Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, residência médica em Medicina de Família e Comunidade no Hospital das Clínicas da FMRP/USP e mestrado em Ciëncias Médicas (Saúde na Comunidade) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente do Departamento de Medicina, área - Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7651034212763580 (28/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Medicina. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518340
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2008-Atual. A implantacao de um curriculo de medicina: uma analise sob a otica de seus diferentes atores
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma vários objetivos foram desenhados para este estudo: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira - Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi - Integrante / Cássia Regina Rodrigues Varga - Integrante / Lucimar Retto da Silva Avó - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Coordenador / Romeu Gomes - Integrante / Rachel de Faria Brino - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante.
      Membro: Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi.
      Descrição: Esta investigação se insere no contexto da implantação de curso de medicina da UFSCar, que tem um currículo inovador e se define como integrado, orientado por competência e utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma vários objetivos foram desenhados para este estudo: 1) avaliar o processo de implantação do curso de medicina à luz do próprio Projeto Político Pedagógico e das políticas educacionais brasileira - Diretrizes Curriculares; 2) analisar a representação da formação médica a partir da ótica dos sujeitos envolvidos nesta formação; 3) analisar as expectativas dos estudantes relacionadas à carreira de ser médico, bem como o efeito modulador do projeto pedagógico sobre essas expectativas; 4) formular princípios metodológicos para implantação de cursos das áreas da saúde, nesta perspectiva inovadora. O percurso metodológico do presente estudo será pautado no desenho de pesquisa de avaliação numa perspectiva de triangulação de métodos. Os sujeitos do estudo serão professores, preceptores e estudantes do curso de medicina da UFSCar. A análise e interpretação dos dados qualitativos serão trabalhados a partir do Método de Interpretação de Sentidos. E os dados quantitativos serão analisados a partir de freqüências absolutas e porcentagens e também serão realizados cálculos de média, mediana e desvio padrão com as informações. Os achados dessa investigação poderão adicionar informações e conhecimentos relevantes para a discussão da relação entre os currículos das escolas médicas e as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais, fornecendo elementos preciosos para as Instituições de Ensino que estejam em processo de reformulação curricular e ou implantação de currículos inovadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Guerra Aquilante - Coordenador / Cássia Regina Rodrigues Varga - Integrante / Lucimar Retto da Silva Avó - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Marcelo Marcos Piva Demarzo - Integrante / Romeu Gomes - Integrante / Rachel de Faria Brino - Integrante / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante.
      Membro: Aline Guerra Aquilante.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 5 Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. Percepção do Estudante de Medicina sobre a Prática Profissional no Primeiro Ano. 2014. (Congresso).
    2. Por onde vai o Curso de Medicina da UFSCar? Desafios e perspectivas.Oficina de trabalho. 2013. (Oficina).
    3. Curso de ECG (eletrocardiograma) no III Congresso Paulista de MFC. 2010. (Outra).
    4. III Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade e I Congresso Multiprofissional de APS do estado de São Paulo. PET-Saúde/ São Carlos - fortalecendo a formação na atenção primária: relato de experiência. 2010. (Congresso).
    5. II Seminário PET-Saúde da Família UFSCar/SMS São Carlos. 2010. (Seminário).
    6. Oficina: Gestão e Avaliação de Indicadores para a Atenção Primaria no III Congresso Paulista de MFC. 2010. (Oficina).
    7. I Simpósio de Formação de Redes para Estímulo ao Aleitamento Materno.Um bom começo para a criança que vai viver 100 anos. 2009. (Simpósio).
    8. 9o. Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. A prevenção de acidentes na visão do ACS. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. Kishi, RGB. 6 Congresso Paulista de Educação Médica. 2008. (Congresso).. . 0.
    2. BONGIOVANNI, R. G.. X Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina. 1998. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Aline Guerra Aquilante (2.0)
      1. AQUILANTE, ALINE GUERRA ; DA SILVA, ROSELI FERREIRA ; DE SOUZA, MARIZA BORGES BRITO ; KISHI, RENATA GIANECCHINI BONGIOVANNI. Implementation of Competency-Based Curriculum in Medical Education: Perspective of Different Roles. ISRN Education. v. 2012, p. 1-7, issn: 2090-8652, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Débora Gusmão Melo (2.0)
      1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTOS, C. S. ; COSTA, D. L. G. ; KISHI, R. G. B. ; de Avó, L. R. S. ; GERMANO, C.M.R. ; SILVA, D. S. D. ; SANDES, K. A. ; ACOSTA, A. X. ; Melo, D. G.. identificação de doenças genéticas e defeitos congênitos na atenção primárias à saúde. Em: XXVIIICongresso Brasileiro de Genética Médica/ Congresso Latino Americano de Genética Humana, 2016, Belém. Anais do xxviii congresso brasileiro de genética médica/ congresso latino americano de genética humana e II congresso brasileiro de enfermagem em genética e genômica, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Lucimar Retto da Silva de Avó (2.0)
      1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTOS, C. S. ; COSTA, D. L. G. ; KISHI, R. G. B. ; de Avó, L. R. S. ; GERMANO, C.M.R. ; SILVA, D. S. D. ; SANDES, K. A. ; ACOSTA, A. X. ; Melo, D. G.. identificação de doenças genéticas e defeitos congênitos na atenção primárias à saúde. Em: XXVIIICongresso Brasileiro de Genética Médica/ Congresso Latino Americano de Genética Humana, 2016, Belém. Anais do xxviii congresso brasileiro de genética médica/ congresso latino americano de genética humana e II congresso brasileiro de enfermagem em genética e genômica, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Bruno José Barcellos Fontanella (1.0)
      1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Carla Maria Ramos Germano (1.0)
      1. SANTOS, C. S. ; COSTA, D. L. G. ; KISHI, R. G. B. ; de Avó, L. R. S. ; GERMANO, C.M.R. ; SILVA, D. S. D. ; SANDES, K. A. ; ACOSTA, A. X. ; Melo, D. G.. identificação de doenças genéticas e defeitos congênitos na atenção primárias à saúde. Em: XXVIIICongresso Brasileiro de Genética Médica/ Congresso Latino Americano de Genética Humana, 2016, Belém. Anais do xxviii congresso brasileiro de genética médica/ congresso latino americano de genética humana e II congresso brasileiro de enfermagem em genética e genômica, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Cássia Regina Rodrigues (1.0)
      1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Petterson de Jesus Floriano (1.0)
      1. Demarzo, Marcelo Marcos Piva ; Fontanella, Bruno José Barcellos ; Melo, Débora Gusmão ; Avó, Lucimar Retto da Silva de ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; Mattos, Augustus Tadeu Relo de ; Floriano, Petterson de Jesus ; Mello, Guilherme Arantes. Internato Longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 34, p. 430-437, issn: 0100-5502, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Sílvia Helena Zem-Mascarenhas (1.0)
      1. SILVA, ROSELI FERREIRA DA ; AQUILANTE, ALINE GUERRA ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; Kishi, Renata Giannecchini Bongiovanni ; VARGA, CÁSSIA REGINA RODRIGUES. Análise das situações simuladas da prática médica. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 204-211, issn: 0100-5502, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi ⇔ Tatiana de Oliveira Sato (1.0)
      1. Kishi, RGB; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; FABBRO, M. R. C. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; SATO, T. O.. PET-Saúde/São Carlos - Fortalecendo a formação na atenção primária: relato de experiência. Em: III Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade e I Congresso Multiprofissional de APS do estado de São Paulo, 2010, Águas de Lindóia. Anais do III Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade- ESF: A atenção primária à saúde que queremos, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:56