Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Anselmo Joao Calzolari Neto

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Educação também pela UFSCar. Atualmente é professor Adjunto da UFSCar, campus de Araras, atuando na graduação (Licenciatura em Física, em Química e em Ciências Biológicas; Bacharelado em Agroecologia) e na Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Integra o Grupo de Pesquisa Educação em Ciências da Natureza e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, campus São Carlos (Aprendizagem Dialógica e ações comunicativas; Feminismo Dialógico, Novas Masculinidades e Relações de Gênero). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em Didática e Formação de Professores, investigando a Aprendizagem da Docência e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências e Biologia (ensino regular e EJA) com enfoque na Aprendizagem Dialógica e estudos interculturais (etnia, raça, gênero, orientação sexual, religiosidade, classe social). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4906309581958797 (11/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. AC Araras Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432894
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. METODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO NA AREA DE CIENCIAS DA NATUREZA DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PIBID
      Descrição: Selecionado no edital CNPq Ciência na Escola, este projeto de pesquisa se propõe a levantar as práticas pedagógicas na área de Ciências da Natureza, desenvolvidas no contexto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto prevê levantamentos em livros, teses, dissertações, periódicos nacionais e internacionais, bem como o resgate e catalogação das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID-UFSCar-Araras, o qual têm a característica, desde a sua implementação em 2010, de atuar de forma interdisciplinar, envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Estéfano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Paulo Cezar de Faria - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 1
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    2. 2019-Atual. Alfabetizacao Cientifica e Tecnologica na Educacao de Jovens e Adultos com Tertulias Cientificas Dialogicas
      Descrição: As Tertúlias Dialógicas são encontros entre pessoas (estudantes, docentes, pessoas da comunidade) que possibilitam re-conhecer coletivamente significados e conhecimentos, constituída inicialmente em Educação de Jovens e Adultos, a partir da leitura de livros clássicos universais e interação dialógica entre seus participantes. O funcionamento das tertúlias dialógicas organiza-se com base nos sete princípios da Aprendizagem Dialógica, base teórica de fundamento. Há diversos tipos de tertúlias dialógicas e uma delas é Tertúlia Científica Dialógica. Tendo como parceira uma escola municipal da cidade de Araras que oferece a modalidade EJA e aceite de estudantes, docentes e direção, pretende-se desenvolver Tertúlia Científica Dialógica e investigar seu impacto na educação em ciências da natureza de todos envolvidos, considerando referencial de Alfabetização Científica e Tecnológica. Neste sentido, pretende-se desenvolver pesquisas (bibliográficas, documentais e comunicativas) de Iniciação Científica e dissertação de mestrado vinculadas e este projeto mais amplo que tem como objetivo validar as tertúlias científicas dialógicas em contexto brasileiro e avançar nos estudos sobre Alfabetização Científica e Tecnológica, inicialmente na Educação de Jovens e Adultos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Coordenador.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    3. 2016-2020. Estudos Indigenas: inovacao curricular, internacionalizacao da universidade brasileira e fortalecimento de quadros nacionais e internacionais de pesquisadores indigenas. INDI-AGE
      Descrição: Estudos Indígenas: inovação curricular, internacionalização da universidade brasileira e fortalecimento de quadros nacionais e internacionais de pesquisadores indígenas (INDI-AGE here after) tem por objetivo criar parcerias internacionais para: a) incrementar o intercâmbio acadêmico entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)e a Universidade de Cordoba (UCo), na Espanha; b) proporcionar a realização de atividades de pesquisa , entre UFSCar e UCo, para inovação curricular envolvendo estudantes indígenas e pesquisadores da UFSCar e da UCo, focalizando as ações desenvolvidas na UCo e as já realizadas na UFSCar, verificando limites e possibilidades de cada currículo institucional; c) gerar novos projetos de pesquisa, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, para parcerias futuras entre grupos de pesquisa das duas instituições (UFSCar e UCo) sobre Estudos Indígenas; d) induzir a ampliação da produção acadêmica sobre a presença indígena na UFSCar e em outras universidades brasileiras, na direção de propostas que contemplem a interlocução com epistemologias indígenas; e) priorizar a formação de estudantes indígenas em pesquisa, sobre práticas e currículos universitários que contemplam Estudos Indígenas, para a ampliação dos quadros brasileiros de pesquisadores indígenas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Roseli Rodrigues de Mello - Coordenador / Celso luiz Aparecido Conti - Integrante / Claudia Raimundo Reyes - Integrante / Amadeu Logarezzi - Integrante / Fernanda Callegari - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    4. 2015-Atual. O ENSINO E A DIFUSAO DA BOTANICA NO BRASIL
      Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    5. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao Inicial de Professores da area de Ciencias da Natureza
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras.#10;Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (28)
      1. VII Congresso Brasileiro de Educação. SIMULAÇÕES DE ENSINO EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2019. (Congresso).
      2. XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação da ANFOPE.A NOVA CONFIGURAÇÃO DO PIBID E INTERDISCIPLINARIDADE: INDÍCIOS DE RETROCESSO. 2019. (Seminário).
      3. XIV Simpósio de Psicologia e Cidadania - Enfrentamento à violência: desafios e debates necessários.Intolerância Religiosa - não podemos tolerar!. 2019. (Simpósio).
      4. IV Congresso Nacional de Formação de Professores. Simulações de Ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. (Congresso).
      5. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO).O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. (Encontro).
      6. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO).Comissão Avaliadora de trabalhos. 2018. (Encontro).
      7. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO).A magia da flores: proposta de ensino de Botânica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Encontro).
      8. VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. quot;Role-playquot; e argumentação em perspectiva dialógica na formação inicial de professores de Ciências. 2018. (Congresso).
      9. VIII Semana da Química.Currículo e Ensino de Química/Ciências. 2018. (Encontro).
      10. XI Simpósio Científico dos pós-graduandos no CENA/USP.Desafios para a integração de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Simpósio).
      11. III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad). Utilização dos princípios da Aprendizagem Dialógica para análise de atividades realizadas por bolsistas de Iniciação à Docência. 2017. (Congresso).
      12. III Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad). Coordenação de apresentação de trabalhos. 2017. (Congresso).
      13. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE UFSCar.Debatedor de projetos. 2017. (Seminário).
      14. XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).Evidências de Política da Presença e Interseccionalidade em percepções de licenciandas negras sobre a Educação da relações étnicas e raciais e a formação inicial de professores de Ciências. 2017. (Encontro).
      15. III Congresso Nacional de Formação de Professores. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. 2016. (Congresso).
      16. III Congresso Nacional de Formação de Professores. Coordenador de sessão de relatos de experiência. 2016. (Congresso).
      17. II Semana das Licenciaturas (IF Sul de Minas- campus Inconfidentes) - Educação em debate: Reflexões Contemporâneas.Minicurso: Marcadores Identitários no Ensino de Ciências - gênero, raça, etnia, orientação sexual, religiosidade e classe. 2016. (Outra).
      18. XVIII ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino).Aprendizagem da docência nos portifólios reflexivos de licenciandos do PIBID. 2016. (Encontro).
      19. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade Cultural Indígena e processos de ensino e aprendizagem de.As Ações Afirmativas na UFSCar e os estudantes indígenas. 2015. (Simpósio).
      20. Semana da Agroecologia.Perspectivas para Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia. 2015. (Encontro).
      21. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comissão Científica do Evento. 2015. (Encontro).
      22. X Encontro Ibero-americano de Educação.O Estágio de Regência na aprendizagem da docência em Química e em Biologia. 2015. (Encontro).
      23. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Cursos de Licenciatura em Química e em Biologia: etapa fundamental para aprendizagem pedagógica e início da profissão docente. 2014. (Congresso).
      24. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.avaliador de trabalhos. 2014. (Encontro).
      25. 1ª Semana dos Estudantes de Biologia da UFSCar Araras.Multiculturalismo e Aprendizagem da Docência: construindo conhecimentos para o ensino de Ciências da Natureza. 2013. (Encontro).
      26. 2º Encontro de Ensino de Ciências Naturais.A dimensão política da prática pedagógica em Ensino de Ciências para as séries iniciais do EF e os conteúdos de ensino. 2013. (Encontro).
      27. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - campus de Araras e a perspectiva CTS. 2013. (Congresso).
      28. Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA). Potencial Multicultural observado em práticas pedagógicas de educação de jovens e adultos no ensino de ciências da natureza. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. G. ; BRAGA, F. M. ; MARIGO, A. C. ; CONSTANTINO, F. L. ; CALZOLARI, A.. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Comissão Científica. 2015. Outro
      2. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade: diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      3. FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; LOPES, N. ; CALZOLARI, A. ; VERASZTO, E. V.. II Encontro entre Universidade e Escola, I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID e I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas. 2014. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (17.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS. O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA. LAPLAGE EM REVISTA. v. 2, p. 42-50, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. BOZZINI, I. C. T.; CALZOLARI-NETO, A. J.. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 03, p. 2892-2901, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMULAÇÕES DE ENSINO EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        12. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        13. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        14. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        15. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        16. SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. O Ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
        17. CALZOLARI-NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. - O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUIMICA E EM BIOLOGIA. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Renata Sebastiani (7.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I.C.T.. SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS. REVISTA CONEXÃO UEPG. v. 14, p. 187-194, issn: 2238-7315, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI-NETO, A. J. ; NOCELLI, R. C. F. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I.C.T.. Simulações de ensino em um curso de Ciências Biológicas como proposta para prática como componente curricular. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação., v. 1, p. 1-8, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 0, p. 1-10, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O PAPEL DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE BOTÂNICA NA PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS . Em: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), v. 0, p. 2384-2392, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CALZOLARI NETO, A. J. ; CARVALHO, T. R. ; ZORZO, V. ; SEBASTIANI, RENATA. A magia das flores: proposta de ensino de Botânica para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
        6. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R.. O papel dos conhecimentos específicos de Botânica na proposta de reformulação curricular de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        7. CALZOLARI NETO, A. J. ; SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T.. Simulações de ensino: proposta para prática como componente curricular nas disciplinas de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (5.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA: ETAPA FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM PEDAGÓGICA E INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. Em: II Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, p. 191, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Tathiane Milaré (5.0)
        1. CALZOLARI-NETO, A.J ; SILVA, D. L. ; MILARÉ, T.. ?Role-play? e argumentação em perspectiva dialógica na formação inicial de professores de Ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Especial, p. 3A013, issn: 2323-0126, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MONTAGNOLLI, R. N. ; MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; BOZZINI, I. C. T.. Em defesa do conhecimento científico no combate a fake news sobre a Covid-19. Em: Norma Valencio; Celso Maran de Oliveira. (Org.). Covid-19 Crises entremeadas no contexto da pandemia (antecedentes, cenários e recomendações). 1ed.São Carlos, SP. : Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais UFSCar. 2020.v. 1, p. 399-412.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (4.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do Professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências (LASERA), 2013, Manaus/AM. LASERA, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Paulo Cezar de Faria (2.0)
        1. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        2. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57