Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Marcos Pires Leodoro

possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação (área de concentração: Didática) e doutorado em Educação (área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2016). Atualmente é pesquisador e professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos - campus de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos, Ensino de Física, formação de professores, educação científica e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2929842229198829 (18/09/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos. Via Washington Luiz, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (016) 33518373 Fax: (016) 33518372 URL da Homepage: www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2017-Atual. Artesania didatica e cultura material no Ensino de Fisica
      Descrição: Há um repertório e uma tradição de ?soluções e produções didáticas? que contribuem para adaptações ou projetos inéditos de artefatos didáticos para o Ensino de Ciências. O ato da produção didática implica numa inventividade que suplanta o domínio de princípios e teorias educacionais. Não é, portanto, apenas questão de aplicação de metodologias. Como todo ato criativo, envolve experimentação e encontra-se sujeito às demandas da prática educativa e das singularidades de seus agentes. Tais são os pressupostos da artesania didática, a qual envolve o design de materiais e atividades para o ensino de Ciências, em particular, o da Física, com materiais acessíveis e de baixo custo que compõem a cultura material contemporânea de origem industrial ou artesanal e articulando os saberes tradicionais e os tecnocientíficos. O projeto está sendo desenvolvido junto ao Laboratório de Projetos e Artefatos Didáticos (LAPADI)/DME/UFSCar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Coordenador.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    2. 2016-Atual. Ambientalismo, politica e novas subjetividades
      Descrição: A subjetividade, sobretudo a subjetividade política, é tema constitutivo das correntes mais críticas da sociologia, desde o marxismo, passando pela Escola de Frankfurt, até o pós-estruturalismo em sua vertente sociológica, filosófica e psicanalítica. Os novos movimentos ambientalistas por reconhecimento de não humanos como sujeitos de direito, entre outras forças sociais de natureza infra ou superestrutural, como a emergência e disseminação de práticas comunicativas eletronicamente mediadas, contribuem para a transformação, ao menos no plano ideológico, da noção de subjetividade. O projeto sugere a hipótese segundo a qual, no lugar da superação do humanismo, tem-se o alargamento da própria noção de subjetividade humana. Para averiguá-la, o projeto visa investigar, através de pesquisa empírica, de que modo esta nova noção de subjetividade se revela no discurso da militância ambientalista e na jurisprudência envolvendo não humanos. ​. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Samira Feldman Marzochi - Coordenador.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    3. 2015-Atual. Heroicos furores: Giordano Bruno (1548-1600) e o reconhecimentos dos professores contemporaneos
      Descrição: Trabalho investigativo pautado na leitura do texto ?Os Heróicos Furores? (1595), de Giordano Bruno, e na análise de referencias teóricos na área de História da Educação, abrangendo o período do Renascimento Europeu. Dessas leituras, pretendemos derivar possíveis diálogos com a contemporaneidade educacional, particularmente, focando o tema do reconhecimento do professor, o qual será abordado sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento do filósofo Axel Honneth.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Coordenador / Wojciech Andrzej Kulesza - Integrante.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
    4. 2011-2013. O Estagio Supervisionado enquanto espaco para construcao de identidade profissional: desafios da formacao inicial para a docencia
      Descrição: A abordagem das questões envolvidas no estágio enquanto espaço para construção de identidade profissional implica a análise de diversos aspectos teóricos e práticos, cuja relevância situa-se em diferentes âmbitos, a saber: a) no âmbito acadêmico e social, esta pesquisa possibilitará um mapeamento das práticas implementadas a partir de ações articuladas universidade-escola e análise sobre os impactos de tais práticas durante a formação inicial, no que essas podem favorecer a formação de futuros professores melhor qualificados para atuarem no ensino; b) no âmbito teórico, destacamos a relevância e os avanços potenciais de uma pesquisa na área de educação que se realiza em parceria com professores das escolas, considerados como co-formadores de futuros profissionais docentes. Desta maneira, o principal problema a ser abordado na pesquisa relaciona-se diretamente à construção da identidade profissional do aluno/educando da disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura das áreas de Física, Letras, Biologia, Química, Enfermagem e Matemática, enquanto futuro profissional da docência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Alice Helena de Campos Pierson - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.
      Descrição: (Aprovado no âmbito do EDITAL UNIVERSAL) - As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Aida Victoria Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto Abreu - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / ALICE PIERSON - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Isadora Valencise Gregolin.
      Descrição: : As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na socieda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Silva Vilela - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Denise de Freitas - Integrante / Ana Silvia Abreu - Integrante / Maria do carmo Sousa - Integrante / Isadora Gregolin - Integrante / Paulo Betrones - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Elizabeth Baroli - Integrante / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Aida Victoria Garcia - Integrante / / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Alberto Villan - Integrante.
      Membro: Denise Silva Vilela.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Denise de Freitas - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Elisabeth Baroli - Integrante / Mariana dos Santos - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Denise de Freitas.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Sílvia Couto de Abreu - Integrante / Ademir Caldeira - Coordenador.
      Membro: Ana Silvia Couto de Abreu.
      Descrição: As recentes políticas públicas de formação de professores implementadas pelo governo federal nos últimos anos, tais como PRODOCÊNCIA, PIBID e OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO, têm favorecido não apenas a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, como também possibilitam um profícuo campo de investigação sobre o assunto em vinculação direta com o ensino e a extensão universitários. Mais que isso, essas políticas demandam pesquisas focadas em temáticas da formação docente de modo a contribuírem com a viabilização de resultados favoráveis das mesmas, visando questões afetas diretamente à realidade educacional brasileira. Por meio do projeto ora submetido, um grupo interdisciplinar de formadores de professores invita seus esforços acadêmicos numa investigação sobre a relevância e a repercussão do estágio na formação inicial à docência, em articulação com ações de ensino e extensão desenvolvidas junto às licenciaturas da Universidade Federal de São Carlos no âmbito de projetos diversos já em desenvolvimento, a partir da implantação das referidas políticas públicas, além da atuação de grupos de pesquisas constituídos há vários anos e com ampla atuação nas áreas da formação docente e do ensino dos conhecimentos acadêmicos específicos. Pautados na publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), que destacam a dimensão da prática como fundamental na construção da identidade profissional do professor, o presente projeto visa problematizar o estágio como espaço para construção de identidade profissional levando em consideração o pressuposto de que a inovação nas instituições educativas deve ser pensada a partir de um novo conceito de profissionalização do professor (IMBERNÓN, 2006). Diante desse novo quadro, as concepções sobre o papel dos estágios na formação docente e o problema da relação entre a teoria e a prática educacionais necessitam ser recolocados à luz de uma formação que possa contribuir para o regaste e o reconhecimento da docência na sociedade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ademir Donizeti Caldeira - Coordenador / Alice Helena C. Pierson - Integrante / Denise de Freitas - Integrante / Elisabeth Barolli - Integrante / Aida Victoria Garcia Montrone - Integrante / Ana Silvia Couto de Abreu - Integrante / Isadora Valencise Gregolin - Integrante / José Artur Barroso Fernandes - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Integrante / Marcos Pires Leodoro - Integrante / Paulo Sérgio Bretones - Integrante / Alberto Villani - Integrante / Magali Aparecida Silvestre - Integrante / Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Integrante / Denise Silva Vilela - Integrante / Renata Prenstteter Gama - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ademir Donizeti Caldeira.
    5. 2009-2012. Produtos educacionais no Mestrado Profissional em ensino de Fisica e Matematica: itinerarios de desenvolvimento, implementacao e avaliacao, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (12) . Integrantes: Marcos Pires Leodoro - Integrante / Maria do Carmo de Sousa - Coordenador / Pedro Luiz Aparecido Malagutti - Integrante / Ducinei Garcia - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcos Pires Leodoro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (48)
      1. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Aspectos para se pensar o conhecimento físico e a infância. 2017. (Simpósio).
      2. I Congresso Internacional de Ciências da Religião denominado "Religião, Artes e Vozes". 2016. (Congresso).
      3. V Seminário do Ciência Web. 2016. (Seminário).
      4. 67ª Reunião Anual da SBPC.Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 67a Reunião Anual da SBPC. 2015. (Encontro).
      5. II Congresso Nacional de Educação - CONEDU. CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO ?OS HERÓICOS FURORES? (1595), DE GIORDANO BRUNO, AO RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS. 2015. (Congresso).
      6. II Semana de Educação para a Ciência do CCTS/UEPB.a Recortes históricos da mediação cultural da Ciência na Educação em Ciências: contribuição ao debate atual sobre práticas didáticas e currículo. 2015. (Outra).
      7. I Semana Acadêmica de Ciências das Religiões.Entre o moderno e o new age: a persistência da condenação epistemológica de Giordano Bruno. 2015. (Outra).
      8. I Semana Acadêmica de Ciências das Religiões.Entre o moderno e o new age: a persistência da condenação epistemológica de Giordano Bruno. 2015. (Outra).
      9. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015. (Simpósio).
      10. XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.Mapeamento histórico da abordagem de um tema de Física em livros didáticos obtidos em sebos da cidade de São Paulo: o caso do desaparecimento do Aparato de Ingenhousz. 2015. (Encontro).
      11. IV Simpósio "Memória, (auto)biografia e documentação narrativa.Documentário performativo e o processo de subjetivação da docência no estágio supervisionado de ensino. 2014. (Simpósio).
      12. I International conference on teacher education - IV Seminário de formação de professores. 2013. (Seminário).
      13. Semana da Diversidade Sexual.Desempacotando a abordagem da diversidade de gênero na escola. 2013. (Outra).
      14. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Simpósio).
      15. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.Ciência Lúdica para Crianças: projeto de oficinas itinerantes de divulgação científica desenvolvido com crianças de três a seis anos. 2011. (Encontro).
      16. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.MEDIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM FÍSICA E FORMAÇÃO DE MONITORIA: A EXPERIÊNCIA DO PET-LiF/UFSCar NO ?CIRCO DA CIÊNCIA?. 2011. (Simpósio).
      17. 1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras.Elaboração do produto educacional como processo de investigação participativa no mestrado profissional em ensino. 2010. (Simpósio).
      18. Décimo simposio de investigación en educación en física - sesión paralela.Abordagem humanista da iniciação à docência no ensino de Física. 2010. (Simpósio).
      19. Haciendo Escuela desde Rosario.Ciencia lúdica: divulgación científica para niños. 2010. (Encontro).
      20. I Congresso Brasileiro de Educação Tutorial. Extensão como investigação participante: a experiência do grupo PET-LiF/UFSCar. 2010. (Congresso).
      21. II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências.Oficina: Ciência Lúdica e divulgação tecnocientífica para a infância. 2010. (Seminário).
      22. II Simposio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Problematizar e participar: elaboração do produto educacionbal no Mestrado Profissional em Ensino. 2010. (Simpósio).
      23. XII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FISICA.Artefatos Tecnológicos no Ensino de Física. 2010. (Encontro).
      24. X Sudeste PET. 2010. (Encontro).
      25. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Investigação das concepções de jovens visitantes do VI Circo da Ciência sobre o modelo cinético-molecular de um gás aquecido, a partir do modelo didático. 2010. (Congresso).
      26. 1a Mostra de Metodologias de Divulgação Científica: Compartilhando Experiências.Diferentes públicos-alvo para a divulgação científica. 2009. (Encontro).
      27. XIV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET. 2009. (Encontro).
      28. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2009. (Simpósio).
      29. 3o Encontro Paulista dos Grupos PET. 2008. (Encontro).
      30. II Seminário Prodocência - UFSCar.DIVERSIFICANDO A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM FÍSICA POR MEIO DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2008. (Seminário).
      31. VIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste.Educação tutorial: uma visão pessoal. 2008. (Encontro).
      32. V Semana Naciona de Ciência e Tecnologia.A física e a evolução dos seres vivos. 2008. (Outra).
      33. XIII ENAPET.INVESTIGANDO E PROMOVENTO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A TENDA DA CIÊNCIA DO GRUPO PET-LICENCIATURA EM FÍSICA. 2008. (Encontro).
      34. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Abordagem dialógica da educação científica: a situação didática curiosa. 2008. (Encontro).
      35. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.EXPLORAÇÃO DIDÁTICA DE ARTEFATOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INSTRUMETNOS MUSCAIS COM INFLUÊNCIAS INDÍGENA E AFRICANA. 2008. (Outra).
      36. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.ANÁLISE SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DO ENSINO DA FÍSICA. 2008. (Outra).
      37. XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - UFSCar.OS CONCEITOS FÍSICOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2008. (Outra).
      38. 1Seminário sobre Formação de Professores.Os desafios do ensino das Ciências Exatas na Educação Básica. 2007. (Seminário).
      39. Ciência Criança - a divulgação científica para o público infanto-juvenil.Uso de brinquedos na divulgação científica. 2007. (Encontro).
      40. III Semana de Física.Física Curiosa. 2007. (Outra).
      41. IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Brincando com fontes alternativas de energia. 2007. (Outra).
      42. VII Jornada de Matemática para a Graduação.A curiosidade epistemológica e como promovê-la por meio da educação. 2007. (Outra).
      43. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2007. (Simpósio).
      44. 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O pensamento simbólico de Giordano Bruno e a cultura científica. 2006. (Seminário).
      45. 40 anos da Sociedade Brasileira de Física.40 anos da Sociedade Brasileira de Física. 2006. (Encontro).
      46. Encontro Nacional e III Mostra de Trabalhos 2006 - ABC na Educação Científica - Mão na massa.Bricando com ciência e tecnologia: o uso de brinquedos na educação científica. 2006. (Encontro).
      47. I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profisional e Tecnológica.A educação tecnocientífica na formação de professores. 2006. (Simpósio).
      48. I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil.I Simpósio dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil. 2006. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. SOUZA, C. R. ; BRETONES, P. S. ; SILVA, D. V. C. ; LEODORO, M. P.. Simpósio "Processo Investigativo na Educação escolar". 2014. Outro
      2. LEODORO, M. P.; Garcia, D. ; Sousa, M. C. ; MENESES JUNIOR, J. ; TEDESCHI, W.. IV Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática: "Rede formativa: professores, licenciandos e pesquisadores em educação compartilhando experiências". 2012. Outro
      3. AGUIAR, S. ; CÂMARA, T. R. C. ; DELTREGGIA, L. A. ; FIGUEIRA, R. ; LEODORO, M. P. ; SANTOS, D. ; Pietscher, A. ; Danuello, M. V. B. ; Souza, M. de ; Petrocelli, G. H. P. ; Oliveira, F. L. de ; Anunciado, E. R. ; SILVA, M. R.. IV Janela da Física. 2011. Outro
      4. Garcia, D. ; Sousa, M. C. ; LEODORO, M. P.. III ENREDE - Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática. 2011. Outro
      5. LEODORO, M. P.; MOMETTI, A. C. ; ORTELAN, G. B. ; Prando, G. A. ; ROSALIN FILHO, C. A. ; Araújo, L. S. ; ANTONIAZZI, M. M. ; CÂMARA, T. R. C. ; FERREIRA, G. R. ; FIGUEIRA, R. ; DELTREGGIA, L. A. ; AGUIAR, S. ; SILVA, M. R.. III Janela da Física. 2010. Outro
      6. Mendes, A. F. ; BORGES, A. A. A. G. ; GOMES, A. N. ; VASQUEZ, C. M. R. ; BARSOTTI, D. C. ; Garcia, D. ; PAEZ, G. R. ; PITON, M. R. ; Balkins, M. A. A. S. ; Sousa, M. C. ; SILVA, M. A. ; ALVES, M. G. ; SILVA, N. P. S. ; Malagutti, P. L. A. ; PEREIRA, R. C. T. ; LEODORO, M. P.. II Encontro da Rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática. 2010. Outro
      7. MARQUES, C. M. P. ; FREITAS, D. ; ANIBAL, F. F. ; LEODORO, M. P. ; Sousa, M. C. ; OZELO, H. F. B. ; BAZON, F. ; KUBO, A. M. ; LAKATOS, D. V. ; MORASCO JUNIOR, O. C. ; BRANDÃO, R. C. ; STRADIOTO, S. ; SALVADOR, J. ; COSTA, P. R.. I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2010. Congresso
      8. Araújo, L. S. ; LEODORO, M. P. ; PIRES, P. D. ; Quinato, G. A. C. ; SILVA, O. B. ; DRAGONETTI, T. ; FIGUEIRA, R. ; Prando, G. A. ; LYRA, V. S. ; BASTOS, C. M. O. ; MOMETTI, A. C. ; ANTONIAZZI, M. M. ; ROSALIN FILHO, C. A. ; FERREIRA, G. R. ; ORTELAN, G. B. ; CÂMARA, T. R. C.. II Janela da Física. 2009. Outro
      9. Sousa, M. C. ; Oliveira, N. ; SILVA, O. B. ; BORGES, A. A. A. G. ; GOMES, A. N. ; Garcia, D. ; Estefen, F. A. ; PAEZ, G. R. ; SILVA, L. T. ; Balkins, M. A. A. S. ; Cardinal, M. R. ; LEODORO, M. P. ; Palomino, R. C.. I ENREDE - I encontro entre professores, licenciandos e pesquisadores do ensino de física e matemática. 2009. Outro
      10. LEODORO, M. P.; Vários. VIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste. 2008. Outro
      11. LEODORO, M. P.; Quinato, G. A. C. ; SILVA, O. B. ; PIRES, P. D. ; Araújo, L. S. ; BASTOS, C. M. O. ; LYRA, V. S. ; DRAGONETTI, T. ; Prando, G. A.. Palestras de Divulgação Científica "Janela da Física". 2008. Outro
      12. LEODORO, M. P.. Projetos das Escolas da Fundação Bradesco. 2000. (Exposição).. . 0.
      13. LEODORO, M. P.. Educação com arte, ciência e cidadania. 2000. (Exposição).. . 0.
      14. LEODORO, M. P.. Mostra de Trabalhos da Fundação Bradesco. 1999. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Marcos Pires Leodoro ⇔ Maria do Carmo de Sousa (3.0)
        1. LEODORO, M. P.; Sousa, M. C. ; LIMA, M. I. S.. Estudo da realidade na escola: um enfoque etnográfico. Em: Maria do Carmo de Sousa; Clelia Mara de Paula Marques. (Org.). Formação inicial de professores : parceria universidade-escola na formação de licenciados. 01ed.Curitiba. : Appris. 2013.v. 01, p. 137-160.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. LEODORO, M. P. ; Sousa, Maria do Carmo ; PASSOS, C. L. B.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Sousa, M. C. ; LEODORO, M. P.. Integrando as formações inicial e continuada de professores que ensinam Física e Matemática, a partir da constituição de rede colaborativa, no âmbito do Mestrado Profissional. Em: I SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 01, p. 1566-1759, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marcos Pires Leodoro ⇔ Carmen Lucia Brancaglion Passos (1.0)
        1. LEODORO, M. P. ; Sousa, Maria do Carmo ; PASSOS, C. L. B.. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NAS LICENCIATURAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA UFSCAR: ARTICULANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM A REALIDADE ESCOLAR. Em: Alice Helena Campos Pierson; Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 01ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2010.v. 00, p. 211-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53