Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar)

Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Araras

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Paulo Cezar de Faria

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professor de Matemática em escolas públicas e privadas, tanto no nível fundamental como no nível médio. Elaborou e ministrou cursos de formação continuada para professores de Matemática, em todas as regiões do país. Assessorou autores na elaboração de livros didáticos de Matemática para um sistema de ensino. Escreveu livros didáticos para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio. Foi professor do departamento de Matemática da UFRN (Universidade Federal do Rio grande do Norte) onde exerceu atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN onde orientou a elaboração de dissertações de mestrado. Foi coordenador do projeto institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da UFRN. Foi coordenador do Laboratório de Ensino da Matemática da UFRN. Coordenou a equipe responsável pela reelaboração do Projeto Pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFRN. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no campus de Araras-SP. Nesta Instituição exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Exerceu a coordenação do subprojeto de Ciências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Exerceu a coordenação de um projeto aprovado no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), por meio do qual cinco estudantes do curso de Licenciatura em Física estudam na Universidade de Aveiro - Portugal. Exerceu também a coordenação do curso de Licenciatura em Física. Orientou a elaboração de monografias para a conclusão de curso. Participou do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus São Carlos-SP. Nesta mesma instituição, no campus Araras-SP, participa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM) e tem participação em grupo pesquisa, grupo estudos, atividades de ensino e atividades de extensão. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3630521378837174 (28/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Rodovia Anhanguera, km 174 - SP-330 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432610 Ramal: 2897 Fax: (19) 35432602 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-Atual. Grupo de pesquisa: Educacao em Ciencias da Natureza
      Descrição: O grupo tem desenvolvido atividades de pesquisa, as quais versam sobre os projetos#10;pedagógicos dos cursos de licenciatura em Química, em Física e em Ciências Biológicas da#10;UFSCar (campus Araras-SP) e variados aspectos da formação inicial e continuada de professores, como os estágios supervisionados, o PIBID, transposição didática, o papel dos diferentes conhecimentos na formação dos professores. O grupo também tem desenvolvido pesquisas na área de metodologia e instrumentação do ensino de Ciências Naturais, analisando estratégias e materiais didáticos e conteúdos específicos. Outra linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo são os estados da arte e do conhecimento sobre diferentes temáticas da Educação em Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Integrante / Anselmo Calzolari - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Estefano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
    2. 2019-Atual. METODOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID COM RELEVANTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
      Descrição: Mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais) e, métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Integrante / Anselmo Calzolari - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Estefano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: Mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais) e, métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área; buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID; mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza; identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar-Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Paulo Cézar de Faria - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Débora Cristina Garcia Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.
      Descrição: mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área;#10;buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID;#10;mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza;#10;identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar-Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Estéfano V. Veraszto - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA - Coordenador / Cybelle Martins Silveira - Integrante / Marcos Paulo Silva - Integrante / Ana Carolina Rosalin - Integrante / Viviani Zorzo - Integrante / Debora Cristina Garcia Matareli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    3. 2019-Atual. O sentido da tutoria em Matematica para discentes dos cursos de Licenciatura em Fisica, Quimica e Ciencias Biologicas da UFSCar campus Araras
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar se a oferta da tutoria na área de Matemática contribui para melhor desempenho dos alunos nas disciplinas que contam com os tutores. Para isso, verificaremos o sentido que os alunos atribuem as disciplinas da área para continuidade do curso de graduação assim como sua atuação profissional futura, visto que as disciplinas de Matemática são ofertadas para alunos da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Integrante / Daniele Losano - Coordenador / Adilson Jose Vieira Brandão - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar se a oferta da tutoria na área de Matemática contribui para melhor desempenho dos alunos nas disciplinas que contam com os tutores. Para isso, verificaremos o sentido que os alunos atribuem as disciplinas da área para continuidade do curso de graduação assim como sua atuação profissional futura, visto que as disciplinas de Matemática são ofertadas para alunos da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniele Lozano - Coordenador / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Adilson Jose Vieira Brandão - Integrante.
      Membro: Daniele Lozano.
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar se a oferta da tutoria na área de Matemática contribui para melhor desempenho dos alunos nas disciplinas que contam com os tutores. Para isso, verificaremos o sentido que os alunos atribuem as disciplinas da área para continuidade do curso de graduação assim como sua atuação profissional futura, visto que as disciplinas de Matemática são ofertadas para alunos da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adilson José Vieira Brandão - Integrante / Daniele Lozano - Coordenador / Paulo Cézar Faria - Integrante.
      Membro: Adilson Jose Vieira Brandao.
    4. 2019-Atual. Aprendizagem da docencia: articulacao com escolas e investigacao centrada na pratica
      Descrição: A vivência acadêmica nos permitiu compreender que as relações de trabalho que envolvem troca de experiência e colaboração podem se apresentar como importante fonte de conhecimento e tornar legítimos os conhecimentos específicos da docência. Consideramos importante investigar as opiniões, os sentimentos e as ações realizadas por professores nos diferentes momentos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Isso pressupõe a necessidade de compreensão do contexto da prática docente bem como o reconhecimento da complexidade envolvida na formação do professor. O conhecimento desta complexidade pode ser favorecido por um trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade, professores das escolas, estudantes de cursos de licenciatura e estudantes de curso de pós-graduação. Diante disso, nesta investigação, o objeto de estudo envolve o saber cotidiano, o saber escolar, o saber científico e filosófico sobre a educação e o saber prático dos professores com relação ao trabalho que realizam na escola. O propósito desta investigação se vincula à constituição de um espaço de trabalho coletivo, com vistas à análise de práticas de ensino, desenvolvidas por professores de matemática, química e física, em sua vivência cotidiana, na instituição escolar. Temos por hipótese que a observação e a análise da prática docente e do sistema de documentação do professor podem permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento profissional. Espera-se obter maior interesse de professores em participar de um trabalho coletivo fundamentado no compromisso com a aprendizagem dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Rodrigo Rios Nascimento - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: A vivência acadêmica nos permitiu compreender que as relações de trabalho que envolvem troca de experiência e colaboração podem se apresentar como importante fonte de conhecimento e tornar legítimos os conhecimentos específicos da docência. Consideramos importante investigar as opiniões, os sentimentos e as ações realizadas por professores nos diferentes momentos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Isso pressupõe a necessidade de compreensão do contexto da prática docente bem como o reconhecimento da complexidade envolvida na formação do professor. O conhecimento desta complexidade pode ser favorecido por um trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade, professores das escolas, estudantes de cursos de licenciatura e estudantes de curso de pós-graduação. Diante disso, nesta investigação, o objeto de estudo envolve o saber cotidiano, o saber escolar, curricular, o saber científico e filosófico sobre a educação e o saber prático dos professores com relação ao trabalho que realizam na escola. O propósito desta investigação se vincula à constituição de um espaço de trabalho coletivo, com vistas à análise de práticas de ensino, desenvolvidas por professores atuantes na educação básica e ensino superior em sua vivência cotidiana, na instituição escolar. Temos por hipótese que a observação e a análise da prática docente e do sistema de documentação do professor podem permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento profissional. Espera-se obter maior interesse de professores em participar de um trabalho coletivo fundamentado no compromisso com a aprendizagem dos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Coordenador / Marina D. Saraiva - Integrante / Rodrigo Rios Nascimento - Integrante / Ana Carolina Rosalin - Integrante.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    5. 2015-2018. A formacao de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores
      Descrição: O projeto pretende analisar a formação e práticas de docentes universitários atuantes em cursos de licenciatura no que tange ao respeito à diversidade e aos pressupostos inclusivos. Para isso compreende os seguintes objetivos específicos: analisar os projetos pedagógicos e grades curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas do Campus Araras da UFSCar e da UNIFAL-MG no que concerne à temática de educação inclusiva/especial; analisar a formação dos docentes dos referidos cursos de licenciatura no que se refere à discussão de temáticas pertinentes à educação inclusiva/especial; identificar e analisar as significações dos docentes universitários sobre o processo inclusivo; identificar e analisar práticas inclusivas desenvolvidas pelos docentes universitários que se vinculem a formação dos licenciandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Daniele Losano - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: O projeto pretende analisar a formação e práticas de docentes universitários atuantes em cursos de licenciatura no que tange ao respeito à diversidade e aos pressupostos inclusivos. Para isso compreende os seguintes objetivos específicos: analisar os projetos pedagógicos e grades curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas do Campus Araras da UFSCar e da UNIFAL-MG no que concerne à temática de educação inclusiva/especial; analisar a formação dos docentes dos referidos cursos de licenciatura no que se refere à discussão de temáticas pertinentes à educação inclusiva/especial; identificar e analisar as significações dos docentes universitários sobre o processo inclusivo; identificar e analisar práticas inclusivas desenvolvidas pelos docentes universitários que se vinculem a formação dos licenciandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Daniele Lozano - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    6. 2013-2015. Licenciatura internacional - possibilidades de aprimoramento da iniciacao a docencia.
      Descrição: Desenvolvimento de uma investigação acerca das possibilidades e dos limites para o aprimoramento da formação inicial no âmbito da licenciatura em física.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador / Alexandre Colato - Integrante / João Teles de Carvalho Neto - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: Estabelecimento de parceria com a Universidade de Aveiro-Portugal, visando oportunizar aos estudantes do curso de licenciatura em física, da UFSCar ? campus Araras-SP, vivenciar diferentes metodologias de ensino e novas modalidades de avaliação da aprendizagem, bem como interagir e constituir novos processos formativos na interação com um país europeu.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: João Teles de Carvalho Neto - Integrante / Paulo Cézar de Faria - Coordenador / Alexandre Colato - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Joao Teles de Carvalho Neto.
    7. 2012-2013. PIBID Ciencias uma abordagem interdisciplinar
      Descrição: Os objetivos gerais deste projeto são: fomentar a iniciação à docência dos licenciandos em Química, Física e Biologia do Campus Araras; incentivar a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública de modo integrado e voltado para a realidade local, entendendo a escola pública como parceira nesta formação; e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
    8. 2010-2011. PIBID Ciencias uma abordagem interdisciplinar
      Descrição: Os objetivos gerais deste projeto são: fomentar a iniciação à docência dos licenciandos em Química, Física e Biologia do Campus Araras; incentivar a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública de modo integrado e voltado para a realidade local, entendendo a escola pública como parceira nesta formação; e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (21)
      1. I Semana do Ensino Remoto para as Ciências Exatas e Tecnológicas. 2020. (Encontro).
      2. II Encontro de Educação em Ciências e Matemática. 2019. (Encontro).
      3. I Encontro de Educação em Ciências e Matemática. 2018. (Encontro).
      4. VIII Semana da Química.Avaliação inicial de alunos com possível deficiência intelectual. 2018. (Outra).
      5. XXV Congresso de iniciação Científica e X Congresso de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Avaliador presencial de trabalhos apresentados no Congresso. 2018. (Congresso).
      6. XXV Congresso de iniciação Científica e X Congresso de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Composição do quadro do comitê científico. 2018. (Congresso).
      7. 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. 2016. (Simpósio).
      8. Diversidade Étnico-racial, Inclusão e Equidade. 2015. (Seminário).
      9. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Um estudo sobre a relação entre a teoria histórico-cultural e a formação do professor. 2013. (Congresso).
      10. I Encontro entre Universidade e Escola na UFSCar. 2013. (Encontro).
      11. Reunião Geral do Programa de Licenciaturas Internacionais. 2013. (Encontro).
      12. VIII Congresso Latino-Americano: Pedagogia, Linguagem e Democraciade. Algoritmo da adição e da subtração com reagrupamento. 2013. (Congresso).
      13. XX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. Divulgação científica de conhecimentos em astronomia.. 2013. (Congresso).
      14. II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB.Iniciação à docência em matemática: possibilidades e desafios.. 2012. (Encontro).
      15. I Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
      16. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Explorando os sentidos humanos. 2012. (Seminário).
      17. Método lógico para redação científica internacional. 2012. (Outra).
      18. I Congresso de Ensino de Graduação. A influência do ensino-aprendizagem da Matemática sobre o ensino de outras Ciências Exatas. 2011. (Congresso).
      19. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores.A importância do PIBID na formação docente. 2011. (Encontro).
      20. Iniciação à docência e formação continuada de professores. 2011. (Encontro).
      21. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. FARIA, P. C.; LOSANO, D. ; BAZON, F. V. M. ; OZELLO, H. F. B. ; CARVALHO NETO, J. T.. III Encontro PIBID-UFSCar. 2013. Congresso
      2. LOPES, N. C. ; FARIA, P. C. ; VERASZTO, E. V.. I Encontro entre Universidade e Escola na UFSCar. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (9)
      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (9.0)
        1. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; FARIA, PAULO CÉZAR DE ; LOZANO, DANIELE ; BAZON, FERNANDA VILHENA MAFRA ; GOMES, CLAUDIA. Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. v. 25, p. 416-438, issn: 1414-4077, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Zorzo, Viviani ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; Faria, Paulo Cézar de ; Nascimento, Rodrigo Rios. ENSINO DE CIÊNCIAS: DEBATES, CONCEPÇÕES, ENTRAVES. Em: Amilton José Freire de Queiroz, Caue Camargo Santos. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico : educação, artes e letras. 1ed.Rio Branco. : Stricto Sensu Editora. 2020.v. 3, p. 182-201.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Nascimento, Rodrigo Rios ; Faria, Paulo Cézar de ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; Zorzo, Viviani. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO CURRÍCULO PAULISTA: UM OLHAR A PARTIR DE DIRETORIAS DE ENSINO. Em: Amilton José Freire de Queiroz, Caue Camargo Santos. (Org.). Pesquisas no ensino básico, técnico e tecnológico : educação, artes e letras. 1ed.Rio Branco. : Stricto Sensu Editora. 2020.v. 3, p. 26-42.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. BAZON, F. V. M. ; GOMES, C. ; LOSANO, D. ; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C.. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. Em: 3o Congresso Internacional sobre Teoria Histórico Cultural e 15ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        9. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (6.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FARIA, P. C. ; BAZON, F. V. M.. Pressupostos da teoria histórico-cultural e a formação docente. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 71-87.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. FARIA, P. C. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. Um estudo sobre a relação entre a teoria histórico-cultural e a formação do professor. Em: I Congresso Internacional sobre a Toeria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. BAZON, F. V. M.; GOMES, C. GOMES, Claudia ; LOZANO, D. ; Furlan, E.M.G. ; FARIA, P. C.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA OS FORMADORES. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ João Teles de Carvalho Neto (4.0)
        1. Carvalho-Neto, J. T.; GARRIDO, D. ; ITYANAGUI, G. E. ; SILVA, M. N. S. ; TETZENER JUNIOR, A. F. ; ROCHA, C. ; SILVERIO, G. O. ; FARIA, P. C.. Medindo a distância da Terra à Lua: uma proposta factível para o ensino médio. Em: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, A. J. A. ; BRINA, D. ; SILVERIO, G. O. ; SILVA, R. P. ; COLATO, A. ; CARVALHO NETO, J. T. ; LOPES, N. C. ; FARIA, P. C.. O uso dos softwares Scilab e Stellarium como recursos tecnológicos em práticas de ensino de física. Em: III Congresso Internacional das TIC na Educação, p. 710, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LIMA, G. S. ; FARIA, P. C. ; Carvalho-Neto, J. T. ; COLATO, A. ; PEDERSEN, F. A. ; ITYANAGUI, G. E. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; SOARES, A. A. ; MARTINEZ, R. S.. Análise de sequências didáticas produzidas em um curso de astronomia. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CARVALHO NETO, J. T. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; LIMA, G. S. ; ITYANAGUI, G. E. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; MARTINEZ, R. S.. Relatos de experiências em um curso de astronomia para professores da educação básica. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Alexandre Colato (3.0)
        1. LIMA, G. S. ; FARIA, P. C. ; Carvalho-Neto, J. T. ; COLATO, A. ; PEDERSEN, F. A. ; ITYANAGUI, G. E. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; SOARES, A. A. ; MARTINEZ, R. S.. Análise de sequências didáticas produzidas em um curso de astronomia. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CARVALHO NETO, J. T. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; LIMA, G. S. ; ITYANAGUI, G. E. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; MARTINEZ, R. S.. Relatos de experiências em um curso de astronomia para professores da educação básica. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ITYANAGUI, G. E. ; CARVALHO NETO, J. T. ; COLATO, A. ; FARIA, P. C. ; LIMA, G. S. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; A.SOARES, A. ; MARTINEZ, R. S.. Divulgação Científica de Conhecimentos em Astronomia. Em: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Daniele Lozano (3.0)
        1. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 44, p. e176672, issn: 1678-4634, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BAZON, F. V. M.; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; LOZANO, D. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação e prática docente na perspectiva da inclusão. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia ; FARIA, P. C. ; LOZANO, D.. Inclusão e formação de professores em cursos de licenciatura em ciências biológicas, química e física. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 1234-1241, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (2.0)
        1. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        2. FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FARIA, P. C.. A nova configuração do PIBID e interdisciplinaridade: indícios e retrocessos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (1.0)
        1. BOZZINI, I.C.T.; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C. ; CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO. Um olhar para os editais do PIBID e sua nova configuração em 2018. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Nataly Carvalho Lopes (1.0)
        1. LOPES, N. C. ; CARVALHO, W. L. P. ; FARIA, P. C.. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. Em: IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Renata Sebastiani (1.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; NOCELLI, R. C. F. ; ITSARIPIA, S. T. ; WAUINE, T.. Uso te temas do cotidiano indígena para estudos científicos em ciências exatas e biológicas. Em: II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, 2014, Campo Grande. Anais do II Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. Campo Grande: Editora da UFMS, v. 0, p. 0-0, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 12/10/2020 17:32:57