Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Luiz Fernando de Oriani e Paulillo

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador do Programa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2006/2018). Pós-Doutorado na FAO-ONU (2007). Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2000). Pesquisador Visitante no "Instituto de Estudios Sociales Avanzados de España" (1999), na Universidade de Cordoba e na Universidade Complutense de Madri - Espanha. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Economista graduado pela Universidade Estadual Paulista (1991). Professor e orientador de doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Produção da UFSCar e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente na Universidade de Araraquara. Pesquisador da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar, integrando o Grupo de Ensino e Pesquisas Agroindustriais (Gepai) e o Núcleo de Estudos Organizacionais, ambos da UFSCar. É Editor-Chefe da revista Gestão Produção. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agroindustrial, Governanças Econômicas e Políticas, Ambiente Institucional, Redes de Políticas Públicas, Políticas Públicas e Programas Segurança Alimentar, Complexos Agroindustriais e Competitividade. Tem direcionado projetos de pesquisa e de extensão nas seguintes temáticas: governanças, economia institucional, redes de poder e neoinstitucionalismo político, complexos agroindustriais, competitividade industrial, políticas públicas e segurança alimentar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9919942357089937 (17/08/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 1995-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Engenharia da Produção. Rodovia Washington Luis, km 235, área norte monjolinho 14565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518237 Ramal: 9504 Fax: (16) 33518240 URL da Homepage: http://www.dep.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2016-Atual. Efetividades e eficacias de programas de seguranca alimentar para a inclusao da agricultura familiar dos complexos agroindustriais do leite e da laranja nas regioes de Angatuba-SP e Bebedouro-SP.
      Descrição: O objetivo do projeto é avançar na avaliação dos alcances de programas de SAN na inclusão econômica e social de pecuaristas leiteiros familiares da mesma região estudada anteriormente (Angatuba, Buri, Campinas do Monte Alegre e Paranapanema) e também na inclusão de citricultores da região de Bebedouro (conhecida como a capital da laranja). No caso do leite, com a manutenção da mesma região estudada do projeto anterior (2013-2016), o avanço ocorrerá não só em aprimorar as análises dos sujeitos e dos relacionamentos em rede de SAN formada (e se existe alguma coesão estrutural que pode ter alcançado alguma complementaridade com outro programa de SAN), mas também em caracterizar o nível de segurança ou insegurança alimentar que esses pecuaristas leiteiros familiares da mesma região atingiram. Ou como o programa viva leite influi no patamar de insegurança ou segurança alimentar das famílias desses pecuaristas. A mesma pergunta deve ser respondida no estudo de caso do programa de compra local de laranja para a merenda escolar da prefeitura de Bebedouro - SP. Para isso, o projeto utilizará um índice de segurança ou insegurança alimentar para agricultores familiares (Índice UFScar de Segurança Alimentar). Assim a aplicação do índice UFSCar de insegurança alimentar será feita nas pesquisas de campo nas regiões de Angatuba (para pecuaristas leiteiros familiares) e de Bebedouro (para citricultores familiares) e pautada em seis indicadores (que possuem aderência teórica com o conceito amplo de segurança alimentar da FAO-ONU e aderência metodológica com o EBIA ? Escala Brasileira de Insegurança Alimentar da UNICAMP), que são: 1) renda agrícola; 2) renda familiar; 3) pluriatividade econômica do produtor; 4) participação deste ator produtivo em organizações sociais; 5) grau de autoconsumo familiar praticado e 6) diversificação da produção. Estes descritores poderão explicar o nível de insegurança alimentar (entre leve, moderada e grave) ou de segurança alimentar do produtor familiar dessas duas regiões que estão inseridos em programas de SAN (?Viva Leite? na região de Angatuba e a compra de laranja da prefeitura municipal para a merenda escolar de Bebedouro).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Gabriel Bueno - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    2. 2013-2016. Eficacia e coesao social em redes de politicas publicas de seguranca alimentar em um territorio deprimido da macrorregiao de Sorocaba-SP.
      Descrição: Mostrar a eficácia e a aplicabilidade do programa ?Viva Leite? e o nível de coesão social alcançado por uma rede formada entre os municípios de Angatuba, Buri, Campina do Monte Alegre e Paranapanema - todos localizados em um território deprimido no interior do estado de São Paulo, isto é, com baixíssimos IDH e IPRS para os níveis paulista e brasileiro. O presente projeto avançou na agenda de estudos do pesquisador sobre redes de políticas públicas de segurança alimentar que surgem de iniciativas de governos ? seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Neste período, o foco esteve no desenvolvimento da pesquisa sobre uma rede de política de segurança alimentar em nível estadual e suas possíveis consequências e imbricações com os municípios envolvidos na denominada região 27 do programa de distribuição de leite do governo estadual paulista ? denominado como ?Viva Leite? (envolvendo Angatuba, Buri, Campina do Monte Alegre e Paranapanema). Isso ocorreu após a conclusão do segundo projeto de investigação científica do proponente, inserido no edital produtividade em pesquisa (entre 2010 e 2012), que tratou da eficácia e aplicabilidade de políticas públicas de segurança alimentar em redes estaduais do programa Viva Leite nas regiões de Osasco e Carapicuíba (na Grande São Paulo) e Araraquara e São Carlos (no interior paulista). A possibilidade de identificar os arranjos em quatro redes municipais de segurança alimentar que sustentam a rede regional do programa estadual ?Viva Leite? em um território deprimido (região ou bloco 27, seguindo a denominação do governo estadual paulista) foi um objetivo secundário perseguido. Constatou-se que as redes em cada um dos quatro municípios são as bases da rede regional do bloco 27 (Angatuba, Paranapanema, Campina do Monte Alegre e Buri) operam e se conectam entre si por causa do ambiente institucional (regras e normas estabelecidas pelo edital lançado pelo governo estadual), embora não existem outras iniciativas de segurança alimentar nesses municípios que tenham complementaridade com a rede regional do bloco 27 do programa Viva Leite. Isso ocorre pelas faltas de iniciativas das prefeituras dos quatro municípios envolvidos nessa região focada no estudo e também pelo alto endividamento desses atores locais no período estudado. O estudo da rede regional do bloco 27 do programa estadual ?Viva Leite? permitiu avançar na consolidação da metodologia de análise sobre eficácias e coesões em redes de políticas de SAN a partir das introduções de características de redes ainda não consideradas na agenda do pesquisador, como as centralidades de grau, de proximidade e de intermediação, etc. Essas características que, ao longo deste estudo, se mostraram centrais na compreensão dos motivos que levam à eficácia do programa Viva leite na região 27.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Alcir Antonio Kuranaga - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    3. 2013-2016. Construcao metodologica para avaliacao das efetividades e da coesao social de politicas publicas e redes locais de seguranca alimentar na regiao sudoeste do estado de Sao Paulo.
      Descrição: Projeto que pretende consolidar uma construção metodológica para avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e de transferência de renda no campo do governo federal sob as gestões de determinados municípios da região sudoeste do estado de São Paulo. Definiu-se um espaço geográfico composto por um conjunto de municípios de influência do novo campus da UFSCar no município de Buri - SP, denominado como Território Lagoa do Sino. Definiu-se um espaço geográfico composto por um conjunto de 40 (quarenta) municípios de influência do novo campus da UFSCar no município de Buri - SP, denominado como Território Lagoa do Sino (como parte integrante do objetivo da equipe de articulação institucional no projeto de construção do campus lagoa do sino da UFSCar na referida região). Constatou-se que o conjunto de municípios escolhidos pelo parâmetro de proximidade ao campus apresenta os menores índices de desenvolvimento do Estado de São Paulo, tanto pela metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH-M (2010) quanto pela metodologia do Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS (2010). Os programas escolhidos pelas suas representatividades sociais e econômicas especificamente para a agricultura familiar e para os beneficiários dos programas, sujeitos investigados deste trabalho são o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. O avanço proposto é conseguir construir indicadores e de metodologias de avaliações das efetividades e da coesão social dos programas de políticas públicas nas suas dimensões estruturais e emergenciais para as populações em situação de insegurança alimentar e para os agricultores familiares. Os produtos propostos nesse novo trabalho representam caminhos importantes para avaliação continuada e de transferência de conhecimento aos poderes públicos e para os atores envolvidos do meio rural, especificamente para os produtores familiares. Esta relação de projetos apresentada mostra como a temática da política local da segurança alimentar avançou na agenda de projetos de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Luiz Manoel de Almeida - Coordenador / Helena Carvalho DE Lorenzo - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    4. 2011-2013. Efetividades e Entraves das Politicas Publicas Sociais para Seguranca Alimentar dos Agricultores Familiares no Territorio Sudoeste Paulista.
      Descrição: A contribuição inovadora da proposta é o de identificar os espaços criados e compreender os efeitos trazidos pelos programas de segurança alimentar aos produtores familiares e, conseqüentemente, ao desenvolvimento rural territorial. Procurar-se-á entender o processo de inclusão e exclusão desses produtores rurais nas redes territoriais de SAN. O presente projeto culmina em estabelecer e estimular essas redes que envolvam os agricultores familiares nas formas de parcerias sólidas e participativas que visem intercâmbios de experiências e o acesso destas comunidades a sistemas de distribuição dos produtos, sejam estes oriundos de mercados institucionais ou locais. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa pretende avaliar as eficácias, efetividades sociais e os entraves institucionais e organizacionais das políticas públicas sociais no campo para a segurança alimentar dos agricultores familiares na região sudoeste do estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Luiz Manoel de Almeida - Coordenador / Vera Lúcia Botta Ferrante - Integrante / Halena Carvalho de Lorenzo - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    5. 2010-2013. Eficacia e coesao social em redes de politicas publicas de seguranca alimentar: uma analise do programa viva leite do estado de Sao Paulo.
      Descrição: Avaliar e mostrar a eficácia e a aplicabilidade do programa Viva Leite, integrante da política pública de segurança alimentar do governo do estado de São Paulo desde os anos 90, e o nível de coesão social alcançado em duas redes constituídas por esse programa tanto na grande São Paulo (especificamente em Osasco e Carapicuíba) como no interior paulista (região de Araraquara e São Carlos). A pesquisa avaliou uma rede da grande São Paulo e outra rede do interior paulista. Isso permitiu comparar um mesmo programa de segurança alimentar em contextos geográficos, econômicos e sociais bem distintos. Esse estudo de redes de políticas de segurança alimentar, em nível estadual, contribuiu para o avanço da agenda de pesquisa do proponente no Cnpq em vários pontos. Isso ocorreu após a conclusão do primeiro projeto de investigação científica inserido no edital produtividade em pesquisa (ocorrido entre 2006 e 2009), que tratou da eficácia e aplicabilidade de políticas públicas de segurança alimentar em diferentes âmbitos municipais (quando foram diagnosticados em Campinas, Araraquara e Catanduva os entraves para constituições e desenvolvimentos de programas como bancos de alimentos, gestões da alimentação escolar, compras institucionais de produtos da agricultura familiar local, restaurantes populares, hortas escolares e comunitárias, etc.). Esses últimos programas são instituídos pelo governo federal e aplicados e desenvolvidos nos municípios, sob as coordenações das prefeituras locais. Já o programa ?Viva Leite? é uma instituição do governo estadual paulista e é coordenado por um órgão da secretaria de agricultura e abastecimento estadual (a Codeagro ? Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio). Outra diferença importante é que as redes do ?Viva Leite? (seja da Grande São Paulo, seja do interior paulista) geralmente envolvem também atores que não habitam o lugar de recepção do leite, pois a produção pecuarista está em outra região (nas bacias leiteiras, que tanto sofrem desde a reestruturação produtiva láctea iniciada com o avanço do comércio internacional de leite e a nova tecnologia do tetra pack dos anos 90). Essa falta de imbricação territorial não impede formações e operações de redes porque a coordenação estadual do programa estabelece, estimula e acompanha as relações entre os segmentos produtores (pecuária e processamento de leite), os distribuidores (secretarias municipais, entidades sociais) e os beneficiários (famílias carentes com crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Alcir Antonio Kuranaga - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    6. 2009-2011. Redes de seguranca alimentar e desenvolvimento territorial: os produtores damiliares na agenda de politicas publicas municipais.
      Descrição: mostrar e comparar as eficácias das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da segurança alimentar municipal por meio das análises das redes construídas com os programas locais. São políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos nos municípios de Araraquara-SP, Campinas-SP e Catanduva-SP. Neste trabalho foi possível identificar também os principais entraves institucionais e organizacionais existentes, permitindo lançar algumas considerações sobre o caminho delineado pelas prefeituras locais e se isso representa uma trajetória de concretização de uma política pública de segurança alimentar territorial. O primeiro desafio deste trabalho foi discorrer sobre a problemática das aplicabilidades e governanças das políticas públicas locais de segurança alimentar a partir das identificações dos entraves encontrados em cada rede de inclusão social formada nos municípios selecionados, comparando a gestão centralizada com enfoque na comercialização e na inclusão social de agricultores familiares de Araraquara-SP com a gestão descentralizada com enfoque na educação de Catanduva e a gestão sob concessão de Campinas - com enfoque no abastecimento institucional e na redução da insegurança alimentar da população carente dos bolsões de pobrezas, na qual foi celebrado um termo de convênio com a CEASA local que articula as várias secretarias e órgãos municipais e organizações civis visando o desenvolvimento dos Programas de Segurança Alimentar (PSA) do município. As escolhas desses universos empíricos ocorreram por um conjunto de fatores que vão além da classificação populacional e da localização geográfica no estado de São Paulo. A delimitação do universo empírico para as localidades de SAN considerou as especificidades das governanças das redes formadas (com construções de banco de alimentos, programas de compras de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, de varejões populares, de restaurantes populares, etc.).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Luiz Manoel de Almeida - Coordenador / Helena Carvalho DE Lorenzo - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    7. 2008-2009. Eficacia e Coesao Social do Projeto Viva Leite do Governo do Estado de Sao Paulo
      Descrição: O projeto integra a agenda de pesquisa do coordenador sobre o desenvolvimento de metodologias de avaliação de programas de seguranaça alimentar no Brasil. O presente projeto tratou de mostrar o desenvolvimento das redes de seguranaça alimentar do Projeto Viva Leite, do Governo do Estado de São Paulo. Foram utilizadas variáveis de análise neoinstitucional para diagnosticar a eficácia do programa de segurança alimentar estadual e o grau de coesão social existente em redes formadas na grande São Paulo (municípios de Osasco e Carapicuíba).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Fabiana Ortiz Tanoue de Mello - Integrante / Valquiria Silva - Integrante. Financiador(es): Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    8. 2007-2009. Entraves para politicas locais de seguranca alimentar: uma analise comparativa da eficacia e aplicabilidade dos programas e redes de inclusao criadas em municipios paulistas.
      Descrição: O projeto abre a agenda de pesquisa do professor para desenvolver uma metodologia de avaliação da eficácia e aplicabilidade das políticas de segurança alimentar no Brasil, por meio da utilização de variáveis de análise de redes de políticas públicas, já que há uma lacuna e um grande desafio no Brasil para a realização de avaliações relevantes das políticas públicas de segurança alimentar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    9. 2006-2009. Estrutura de Governanca e Gestao das Redes e Programas de Seguranca Alimentar: Analise Comparativa entre Municipios Paulistas.
      Descrição: Este trabalho teve o objetivo de examinar a eficácia de um conjunto de iniciativas voltadas para a segurança alimentar que foi desenvolvido nos últimos anos pelos municípios de Araraquara-SP, Campinas-SP e Catanduva-SP , identificando também os principais entraves institucionais e organizacionais existentes, permitindo lançar algumas considerações sobre o caminho delineado pelas prefeituras locais e se isso representa uma trajetória de concretização de uma política pública de segurança alimentar territorial. Sabe-se que os maiores problemas na dimensão da política pública de segurança alimentar são a eficiência, a eficácia e a continuidade. Isso deixa em aberto o caminho dessas iniciativas, isto é, se elas poderão representar casos concretos de políticas de segurança alimentar local, se são apenas programas que duram determinado período, se são apenas instrumentos sem políticas ou ainda políticas com instrumentos ineficazes (ALMEIDA; PAULILLO; BERGAMASCO; FERRANTE, 2006). Nesse sentido, o objetivo central do projeto de pesquisa foi de apresentar e discorrer sobre a problemática das aplicabilidades, eficácias e das governanças das políticas públicas locais de segurança alimentar a partir das identificações dos entraves encontrados em cada rede de inclusão social que se formou nos municípios selecionados, comparando a gestão centralizada com enfoque na comercialização e na inclusão social de agricultores familiares de Araraquara-SP com a gestão descentralizada com enfoque na educação de Catanduva-SP e a gestão sob concessão de Campinas-SP com enfoque no abastecimento institucional e na redução da insegurança alimentar da população carente dos bolsões de pobrezas, na qual foi celebrado um termo de convênio com a CEASA local que articula as várias secretarias e órgãos municipais e organizações civis visando o desenvolvimento dos Programas de Segurança Alimentar (PSA) do município.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Luiz Manoel de Almeida - Coordenador / Sonia Maria Bergamasco - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    10. 2005-2007. Analise da competitividade dos setores agroalimentares chaves do Mercosul: uma comparacao das politicas e os impactos ex-ante da liberalizacao do comercio Uniao Europeia - Mercosul.
      Descrição: Diagnóstico dos principais fatores de competitividade das cadeias agroindustriais do Mercosul exportadoras para a União Européia, com ênfase nas áreas institucionais e normativas, tecnológicas, organizacionais e financeiras. Foram entrevistados atores-chaves dos segmentos e elos das principais cadeias exportadoras, como a citrícola, bovina, avícola, de açúcar, etc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Paulo Furquim de Azevedo - Integrante / Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Mário Otávio Batalha - Coordenador / Andrea Lago da Silva - Integrante / José Flávio Diniz Nantes - Integrante / Rosane Chicarelli Alcântara - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    11. 2003-2004. Politicas publicas, custos de transacao e outras barrerias nas cadeias de commodities
      Descrição: Projeto de pesquisa científico sobre os entraves institucionais e os custos de transação para agricultores das cadeias láctea e citrícola do estado de São Paulo, Brasil, cujo objetivo principal é identificar as principais barreiras que as instituições consolidadas nessas cadeias produtivas agroindustriais impõem sobre os agricultores de laranja e os pecuaristas de leite respectivamente nas regiões de Bebedouro-SP e São Carlos-SP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Ana Claudia Vieira - Integrante / Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante / Fabiana Ortiz de Mello - Integrante. Financiador(es): Food and Agricultural Organization of the United Nations - Remuneração. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    12. 2002-2004. Desenvolvimento local e politicas publicas: analise e proposta para o novo rural de Sao Carlos-SP.
      Descrição: O projeto realizaou um diagnóstico dos setores rurais do município de São Carlos e analisou os impactos causados pelas cadeias agroindustriais que atravessam o município, com ênfase nas dinâmicas das relações de econômicas. Essa pesquisa formou a base de diagnósticos que fundamentaram, numa terceira fase do projeto no edital de políticas públicas da Fapesp, o processo de implantação de um programa de segurança alimentar no município de São Carlos - planejado e executado pela prefeitura local - de modo a criar um programa de compras locais de produtos dos agricultores familiares para a merenda escolar, um banco de alimentos, uma feira da agricultura familiar local, etc.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Hildo Meirelles de Souza Filho - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    13. 2001-2003. Politicas Publicas Territoriais e Auto-Sustentabilidade: Avaliacao e Propostas para a Bacia Hidrografica do Mogi-Guacu
      Descrição: Projeto de pesquisa com o objetivo de diagnosticar as dinâmicas dos complexos agroindustriais succroalcooleiro e citrícola no estado de São Paulo e quais as consequências sociais e ambientais provocadas pelo avanço da produção agrícola e agroindustrial no território da bacia hidrográgica do Mogi-Guaçú, com suas relações sociais e econômicas e que acabam influenciando o processo de desenvolvim,ento sustentável da região estudada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Ana Claudia Vieira - Integrante / Francisco José da Costa Alves - Coordenador / Isabel Cestari - Integrante / Newton Luis Menegon - Integrante.
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    14. 2000-2002. A nova dinamica tecnologica e organizacional do complexo agroindustrial citricola paulista
      Descrição: Projeto com o objetivo de disgnosticar a dinâmica organizacional e tecnológica do complexo agroindustrial citrícola no estado de São Paulo, identificando os principais segmentos envolvidas na produção agroindustrial do suco concentrado de laranja e da laranja in natura, identificado os afotres que detemirnam a dinâmica de concentração industrial no segmento processador e a redução significiativa do número de citricultores incluídos nos canais de comercialização existentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Francisco da Costa Alves - Coordenador / Luiz Manoel de Almeida - Integrante / Ana Claudia Vieira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    15. 2000-2001. Alianzas Estrategicas para el desarrollo rural en America Latina: Competitividade e rede de relacoes no territorio citricola brasileiro.
      Descrição: O projeto de pesquisa identificou os elementos que determinam a competitividade da cadeia agroindustrial citrícola brasileira e analisou as relações de poder estabelecida nas redes de negociações no período 1960/2000.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.
    16. 1997-1999. Analise das disfuncoes das cadeias agroalimentares da macrorregiao de Ribeirao Preto - SP
      Descrição: O projeto de pesquisa realizou uma série de diagnósticos das cadeias agroalimentares existentes na macrorregião de Ribeirão Preto - SP, com o objetivo de analisar as principais disfunções produtivas, tecnológicas e econômicas que essas cadeias acarretam para o desenvolvimento da segurança alimentar na região para, posteriormente, indicar um conjunto de políticas públicas voltadas para a produção agroalimentar regional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo - Integrante / Paulo Furquim de Azevedo - Integrante / Francisco José Costa Alves - Coordenador / Mário Otávio Batalha - Integrante / Maria Rita Assumpção - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7
      Membro: Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (36)
    1. Políticas Públicas em Assentamentos Rurais: orientação técnica, proposta agroecológica e segurança alimentar.Políticas públicas em redes de segurança alimentar: avaliações de eficácia em programas locais. 2008. (Simpósio).
    2. Seminário dos programas estratégicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios em segurança alimentar.Políticas Públicas e Redes de Segurança Alimentar no Brasil. 2008. (Seminário).
    3. XLV Congresso da SOBER. Avaliação dos Programas Internacionais de Agroenergia e seus Impactos. 2007. (Congresso).
    4. 1 Congresso Internacional de Sociologia Econômica e das Finanças. Redes Sociais e Mercado de Trabalho. 2006. (Congresso).
    5. Seminário do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da UFSCar.Filtors Institucionais e entraves organizacionais na cadeia citrícola paulista. 2006. (Seminário).
    6. XLIV Congresso da Sober - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Palestra de mesa de abertura do congresso sobre Perspectivas da Agrornergia no Brasil. 2006. (Congresso).
    7. XXXI Semana de Ciência e Tecnologia Agropecuária.Perspectivas para o Comércio Exterior do Brasil. 2006. (Simpósio).
    8. 27. Expocitros.Custos de negociação e entraves institucionais para o produtor de laranja.. 2005. (Encontro).
    9. 27. EXPOCITROS.Custos de negociação e entraves institucionais para o produtor de laranja.. 2005. (Seminário).
    10. Encontro da Alimentação Escolar e Desenvolvimento Local Sustentável.Palestra sobre Políticas de Segurança Alimentar no Brasil. 2005. (Encontro).
    11. II Jornada do Conhecimento e da Tecnologia.Organizações Recentes da Agroindústria no Brasil.. 2005. (Simpósio).
    12. IV Semana de Economia.Palestra sobre Concepções Recentes da Firma na Ciência Econômica.. 2005. (Simpósio).
    13. Seminario de Expertos FODEPAL Alianzas, Cadenas Productivas y Competitividad.Desarrollo de Cadenas de Negocios. 2004. (Seminário).
    14. VIII International Citrus Seminar - Econoy and Market.Entraves institucionais e custos de transação na citricultura paulista.. 2004. (Seminário).
    15. VIII Seminário Internacional de Citros.Entraves institucionais e custos de transação na citricultura paulista. 2004. (Seminário).
    16. XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. O Avanço da desregulamentação sucroalcooleira e as transformações institucionais na rede de poder agroindustrial sucroalcooleira paulista.. 2004. (Congresso).
    17. Project Blockages along the policy and commodity chains.Blockages along the policy and commodity chains Latina America. 2003. (Oficina).
    18. Desafios Recentes do Complexo Agroindustrial Citrícola.Desafios Recentes do Complexo Agroindustrial Citrícola. 2002. (Seminário).
    19. Fórum de Segurança Alimentar de São Carlos.Segurança alimentar e políticas locais.. 2002. (Simpósio).
    20. II Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração..Regulação e desenvolvimento de cadeias agroindustriais.. 2002. (Simpósio).
    21. II Seminário Agroindustrial de Catanduva.Pequenas e médias agroindústrias de cítricos. 2002. (Seminário).
    22. Sistemas locais de segurança alimentar.Desenvolvimento local e políticas de segurança alimentar.. 2002. (Simpósio).
    23. V Simpósio de Administração de Produção e Operações Internacionais.Transferência Tecnológica em Mercado de Sementes no Brasil. 2002. (Simpósio).
    24. 1 Fórum Político-Econômico de Agronegócios.. Agronegócios e Formulação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional.. 2001. (Congresso).
    25. 1 Seminário Regional de Políticas Públicas Territoriais e Auto-Sustentabilidade.Avaliação das redes de poder dos complexos agroindustriais no estado de São Paulo. 2001. (Seminário).
    26. Alternativas para o pequeno e médio produtor rural..Perspectivas para o pequeno e médio produtor rural.. 2001. (Seminário).
    27. Competitividade Globalização - XXXIX Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Sobre o desenvolvimento de localidades rurais: algumas contribuições da teoria neo-institucional.. 2001. (Congresso).
    28. II seminário Brasileiro da Nova Economia Institucional.Rede de relações e poder de negociação: uma análise do caso citrícola brasileiro.. 2001. (Seminário).
    29. II Seminário Regional de Políticas Públicas, Territoriais e Auto-Sustentabilidade.Avaliação das cadeias agroindustriais na bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçú.. 2001. (Seminário).
    30. X World Congress of Rural Sociology. Policu network in the complex of rural sociology. 2000. (Congresso).
    31. Desenvolvimento econômico regional.Desenvolvimento Econômico Regional. 1998. (Seminário).
    32. V Congreso Latinoamericano de Sociiologia Rural. Crisis Agricola y Políticas en Brazil: nuevos elementos para la discusion.. 1998. (Congresso).
    33. Seminário Agribusiness: Gestão Estratégia..Desenvolvimento Agrário no Brasil: Interpretações Clássicas e Recentes. 1997. (Seminário).
    34. 20. Congresso da ANPAD. Reestruturação da cadeia agroindustrial citrícola: o avanço dos serviços na indústria e no campo. 1996. (Congresso).
    35. IV Jornada de Investigação Científica do Grupo Montevideu.Gestão em cadeias agroindustriais. 1996. (Encontro).
    36. I seminário de Pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional.Complexos agroindustriais e segurança alimentar. 1995. (Seminário).

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    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53