBID.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Tiemi Rinzo - Integrante / Tatiane Gomes Rodrigues - Integrante / PELLEGRINI, MANUELA - Integrante / TEODORO, TALITHA GONÇALVES - Integrante / BERTAGLIA, AMANDA BALESTRE - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    8. 2016-Atual. Historia e epistemologia da ciencia e da tecnologia no ensino de fisica, quimica e biologia
      Descrição: Este projeto fundamenta uma proposta para o ensino de ciências da natureza (física, química e biologia) com base em pressupostos da História, Epistemologia, Filosofia da ciência e Estudos Sociais da tecnologia. O trabalho busca relacionar a produção do conhecimento científico e tecnológico com as atividades proveniente do desenvolvimento social e cultural humano. Neste sentido, busca-se também mostrar como o pensamento científico e tecnológico evoluiu ao longo da história, estabelecendo relações com o ensino de ciências. A metodologia adotada ampara-se em revisão bibliografia, documental e histórica, buscando apresentar as contribuições científicas e tecnológicas a partir de biografias e de estudos históricos do contexto social ao qual pertenceram personagens importantes que contribuíram historicamente com o desenvolvimento científico, tecnológico e social. Com isso, busca-se alternativas para o ensino de conteúdos curriculares da área de ciências da natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Natalia Talita Corcetti - Integrante / Cristiano Rocha de Oliveira - Integrante / Felipe Guimarães Carneiro - Integrante / Eduardo José Munhoz Evangelista - Integrante. Número de orientações: 6
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    9. 2015-2018. PIBID Interdisciplinar, Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docencia
      Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / RENATA SEBASTIANI - Integrante / Daniele Lozano - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    10. 2015-2017. A percepcao de alunos e professores sobre o processo de conceitualizacao em Ciencias por cegos congenitos: um estudo para a construcao de propostas curriculares inclusivas e interdisciplinares
      Descrição: Investigar como alunos de licenciaturas em Física, Química e Biologia entendem a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências. Além disso, esta também buscará a concepção de professores atuantes no ensino regular, confrontando os resultados com as concepções de alunos cegos congênitos e videntes. Com este trabalho, espera-se trazer novas luzes acerca da compreensão do processo de conceitualização em ciências por cegos, bem como estabelecer relações sobre como professores em formação trabalham essas questões. Os resultados serão empregados na formulação de propostas de ensino com características inclusivas para o ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / José Tarcísio Franco de Camargo - Integrante / Fernanda Oliveira Simon - Integrante / Eder Pires de Camargo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 8
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    11. 2014-2017. Educacao nao-formal para transferencia de tecnologia na EMBRAPA: microaprendizagem, microtreinamento e microconteudo via dispositivos moveis
      Descrição: A proposta de pesquisa aponta para a necessidade de constituição de um novo modo de organização social e de relacionamento entre as áreas de transferência de tecnologia e de extensão rural e assistência técnica. Nessas áreas os profissionais esbarram com a necessidade de conhecerem a realidade e os contextos adversos das comunidades com os quais lidam, oferecendo respostas adequadas em linguagem apropriada. Para isto, esses profissionais precisam construir novas estratégias de ação e formular novas hipóteses sobre a realidade em que atuam para que melhor expressem os interesses envolvidos nas relações entre interlocutores. Nesse contexto, o desenvolvimento de programas de formação continuada com ênfase na educação não-formal se coloca como uma alternativa relevante para a Embrapa, na medida em que permite a construção de aprendizagens de caráter coletivo e focadas na realidade do público-alvo das ações de transferência de tecnologia e de extensão rural e assistência técnica. Constitui-se, assim, como objetivo principal da pesquisa, a criação de um novo espaço educacional, concebido sob a perspectiva de formação continuada, inserido no escopo da modalidade de educação não-formal, para oferta de atividades de microtreinamentos e de microconteúdos para disseminação de informações, via dispositivos móveis. Nesse espaço educacional, as ações de treinamento e de capacitação voltados aos interesses de pesquisadores, extensionistas e técnicos que atuam nas áreas de transferência de tecnologia e de extensão rural e assistência técnica, serão organizadas e oferecidas fora do sistema formal de educação. Esta pesquisa toma por base a análise dos processos educacionais, pedagógicos, didáticos e de organização de conteúdos, assim como dos processos de transferência de tecnologia na Embrapa e na Anater, e neles buscará identificar contribuições inovadoras advindas de trocas e intersubjetividades observadas, sobretudo, quando e como os indivíduos aprendem. O estudo também favorecerá a identificação de como as aprendizagens individuais contribuem para que ocorram as aprendizagens coletivas e organizacionais, as quais favorecem o avanço do conhecimento tanto das empresas sobre elas próprias, como das demais ciências empenhadas na busca de respostas a questões que perpassam o objeto de pesquisa em discussão. O método de investigação é a pesquisa participativa, visto que pela natureza da proposta, além do sujeitos propriamente ditos do processo de pesquisa (pesquisadores, extensionistas e técnicos em transferência de tecnologia, extensão rural e assistência técnica), os pesquisadores proponentes também serão sujeitos, pois são considerados representantes legítimos da situação problema do objeto de investigação. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental, grupo focal, observação participante e questionário. Os microconteúdos e microtreinamentos serão elaborados a partir de uma metodologia de produção de microconteúdo educacional mencionada na justificativa da proposta. A construção do ambiente computacional Web para produção de microconteúdos e oferta de microtreinamentos será baseada em três conceitos: desenvolvimento de aplicações móveis, visualização e computação ubíqua. Testes e validações de ferramentas computacionais e do ambiente serão realizadas por meio da análise de dados, utilizando-se estatísticas descritivas e representação gráfica, testes paramétricos e/ou não-paramétricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Integrante / Sérgio Ferreira do Amaral - Coordenador / Karla Isabel de Souza - Integrante / André de Oliveira Garcia - Integrante / Ricardo Augusto da Silva - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    12. 2014-2014. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia - Subprojeto de Fisica
      Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O subprojeto de Física tem como principal finalidade a formação de professores, inicial e em serviço, para o trabalho com as questões sociocientíficas em sala de aula. Esta formação visa que os professores conheçam a sua realidade, elaborem currículos e sequências didáticas de acordo com as questões problemáticas locais que envolvam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, com isso, contribuam para a alfabetização científico-tecnológica de seus alunos. Além disso, espera-se que as ações realizadas influenciem na melhoria do IDEB da escola e no impacto da universidade e da escola nas comunidades locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    13. 2013-2019. Ambientes Tecnologicos Interativos e Educacao: uma proposta para inovacao tecnologica
      Descrição: Este projeto, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da UNICAMP e o grupo de Controle, Estimação e Modelagem da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP, busca investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais. Para o desenvolvimento da proposta será adotada metodológica qualitativa de Análise de Conteúdo para a análise bibliográfica e metodologia quantitativa de Análise Multivariada para mapeamento das perspectivas do público alvo. Os resultados da investigação deverão ser aplicados no desenvolvimento de ambientes que preconizam inovação para o contexto educacional. (Projeto de Pós-doutorado).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Sérgio Ferreira do Amaral - Integrante / José Tarcísio Franco de Camargo - Integrante / Carlos Otávio Schocair Mendes - Integrante / Gilmar Barreto - Integrante / Mônica Garbin - Integrante / Dirceu da Silva - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    14. 2013-2018. A percepcao de cegos congenitos sobre fenomenos naturais e o processo de conceitualizacao em Ciencias: um estudo com alunos de licenciaturas em Fisica, Quimica e Biologia
      Descrição: O projeto busca investigar a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências a partir das concepções de alunos de licenciaturas em cursos de ciências da natureza. Serão analisadas as concepções de licenciandos em cursos de ciências da natureza acerca da formação de conceitos em cegos congênitos. A partir dos dados, uma escala de valores será desenvolvida e analisada a partir de metodologia quantitativa com a técnica de análise fatorial. Com o trabalho espera-se contribuir para a compreensão do processo de conceitualização em ciências em cegos, assim como estabelecer relações sobre como professores em formação trabalham com essas questões. (Projeto de Pós-doutorado).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Eder Pires de Camargo - Integrante / José Tarcísio Franco de Camargo - Integrante / Fernanda Oliveira Simon - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
    15. 2013-2017. Ensino de Fisica e formacao de professores: possibilidades de apropriacao de elementos da Educacao Tecnologica na pratica docente
      Descrição: O projeto visa a elaboração, aplicação e análise de atividades instrumentais no Ensino de Física a partir das concepções de ciência e tecnologia presente nos professores em formação. O projeto prevê uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo para avaliar os resultados com o intuito de comparar a evolução do trabalho ao longo de três anos. Trata-se de um projeto investigativo que também levará em consideração a concepção, aplicação e análise de atividades contextualizadas de ensino cujos resultados práticos poderão vir a gerar projetos de extensão universitária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Honra ao Mérito (pelo trabalho acadêmico em 2014), UFSCar.. 2014.
      Membro: Estéfano Vizconde Veraszto.
    2. Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor, 1 lugar, publicado no DOU de 07/03/2013, Secao 3, p.37, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.. 2013.
      Membro: Estéfano Vizconde Veraszto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (80)
    1. I Fórum Municipal de Educação Especial e Educação Inclusiva.Inclusão Escolar e Educação Especial: aspectos introdutórios. 2019. (Outra).
    2. II EEdCM - Encontro de Educação em Ciências e Matemática: políticas públicas para Educação em Ciências e Matemática.Um pressuposto para aulas inclusivas de Ciências e Matemática: ressignificação da educação inclusiva. 2019. (Encontro).
    3. Seminário de Meio Termo da Área de Ensino.CAPES. 2019. (Seminário).
    4. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC.Formação de professores de ciências e Educação Inclusiva: análise de pesquisas realizadas na UFSCar Campus Araras. 2019. (Encontro).
    5. XIV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.Desenvolvimento de atividades de ensino de biologia celular para alunos com deficiências visuais. 2019. (Encontro).
    6. XIV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS REALIZADAS NA UFSCAR CAMPUS ARARAS. 2019. (Encontro).
    7. XIV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.ENSINO DE QUÍMICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS DE ANÁLISE PARA PESQUISAS REALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR. 2019. (Encontro).
    8. XIV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO PARADIDÁTICO UTILIZANDO A LITERATURA DE CORDEL. 2019. (Encontro).
    9. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019.INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. 2019. (Simpósio).
    10. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019.HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O MODELO HELIOCÊNTRICO DE COPÉRNICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2019. (Simpósio).
    11. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019.CONTRIBUIÇÕES DE GALILEU GALILEI PARA A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA. 2019. (Simpósio).
    12. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019.ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE PESQUISAS REALIZADAS NA UFSCar ARARAS. 2019. (Simpósio).
    13. 7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (7 ENAS).Planejamento e elaboração de atividades de ensino para alunos com deficiência visual sobre biologia evolutiva. 2018. (Encontro).
    14. 7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (7 ENAS).Desenvolvimento de atividades de Ensino de Biologia para alunos com deficiências visuais: a questão da inclusão sob uma perspectiva educacional científica. 2018. (Encontro).
    15. 7º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (7 ENAS).Apropriação de Conhecimentos Científicos por Cegos Congênitos: Aplicações da Análise Fatorial de Correspondência. 2018. (Encontro).
    16. Encontro Internacional VPCT 2018, A voz dos professores de CT.INCLUSÃO ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL. 2018. (Encontro).
    17. Encontro Internacional VPCT 2018, A voz dos professores de CT.EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE TRABALHOS REALIZADOS EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2018. (Encontro).
    18. II Simpósio sobre Educação Inclusiva no Contexto Universitário: Diálogo entre Formação Docente e Prática Pedagógica. 2018. (Seminário).
    19. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação de professores de ciências da natureza na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de trabalhos realizados na UFSCAR Campus Araras. 2018. (Congresso).
    20. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Desenvolvimento de atividades de ensino de biologia para alunos com deficiências visuais: a questão da inclusão na formação de professores. 2018. (Congresso).
    21. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores.Desenvolvimento de atividades de ensino de biologia para alunos com deficiências visuais: a questão da inclusão na formação de professores. 2018. (Seminário).
    22. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. Planejamento de trilhas no Ensino de Engenharia: uma proposta através de algoritmos genéticos. 2018. (Congresso).
    23. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. Tecnologias assistivas e inclusão: uma proposta para humanização no Ensino de Engenharia. 2018. (Congresso).
    24. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. Será que faltam engenheiros no Brasil?. 2018. (Congresso).
    25. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Desenvolvimento, aplicação e análise de atividades de ensino de óptica para alunos cegos e com baixa visão. 2018. (Encontro).
    26. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Avaliação da compreensão do processo de conceitualização em ciências por cegos congênitos. 2018. (Encontro).
    27. 24º Congresso de Iniciação Científica e 9º Congresso de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Debator de painéis. 2017. (Congresso).
    28. I EEdCM (Encontro de Educação em Ciências e Matemática – Educação em Ciências e Matemática: tendências e proposições.Apresentação de Pôsters. 2017. (Encontro).
    29. I EEdCM (Encontro de Educação em Ciências e Matemática – Educação em Ciências e Matemática: tendências e proposições).ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO. 2017. (Encontro).
    30. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Análise das concepções de professores e alunos do Ensino Médio sobre a formação de conceitos físicos em indivíduos cegos. 2017. (Simpósio).
    31. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Proposta de aula experimental sobre Lei de Ohm e resistores para o ensino médio utilizando o Scratch for Arduino. 2017. (Simpósio).
    32. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Scratch for Arduino e o ensino de corrente elétrica: uma poposta para o Ensino Médio. 2017. (Simpósio).
    33. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Um estudo da contribuição de Ptolomeu para a evolução do modelo geocêntrico a partir de uma perspectiva histórica. 2017. (Simpósio).
    34. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Aristóteles, uma porta aberta para o mundo da ciência. 2017. (Simpósio).
    35. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2017.Estudo com professores e alunos do Ensino Médio acerca da conceitualização em Física por indivíduos cegos congênitos. 2017. (Simpósio).
    36. Encontro de Física 2016, XVI EPEF.A visão como requisito para conhecimento de fenômenos físicos: um estudo da opinião de licenciandos. 2016. (Encontro).
    37. Encontro de Física 2016, XVI EPEF.A percepção de licenciandos na área de Ciências da Natureza acerca da compreensão do conceito de luz por cegos congênitos. 2016. (Encontro).
    38. Encontro de Física 2016, XVI EPEF.Trabalho científico por cegos congênitos: análise das respostas de licenciandos em cursos da área de ciências da natureza. 2016. (Encontro).
    39. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa.A formação do professor para o Ensino Superior: o processo de ensino e aprendizagem para os cursos de engenharias. 2016. (Outra).
    40. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Indicadores da inclusão de alunos surdos: um estudo em salas de aula regulares em um Município do interior do Estado de São Paulo. 2016. (Congresso).
    41. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). Compreensão do conceito de luz por cegos congênitos: um estudo da percepção de professores em formação em Ciências da Natureza. 2016. (Congresso).
    42. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). O ensino e a aprendizagem de discentes surdos no Ensino de Ciências no Brasil: uma análise dos artigos científicos publicados na área na última década. 2016. (Congresso).
    43. IV Encontro Universidade e Escola, VI Encontro PIBID, II Workshop de Estágio Supervisionado, II Mostra de Materiais Didáticos - MOMADILIC.As mídias em sala de aula: reflexão dos estudantes sobre o uso de experimentos virtuais na disciplina de Física. 2016. (Encontro).
    44. IV Fisicando.Kit brain box - ciência em ação: avaliação da aula prática sobre eletricidade. 2016. (Outra).
    45. IX Congresso Científico: Integração dos Saberes. Uso de simuladores no Ensino de Física. 2016. (Congresso).
    46. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Uma análise da percepção de alunos de Licenciatura em Ciências da Natureza acerca da participação de cegos em atividades científicas. 2016. (Encontro).
    47. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Portfólios reflexivos em um Subprojeto Interdisciplinar do PIBID: fortalecimento do interesse pela carreira docente. 2016. (Encontro).
    48. 67ª Reunião Anual da SBPC. A inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares: indicadores e a realidade do processo de inclusão. 2015. (Congresso).
    49. 67ª Reunião Anual da SBPC. Dificuldades, possibilidades e desafio para inclusão de deficientes visuais: um estudo na área de Ensino de Ciências e Biologia. 2015. (Congresso).
    50. III Simpósio Internacional de Inovação em Educação.Capacitação Docente em Tecnologia e Inovação. 2015. (Simpósio).
    51. III Simpósio Internacional de Inovação em Educação.Moderador na mesa de apresentação de trabalhos selecionados pela Comissão Científica. 2015. (Simpósio).
    52. III Simpósio Internacional de Inovação em Educação.Workshop quot;Competências docentes em Tecnologias e Interculturalidadequot;. 2015. (Simpósio).
    53. III Simpósio Internacional de Inovação em Educação.Culture Innovation in Education. 2015. (Simpósio).
    54. X ENPEC 2015, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Cegueira congênita e a natureza da luz: análise estatística textual da percepção de professores em formação. 2015. (Encontro).
    55. X ENPEC 2015, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Coordenador da sessão 6 de comunicações individuais da área de Diversidade, multiculturalismo e Educação em Ciências. 2015. (Encontro).
    56. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Aprendizagem Ativa: engenheiros colaborativos para um mundo competitivo. XLIII COBENGE 2015 -. Observação do letramento no Ensino Superior: um estudo com alunos ingressantes em Engenharia. 2015. (Congresso).
    57. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.Cegueira congênita e trabalho científico: um estudo sobre a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza. 2015. (Simpósio).
    58. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.Percepção de Ciência: um estudo com graduandos Paulistas. 2015. (Simpósio).
    59. COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Inovação e Educação: construção de indicadores de interatividade para aprendizagem imersiva e colaborativa. 2014. (Congresso).
    60. COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Simulação do modelo cinemático inverso de um robô através do uso de Redes Neurais Artificiais: um complemento ao Ensino de Robótica. 2014. (Congresso).
    61. COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Desenvolvimento de jogos educativos para dispositivos portáteis: aliando Ensino de Engenharia, Computação e Ciências. 2014. (Congresso).
    62. COBENGE 2014 - XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Visualização de funções matemáticas em tempo real: uma abordagem de apoio ao Ensino de Matemática aos alunos ingressantes em Engenharia. 2014. (Congresso).
    63. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Construção de indicadores de interatividade para ambientes de aprendizagem imersiva e colaborativa: perspectivas de inovação na Educação. 2014. (Congresso).
    64. EnPED 2014 - Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2014. (Encontro).
    65. II Semana da Física: Fisicando 2014.Pesquisa no Ensino de Ciências em educação não formal. 2014. (Outra).
    66. II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2014).Participação de cegos congênitos em atividades científicas: a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza. 2014. (Simpósio).
    67. SIED 2014 - Simpósio Internacional de Educação a Distância. 2014. (Simpósio).
    68. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Atividade científica por cegos congênitos: percepção de professores em formação em Ciências da Natureza. 2014. (Congresso).
    69. V Semana da Química.Pesquisa no Ensino de Ciências em educação não formal. 2014. (Outra).
    70. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Percepção Pública de Ciência e Ensino de Física: um estudo com graduandos do Estado de São Paulo. 2014. (Encontro).
    71. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Neurociência Cognitiva no processo de aprendizagem de alunos com deficiência visual: desenvolvimento de experimento com fluidos para o Ensino de Física. 2014. (Encontro).
    72. COBENGE 2013 - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Desenvolvimento de simulações educativas aplicadas a dispositivos portáteis: um exemplo voltado ao Ensino de Física. 2013. (Congresso).
    73. COBENGE 2013 - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Inovação Tecnológica para a educação: uma proposta de apropriação de Ambientes Tecnológicos Interativos. 2013. (Congresso).
    74. COBENGE 2013 - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Redes Neurais e o estudo de Séries Temporais: uma aplicação no Ensino de Engenharia. 2013. (Congresso).
    75. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Perfil do Professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - Campus de Araras e a perspectiva CTS. 2013. (Congresso).
    76. III Encontro do grupo ENCINE.Atividades de pesquisa. 2013. (Encontro).
    77. I Simpósio das Linhas de Pesquisa CCA-Ufscar.Ciências da Natureza e formação de professores: perspectivas inclusivas e de apropriação da tecnologia. 2013. (Simpósio).
    78. IV Encontro do grupo ENCINE.Atividades de pesquisa. 2013. (Encontro).
    79. IX Congresso de Extensão. CONTRIBUIÇÕES DO CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLETINDO A PRÁTICA. 2013. (Congresso).
    80. IX ENPEFIS - IX Encontro de Prática de Ensino de Física Ilha Solteira.Avaliador. 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. VERASZTO, E. V.; SIMON, F. O. ; FONTANETTI, M. P. ; ROZA, B. C.. I Fórum Municipal de Educação Especial e Educação Inclusiva. 2019. Outro
    2. VERASZTO, E. V.; BIZARRIA JR, R. ; BOSQUEIRO, A. S. ; COUTINHO, M. R.. III Exposição Fotografia e Ciências. 2016. Exposição
    3. VERASZTO, E. V.. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade cultura indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. (Outro).. . 0.
    4. VERASZTO, E. V.; CARVALHO, A. C. N. ; BARBOSA, G. P. ; RODRIGUES JR, H. ; CAMARGO, J. T. F. ; BOSSAY, L. L. ; DAMETTO, N. Z. ; ALENCAR, L. D. ; ZANDONADI, R. V. ; SOARES, S. M. M.. I Exposição Fotografia Ciências. 2015. Exposição
    5. VERASZTO, E. V.; CARVALHO, A. C. N. ; BOSSAY, L. L. ; DAMETTO, N. Z. ; ZANDONADI, R. V. ; BARBOSA, G. P. ; ALENCAR, L. D. ; MORAIS, J. P. G.. II Exposição Fotografia Ciências. 2015. Exposição
    6. FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; LOPES, N. ; CALZOLARI, A. ; VERASZTO, E. V.. II Encontro entre Universidade e Escola, I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID e I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas. 2014. Outro
    7. VERASZTO, E. V.; MILARE, T. ; BOZZINI, I. C. T. ; LOPES, N. C. ; FURLAN, E. G. M.. I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID. 2014. Outro
    8. VERASZTO, E. V.; MILARE, T. ; LOPES, N. C. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. I Mostra de Materiais Didáticos. 2014. Outro
    9. LOPES, N. C. ; FARIA, P. C. ; VERASZTO, E. V.. I Encontro entre Universidade e Escola. 2013. Outro
    10. VERASZTO, E. V.. Processo Seletivo 2012 da Faculdade Municipal quot;Professor Franco Montoroquot; para contratação temporária de docente. 2012. (Concurso).. . 0.
    11. VERASZTO, E. V.. II WORKSHOP da Faculdade Municipal quot;Professor Franco Montoroquot;: apresentado as melhores práticas profissionais do mercado. 2012. (Outro).. . 0.
    12. VERASZTO, E. V.. Vestibular 2013 da Faculdade Municipal quot;Professor Franco Montoroquot;. 2012. (Concurso).. . 0.
    13. VERASZTO, E. V.. Vestibular 2012 Franco Montoro. 2011. (Concurso).. . 0.
    14. VERASZTO, E. V.. 1º Workshop Franco Montoro. 2011. (Outro).. . 0.
    15. VERASZTO, E. V.. Congreso Internacional Sobre Investigación E Innovación De La Docencia Universitaria En El EEES (InnovaDOC). 2009. (Congresso).. . 0.
    16. VERASZTO, E. V.. Estudos Brasilianistas Europeus: II Seminario sobre nuevas tecnologías aplicadas en la Educación en el contexto intercultural Brasil-España. 2009. (Outro).. . 0.
    17. VERASZTO, E. V.. Estudos Brasilianistas Europeus: 1ª Mostra LANTEC de Vídeos Educativos em Madrid. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Estéfano Vizconde Veraszto ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (4.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do Professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências (LASERA), 2013, Manaus/AM. LASERA, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Estéfano Vizconde Veraszto ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (3.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Estéfano Vizconde Veraszto ⇔ Tathiane Milaré (3.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Estéfano Vizconde Veraszto ⇔ Renata Sebastiani (2.0)
      1. SEBASTIANI, RENATA ; Veraszto, Estéfano Vizconde. PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 533-543, issn: 2447-4223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SEBASTIANI, R. ; VERASZTO, E. V.. Portfólios reflexivos em um subprojeto interdisciplinar do PIBID: fortalecimento do interesse pela carreira docente. Em: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. 1, p. 510-522, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Estéfano Vizconde Veraszto ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (1.0)
      1. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57