Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (1987), graduação em Educação Física pela Fundação Educacional de São Carlos (1987), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000). É Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos atuando no Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Atua na área de Enfermagem com ênfase em Educação e Administração em Enfermagem, Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Informática em Saúde e Enfermagem e Educação Permanente em Saúde. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da UFSCar-EBSERH. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0185144417072417 (02/05/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2002-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Via Washington Luís, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9443 Fax: (16) 33518334 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2014-Atual. Desenvolvimento de estrategia educativa em precaucoes para a transmissao de microrganismos na atencao primaria em saude e hospitalar
      Descrição: Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Rosely Moralez de Figueiredo - Coordenador / Maria Clara Padoveze - Integrante / Stephen Timmons - Integrante / Silvia Alice Ferreria - Integrante / Adriana Maria da Silva Felix - Integrante / Julia Yaeko Kawagoe - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Descrição: Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosely Moralez de Figueiredo - Coordenador / Maria Clara Padoveze - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Stephen Timmons - Integrante / Adriana Maria da Silva Felix - Integrante / Julia Yaeko Kawagoe - Integrante / Silvia Alice Ferreria - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Rosely Moralez de Figueiredo.
    2. 2012-2016. Pro-PET Saude UFSCar/SMS Sao Carlos
      Descrição: A UFSCar desenvolve um projeto de mudanças na formação de profissionais de saúde em busca da excelência acadêmica e compromisso social à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação da Área da Saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde/SUS. A política de saúde de São Carlos/SP mostra forte orientação às diretrizes da Estratégica de Saúde da Família/ESF, com investimentos também nos outros níveis de atenção, como no Hospital Escola Municipal/HEM e, comprometimento com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados. Uma parceria entre a área da saúde da UFSCar e a Secretaria Municipal de Saúde/SMS de São Carlos resultou na constituição de uma Rede-Escola de Cuidados à Saúde, voltada à formação em serviço e à consolidação do SUS. O movimento de parceria Universidade e Rede-Escola potencializado pela aprovação do Pró-Saúde/2008-2010 e dos projetos PET-Saúde/2009-201) representam mais uma estratégia de consolidação do SUS e fortalecimento do processo de mudança na formação do profissional de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (48) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Anamaria Alves Napoleão - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Maria Fernanda Barboza Cid - Integrante / Glauco N.S. Ramos - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / SONIA ZERBETTO - Integrante / DARLEI LAZARO BALDI - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde/SGETS - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (48) . Integrantes: Glauco Nunes Souto Ramos - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Silvia H. Zem Mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Glauco Nunes Souto Ramos.
    3. 2012-2013. PROEXT 2013
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN JOAQUIM - Integrante / Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / Eliane Grazziano - Integrante / SUELI FATIMA SAMPAIO - Integrante / ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA LUSSI - Integrante / SONIA ZERBETTO - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    4. 2010-2016. GESTAO E TECNOLOGIAS EM SAUDE E ENFERMAGEM
      Descrição: Este projeto tem como tema central o estudo dos diversos segmentos da enfermagem e da saúde no que tange à gestão e às tecnologias. Considerando os desafios apresentados frente ao mundo em constantes e rápidas transformações, as áreas da saúde e, particularmente, da enfermagem precisam estar preocupadas com as estratégias de formação profissional para atender as competências exigidas para acompanhar o desenvolvimento cientifico, tecnológico e informacional. Objetivo: Esse projeto tem como objetivo estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento e incorporação de tecnologia nas áreas da educação em saúde, cuidado em saúde e enfermagem e gestão de serviços de saúde e de enfermagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador. Número de orientações: 6
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    5. 2010-2013. DIMENSAO EDUCATIVA DO TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ATENCAO BASICA EM SAUDE: CONCEPCOES E PRATICAS
      Descrição: Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo ?Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde? será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo ?Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde? será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: ?analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica? e ?identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica? e? serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Yaisa França - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Maria Diamantina Francisco Fernandes - Integrante / Karen Sayuri Mekaro - Integrante / Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo- Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde, será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo- Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde, será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: -analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica e identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica e serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Yaísa França - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Silvia Zem Mascarenhas - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Lucia Teixeira Machado.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo ?Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde? será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo ?Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde? será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: ?analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica? e ?identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica? e? serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde, processo de trabalho em saúde e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Yaisa França - Integrante / Cassia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto - Integrante / Karen Sayuri Mekaro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcia Niituma Ogata.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo ?Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde? será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo ?Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde? será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: ?analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica? e ?identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica? e? serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde, processo de trabalho em saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Silvia Helena Zem Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Cassia Irene Spinelli Arantes.
    6. 2010-2012. IDENTIFICACAO DE NECESSIDADES E PROPOSICAO DE ACOES INTER E MULTIDISCIPLINARES EM FISIOTERAPIA EM UNIDADES DE SAUDE DA FAMILIA DO SUS
      Descrição: Descrição: A área de atuação principal da Fisioterapia, desde seu surgimento, foi voltada para a reabilitação dos distúrbios do movimento humano, em um contexto individual e principalmente curativo. Com as mudanças no conceito de Saúde, nas políticas públicas baseadas no Sistema Único de Saúde e a implementação da Estratégia de Saúde da Família, gradualmente vêm ocorrendo uma inserção deste profissional na Atenção Básica. No entanto, o papel e atribuições do fisioterapeuta neste nível de atenção ainda compõem um processo heterogêneo e em construção, mais relacionado à formação do profissional que atua no serviço do que no perfil epidemiológico dessa população. Desta forma, os objetivos deste estudo são identificar as necessidades em fisioterapia a partir de um diagnóstico epidemiológico das condições de saúde de famílias circunscritas às Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos SP e propor ações integradas, inter e multidisciplinares, de forma articulada à equipe de saúde da família, para os problemas ou condições de saúde mais frequentes nesta população. Para tanto, o estudo será realizado em duas fases. Para a identificação das necessidades será realizado um levantamento epidemiológico amplo com definição do tamanho amostral adequado, a fim de identificar os problemas de saúde mais comuns desta população. Na fase seguinte, serão propostas ações integradas às equipes de saúde da família, voltadas aos problemas nos quais a fisioterapia poderia contribuir de forma conjunta com a equipe de referência a fim de aumentar a resolutividade da atenção básica e promover a integralidade das ações em saúde. O desenvolvimento do presente projeto também contribuirá para consolidar a cooperação acadêmico-cientifica entre a UFSCar e a Secretaria de Saúde do Município de São Carlos/SP... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / Tânia de Fátima Salvini - Coordenador / Patricia Driusso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    7. 2010-2012. Estrategias de intervencao a partir de determinantes das condicoes de vida e estado de saude de familias adscritas as USFs do municipio de Sao Carlos/SP.
      Descrição: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde ? anos letivos 2010-2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (72) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    8. 2009-2010. DIAGNOSTICO DAS CONDICOES DE VIDA E DE SAUDE DE FAMILIAS ADSCRITAS AS UNIDADES DE SAUDE DA FAMILIA DO MUNICIPIO DE SAO CARLOS ? SP
      Descrição: Projeto desenvolvido como requisito para o Programa PET-SAúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Márcia Regina Cangiani Fabbro - Integrante / Thelma Simões Matsukura - Integrante / Petterson de Jesus Floriano - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / Yaisa França - Integrante / Tânia de Fátima Salvini - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    9. 2004-2009. Processo de Implementacao e Avaliacao do Portal Apenenf: Cursos de Enfermagem no Brasil (Coordenadora)
      Descrição: Considerando os recursos da informática atualmente disponíveis para o ensino em diversas áreas do conhecimento, esperamos que o Portal Apenenf possa auxiliar o processo ensino aprendizagem ressaltando pelo menos duas vantagens advindas do uso do computador para esse fim: maior motivação por parte dos usuários, uma vez que se pode utilizar recursos de multimídia como imagem e som e, a possibilidade de estender a aprendizagem fora da sala de aula, dentro do local de trabalho ou em casa. Entretanto, precisamos sempre ter em mente que o computador deve funcionar como uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem e não como um substituto do educador. A opção por utilizar uma ferramenta via Internet para o ensino de enfermagem, educação continuada, treinamento e atualização de profissionais da área da saúde ocorreu por vislumbrarmos que tal ferramenta pode ser utilizada como veículo de divulgação científica, ensino, pesquisa e extensão. Um dos pontos importantes da implementação do Portal Apenenf refere-se às possibilidades de proporcionar a divulgação do conhecimento, visando a melhoria na qualidade da prática assistencial, gerencial e educativa do profissional de enfermagem. Além disso, sua implementação tem como principais objetivos: - a promoção de pesquisas e desenvolvimento de estudos sobre a inserção da informática na prática profissional do enfermeiro; - disponibilizar e analisar os requisitos de informação; - desenhar, implementar e avaliar ferramentas informatizadas específicas, voltadas para práticas de organização, gerenciamento e assistência de enfermagem; - desenvolver e avaliar recursos educacionais na área de enfermagem utilizando recursos de hipermídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    10. 2004-2007. O papel do enfermeiro na gestao dos sistemas da qualidade: estudo junto a hospitais do Estado de Sao Paulo.(Coordenadora)
      Descrição: A qualidade nos serviços hospitalares sempre foi objeto de atenção, entretanto, a gestão pela qualidade total é uma proposta que amplia as possibilidades de melhoria contínua, otimiza recursos e aumenta a satisfação dos clientes dentro de padrões estabelecidos pela própria organização ou baseado em requerimentos de sistemas de certificação referenciais. Aspectos relacionados à infecção hospitalar, estrutura administrativa, custos, educação em serviço, entre outros, tornam o setor alvo de grandes preocupações e passível de investimentos que possibilitem mudanças neste cenário. O serviço de enfermagem dentro do macro sistema hospitalar interage em todas as áreas de forma independente, interada e com a co-responsabilidade da qualidade no atendimento ao paciente. Esta categoria concentra grande contingente de profissionais nas instituições de saúde e tem o enfermeiro como responsável pela atuação da equipe de enfermagem visando assegurar a qualidade do cuidado prestado. Constitui característica importante deste projeto, a interdisciplinaridade, uma vez que o mesmo agrega profissionais da área de gestão de qualidade e da enfermagem, possibilitando a geração de conhecimento nesta interface, o que pode ser considerado inovador e de grande utilidade aos profissionais que atuam nestas áreas. Portanto, esse projeto tem por objetivo geral caracterizar os processos de participação do enfermeiro na implementação dos requisitos e práticas dos sistemas de gestão da qualidade em hospitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo a abordagem qualitativa predominante. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas com os responsáveis pelo sistema de qualidade e pela área de enfermagem de seis hospitais selecionados no interior do estado de São Paulo, sendo dois públicos, dois privados e dois filantrópicos que possuam a experiência do processo de certificação há pelo menos dois anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Mariza Borges de Brito Souza - Integrante / Rosely Moralez de Figueiredo - Integrante / Anamaria Alves Napoleão - Integrante / Maria Cristina Morelli dos Santos - Integrante / Dário Henrique Alliprandini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    11. 2003-2006. Tecnologias em saude: cuidado, gestao e acoes educativas.
      Descrição: Trata-se de um projeto que envolve o desenvolvimento de tecnologias para o cuidado, educação em saúde e ensino de enfermagem, bem como para a gestão de serviços de saúde e de enfermagem. Compreende também estudos relacionados à área de informática em saúde, educação a distância, formação e capacitação de trabalhadores da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador. Número de produções C, T A: 29 / Número de orientações: 24
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Obteve 3.º lugar no Concurso Integrado Apps.edu ao jogo "Cuidando Bem: um serious game sobre segurança do paciente para o ensino de enfermagem"- V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia - MG, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).. 2016.
      Membro: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (131)
    1. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. SEGURANÇA DO PACIENTE: ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA. 2016. (Congresso).
    2. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA A UTILIZAÇÃO DE UM NOVO MÉTODO DE MONITORAÇÃO DA PRESSÃO INTRACRANIANA. 2016. (Congresso).
    3. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. CUIDANDO BEM: DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE. 2016. (Congresso).
    4. 67.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da da Ciência.Avaliador área da saúde. 2015. (Outra).
    5. Congresso Criança 2015. GESTÃO DE RISCO E SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO. 2015. (Congresso).
    6. Congresso Criança 2015. O DESAFIO DO ENFERMEIRO LÍDER NO CONTEXTO ATUAL. 2015. (Congresso).
    7. Criando um Sistema de Gestão Lean. 2015. (Outra).
    8. IV Fórum sobre o modelo de gestão Lean Healthcare com o tema "Segurança do Paciente". 2015. (Outra).
    9. Lean Summit Saúde. 2015. (Outra).
    10. Tecnologias e segurança do paciente.Palestra: Tecnologias e segurança do paciente. 2015. (Outra).
    11. 2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges Innovation in Health. 2014. (Simpósio).
    12. IV Simpósio de Enfermagem e I Encontro de Excelência em Gestão da Saúde.Novos Modelos de Gestão - Desafios para os Serviços de Saúde. 2014. (Encontro).
    13. Seminário Internacional Segurança do Paciente e Trabalho de Enfermagem: 10 anos de contribuição do Nursing Activities Score.Compreensão dos Profissionais de Enfermagem sobre Segurança do Paciente. 2014. (Seminário).
    14. I Congresso sobre Parto, Nascimento e Amamentação e IV Simpósio sobre Humanização do Parto e Nascimento de São Carlos. Abertura do Evento. 2013. (Congresso).
    15. II Semana de Enfermagem Integrada - Formação em enfermagem: novos desafios. 2013. (Outra).
    16. III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem.Informática em Enfermagem. 2012. (Simpósio).
    17. III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem.Prioridades em TI para a Promoção e o Cuidado na Saúde Global. 2012. (Simpósio).
    18. InovaEduca3.0. 2012. (Congresso).
    19. VI Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2012. (Seminário).
    20. I Encontro da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.Saúde da Família e Comunidade. 2011. (Encontro).
    21. III Seminário Inovações em Atividades Curriculares Experiências no Ensino Superio.Aprendizagem Reflexiva: Relato de uma Experiência em Gerenciamento em Enfermagem. 2011. (Seminário).
    22. III Seminário PET - Saúde.Saúde da Família UFSCar\SMS São Carlos. 2011. (Seminário).
    23. II Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Educação Permanente em Saúde: Qual Percepção da Equipe de Enfermagem e o seu Significado na Prática Profissional. 2011. (Simpósio).
    24. II Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Educação Permanente em Saúde: Contribuição das Publicações Brasileiras. 2011. (Simpósio).
    25. I Semana de Enfermagem Integrada de São Carlos - "Cuidado de Enfermagem: Ética e Inovação".Aliança Global para a Segurança do Paciente: Desafios e Conquistas - Paciente para a Segurança do Paciente. 2011. (Outra).
    26. I Seminário PET- Saúde.Vigilância em Saúde UFSCAR\ SMS São Carlos. 2011. (Seminário).
    27. I Simpósio do Processo de Trabalho Gerencial em Enfermagem na Atenção Básica e na Atenção Hospitalar.Processo de Trabalho Gerencial em Enfermagem: Desafios e Perspectivas. 2011. (Simpósio).
    28. I Simpósio Rede Escola de Cuidados à Saúde em Ação: projetos em parceria UFSCar\SMS São Carlos.Rede Escola de Cuidados à Saúde em Ação. 2011. (Simpósio).
    29. I Simpósio Rede Escolar de Cuidados à Saúde em Ação.Projetos em Parceria UFSCar\ SMS São Carlos. 2011. (Simpósio).
    30. VIII Congresso de Extensão-Conex. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET-Saúde UFSCar/SMS São Carlos. 2011. (Congresso).
    31. XIX Congresso de Iniciação da UFSCar. Educação Permanente em Saúde: Análise Integrativa da Literatura. 2011. (Congresso).
    32. Encontro de Trabalhadores e Gestores do SUS.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    33. I Encontro Nacional de Avaliadores de Cursos de Graduação em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    34. II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Congresso).
    35. II Encontro de Docentes das Àreas de Conhecimento da Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    36. Influenza: Parcerias Institucionais. 2010. (Encontro).
    37. I Seminário PET - Saúde UFSCar/SMS São Carlos. 2010. (Seminário).
    38. I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar. 2010. (Simpósio).
    39. IV Encontro de Discentes de Fisioterapia na ABENFISIO.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    40. XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    41. X Semana de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e III Semana do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia: "Segurança do Paciente". 2010. (Outra).
    42. XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Outra).
    43. XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Outra).
    44. "Revisão integrativa da literatura". 2009. (Oficina).
    45. 3° Reunião da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP. 2009. (Outra).
    46. Auto-avaliando e refletindo as disciplinas à luz do projeto pedagógico. 2009. (Oficina).
    47. Oficina de Trabalho: discussão de Currículo e Metodologias Ativas. 2009. (Oficina).
    48. X SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."A percepção do cuidado no domicílio pela pessoa dependente e seu cuidador". 2009. (Simpósio).
    49. X SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."Dificuldades vivenciadas por cuidadores familiares de pacientes com acidente vascular encefálico para o cuidado no domicílio.". 2009. (Simpósio).
    50. "Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde". 2008. (Simpósio).
    51. IX SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."Um Olhar ao Cuidador Familiar". 2008. (Simpósio).
    52. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão. 2008. (Seminário).
    53. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (SEMPE). 2008. (Seminário).
    54. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população". 2008. (Congresso).
    55. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2008. (Congresso).
    56. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população. 2008. (Congresso).
    57. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Elaboração de conteúdo instrucional sobre acidentes na infância utilizando ferramenta informatizada. 2008. (Congresso).
    58. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2008. (Congresso).
    59. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Elaboração de conteúdo instrucional sobre acidentes na infância utilizando ferramenta informatizada". 2008. (Congresso).
    60. "I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação". 2007. (Seminário).
    61. "Novas tecnologias no tratamento de feridas crônicas". 2007. (Outra).
    62. "Seminário Perspectivas da Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde". 2007. (Seminário).
    63. 6° Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar - 6° CIAD. Um olhar ao cuidador familiar. 2007. (Congresso).
    64. 7a Jornada Científica da UFSCar.II Encontro Internacional do grupo Tordesilhas de Enfermagem. 2007. (Outra).
    65. Contic-Saude Congresso de Tecnologia e Humanização na OCmunicação em Saude. Conhecimento dos enfermeiros sobre custos e uma proposta para educação em saúde utilizando recursos informatizados.. 2007. (Congresso).
    66. ConTIC-Saúde Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. "Conhecimento dos enfermeiros sobre custos e uma proposta para educação em saúde utilizando recursos informatizados". 2007. (Congresso).
    67. II ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO TORDESILHAS DE ENFERMAGEM.PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA U E: elaboração de um banco de dados informatizado.. 2007. (Encontro).
    68. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem".Um olhar ao cuidado familiar. 2007. (Encontro).
    69. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem"."Gestão da Qualidade em Hospitais do Estado de São Paulo". 2007. (Encontro).
    70. III Workshop de Grupos de Pesquisa.Organização Hospitalar e o Cuidado. 2007. (Outra).
    71. Os desafios da atenção básica do SUS. 2007. (Seminário).
    72. Perspectivas da Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde. 2007. (Seminário).
    73. Seminário: "Os desafios da atenção básica no SUS". 2007. (Seminário).
    74. VI Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural."II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem". 2007. (Outra).
    75. VI Encontro de Extensão (EEx).PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA USE: ELABORAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS INFORMATIZADO. 2007. (Encontro).
    76. X Congresso Paulista de Saude Publica. Pólo de Formação e Capacitação da USE: levantamento das ações de. 2007. (Congresso).
    77. X Congresso Paulista de Saúde Pública. 2007. (Congresso).
    78. XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. EDUCAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA. 2007. (Congresso).
    79. 4° Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa. 2006. (Outra).
    80. 4 Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. (Outra).
    81. ExpoManagement 2006. 2006. (Congresso).
    82. ExpoManagement 2006. 2006. (Outra).
    83. Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde.PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA USE. 2006. (Seminário).
    84. V Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem "Estratégias para liderança e o encanto das relações humanas".Conhecendo as percepções de enfermeiras a cerca da liderança. 2006. (Encontro).
    85. Workshop sobre Métodos de Avaliação de Usabilidade. 2006. (Outra).
    86. XIV Congresso de Iniciação Científica. "Percepções sobre liderança: proposta para educação continuada em Enfermagem". 2006. (Congresso).
    87. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Percepções sobre Liderança: proposta para educação continuada em enfermagem. 2006. (Congresso).
    88. 1° Workshop "Tecnologias da Informação para o Apoio ao Ensino de Enfermagem"."Tecnologias da Informação para o Apoio ao Ensino de Enfermagem". 2005. (Outra).
    89. 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções". 2005. (Simpósio).
    90. 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP.Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções.. 2005. (Simpósio).
    91. II Workshop TIDIA. 2005. (Outra).
    92. ENO 5859 - Tecnologias da Informação na Saúde."Influências e perspectivas do uso de tecnologias no ensino de enfermagem". 2005. (Outra).
    93. ExpoManagement. 2005. (Congresso).
    94. I Curso de Capacitação dos Membros do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Outra).
    95. II Workshop TIDIA. 2005. (Encontro).
    96. II Workshop TIDIA. 2005. (Outra).
    97. XII Congresso de iniciação Científica da UFSCar. Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções. 2005. (Congresso).
    98. XIII Congresso de Iniciação Científica - 6° Jornada Científica da UFSCar. "Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções". 2005. (Congresso).
    99. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2005. (Simpósio).
    100. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2005. (Simpósio).
    101. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - minicurso "Metodologia de Aplicação de Cores no Projeto Web. 2005. (Simpósio).
    102. 1° Workshop, realizado pelo GT3."TIDIA - Aprendizado Eletrônico - Ae". 2004. (Outra).
    103. 12° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Caracterização da produão do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil". 2004. (Simpósio).
    104. 12° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Precauções Básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para não adesão". 2004. (Simpósio).
    105. 2° Workshop realizado pelo GT3."TIDIA - Aprendizado Eletrônico - Ae". 2004. (Outra).
    106. 21° Semana de Enfermagem de São Carlos."Administração de medicamentos em pediatria: inovação tecnológica no ensino". 2004. (Outra).
    107. I Workshop de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. 2004. (Congresso).
    108. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Tutorial "T02 - Informática e Enfermagem". 2004. (Congresso).
    109. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Apenenf: Ambiente Web de Apoio ao Ensino de Enfermagem". 2004. (Congresso).
    110. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: A informática em saúde a serviço do Brasil. 2004. (Congresso).
    111. Oficina de "Reformulação Curricular" do Curso de Enfermagem da UFSCar."Relatório das ementas e objetivos das disciplinas do Departamento de Enfermagem" e "Licenciatura: disciplinas e carga horária, Flexibilização: como fazer". 2004. (Oficina).
    112. Oficina de "Reformulação Curricular" do Curso de Enfermagem da UFSCar. 2004. (Oficina).
    113. Oficina de 'Reformulação Curricular' do Curso de Enfermagem. 2004. (Oficina).
    114. Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde. 2004. (Seminário).
    115. Projeto Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada.I Workshop de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. 2004. (Outra).
    116. Seminário - Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde."Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde". 2004. (Seminário).
    117. TIDIA - Aprendizado Eletrônico. 2004. (Oficina).
    118. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Caracterização da produão do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil". 2004. (Congresso).
    119. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Precauções Básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para não adesão". 2004. (Congresso).
    120. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Caracterização da Produção do Conhecimento sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil". 2004. (Congresso).
    121. 8th International Congress in Nursing Informatics. 8th International Congress in Nursing Informatics. 2003. (Congresso).
    122. Encontro para Capacitação de Professores de Administação.Encontro para Capacitação de Professores de Administação. 2003. (Encontro).
    123. Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem - Simpósio Internacional.Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem - Simpósio Internacional. 2003. (Simpósio).
    124. IX Encontro Nacional de Editores Científicos.IX Encontro Nacional de Editores Científicos. 2003. (Encontro).
    125. Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem."Desenvolvimento de um Web Site educacional sobre sistematização da assistência de enfermagem para pacientes que sofrem traumatismo cranioencefálico". 2003. (Simpósio).
    126. Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem."Mãe acompanhante: necessidades sentidas e intervenções realizadas". 2003. (Simpósio).
    127. Um olhar sobre a prática da enfermagem: possibilidades e desafios.Um olhar sobre a prática da enfermagem: possibilidades e desafios. 2003. (Seminário).
    128. Workshop: Ciência e tecnologia.Workshop: Ciência e tecnologia. 2003. (Outra).
    129. Workshop: Ciência e tecnologia.I Workshop: Construção do conhecimento em saúde na UFSCar. 2003. (Outra).
    130. ExpoManagement 2002. ExpoManagement 2002. 2002. (Congresso).
    131. REUNIÃO DA SOBRAGEN X ESCOLAS DE ENFERMAGEM.REUNIÃO DA SOBRAGEN X ESCOLAS DE ENFERMAGEM. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; SATO, T.O. ; PROTTI, ST ; Joaquim, RHVT ; DUARTE, A. C. G. O. ; FELICIANO, A. B. ; OGATA, M. N.. I Simpósio Rede Cuidados a Saúde em ação: projetos em parceria UFSCar/SMS São Carlos/III Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2011. Outro
    2. SILVA, SF ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Simpósio do processo de trabalho gerencial em enfermagem na atenção básica e na atenção hospitalar. 2011. Outro
    3. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; GRAZZIANO, E. Protocolo de acolhimento da rede municipal de saúde. 2011. Outro
    4. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Protocolo de Acolhimento da Rede Municipal de Saúde - Avaliação de Risco e Classificação por Cores. 2011. (Outro).. . 0.
    5. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Processo de Enfermagem e as Taxonomias NANDA, NIC, NOC, CIPE e CIPESC. 2011. (Outro).. . 0.
    6. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2010. (Outro).. . 0.
    7. ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; DRIUSSO, P. ; SATO, T. O. ; JOAQUIM, R.H.V.T ; CLARO, M. T. ; Duarte, Ana Claudia Garcia ; FLORIANO, P. J. ; PROTTI, S. T. ; FABBRO, M. R. C.. II Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2010. Outro
    8. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem. 2007. Congresso
    9. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem". 2007. (Outro).. . 0.
    10. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. "ABEn - uma trajetória de 80 anos e os desafios conteporâneos". 2006. (Outro).. . 0.
    11. NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; Petrilli Filho, JF. 67 Semana Brasileira de Enfermagem e 23 Semana de Enfermagem de São Carlos. 2006. Outro
    12. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Oficina de "Reformulação Curricular". 2004. (Outro).. . 0.
    13. ROCHA, S. M. M. ; CANTO-DE-SOUZA, A. ; SOFIA ; OGATA, M. N.. 1º Workshop Construção do Conhecimento em Saúde na UFSCar'. 2003. Congresso
    14. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Simpósio da Comunidade Acadêmica da FAMEMA. 1993. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (18)
    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Joice Lee Otsuka (9.0)
      1. DIAS, JESSICA DAVID ; MEKARO, M. S. ; LU, J. K. C. ; OTSUKA, J. L. ; FONSECA, L. M. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Serious game development as a strategy for health promotion and tackling childhood obesity. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online). v. 24, p. 1-9, issn: 1518-8345, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DOMINGUES, ALINE ; OHNUMA, CATARINA SANTANA ; SANTOS, BRENO CALIXTO ; LOTUFO, MARCELO ; BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; OTSUKA, JOICE ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA ; BEDER, DELANO. Cuidando Bem: um serious game sobre segurança do paciente para o ensino de enfermagem. Em: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), p. 233-240, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DOMINGUES, ALINE ; CAMARGO, ANA ESTHER ; NISHIGUCHI, JESSICA SAYURI ; LOTUFO, MARCELO ; BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia. Protótipo digital do Cuidando Bem: um jogo educacional sobre Segurança do Paciente. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1094-1103, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DIAS, JÉSSICA ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional digital para enfrentamento da obesidade infantil. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1104-1113, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DOMINGUES, A. N. ; GUIMARAES, A. C. P. ; SILVA, A. F. S. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; LOTUFO, M. L. ; SANTIAGO, D. L. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. Desenvolvimento de jogo educativo sobre segurança do paciente para ensino profissionalizante de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DOMINGUES, A. N. ; LOTUFO, M. L. ; GUIMARAES, A. C. P. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; SILVA, A. F. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Uso de protótipo em papel no design de um jogo educacional acessível. Em: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014), p. 130-138, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. DOMINGUES, A. N. ; OHNUMA, C. S. ; TSUDA, M. ; LOTUFO, M. L. ; VALERIO NETO, L. ; SANTOS, W. F. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional sobre segurança do paciente: avaliação de estudantes de enfermagem. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2015, Santiago. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), p. 684-688, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. DIAS, J. D. ; SORRENTINO, G. S. ; OTSUKA, J. L. ; MEKARO, M. S. ; TSUDA, M. ; BEDER, D. M. ; LU, J. K. C. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Avaliação de estudantes de enfermagem sobre jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE 2015), 2015, Santiago, Chile. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa, v. 11, p. 689-694, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MEKARO, M. S. ; DIAS, J. D. ; LU, J. K. C. ; FERREIRA, T. G. ; SANTIAGO, D. L. ; RAPPL, A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Desenvolvimento de jogo educativo sobre anatomofisiologia digestória para auxílio a cursos técnicos de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Rosely Moralez de Figueiredo (8.0)
      1. CIRELLI, Melissa Alves ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Adherence to standard precaution in the peripheral vascular access.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 15, p. 512-514, issn: 0104-1169, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena ; NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; Napoleão, Anamaria Alves ; Camargo, André Bueno de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil.. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 40, p. 299-303, issn: 0080-6234, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena ; FIGUEIREDO, R. M. ; CARVALHO, A. F. P. ; COUTINHO, Júnia Anacleto. Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; CIRELLI, Melissa Alves. Precauções básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para a não adesão. Em: XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar - Resumos. São Carlos, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; CAMARGO, André Bueno de ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de Enfermagem no Brasil. Em: XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar - Resumos, 2004.
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      6. CIRELLI, Melissa Alves ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Precauções básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para a não adesão. Em: 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, Ribeirão Preto. Anais do 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CAMARGO, André Bueno de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Caracterização da produção de conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil. Em: 12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004, Ribeirão Preto. Anais do 12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Metodologia de assistência de enfermagem. Em: I workshop de pesquisa da UFSCar, 2003, São Carlos. Congresso de Iniciação científica da UFSCar. São Carlos: UFSCar, 2003.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Delano Medeiros Beder (7.0)
      1. DOMINGUES, ALINE ; CAMARGO, ANA ESTHER ; NISHIGUCHI, JESSICA SAYURI ; LOTUFO, MARCELO ; BORDINI, ROGÉRIO AUGUSTO ; BEDER, DELANO ; OTSUKA, JOICE ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia. Protótipo digital do Cuidando Bem: um jogo educacional sobre Segurança do Paciente. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1094-1103, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DIAS, JÉSSICA ; MEKARO, MARCELO ; LU, JENNIFER ; SORRENTINO, GABRIEL ; OTSUKA, JOICE ; BEDER, DELANO ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia ; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI. Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional digital para enfrentamento da obesidade infantil. Em: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1104-1113, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. DOMINGUES, A. N. ; GUIMARAES, A. C. P. ; SILVA, A. F. S. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; LOTUFO, M. L. ; SANTIAGO, D. L. ; BORDINI, R. A. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; BEDER, D. M. ; OTSUKA, J. L.. Desenvolvimento de jogo educativo sobre segurança do paciente para ensino profissionalizante de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DOMINGUES, A. N. ; LOTUFO, M. L. ; GUIMARAES, A. C. P. ; ESTEVES, J. G. S. F. ; SILVA, A. F. S. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Uso de protótipo em papel no design de um jogo educacional acessível. Em: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014), p. 130-138, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. DOMINGUES, A. N. ; OHNUMA, C. S. ; TSUDA, M. ; LOTUFO, M. L. ; VALERIO NETO, L. ; SANTOS, W. F. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Jogo educacional sobre segurança do paciente: avaliação de estudantes de enfermagem. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2015, Santiago. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), p. 684-688, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DIAS, J. D. ; SORRENTINO, G. S. ; OTSUKA, J. L. ; MEKARO, M. S. ; TSUDA, M. ; BEDER, D. M. ; LU, J. K. C. ; BORDINI, ROGERIO AUGUSTO ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Avaliação de estudantes de enfermagem sobre jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana. Em: XX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE 2015), 2015, Santiago, Chile. Anais do XX Congreso Internacional de Informática Educativa, v. 11, p. 689-694, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MEKARO, M. S. ; DIAS, J. D. ; LU, J. K. C. ; FERREIRA, T. G. ; SANTIAGO, D. L. ; RAPPL, A. ; OTSUKA, J. L. ; BEDER, D. M. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Desenvolvimento de jogo educativo sobre anatomofisiologia digestória para auxílio a cursos técnicos de enfermagem. Em: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2014, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Junia Coutinho Anacleto (5.0)
      1. NERIS, Vania Paula de Almeida ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; TALARICO NETO, Americo ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Estratégias Cognitivas como Soluções de Sucesso no Projeto do Material Instrucional para EAD.. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 13, n. 3, p. 9-18, issn: 1414-5685, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANACLETO, J. C. ; LIEBERMAN, H. ; TSUTSUMI, M. ; NERIS, Vania Paula de Almeida ; CARVALHO, A. F. P. ; ESPINOSA, J. ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia ; GODOI, M. S.. Can common sense uncover cultural differences in computer applications?. Artificial Intelligence in Theory and Practice. 1ed.Berlin. Em: BRAMER, M.. (Org.). Artificial Intelligence in Theory and Practice. 1ed.Berlin. : Springer-Verlag. 2006.v. 217, p. 1-10.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NERIS, Vânia Paula de Almeida ; ANACLETO, J. C. ; ZEMMASCARENHAS, Silvia Helena ; CARVALHO, A. F. P. DE. PACO - A Framework for Planning Learning Activities Supported by Computers. Em: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2007), v. 1, p. 597-606, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALMEIDA, Vânia Paula de ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; TALARICO NETO, Americo ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Cognitive strategies to the increase of hyper document quality to distance learning. Em: 2005 Latin American conference on Human-computer interaction CLIHC '05, v. 124, p. 295-300, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NERIS, Vania Paula de Almeida ; TALARICO NETO, Americo ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Hyper Documents with Quality for Distance Learning: Cognitive Strategies to Help Teachers in the Navigational Project and Content Organization. Em: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, v. 125, p. 1-7, 2005.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Márcia Niituma Ogata (3.0)
      1. FURINO, F. O. ; DOMINGUES, A. N. ; FURINO, V. O. ; OGATA, M. N. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Empreendedorismo no ensino de enfermagem: uma revisão integrativa. Em: 14º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA:Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS, 2015, São Carlos. Anais do 14º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA:Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, v. 24, p. 165-165, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Tatiana de Oliveira Sato (3.0)
      1. DRIUSSO, P. ; SATO, T. O. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MOCCELLIN, A. S. ; MASCARENHAS, S. H. Z. ; SALVINI, T. F.. Percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde sobre a inserção discente nas Unidades de Saúde da Família. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). v. 17, p. 367-372, issn: 1413-3555, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; FABBRO, MÁRCIA REGINA CANGIANI ; FLORIANO, PETTERSON DE JESUS ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; FRANÇA, YAÍSA. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MOCCELLIN, A. S. ; Sato TO ; Driusso P ; SALVINI, Tânia de Fátima ; Silvia Helena Zem Mascarenhas. Hipertensão arterial sistêmica e comorbidades em usuários de Unidades de Saúde da Família. Revista Baiana de Saúde Publica. 2017.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Adriana Barbieri Feliciano (2.0)
      1. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Cássia Irene Spinelli Arantes (2.0)
      1. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim (2.0)
      1. DRIUSSO, P. ; SATO, T. O. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MOCCELLIN, A. S. ; MASCARENHAS, S. H. Z. ; SALVINI, T. F.. Percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde sobre a inserção discente nas Unidades de Saúde da Família. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso). v. 17, p. 367-372, issn: 1413-3555, 2013.
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      2. ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; FABBRO, MÁRCIA REGINA CANGIANI ; FLORIANO, PETTERSON DE JESUS ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; FRANÇA, YAÍSA. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Thelma Simões Matsukura (2.0)
      1. DE OLIVEIRA SATO, TATIANA ; DRIUSSO, PATRICIA ; VITALE TORKOMIAN JOAQUIM, REGINA HELENA ; SIMÕES MATSUKURA, THELMA ; CANGIANI FABBRO, MARCIA REGINA ; GARCIA DE OLIVEIRA DUARTE, ANA CLÁUDIA ; MOCCELLIN, ANA SILVIA ; DE FÁTIMA SALVINI, TANIA ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA. Condições de vida e de saúde das famílias adscritas a Unidades de Saúde da Família. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso). v. 39, p. 74-83, issn: 0104-7809, 2015.
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      2. ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; FABBRO, MÁRCIA REGINA CANGIANI ; FLORIANO, PETTERSON DE JESUS ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; FRANÇA, YAÍSA. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Aline Guerra Aquilante (1.0)
      1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Anamaria Alves Napoleão (1.0)
      1. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena ; NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; Napoleão, Anamaria Alves ; Camargo, André Bueno de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil.. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 40, p. 299-303, issn: 0080-6234, 2006.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Cássia Regina Rodrigues (1.0)
      1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Marcia Regina Cangiani Fabbro (1.0)
      1. ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; FABBRO, MÁRCIA REGINA CANGIANI ; FLORIANO, PETTERSON DE JESUS ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; FRANÇA, YAÍSA. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Patricia Driusso (1.0)
      1. MOCCELLIN, A. S. ; Sato TO ; Driusso P ; SALVINI, Tânia de Fátima ; Silvia Helena Zem Mascarenhas. Hipertensão arterial sistêmica e comorbidades em usuários de Unidades de Saúde da Família. Revista Baiana de Saúde Publica. 2017.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Petterson de Jesus Floriano (1.0)
      1. ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; FABBRO, MÁRCIA REGINA CANGIANI ; FLORIANO, PETTERSON DE JESUS ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; SATO, TATIANA DE OLIVEIRA ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES ; FRANÇA, YAÍSA. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi (1.0)
      1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
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    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Sueli Fatima Sampaio (1.0)
      1. GABASSA, V. C. ; SAMPAIO, S. F. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Ferramenta computacional - gerenciamento de informações de uma disciplina de graduação em enfermagem. Em: Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde - ConTIC Saúde, 2013, Ribeirão Preto - SP. Anais do Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde - ConTIC Saúde, 2013.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57