Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Junia Coutinho Anacleto

Dr Anacleto has a Ph.D. degree in Computational Physics, a MSc degree in Computer Sciences and Statistics and is graduated in Computer Sciences from the University of São Paulo ? USP, Brazil. Peter Wall International Visiting Research Scholar at UBC in 2014. Visiting Professor at MAGIC - UBC 2014-2015. Visiting Researcher at the MediaLab ? MIT, Massachusetts Institute of Technology in 2006-2007. She is a Professor at Federal University of São Carlos, Department of Computer Sciences. She is also the Coordinator of LIA - Advanced Interaction Laboratory, with experience in the area of Computer Science, with emphasis on Human Computer Interaction focused mainly on: Natural interactions, Culturally Contextualized Software Development, Common Sense Reasoning, Education, Healthcare, Third Places, wearables, Urban Computing. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6200743168568684 (13/03/2016)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1992-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Computação. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518618 Fax: (16) 33518233 URL da Homepage: http://lia.dc.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2012-Atual. BRAVA - Brazilian Visual Analytics Initiative
      Descrição: Brazilian Visual Analytics (BRAVA) initiative, sponsored by The Boeing Company, Mitacs and GRAND - Canada, supported by Federal University of São Carlos (UFSCar) is an effort to promote international cooperation in Visual Analytics between the two countries and The Boeing Co.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Coordenador / Maria Cristina Ferreira de Oliveira - Integrante / Carla Dal Sasso Freitas - Integrante / FELS, SIDNEY - Integrante / Marcelo Zuffo - Integrante / Derek Reilly - Integrante / Sara Diamond - Integrante. Financiador(es): BOEING - Auxílio financeiro.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    2. 2011-2013. Explorando a Aplicabilidade do Paradigma de NUI (Natural User Interface) e GWAP (Games With a Purpose) na Promocao de Redes Sociais Homofilicas
      Descrição: Este projeto, elaborado conjuntamente com o LIA (Laboratório de Interação Avançada)da UFSCar e o MAGIC (Media and Graphics Interdisciplimary Centre) da UBC, é uma parceria com o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) ?Clemente Ferreira?, hospital em Lins que atende indivíduos com distúrbios psiquiátricos. O contexto da proposta é o processo de adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de forma que elas sejam integradas ao ambiente sócio-cultural do paciente e do profissional da saúde e apóiem o processo de transição de pacientes para a sociedade. Como mudanças nos procedimentos terapêuticos para pacientes implicam em mudanças nos procedimentos de trabalho dos profissionais de saúde, este projeto procura, principalmente, verificar como as TIC podem melhorar a interação natural de profissionais de saúde, o que pode levar a uma comunidade mais conectada, atenta e ativa, especialmente considerando a natureza nômade do trabalho desses profissionais. Assim, no espaço do hospital e seu entorno, é necessário investigar como os sistemas interativos baseados em TIC podem prover uma forma mais natural, ambiental e integrada de interagir, oferecendo melhores ferramentas e dispositivos compartilhados de apoio à execução de tarefas, ajudando-os no desafio de acompanhar e assistir os pacientes, potencialmente permitindo um processo mais suave de transição dos pacientes, o que é nosso foco principal, e também obrigatório por lei no Brasil. É previsto que a adoção das Interfaces Naturais (NUI? Natural User Interfaces), baseadas não só em texto, mas em gestos, voz, audição, quando usadas para o design adequado das ferramentas (especialmente GWAPs ? Games with a Purpose) para o profissional de saúde e os pacientes, seja útil para qualquer grupo que tenha déficites de socialização, quer devido a distúrbios neurológicos, distúrbios de aprendizagem ou falta de estímulo adequado. Nossa pesquisa vai investigar três áreas-chave, vistas como potenciais redes sociais homofíli. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (7) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Coordenador / Sidney Fels - Integrante. Financiador(es): CAPES-DFAIT - Cooperação.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    3. 2011-2013. A Culturally-Sensitive Environment for Flexible Natural Interaction to Support Transitioning from a Chronic Care Hospital Context
      Descrição: This project, in a partnership with a special chronic care hospital for individuals with neurological and brain disorders, intends to focus on patients that are in the hospital selected for transitioning to live in society again. As changes in the therapeutic procedures for patients means changes in the working procedures for health professionals, this project looks mainly to investigate how ICT can enhance natural interaction among health professionals that can lead to a more connected, tuned and active community, specially considering the nomadic nature of their work. Therefore, in the Hospital space and surrounds, it is necessary to investigate how a more natural, integrated and environmental ICT interactive system can provide better supportive tools and shared devices for executing those tasks, helping them on the challenge of monitoring and communicating with patients, potentially allowing a smoother transition process for the patients from the Hospital to the community, the main concern and also mandatory by law in Brazil. Our research will investigate three key areas to assist with their socialization, aiming to integrate institutionalized people into their home and the society: (1) supporting the community of health professionals to have new information channels to establish a support workflow and framework amongst themselves, (2) supporting the patients' community within their environment to allow them to establish communal skills and participate in their community, (3) support communication mechanisms between health professionals and the patient community based on natural interaction paradigms to coordinate monitoring and assistance appropriate to the level of support required by the patients to establish a sustainable model for community transitioning responsive to the dynamic nature of social inclusion. In each area, we are considering the health professional team and patients skills, culture, natural and flexible (adaptive and adaptable) interaction mec. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Coordenador / Hélio Crestana Guardia - Integrante / Sidney Fels - Integrante / Daniel Lucrédio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / MICROSOFT RESEARCH - Auxílio financeiro / University of British Columbia - Cooperação / Hospital Psiquiátrico C.A.I.S. Clemente Ferreira - Cooperação.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    4. 2011-2011. VivoSpace: An online social network to motivate health behaviour change
      Descrição: The objective of the project (http://www.magic.ubc.ca/pmwiki.php?n=Projects.E-HealthCare) is to understand how online social networks can be designed to motivate positive health behaviour change. Through this understanding, VivoSpace, an online social network to motivate positive health behaviour change, will be developed through a user-centered design process. The approach that will be taken for this work will be to understand the motivators for using online social networks and the motivators for health behaviour change. Financial support from Program the Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). The goal of ELAP is to support the development of human capital and a next generation of Leaders in the Americas while strengthening the linkages between Canadian post-secondary institutions and the ones in Latin America and the Caribbean.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Sidney Fels - Coordenador / Bruno Akio Sugiyama - Integrante. Financiador(es): Emerging Leaders in the Americas Program - Bolsa.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    5. 2011-2011. Interactive Community Displays
      Descrição: The Interactive Community Displays project (http://www.magic.ubc.ca/pmwiki.php?n=Projects.InteractiveCommunityDisplays) is creating the future of pervasive public displays. We are investigating and creating a large-scale network of public and private displays that could have the same impact on society that public radio, television and home internet have had on society. Interactive Community Displays follows the metaphor of community gardens, where public and private resources are utilized in a collaborative manner to achieve a common goal. Where participants gain both economic and social benefits that promote sustainable growth. Financial support from Program the Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). The goal of ELAP is to support the development of human capital and a next generation of Leaders in the Americas while strengthening the linkages between Canadian post-secondary institutions and the ones in Latin America and the Caribbean.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Marcos Alexandre Rose Silva - Integrante / Sidney Fels - Coordenador. Financiador(es): Emerging Leaders in the Americas Program - Bolsa.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    6. 2011-Atual. Estudo, Definicao e Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Metodos Colaborativos de Aprendizagem para Facilitar a Utilizacao dos Laptops Educacionais no Ensino de Matematica e Portugues
      Descrição: Um dos objetivos deste projeto de pesquisa é a formação de professores para uso de atividades colaborativas e interativas, dentro e fora de sala de aula, utilizando laptops e integrando essa abordagem no contexto mais amplo do uso das tecnologias na aprendizagem. Também é objetivo do projeto entender e verificar o impacto desta metodologia nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos em tópicos relacionados à Matemática e ao Português. Esses objetivos podem ser divididos em seis metas: - Estudar meios efetivos de introduzir a aprendizagem colaborativa e verificar seu impacto na formação de alunos e professores; - Propor métodos pedagógicos para uso efetivo dos programas computacionais interativos em sala de aula; - Dar Suporte a avaliação diagnóstica e formativa; - Ensino de Matemática; - Ensino de Português; - Sustentabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Coordenador / Seiji Isotani - Integrante / Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Émerson de Pietri - Integrante / Nílson José Machado - Integrante. Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    7. 2009-2010. PorSimples - Simplificacao Textual do Portugues para Inclusao e Acessibilidade Digital
      Descrição: O projeto PorSimples (Simplificação Textual do Português para Inclusão e Acessibilidade Digital) propõe o desenvolvimento de uma tecnologia para facilitar o acesso à informação dos analfabetos funcionais (AF) e, potencialmente, de pessoas com outras deficiências cognitivas, como afasia e dislexia. Ela será disponibilizada em dois sistemas destinados a públicos alvos diferentes: * um sistema de autoria para ajudar autores a produzirem textos simplificados destinados aos AFs, textos estes que serão validados pelos autores, e * um sistema facilitador para ajudar AFs a lerem um dado conteúdo da Web. Este último inclui tarefas de sumarização textual, simplificação, e apresentação do texto salientando as relações entre as idéias do texto. Quanto aos cenários de uso, esta tecnologia proposta inclui a tarefa de simplificar textos principalmente para assistir AFs na leitura de textos eletrônicos produzidos, por exemplo, pelo governo ou por jornais de grande circulação, promovendo assim a inclusão e acessibilidade digital. O foco é em AFs pois, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais de 2006 do IBGE, o número de pessoas nestas condições alcançava 23,5%, em 2005. Além disso, pode apoiar crianças em fase de aprendizado de leitura ou ainda adultos em fase de alfabetização. A língua dos textos é o português, para a qual, no melhor do nosso conhecimento, não há sistemas de simplificação textual disponíveis. Conta com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e da MSR (Microsoft Research).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Sandra M. Aluizio - Coordenador / Helena de Medeiros Caseli - Integrante / Thiago Alexandre Salgueiro Pardo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    8. 2008-2012. i2TVD - Servicos e Aplicacoes Inovadoras para TV Digital Interativa
      Descrição: Programa CAPES de apoio à formação de recursos humanos em áreas relacionadas a TV Digital. O Projeto busca o fortalecimento dos grupos de pesquisa envolvidos através da integração das competências dos parceiros para a realização de pesquisa por aplicações não convencionais relacionadas a TV Digital Interativa nas áreas de Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Computação Ubíqua, Recuperação de Informação e Multimídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Antonio Francisco do Prado - Integrante / Cesar Augusto Camillo Teixeira - Coordenador / Sérgio Donizeti Zorzo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    9. 2008-2010. Estudos Para Reestruturacao Dos Cargos E Carreiras E De Provimento De Pessoas No Servico Publico Federal
      Descrição: O objetivo deste projeto é realizar um estudo sobre a estruturação de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos federais que permita servir de instrumento para o fornecimento de informações para as mesas de negociações entre servidores públicos e o governo. Para que os resultados do estudo sejam utilizados pela administração pública federal em outros momentos, é importante que o projeto contemple, também, o desenvolvimento de ferramentas computacionais que permitam o armazenamento de informações pretéritas bem como de informações futuras. As ferramentas deverão facilitar o fácil armazenamento e recuperação de informações sobre a estrutura de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos federais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Ednaldo Pizzolato - Coordenador. Financiador(es): Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Outra.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    10. 2005-Atual. Projeto OpenMind CommonSense no Brasil
      Descrição: O Projeto Open Mind Common Sense no Brasil, desenvolvido no Laboratório de Interação Avançada do Departamento de Computação da UFSCar (LIA/DC-UFSCar), é a versão brasileira do projeto iniciado no MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o qual o LIA mantém parceria. O objetivo desta pesquisa é fazer com que seja possível o desenvolvimento de computadores mais inteligentes através do trabalho colaborativo de milhões de pessoas ao redor do mundo que, por meio de uma forma fácil e divertida, podem contribuir para a obtenção dos milhões de fatos relacionados ao conhecimento geral que constituem o "senso comum". Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Coordenador / Aparecido Fabiano Pinatti de Carvalho - Integrante / Muriel de Souza Godoi - Integrante / Alexandre Mello Ferreira - Integrante / Alessandro Francisco Carlos - Integrante / Eliane Nascimento Pereira - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    11. 2004-2010. TIDIA-Ae
      Descrição: O Projeto TIDIA Aprendizagem Eletrônica (Ae) da FAPESP tem como objetivos a pesquisa e o desenvolvimento na área de tecnologia da informação voltada para a especificação, projeto e implementação de ferramentas aplicáveis à área de Educação a Distância (EaD), na forma de soluções flexíveis, de grande impacto social e de baixo custo pelo fato de se tratar do desenvolvimento de uma plataforma livre. O principal resultado do projeto será o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem a distância, na forma de um produto, em sua primeira versão protótipo. Para a primeira fase do projeto Ae participam 15 laboratórios, sendo 4 Laboratórios de Desenvolvimento (LD) e 11 Laboratórios Associados (LA). Os LD's são os principais responsáveis pela produção dos resultados do projeto Ae, contando com a colaboração dos seus LA's. O LIA é um LA associado ao LD e-labora, do núcleo de Campinas, que participa ativamente das atividades desenvolvidas, atuando: (a) como desenvolvedores das ferramentas do protótipo (em sintonia com seus LD's, que lhes atribuirão as tarefas), (b) como testadores de tais ferramentas, e/ou (c) desenvolvendo conteúdo de acordo com as ações de aprendizagem definidas. o LIA atua nas 3 formas acima citadas, explorando e desenvolvendo ferramentas de apoio à geração de material instrucional e ferramentas de Realidade Virtual para simulação e interação em tempo real com ambientes virtuais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Coordenador / Silvia Helena ZemMascarenhas - Integrante / Regina Borges de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 13 / Número de orientações: 1
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    12. 2002-2005. DBCM - Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes Multimidia (Chamada conjunta MCT/SEPIN-CNPq-FINEP 01/ 2002 - Programa de Apoio a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovacao em Tecnologia da Informacao - PDI-TI)
      Descrição: o projeto DBCM propõe pesquisar uma estratégia, integrando técnicas, métodos e ferramentas, que auxilie o engenheiro de software no desenvolvimento de software baseado em componentes multimídia. Aplicações de diferentes domínios poderão ser desenvolvidas através da reutilização de componentes de software multimídia, persistentes em banco de dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Junia Coutinho Anacleto - Integrante / Rosangela Aparecida Dellosso Penteado - Integrante / Marina Teresa Pires Vieira - Coordenador / Antonio Francisco do Prado - Integrante / Mauro Biajis - Integrante / Marilde T P Santos - Integrante / Sandra C P F Fabbri - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Peter Wall International Visiting Research Scholar, Peter Wall Institute for Advanced Studies - UBC - Canada.. 2014.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    2. Best Paper (Short Paper), IEEE 3DTV.. 2014.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    3. Terceiro colocado entre os melhores artigos do II Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS 2010),com o trabalho intitulado "Understanding Cultural Differences, Sociedade Brasileira de Computação.. 2010.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    4. Melhor Artigo Resumido - SBIE, Sociedade Brasileira de Computação.. 2010.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    5. ACM - Reconhecimento dos serviços prestados na organização do evento SIGDOC 2010, Association for Computing Machinery (ACM).. 2010.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    6. Melhor Artigo - WIE 2008, WIE - SBC.. 2008.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    7. Melhor demonstração com a ferramenta "O que é, o que é?", IHC 2008.. 2008.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    8. Melhor Artigo - SBIE 2006, SBIE - SBC.. 2006.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    9. Melhor Artigo - SBIE 2005, SBIE - SBC.. 2005.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.
    10. PAPED - linha 1 - mestrado, MEC - Secretaria de Educação A Distancia e CAPES.. 2003.
      Membro: Junia Coutinho Anacleto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. (CHI 2013) ACM Conference on Human Factors in Computing Systems. Allowing Software Developers to Develop Culture-Sensitive Applications by Providing them the OMCS-Br Cultural Knowledgebase.. 2013. (Congresso).
    2. (SEKE 2013) International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering. Releasing the OMCS-Br Knowledgebase to Facilitate Insertion of Culture into Applications: a Brazilian Experience. 2013. (Congresso).
    3. XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2012) - IV Workshop sobre aspectos da interação humano-computador para a Web Social (IV WAIHCWS 2012).A rede social móvel Foursquare: uma análise dos elementos de gamificação sob a ótica dos usuários. 2012. (Simpósio).
    4. Seminários Avançados em Linguagem Humana e Tecnologia.Open Mind Common Sense. 2011. (Seminário).
    5. XII Jornada de Informática - UNESP.C2C - Culture to Chat. 2011. (Outra).
    6. Invited Speaker - Graphics, Animation and New Media (GRAND). Culture in: Computer, Education and Sex Games. 2010. (Congresso).
    7. Invited Speaker - Human-Machine Interactive System Symposium at Kagawa University in Takamatsu. sing Cultural Knowledge to Improve the Interaction between Human and Machine. 2010. (Congresso).
    8. Reunião Nacional dos Gestores Estaduais do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes - PNCRC/MAPA.Uma abordagem para adaptação cultural de conteúdo considerando diferentes níveis de letramento e equivalentes textuais. 2010. (Outra).
    9. Seminário Internacional na Universidade de Kagawa. 2010. (Seminário).
    10. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
    11. 23rd ACM Symposium on Applied Computing (SAC 2008).Learning Activities on Health Care Supported by Common Sense Knowledge. 2008. (Simpósio).
    12. Coordenadora de Sessão Técnica do International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2008).International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2008). 2008. (Outra).
    13. Coordenadora de Sessão Técnica do Systems, Man and Cybernetics 2008 (SMC 2008).Sessão: Knowledge Acquistion Intelligent Internet Systems. 2008. (Outra).
    14. Coordenadora de Sessão Técnica do VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2008).Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2008). 2008. (Simpósio).
    15. Systems, Man, and Cybernetics 2008 (SMC 2008).Common Sense-Based Applications to Advance Personalized Learning. 2008. (Outra).
    16. The 10th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2008). The Importance of Usability Criteria on Learning Management Systems: Lessons Learned. 2008. (Congresso).
    17. Tutorial: Aplicando Conceitos e Técnicas de Serviços em IHC, apresentado em IHC 2008. 2008. (Outra).
    18. VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2008).How Computers Can Heklp Teachers to Produce Cultural Sensitive Web-Based Learning Material. 2008. (Simpósio).
    19. Workhop: Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social, apresentado no IHC 2008. 2008. (Simpósio).
    20. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2008).Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um estudo de Caso sobre o Cognitor. 2008. (Simpósio).
    21. INTERACT.A Common Sense-Based On-line Assistant for Training Employees. 2007. (Simpósio).
    22. SBIE. 2007. (Congresso).
    23. WEBMEDIA.Using Common Sense Knowledge to Support Learning. 2007. (Simpósio).
    24. ACM CHI. 2006. (Simpósio).
    25. CLIHC - Conferência Latino-Americana de Interação Humano-Computador.CLIHC2005. 2005. (Simpósio).
    26. Congresso Brasileiro de Computação. CBCOMP - Congresso Brasileiro de Computação. 2005. (Congresso).
    27. International Conference on Systems, Man and Cybernetics. IEEE Systems, Man and Cybernetics 2005. 2005. (Congresso).
    28. Simpósios Brasileiros de Sistemas Multimídia e Hipermídia.Webmedia2005. 2005. (Simpósio).
    29. I WES - Workshop de Engenharia de Software.Desenvolvimento de Sistemas Interativos: Integração das Visões de Engenhaira de Software e Interação Humano Computador. 2004. (Oficina).
    30. Siósio Brsileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.IHC2004. 2004. (Seminário).
    31. WebMedia/LA-WEB 2004 Joint Conference. WebMedia/LA-WEB 2004 Joint Conference. 2004. (Congresso).
    32. CLIHC2003 - Congresso LatinoAmericano de Interação Humano-Computador.CLIHC'2003. 2003. (Simpósio).
    33. IHC'2002 - V Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.IHC'2002 - V Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2002. (Simpósio).
    34. IHC'2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. IHC'2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2000. (Congresso).
    35. ICCIMA99 - 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL INTELLIGENCE AND MULTIMEDIA APPLICATIONS. ICCIMA99 - 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL INTELLIGENCE AND MULTIMEDIA APPLICATIONS. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. ANACLETO, J. C.. THIRD EXPLORATORY BRAVA WORKSHOP. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. CALDERON, R. ; ANACLETO, J. C. ; FELS, SIDNEY ; Memarovic, N. ; THOMPSON, W. T.. Hacking HCI3P: second workshop on human computer interaction in third places. 2014. Congresso
    3. ANACLETO, J. C.. IFIP - ICEC/2013. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. ANACLETO, J. C.. SECOND BRAVA EXPLORATORY WORKSHOP. 2013. (Congresso).. . 0.
    5. CALDERON, R. ; FELS, S. ; ANACLETO, J. C.. (SIGCHI2013) Workshop on Human Computer Interaction in Third Places. 2013. Congresso
    6. ANACLETO, J. C.; NERIS, V. P. A. ; SOUZA, P. C. ; MACIEL, C.. XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC' 2012). 2012. Congresso
    7. ANACLETO, J. C.. FIRST BRAVA EXPLORATORY WORKSHOP. 2012. (Congresso).. . 0.
    8. FELS, S. ; EL-NASR, M. S. ; GRAHAM, N. ; ANACLETO, J. C.. IFIP - ICEC/2011. 2011. Congresso
    9. ANACLETO, J. C.. 10th International Conference on Entertainment Computing (IFP ICEC2011). 2010. (Congresso).. . 0.
    10. ANACLETO, J. C.. III Brazilian Workshop on Semantic Web and Education (SWEd?10@SBIE?10). 2010. (Concurso).. . 0.
    11. ANACLETO, J. C.; FORTES, R. P. M.. ACM International Conference on Design of Communication (SIGDOC 2010). 2010. Congresso
    12. ANACLETO, J. C.. The First Global Game Jam. 2009. (Outro).. . 0.
    13. SILVEIRA, M. S. ; FILGUEIRAS, L. V. L. ; ANACLETO, J. C. ; WINCKLER, M.. VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC' 2008). 2008. Congresso
    14. ANACLETO, J. C.; PIMENTEL, M. G. C.. WEBMEDIA - VI Workshop de Teses e Dissertações. 2008. Congresso
    15. ANACLETO, J. C.. INTERACT. 2007. (Congresso).. . 0.
    16. ANACLETO, J. C.. OLPC Game Jam Brasil. 2007. (Outro).. . 0.
    17. ANACLETO, J. C.. Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC' 2006). 2006. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Junia Coutinho Anacleto ⇔ Sílvia Helena Zem-Mascarenhas (5.0)
      1. NERIS, Vania Paula de Almeida ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; TALARICO NETO, Americo ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Estratégias Cognitivas como Soluções de Sucesso no Projeto do Material Instrucional para EAD.. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 13, n. 3, p. 9-18, issn: 1414-5685, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANACLETO, J. C. ; LIEBERMAN, H. ; TSUTSUMI, M. ; NERIS, Vania Paula de Almeida ; CARVALHO, A. F. P. ; ESPINOSA, J. ; ZEM-MASCARENHAS, Silvia ; GODOI, M. S.. Can common sense uncover cultural differences in computer applications?. Artificial Intelligence in Theory and Practice. 1ed.Berlin. Em: BRAMER, M.. (Org.). Artificial Intelligence in Theory and Practice. 1ed.Berlin. : Springer-Verlag. 2006.v. 217, p. 1-10.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NERIS, Vânia Paula de Almeida ; ANACLETO, J. C. ; ZEMMASCARENHAS, Silvia Helena ; CARVALHO, A. F. P. DE. PACO - A Framework for Planning Learning Activities Supported by Computers. Em: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2007), v. 1, p. 597-606, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALMEIDA, Vânia Paula de ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; TALARICO NETO, Americo ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Cognitive strategies to the increase of hyper document quality to distance learning. Em: 2005 Latin American conference on Human-computer interaction CLIHC '05, v. 124, p. 295-300, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. NERIS, Vania Paula de Almeida ; TALARICO NETO, Americo ; SILVA, Junia Coutinho Anacleto ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Hyper Documents with Quality for Distance Learning: Cognitive Strategies to Help Teachers in the Navigational Project and Content Organization. Em: Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, v. 125, p. 1-7, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Junia Coutinho Anacleto ⇔ Helena de Medeiros Caseli (4.0)
      1. SUGIYAMA, BRUNO AKIO ; ANACLETO, JUNIA COUTINHO ; CASELI, HELENA MEDEIROS. Assisting users in a cross-cultural communication by providing culturally contextualized translations. Em: ACM International Conference on Design of Communication (SIGDOC), p. 189-6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CASELI, H. M. ; SUGIYAMA, B. A. ; ANACLETO, J. C.. Using Common Sense to generate culturally contextualized Machine Translation. Em: Young Investigators Workshop on Computational Approaches to Languages of the Americas, p. 24-31, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SUGIYAMA, BRUNO A. ; ANACLETO, JUNIA C. ; FELS, SIDNEY ; CASELI, HELENA M.. Using cultural knowledge to assist communication between people with different cultural background. Em: ACM International Conference on Design of Communication (ACM-SIGDOC), p. 183-190, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SUGIYAMA, B. A. ; ANACLETO, J. C. ; CASELI, H. M.. Um chat bilíngue para aprendizado da segunda língua considerando a cultura dos participantes. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2010, João Pessoa, PA. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010), p. 1-4, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Junia Coutinho Anacleto ⇔ Claudia Maria Simões Martinez (3.0)
      1. SILVA, M. A. R. ; LIMA, D. C. ; FRANCISCO, E. C. ; ANACLETO, J. C. ; MARTINEZ, C. M. S.. A Narrative Game as an Educational Entertainment Resource to Collaborative Textual Production.. Scientific Journal of Education Technology. v. 3, p. 147-154, issn: 2167-0188, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FRANCISCO, E. C. ; LIMA, D. C. ; SILVA, M. A. R. ; MARTINEZ, C. M. S. ; ANACLETO, J. C.. Jogos narrativos informatizados: produção textual colaborativa. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, p. 7147-7156, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, M. A. R. ; LIMA, D. C. ; ANACLETO, J. C. ; SOUZA, D. G. ; MARTINEZ, C. M. S.. A Narrative Game as an Educational Entertainment Resource to teach words to children with learning deficits: A feasibility study. Em: 10th International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2011), v. 6972, p. 222-227, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Junia Coutinho Anacleto ⇔ Paulo Rogério Politano (3.0)
      1. ANACLETO, J. C. ; POLITANO, PAULO ROGERIO ; PORTO, A. J. V. ; PONTIN, R.. Especificação e Implementação de Sistema de Controle de Uma Célula Flexível de Manufatura Com O Uso de Statecharts. Em: 12º Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM), v. 3, p. 1579-1582, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANACLETO, J. C. ; POLITANO, PAULO ROGERIO ; PONTIN, R. ; PORTO, A. J. V.. Aplicando Statecharts à Modelagem do Sistema de Controle de Produção de Uma Célula Flexível de Manufatura. Em: 1º Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, p. 491-499, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ANACLETO, J. C.; POLITANO, P. R. ; FORTES, R. P. M. ; PORTO, A. J. V.. Uma Especificação do Controle de um FMS através de Statecharts. Em: XIII ENEGEP, v. 2, p. 619-624, 1993.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:52