Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Roberta Cornelio Ferreira Nocelli

Possui Licenciatura em Ciências Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada do Centro de Ciências Agrárias - UFSCar campus Araras e desenvolve projetos de pesquisa em ecotoxicologia de abelhas por meio do uso de ferramentas das áreas de Biologia Celular e Molecular. Participa de projetos desenvolvidos em diferentes países com o intuito de entender o impacto das ações humanas sobre a dinâmica dos polinizadores e dos processos de polinização, especialmente as abelhas. Faz parte da rede estabelecida pela FAO/ONU que pretende cobrir deficiências existentes no conhecimento sobre as abelhas para estabelecer novos caminhos para o uso sustentável dos polinizadores. Atualmente é coordenadora do grupo de trabalho para o desenvolvimento de métodos para testes de toxicidade em abelhas nativas brasileiras junto à Comissão Internacional para as Relações Planta-polinizador (ICPPR). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8934724759636382 (03/07/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Via Anhanguera, Km 174 Zona Rural 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432595 URL da Homepage: www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Morfologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. Interacoes abelha ? agricultura: perspectivas para a utilizacao sustentavel
      Descrição: As abelhas desempenham papel fundamental nos serviços de polinização em ecossistemas naturais e agroecossistemas. Contudo, esse indispensável serviço está ameaçado devido, primariamente, ao desmatamento, fragmentação de habitat e perda de áreas naturais, com substituição pela agropecuária e agricultura. Além disso, as atividades subsequentes relacionadas à agricultura no sistema convencional, como o uso indiscriminado e incorreto de agrotóxicos, têm contribuído significativamente para a mortalidade de abelhas nativas e mais massivamente divulgada, da espécie exótica Apis mellifera. Durante a coleta de recursos alimentares (pólen, néctar, óleos florais e resinas) as abelhas entram em contato com os agrotóxicos. Seja de forma direta ou via sistêmica nas plantas, esse contato com os agrotóxicos tem causado efeitos letais e subletais nas abelhas melíferas, e pouco ou quase nada se sabe sobre os efeitos nas abelhas nativas sociais e não sociais. Nosso objetivo geral é avaliar os efeitos de diferentes agrotóxicos e suas misturas em A. mellifera, considerada espécie-modelo em estudos toxicológicos, e comparar tais efeitos com duas espécies de abelhas nativas sociais, Melipona scutellaris e Scaptotrigona postica; uma espécie parasocial, Xylocopa frontalis e duas espécies solitárias, Tetrapedia diversipes e Centris analis. Os objetivos específicos relacionados aos subprojetos são: 1) analisar as respostas biológicas (endpoints) aos agrotóxicos testados por meio de bioensaios laboratoriais; 2) avaliar a detecção de agrotóxicos e peróxido de hidrogênio em mel, utilizando filmes finos nanoestruturados produzidos a partir de cera de abelhas; 3) verificar o efeito dos agrotóxicos sobre a interação planta-inseto por meio do registro da atividade elétrica das plantas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Thaisa Cristina Roat - Integrante / Osmar Malaspina - Coordenador / Patrícia Andrea Monquero - Integrante / Claudia Ines da Silva - Integrante / Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin - Integrante / Ricardo Ferraz de Oliveira - Integrante / Ales Gregorc - Integrante / Bruno Campos Janegitz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    2. 2018-Atual. Pode uma especie exotica representar a biodiversidade de abelhas sociais brasileiras nas avaliacoes de risco a agrotoxicos?
      Descrição: O Brasil é um dos países com maior biodiversidade de abelhas do mundo. Ao mesmo tempo, possui uma agricultura de ponta, importante economicamente, não só para o país, como para o mundo. Uma das características dessa agricultura é o uso de agrotóxicos para o controle de pragas, e que vem sendo apontado como uma das causas da diminuição da diversidade de número de abelhas. Essa diminuição tem impacto na manutenção das áreas nativas, mas também nas áreas cultivadas, principalmente naquelas dependentes de polinização. A proteção dessa biodiversidade e dos serviços de polinização depende diretamente de esquemas de avaliação de risco que sejam protetivos e que garantam a liberação de produtos que apresentem riscos dentro de níveis aceitáveis. No entanto, os esquemas de avaliação de risco adotados no país estão baseados na realização de testes com a espécie modelo Apis mellifera que não é uma espécie nativa. Isso se deve à falta de métodos padronizados para a realização dos testes com abelhas nativas do Brasil. Procurando garantir uma maior protetividade usa-se um fator de segurança da ordem 10, mas a falta de dados sobre a sensibilidade das abelhas nativas também aumenta a incerteza sobre este fator. Desta forma, com o intuito de contribuir com a solução desses problemas, os principais objetivos desse projeto são: desenvolver e padronizar métodos para determinar a toxicidade aguda oral e tópica de ingredientes ativos para abelhas nativas brasileiras adultas e na fase larval, construir curvas de sensibilidade que permitam identificar a validade do fator de segurança e verificar, através de análises do genome e transcriptoma de duas espécies sem ferrão, as semelhanças/diferenças em relação ao sistema de desintoxicação. Os resultados fornecerão subsídios para decisões futuras sobre a capacidade do híbrido Apis mellifera cobrir as rotas de exposição e as diferenças existentes entre as espécies e o delineamento de medidas de proteção mais específicos à biodiversidade brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Thaisa Cristina Roat - Integrante / Osmar Malaspina - Coordenador / Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin - Integrante / Andrigo Monroe Pereira - Integrante / Stephan Malfitano Carvalho - Integrante / Ivo Roessink - Integrante / Adna Dorigo - Integrante / Carmem Silvia Soares Pires - Integrante / Annelise Rosa-Fontana - Integrante / Maria Imaculada Zucchi - Integrante / Betina Blochtein - Integrante / José Everton Alves - Integrante / Cristiano Menezes - Integrante / Felipe Andres Leon Contrera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    3. 2016-2019. Desenvolvimento de novos metodos para teste de toxicidade em diferentes especies de abelhas brasileiras
      Descrição: O Brasil é o país com a maior diversidade de abelhas do mundo. No entanto, várias espécies foram incluídas na lista de animais ameaçados e há muitos relatos indicando uma diminuição na abundância de todas as espécies nativas. As práticas agrícolas atuais, baseadas em altos insumos, dependem principalmente do uso de várias classes deagrotóxicos para controlar pragas e doenças. No entanto, esses produtos foram identificados como prejudiciais para as abelhas. Para garantir a proteção dessa enorme diversidade e crescimento contínuo da agricultura, é importante que o Brasil tenha um sistema para avaliar quais compostos são seguros para as abelhas e eficientes na agricultura. Estudos atuais de toxicidade em abelhas são realizados com o híbrido africanizado, mas não há um método disponível para testar esses compostos em abelhas nativas brasileiras. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver testes de toxicidade que possam ser aplicados em diferentes espécies de abelhas brasileiras, a partir do desenvolvimento do teste, promover um teste de padronização nos estados brasileiros e estabelecer uma curva de sensibilidade em relação ao híbrido de A. melífera que ocorre no país com base em dados compartilhados por diferentes laboratórios no Brasil. Os resultados obtidos servirão de base para que pesquisadores e formuladores de políticas públicas brasileiras aceitem ou rejeitem A. mellifera como espécie modelo em estudos de toxicidade de agrotóxicos e forneçam um novo método para realizar testes de toxicidade com abelhas nativas brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Coordenador / Osmar Malaspina - Integrante / ROAT, THAISA CRISTINA - Integrante. Financiador(es): Bayer - Cooperação.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    4. 2015-2016. Avaliacao de risco dos agrotoxicos sobre abelhas e seus impactos sobre o processo de polinizacao
      Descrição: As abelhas são os principais agentes polinizadores, tanto dos remanescentes de áreas nativas quanto das principais plantas cultivadas. No entanto, o número de espécies e também de indivíduos por colônia vem diminuindo, o que pode estar relacionado ao aumento no uso de agrotóxicos. A intensa ocupação do ambiente pelo homem e as consequentes atividades humanas tornaram as abelhas um grupo muito susceptível a perda de habitat e a exposição aos agrotóxicos. Além de altas concentrações de agrotóxicos que levam a morte das abelhas, baixas concentrações podem causar alterações comportamentais que afetam todo o funcionamento da colônia e, consequentemente, seus serviços aos ecossistemas e às culturas agrícolas. Análises dos efeitos subletais de pesticidas estão contempladas nos procedimentos adotados em outros países para a avaliação de riscos para as abelhas. Quando o procedimento padrão é insuficiente para determinar o efeito de um produto, há a recomendação oficial para o uso de estudos adicionais que forneçam dados para o veredicto final quanto ao nível de toxidade do mesmo. Assim, avaliações simultâneas dos resíduos nas abelhas e nas flores visitadas poderiam fornecer novas informações, contribuindo para a avaliação do efeito da exposição crônica das abelhas a baixas dosagens de um composto químico permitindo a compreensão dos processos pelos quais as abelhas são expostas aos agrotóxicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Coordenador / Osmar Malaspina - Integrante / ROAT, T - Integrante / Priscila Cintra-Socolowski - Integrante / Adriana de Oliveira Fidalgo - Integrante / Cynthia Fernandes Pinto da Luz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    5. 2014-2015. EFEITO DE HERBICIDAS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL E ATIVIDADE FOTOSSINTETICA DE ESPECIES ARBOREAS E EM ABELHAS Melipona scutellaris
      Descrição: Para contribuir com informações sobre restauração ecológica, objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito dos herbicidas glyphosate, glyphosate + 2,4-D; 2,4-D, e picloran na sobrevivência e no crescimento das espécies arbóreas Acacia polyphylla DC., Bauhinia forficata L., Croton floribundus Spreng, Ceiba speciosa ( A. St. Hill ) Ravenna, Heliocarpus americanus L. e Luehea divaricata Martius Zucarini e o impacto das mesmas doses sobre os visitantes florais mais comuns dos órgãos reprodutivos das mesmas - as abelhas Melipona scutellaris. Os experimentos serão realizados em casa-de-vegetação e em laboratório do Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, Araras, SP. No primeiro experimento o delineamento experimental utilizado para cada espécie arbórea será inteiramente casualizado, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 4 (herbicidas) x 9 (doses), com quatro repetições. As espécies arbóreas, após estabelecimento, serão pulverizadas com 1/64D, 1/32D, 1/16D, 1/8D, 1/4D, 1/2D, D, 2D e ausência do produto (testemunha), sendo D a dose comercial de cada herbicida estudado. Serão avaliadas a porcentagem de fitotoxicidade, a altura, o diâmetro do caule, a área foliar, o teor de clorofila, assim como a massa seca da parte aérea e raiz das espécies. No segundo experimento, realizado em laboratório abelhas nativas M. scutellaris serão submetidas via tópica e oral as mesmas doses dos herbicidas utilizados no experimento 1, e serão avaliados as taxas de mortalidade serão verificadas durante 48h para estabelecimento da curva de sobrevivência e da TL50 e o efeito no comportamento das mesmas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Patrícia Andrea Monquero - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    6. 2013-2017. Acao de produtos empregados no cultivo de cana-de-acucar sobre organismos nao-alvo
      Descrição: Segundo o IBGE (2010), a cana-de-açúcar é o primeiro produto agrícola nacional em quantidade produzida, sendo sua cultura marcante no estado de São Paulo. O uso crescente de defensivos agrícolas e outros xenobiontes nesta cultura têm causado grande preocupação, visto que seus efeitos têm provocado prejuízos tanto financeiros quanto ambientais, principalmente relacionados a organismos não alvos. A associação de análises químicas com bioensaios realizados com diferentes organismos testes permite estimar os efeitos dos poluentes sobre os ecossistemas e os diversos grupos de organismos. As respostas obtidas do comprometimento dos bioindicadores ambientais servem de alerta para o perigo que os ecossistemas possam estar sofrendo e podem oferecer subsídios para as tomadas de decisões dos órgãos governamentais e ambientais. Desta forma, é plenamente justificável a realização de uma análise abrangente que permita obter uma visão integrada dos efeitos dos diversos produtos fitossanitários utilizados nas áreas agrícolas, particularmente na cultura da cana-de-açúcar, utilizando vários modelos biológicos associados a análises físico-químicas. O projeto multidisciplinar integra campos de estudos correlatos e o uso de vários organismos, distribuídos no ar na terra e na água, para avaliar a ecotoxicologia das substâncias de grande emprego nessa cultura. Os resultados poderão contribuir de forma significativa na obtenção de novos conhecimentos, fornecendo subsídios para traçar estratégias na prática do controle de pragas, no emprego de fitossanitários e no destino dos resíduos aplicados nos agroecossistemas. Contribuirá também na formação de recursos humanos capacitados para analisar as relações entre os vários fatores e promover o desenvolvimento sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Thaisa Cristina Roat - Integrante / Osmar Malaspina - Integrante / Odair Correa Bueno - Integrante / Carmen Silvia Fontanetti Christofoletti - Coordenador / Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin - Integrante / Priscila Cintra-Socolowski - Integrante / Andrigo Monroe Pereira - Integrante / Stephan Malfitano Carvalho - Integrante / Maria Santina de Castro Morini - Integrante / Gabriela Ortiz - Integrante / Chang Hung Kiang - Integrante / Miguel Angel Alfaro Soto - Integrante / Juliana Broggio Basso - Integrante / Cintya Aparecida Christofoletti - Integrante / Janaína Pedro Escher - Integrante / Raphael Baston de Souza - Integrante / Sarah Arana - Integrante / Carla Beatriz Collares Buzato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    7. 2013-2017. Como o cerebro de Apis mellifera Lineu, 1758 (Hymenoptera, Apidae) responde a dose subletal de tiametoxam?
      Descrição: A polinização realizada por Apis mellifera é extremamente importante no cenário ecológico, bem como na agricultura. No entanto, alguns compostos xenobióticos, tais como tiametoxam, introduzido em agroecossistemas, são tóxicos para as abelhas e podem causar o desaparecimento em massa de colônias, comprometendo o processo de polinização e, portanto, causando um desequilíbrio ambiental. Entre os pesticidas mais utilizados, destaca-se o tiametoxam que age no sistema nervoso dos insetos. Com base neste contexto, este estudo tem por objetivos avaliar a toxicidade por ingestão do tiametoxam para estas abelhas e investigar como o cérebro das mesmas reage à intoxicação por doses subletais deste inseticida. Para isso, serão investigadas as possíveis alterações no padrão sináptico, através da imunolocalização da proteína sinapsina, e na distribuição espacial das proteínas presentes no cérebro, através da técnica de imageamento químico. Através dos resultados pretende-se elucidar, o efeito neurotóxico do inseticida com a finalidade de entender como este altera a fisiologia das abelhas, gerando argumentos importantes para tomadas de decisões a fim da proteção destes importantes polinizadores. Por outro lado a observação do efeito sobre o sistema nervoso poderá fornecer subsídios para observação de alterações comportamentais que afetam as relações intra-coloniais, e eventualmente, contribuir para esclarecer se inseticidas desse tipo estariam entre as causas do ?distúrbio do colapso das colônias? (Colony Collapse Disorder - CCD) atualmente preocupando apicultores e agricultores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Osmar Malaspina - Integrante / Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin - Integrante / Roat, Thaisa C. - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    8. 2011-2013. Analise do processo inclusivo nos municipios de Araras (SP) e Alfenas (MG): parceria entre UFSCar e UNIFAL-MG
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Cláudia Gomes - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Gomes, Claudia - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Claudia Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    9. 2010-2012. Knowledgde management of pesticides risks to wild bees
      Descrição: As abelhas são os principais agentes polinizadores, tanto dos remanescentes de áreas nativas quanto das principais plantas cultivadas. No entanto, o número de espécies e também de indivíduos por colméia vem diminuindo, o que pode estar relacionado ao aumento no uso de agrotóxicos. As abelhas estão diretamente ligadas ao ecossistema onde ocorrem, e são responsáveis por cerca de 40 a 90% da polinização de fanerógamas, atuando na manutenção do fluxo gênico e diversidade genética vegetal. A polinização realizada pelas abelhas não é somente uma função crítica nos ecossistemas, mas também essencial a uma gama de culturas ao redor do mundo. Devido à ocupação intensa do ambiente pelo homem e as consequências das atividades humanas, as abelhas são um grupo muito susceptível à perda de seus habitats, por exigirem uma grande área florestada e por estarem sujeitas à ação de agrotóxicos em áreas agrícolas próximas a seus habitats. Além de altas concentrações de agrotóxicos que levam a morte das abelhas, baixas concentrações podem causar alterações comportamentais que afetam todo o funcionamento da colméia e, consequentemente, seus serviços aos ecossistemas e às culturas agrícolas. Entender essas alterações e buscar medidas de mitigação, promovendo a conservação das espécies de abelhas são os objetivos do projeto, que é desenvolvido em parceria com o Governo Holandês, o Governo Quêniano e a FAO/ONU. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Coordenador / Thaisa Cristina Roat - Integrante / Osmar Malaspina - Integrante / Barbara Gemmill-Herren - Integrante / Andrigo Monroe Pereira - Integrante / Muo Kasina - Integrante / Ivo Roessink - Integrante / Irene Koomen - Integrante / Jozef. M.F. van der Steen - Integrante / Mary Gikundu - Integrante / Tjeerd Blacquiere - Integrante / Marcia de Fatima Ribeiro - Integrante.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
    10. 2009-2018. Efeitos toxicos dos agrotoxicos sobre as abelhas nativas
      Descrição: As abelhas são os principais agentes polinizadores, tanto dos remanescentes de áreas nativas quanto das principais culturas ao redor do mundo. No entanto, o número de espécies e também de indivíduos por colméia vem diminuindo, o que pode estar relacionado ao aumento no uso de agrotóxicos. Este projeto tem por objetivos avaliar os efeitos dos inseticidas, amplamente utilizados nas culturas para o controle de pragas nos últimos anos sobre o comportamento e a morfofisiologia de abelhas nativas. Além disso, pretende-se estimar o impacto dessas alterações sobre a capacidade de polinização e, consequentemente sobre a produção vegetal em matas nativas e em culturas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Coordenador / Thaisa Cristina Roat - Integrante / Osmar Malaspina - Integrante.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. Diálogos 2018.Relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. 2018. (Encontro).
      2. SETAC Europe 28th Annual Meeting. 2018. (Congresso).
      3. XXV Congresso de Iniciação Científica e X COngresso de INicação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Avaliação de trabalhos. 2018. (Congresso).
      4. XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação de risco de agrotóxicos para abelhas no Brasil: perspectivas para o futuro. 2018. (Congresso).
      5. Bayer Bee Care Tour EUA. 2017. (Outra).
      6. VII Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica 2017.Sessão de posteres. 2017. (Simpósio).
      7. VII Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica 2017.Muito mais que mel. 2017. (Simpósio).
      8. V Semana dos Estudantes de Biologia.Avaliação de painéis. 2017. (Outra).
      9. V Simpósio de Biologia Celular e Molecular.Conservação de Abelhas. 2017. (Simpósio).
      10. Workshop Exposure Assessment Paradigm for non-Apis bees.Biology and life history traits of social non-Apis bees: stingless bees. 2017. (Outra).
      11. XI Curso de Inverno em Entomologia Agrícola.O impacto dos cultivos agrícolas no comportamento das abelhas. 2017. (Outra).
      12. Diálogos 2016.Plano Nacional de Boas Práticas: Desafios de implementação num cenário heterogêneo. 2016. (Encontro).
      13. Workshop International Cooperation Project FAPESP?UNESP RIo Claro - University of Nottingham - University of Birmingham. 2016. (Outra).
      14. Brazilian Bee Scientists at the Bee Care Center.Pesquisas desenvolvidas na UFSCar com abelhas. 2015. (Outra).
      15. 9º Semana da Biologia.Muito mais que mel: importância das abelhas na polinização e o impacto dos agrotóxicos. 2014. (Outra).
      16. 10th International Congress on Cell Biology. Comparative histochemical analysis of the venom glands of the bee, Africanized Apis mellifera and the wasp, Polistes versicolor. 2012. (Congresso).
      17. 10th International Congress on Cell Biology. Immunofluorescence of the mushroom bodies of stingless bees, Scaptotrigona postica (Latreille, 1807), treated with imidacloprid by ingestion. 2012. (Congresso).
      18. 10th International Congress on Cell Biology. Evaluation of the toxicity on stingless bee Scaptotrigona postica (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) mushroom bodies, treated with fipronil. 2012. (Congresso).
      19. 11th International Symposium of the ICPBR Bee Protection Group.Determination of LD50 of fipronil for bees Melipona scutellaris. 2011. (Simpósio).
      20. 11th International Symposium of the ICPBR Bee Protection Group.Side-effect of acetamiprid in adult africanized honeybee. 2011. (Simpósio).
      21. II Encontro de Iniciação à Docência e formação Continuada de Professores. 2011. (Encontro).
      22. V Workshop de Grupos de Pesquisa.Biologia de Polinizadores e Dispersores de Sementes. 2011. (Outra).
      23. 5ª Semana de Biologia.Ecotoxicologia de Abelhas. 2010. (Outra).
      24. I Encontro de Iniciação à Docência.Apresentação e análise das atividades desenvolvidas no PIBID - UFSCar - Araras. 2010. (Encontro).
      25. III Semana dos Polinizadores. Riscos dos pesticidas sobre as abelhas. 2010. (Congresso).
      26. IV Semana da Biologia.Ecotoxicologia de Abelhas. 2010. (Outra).
      27. IX Encontro Sobre Abelhas. 2010. (Encontro).
      28. 41º Apimondia. fos-like immunoreactivity mapping in the Apis mellifera brain. 2009. (Congresso).
      29. I Jornada Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar.Toxicologia de inseticidas: o caso das abelhas. 2009. (Outra).
      30. I Workshop de Biotecnologia de Células Animais. 2009. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. NOCELLI, R. C. F.; MALASPINA, O. ; DORIGO, A. ; GRELLA, T. C. ; MIOTELO, L. ; MALONI, G. ; ASTOLFO, T. L. ; RODRIGUES, A. G.. I Workshop sobre padronização de métodos para testes de toxicidade em abelhas sem ferrão. 2019. Outro
      2. NOCELLI, R. C. F.; LOURENCETTI, A. P. S. ; SOARES, S. M. M. ; BRUNELLI, R. ; ASTOLFO, T. L. ; CERQUETANI, A. E. K. ; ORSI, L. ; RODRIGUES, A. G.. 2º Dia da Abelha. 2018. Outro
      3. NOCELLI, R. C. F.; LOURENCETTI, A. P. S. ; SOARES, S. M. M. ; PEREZ, B. R. B. ; SUSSI, J. S. ; CERQUETANI, A. E. K. ; GRELLA, T. C.. 1º Dia da Abelha. 2017. Outro
      4. SILVA, C. I. ; AGOSTINI, K. ; NOCELLI, R. C. F.. I Workshop "Polinização na Agricultura: preservando a diversidade e avançando para o futuro". 2015. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Roberta Cornélio Ferreira Nocelli ⇔ Helka Fabbri Broggian Ozelo (4.0)
        1. BAZON, F. V. M. ; OZELO, H. F. B. ; NOCELLI, R.C.F. ; MENEGHIN, S. P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. II, p. 145-152.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, v. 1, p. 145-145, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
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        4. BAZON, F. V. M. ; OZELO, H. F. B. ; MENEGHIN, S. P. ; NOCELLI, R.C.F.. Apresentação e análise das atividades desenvolvidas no PIBID - UFSCar - Araras. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra

      • Roberta Cornélio Ferreira Nocelli ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (3.0)
        1. BAZON, F. V. M. ; OZELO, H. F. B. ; NOCELLI, R.C.F. ; MENEGHIN, S. P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. 1ed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. II, p. 145-152.
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        2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública, v. 1, p. 145-145, 2011.
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        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6º Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.
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      • Roberta Cornélio Ferreira Nocelli ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (1.0)
        1. SILVA, L. C. D. ; NOCELLI, R. C. F. ; BOZZINI, I. C. T.. Abordagem de células em materiais didáticos. Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, p. 28-34, issn: 2359-6643, 2015.
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      • Roberta Cornélio Ferreira Nocelli ⇔ Kayna Agostini (1.0)
        1. BAITELO, S. F. ; HAYASHI, A. M. ; AGOSTINI, K. ; NOCELLI, L. ; MALASPINA, O. ; NOCELLI, R. C. F.. Mortality of bees in Brazil: assessing possible causes. Em: 2nd Ibero-American Meeting on toxicology and Environmental Health, 2013, Ribeirão Preto. Annals of 2nd Ibero-American Meeting on toxicology and Environmental Health, 2013.
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    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57