Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luciana Aparecida Martinez Zaina

possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação - Bauru pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; mestrado e doutorado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Adjunta do curso de Ciência da Computação e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação da UFSCar - campus de Sorocaba. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos que deem suporte e estimulem a parceria entre Academia e Indústria na área de desenvolvimento de software. Tem coordenado projetos de pesquisa na área de UX e Engenharia de Software. Seus interesses de pequisa incluem: experiência do usuário, desenvolvimento centrado no usuário, engenharia de software e e-learning. Google Scholar: Luciana Zaina (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0192085115595443 (07/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP-264 Bairro do Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32297422 URL da Homepage: http://www.uxleris.sor.ufscar.br/lzaina/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2016-Atual. Design e avaliacao de artefatos para suporte do desenvolvimento de software com foco em aspectos de experiencia do usuario
      Descrição: Os desafios sobre o design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software e que incorporem os aspectos de experiência do usuário em seu desenvolvimento têm sido amplamente estudados nos últimos anos. Embora diversas contribuições tenham surgido, muitos dos desafios nessa área foram sendo modificados em decorrência da maturidade que as metodologia e técnicas de engenharia de software foram adquirindo. Este projeto tem como objetivo realizar estudos sobre o uso e design de artefatos que deem suporte ao desenvolvimento de software com foco na experiência do usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Tiago Silva da Silva - Integrante / Tayana Uchôa Conte - Integrante / Toni Granollers - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    2. 2015-Atual. Analise e Implementacao de Metodos de Avaliacao de Usabilidade em Contextos Ageis de Desenvolvimento de Software
      Descrição: A importância crescente dos sistemas de computação no cotidiano de todos tem resultado em um esforço inerentemente multidisciplinar no que diz respeito ao desenvolvimento de software. Isto traz à tona a questão de como desenvolver sistemas interativos de forma que possam melhor aproveitar as perspectivas, práticas e bases de conhecimento de diferentes áreas. As áreas de Interação Humano-Computador e Engenharia de Software, por exemplo, tradicionalmente são tratadas de forma separada, assim, os métodos e técnicas de uma não são conhecidos de forma aprofundada na outra. A popularidade e adoção contínua dos Métodos Ágeis de desenvolvimento - ES - juntamente com o crescimento da conscientização sobre a importância de uma boa Experiência de Usuário - IHC - fez surgir a necessidade de integrar estas duas áreas. Entretanto, o Desenvolvimento Ágil possui uma cultura distinta que, à primeira vista, parece entrar em conflito com o Design Centrado no Usuário - processo de design de IHC. Assim, a integração destas duas áreas torna-se um grande desafio. Neste sentido, este projeto de pesquisa visa a integração destas duas áreas - IHC e ES , no que tange ao Desenvolvimento Ágil e ao Design Centrado no Usuário, propondo a extensão e validação de um framework apresentado na tese de Doutorado do proponente, focalizando, principalmente, a atividade de Avaliação de Usabilidade. A validação deste projeto baseia-se em uma metodologia empírica para introdução de processo de software na indústria a qual será implementada em empresas parceiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Tiago Silva da Silva - Coordenador / Fábio Fagundes Silveira - Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman - Integrante / Milene Selbach Silveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    3. 2014-2016. Uma Linha de Produtos de Software para Intensificar o Desenvolvimento de Museus Virtuais com Interacao Multimodal
      Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Andreia Damasio de Leles - Integrante / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem - Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter - Integrante / Monique Spessoto Ribeiro - Integrante / Gabriel Cruz Ferreira - Integrante / Guilherme José Carvalho Gois - Integrante / Marcello Acar - Integrante / Danilo Carmargo Bueno - Integrante / Gabriel de Paula e Lima - Integrante / Elisa Marques de Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 5
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Alvaro - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem - Integrante / Andreia Damasio de Leles - Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter - Integrante / Natalia Guilherme Assis da Silva - Integrante / Monique Spessoto Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Alvaro.
    4. 2013-2016. Design da Interacao do Usuario para Sistemas ERP
      Descrição: Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são adotados por diversos segmentos do mercado produtivo nacional e internacional. Seu principal objetivo é integrar os dados, informações e processos de uma empresa em um sistema único. Um dos problemas enfrentados atualmente pelos sistemas ERP é seu fraco design da interação comprometendo sua Usabilidade. O objetivo deste projeto é investigar as características das interações em sistemas ERP e propor um processo de design da interação que seja aderente aos processos de Engenharia de Software, onde as disciplinas que norteiam o desenvolvimento de Interfaces Humano-Computador sejam empregadas para melhorar a usabilidade dos sistemas ERP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Alexandre Alvaro - Integrante / Joelma Choma - Integrante / Daniela Beraldo - Integrante / QUINTALE, DIEGO - Integrante. Financiador(es): Empresa privada - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    5. 2012-2014. Uma Plataforma de Cidades Inteligentes baseada na Internet das Coisas
      Descrição: Hoje em dia a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é aplicada visando resolver os principais problemas comuns que as cidades em todo o mundo estão lidando, tais como transporte, segurança pública, energia, saúde, educação, água, catástrofes naturais, dentre outras. A junção de TICs com as infraestruturas e serviços de uma cidade a transforma gradativamente em uma Cidade Inteligente. Estas tecnologias emergentes, a Internet e uma gama de sensores que transformam os objetos do dia-a-dia em objetos inteligentes, permitem que a Internet das Coisas auxilie no processo de tornar as cidades mais inteligentes. Assim, a Internet das Coisas vem para auxiliar no processo de tornar as Cidades Inteligentes mais viáveis. Neste sentido, este projeto pretende investigar, propor, desenvolver e validar uma plataforma para cidades inteligentes baseada na internet das coisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Alexandre Alvaro - Coordenador / Fábio Verdi - Integrante / Kiev Santos da Gama - Integrante / silvio romero de lemos meira - Integrante / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: Hoje em dia a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é aplicada visando resolver os principais problemas comuns que as cidades em todo o mundo estão lidando, tais como transporte, segurança pública, energia, saúde, educação, água, catástrofes naturais, dentre outras. A junção de TICs com as infraestruturas e serviços de uma cidade a transforma gradativamente em uma Cidade Inteligente. Estas tecnologias emergentes, a Internet e uma gama de sensores que transformam os objetos do dia-a-dia em objetos inteligentes, permitem que a Internet das Coisas auxilie no processo de tornar as cidades mais inteligentes. Assim, a Internet das Coisas vem para auxiliar no processo de tornar as Cidades Inteligentes mais viáveis. Neste sentido, este projeto pretende investigar, propor, desenvolver e validar uma plataforma para cidades inteligentes baseada na internet das coisas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alexandre Alvaro - Coordenador / Vinicius Cardoso Garcia - Integrante / Silvio Romero de Lemos Meira - Integrante / Kiev Gama - Integrante / Fabio Luciano Verdi - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Alexandre Alvaro.
    6. 2011-2015. DataExplorer: Uma nova abordagem para analise de agrupamento
      Descrição: Descrição: Este projeto se refere ao desenvolvimento de uma nova abordagem para análise de agrupamento que possibilite a obtenção de uma variedade maior de clusters com potencial de fornecer informações úteis aos especialistas se comparadas com as técnicas tradicionais e mesmo com as mais recentes como ensembles de agrupamento e as estratégias multi-objetivo. A idéia é que se obtenha todos os (ou a maioria dos) clusters relevantes presentes em um determinado conjunto de dados, independente da estrutura mais complexa a que eles pertençam (ex. uma partição), em que nível de refinamento ou mesmo em que sub-espaço dos dados ocorram... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Tiemi Christine Sakata - Integrante / Fabio L Verdi - Integrante / Katti Faceli - Coordenador / Marcílio Carlos Pereira de Souto - Integrante / Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    7. 2010-2015. Aprendizagem eletronica colaborativa na Web 2.0
      Descrição: As atividades colaborativas têm sido parte do cotidiano das pessoas desde o passado remoto. Porém, a Web 2.0 e as redes sociais online tem motivado diversas áreas do conhecimento a concentrarem seus esforços no desenvolvimento de ambientes que estimulem ainda mais o trabalho colaborativo. Dentre as diversas áreas pode-se destacar a de aprendizagem eletrônica (e-learning) que tem emergido como uma solução não só para atender o ensino a distância como também dar suporte a diversas atividades presenciais. A aprendizagem colaborativa online pode ser vista uma estratégia de ensino-aprendizagem que permite que os atores envolvidos (alunos e docentes) possam determinar soluções para problemas e compartilhar percepções e entendimentos de forma que estes alicercem a construção do conhecimento. A utilização da Web como plataforma para busca de conteúdos e materiais tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos. A interface disponível para busca e os mecanismos de atualização destas interfaces são primordiais para a motivação do aluno em interagir com um ambiente. A Web 2.0 surge como um conceito cujo objetivo é fazer com que o ambiente online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização do conteúdo. Aplicações classificadas como Web 2.0 atendem um conjunto de princípios que a caracterizam. Dentre estes princípios pode-se destacar o uso da inteligência coletiva (o usuário agora passa a fazer parte do processo de elaboração do conteúdo) e a experiência rica do usuário(oferecer a sensibilidade, recursos e funcionalidades que se aproximam das aplicações desktop). O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar e produzir mecanismos e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento e a utilização de ambientes de aprendizagem eletrônica na Web 2.0. Dentre as linhas de interesse pode-se destacar: as redes sociais, desenvolvimento de interfaces com o usuário e desenvolvimento para dispositivos móveis. Este projeto possui intersecções com os projetos: "Des. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Fabio L Verdi - Integrante / Katti Faceli - Integrante / Alexandre Alvaro - Integrante / Guilherme Martins Torres - Integrante / Anderson Roque do Amaral - Integrante / Renan Lordello de Aguiar - Integrante. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 8
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    8. 2009-2016. Desenvolvimento de software para aplicacoes ubiquas
      Descrição: A adaptação de sistemas de software de acordo com as necessidades de interação do tem sido explorado nos últimos anos. Além da interação do usuário outro ponto fundamental está relacionado ao ambiente em que o usuário está inserido no momento da interação. A diversidade e heterogeneidade de dispositivos caracterizam a computação ubíqua. A computação ubíqua surgiu como o paradigma da Computação que tem por finalidade disponibilizar recursos e serviços a qualquer hora e em qualquer lugar, o que traz alguns desafios para a área de desenvolvimento de software. Dentre os desafios está permitir que o comportamento de aplicação seja configurável de acordo com o contexto em que a aplicação está inserida. É fundamental prover a área de desenvolvimento de software com mecanismos e ferramentas que permitam às aplicações trabalharem com ciência de contexto, dando flexibilidade para planejamento das variações que a aplicação pode ter durante sua execução. As aplicações ubíquas integram um tipo de domínio onde é possível adotar as abordagens de reúso de software, pois apresentam a necessidade de adaptação das aplicações de acordo com o contexto de execução, fomentando a necessidade se criar mecanismos que permitam reutilizar os artefatos para diferentes contextos. O objetivo deste projeto de pesquisa é produzir mecanismos e ferramentas que auxiliem o desenvolvimento de software que possam atender a computação ubíqua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Coordenador / Yeda Regina Venturine - Integrante / Fabio L Verdi - Integrante / José Fernando Rodrigues Júnior - Integrante / Katti Faceli - Integrante / Guilherme Augusto da Cruz Baldo - Integrante / Gabriel Silva Sorrentino - Integrante / Cauê Roberto Paiva Moresi - Integrante / Diego Heitzmann Quintale - Integrante / Alexandre Alvaro - Integrante / Ricardo Roberto Leme - Integrante / Ricardo Pezzotti Schefer - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 10
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    9. 2009-2012. Comunicacao Colaborativa: Estudo e Desenvolvimento de uma Arquitetura Sensivel ao Contexto para Aplicacoes Moveis
      Descrição: A diversidade de dispositivos disponíveis atualmente nos faz perceber uma tendência cada vez maior de que a miniaturização e a ubiqüidade já fazem parte da nossa vida cotidiana. A Internet, quando concebida há quase 40 anos atrás, não imaginava prover a conectividade global das mais diferenciadas ilhas de aplicações e conteúdos espalhados ao redor do planeta. Estas ilhas de aplicações não somente acessam informações através da Internet mas também estão adquirindo vida própria tornando a comunicação e interação cada vez mais localizada. Neste sentido, o termo comunicação colaborativa surge para representar as mais variadas formas de interação realizadas através dos dispositivos hoje disponíveis (PDAs, laptops, smartphones, etc.) em um escopo local. Exemplos deste tipo de cenário incluem a interação dos dispositivos para troca de conteúdos (músicas, filmes, arquivos, etc.), comunicação par-a-par e comunicação oportunística (redes de sensores e veiculares). Este projeto tem como objetivo investigar a comunicação colaborativa e entender os aspectos de interoperabilidade dos dispositivos levando-se em conta as diferentes aplicações e seu uso em cenários reais. Pretende-se estudar as diferentes tecnologias de comunicação incluindo Bluetooth e Wi-Fi e como tais tecnologias podem ser usadas para implementação de situações colaborativas. O projeto também tem como meta realizar experimentos reais no campus da Universidade Federal de São Carlos sediada em Sorocaba, estimulando os alunos do curso de Ciência da Computação a investirem na linha de pesquisa relacionada com comunicação colaborativa. Processo Num. 501192/2009-3. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Yeda Regina Venturine - Integrante / Fabio L Verdi - Coordenador / Gabriel Silva Sorrentino - Integrante / Tiago Pasqualini da Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
      Descrição: A diversidade de dispositivos disponíveis atualmente nos faz perceber uma tendência cada vez maior de que a miniaturização e a ubiqüidade já fazem parte da nossa vida cotidiana. A Internet, quando concebida há quase 40 anos atrás, não imaginava prover a conectividade global das mais diferenciadas ilhas de aplicações e conteúdos espalhados ao redor do planeta. Estas ilhas de aplicações não somente acessam informações através da Internet mas também estão adquirindo vida própria tornando a comunicação e interação cada vez mais localizada. Neste sentido, o termo comunicação colaborativa surge para representar as mais variadas formas de interação realizadas através dos dispositivos hoje disponíveis (PDAs, laptops, smartphones, etc.) em um escopo local. Exemplos deste tipo de cenário incluem a interação dos dispositivos para troca de conteúdos (músicas, filmes, arquivos, etc.), comunicação par-a-par e comunicação oportunística (redes de sensores e veiculares). Este projeto tem como objetivo investigar a comunicação colaborativa e entender os aspectos de interoperabilidade dos dispositivos levando-se em conta as diferentes aplicações e seu uso em cenários reais. Pretende-se estudar as diferentes tecnologias de comunicação incluindo Bluetooth e Wi-Fi e como tais tecnologias podem ser usadas para implementação de situações colaborativas. O projeto também tem como meta realizar experimentos reais no campus da Universidade Federal de São Carlos sediada em Sorocaba, estimulando os alunos do curso de Ciência da Computação a investirem na linha de pesquisa relacionada com comunicação colaborativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Fabio Luciano Verdi - Coordenador / Luciana Zaina - Integrante / Yeda Venturini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Luciano Verdi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. 3o. Melhor Artigo do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), SBC.. 2016.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    2. 1o. Lugar na Competição de Avaliação em IHC na Categoria Graduação no Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), SBC.. 2016.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    3. Artigo completo classificado entre os 5 melhores artigos do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software 2015 - SBES, SBC.. 2015.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.
    4. Best Paper Award in 16th International Conference on Distributed Multimedia Systems, Organized by Knowledge Systems Institute, USA... 2010.
      Membro: Luciana Aparecida Martinez Zaina.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (55)
    1. 15th International Conference on WWW/Internet 2016. Intensifying the development of web-based virtual museums for e-learning domain. 2016. (Congresso).
    2. 17th International Conference on Informatics and Semiotics in Organizations. 2016. (Congresso).
    3. 7º Workshop Brasileiro de Metodologias Ágeis. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    4. Workshop de Computação Desplugada - Conhecendo a Criptografia.VIII Semana da Computação e Tecnologia. 2016. (Encontro).
    5. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2016. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    6. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    7. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Um estudo exploratório comparativo sobre adaptação Web móvel em frameworks front-end na perspectiva dos usuários finais. 2016. (Simpósio).
    8. XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa. 2016. (Congresso).
    9. Bett Brasil e Educar 2015. Examinando a Aprendizagem em Dispositivos Móveis: um Novo Paradigma para Educação. 2015. (Congresso).
    10. Bett Brasil e Educar 2015. Qual é o impacto das redes sociais na educação? Uma parceria aluno-professor a favor da aprendizagem e da disseminação do conhecimento. 2015. (Congresso).
    11. IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.Comitê de Programa. 2015. (Seminário).
    12. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Uma Linha de Produto de Software para Construção de Museus Virtuais para Aprendizagem. 2015. (Simpósio).
    13. Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação.A natureza interdisciplinar do ensino de IHC. 2015. (Simpósio).
    14. Startup Weekend Education Sorocaba.Juri dos trabalhos para escolha da startup. 2015. (Outra).
    15. Women Techmakers.Oportunidades de pesquisa na Ciência da Computação - campus Sorocaba. 2015. (Encontro).
    16. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2015.Comitê de Programa. 2015. (Oficina).
    17. XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.membro da banca avaliadora do Workshop de Teses e Dissertações. 2015. (Simpósio).
    18. XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas ComputacionaisC).Comitê de Programa de Artigos Completos. 2015. (Simpósio).
    19. XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa Artigos Completos e Resumidos. 2015. (Simpósio).
    20. 3rd LTEC Workshop.Can the Online Social Networks Be Used as a Learning Tool? A Case Study in Twitter. 2014. (Simpósio).
    21. III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining.III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. 2014. (Simpósio).
    22. LA-WEB 2014. Comitê de Programa. 2014. (Congresso).
    23. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2014.Comitê de Programa. 2014. (Seminário).
    24. XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. The Present and Future of Educational Background on HCI: actions of the Academy and the Software Market. 2014. (Congresso).
    25. XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionaisais. Membro da Banca Avaliadora da Competição de Avaliação. 2014. (Congresso).
    26. XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas ComputacionaisC).Comitê de Programa - Artigos Resumidos e Competição de Avaliação em IHC. 2014. (Simpósio).
    27. XI SCELMA - Semana de Comércio Exterior, Logística e Meio Ambiente - FATEC.Sustentabilidade e TI: Muito além do TI verde. 2014. (Encontro).
    28. XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa. 2014. (Simpósio).
    29. 65a. Reunião Anual da SBPC.Comitê avaliador. 2013. (Encontro).
    30. Semana da Informática da ETEC Fernando Prestes.Experiência do Usuário - porque precisamos de softwares mais interativos. 2013. (Encontro).
    31. WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação. Desenvolvimento de Software Centrado no Usuário e o Empreendedorismo: uma Experiência na Computação. 2013. (Congresso).
    32. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud 2013. Membro do Comitê de Programa. 2013. (Congresso).
    33. XII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humano-Computador (IHC 2013).O Ensino de IHC Potencializando Ideias Empreendedoras. 2013. (Simpósio).
    34. XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2013. (Simpósio).
    35. XIX Simpósio Brasileiro de Web e Multimídea - Webmedia.Comitê de Programa do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica. 2013. (Simpósio).
    36. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Avaliador da Mostra de Software em Informática na Educação (MSIE). 2012. (Congresso).
    37. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012). Membro do Comitê de Programa. 2012. (Congresso).
    38. Workshop of Learning Technology for Education in Cloud (LTEC 2012).n Approach for Supporting P2P Collaborative Communication Based on Learning Profile. 2012. (Simpósio).
    39. XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2012. (Simpósio).
    40. 18a. Semana de Tecnologia da Fatec Sorocaba.Sustentabilidade e TI: muito além do TI Verde. 2011. (Simpósio).
    41. CBSoft. 2011. (Congresso).
    42. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações. 2011. (Simpósio).
    43. 28th ACM International Conference on Design of Communication. Model Driven RichUbi - A Model Driven Process for Building Rich Interfaces of Context-Sensitive Ubiquitous Applications. 2010. (Congresso).
    44. 62a. Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Revisora de Trabalhos. 2010. (Encontro).
    45. 7o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2010. (Congresso).
    46. IADIS Informatics 2010 Conference. Participação do Comitê Científico. 2010. (Congresso).
    47. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa do Workshop de Teses e Dissertações. 2010. (Congresso).
    48. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Comitê de Programa de Artigos Completos e Artigos Resumidos. 2010. (Congresso).
    49. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2010. (Simpósio).
    50. Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social. 2010. (Outra).
    51. 6o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2009. (Congresso).
    52. 6o. CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. Participação do Comitê Científico. 2009. (Congresso).
    53. IADIS International Conference WWW/Internet 2009. Learning Objects Retrieval From Contextual Analysis Of User Preferences To Enhance E-Learning Personalization. 2009. (Congresso).
    54. I Encontro Nacional de Informática e Educação - ENINED 2009.Participação do Comitê Científico. 2009. (Encontro).
    55. Semana de Tecnologia da Fatec - Itu.Desenvolvimento de Linha de Produto para Computação Ubíqua. 2009. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. BOSCARIOL, C. ; ZAINA, L. A. M.. VII Workshop sobre Ensino em IHC (WEIHC). 2016. Congresso
    2. BOSCARIOL, C. ; ZAINA, L. A. M. ; BIM, S. A.. Workshop sobre Ensino de IHC. 2015. Congresso
    3. ZAINA, L. A. M.; BRANDAO, L.. Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica - Webmedia. 2012. Congresso
    4. ZAINA, L. A. M.; ALVARO, A. ; SAKATA, T. C.. SeCoT 2011 - III Semana da Computação Tecnologia: Computação e Sustentabilidade. 2011. Outro
    5. ALVARO, A. ; ZAINA, L. A. M. ; OIWAKA, M. K. ; KON, F. ; GEROSA, M. A. ; GOLDMAN, A.. V Workshop para Introdução do Reúso de Software em Empresas. 2010. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53