Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Adelson Martins Figueiredo

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Recebeu Prêmio Edson Potsch Magalhães pela autoria da Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural (2008). Foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE (2007-2008). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos ? Campus de Sorocaba, participando dos grupos de pesquisas em Economia Aplicada ? UFSCar e, em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Possui experiência em Economia com publicações nas seguintes áreas: Economia Internacional, Agricultura e Comércio Internacional, Política Agrícola, Microeconomia, Organização Industrial, Métodos Econométricos e Estatísticos, Modelos Insumo-Produto, Modelos Computáveis de Equilíbrio Geral e Viabilidade Econômica de Projetos de Investimentos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2582161065438214 (21/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - SP 264 Itinga 18052780 - Sorocaba, SP - Brasil Telefone: (15) 32296003 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2015-Atual. Impacto do programa minha casa, minha vida sobre o deficit habitacional, o emprego e a renda da economia brasileira
      Descrição: O Brasil convive com um déficit habitacional histórico desde os tempos do Império. Mesmo com a constante intervenção do Estado a partir de 1930, o número de famílias sem domicílio próprio continuou a crescer década após década. Nos anos 2000 iniciou-se um novo período na política habitacional, com destaque para a criação do Ministério das Cidades em 2003 e da Política Nacional de Habitação em 2004. Contudo, a instabilidade econômica gerada pela crise financeira internacional a partir de 2008 incitou o governo a agir de maneira reativa. Como resultado disto, em 2009, foi lançado o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), um pacote de estimulo econômico a partir do setor da construção civil, com foco na construção de novos domicílios, sustentando assim o nível de emprego e renda no Brasil. Apesar da contribuição do Programa à redução do déficit habitacional, o mesmo não seguiu as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional da Habitação. O objetivo desta pesquisa, portanto, é verificar o impacto do PMCMV sobre a redução do déficit habitacional e também quais foram os resultados econômicos obtidos entre 2009 e 2013, em termos de geração de postos de trabalho, renda e tributos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador / Robson Poleto dos Santos - Integrante.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    2. 2014-2015. Analise dos determinantes da informalidade no mercado de trabalho brasileiro
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é verificar se existe uma relação entre pobreza e trabalho informal, de forma que, quanto mais pobre o indivíduo é, mais cedo ele ingressa no mercado de trabalho. Assim, esse ingresso precoce aumenta suas chances de estar numa atividade informal quando adulto. Em síntese, a questão que conduzirá esta pesquisa é: seria, ainda, o trabalho infantil um dos principais determinantes da informalidade no mercado de trabalho?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador / Nathália Lima de Oliveira - Integrante.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    3. 2014-2015. Analise das despesas familiares com educacao e as possiveis relacoes com a expectativa de qualidade das bases educacionais nas regioes brasileiras
      Descrição: O presente trabalho pretende analisar as despesas educacionais das famílias em relação as respectivas características socioeconômicas e comportamentais e integrar as possíveis relações de expectativa sobre a qualidade da educação nas regiões brasileiras por meio do desempenho escolar. Será realizada uma análise socioeconômica das famílias para esclarecer os fatores contidos na literatura geral que podem gerar possíveis mecanismos de desigualdades das despesas através de fatores inatos como gênero, raça, inclusão da pessoa idosa ou comportamental de característica intrínseca como diluição de recursos através do grande número de irmãos ou a hipótese de rivalidade. Para isso, será construído um modelo econométrico utilizando-se dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador / Ricardo da Silva Souza - Integrante.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    4. 2014-Atual. Identificacao de poder de mercado no setor automobilistico brasileiro
      Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a estrutura do mercado brasileiro de automóveis comerciais leves na última década, aferir o grau de poder de mercado das firmas atuantes nesse setor e verificar a existência do seu exercício no período de Janeiro de 2001 a Maio de 2014.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador / Gabriel de Paula Eduardo - Integrante.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    5. 2013-Atual. Taxa de cambio e competitividade internacional dos setores de transformacao da economia brasileira
      Descrição: O objetivo geral deste estudo é verificar importância da taxa de câmbio real para explicar as mudanças de competitividade dos setores de transformação da economia brasileira no regime de câmbio flexível.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador / Elizeu Elias Rodrigues - Integrante.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    6. 2012-2012. Situacao atual e perspectivas do varejo de alimentos brasileiro
      Descrição: O intuito da atividade é estudar a distribuição de alimentos no Brasil, tendo como foco principal a situação atual do varejo e as perspectivas futuras. Com a pesquisa propõe-se ainda identificar os aspetos positivos e negativos que caracterizam o varejo atual de alimentos, visando apontar políticas que propiciem o aumento da eficiência desse setor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Integrante / Danilo Rolim Dias de Aguiar - Coordenador.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    7. 2011-2012. Analise dos Efeitos da Conducao da Politica Monetaria sobre a Economia Brasileira
      Descrição: O presente trabalho analisa a dinâmica da evolução da taxa de juros no Brasil no período posterior a implementação do Plano Real, com foco especial no Regime de Metas de Inflação. Procura-se decompor os efeitos da manutenção das taxas de juros em patamares elevados sobre os mecanismos de transmissão da política monetária e demais agregados macroeconômicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Integrante / Leandro Vinícios Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    8. 2011-2012. Indexacao de Precos na Economia Brasileira
      Descrição: A indexação, uma prática de uma correção de valores de ativos econômicos baseada em números índices, com intuito de recompor o valor econômico consumido pela inflação, surgiu no Brasil em 1964 concomitantemente com ?Programa de Ação Econômica do Governo? (PAEG) e se desenvolveu conforme a inflação atingiu patamares cada vez mais elevados, principalmente, durante a década de 70. Até que em 1994, com o Plano Real, teve sua presença na economia brasileira reduzida de forma considerável. No entanto, mecanismos de indexação ainda assombram a economia, como conseqüência do longo convívio da sociedade brasileira com elevados níveis de inflação, o qual não desaparece facilmente da memória dos agentes, que por sua vez se apegaram aos mecanismos de indexação e se habituaram a viver na presença dos mesmos, anos após o controle inflacionário. Contudo, a prática da indexação, apesar do intuito de recompor os valores reais perdido com a inflação, gera uma propagação da inflação passada para as taxa de inflação futuras, como defendido pela teoria de inflação inercial, a qual defende que mecanismos de indexação geram nas taxas de inflação um componente autorregressivo, isto é, tornam-nas explicadas por seus valores passados. Sendo assim, na presente pesquisa objetiva-se analisar o nascimento da indexação no país e sua presença nos dias de hoje, além de verificar se sua presença é responsável por resultar um componente inercial dentro da inflação brasileira. Para isso, recorremos a analises de séries temporais através de processos ARIMA acompanhado da modelagem de seus resíduos com componentes GARCH para analisar a persistência de sua volatilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Integrante / Elias Cavalcante Filho - Coordenador.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    9. 2009-2010. Politica Monetaria e seus Custos em Termos de Desemprego no Brasil
      Descrição: Bolsa de Iniciação Científica - CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    10. 2008-2009. Efeitos dos subsidios agricolas dos EUA sobre renda e bem-estar per capita no Brasil
      Descrição: Programa Integrado de Apoio ao Docente Recém-Doutor (PIADRD) - UFSCar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adelson Martins Figueiredo - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Orientador de Monografia Premiada no XXI Prêmio Corecon-SP Excelência em Economia - 1o Lugar- (Análise da Heterogeneidade Estrutural no Brasil e das Mudanças na Alocação e Geração de Emprego), CORECON - SP.. 2016.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.
    2. Edson Potsch Magalhães (Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural), Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.. 2008.
      Membro: Adelson Martins Figueiredo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL. 2008. (Congresso).
    2. XLVI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL. Importância da Liberalização dos Mercados Agrícolas Mundiais para a Economia Brasileira. 2008. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. FIGUEIREDO, A. M.; CASTRO, E. R.. Heterogeneidade e suas Implicações no Rural Brasileiro. 2014. Congresso
    2. FIGUEIREDO, A. M.; CASTRO, E. R.. Novas Fronteiras da Agropecuária no Brasil e na Amazônia: Desafios da Sustentabilidade. 2013. Congresso
    3. AGUIAR, D. R. D. ; FIGUEIREDO, A. M.. Agricultura e Desenvolvimento Rural com Sustentabilidade. 2012. Congresso
    4. AGUIAR, D. R. D. ; FIGUEIREDO, A. M.. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento. 2011. Congresso
    5. OLIVEIRA, M. A. S. ; AGUIAR, D. R. D. ; FERRO, A. R. ; FIGUEIREDO, A. M.. I Semana de Economia UFSCar. 2009. Outro
    6. FIGUEIREDO, A. M.. Economia Brasileira e I Seminário sobre Cooperativismo e Desenvolvimento Paranaense. Comissão Avaliadora de Trabalhos (Parecerista). 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47