Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Elaine Gomes Matheus Furlan

Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos, desenvolvendo pesquisas sobre: formação de professores, cultura escolar e estudantil, professores iniciantes, processos de socialização e construção de identidade profissional, políticas educacionais na América Latina. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3179865576965852 (11/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera, km174 - SP 330 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (16) 981913733 URL da Homepage: http://cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-2015. Graduacao e Pos-Graduacao: inovacao na area da metrologia em quimica e qualidade analitica -Undergraduate and Postgraduate: innovation in the area of metrology in chemistry and analytical quality.
      Descrição: Proposta de Convênio a ser estabelecido entre o IBILCE-UNESP e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, PT, advindo das atividades desenvolvidas em Lisboa dentro do Edital PROGRAMA DE GRADUAÇÃO INOVADORA-PROGRAD: PDI - PROGRAMA 7, AÇÃO 3, META 1 - PROPG: 14, AÇÃO 2, META 6. No sentido de esclarecer, somos uma equipe de Docentes a qual vem trabalhando na difusão cultural da metrologia em química e qualidade, desde os anos 1998, com a nossa participação no Sub-Comitê Brasileiro de Metrologia em Química, ligado ao CONMETRO, como representantes da UNESP. A equipe envolve Docentes dos Institutos da UNESP: IBILCE-Rio Preto; IQCAr.; FCFAr.; e desenvolvemos disciplinas em nível de Graduação e de Pós-Graduação. Neste sentido, nossa proposta de trabalho junto a FC-UL busca o inter-relacionamento com a equipe de Docentes da Universidade de Lisboa especificamente o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências, Portugal, coordenada pela Profa. Dra. Filomena Camões, Presidente da divisão de Química Analítica da IUPAC (2012-2013), e autoridade na área da metrologia e da qualidade. A equipe atua em nível europeu junto a EURACHEM, ao IRMM, ao JRC, dentre outros. A equipe atua na área de metrologia em química e qualidade e são responsáveis pela realização das atividades do TrainMiC(R) - Portugal, Training in Metrology in Chemistry, cuja Presidente é a Dra. Cristine Oliveira, membro da equipe; esta atividade visa a disseminação da metrologia não só nas universidades portuguesas mas também nas empresas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Ossamu Hojo - Integrante / Fernando Luis Fertonani - Coordenador / Iêda Aparecida Pastre - Integrante / José Paschoal Batistuti - Integrante / Lidia Maria de Almeida Plicas - Integrante / Cecília Cristina Marques dos Santos - Integrante / BRUNO TREVIZAN FRANZIN - Integrante / Raquel Guttierres Gomes - Integrante / Vera Aparecida de Oliveira Tiera - Integrante / Heliara Lopes do Nascimento - Integrante / Vera Ponçano - Integrante / Cristina Maria Roque Ramiro de Oliveira - Integrante / Ricardo Jorge Neves Bettencourt Silva - Integrante / Filomena Camões - Integrante.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    2. 2015-Atual. A formacao de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores -Teacher training in the context of diversity and inclusive assumptions: a look at trainers
      Descrição: O projeto pretende analisar a formação e práticas de docentes universitários atuantes em cursos de licenciatura no que tange ao respeito à diversidade e aos pressupostos inclusivos. Para isso compreende os seguintes objetivos específicos: analisar os projetos pedagógicos e grades curriculares dos cursos de licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas do Campus Araras da UFSCar e da UNIFAL-MG no que concerne à temática de educação inclusiva/especial; analisar a formação dos docentes dos referidos cursos de licenciatura no que se refere à discussão de temáticas pertinentes à educação inclusiva/especial; identificar e analisar as significações dos docentes universitários sobre o processo inclusivo; identificar e analisar práticas inclusivas desenvolvidas pelos docentes universitários que se vinculem a formação dos licenciandos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Daniele Lozano - Integrante / Paulo Cezar de Faria - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
    3. 2015-Atual. O papel dos estagios na formacao inicial de professores da area de ciencias da natureza -The role of internships in the initial training of teachers in the field of natural sciences
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel dos estágios curriculares e de iniciação a docencia (PIBID) na formaçao de professors dos cursos de química, física e ciências biológicas da UFSCar/Araras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante / Anselmo J. Calzolari Neto - Integrante / Isabela C. T. Bozzini - Coordenador.
      Membro: Elaine Gomes Matheus Furlan.
      Descrição: Este projeto visa investigar o papel do Estágios: Curriculares e de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos professores dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFSCar de Araras. Pretende-se compreender como essas atividades colaboram para o Desenvolvimento e Inserção Profissionais de nossos alunos na profissão docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anselmo João Calzolari Neto - Integrante / Isabela Custodio Talora Bozzini - Coordenador / Elaine Gomes Matheus Furlan - Integrante.
      Membro: Anselmo Joao Calzolari Neto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. Roda de conversa: relações de gênero e sexualidade UFSCar.Conversation wheel: gender relations and sexuality UFSC. 2017. (Encontro).
      2. VII Semana da Química. ducação Inclusiva nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas da Região Nordeste do Brasil. 2017. (Congresso).
      3. 3o. Congresso Internacional sobre Teoria Histórico-Cultural e 15a. Jornada do núcleo de ensino de Marília. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. 2016. (Congresso).
      4. III Congresso Nacional de Formação de Professores/XVIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores. O CONTEXTO HISTÓRICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Congresso).
      5. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOS DO PIBID. 2016. (Congresso).
      6. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. A produção sobre jogos didáticos no ENEQ (2008-2012). 2016. (Congresso).
      7. I Simpósio de Interculturalidade. 2015. (Simpósio).
      8. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2015. (Congresso).
      9. XIII Evento de Educação em Química. Atividades Lúdicas e Jogos Educativos No Ensino de Química: Panorama Geral dos Trabalhos Apresentados No ENEQ (2008-2012). 2015. (Congresso).
      10. II Encontro entre universidade e escola; I Workshop de Estágio su Docente; I Encontro PIBID; I mostra de materiais didáticos das licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Encontro).
      11. II Encontro entre universidade e escola; I Workshop de Estágio su Docente; I Encontro PIBID; I mostra de materiais didáticos das licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Encontro).
      12. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - por uma revolução no campo da formação de professores re. 2014. (Congresso).
      13. X Seminário Internacional REDESTRADO. 2014. (Congresso).
      14. XVII ENDIPE. 2014. (Congresso).
      15. III Semana da Química - UFSCar. 2013. (Outra).
      16. XI Evento de Educação em Química. 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. FURLAN, E. G. M.. VI Semana da Química/CCA/UFSCar Araras. 2016. (Outro).. . 0.
      2. FURLAN, E. G. M.. XIV Evento de Educação em Química. 2016. (Congresso).. . 0.
      3. SEBASTIANI, R. ; CALZOLARI, A. ; BOZZINI, I. C. T. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; NOCELLI, R. C. F.. I Simpósio de Interculturalidade: diversidade cultural indígena e processos de ensino e aprendizagem. 2015. Outro
      4. SANTOS JUNIOR, J. B. ; MILARE, T. ; FURLAN, E. G. M.. VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química. 2015. Congresso
      5. FURLAN, E. G. M.. II Encontro entre Universidade e Escola; I Workshop de Estágio Docente; I Encontro PIBID; I Mostra de materiais didáticos das Licenciaturas UFSCar Araras. 2014. (Congresso).. . 0.
      6. FURLAN, E. G. M.. XII Evento de Educação em Química. 2014. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Anselmo João Calzolari Neto (3.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; FURLAN, E. G. M.. CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA: ETAPA FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM PEDAGÓGICA E INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE. Em: II Congresso Nacional de Professores e 12 Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, p. 191, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Isabela Custódio Talora Bozzini (3.0)
        1. BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA ; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS ; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. v. 3, p. 286-298, issn: 2447-4223, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CALZOLARI NETO, A. J. ; BOZZINI, I. C. T. ; FURLAN, E. G. M.. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NOS PORTFÓLIOS REFLEXIVOS DE LICENCIANDOSDO PIBID'. Em: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), p. 1-12, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Tathiane Milaré (2.0)
        1. FURLAN, E. G. M. ; MILARÉ, T.. 11 anos de Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (2004-2005). Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisas em Ensino de Química, v. 8, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Estéfano Vizconde Veraszto (1.0)
        1. MILARE, T. ; CALZOLARI-NETO, A. J. ; VERASZTO, E. V. ; FURLAN, E. G. M. ; BOZZINI, I. C. T.. Configuração da base de conhecimento para o ensino na estrutura curricular dos cursos de licenciatura da UFSCar-Araras. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 2/12, p. 2046-2057, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Elaine Gomes Matheus Furlan ⇔ Paulo Cezar de Faria (1.0)
        1. BAZON, F. V. M. ; GOMES, C. ; LOSANO, D. ; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C.. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. Em: 3o Congresso Internacional sobre Teoria Histórico Cultural e 15ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50