Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Carmen Lucia Brancaglion Passos

Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestre em Educação (Metodologia de Ensino) pela Unicamp (1995) e Doutora em Educação (Educação Matemática) pela Unicamp (2000), Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2008), com bolsa CAPES. Realizou Pós-Doutorado na FE-USP (2016-2017), com supervisão Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos e com estágio de pesquisa no exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FAPESP). Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente lotada no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Leciona e orienta nos cursos de Licenciatura em Pedagogia (presenciais) e Pedagogia (EaD). Atua e coordena projetos de Extensão ligados ao ensino de matemática e à formação de professores na Educação Básica. Exerceu dois mandados como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (01/07/2010 a 30/05/2013 e 01/06/2013 a 30/06/2015). No PPGE, investiga e orienta pesquisas de mestrado e doutorado em temáticas da área de Educação e Educação Matemática, em especial, sobre a formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e narrativas de formação de professores que ensinam matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. É pesquisadora do grupo PRAPEM/GEPFPM na Unicamp. Bolsista CNPq Produtividade desde 2011. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2297203444364327 (17/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise: 2002-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamente de Teorias e Práticas Pedagógicas. Rodovia Washington Luis, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518373 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www2.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2017-Atual. Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Hibrido de Mentoria
      Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Andrea Braga Moruzzi - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: O primeiros anos da carreira docente são um período complexo, pois estes professores têm habitualmente as turmas mais complicadas, nas escolas mais difíceis e raramente recebem apoio institucional. Em face da ausência de iniciativas e programas voltados para o acompanhamento e apoio de professores iniciantes em seus primeiros anos de atividade profissional, propõe-se uma pesquisa-intervenção que objetiva investigar as contribuições e limites de um Programa Híbrido de Mentoria para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e professoras experientes, as mentoras, de diferentes níveis de ensino, a partir de diferentes ênfases, a saber, professores iniciantes, professores experientes e do próprio programa. Procura-se com a sua realização compreender as diferentes implicações do caráter híbrido - compreendido como a articulação de atividades virtuais e presenciais (Vaughan, 2010), de relações mais estreitas entre a formação e a atuação docentes e superação da desconexão usual entre universidade-escola (Zeichner, 2010) - para processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência de professores iniciantes em interação com professores experientes, os mentores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Coordenador / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Carmen Lúcia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Ana Paula Gestoso - Integrante / Andrea Moruzzi - Integrante / Maria Alfredo Moreira - Integrante / Fabiana Marini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.
    2. 2016-2017. Educacao Matematica nos anos iniciais: dimensoes sociais do ensino e aprendizagem da matematica e narrativas de formacao
      Descrição: Este projeto de pós-doutoramento, desenvolvido na Faculdade de Educação da USP, com supervisão do Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos, insere-se na trajetória de pesquisa que venho desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, cujo foco consiste em investigações referentes ao ensino e à aprendizagem da matemática nos anos iniciais e a formação de professores que ensinam matemática. Busca-se com esta pesquisa ampliar o repertório teórico e metodológico ao estudar e analisar as escritas de si, concebidas como dispositivos de investigação, considerando a experiência dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais na sua relação com o conhecimento matemático e as dimensões sociais no seu ensino. Pretende-se aprofundar o quadro de referências teóricas e a produção de ferramentas teórico-metodológicas que contribuam para o avanço dos estudos no campo da pesquisa sobre formação de professores que ensinam matemática, especialmente quanto aos aspectos sociais. No interior do projeto foi desenvolvido estágio de pesquisa (maio a julho de 2017) no Instituto de Educação, na Universidade de Lisboa, com supervisão da Profa. Dra. Helia Oliveira, que contou com auxílio da FAPESP (Processo 2017/03757-6).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    3. 2016-Atual. Dialogo intergeracional na inducao de professores: o estabelecimento de um continuo de formacao docente
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Coordenador / Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Fabiana Marini Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
      Descrição: A aprendizagem dos professores é um processo contínuo que ocorre ao longo da vida profissional, não se limitando a espaços educativos formais e tradicionais. A literatura no campo da formação de professores indica que os professores devem aprender a aprender com a prática, uma vez que o ensino exige improvisação, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. Considerando que os professores necessitam de apoio, tempo, oportunidades, diálogos, parcerias, de compreensão do contexto escolar, indagamos: quais limites e possibilidades de construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual envolvendo professores experientes, iniciantes e licenciandos com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes? Temos como pressuposto que o modelo colaborativo entre professores com diferentes níveis de experiência promove reflexão sobre a própria prática. Além disso, no diálogo intergeracional, os professores experientes, serão capazes de prestar atenção à dinâmica da atribuição de significados de professores iniciantes, em vez de oferecer um inventário acumulado de métodos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições para a aprendizagem da docência provocada pelo intercâmbio on-line de professores experientes, iniciantes e licenciandos, por meio de um diálogo intergeracional em um espaço virtual. Participarão da pesquisa professores experientes (com mais de 10 anos de experiência) que atuarão como formadores dos iniciantes; professores iniciantes de escolas públicas parceiras (que já possuem vínculo institucional com a universidade) e graduandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e a distância da UFSCar. A produção dos dados terá como fonte principal as narrativas escritas pelos envolvidos na construção de uma rede colaborativa em um espaço virtual. Adota-se, portanto, uma abordagem qualitativa de pesquisa que possibilita compreender, a partir de um acompanhamento próximo dos envolvidos, o conhecimento produzido nessa rede colaborativa, configurando-se em um estudo exploratório descritivo-analítico. Espera-se, contribuir para o campo das pesquisas sobre formação de professores, especialmente sobre os processos de aprendizagem profissional da docência; análise dos processos de planejamentos de ensino e sua implementação; compreender os desdobramentos da participação de professores nas atividades da rede colaborativa; identificar variáveis contextuais que contribuem para a eficácia ou dificultam o desenvolvimento profissional docente on-line.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / REALI, Aline M. M. R. - Integrante / Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de - Coordenador / Fabiana Marini Braga - Integrante.
      Membro: Ana Paula Gestoso de Souza.
    4. 2014-2014. Interlocucao entre arte e ciencias da educacao na formacao de docentes de criancas de 0-10 anos: contribuicoes didaticas italianas e brasileiras da educacao infantil para a escola e da escola para a educacao infantil
      Descrição: O projeto entre a Unicamp, Universidade de Milão-Bicocca e Universidade Federal de São Carlos visa analisar a organização do trabalho pedagógico no cotidiano das crianças em creches, pré-escolas e anos iniciais do ensino fundamental. As análises serão feitas à luz de: aula como experiência, aula como acontecimento, jogos de linguagem, didática heurística, didática exploratório-investigativa, didática da invenção, didática indisciplinar, formação docente em oficinas, formação docente em grupos de reflexão/investigação, construção das culturas infantis, organização do espaço físico, do tempo e dos materiais, destacando as contribuições educativas e didáticas da educação infantil para a escola e da escola para a educação infantil. Pretende também fazer uma interlocução profícua entre as ciências da educação e a arte, visando uma docência específica para a educação da infância de 0-10 anos e o desenvolvimento de um acervo científico-cultural por meio de publicações e traduções.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Regina Celia Grando - Integrante / Anete Abramowicz - Integrante / Antonio Miguel - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Guilherme Toledo - Integrante / Dario Fiorentini - Integrante / Elisabetta Nigris - Integrante / Franca Zuccoli - Integrante / Agnese Infantino - Integrante / Gabriela Seveso - Integrante / Luisa Zecca - Integrante / Ana Lúcia Goulart de Faria - Coordenador.
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    5. 2014-Atual. Educacao Matematica nos Anos Iniciais: Tarefas Exploratorio/Investigativas, Tecnologias Informaticas e Narrativas de Formacao
      Descrição: Este projeto toma a tecnologia informática como mais um componente na formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais. Neste projeto buscaremos investigar que saberes docentes, reflexões e conflitos são produzidos por um grupo de professores dos anos iniciais envolvidos num processo simultâneo de aprender matemática através de tecnologia informática e de tentar ensiná-la. Será tomado como referencial metodológico a pesquisa colaborativa, pois haverá parceria entre todos os participantes do grupo ao analisar, estudar e produzir tarefas de caráter exploratório/investigativa com uso do recurso tecnológico, para que essas possam ser desenvolvidas na sala de aula da educação básica. Tanto os momentos de preparação das tarefas como os da implementação delas na escola serão vídeo gravadas. Serão produzidas narrativas de formação e de análise dos episódios de ensino. A análise dos vídeos, bem como a socialização das narrativas serão no grupo, o que poderá contribuir para: (i) identificar possíveis aprendizagens sobre a matemática por professores inseridos em um contexto de colaboração e de investigação; (ii) identificar saberes docentes produzidos e (re)significados nos momentos em que o grupo prepara tarefas para a sala de aula, analisa os vídeos produzidos em suas salas de aula e produz sistematizações por meio de narrativas; (iii) compreender os dilemas, limites e potencialidades do uso da tecnologia informativa para aprender e ensinar matemática. Apoio CNPq Edital Bolsa Produtividade 311383; Apoio CAPES-PNPD Institucional (Projeto n. 2288/2011).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (9) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Luciane de Fatima Bertini - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Paulo Sergio de Sa Alberto - Integrante / Talita Fernanda de Souza - Integrante / Jessica de Brito - Integrante / Eliana Alves Pereira Leite - Integrante / Livia de Oliveira Vasconcelos - Integrante / Luci de Fátima Montezuma - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Americo Junior Nunes da Silva - Integrante / Everaldo Gomes Leandro - Integrante / Laura Rodrigues Xavier - Integrante / Maria Tereza Evangelista Fernandino - Integrante / Gabriela Guerreiro Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 12
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    6. 2013-2016. Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matematica
      Descrição: Trata-se de um Projeto de âmbito nacional, proposto e coordenado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM), com sede na Unicamp. O Projeto é financiado pelo CNPq (Projeto Universal, processo: 486505/2013-8 - Faixa C), tendo como Coordenador Geral o Prof. Dr. Dario Fiorentini (Unicamp) e mais sete subcoordenadores regionais: Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (SP); Ana Cristina Ferreira (MG); Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (RJ/ES); Patrícia Sandalo Pereira (Centro-Oeste); Andreia Maria Pereira de Oliveira (Nordeste); (Tadeu Oliver Gonçalves (Norte); Ettiène Cordeiro Guérios (Sul), envolvendo um total de 24 professores-doutores e 9 estudantes auxiliares de pesquisa . O Projeto tem por OBJETIVO mapear, descrever, sistematizar as pesquisas brasileiras produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino e que tem como foco de estudo o professor que ensina matemática. Pretende também descrever e compreender as problemáticas investigadas, os conceitos utilizados e as concepções epistemológicas que atravessam esse campo de pesquisa. Uma atenção especial deverá ser dada às pesquisas que investigam processos, práticas e aprendizagens profissionais. O corpus de análise deve envolver cerca de 1.200 trabalhos de mestrado (profissional ou acadêmico) ou doutorado que tenham sido produzidos, no período de 2001 a 2012, nas áreas de Ensino e Educação da Capes, tendo como foco de estudo o professor que ensina matemática . A proposta foi gestada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFPM) - grupo interinstitucional, com sede na FE/Unicamp, que congrega pesquisadores da Unicamp, Unesp/RC, UFSCar, PUC-Campinas, Universidade de São Francisco (USF). Para o desenvolvimento deste projeto, o grupo contará com a colaboração de pesquisadores de todas as regiões do país, prevendo duas fases distintas. A primeira consiste no fichamento e mapeamento das pesquisas em sete regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro/Espírito Santo, e São Paulo. A segunda fase consiste na realização de estudos descritivos e analíticos de temáticas e problemáticas específicas do corpus de estudo, tendo por base o mapeamento produzido na primeira fase. Como produto final dessa pesquisa, está prevista a publicação de um e-book de livre acesso à comunidade acadêmica sobre os mapeamentos regionais produzidos no âmbito do Projeto Universal e de artigos em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação e um livro impresso contendo os estudos descritivos do estado da arte de temáticas e problemáticas específicas do campo da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Em síntese, espera-se, com esses resultados e produtos, proporcionar, de um lado, subsídios para as políticas públicas e instituições responsáveis pela formação profissional do professor que ensina matemática e, de outro, fornecer sistematizações e referenciais que ajudem a orientar e definir melhor os novos projetos de pesquisa nesse campo de estudo e que serão desenvolvidos no âmbito dos mais de 200 programas de Pós-Graduação stricto sensu da área de Educação e Ensino, em todas as regiões do Brasil. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Rosana Giaretta S Miskulim - Integrante / Adair Mendes Nacarato - Integrante / Regina Celia Grando - Integrante / Dario Fiorentini - Coordenador / Maria Auxiliadora B A Megid - Integrante / Renata P Gama - Integrante / Maria Aparecida Coelho - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Vanessa Moreira Crecci - Integrante / Marisol Vieira Melo - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    7. 2011-2016. Tecnologia Informatica na formacao e atuacao de professores que ensinam matematica nos anos iniciais do ensino fundamental
      Descrição: A pesquisa busca investigar que saberes curriculares, reflexões e conflitos são produzidos por um grupo de professores envolvidos num processo simultâneo de aprender matemática através de tecnologia informática e tentar ensiná-la, objetiva romper com dicotomia da existência de recursos e sua não utilização. O projeto, desenvolvido no âmbito do PPGE, Linha de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, se integra ao Projeto ?Formação compartilhada de professores que ensinam matemática: grupo de estudos, tarefas exploratório/investigativas e narrativas de formação? (CNPq-PQ) e trará ampliação nas temáticas que têm sido pesquisadas, possibilitando a formação de recursos humanos para a pesquisa e a pós-graduação focalizando a tecnologia informática no ensino da matemática. O projeto possibilitará a ampliação da competência teórica e metodológica dos professores pesquisadores, de pós-graduandos, de professores escolares e futuros professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Consideramos ainda que poderá contribuir para a ampliação das pesquisas desenvolvidas no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e integração do bolsista/doutor às atividades da pós-graduação e graduação, reforçando com qualidade as atividades de ensino e orientação nos diferentes níveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Paulo Sergio de Sa Alberto - Integrante / Talita Fernanda de Souza - Integrante / Michela Tuchapesk da Silva - Integrante / Keli Cristina Conti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    8. 2011-2014. Formacao compartilhada de professores que ensinam matematica: grupo de estudos, tarefas exploratorio/investigativas e narrativas de formacao
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal investigar, a partir de narrativas de formação, o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na educação básica e que participam de grupos de estudos, com características de grupo colaborativo, ao aprenderem e ensinarem matemática a partir de tarefas exploratório-investigativas. Buscamos compreender mais de perto as relações entre prática e conhecimento, ou seja, como se dá o processo de produção de conhecimento através da investigação, qual a relação entre a investigação e a prática, o que os professores aprendem quando investigam e propõem investigações/explorações matemáticas para seus alunos. (Projeto financiado pelo CNPQ - Bolsa Produtividade 2011/2013). O subprojeto "Tecnologia Informática na formação e atuação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental", com bolsista PNPD-2011, será incorporado ao projeto em novembro de 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Luciane de Fátima Bertini - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Integrante / Maiza Lamonato - Integrante / José Antonio Araújo Andrade - Integrante / Luci Fátima Montezuma - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Sandra Alves de Oliveira - Integrante / Patricia Rosana Linardi - Integrante / Ana Carolina Faustino - Integrante / Jessica de Brito - Integrante / Eliana Alves Pereira Leite - Integrante / Livia de Oliveira Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 6
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    9. 2008-2010. O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM GRUPO DE ESTUDO COLABORATIVO: HISTORIAS INFANTIS CONECTADAS COM A MATEMATICA NA FORMACAO E NA PRATICA DOCENTE (PROCESSO NUMERO 480539/2007-3)
      Descrição: Esta pesquisa envolve em um mesmo grupo colaborativo professores universitários, pós-graduandos em Educação, professores que ensinam matemática na escola básica, graduandos de Pedagogia e de Matemática e tem como objetivo identificar indícios de desenvolvimento profissional de professores a partir de dinâmicas colaborativas de produção de histórias infantis envolvendo matemática. Mais especificamente, irá identificar e analisar como são compartilhados conhecimentos da docência, a partir de diálogos e reflexões entre os participantes no grupo; analisar as transformações na atribuição de significados sobre o tema e conteúdos de diferentes naturezas a serem abordados no livro infantil, identificando e procurando formas de superar as lacunas; sob a ótica dos participantes, analisar as contribuições para o desenvolvimento profissional da participação no grupo colaborativo em que cada elemento está em uma fase da carreira, possuindo objetivos e formações diferenciados; analisar as atitudes em relação aos conteúdos de ensino, à profissão e a carreira advindas da participação no grupo colaborativo; identificar e analisar as mudanças na prática docente decorrentes do processo formativo vivido no grupo colaborativo, na perspectiva dos participantes. Esse é um empreendimento que promove tanto realização profissional de cada um dos participantes, quanto o desenvolvimento, a longo prazo, da cultura profissional de toda a comunidade docente. A pesquisa focalizará um grupo de estudo colaborativo e as práticas de implementação na sala de aula das histórias infantis que resultaram do trabalho no grupo. Na modalidade de pesquisa sobre grupo colaborativo ocorre intervenção na prática, na qual os pesquisadores ou participantes representativos do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, a pesquisa deixa de ser sobre os professores, passando a ser com professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Renata P Gama - Integrante / Raquel Duarte de Souza - Integrante / Ana Paula Gestoso de Souza - Integrante / Lilan Silva de Carvalho - Integrante / Luci Fátima Montezuma - Integrante / Marina Amaral dos Santos - Integrante / Natalia Menin da Silva - Integrante / Mariana Kroll da Silva - Integrante / Laís Cecília de Assunção - Integrante / Raphael Cyrillo Ruiz Sanches - Integrante / MALIEL REGINA DOS SANTOS SERAFIM - Integrante / Monike Cristina Silva Bertucci - Integrante / Monise Del Rovere - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    10. 2005-2007. Centro Integrado de Difusao da Ciencias e Formacao de Professores - CIDCFP
      Descrição: Centro Integrado de Difusão da Ciência e Formação de Professores - Ciência de Todos (FINEP), Coordenador pelo Prof. Dr. Nelson Studart Filho, do Departamento de Física/UFSCar. Minha participação nesse projeto tem como objetivo geral criar condições para a popularização da Ciências, em especial da Educação Matemática, desenvolvendo ações integradas entre os Departamentos de Física, Química, Biologia, Matemática e Metodologia de Ensino da UFSCar e duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de São Carlos - EE Prof. Juliano Neto e EE Jesuino de Arruda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Integrante / Pedro Malaguti - Integrante / Nelson Studart - Coordenador / José Antonio Salvador - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Adilson Jesus Aparecido de Oliveira - Integrante / Dácio Rodney Hartwig - Integrante / Carlos Alberto Olivieri - Integrante / Ivã Moreno - Integrante / Ana Luiza Perdigão - Integrante / Luis Henrique Ferreira - Integrante / Massami Yonashiro - Integrante / Rosirene Sartori - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 2
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.
    11. 2003-2011. Formacao compartilhada de professores que ensinam Matematica
      Descrição: Um dos dilemas vividos pelos professores, especialmente em início de carreira, é a dificuldade de transformar os conteúdos conceituais da Matemática em conteúdos de ensino adequados às necessidades, expectativas e experiências dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desse projeto é trabalhar de forma integrada conteúdos do ensino fundamental, enfatizando conteúdos matemáticos para favorecer a aprendizagem de noções e conceitos específicos. Esse processo será objeto de investigação na área de formação de professores na qual se procurará analisar essa metodologia como estratégia formativa. Alguns focos de investigação do projeto: o desenvolvimento de estudos e pesquisas compreendendo a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; a prática pedagógica de professores de matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Carmen Lucia Brancaglion Passos - Coordenador / Luciane de Fátima Bertini - Integrante / Tatiane Déchen - Integrante / Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Integrante / Renata P Gama - Integrante / Maria das Graças dos Santos Abreu - Integrante / Maiza Lamonato - Integrante / RAFAEL NEVES ALMEIDA - Integrante / José Antonio Araújo Andrade - Integrante / Priscila Domingues Azevedo - Integrante / Josiana Rovatti Pupin - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Bolsa. Número de produções C, T A: 146 / Número de orientações: 28
      Membro: Carmen Lucia Brancaglion Passos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (148)
    1. 38a Reunião da ANPED. GEM ? GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DAS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO À PESQUISA NARRATIVA. 2017. (Congresso).
    2. 4o Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: interlocuções com outras áreas do conhecimento.A formação de professores de Matemática e os saberes curriculares. 2017. (Outra).
    3. IV Fórum de Discussão Parâmetros da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.Discussão no GT de Formação de Professores. 2017. (Outra).
    4. IX Workshop de Verão em Matemática.Narrativas (auto)biográficas na formação de professores: aprender e ensinar matemática nos anos iniciais. 2017. (Outra).
    5. VII CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A formação matemática para prática de professores dos anos iniciais. 2017. (Congresso).
    6. VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Formação de professores dos anos iniciais: desafios de aprender e ensinar matemática com tecnologia. 2017. (Congresso).
    7. I Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais.Investigações matemáticas e da resolução de problemas nos anos iniciais: desafios para a prática docente. 2016. (Encontro).
    8. III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. APRENDIZAGENS E DIFICULDADES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA. 2016. (Congresso).
    9. IV EEMAI Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas.A geometria no ciclo da alfabetização: outros olhares a partir do PNAIC 2014. 2016. (Encontro).
    10. IV EEMAI Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais e III Colóquio de Práticas Letradas.Formação de professores, educação matemática, letramento.... 2016. (Encontro).
    11. IV SELEM Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.Educação Matemática e histórias infantis no ciclo de alfabetização: análise de livros infantis presentes no PNAIC. 2016. (Seminário).
    12. VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. NARRATIVAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Congresso).
    13. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Aprender e ensinar matemática através de tecnologia informática: reflexões a partir de narrativas de professores dos anos iniciais. 2016. (Congresso).
    14. XII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática. IMPRESSÕES DOS FUTUROS PROFESSORES QUANTO A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PRODUZIDAS EM DIÁRIOS REFLEXIVOS. 2016. (Congresso).
    15. 37a Reunião da ANPED. Participação nas discussões do GT-19. 2015. (Congresso).
    16. 67a Reunião Anual da SBPC. Formação Matemática de professores dos anos iniciais. 2015. (Congresso).
    17. 67a Reunião Anual da SBPC. Avaliador/debatedor trabalhos apresentados sessão de pôsteres. 2015. (Congresso).
    18. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (III EEMAI).A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INCIAIS E A TECNOLOGIA INFORMÁTICA. 2015. (Encontro).
    19. Seminário Interinstitucional de Educação e Formação de Professores (UFSCAR/Unespa).A Pós-Graduação em Educação e os convênios interinstitucionais. 2015. (Seminário).
    20. VIII ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.A matemática na formação e atuação de professores do início da escolarização. 2015. (Encontro).
    21. VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática.Formação Inicial/Continuada de Professores dos Anos Iniciais: Tecnologias Informáticas e Matemática. 2015. (Seminário).
    22. V SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Discussões sobre um software educacional e o ensino de matemática nos anos iniciais. 2015. (Seminário).
    23. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática. Professores dos anos iniciais e a formação matemática. 2015. (Congresso).
    24. XXI Encontro de Iniciação Científica, XIV Encontro de Pós-Graduação, X Encontro de Extensão Universitária e VII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.Membro do comitê Externo-CNPq. 2015. (Encontro).
    25. II Congresso Nacional de Formação de Professores e do XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. DIFERENTES ESCRITAS NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA. 2014. (Congresso).
    26. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Jogos e Resolução de problemas na ACIEPE A Matemática nos Anos Iniciais: Programa de formação continuada de professores dos anos iniciiais da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos. 2014. (Encontro).
    27. IV Congresso Internacional sobre Professorado Iniciante e Inserção Profissional à Docência. Formação matemática de professores dos anos iniciais na modalidade a distância. 2014. (Congresso).
    28. Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Programas de Pós-Graduação em Educaçãora. 2014. (Outra).
    29. Seminário de Planejamento e Produção de Material do PNAIC 2015l.Discussão e debate. 2014. (Seminário).
    30. VI Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfica. CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA DIGITAL. 2014. (Congresso).
    31. VI Encontro Estadual de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro - VI EEMAT.Educação Matemática nos anos iniciais: Desafios e perspectivas das tecnologias digitais na formação inicial e continuada de professores. 2014. (Encontro).
    32. XX Encontro de Iniciação Científica, XIII Encontro de Pós-Graduação, IX Encontro de Extensão Universitárias, VII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.Observador/avaliador. 2014. (Outra).
    33. 36a Reunião Nacional da ANPEd. Texto. 2013. (Congresso).
    34. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.Produçãoediscussãodenarrativasemgrupo:indícios dedesenvolvimentoprofissionaldeprofessores. 2013. (Encontro).
    35. II Fórum de discussão sobre parâmetros balizadores em Educação Matemátiuca.Grupo de Discussão Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática. 2013. (Outra).
    36. II SELEM Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.A matemática vivida por futuros professores dos anos iniciais reveladas em narrativas. 2013. (Seminário).
    37. Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outra).
    38. Reunião de PPGE da Região Sudeste. 2013. (Outra).
    39. Reunião do FORPRED durante 36a Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Outra).
    40. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O afeto na formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. (Congresso).
    41. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Formação matemática de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. 2013. (Encontro).
    42. XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Intervenções de tutores virtuais que envolvem conteúdo matemático em um curso de formação de professores. 2013. (Encontro).
    43. 18o COLE Congresso de Leitura do Brasil. O processo de produção e ressignificação de conhecimentos matemáticos a partir de relatos de experiências orais e escritos num grupo colaborativo de professoras da educação infantil. 2012. (Congresso).
    44. 35a Reunião da Anped. 2012. (Congresso).
    45. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e .... 2012. (Encontro).
    46. I Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE).Participação Reunião do Fórum FEPAE. 2012. (Outra).
    47. II Fórum dos Editores de Periódicos em Educação FEPAE.Reunião do II Fórum do FEPAE. 2012. (Outra).
    48. I SELEM Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática.Ler e escrever é preciso: a formação matemática de professores dos anos iniciais na modalidade a distância. 2012. (Seminário).
    49. Reunião do FORPRED durante 35a ANPED. 2012. (Outra).
    50. Seminário de Acompanhamento da Área Educação-Capes (2o. 2012. (Seminário).
    51. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Coordenação do Simpósio "Educação Especial e Educação Matemática". 2012. (Congresso).
    52. V SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A formação matemática de professores da educação primária na Espanha: contribuições para a realidade brasileira. 2012. (Seminário).
    53. XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.HISTÓRIAS INFANTIS E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO A UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2012. (Encontro).
    54. 34a Reunião Anual da Anped. 2011. (Congresso).
    55. 9a Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.GEM Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Outra).
    56. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Mesa de abertura, conferência de abertura, conferência de encerramento. 2011. (Encontro).
    57. III Seminario Internacional de Educação Matemática.Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. (Seminário).
    58. III Seminários de Dissertaçôes e Teses, Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática do PPGE/UFSCar.Debatedor. 2011. (Seminário).
    59. Reunião do FORPRED durante a Anped. 2011. (Outra).
    60. VIII Congresso de Extensão. A matemática na educação infantil: reflexões teõricas e metodológicas na formação e na atuação de professores. 2011. (Congresso).
    61. VI Seminário de Pesquisa em Educação.Arguiçao de projetos de Mestrado e de Doutorado. 2011. (Seminário).
    62. XIII CIAEM - Conferencia Interamericana de Educação Matemática. Currículo, práticas escolares e formação do professor de matemática. 2011. (Congresso).
    63. XXIII Semana da Licenciatura em Matemática - UNESP-Bauru.Currículo de licenciatura: solicitações para o professor de hoje. 2011. (Outra).
    64. 33a Reunião Anual da Anped.Reflexões sobre Currículo, Práticas Escolares e Formação do Professor de Matemática. 2010. (Outra).
    65. II Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Professores de matemática em início de carreira: vivências de com tecnologias de informação e comunicação. 2010. (Congresso).
    66. III Fórum Baiano de Licenciaturas de Matemática.Perspectiva sobre currículo e suas relações com a formação e prática docente. 2010. (Outra).
    67. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática.Panorama das licenciaturas em Matemática no Estado de São Paulo. 2010. (Outra).
    68. IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto) biográfica. Narrativas de formação: aprendizagens docentes a partir da exploração-investigação matemática em geometria. 2010. (Congresso).
    69. Reunião do FORPRED. 2010. (Outra).
    70. X Encontro Nacional de Educação Matemática.Aprendizagens da docência reveladas por licenciandos de matemática: Projeto PIBID. 2010. (Encontro).
    71. X Encontro Nacional de Educação Matemática.O estágio supervisionado na formação inicial dos professores de matemática (Adair Mendes Nacarato e Paula M. Baltar Bellemais. 2010. (Encontro).
    72. X EPEM Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. (Encontro).
    73. XIV EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: Qual a tendência atual da pesquisa brasileira?. 2010. (Encontro).
    74. XIV EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O ensino e a aprendizagem de Matemática no 5o ano do Ensino Fundamental através da metodologia de resolução de problemas. 2010. (Encontro).
    75. XV ENDIPE.O professor de matemática: constituição de identidades e profissionalização. 2010. (Encontro).
    76. 17o Congresso de Leitura do Brasil. Tarefas investigativas nas aulas de matemática: um evento de letramento. 2009. (Congresso).
    77. 32 Reunião Anual da Anped. Compartilhando conhecimentos no ensino de matemática nas séries iniciais: uma professora no contexto de tarefas investigativas. 2009. (Congresso).
    78. III Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática.Panorama das licenciaturas de matemática. 2009. (Outra).
    79. IV SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Tarefas exploratório-investigativas para o ensino de álgebra na 6ª série do ensino fundamental: indícios de formação e desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébricos. 2009. (Seminário).
    80. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Aspectos da sobrevivência no inicio de carreira de professores de matemática na utilização das tecnologias. 2009. (Encontro).
    81. Palestra Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. 2009. (Outra).
    82. Palestra proferida por Beatriz D' Ambrosio: Panorama da formação do professor de matemática nos Estados Unidos e suas tendências investigativas atuais. 2009. (Outra).
    83. X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Histórias infantis e matemática: analisando atitudes de professoresem formação continuada em relação aos conteúdos de ensino. 2009. (Congresso).
    84. 11th International Congress on Mathematical Education (ICME 11). Interrelations between teacher development and curricular change: a research program. 2008. (Congresso).
    85. 31a. Reunião Anual ANPED. Aprendizagens de professoras da educação infantil: a geometria a partir da exploração-investigação matemática. 2008. (Congresso).
    86. Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática. 2008. (Encontro).
    87. III CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativas de professores de Matemática, aprendizagens e desenvolvimento profissional. 2008. (Congresso).
    88. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.Uma aproximação entre literatura infantil e matemática. 2008. (Seminário).
    89. II Seminário do Projeto Gestão e Implantação de Projetos Pedagógicos: a ênfase em processos avaliativos compartilhados entre professores e estudantes - Prodocência.Construindo o conceito de Estágio compartilhado no Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar. 2008. (Seminário).
    90. II SHIAM Seminário de histórias de/em aula de matemática.Investigações matemáticas e a nova proposta curricular do Estado de São Paulo:aprendizagem para alunos ou para a professora. 2008. (Seminário).
    91. II SHIAM Seminário de Histórias e Investigação de/em aulas de matemática.Grupos colaborativos como forma de resistência ao movimento homogeneizador das práticas escolares em matemática. 2008. (Seminário).
    92. II SHIAM Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Pesquisas acadêmidas, políticas públicas de formação continuada, realidade da sala de aula: quanto descompasso!. 2008. (Seminário).
    93. IX Encontro Paulista de Educação Matemática.A Geometria nas séries iniciais: os estudantes gostam, os professores resistem.... 2008. (Encontro).
    94. VIII Jornada de Matemática para a Educação.Que desafio é esse de ser professor de Matemática no Brasilo?. 2008. (Outra).
    95. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (SEMPE).Histórias Infantis com conteúdo matemático. 2008. (Seminário).
    96. XIV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. DIÁRIOS REFLEXIVOS REVELANDO DIFICULDADES E DESCOBERTAS DOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2008. (Congresso).
    97. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS:AS APRENDIZAGENS QUE OCORREM NA SALA DE AULA. 2008. (Congresso).
    98. XVII Encontro de Investigação em Matemática:As Tecnologias e a Educação Matemática. 2008. (Encontro).
    99. 16º COLE Congresso de Leitura do Brasil. OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).
    100. 7ª Jornada Científica da UFSCar.Histórias Infantis e Matemática nas séries iniciais. 2007. (Outra).
    101. Fórum Paulista de Formação do Professor de Matemática: Projetos e Perspectivas.Políticas de formação continuada. 2007. (Outra).
    102. II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática.Formação de Professores de Matemática no Estado de São Paulo. 2007. (Outra).
    103. II SIPCEMP -Simpósio sobre Produção Científica da Educação Matemática Paulista.A Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática do PPGE da UFSCar. 2007. (Simpósio).
    104. I Seminário de Ensino de Geometria, durante IV Iberoamerican Conference On Complex Geometry.O Ensino da Geometria no Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. 2007. (Seminário).
    105. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.O conceito de bom professor de matemática em discussão na formação inicial. 2007. (Seminário).
    106. IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. DIÁRIOS REFLEXIVOS REVELANDO O TIPO DE COMUNICAÇÃO QUE OCORRE NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).
    107. IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Políticas Públicas de Formação de Professores de Matemática. 2007. (Encontro).
    108. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Tarefas exploratório-investigativas de geometria na formação contínua do professor da Educação Infantil. 2007. (Encontro).
    109. VII Semana da Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto.O desafio de ser professor de matemática hoje no Brasil. 2007. (Outra).
    110. 29ª Reunião Anped. Participação minicurso: Interações a distância mediadas pela tecnologia informática: referenciais e estratégias metodológicas em educação matemática. 2006. (Congresso).
    111. Colóquio: A contribuição de Psicologia Histórico Cultural à Clínica do Trabalho e à Terapia de Adultos.Colóquio: A contribuição de Psicologia Histórico Cultural à Clínica do Trabalho e à Terapia de Afásicos. 2006. (Outra).
    112. Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP. O ideário de bom professor de matemática se transformando durante a formação inicial. 2006. (Congresso).
    113. Coordenação do Grupo de Discussão Temática:. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2006. (Congresso).
    114. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Transformações do ideário de bom professor de matemática. 2006. (Seminário).
    115. II Seminário de Dissertações e Teses do PPGE/UFSCar.A transformação de compreensões do conteúdo matemático e dos conhecimento pedagógico deste conteúdo a partir da integração entre a matemática e a língua materna. 2006. (Seminário).
    116. II Seminário de Dissertações e Teses - PPGE - UFSCar.Coordenador de sessão de apresentação de trabalhos. 2006. (Seminário).
    117. I Seminário sobre produção científica da Educação Matemática paulista.Apresentação da Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática do PPGE da UFSCar. 2006. (Seminário).
    118. I SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemáticas -.Desafios e Experiências na formação de professores que refletem e investigam sua prática. 2006. (Seminário).
    119. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil.Apresentação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEM. 2006. (Simpósio).
    120. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática. Desafios para o ensino de matemática nas séries iniciais. 2006. (Congresso).
    121. VIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Matemática e Literatura infanti: a divisão do futebol. 2006. (Encontro).
    122. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Desenvolvimento profissional em grupo de estudo colaborativo: matemática conectada com histórias infantis. 2006. (Congresso).
    123. 15th ICMI Study The Professional Education and Development of Teachers of MathematicsXV ICMI International Commission on Mathematical Instruction. 15th ICMI Study The Professional Education and Development of Teachers of MathematicsXV ICMI International Commission on Mathematical Instruction. 2005. (Congresso).
    124. 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).
    125. Encontro Internacional Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas. 2005. (Encontro).
    126. Encontro Regional Do International Council on Education for Teaching.Aprender a contar na oficina de pipas. 2005. (Encontro).
    127. Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (ICET). 2005. (Encontro).
    128. Encontro Regional do International Council on Education For Teaching (ICET).Coordenação Grupo de Estudo: Limites e Possibilidades da Ação Docente Frente às Mudanças: A Voz dos Professores. 2005. (Encontro).
    129. Palestra: Investigações Matemáticas na sala de aula: um panorama internacional.Investigações Matemáticas na sala de aula: um panorama internacional. 2005. (Outra).
    130. Seminário Luso-Brasileiro sobre Investigações Matemáticas no Currículo e na Formação de Professores.Seminário Luso-Brasileiro sobre Investigações Matemáticas no Currículo e na Formação de Professores. 2005. (Seminário).
    131. V CIBEM. V CIBEM. 2005. (Congresso).
    132. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).
    133. VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. O significado de um bom professor se transformando na formação de futuros professores de matemática. 2005. (Congresso).
    134. 2 Encontro Regional de Professores de Matemática.2 Encontro Regional de Professores de Matemática. 2004. (Encontro).
    135. Conferência Investigações Matemáticas no Ensino e na Formação de Professores. 2004. (Outra).
    136. Primeiro Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil.Primeiro Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática para a Educação Básica no Brasil. 2004. (Outra).
    137. Seminário de apresentação e discussão de projetos de pesquisa em andamento no GEPFPM/UNICAMP e na FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.Seminário de apresentação e discussão de projetos de pesquisa em andamento no GEPFPM/UNICAMP e na FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2004. (Seminário).
    138. VII Encontro Paulista de Educação Matemática.VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Encontro).
    139. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).
    140. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Conhecimento Local e Conhecimento Universal.XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).
    141. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Seminário).
    142. I Seminário Nacional de Licenciaturas em Matemática.I Seminário Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2003. (Seminário).
    143. I Seminário sobre Educação Matemática.I Seminário sobre Educação Matemática no 14º Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Seminário).
    144. VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. 2003. (Congresso).
    145. VII Concresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores- Grupo de Trabalho Licenciaturas. 2003. (Congresso).
    146. XI Conferência Interamericana de Educação Matemática.XI Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2003. (Outra).
    147. I Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática.I Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática. 2002. (Outra).
    148. VI Reunión de Didáctica de La Matemática Del Cono Sur. VI Reunión de Didáctica de La Matemática Del Cono Sur. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; Sousa, Maria do Carmo ; UTSUMI, M. C. ; GAMA, Renata P ; VILELA, D. S. ; CALDEIRA, A. D. ; SILVA, M. T. da ; GRANDO, R. C. ; ROMANATO, M. C. ; MENEGHET, Renata Cristina G ; TEDESCHI, W.. IV Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. Outro
    2. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Membro comitê científico VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biografica. 2016. (Congresso).. . 0.
    3. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais - IV EEMAI. 2016. (Congresso).. . 0.
    4. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Coordenadora de Simpósio; Coordenadora de Sessão de Comunicação. 2016. (Congresso).. . 0.
    5. PASSOS, C. L. B.. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Inciais (III EEMAI). 2015. (Congresso).. . 0.
    6. PASSOS, C. L. B.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (II EEMAI). 2014. (Congresso).. . 0.
    7. PASSOS, C. L. B.. Membro comitê científico do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. FIORENTINI, Dario ; PASSOS, C. L. B.. Coordenação Eixo Temático Formação Inicial de Professores. 2013. Congresso
    9. PASSOS, C. L. B.. Membro comissão organizadora e do comitê científico do I SELEM Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática. 2012. (Outro).. . 0.
    10. PASSOS, C. L. B.. Membro da Comissão Científica 10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2011. (Congresso).. . 0.
    11. PASSOS, C. L. B.. Membro do Comitê Científico da 34a Reunião Anual da Anped. 2011. (Congresso).. . 0.
    12. PASSOS, C. L. B.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (I EEMAI). 2011. (Congresso).. . 0.
    13. PASSOS, C. L. B.. Comissão Científica do X ENEM. 2010. (Congresso).. . 0.
    14. Sousa, Maria do Carmo ; VILELA, D. S. ; UTSUMI, M. C. ; ZUFFI, Edna Maura ; GAMA, Renata P ; PASSOS, C. L. B.. X EPEM Encontro Paulista de Educação Matemática. 2010. Congresso
    15. PASSOS, C. L. B.. Parecerista X EPEM. 2010. (Congresso).. . 0.
    16. PASSOS, C. L. B.. III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outro).. . 0.
    17. PASSOS, C. L. B.; LOPES, C. A. E. ; FREITAS, Maria Teresa Menezes ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. III Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2009. Outro
    18. PASSOS, C. L. B.. Comissão Científica do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Outro).. . 0.
    19. PASSOS, C. L. B.; FIORENTINI, Dario ; CARVALHO, Dione Luchesi de ; LOPES, C. A. E. ; NACARATO, Adair Mendes. II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2007. Outro
    20. TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli ; PASSOS, C. L. B.. Fórum Estadual sobre Currículos de Matemática. 2004. Congresso
    21. PASSOS, C. L. B.; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. 2 Encontro Regional de Professores de Matemática. 2004. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (14.0)
      1. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Revista de Educação PUC-Campinas. v. 18, p. 327-339, issn: 1519-3993, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PASSOS, Cármen Lúcia Blancaglion ; OLIVEIRA, R. M. M. A. ; SOUZA, Raquel Duarte de. Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa (Impresso). v. 11, p. 624-645, issn: 1516-5388, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; PASSOS, C. L. B.. PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS COM CONTEÚDO MATEMÁTICO. Ciência e Educação (UNESP. Impresso). v. 14, p. 315-330, issn: 1516-7313, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Abramowicz, Anete (Org.) ; PASSOS, C. L. B. (Org.) ; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de (Org.). Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João. Desafios e Perspectivas das Práticas em Educação e da Formação de Professores. São Carlos: Pedro e João, 2007. v. 1000, p. 233.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Práticas potencializadoras do desenvolvimento profissional docente: atividade de ensino, pesquisa e extensão. Em: Dario Fiorentini; Regina Célia Grando; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin. (Org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. 1ed.Campinas, SP. : Mercado das Letras. 2009.v. 1, p. 147-168.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, R. M. M. A.; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion ; SOUZA, Raquel Duarte de ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de ; Montezuma, Luci F. ; Carvalho, Lilian. Histórias infantis com conteúdo matemático na formação de professores. Em: Targino de Araújo Filho; Michel Jean-Marie Thiollent. (Org.). METODOLOGIA PARA PROJETOS DE EXTENSÃO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO. 1ed.São Carlos. : Universidade Federal de São Carlos; Cubo Multimídia. 2008.v. 1, p. 245-259.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Elaborando Histórias Infantis com Conteúdo Matemático: Uma Contribuição para a Formação de Professores. Em: MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (Orgs.). (Org.). Matemática e Produção de Conhecimento: múltiplos olhares. São Paulo. : Musa Editora. 2007.v. 1, p. 119-135.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Grupo de estudo colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis promovendo desenvolvimento profissional. Em: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-17, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Desenvolvimento profissional em grupo de estudo colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis. Em: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, p. 1-12, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Investigando a construção e a aplicação de narrativas para o ensino de matemática na formação de professores. Em: 28ª Reunião Anual da ANPEd, p. 01-07, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A Criação de Histórias Infantis nas Aulas de Matemática e na Formação de professores. Em: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-10, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Matemática nas séries iniciais: histórias infantis na formação de professores. Em: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. único, p. 4785-4797, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Grupo de Estudo Colaborativo: Matemática conectada com histórias infantis promovendo desenvolvimento profissional. Em: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Resumos IX ENEM: Diálogos entre a pesquisa e a prática educativa. Belo Horizonte: SBEM/MG, p. 39-40, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A matemática revisitada: algumas experiências na trajetória escolar de futuros professores. Em: I Seminário sobre Educação Matemática no 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas, SP. 14º Congresso de Leitura do Brasil e II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, p. 69-69, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Ana Paula Gestoso de Souza (10.0)
      1. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Ensino de Matemática e Tecnologia Digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de Professores dos anos iniciais. Revista NUPEM (Online). v. 8, p. 131-150, issn: 2176-7912, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Souza, Ana Paula Gestoso de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. Diálogos na Formação Inicial: Software Educacional e o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista (São Paulo). v. 49, p. 78-87, issn: 2317-904X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Souza, Ana Paula Gestoso de ; BERTINI, L. F. ; PASSOS, C. L. B.. Jogos nas aulas de matemática: discussões entre professores e licenciandos em um curso de extensão. Teoria e Prática da Educação. v. 18, p. 133-145, issn: 1415-837X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOUZA, Ana Paula Gestoso de; PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION. Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online). v. 29, p. 1023-1042, issn: 1980-4415, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION ; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento e a organização do trabalho pedagógico. Em: Magna do Carmo Silva Cruz; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba.. (Org.). Ciclo de palestras - Volume 1. 1ed.Recife. : Editora UFPE. 2016.v. 1, p. 52-66.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; Souza, Ana Paula Gestoso de. Insubordinação criativa e tecnologia informática: experiências de ensino e de formação de professores que ensinam matemática. Em: Beatriz Silva D`Ambrosio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. 1ed.Campinas, SP. : Mercado de Letras. 2015.v. 1, p. 169-196.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SOUZA, T. F. ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion ; Souza, Ana Paula Gestoso de. Programa de formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: um olhar para as práticas de leituras e escritas nas aulas de matemática. Em: XII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-12, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PASSOS, C. L. B.; Souza, Ana Paula Gestoso de. Professores dos anos iniciais e a formação matemática. Em: XIV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Souza, Ana Paula Gestoso de ; PASSOS, C. L. B.. Conversas online: o computador nas aulas de matemática. Em: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Souza, Ana Paula Gestoso de ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INCIAIS E A TECNOLOGIA INFORMÁTICA. Em: III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (III EEMAI), v. `1, p. 1-12, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Renata Prenstteter Gama (6.0)
      1. Passos, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Revista de Educação PUC-Campinas. v. 18, p. 327-339, issn: 1519-3993, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MEGID, M. A. ; NACARATO, Adair Mendes ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion ; FIORENTINI, Dario ; GAMA, Renata P ; MISKULIM, Rosana Giaretta Sguerra ; COELHO, M. A. V. M. ; CRISTOVÃO, E. M. ; CRECCI, V. M. ; LIMA, R. C. R. ; COSTA, M. C.. Mapeamento da pesquisa paulista sobre o professor que ensina matemática: aspectos físicos e tendências metodológicas e temáticas. Em: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Branglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Mapeamento da pesquisa paulista sobre o professor que ensina matemática: aspectos físicos e tendências metodológicas e temáticas. 1ed.Campinas. : Faculdade de educação da UNICAMP. 2016.v. 1, p. 107-175.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. NACARATO, Adair Mendes ; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion ; CRISTOVÃO, E. M. ; MEGID, M. A. ; GAMA, Renata P ; COELHO, M. A. V. M.. Tendências das pesquisas brasileiras que têm o professor que ensina matemática como campo de estudo: uma síntese dos mapeamentos regionais. Em: Dario Fiorentini; Cármen Lúcia Branglion Passos; Rosana Catarina Rodrigues de Lima. (Org.). Tendências das pesquisas brasileiras que têm o professor que ensina matemática como campo de estudo: uma síntese dos mapeamentos regionais. 1ed.Campinas. : Faculdade de educação da UNICAMP. 2016.v. 1, p. 319-350.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de ; GAMA, Renata P. Práticas potencializadoras do desenvolvimento profissional docente: atividade de ensino, pesquisa e extensão. Em: Dario Fiorentini; Regina Célia Grando; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin. (Org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. 1ed.Campinas, SP. : Mercado das Letras. 2009.v. 1, p. 147-168.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PASSOS, C. L. B.; Sousa, Maria do Carmo ; GAMA, Renata P. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA REVELADAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA NO PROJETO PIBID. Em: X Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-11, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. PASSOS, C. L. B. ; GAMA, R. P. ; COELHO, M.A.V.M.P. Diários reflexivos revelando dificuldades e descobertas dos futuros professores sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Em: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, p. 1-15, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Maria do Carmo de Sousa (2.0)
      1. LEODORO, M. P. ; Sousa, Maria do Carmo ; PASSOS, C. L. B.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PASSOS, C. L. B.; Sousa, Maria do Carmo ; GAMA, Renata P. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA REVELADAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA NO PROJETO PIBID. Em: X Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-11, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Jean Piton-Gonçalves (1.0)
      1. PASSOS, C. L. B.; LAMONATO, Maiza ; GONÇALVES, Jean Piton. Investigações geométricas: reflexões sobre aprendizagens compartilhadas em um grupo. Em: VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, p. 1-11, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Marcos Pires Leodoro (1.0)
      1. LEODORO, M. P. ; Sousa, Maria do Carmo ; PASSOS, C. L. B.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A. ; BITTAR, Marisa ; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion ; COSTA, Rafael Sousa da. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Em: Romeu C. Rocha Filho; Claúdio Shyinti Kiminami; Mariana R. Pezzo. (Org.). 30 Anos de Pós-Graduação na UFSCar: multiplicando conhecimento. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2007.v. único, p. 71-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Marisa Bittar (1.0)
      1. ABRAMOWICZ, A. ; BITTAR, Marisa ; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion ; COSTA, Rafael Sousa da. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Em: Romeu C. Rocha Filho; Claúdio Shyinti Kiminami; Mariana R. Pezzo. (Org.). 30 Anos de Pós-Graduação na UFSCar: multiplicando conhecimento. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2007.v. único, p. 71-82.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Carmen Lucia Brancaglion Passos ⇔ Vânia Gomes Zuin (1.0)
      1. BERTOLIN, R. V. ; SANTOS, R. F. ; NETO, D. ; PEDEZZI, L. S. ; CAMBI, B. ; PIERSON, Alice Helena Campos ; FERNANDES, J. A. ; PASSOS, C. L. B. ; ZUIN, V. G.. A Integração PIBID-UFSCar-Escola de Educação Básica como um Espaço de Construção de uma Postura Interdisciplinar. Em: SOUSA, M. C.; MARQUES, C. M. P.. (Org.). Formação inicial de professores: parceria universidade-escola na formação de licenciandos (Coleção Educação, Tecnologias e Transdisciplinaridade). 1ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 1, p. 117-136.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48