Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Anselmo Joao Calzolari Neto

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Educação também pela UFSCar. Atualmente é professor Adjunto 1 da UFSCar, campus de Araras, atuando na graduação, nos cursos de Licenciatura em Física, em Química e em Ciências Biológicas e Bacharelado em Agroecologia, e na Pós-Graduação em Educação em Ciências (disciplinas e orientação mestrado). Integra o grupo de pesquisa Educação em Ciências da Natureza, atuando na linha de Formação de Professores de Ciências e Biologia e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, campus São Carlos, atuando nas linhas: Aprendizagem Dialógica e ações comunicativas, Processos de Ensino e de Aprendizagem e Feminismo Dialógico, Novas Masculinidades e Relações de Gênero. Integra a equipe de Coordenadores de Área em subprojeto de Biologia do PIBID-UFSCar. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em Didática e Formação de Professores, investigando a Aprendizagem da Docência e processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Biologia, em educação formal e não-formal, regular e EJA, com enfoque na Aprendizagem Dialógica e estudos interculturais (etnia, raça, gênero, sexualidade, religiosidade, classe social). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4906309581958797 (23/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. AC Araras Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432894
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2015-Atual. O ENSINO E A DIFUSAO DA BOTANICA NO BRASIL
      Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    2. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao Inicial de Professores da area de Ciencias da Natureza
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras. Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. IX Seminário de Teses e Dissertações do PPGE UFSCar.Debatedor de projetos. 2017. (Seminário).
      2. XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).Evidências de Política da Presença e Interseccionalidade em percepções de licenciandas negras sobre a Educação da relações étnicas e raciais e a formação inicial de professores de Ciências. 2017. (Encontro).
      3. III Congresso Nacional de Formação de Professores. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. 2016. (Congresso).
      4. III Congresso Nacional de Formação de Professores. Coordenador de sessão de relatos de experiência. 2016. (Congresso).
      5. II Semana das Licenciaturas (IF Sul de Minas- campus Inconfidentes) - Educação em debate: Reflexões Contemporâneas.Minicurso: Marcadores Identitários no Ensino de Ciências - gênero, raça, etnia, orientação sexual, religiosidade e classe. 2016. (Outra).
      6. XVIII ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino).Aprendizagem da docência nos portifólios reflexivos de licenciandos do PIBID. 2016. (Encontro).
      7. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade Cultural Indígena e processos de ensino e aprendizagem de.As Ações Afirmativas na UFSCar e os estudantes indígenas. 2015. (Simpósio).
      8. Semana da Agroecologia.Perspectivas para Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia. 2015. (Encontro).
      9. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem.Comissão Científica do Evento. 2015. (Encontro).
      10. X Encontro Ibero-americano de Educação.O Estágio de Regência na aprendizagem da docência em Química e em Biologia. 2015. (Encontro).
      11. II Congresso Nacional de Formação de Professores. Cursos de Licenciatura em Química e em Biologia: etapa fundamental para aprendizagem pedagógica e início da profissão docente. 2014. (Congresso).
      12. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.avaliador de trabalhos. 2014. (Encontro).
      13. 1ª Semana dos Estudantes de Biologia da UFSCar Araras.Multiculturalismo e Aprendizagem da Docência: construindo conhecimentos para o ensino de Ciências da Natureza. 2013. (Encontro).
      14. 2º Encontro de Ensino de Ciências Naturais.A dimensão política da prática pedagógica em Ensino de Ciências para as séries iniciais do EF e os conteúdos de ensino. 2013. (Encontro).
      15. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - campus de Araras e a perspectiva CTS. 2013. (Congresso).
      16. Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA). Potencial Multicultural observado em práticas pedagógicas de educação de jovens e adultos no ensino de ciências da natureza. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. MELLO, R. R. ; BENTO, P. G. ; BRAGA, F. M. ; MARIGO, A. C. ; CONSTANTINO, F. L. ; CALZOLARI, A.. V Encontro de Comunidades de Aprendizagem - Comissão Científica. 2015. Outro
      2. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade: diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      3. FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; LOPES, N. ; CALZOLARI, A. ; VERASZTO, E. V.. II Encontro entre Universidade e Escola, I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID e I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas. 2014. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (6.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS. O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA. LAPLAGE EM REVISTA. v. 2, p. 42-50, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BOZZINI, I. C. T.; CALZOLARI-NETO, A. J.. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 03, p. 2892-2901, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (4.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do Professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências (LASERA), 2013, Manaus/AM. LASERA, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (3.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA: ETAPA FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM PEDAGÓGICA E INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. Em: II Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, p. 191, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Anselmo João Calzolari Neto ⇔ Tathiane Milaré (3.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48