Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Tathiane Milare

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4030661520659155 (23/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Universidade Federal de São Carlos Jardim Residencial Pedras Preciosas 13604900 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35437606 URL da Homepage: www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2014-Atual. Aspectos da formacao inicial de professores a partir do trabalho com as questoes sociocientificas em disciplinas da area de ensino em cursos de Licenciatura em Fisica e em Quimica
      Descrição: Este projeto visa investigar as potencialidades e os problemas que podem decorrer de novas práticas de ensino na formação inicial de professores de ciências. Estas novas práticas estão relacionadas à abordagem das questões sociocientíficas, aos objetivos do Ensino das Ciências na Educação Básica, à contextualização do conhecimento científico, à interdisciplinaridade, ao uso da experimentação e à articulação entre teoria e prática nas aulas de disciplinas das áreas de ensino de ciências. Tais abordagens sugerem que os licenciandos levantem questões sociocientíficas nos entornos das escolas e sociedades em que se inserem, compreendam aspectos de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente relacionados às questões, proponham currículos e ações para o desenvolvimento destas questões em sala de aula e, possam compreender como é possível desenvolver e aperfeiçoar a prática docente junto à pesquisa em ensino de ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tathiane Milaré - Coordenador / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Tathiane Milare.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Paraninfa da II Turma de Licenciatura em Química UFSCar Araras, Universidade Federal de São Carlos.. 2015.
      Membro: Tathiane Milaré.
    2. Nome de turma do curso de Licenciatura em Química, Universidade Estadual de Ponta Grossa.. 2014.
      Membro: Tathiane Milaré.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A Pesquisa em Ensino de Química nas Dissertações e Teses da UFSCar (2006-2015). 2017. (Congresso).
    2. IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Química dos esmaltes: uma proposta de ensino baseada em situação problema real. 2017. (Encontro).
    3. XV Evento de Educação em Química. 2017. (Congresso).
    4. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química: diferentes olhares. 2016. (Encontro).
    5. Reunião Anual da SBPC. Compreensões sobre os elementos das questões sociocientíficas nas propostas de práticas de ensino de licenciandos. 2015. (Congresso).
    6. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Química, pra que te quero? Argumentos de licenciandos na perspectiva da Alfabetização Científica. 2015. (Encontro).
    7. XIII Evento de Educação em Química.Membro da Comissão Científica. 2015. (Encontro).
    8. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. 2014. (Congresso).
    9. II Semana das Licenciaturas.Mesa-redonda "Espaços não formais de educação". 2014. (Encontro).
    10. XII Evento de Educação em Química.Membro da comissão científica. 2014. (Encontro).
    11. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio: análise de sua abordagem e influências do PNLEM. 2014. (Encontro).
    12. 1° Encontro Paranaense de grupos PIBID-Química.Membro da Comissão Científica. 2013. (Encontro).
    13. 1ª Semana Acadêmica de Química. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).
    14. III Congresso Paranaense em Educação Química. Discutindo sobre o Ensino de Química e a experimentação em Ciências do 9° ano do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).
    15. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.LinguagemeCogniçãonasDissertaçõeseTesessobreEnsinodeQuímicadaUSP(2006‐2009). 2013. (Encontro).
    16. XI Evento de Educação em Química. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).
    17. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudo dos procedimentos e referenciais metodológicos das Dissertações e Teses sobre Ensino de Química da USP (2006-2009). 2013. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MILARÉ, T.; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M. ; LOPES, N. C. ; CALZOLARI-NETO, A.J ; VERASZTO, E.V.. II Encontro Universidade Escola, I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID e I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas. 2014. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Tathiane Milaré ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (4.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BOZZINI, I. C. T.; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCAR-Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (3.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (3.0)
      1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (2.0)
      1. FURLAN, E. G. M. ; MILARÉ, T.. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (2004-2005). Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química, v. 8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Nataly Carvalho Lopes (2.0)
      1. LOPES, N. C. (Org.) ; MILARÉ, T. (Org.). Formação de professores de ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. v. 1, p. 196.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MILARE, T. ; LOPES, N. C.. Compreensões sobre os elementos das questões sociocientíficas nas propostas de práticas de ensino de licenciandos. Em: 67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. Anais da 67 Reunião Anual da SBPC, v. 67, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula (1.0)
      1. MILARE, T. ; FRANCISCO, Kelly Roberta. ?Química, pra que te quero??: argumentos de licenciandos na perspectiva da Alfabetização Científica. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Tathiane Milaré ⇔ Roselena Faez (1.0)
      1. REBESSI, A. C. ; MILARÉ, T. ; FAEZ, R.. Polímeros condutores: uma proposta de transposição didática. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, p. 43-46, issn: 2359-6643, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57