Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Nataly Carvalho Lopes

Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras. Atua principalmente nos cursos de licenciatura em Física, Química e Biologia, além do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta instituição. Possui doutorado em educação para as ciências pelo programa de pós-graduação em educação para as ciências da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru, instituição pela qual também defendeu sua dissertação de mestrado na mesma área. É graduada em licenciatura em física, pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS-unesp (2007). Como docente atua nas disciplinas referentes ao ensino de ciências, como Metodologia e Prática de Ensino de Física, Estágio Supervisionado e Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências. Desenvolve pesquisas em ensino de ciências sob o enfoque das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, voltado aos debates de questões sociocientíficas em uma perspectiva crítica. Recentemente, tem se inserido nos estudos sobre a formação de professores segundo a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Participa ativamente do grupo de pesquisa ?Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa? e "Educação em Ciências e Matemática no contexto CTS" e é revisora de diversos periódicos científicos da área de ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0285391776145231 (04/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera km 174 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432587 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br/dcnme/apresentacao/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-Atual. Pratica docente como inovacao cientifica e tecnologica: o uso de materiais didaticos experimentais no ensino de questoes sociocientificas
      Descrição: Este projeto visa desenvolver inovação científica e tecnológica no âmbito das novas metodologias e materiais de ensino de ciências, que estejam atentos para as questões sociocientíficas atuais, além de recolher e interpretar informações sobre as potencialidades destes materiais no ensino de ciências. Diante das propostas e pesquisas realizadas no âmbito das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (chamado movimento CTSA) na educação em ciências, as questões sociocientíficas aparecem como proposta de efetivação dos pressupostos deste movimento nos currículos. Entretanto, no Brasil, é inexpressiva a evolução com respeito às propostas de trabalho em sala de aula, materiais didáticos e paradidáticos, experimentos e currículos que abordem estas temáticas na educação básica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal desenvolver produtos de inovação na educação em ciências voltados para a abordagem de questões sociocientíficas. Para tanto, elegemos uma série de temas, atividades, conteúdos e experimentos que podem ser desenvolvidos e trabalhados por professores e alunos. Propomos assim, que um aluno dos cursos de licenciaturas em física, química e biologia, da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras, um técnico de laboratório e docentes destes cursos, possam elaborar em conjunto, os materiais didáticos propostos, além pesquisar sobre as potencialidades e as limitações deste tipo de material para a formação em ciências. Assim, esperamos que a inovação científico-tecnológica esteja relacionada às novas práticas de ensino relacionadas às questões sociocientíficas, mas que sejam subsidiadas por materiais que, normalmente, não estão disponíveis aos professores da educação básica e são distantes da vida escolar dos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Nataly Carvalho Lopes - Coordenador / Tathiane Milaré - Integrante / Paulo Cesar Faria - Integrante / Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Aline de Almeida Soares - Integrante.
      Membro: Nataly Carvalho Lopes.
    2. 2014-2016. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia
      Descrição: Subprojeto de Física no ensino médio, com o trabalho com as questões sociocientíficas nos entornos da escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (21) . Integrantes: Nataly Carvalho Lopes - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Nataly Carvalho Lopes.
      Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O subprojeto de Física tem como principal finalidade a formação de professores, inicial e em serviço, para o trabalho com as questões sociocientíficas em sala de aula. Esta formação visa que os professores conheçam a sua realidade, elaborem currículos e sequências didáticas de acordo com as questões problemáticas locais que envolvam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, com isso, contribuam para a alfabetização científico-tecnológica de seus alunos. Além disso, espera-se que as ações realizadas influenciem na melhoria do IDEB da escola e no impacto da universidade e da escola nas comunidades locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Estéfano Vizconde Veraszto - Coordenador / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Estefano Vizconde Veraszto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Vida e Morte de um programa de formação de professores de ciências: a importância da constituição e da manutenção dos grupos. 2017. (Congresso).
      2. ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Os programas federais de fomento à formação de professores: diálogos possíveis e implicações na realidade. 2015. (Encontro).
      3. I Workshop de Investigación en la Formación Inicial de Profesores de Quimica Y Primer encuentro de pequeños grupos de investigación: investigación en la interfaz universidad-escuela.O PGP de Arealva no âmbito do Projeto Observatório e no desenvolvimento de sequências didáticas abordando questões sócio científicas na educação básica. 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. LOPES, N. C.. II Encontro entre Universidade e Escola. 2014. (Outro).. . 0.
      2. LOPES, N. C.. XII Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. 2010. (Outro).. . 0.
      3. LOPES, N. C.. VI Encontro de Prática de Ensino de Física. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55