Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Fernanda Vilhena Mafra Bazon

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), doutorado em Educação pela Universidade de âo Paulo (2009) e Pós doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, desenvolvimento infantil, educação especial, formação docente e políticas educacionais. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos, onde leciona nos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Participou do PIBID de maio de 2010 à agosto de 2015, assumindo a coordenação de gestão do PIBID UFSCar (campus Araras) em 2015. Além disso orienta na área de Formação Docente, Educação Especial, Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4400597671073289 (22/06/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera, km 174 - SP-330 - 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432947 URL da Homepage: www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Indicadore sociais do censo escolar: analise da inclusao escolar no Brasil
      Descrição: Este projeto tem como foco analisar os indicadores sociais por meio dos microdados do censo escolar acerca da inclusão escolar no Brasil. Para tanto serão analisados os microdados disponibilizados pelo INEP dos anos 2008, 2013 e 2018, no input matrículas buscando informações sobre: número de matrículas de alunos com NEE nas diferentes modalidades educacionais, esferas administrativas, bem como analisar a localização de residência e da escola destes alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    2. 2019-Atual. A formacao de professores na licenciatura em educacao do campo: um olhar para ciencias e matematica
      Descrição: Os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo são pensados em quatro grandes áreas, sendo uma delas as Ciências da Natureza e Matemática. Pensando que o curso forma professores que atuarão tanto no ensino fundamental como médio nas escolas do campo, esta pesquisa pretende analisar a matriz curricular, no que se refere a disciplinas das áreas de Ciências e Matemática, dos cursos em funcionamento para identificar a ofertas, carga horária e ementa destas disciplinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Daniele Lozano - Coordenador.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo são pensados em quatro grandes áreas, sendo uma delas as Ciências da Natureza e Matemática. Pensando que o curso forma professores que atuarão tanto no ensino fundamental como médio nas escolas do campo, esta pesquisa pretende analisar a matriz curricular, no que se refere a disciplinas das áreas de Ciências e Matemática, dos cursos em funcionamento para identificar a ofertas, carga horária e ementa destas disciplinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniele Lozano - Coordenador / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante.
      Membro: Daniele Lozano.
    3. 2019-Atual. A inclusao no ensino superior: condicoes e perspectivas em uma universidade federal do estado de Minas Gerais
      Descrição: Este projeto busca analisar as condições de acesso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais e uma universidade federal, focando especialmente nas significações e formação de professores dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas sobre o processo inclusivo na instituição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    4. 2018-2019. Formacao de professores de ciencias e diversidade
      Descrição: Esta pesquisa busca analisar a formação de professores em ciências por meio da análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas de universidades públicas do país bem como as condições de inclusão de duas universidades federais localizadas na região sudeste.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    5. 2017-Atual. A inclusao na educacao superior: repensando acoes e significacoes
      Descrição: A educação inclusiva tem sido amplamente debatida no cenário social e político da atualidade, entretanto, conforme mostram pesquisas rescentes ainda existem muitos desafios e obstáculos a serem dirimidos, tornando-se essencial a continuidade dos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa tem como a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino superior, tema que carece de maior aprofundamento e discussão. Para tanto, objetiva-se analisar o processo de inclusão escolar de alunos com NEE na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Alfenas por meio: do mapeamento das ações institucionais da UFSCar e UNIFAL-MG que influenciam a inclusão de alunos com NEE em seus cursos de graduação; e da análise das condições de acessibilidade significações sobre o processo inclusivo, e práticas que favoreçam este processo. Com base nestes objetivos a pesquisa adotará inicialmente a análise dos documentos normativos da política educacional brasileira, bem como específicos das instituições envolvidas, que tratem da inclusão no ensino superior. Posteriormente serão utilizados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas que oportunizem o aprofundamento das discussões na área. Cabe ressaltar que o processo inclusivo no ensino superior é fator de grande relevância para a conquista de uma educação democrática, não sendo suficiente garantir o acesso, mas também a permanência e a efetiva inclusão dos alunos com NEE na apropriação e produção do conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Gomes, Claudia - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: A educação inclusiva tem sido amplamente debatida no cenário social e político da atualidade, entretanto, conforme mostram pesquisas rescentes ainda existem muitos desafios e obstáculos a serem dirimidos, tornando-se essencial a continuidade dos estudos na área. Sendo assim, esta pesquisa tem como a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino superior, tema que carece de maior aprofundamento e discussão. Para tanto, objetiva-se analisar o processo de inclusão escolar de alunos com NEE na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Alfenas por meio: do mapeamento das ações institucionais da UFSCar e UNIFAL-MG que influenciam a inclusão de alunos com NEE em seus cursos de graduação; e da análise das condições de acessibilidade significações sobre o processo inclusivo, e práticas que favoreçam este processo. Com base nestes objetivos a pesquisa adotará inicialmente a análise dos documentos normativos da política educacional brasileira, bem como específicos das instituições envolvidas, que tratem da inclusão no ensino superior. Posteriormente serão utilizados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas que oportunizem o aprofundamento das discussões na área. Cabe ressaltar que o processo inclusivo no ensino superior é fator de grande relevância para a conquista de uma educação democrática, não sendo suficiente garantir o acesso, mas também a permanência e a efetiva inclusão dos alunos com NEE na apropriação e produção do conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Claudia Gomes - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    6. 2016-2018. Desenvolvimento Humano e Humanizacao: aportes da Psicologia Historico-Cultural
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de humanização em cursos de formação de professores, tendo por base os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Gomes, Claudia - Coordenador / André Luiz Sena Mariano - Integrante / Vera Lucia Trevisan de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    7. 2016-2018. A formacao de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores
      Descrição: Explorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo desta pesquisa éanalisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que tange aos pressupostos inclusivos. Para tanto serão analisados os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, bem como às respostas dos professores e alunos aos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os dados serão analisados quantitativa e qualitativamente, visando contribuir para o entendimento das condições, práticas e significações dos participantes da pesquisa acerca da inclusão. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re)pensarmos as práticas nos espaços envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Daniele Lozano - Integrante / Paulo Cézar de Faria - Integrante / Elaine Matheus Gomes Furlan - Integrante / Claudia Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Explorar o tema da educação inclusiva requer que discutamos a formação de professores e de seus formadores no que tange às práticas e significações sobre a diversidade humana. O objetivo desta pesquisa éanalisar a formação e as práticas de docentes universitários, atuantes em cursos de licenciatura, no que tange aos pressupostos inclusivos. Para tanto serão analisados os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, bem como às respostas dos professores e alunos aos questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os dados serão analisados quantitativa e qualitativamente, visando contribuir para o entendimento das condições, práticas e significações dos participantes da pesquisa acerca da inclusão. Entendemos que os resultados poderão subsidiar e ampliar a discussão da área de formação de professores, contribuindo, também, para (re)pensarmos as práticas nos espaços envolvidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Claudia Gomes - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    8. 2014-2015. Memorias da Fazenda Cana Florida: sentidos da escolarizacao de velhos moradores de 1920 a 1970
      Descrição: Projeto que retoma a memória coletiva de velhos moradores da Fazenda Cana Florida, buscando delinear os matizes da escolarização e suas interfaces com o trabalho do colonato nesta fazenda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Elcie F. Salzano Masini - Integrante.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    9. 2013-2015. SENTIDO E EMANCIPACAO DOCENTE: reconfigurando os espacos formativos no ambito do PIBID UNIFAL-MG/UFSCar
      Descrição: Esta pesquisa visa a análise das atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Pibid e suas contribuições para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Gomes, Claudia - Coordenador / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Esta pesquisa visa a análise das atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Pibid e suas contribuições para a educação inclusiva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Claudia Gomes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    10. 2012-2014. Contextos Educaciconais e Producao do Conhecimento: mapeando as condicoes do trabalho docente na cidade de Alfenas/MG
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante / Helena Maria dos Santos Felício - Integrante / Daniela Ap. Eufrásio - Integrante / Oliveira, F. - Integrante / Gomes, Claudia - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
    11. 2011-2013. Analise do processo inclusivo nos municipios de Araras (SP) e Alfenas (MG): Parceria entre UFSCar e UNIFAL-MG
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Gomes, Claudia - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Claudia Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    12. 2010-2011. Producao de material didatico adaptado para o ensino de biologia: nucleo celular
      Descrição: Produção de um material didático adaptado ao referencial perceptual de alunos com deficiência visual. Trata-se de material a a ser utilizado no ensino de biologia em nível médio e superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Keila Bossolani Kiill - Integrante / Michele Xavier dos Reis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (25)
      1. 10 anos das licenciaturas no campus Araras.Origens e perspectivas das licenciaturas do Campus Araras. 2019. (Encontro).
      2. VI Congresso Internacional de Psicologia da UEM. FORMAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS: DISCUTINDO A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Congresso).
      3. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. ESCOLARIZAÇÃO E COLONATO: MEMÓRIAS DE VELHOS. 2015. (Congresso).
      4. 12a Jornada de Educação Especial.Interface entre educação especial e educação do campo: estudo de caso em assentamento de reforma agrária. 2014. (Outra).
      5. 2o Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Educação de Jovens e Adultos: experiência no Campus Araras da UFSCar. 2014. (Congresso).
      6. II Colóquio Internacionald e Ensino Desenvolvimental. 2014. (Outra).
      7. IV Congresso Brasileiro de Psicologia. Formação Continuada de Docentes em Contextos Inclusivos: reflexões a partir da Psicologia Histórico Cultural. 2014. (Congresso).
      8. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS. 2014. (Congresso).
      9. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: REFLEXÕES DE ATIVIDADE CURRICULAR NA UFSCar. 2012. (Congresso).
      10. II Semana da Biblioteca Setorial do CCA - UFSCar.A motivação acadêmica no ensino superior. 2012. (Outra).
      11. I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em Busca de Caminhos Comuns.Indicadores sociais da escolarização de alunos com NEE no campo: análise do censo escolar de 2011 na região sudeste. 2012. (Seminário).
      12. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. O processo inclusivo nos municípios de Alfenas e Araras: o PIBID e a formação docente inicial. 2012. (Congresso).
      13. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: ANÁLISE E PROBLEMATIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2012. (Encontro).
      14. 34 Reunião da ANPEd. 2011. (Outra).
      15. 6 Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. (Encontro).
      16. Ação Docente na UFSCar - Compartilhando experiências e construindo caminhos. 2011. (Outra).
      17. III Congresso Brasileiro de Educação. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. 2011. (Congresso).
      18. II Jornada de Estudos: a interface entre educação no campo e educação especial. 2011. (Outra).
      19. VI Congresso Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE ARARAS: ANÁLISE DE INDICADORES DO CENSO ESCOLAR. 2011. (Congresso).
      20. VI Seminário de Pesquisa em Educação Especial - Prãticas Pedagógicas na Educação Especial: Multiplicidade do Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Seminário).
      21. I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores.Apresentação e análise das atividades desenvolvidas no PIBID - UFSCar - Araras. 2010. (Encontro).
      22. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Contribuições da teoria Sócio-Histórica para pensar o processo de desenvolvimento e aprendizagem na diversidade humana. 2010. (Congresso).
      23. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. As mútuas influências entre família e escola no processo de inclusão escolar de crianças com cegueira. 2010. (Congresso).
      24. VI Encontro Internacional e 3o. Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Análise das Concepções de Aprendizagem de Docentes e Discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas. 2010. (Encontro).
      25. VII Seminário sobre produção e leitura no ensino superior. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. BAZON, F. V. M.; LOZANO, D. ; Sebastiani, Renata. III Encontro do PIBID - UFSCar (Araras). 2015. Outro
      2. BAZON, F. V. M.; Ozelo, H.F.B. ; LOZANO, D.. II Encontro do PIBID - UFSCar. 2013. Outro
      3. EUFRASIO, D. A. ; Oliveira, F. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. VII Seminário sobre Leitura e Produção no Ensino Superior. 2010. Outro
      4. BAZON, F. V. M.. II Jornada Científica de Alfenas. 2009. (Outro).. . 0.
      5. BAZON, F. V. M.. II Seminário Nacional sobre Formação de Professores. 2009. (Outro).. . 0.
      6. BAZON, F. V. M.. II Jornada Científica do Curso de Geografia. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Daniele Lozano (32.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GOMES, C. GOMES, Claudia ; Fernanda Vilhena Mafra Bazon ; LOZANO, D. ; Lucca, Josiele Giovana de ; Olimpio, Fernanda Mendes de Paiva. A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Educação e Cultura Contemporânea (Online). v. 13, p. 130-156, issn: 2238-1279, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LUCCA, J. G. ; BAZON, F. V. M. ; LOZANO, D.. A inclusão escolar no município de Araras: condições e perspectivas. Educação (Rio Claro. Online). v. 25, p. 340-356, issn: 1981-8106, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, F. V. M. ; Gomes, C. ; LOZANO, D.. Atuação e concepções in/exclusivas de professores regulares dos municípios de Alfenas e Araras. Educacao Unisinos (Online). v. 19, p. 243-251, issn: 2177-6210, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BAZON, F. V. M.; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação do professor de educação básica em contextos inclusivos: reflexões sobre uma atividade curricular na UFSCar. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 87-102.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Bazon, F. V. M. ; LOZANO, D. ; Gomes, C.. A IN/EXCLUSÃO NO DISCURSO DE PROFESSORES REGULARES DOS MUNICIPIOS DE ALFENAS E ARARAS. Em: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Glória Georges Feres. (Org.). Ensino e aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 1ed.Bauru. : UNESP/FC. 2015.v. 2, p. 1484-1494.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BAZON, F. V. M.; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Educação Inclusiva e formação inicial de professores. Em: VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação, p. s/p, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Bazon, F. V. M. ; COMONIAN, J. ; ARAUJO, J. O. P.. PERSPECTIVAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: significações de licenciandos sobre a formação acadêmica. Em: XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D.. Formação docente e educação inclusiva: discutindo a formação dos formadores. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. Bazon, F. V. M. ; LOZANO, D.. FORMAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS: DISCUTINDO A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Em: VI Congresso Internacional de Psicologia da UEM, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. Bazon, F. V. M. ; LOZANO, D. ; Gomes, C. ; LUCCA, J. G. ; CARDOSO, C.. ENSINO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. BARROS, V. R. ; BAZON, F. V. M. ; LOZANO, D.. A concepção e etendimento de licenciandos sobre a deficiência a partir do seriado House. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. MENDES, L. ; LOZANO, D. ; BAZON, F. V. M.. A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CAMPO NA REGIÃO DE CAMPINAS: BREVE ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR DE 2011. Em: II Seminário Naciona de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D.. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: REFLEXÕES DE ATIVIDADE CURRICULAR NA UFSCar. Em: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. Gomes, C. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra ; Ozelo, H.F.B. ; LOZANO, D.. O processo inclusivo nos municípios de Alfenas e Araras: o PIBID e a formação docente inicial. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. MENDES, L. ; LOZANO, D. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CAMPO: ANÁLISE PRELIMINAR DOS INDICADORES DO CENSO ESCOLAR 2011 DA REGIÃO SUDESTE. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. OLIVEIRA, M. P. ; LUCCA, J. G. ; LOZANO, D. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DE ARARAS: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. MORAES, O. A. ; ANJOS, T. R. ; LOZANO, D. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A DEFICIÊNCIA NOS PRESSUPOSTOS DE VIGOTSKI: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DO COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DA RÚSSIA DE 04 DE JULHO DE 1936. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. MENDES, L. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra ; LOZANO, D. ; FARIA, P. C.. AS MARCAS DO DESVIO E DA DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA PELÍCULA ?O LÍDER DA CLASSE? A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. BARROS, V. R. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra ; LOZANO, D.. A REPRESENTAÇÃO DA DEFICIÊNCIA NO SERIADO HOUSE. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; MENDES, L.. Indicadores sociais da escolarização de alunos com NEE no campo: análise do censo escolar de 2011 na região sudeste. Em: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em Busca de Caminhos Comuns, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. MENDES, L. ; LOZANO, D. ; BAZON, F. V. M.. Interface entre educação especial e educação do campo: estudo de caso em assentamento de reforma agrária. Em: 12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014, Marília. Anais da 12ª Jornada de Educação Especial de Marília, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. BARROS, V. R. ; LOZANO, D. ; BAZON, F. V. M.. Monitoria de Cálculo I: perspectivas na aprendizagem de conceitos matemáticos. Em: 2° Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. Anais do 2° Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. MENDES, L. ; LOZANO, D. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. Educação de Jovens e Adultos: experiência no Campus Araras da UFSCar. Em: 2° Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. Anais do 2° Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. OLIVEIRA, M. P. ; LOZANO, D. ; BAZON, F. V. M.. ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM NEE: indicadores do censo escolar da região sudeste acerca dos espaços/turmas de atendimento. Em: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares', 2013, Bauru. Anais do IV CBE, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. Em: 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília. 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        29. LOZANO, D. ; BAZON, F. V. M.. Alfabetização de adultos: experiência com trabalhadores terceirizados do Campus Araras da UFSCar. Em: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Anais do XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        30. Bazon, F. V. M. ; LOZANO, D. ; Gomes, C. ; LUCCA, J. G. ; CARDOSO, C.. Ensino colaborativo na educação inclusiva: desafios e perspectivas formativas. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
        31. LOZANO, D. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra ; Ozelo, H.F.B.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPUS DE ARARAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: DISCUSSÃO SOBRE PROGRAMAS E AÇÕES QUE VISAM A CONSOLIDAÇÃO E MELHORIA DAS LICENCIATURAS. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        32. BAZON, F. V. M.; LOZANO, D.. Formação do professor de educação básica em contextos inclusivos: reflexões de atividade curricular na UFSCar. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (6.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        5. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e Formação de Professores em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, química e Física. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        6. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Paulo Cezar de Faria (6.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FARIA, P. C. ; BAZON, F. V. M.. Pressupostos da teoria histórico-cultural e a formação docente. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 71-87.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. FARIA, P. C. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. Um estudo sobre a relação entre a teoria histórico-cultural e a formação do professor. Em: I Congresso Internacional sobre a Toeria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Helka Fabbri Broggian Ozelo (5.0)
        1. Freitas, D. (Org.) ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra (Org.) ; Ozelo, H.F.B. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1 ed. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2011. v. 1, p. 265.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BAZON, F. V. M. ; OZELO, H. F. B. ; NOCELLI, R.C.F. ; MENEGHIN, S. P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. II, p. 145-152.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Ozelo, H.F.B. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. Apresentação e Análise das Atividades Desenvolvidas No PIBID/UFSCar - Araras. Em: Denise de Freitas; Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Helka Fabbri Broggian Ozelo. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2011.v. 1, p. 67-76.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, v. 1, p. 145-145, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Roberta Cornélio Ferreira Nocelli (3.0)
        1. BAZON, F. V. M. ; OZELO, H. F. B. ; NOCELLI, R.C.F. ; MENEGHIN, S. P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. II, p. 145-152.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, v. 1, p. 145-145, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Renata Sebastiani (1.0)
        1. Sebastiani, Renata ; BAZON, F. V. M.. O trabalho integrado como estratégia para formação docente em Ciências Biológicas. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 41-57.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Fernanda Vilhena Mafra Bazon ⇔ Tathiane Milaré (1.0)
        1. SIQUEIRA, L. B ; MILARÉ, T. ; BAZON, F. V. M.. Contradições teóricas, políticas e práticas no sistema de atribuições de aulas no Estado de São Paulo. Olhar de Professor. v. 21, p. 311-325, issn: 1984-0187, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57