Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Isabela Custodio Talora Bozzini

Possui graduação em: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994/1995) Licenciatura Plena em Pedagogia pela Fundação Educacional de Guaxupé (2003), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras. Responsável pelas disciplinas de Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia e Metodologia de Ensino de Biologia, ambas para o curso de Ciências Biológicas. Já foi Coordenadora de Área e de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID-UFSCar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de biologia, perspectiva CTS e trabalho coletivo entre professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0853746645322544 (22/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera KM174 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (019) 35432586 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. O ENSINO E A DIFUSAO DA BOTANICA NO BRASIL
      Descrição: Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Integrante / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
      Descrição: O projeto objetiva estudar meios formais e não formais de difusão da Botânica no Brasil. Entende-se por meio formal o ensino de Botânica no Ensino Básico e Superior e por meio não formal os demais processos de difusão do conhecimento botânico. O ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os estudos de Ciências e de Biologia. Em geral, os docentes do Ensino Fundamental e Médio não se sentem seguros em abordar este tema e muitas vezes alegam não terem acesso a informações confiáveis que tornem as aulas de Botânica mais interessantes para os alunos. Assim, esses professores não se sentem qualificados para abordar o tema em aula, seja por falta de informação, seja por falta de uma formação acadêmica adequada. No entanto, se o docente de Ensino Fundamental e Médio, durante seus estudos de graduação, tiver oportunidade de desenvolver trabalhos práticos, de baixo custo e que envolvam a comunidade como um todo, o conhecimento botânico poderá ser compartilhado, tanto por parte do dos licenciados (futuros docentes) como por parte de seus respectivos alunos e a comunidade de forma geral. Por fim, há uma dificuldade em relacionar o conhecimento botânico científico e o conhecimento popular sobre plantas. O principal uso de plantas no Brasil é para fins medicinais, que também o mais estudado. Há, porém, outros usos populares de plantas, como em rituais religiosos, para fins de ornamentação, para alimentação, entre outros. Estes usos, assim como o uso de plantas medicinais, são muitas vezes transmitidos de geração em geração, entre integrantes de um grupo ou família ou mesmo em interações sociais que não o meio escolar, sendo inclusive desconsiderado durante o ensino formal. Assim, trata-se de um meio não formal de ensino de Botânica, não menos importante do que aquele que ocorre durante o Ensino Básico e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Integrante / Renata Sebastiani - Coordenador.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.
    2. 2015-Atual. Impactos do PIBID na Formacao Inicial e Continuada dos Professores e nas escolas parceiras
      Descrição: Este projeto visa identificar os impactos do PIBID na: - formação inicial dos docentes, principalmente no que tange a aprendizagem da docência; -formação continuada dos docentes das escolas parceiras; -escola parceira que recebe os licenciandos, na visão de gestores, funcionários, estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Tathiane Milaré - Integrante / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Estéfano Visconte VERASZTO - Integrante / Renata Sebastiani - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Silvana Perissatto Menghin - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
    3. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao Inicial de Professores da area de Ciencias da Natureza
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras. Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Isabela Custódio Talora Bozzini - Coordenador / Anselmo João CALZOLARI-NETO - Integrante / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Isabela Custodio Talora Bozzini.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos estágios curriculares e de iniciação a docencia (PIBID) na formaçao de professors dos cursos de química, física e ciências biológicas da UFSCar/Araras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras. Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. As contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de ciências na voz de ex bolsistas. 2017. (Congresso).
      2. Roda de Conversa: Acesso, Permanência e Evasão do VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - ?Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar?.Roda de Conversa: Acesso, Permanência e Evasão. 2017. (Seminário).
      3. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As Contribuições do PIBID para a Formação Inicial de Professores de Ciências/Biologia segundo ex-bolsistas. 2017. (Encontro).
      4. "VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR. 2016. (Encontro).
      5. IV Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid. 2016. (Encontro).
      6. IV Encontro Universidade e Escola III Encontro PIBID UFSCar campus Araras II Workshop de estágio supervisionado II Mostra de Materiais Didáticos - Momadilic 2016.O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência na UFSCar. 2016. (Encontro).
      7. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de EnsinoDidática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBID". 2016. (Congresso).
      8. Atuações Educativas de êxito em Comunidades de Aprendizagem. 2015. (Outra).
      9. X Encontro Ibero-americano de Educação.O Estágio de Regência na aprendizagem da docência em Química e em Biologia. 2015. (Encontro).
      10. 9° Semana de Estudos da Biologia.A perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Biologia. 2014. (Outra).
      11. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. CONFIGURAÇÃO DA BASE DE CONHECIMENTO PARA O ENSINO NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSCAR-ARARAS. 2014. (Congresso).
      12. Semana da Biologia.A perspectiva CTS no Ensino de Ciências e Biologia. 2014. (Outra).
      13. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
      14. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCar - campus de Araras e a perspectiva CTS. 2013. (Congresso).
      15. Encontro de Estágio de Docência de Licenciandos em Ciências Biológicas.Os estágios de docência em biologia: problemas e possibilidades. 2013. (Encontro).
      16. VI Workshop de Grupos de Pesquisa.Educação em Ciências da Natureza. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. CALDEIRA, A. D. ; HELMER, E. A. ; BOZZINI, I. C. T. ; MONTEIRO, R. B. ; SILVA, Eduardo Pinto e. VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar - ?Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar?. 2017. Outro
      2. LOPES, N. C. ; MILARE, T. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. IV Encontro Universidade e Escola VI Encontro PIBID UFSCar campus Araras II Workshop de estágio supervisionado II Mostra de Materiais Didáticos - Momadilic 2016. 2016. Outro
      3. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade - Diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      4. BOZZINI, I. C. T.; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; LOPES, N. C. ; FURLAN, E. G. M. ; VERASZTO, E. V.. II Encontro entre Universidade e Escola; I Workshop de Estágio Docente e Encontro do PIBID; I Mostra de Materiais Didáticos das Licenciaturas da UFSCar de Araras. 2014. Outro
      5. BOZZINI, I. C. T.; FABRICIO, T. M. ; SANTOS, M.. Encontro de Estágio de Docência de Licenciandos em Ciências Biológicas. 2013. Outro
      6. CORREA, J. C. ; Martins, V. F. ; BOZZINI, I. C. T. ; Agostini, K.. I Semana de Estudos da Biologia. 2013. Outro
      7. FREITAS, D.; BOZZINI, I. C. T. ; FABRICIO, T. M. ; CALDEIRA, Ademir Donizeti ; PIERSON, A. H. C. ; SANTOS, Mariana dos. Workshop de Formação de Professores. 2013. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (6.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, ANSELMO JOÃO ; BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS. O ESTÁGIO DE REGÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA. LAPLAGE EM REVISTA. v. 2, p. 42-50, issn: 2446-6220, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. BOZZINI, I. C. T.; CALZOLARI-NETO, A. J.. ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA EM PORTFÓLIOS REFLEXIVOS ELABORADOS POR BOLSISTAS PIBID. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), v. 03, p. 2892-2901, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Tathiane Milaré (4.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BOZZINI, I. C. T.; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V.. Perfil do professor a ser formado nos cursos de Licenciatura em Química, em Física e em Biologia na UFSCAR-Campus de Araras e a perspectiva CTS. Em: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Denise de Freitas (3.0)
        1. BOZZINI, I. C. T.; FREITAS, Denise de. O TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA: TRÊS ESTUDOS SOBRE O HTPC/ATPC. INTERCIÊNCIA & SOCIEDADE. v. 3, p. 60-71, issn: 2236-0468, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FREITAS, Denise de ; PRUDENCIO, C. A. V. ; BOZZINI, I. C. T.. Estudo de dois museus de ciências brasileiros problematizados a partir da perspectiva CTS e paradigma da complexidade. Enseñanza de las Ciencias. v. 1, p. 973-978, issn: 0212-4521, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FABRICIO, T. M. ; MIRANDA, Elisangela Matias ; BOZZINI, I. C. T. ; FREITAS, D.. Um olhar CTS sobre a história da ciência nos conteúdos de Genética dos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD. Em: Congresso Ibero-Americano de Ciência, v. 1, p. 1-11, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (3.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBID'. Em: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), p. 1-12, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (3.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de Professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 59-70.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BOZZINI, I. C. T. ; MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, Anselmo João ; VERASZTO, E. V.. PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS E A PERSPECTIVA CTS. Em: Nataly Carvalho Lopes; Tathiane Milaré. (Org.). Formação de professores de Ciências: propostas de pesquisa, ensino e extensão nas licenciaturas. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.v. 1, p. 125-140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Renata Sebastiani (1.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; BOZZINI, I. C. T. ; CALZOLARI-NETO, A. J.. O ensino de Botânica a partir da abordagem filogenética na formação inicial docente. Em: 66o Congresso Nacional de Botânica, 2015, Santos. Anais do 66o Congresso Nacional de Botânica. Santos, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Isabela Custódio Talora Bozzini ⇔ Roberta Cornélio Ferreira Nocelli (1.0)
        1. SILVA, L. C. D. ; NOCELLI, R. C. F. ; BOZZINI, I. C. T.. Abordagem de células em materiais didáticos. Ciência, Tecnologia & Ambiente. v. 1, p. 28-34, issn: 2359-6643, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51