Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Ana Paula Gestoso de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e pós-doutorado em Tecnologia informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (UFSCar/São Carlos - 2014). Tem experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEE) e no Ensino Superior (UFSCar). Também possui experiência em Educação a Distância como tutora (Pedagogia-SEaD/UFSCar; FAFE/USP) e supervisora de tutoria (Pedagogia-SEaD/UFSCar). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura infanto-juvenil, matemática - ensino, tecnologia - ensino, formação de professores, ensino - aprendizagem e aprendizagem da docência. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos e vice coordenadora do curso de Pedagogia na modalidade a distancia (UFSCar). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2662760426985944 (10/01/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 1633518662
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2016-Atual. Dialogo intergeracional na inducao de professores: o estabelecimento de um continuo de formacao docente
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / REALI, Aline M. M. R. - Integrante / Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
    2. 2016-Atual. Memoriais de Formacao: refletindo sobre a construcao e (re) significacao da identidade profissional docente na Educacao Infantil
      Descrição: Descrição: A presente pesquisa é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão realizado desde 2012 em uma CEMEI de São Carlos, SP. Os objetivos desta pesquisa são identificar, nos memoriais de formação das professoras participantes do projeto de extensão, indícios da constituição da identidade profissional de docentes que atuam na educação infantil, e, constatar elementos que influenciaram fortemente esse processo de formação... Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Coordenador / Jéssica Francine Ferreira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas.Como histórias infantis podem auxiliar na construção do letramento matemático nos anos iniciais?. 2016. (Encontro).
      2. VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. Portfólios reflexivos e narrativas sobre o processo vivido no PIBID. 2016. (Congresso).
      3. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Programa de formação de professores Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um olhar para as práticas de leituras e escritas nas aulas de matemática. 2016. (Encontro).
      4. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2015. (Encontro).
      5. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Discussões sobre um software educacional e o ensino de matemática nos anos iniciais. 2015. (Seminário).
      6. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemátic.Conversas online: o computador nas aulas de matemática. 2015. (Outra).
      7. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática.Professores dos anos iniciais e a formação matemática. 2015. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. SOUZA, A. P. G.. III Colóquio de Práticas Letradas. 2016. (Outro).. . 0.
      2. SOUZA, A. P. G.. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2016. (Outro).. . 0.
      3. SOUZA, A. P. G.; PASSOS, C. L. B.. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2015. Outro
      4. SOUZA, A. P. G.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Inciais. 2014. (Outro).. . 0.
      5. SOUZA, A. P. G.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. (Outro).. . 0.
      6. SOUZA, A. P. G.. X Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47