Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Elaine Gomes Matheus Furlan

Possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos e docente do Programa de Pós-#10;Graduação em Educação em Ciências e Matemática/UFSCar Araras, desenvolvendo pesquisas sobre: formação de professores e ensino de ciências; cultura escolar e estudantil; saberes docentes, professores iniciantes e identidade profissional; políticas educacionais sobre aspectos de inclusão e necessidades educacionais especiais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3179865576965852 (11/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. AC Araras Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (16) 981913733 URL da Homepage: http://cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. METODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID COM RELEVANTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
      Descrição: mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área;#10;buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID;#10;mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza;#10;identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar-Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Estéfano V. Veraszto - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA - Coordenador / Cybelle Martins Silveira - Integrante / Marcos Paulo Silva - Integrante / Ana Carolina Rosalin - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Debora Cristina Garcia Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    2. 2019-Atual. Aprendizagem da docencia: articulacao com escolas e investigacao centrada na pratica
      Descrição: A vivência acadêmica nos permitiu compreender que as relações de trabalho que envolvem troca de experiência e colaboração podem se apresentar como importante fonte de conhecimento e tornar legítimos os conhecimentos específicos da docência. Consideramos importante investigar as opiniões, os sentimentos e as ações realizadas por professores nos diferentes momentos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Isso pressupõe a necessidade de compreensão do contexto da prática docente bem como o reconhecimento da complexidade envolvida na formação do professor. O conhecimento desta complexidade pode ser favorecido por um trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade, professores das escolas, estudantes de cursos de licenciatura e estudantes de curso de pós-graduação. Diante disso, nesta investigação, o objeto de estudo envolve o saber cotidiano, o saber escolar, curricular, o saber científico e filosófico sobre a educação e o saber prático dos professores com relação ao trabalho que realizam na escola. O propósito desta investigação se vincula à constituição de um espaço de trabalho coletivo, com vistas à análise de práticas de ensino, desenvolvidas por professores atuantes na educação básica e ensino superior em sua vivência cotidiana, na instituição escolar. Temos por hipótese que a observação e a análise da prática docente e do sistema de documentação do professor podem permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento profissional. Espera-se obter maior interesse de professores em participar de um trabalho coletivo fundamentado no compromisso com a aprendizagem dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Coordenador / Marina D. Saraiva - Integrante / Rodrigo Rios Nascimento - Integrante / Ana Carolina Rosalin - Integrante.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    3. 2018-Atual. Formacao de professores e o contexto escolar: culturas, praticas, politicas
      Descrição: O projeto busca ampliar as discussões do campo da Formação de professores, explorando temáticas que envolvem aspectos do processo formativo, carreira, cultura escolar, currículo, enfim, aspectos que cercam de modo geral as práticas, políticas educacionais e aspectos culturais que impactam na docência, tanto na educação básica como no ensino superior, focalizando a especificidade para o ensino de ciências.#10;As pesquisas se desenvolvem no âmbito de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e mestrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Coordenador / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Higor Gustavo Pires - Integrante / Lucas Cardoso Toniol - Integrante / Renan Vilela Bertolin - Integrante / Zorzo, Viviani - Integrante / Rodolfo Faita Dias - Integrante / Débora Evellyn Duprê - Integrante / Bianca Lorenzi Dan - Integrante / Gabriela Freitas Souza da Silva - Integrante / Nayara Aline Dantas - Integrante. Número de orientações: 13
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    4. 2015-2018. Impactos do PIBID na Formacao Inicial e Continuada dos Professores e nas escolas parceiras
      Descrição: Este projeto visa identificar os impactos do PIBID na: - formação inicial dos docentes, principalmente no que tange a aprendizagem da docência; -formação continuada dos docentes das escolas parceiras; -escola parceira que recebe os licenciandos, na visão de gestores, funcionários, estudantes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Estéfano V. Veraszto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador / Tathiane Milaré - Integrante / Renata Sebastiani - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Silvana Perissatto Menghin - Integrante.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    5. 2015-2018. A formacao de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores -Teacher training in the context of diversity and inclusive assumptions: a look at trainers
      Descrição: O projeto pretende analisar a formação e práticas de docentes universitários atuantes em cursos de licenciatura no que tange ao respeito à diversidade e aos pressupostos inclusivos. Para isso compreende os seguintes objetivos específicos: analisar os projetos pedagógicos e grades curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas do Campus Araras da UFSCar e da UNIFAL-MG no que concerne à temática de educação inclusiva/especial; analisar a formação dos docentes dos referidos cursos de licenciatura no que se refere à discussão de temáticas pertinentes à educação inclusiva/especial; identificar e analisar as significações dos docentes universitários sobre o processo inclusivo; identificar e analisar práticas inclusivas desenvolvidas pelos docentes universitários que se vinculem a formação dos licenciandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Daniele Lozano - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    6. 2015-2015. Graduacao e Pos-Graduacao: inovacao na area da metrologia em quimica e qualidade analitica -Undergraduate and Postgraduate: innovation in the area of metrology in chemistry and analytical quality.
      Descrição: Proposta de Convênio a ser estabelecido entre o IBILCE-UNESP e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, PT, advindo das atividades desenvolvidas em Lisboa dentro do Edital PROGRAMA DE GRADUAÇÃO INOVADORA-PROGRAD: PDI - PROGRAMA 7, AÇÃO 3, META 1 - PROPG: 14, AÇÃO 2, META 6. No sentido de esclarecer, somos uma equipe de Docentes a qual vem trabalhando na difusão cultural da metrologia em química e qualidade, desde os anos 1998, com a nossa participação no Sub-Comitê Brasileiro de Metrologia em Química, ligado ao CONMETRO, como representantes da UNESP. A equipe envolve Docentes dos Institutos da UNESP: IBILCE-Rio Preto; IQCAr.; FCFAr.; e desenvolvemos disciplinas em nível de Graduação e de Pós-Graduação. Neste sentido, nossa proposta de trabalho junto a FC-UL busca o inter-relacionamento com a equipe de Docentes da Universidade de Lisboa especificamente o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências, Portugal, coordenada pela Profa. Dra. Filomena Camões, Presidente da divisão de Química Analítica da IUPAC (2012-2013), e autoridade na área da metrologia e da qualidade. A equipe atua em nível europeu junto a EURACHEM, ao IRMM, ao JRC, dentre outros. A equipe atua na área de metrologia em química e qualidade e são responsáveis pela realização das atividades do TrainMiC(R) - Portugal, Training in Metrology in Chemistry, cuja Presidente é a Dra. Cristine Oliveira, membro da equipe; esta atividade visa a disseminação da metrologia não só nas universidades portuguesas mas também nas empresas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Ossamu Hojo - Integrante / Fernando Luis Fertonani - Coordenador / Iêda Aparecida Pastre - Integrante / José Paschoal Batistuti - Integrante / Lidia Maria de Almeida Plicas - Integrante / Cecília Cristina Marques dos Santos - Integrante / BRUNO TREVIZAN FRANZIN - Integrante / Raquel Guttierres Gomes - Integrante / Vera Aparecida de Oliveira Tiera - Integrante / Heliara Lopes do Nascimento - Integrante / Vera Ponçano - Integrante / Cristina Maria Roque Ramiro de Oliveira - Integrante / Ricardo Jorge Neves Bettencourt Silva - Integrante / Filomena Camões - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    7. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao inicial de professores da area de ciencias da natureza -The role of internships in the initial training of teachers in the field of natural sciences
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos estágios curriculares e de iniciação a docencia (PIBID) na formaçao de professors dos cursos de química, física e ciências biológicas da UFSCar/Araras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador / David Antonio Palla Silvestre - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras.#10;Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. 11o. CIDTI UFSCar e 26o. CIC UFSCar. Aprendizagem da docência no contexto dos cursos pré-universitários populares: o olhar dos egressos. 2019. (Congresso).
      2. 11o. CIDTI UFSCar e 26o. CIC UFSCar. Subjetivaçào e cultura escolar: o papel da escola no contexto neoliberal. 2019. (Congresso).
      3. 11o. CIDTI UFSCar e 26o. CIC UFSCar. avaliador. 2019. (Congresso).
      4. IV Congresso de Ensino de Graduac#807;a#771;o. RE)DESCOBRINDO E DISCUTINDO O PROCESSO AVALIATIVO: OSDESAFIOS ENCONTRADOSEM UMA MOBILIDADE ESTUDANTIL. 2019. (Congresso).
      5. VII Encontro de Iniciac#807;a#771;o a#768; doce#770;ncia (PIBID) e I Encontro Reside#770;ncia Pedago#769;gica (PRP) da UFSCar.ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONTINUIDADE DE ESTUDOS: COM FOCO ALUNOS DA ESCOLA PU#769;BLICA E AS CONTRIBUIC#807;O#771;ES PARA A DOCE#770;NCIA. 2019. (Encontro).
      6. X EPPEQ - encontro paulista de pesquisa em ensino de química. Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares: algumas dificuldades apontadas pelos egressos. 2019. (Congresso).
      7. X EPPEQ - encontro paulista de pesquisa em ensino de química. Cursos Pré-Universitários Populares como projetos de extensão de licenciaturas em Ciências Naturais: distribuição no estado de São Paulo. 2019. (Congresso).
      8. XII Semina#769;rio Nacional de Formac#807;a#771;o dos Profissionais da Educac#807;a#771;o da ANFOPE / 40° Encontro Nacional do FORUMDIR / I Semina#769;rio Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. A NOVA CONFIGURAÇÃO DO PIBID E INTERDISCIPLINARIDADE: INDÍCIOS DE RETROCESSO. 2019. (Congresso).
      9. I EEdCM (Encontro de Educac#807;a#771;o em Cie#770;ncias e Matema#769;tica – Educac#807;a#771;o em Cie#770;ncias e Matema#769;tica: tende#770;ncias e proposic#807;o#771;es). avaliador. 2018. (Congresso).
      10. XVI EVEQ - Evento de Educação em Química. avaliador. 2018. (Congresso).
      11. Feminismo Dialógico, novas masculinidades e socialização preventiva de violência de gênero nas universidades. 2017. (Encontro).
      12. III Congresso de Ensino de Graduação – ConEGrad. “PROJETO ENEM”: OPORTUNIDADES PARA OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA. 2017. (Congresso).
      13. IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química - EPPEQ. Avaliação do jogo quot;Quiz da cinéticaquot;como recurso para o ensino de química. 2017. (Congresso).
      14. Roda de conversa: relações de gênero e sexualidade UFSCar.Conversation wheel: gender relations and sexuality UFSC. 2017. (Encontro).
      15. VII Semana da Química. ducação Inclusiva nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas da Região Nordeste do Brasil. 2017. (Congresso).
      16. 3o. Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 15a. Jornada do núcleo de ensino de Marília. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. 2016. (Congresso).
      17. III Congresso Nacional de Formação de Professores/XVIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores. O CONTEXTO HISTÓRICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Congresso).
      18. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID. 2016. (Congresso).
      19. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. A produção sobre jogos didáticos no ENEQ (2008-2012). 2016. (Congresso).
      20. I Simpósio de Interculturalidade. 2015. (Simpósio).
      21. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2015. (Congresso).
      22. XIII Evento de Educação em Química. Atividades Lúdicas e Jogos Educativos No Ensino de Química: Panorama Geral dos Trabalhos Apresentados No ENEQ (2008-2012). 2015. (Congresso).
      23. II Encontro entre universidade e escola; I Workshop de Estágio su Docente; I Encontro PIBID; I mostra de materiais didáticos das licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Encontro).
      24. II Encontro entre universidade e escola; I Workshop de Estágio su Docente; I Encontro PIBID; I mostra de materiais didáticos das licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Encontro).
      25. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - por uma revolução no campo da formação de professores re. 2014. (Congresso).
      26. X Seminário Internacional REDESTRADO. 2014. (Congresso).
      27. XVII ENDIPE. 2014. (Congresso).
      28. III Semana da Química - UFSCar. 2013. (Outra).
      29. XI Evento de Educação em Química. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. FURLAN, E. G. M.. XVI Evento de Educação em Química - EVEQ. 2018. (Congresso).. . 0.
      2. FURLAN, E. G. M.. XIV Evento de Educação em Química. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. SANTOS JUNIOR, J. B. ; MILARE, T. ; FURLAN, E. G. M.. VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química. 2015. Congresso
      4. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade: diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      5. FURLAN, E. G. M.. II Encontro entre Universidade e Escola; I Workshop de Estágio Docente; I Encontro PIBID; I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Congresso).. . 0.
      6. FURLAN, E. G. M.. XII Evento de Educação em Química. 2014. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (9)
      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Paulo Cezar de Faria (9.0)
        1. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; FARIA, PAULO CÉZAR DE ; LOZANO, DANIELE ; BAZON, FERNANDA VILHENA MAFRA ; GOMES, CLAUDIA. Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. v. 25, p. 416-438, issn: 1414-4077, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Zorzo, Viviani ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; Faria, Paulo Cézar de ; Nascimento, Rodrigo Rios. ENSINO DE CIÊNCIAS: DEBATES, CONCEPÇÕES, ENTRAVES. Em: Amilton José Freire de Queiroz, Caue Camargo Santos. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico : educação, artes e letras. 1ed.Rio Branco. : Stricto Sensu Editora. 2020.v. 3, p. 182-201.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Nascimento, Rodrigo Rios ; Faria, Paulo Cézar de ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; Zorzo, Viviani. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO CURRÍCULO PAULISTA: UM OLHAR A PARTIR DE DIRETORIAS DE ENSINO. Em: Amilton José Freire de Queiroz, Caue Camargo Santos. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico : educação, artes e letras. 1ed.Rio Branco. : Stricto Sensu Editora. 2020.v. 3, p. 26-42.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BAZON, F. V. M. ; GOMES, C. ; LOSANO, D. ; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C.. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. Em: 3o Congresso Internacional sobre Teoria Histórico Cultural e 15ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        9. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (6.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e Formação de Professores em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, química e Física. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        6. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (6.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBID'. Em: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), p. 523-535, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; BOZZINI, I. C. T.. 'Interdisciplinaridade na formação docente: práticas no contexto do PIBID”. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
        5. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        6. BOZZINI, I. C. T.; FUJIHARA, R. T. ; FURLAN, E. G. M.. Grupo de Pesquisa: Educação em Ciências da Natureza. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (5.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA: ETAPA FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM PEDAGÓGICA E INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. Em: II Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, p. 191, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. 'APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID'. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Daniele Lozano (3.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Tathiane Milaré (3.0)
        1. KEMCZINSKI, ALAN RICARDO ; DO NASCIMENTO, JONATAS UILIAN ; ORTOLANI, TÚLIO STORTI ; ROCHA, VINÍCIUS MOURA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; MILARÉ, TATHIANE. Atividades investigativas: a formação de professores no contexto da EJA. CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 214-229, issn: 2447-4223, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FURLAN, E. G. M. ; MILARÉ, T.. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (2004-2005). Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química, v. 8, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho (1.0)
        1. Fertonani, F. L. ; FRANZIN, B. T. ; DADAMOS, T. R. L. ; GUIZELLINI, F. C. ; HOJO, O. ; FURLAN, E. G. M. ; Bastitute, José Paschoal ; SANTOS, C. C. M. ; SILVEIRA, R. S. ; CARRILHO, E. N. V. M.. Proficiência na medição de pH de solução aquosa pH 6,96: um ensaio no ensino de Metrologia Química. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (1.0)
        1. MILARÉ, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Samantha Camargo Daroque (1.0)
        1. DAROQUE, S. ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS. ACERVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E EXPERIMENTOTECCA. Em: IV CBEPF - 2019 e II Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019, São José do Rio Preto. IV CBEPF - 2019 e II Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57