Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Paulo Cezar de Faria

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professor de Matemática em escolas públicas e privadas, tanto no nível fundamental como no nível médio. Elaborou e ministrou cursos de formação continuada para professores de Matemática, em todas as regiões do país. Assessorou autores na elaboração de livros didáticos de Matemática para um sistema de ensino. Escreveu livros didáticos para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio. Foi professor do departamento de Matemática da UFRN (Universidade Federal do Rio grande do Norte) onde exerceu atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN onde orientou a elaboração de dissertações de mestrado. Foi coordenador do projeto institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da UFRN. Foi coordenador do Laboratório de Ensino da Matemática da UFRN. Coordenou a equipe responsável pela reelaboração do Projeto Pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFRN. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no campus de Araras-SP. Nesta Instituição exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Exerceu a coordenação do subprojeto de Ciências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Exerceu a coordenação de um projeto aprovado no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), por meio do qual cinco estudantes do curso de Licenciatura em Física estudam na Universidade de Aveiro - Portugal. Exerceu também a coordenação do curso de Licenciatura em Física. Orientou a elaboração de monografias para a conclusão de curso. Participou do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus São Carlos-SP. Nesta mesma instituição, no campus Araras-SP, participa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3630521378837174 (18/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação. Rodovia Anhanguera, km 174 - SP-330 Centro 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432610 Ramal: 2585 Fax: (19) 35432602 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2013-2015. Licenciatura internacional - possibilidades de aprimoramento da iniciacao a docencia.
      Descrição: Desenvolvimento de uma investigação acerca das possibilidades e dos limites para o aprimoramento da formação inicial no âmbito da licenciatura em física.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador / Alexandre Colato - Integrante / João Teles de Carvalho Neto - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
      Descrição: Estabelecimento de parceria com a Universidade de Aveiro-Portugal, visando oportunizar aos estudantes do curso de licenciatura em física, da UFSCar ? campus Araras-SP, vivenciar diferentes metodologias de ensino e novas modalidades de avaliação da aprendizagem, bem como interagir e constituir novos processos formativos na interação com um país europeu.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: João Teles de Carvalho Neto - Integrante / Paulo Cézar de Faria - Coordenador / Alexandre Colato - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante.
      Membro: Joao Teles de Carvalho Neto.
    2. 2012-2013. PIBID Ciencias ? uma abordagem interdisciplinar
      Descrição: Os objetivos gerais deste projeto são: fomentar a iniciação à docência dos licenciandos em Química, Física e Biologia do Campus Araras; incentivar a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública de modo integrado e voltado para a realidade local, entendendo a escola pública como parceira nesta formação; e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.
    3. 2010-2011. PIBID Ciencias ? uma abordagem interdisciplinar
      Descrição: Os objetivos gerais deste projeto são: fomentar a iniciação à docência dos licenciandos em Química, Física e Biologia do Campus Araras; incentivar a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública de modo integrado e voltado para a realidade local, entendendo a escola pública como parceira nesta formação; e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Paulo Cezar de Faria - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Paulo Cezar de Faria.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. 1º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. 2016. (Simpósio).
      2. Diversidade Étnico-racial, Inclusão e Equidade. 2015. (Seminário).
      3. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Um estudo sobre a relação entre a teoria histórico-cultural e a formação do professor. 2013. (Congresso).
      4. I Encontro entre Universidade e Escola na UFSCar. 2013. (Encontro).
      5. Reunião Geral do Programa de Licenciaturas Internacionais. 2013. (Encontro).
      6. VIII Congresso Latino-Americano: Pedagogia, Linguagem e Democraciade. Algoritmo da adição e da subtração com reagrupamento. 2013. (Congresso).
      7. XX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. Divulgação científica de conhecimentos em astronomia.. 2013. (Congresso).
      8. II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB.Iniciação à docência em matemática: possibilidades e desafios.. 2012. (Encontro).
      9. I Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2012. (Seminário).
      10. I Seminário e II Encontro PIBID/UNICAMP.Explorando os sentidos humanos. 2012. (Seminário).
      11. Método lógico para redação científica internacional. 2012. (Outra).
      12. I Congresso de Ensino de Graduação. A influência do ensino-aprendizagem da matemática sobre o ensino das outras ciências exatas. 2011. (Congresso).
      13. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores.A importância do PIBID na formação docente. 2011. (Encontro).
      14. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2011. (Encontro).
      15. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. LOPES, N. C. ; FARIA, P. C. ; VERASZTO, E. V.. I Encontro entre Universidade e Escola na UFSCar. 2013. Outro
      2. FARIA, P. C.; LOSANO, D. ; BAZON, F. V. M. ; OZELLO, H. F. B. ; CARVALHO NETO, J. T.. III Encontro PIBID-UFSCar. 2013. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Alexandre Colato (3.0)
        1. LIMA, G. S. ; FARIA, P. C. ; CARVALHO NETO, J. T. ; COLATO, A. ; PEDERSEN, F. A. ; ITYANAGUI, G. E. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; A.SOARES, A. ; MARTINEZ, R. S.. Análise de sequências didáticas produzidas em um curso de astronomia. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. CARVALHO NETO, J. T. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; LIMA, G. S. ; ITYANAGUI, G. E. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; MARTINEZ, R. S.. Relatos de experiências em um curso de astronomia para professores da educação básica. Em: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ITYANAGUI, G. E. ; CARVALHO NETO, J. T. ; COLATO, A. ; FARIA, P. C. ; LIMA, G. S. ; PEDERSEN, F. A. ; STEFANI, J. L. ; SILVEIRA, J. C. ; BIZARRIA JUNIOR, R. ; A.SOARES, A. ; MARTINEZ, R. S.. Divulgação Científica de Conhecimentos em Astronomia. Em: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (3.0)
        1. FARIA, P. C. ; BAZON, F. V. M.. Pressupostos da teoria histórico-cultural e a formação docente. Em: Nataly Lopes de Carvalho; Tathiane Milaré. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NAS LICENCIATURAS. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2017.p. 71-87.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FARIA, P. C. ; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra. Um estudo sobre a relação entre a teoria histórico-cultural e a formação do professor. Em: I Congresso Internacional sobre a Toeria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; LOZANO, D. ; FARIA, P. C. ; Furlan, E.M.G. ; GOMES, C. GOMES, Claudia. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educação e Pesquisa (USP. EDUCAÇÃO E PESQUISA. 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ João Teles de Carvalho Neto (2.0)
        1. Carvalho-Neto, J. T.; GARRIDO, D. ; ITYANAGUI, G. E. ; SILVA, M. N. S. ; TETZENER JUNIOR, A. F. ; ROCHA, C. ; SILVERIO, G. O. ; FARIA, P. C.. Medindo a distância da Terra à Lua: uma proposta factível para o ensino médio. Em: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. OLIVEIRA, A. J. A. ; BRINA, D. ; SILVERIO, G. O. ; SILVA, R. P. ; COLATO, A. ; CARVALHO NETO, J. T. ; LOPES, N. C. ; FARIA, P. C.. O uso dos softwares Scilab e Stellarium como recursos tecnológicos em práticas de ensino de física. Em: III Congresso Internacional das TIC na Educação, p. 710, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Elaine Gomes Matheus Furlan (1.0)
        1. BAZON, F. V. M. ; GOMES, C. ; LOSANO, D. ; FURLAN, E. G. M. ; FARIA, P. C.. Formação de professores e educação inclusiva: um olhar para os formadores. Em: 3o Congresso Internacional sobre Teoria Histórico Cultural e 15ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Nataly Carvalho Lopes (1.0)
        1. LOPES, N. C. ; CARVALHO, W. L. P. ; FARIA, P. C.. Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência de formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências. Em: IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Paulo Cezar de Faria ⇔ Renata Sebastiani (1.0)
        1. SEBASTIANI, R. ; FARIA, P. C. ; COLATO, A. ; NOCELLI, R. C. F. ; ITSARIPIA, S. T. ; WAUINE, T.. Uso te temas do cotidiano indígena para estudos científicos em ciências exatas e biológicas. Em: II Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, 2014, Campo Grande. Anais do II Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. Campo Grande: Editora da UFMS, v. 0, p. 0-0, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55