Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Hildo Meirelles de Souza Filho

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1983), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Agricultural Economics - University of Manchester (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura familiar, reforma agrária, agroindústria e cadeias agroindustriais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3740950346967524 (17/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2001-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Via Washington Luiz, Km 235 13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518236 Ramal: 226 Fax: (16) 33518240
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2015-Atual. Fatores determinantes da adocao de sistemas de integracao por pecuaristas no estado de Sao Paulo
      Descrição: O percentual de pastagens naturais e com algum grau de degradação é elevado. Dados censitários mostram que quase a metade da área de pastagens do estado de São Paulo encontra-se nesta situação, o que resulta em baixa produtividade e aspectos ambientais negativos. A adoção de sistemas de integração envolvendo a produção pecuária, agrícola e/ou silvícola é uma alternativa para reverter esse quadro. No entanto, a adoção de tais sistemas ainda é limitada e heterogênea. Dentre os diversos arranjos possíveis, a integração lavoura-pecuária tem sido mais rapidamente difundida para a recuperação e/ou renovação de pastagens. Já os arranjos que envolvem o componente arbóreo ainda encontram-se em fase inicial de adoção e requerem estudos que contribuam para o fomento da adoção. Nesse contexto, o presente projeto tem o principal objetivo de identificar os fatores determinantes da adoção de sistemas de produção integrados para a recuperação e/ou renovação de pastagens por pecuaristas de corte do Estado de São Paulo. Para tal, um questionário estruturado será aplicado junto a uma amostra de 70 propriedades rurais para a coleta de informações sobre as características da propriedade rural, do sistema de produção e do pecuarista. Os dados serão analisados por meio de um modelo logit, cuja principal contribuição é encontrar um conjunto de variáveis que afetam a probabilidade da adoção de sistemas de integração pelos pecuaristas. Os resultados do projeto poderão ter grande aplicação na formulação de políticas públicas e estratégias privadas com vistas a aumentar a difusão de sistemas de integração e aumentar a intensidade na recuperação das pastagens do estado de São Paulo, o que tem efeito positivo na produtividade e sustentabilidade da produção pecuária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / CARRER, MARCELO JOSÉ - Integrante / SILVEIRA, RODRIGO LANNA FRANCO DA - Integrante / VINHOLIS, M. DE MELLO BRANDÃO - Coordenador / Roberto Bernardo - Integrante / Carlos Eduardo Silva Santos - Integrante / Luiz Adriano Maia Cordeiro - Integrante / Maria Luiza Franceschi Nicodemo - Integrante / Waldomiro Barioni Júnior - Integrante / Wander Luis Barbosa Borges - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    2. 2015-Atual. Fundamentos da heterogeneidade: analise do desempenho de firmas com dotacao inicial semelhante
      Descrição: O objetivo do projeto é o de avançar na compreensão dos fundamentos da heterogeneidade das organizações econômicas, a partir da investigação da lógica de tomada de decisão de produtores rurais do programa de reforma agrária, assentamento Pirituba-SP. Optou-se por esse objeto de estudo por se tratar de uma experiência em que os indivíduos possuem a principal dotação inicial semelhante - a terra. Adicionalmente, podem-se observar nesse assentamento três formas distintas de organização: produção cooperativa; comercialização cooperativa; firmas individuais. A questão de pesquisa - quais são os fundamentos microeconômicos da heterogeneidade dos estabelecimentos rurais e quais suas implicações no desempenho? - será abordada partir do desenvolvimento de microfundamentos, que inclui a preocupação da descoberta de como a ação e a interação humana produzem fenômenos de nível coletivo. Para responder a esta questão geral são propostos subprojetos que tratam de temas: (1) Instituições e Organizações, que busca compreender a história do assentamento e a emergência das formas distintas de organização; (2) Microfundamentos da heterogeneidade, que desenvolve uma abordagem que relaciona os aspectos cognitivos e motivacionais nas decisões horizontais e verticais; (3) Heterogeneidade e Desempenho, que relaciona as diferentes formas de organização da produção (verticais e horizontais) na determinação do desempenho das firmas. Como metodologia de pesquisa será utilizado um conjunto de métodos (etnográfico, estatístico, econométrico) de acordo com as questões dos subprojetos, tendo como fontes de informação: survey, análise de documentos e entrevistas a serem realizadas no assentamento Pirituba. Por fim, a pesquisa se fundamenta nos avanços teóricos da Teoria de Recursos, propostos por Nicolai Foss, um dos pesquisadores do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Maria Sylvia Macchione Saes - Coordenador / Rubens Nunes - Integrante / CARRER, M.J. - Integrante / Alexandre Chibebe Nicolella - Integrante / Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes - Integrante / Rita de Cássia Marques Lima de Castro - Integrante / Tatiana Mercier Querido Farina - Integrante / Caroline Foscaches de Oliveira Quevedo - Integrante / Yasser Hassan Saleh - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    3. 2013-Atual. Determinantes da eficiencia tecnica e economica da citricultura em propriedades rurais do estado de Sao Paulo
      Descrição: O trabalho tem como objetivo principal estimar índices de eficiência técnica e econômica de propriedades citrícolas do Estado de São Paulo, tal que seja possível verificar e analisar as diferenças de eficiência entre as propriedades rurais. São testadas hipóteses baseadas na teoria e em evidências empíricas para identificar os fatores determinantes dos diferenciais de eficiências técnica e econômica. Dados primários foram coletados junto a uma amostra de propriedades rurais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador / Marcelo José Carrer - Integrante / Fabiana Ribeiro Rossi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    4. 2010-2012. Determinantes da adocao da certificacao SISBOV na pecuaria do Estado de Sao Paulo
      Descrição: A União Européia tem demandado a rastreabilidade e um conjunto de normas para viabilizar o acesso ao seu mercado, uma delas é a certificação da propriedade rural no SISBOV, que pressupõe a adoção da rastreabilidade e de um conjunto de tecnologias operacionais e de gestão no campo. O nível de difusão da certificação, e das inovações a ela associadas, ainda é baixo. Um número pequeno de propriedades a adotaram e persiste a grande heterogeneidade tecnológica que tem caracterizado a pecuária de corte no Brasil. O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que determinam a adoção da certificação SISBOV no Estado de São Paulo. Serão coletados dados por meio de questionários aplicados a uma amostra de 60 propriedades rurais (30 certificadas e 30 não certificadas), além de entrevistas com 10 agentes-chaves para obter informações de caráter qualitativo. Estatísticas descritivas e modelos de regressão com variáveis dependentes binárias serão utilizados para identificar variáveis que discriminam adotantes de não-adotantes e, dessa forma, testar hipóteses sobre a adoção da certificação SISBOV.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    5. 2007-2008. Avaliacao da competitividade da cadeia de carne bovina do Estado de Sao Paulo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador. Financiador(es): Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    6. 2007-2007. Da agricultura lation-americana ao consumidor europeu: desenvolvimento de uma rede de inovacao UE-ALC em qualidade
      Descrição: Estabelecer plataforma permanente de cooperacao cientifica e tecnologica. Identificar pontos críticos em cadeias agroindustriais no Brasil para cooperacao em PD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador / Mário Otávio Batalha - Integrante / Luiz Fernando de Oriani Paulilo - Integrante / Moacir Scarpelli - Integrante / José Flávio Nantes Diniz - Integrante. Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Cooperação.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    7. 2006-2008. Analisando a competitividade de cadeias agroindustriais no Mercosul e na Uniao Europeia
      Descrição: Projeto envolve várias instituicoes do Mercosul e da Uniao Europeia, tendo como objetivo avaliar impactos de possível acordo de liberacao comercial entre a Uniao Europeia e o Mercosul.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador / Andreia Lago da Silva - Integrante / Mário Otávio Batalha - Integrante / Luiz Fernando de Oriani Paulilo - Integrante / Moacir Scarpelli - Integrante / José Flávio Nantes Diniz - Integrante. Financiador(es): European Commission - Cooperação.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    8. 2002-2004. Desenvolvimento de politicas publicas: analise e propostas para o novo rural de Sao Carlos - SP
      Descrição: Diagnóstico de cadeias agroindustriais no município de Sao Carlos e formulacao de propostas de políticas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Luiz Fernando Paulillo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    9. 2002-2004. Gestao Integrada da Agricultura Familiar
      Descrição: Desenvolvimento de um modelo de gestao integrada para a agricultura familiar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador / Antônio Márcio Buainain - Integrante / Andreia Lago da Silva - Integrante / Mário Otávio Batalha - Integrante / José Flávio Nantes Diniz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.
    10. 2002-2004. Public Policies, Transaction Costs and Access to Market: Milk and Orange Markets in Brazil
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Hildo Meirelles de Souza Filho - Coordenador / Sandra Schiavi - Integrante / Luiz Fernando de Oriani Paulilo - Integrante / Ferenk Istvan Bánkuti - Integrante. Financiador(es): Food and Agricultural Organization of the United Nations - Cooperação.
      Membro: Hildo Meirelles de Souza Filho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 34a Semana da Citricultura, 43o Dia do Citricultor e 38a Expocitros.Desafios do complexo citrícola brasileiro: velha dinâmica e nova coordenação?. 2012. (Outra).
      2. Encontro do Curso Superior de Tecnologia de Produção Sucroalcooleira.Aspectos Econômicos para Comercialização de Açúcar e Etanolo. 2012. (Encontro).
      3. XIII Seminário de Economia Industrial "A Inovação Tecnológia no Desenvolvimento Brasileiro: discutindo o futuro".Indústria de Alimentos - Análise de margens e transmissão de preços em sistemas agroindustriais: suco de laranja. 2012. (Seminário).
      4. 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Combate à pobreza rural e políticas públicas no Brasil. 2011. (Congresso).
      5. I Encontro Franco Brasileiro "Agricultura familiar e Desenvolvimento sustentavel.I Encontro Franco Brasileiro : Agricultura familiar e Desenvolvimento Sustentavél. 2002. (Encontro).
      6. I Fórum Político-Econômico de Agronegócios.Comercialização e Mercado de Produtos Agroindustriais num cenário Globalizado. 2001. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. SOUZA FILHO, H. M.; LAZZARINI, S.. VII Research Workshop on Institutions and Organizations. 2012. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:51