Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Marisa Bittar

Marisa Bittar é doutora em História Social (USP). Professora Titular de História, Filosofia e Políticas da Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua na Graduação, Mestrado e Doutorado. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres onde também foi Professora Visitante (2014). Fundadora e primeira presidente da ANPUH de Mato Grosso do Sul (Associação Nacional de História). Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR, UFSCar. Foi coordenadora do PPGE/UFSCar (2007- 2010) Recebeu o Prêmio CAPES 2008 pela melhor tese orientada na área da Educação. Participa do projeto internacional "Mapping the History of Education" e representa o Brasil no Centro Internacional de Pesquisas Históricas em Educação (ICHRE/Institute of Education, Londres). É pesquisadora bolsista do CNPq desde 2008. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3059723520472948 (11/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise: 1993-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Via Washington Luis, Km 235 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518365 Fax: (16) 33518365 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2011-2012. Ampliando horizontes teoricos da Historia da Educacao: um estudo da obra de Brian Simon
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa de Pós-Doutorado desenvolvida durante o ano acadêmico de agosto de 2011 a agosto de 2012 na University of London (Institute of Education) para estudar a obra do historiador mais importante da educação inglesa, Brian Simon. Esse intelectual marxista deixou vasta obra publicada, destacando-se os quatro volumes de sua Hstória da Educação, coleção conhecida como Studies of Education. Além da obra escrita, engajou-se na luta contra testes de inteligência em vigor na Inglaterra, considerando-os elitistas . Defendeu escola secundária igual para todos ("comprehensive school"), combatendo os testes psicométricos, campanha que desenvolveu desde os anos 1940 até a sua morte, em 2002. A pesquisa teve como objetivo conhecer s sua interpretação teórica buscando possíveis siimlaridades com outro intelectual marxista europeu, Mario Alighiero Manacorda (1917- ) um dos maiores intérpretes de Gramsci, que defendeu a "scuola unica" e combateu a distinção entre ensino secundário de humanidades para as elites e ensino profissional para os trabalhadores . A questão principal consistiu em verificar a possível influência de Gramsci na formulação da "comprehensive school" por Brian Simon. As fontes da pesquisa foram : 1- a obra publicada de Brian Simon, incluindo artigos e livros; 2- a coleção de documentos não publicados incluindo aulas, cursos, registros de viagens e inúmeros outros papéis. Esse acervo encontra-se no Institute of Education (Umiversity of London) onde o Pós-doutorado ocorre sob a supervisão do Professor Gary McCulloch, da cátedra "Brian Simon de HIstória da Educação". A parte comparativa com a obra de Mario Alighiero Manacorda foi desenvolvida na Itália, onde reaizaram-se visitas e entrevistas com o autor na cidade de Roma. O projeto foi aprovado pelo CNPq e pela FAPESP e recebeu financiamento desta última agência de pesquisa. Os objetivos foram plenamnete alcançados. Os resultados foram apresentados em dois congressos internacionais de História. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Marisa Bittar.
    2. 2011-Atual. Educacao jesuitica para alem do Ratio Studiorum: Artes e Oficios no Brasil Colonial
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a ação pedagógica dos jesuítas no tocante ao ensino de artes e ofícios durante o período de sua hegemonia no Brasil Colonial (1549-1759). Tal ensino foi complementar ao ideal máximo de formação humana da Companhia de Jesus, as Humanidades, e necessário para sustentar materialmente os colégios e para suprir a carência de trabalhadores manuais no contexto de uma sociedade escravista. O estudo será baseado em fontes documentais e dará sequência à pesquisa anteriormente ralizada e financiada pelo CNPq "Casas de bê-a-bá e coégios jesuíticos no Brasil Colonial". O plano geral do trabalho consistirá de dois momentos: o primeiro compreenderá a classificação, leitura e análise de textos e documentos sobre a educação jesuítica no Brasil Colonial (fontes primárias e secundárias); o segundo constará da elaboração de um relatório a ser encaminhado ao CNPq, cujo eixo central deverá responder aos objetivos delimitados no projeto e constituir-se-á, ao seu término, em material a partir do qual artigos e textos didáticos serão elaborados. O projeto foi aprovado pelo CNPq e será desenvolvido na modalidade de Bolsa PQ nível 1D.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador.
      Membro: Marisa Bittar.
    3. 2008-2011. Casas de be-a-ba e colegios jesuiticos no Brasil Colonial (1549-1759)
      Descrição: Este objeto de pesquisa teve como objetivo estudar a ação pedagógica desenvolvida pela Companhia de Jesus durante uma etapa do período colonial (1549-1759), período no qual a educação jesuítica passou por duas fases distintas: na primeira, os discípulos de Santo Inácio de Loyola almejavam ganhar novas almas para o rebanho da Igreja Católica Apostólica Romana. Para alcançar tal intento, a catequese dos habitantes da terra brasílica era realizada concomitantemente com o ensino de bê-, que se percebe nas cartas dos primeiros padres inacianos relatando que o aprendizado das primeiras letras se realizava na sacristia da igreja. Na segunda, os jesuitas educavam, basicamente, os filhos da aristocracia agrária colonial nos colégios construídos nas fazendas de propriedade da Companhia de Jesus. Aqui, a "fase heróica" dos primeiros tempos já havia passado e ocorre uma inversão de prioridades na ação pedagógica inaciana. Assim a finalidade central dessa pesquisa foi realizar um estudo sobre a educação jesuítica no Brasil Colonial buscando revelar aspectos pouco contemplados na produção historiográfica já existente nessa área do conhecimento. Este projeto abrangeu estudos mais abrangentes que vêm sendo realizados pelo Grupo de Pesquisa "educação jesuítica no Brasil Colonial" da UFSCar, desde 1999, e foi aprovado pelo CNPq para a concessão de Bolsa Produtividade em Pesquisa para ser desenvolvido no triênio 2008-2009-2010, com finalidade prevista para fevereiro de 2011 (com entrega de relatório ao CNPq). O relatório de 109 páginas foi encaminhado e aprovado pelo CNPq em abril de 2011. A responsável pelo projeto foi Marisa Bittar, o líder do Grupo é Amarilio Ferreira Junior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Integrante / Amarilio Ferreira Junior - Coordenador / Aline de Cássia Damasceno Pereira - Integrante / Érika C Pereira - Integrante / Neimar M. Sousa - Integrante / Marcia Regina da Silva - Integrante. Financiador(es): Departamento de Educação da Ufscar - Cooperação / CNPq - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 26 / Número de orientações: 12
      Membro: Marisa Bittar.
    4. 2006-2008. Jesuitas espanhois, indios Guarani e catequese no Itatim (1631-1659)
      Descrição: Tratou-se de um projeto cujo tema está relacionado a outro mais amplo "Educação jesuítas no Brasil Colonial (1549-1759)" que venho desenvolvendo há alguns anos e que apontou a necessidade de um estudo sobre as práticas educacionais dos jesuítas no mesmo período, porém em território que ainda não pertencia à colônia portuguesa mas sim espanhola, ou seja, as terras de fronteira que hoje compõem Mato /Grosso do Sul. Assim, com esse projeto, propusemo-nos a investigar se, e em que medida, os padres inacianos adotaram práticas educacionais correlatas às praticadas no litoral das terras brasílicas. Pretendemos contribuir para uma compreensão mais abrangente da ação jesuítica relacionada à educação. O projeto teve caráter inter-institucional, pois envolveu um docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS) e um doutorando do PPGE/UFSCAr, que também é professor na UCDB. Contou com auxílio do CNPq. Edital 61/2005. Humanas e Sociais. O relatório foi encaminhado e aprovado por essa agência de fomento (junho de 2009). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Antonio Jaco Brand - Integrante / Neimar Machado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Bittar.
    5. 2005-2009. Mato Grosso do Sul: a construcao de um estado
      Descrição: Tratou-se de um projeto que deu continuidade à pesquisa desenvolvida no doutorado e que teve como objetivos: 1- estudar a gênese do regionalismo que resultou na divisão de Mato Grosso em 1977; 2- analisar a geopolítica do regime militar, que atuou favoravelmente à divisão de Mato Grosso e à criação de Mato Grosso do sul; 3- analisar a atuação da elite dirigente sul-mato-grossense. A metodologia da pesquisa foi fundamentada na análise documental complementada por depoimentos de líderes divisionistas do sul do antigo Mato Grosso e dirigentes políticos. O referencial teórico empregado foi o materialismo histórico. A pesquisa foi apoiada, até 2007, pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No final de 2008, o projeto concorreu ao Edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tendo sido contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS com R$ 61.710,00. Esse recurso previa a publicação de dois livros em edição especial para comemorar os trinta anos de Mato Grosso do Sul em 2009, o que foi concretizado em outubro com o lançamento da obra pela editora da UFMS em dois volumes totalizando 905 páginas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Bittar.
    6. 2004-2009. Historia, Educacao e Politica na Sociedade Brasileira do seculo XIX e XX (HISTEDBR / UFSCar)
      Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo estudar a história da educação brasileira bem como as suas políticas educacionais, buscando possíveis permanências na educação brasileira contemporânea. Foraminvestigadas a educação de elite do século XIX, as lutas por expansão e democratização iniciadas no período republicano e a resistência à política da ditadura militar. Além disso, o projeto abrange também o estudo de políticas educacionais historicamente geradas pelo Estado Brasileiro desde o século XIX. O projeto de pesquisa em tela está vinculado ao Grupo "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR, criado na UNICAMP em 1986, gerando núcleos regionais e locais em todo o Brasil. Em dezembro de 2004, cinco professores do PPGE/UFSCar fundaram o núcleo HISTEDBR/UFSCar abrangendo, inicialmente, projetos de pesquisa sobre Instituições Escolares Republicanas e Educação Jesuítica no Brasil Colonial. O núcleo do HISTEDBR/UFSCar é coordenado pela Profa. Marisa Bittar e está composto pelos seguintes professores: Paolo Nosella; Ester Buffa; Amarilio Ferreira Jr.; Roseli Esquerdo Lopes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Maria José Aviz do Rosário - Integrante / Ana Paula Rodrigues - Integrante / André Paulo Castanha - Integrante / Luis Henrique Calabresi - Integrante / Aparecida MAria Almeida Barros - Integrante. Número de produções C, T A: 89 / Número de orientações: 9
      Membro: Marisa Bittar.
    7. 2004-2006. A resistencia ao regime militar em Sao Carlos e a democratizacao da educacao / PUIC-UFSCar n. 071/2004
      Descrição: Este projeto teve por objetivo levantar fontes primárias sobre o período da ditadura militar em São Carlos e estudar a eventual participação de professores e do movimento estudantil na luta pela democratização da educação. Foram levantadas fontes primárias, tais como matérias de jornais, classficadas e analisadas. Contou com uma bolsita de Iniciação Científica destinada à aluna Ana Paula Rodrigues. O relatório da pesquisa foi encaminhado e aprovado pela Universidade Federal de São Carlos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Marcia Seico - Integrante / Ana Paula Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Bittar.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo levantar fontes primárias sobre o período da ditadura militar em São Carlos e estudar a participação de professores e do movimento estudantil na luta pela democratização da sociedade brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Marisa Bittar - Coordenador / Ana Paula Rodrigues da Silva - Integrante / Marcia Seico - Integrante.
      Membro: Amarilio Ferreira Junior.
    8. 2003-2007. Educacao jesuitica no Brasil Colonial: aspectos pedagogicos nos Sermoes do Padre Antonio Vieira (1608-1697)
      Descrição: Projeto de pesquisa registrado no Programa Unificado de Iniciação Científica (PUIC), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSCar, sob o nº 027/2003. Este projeto visou suprir uma lacuna documental da história da educação brasileira no período colonial. Especificamente tratou-se de uma pesquisa que teve como fonte primária os Sermões do Padre Antonio Vieira, em XV volumes, editados pela Lello Irmão Editores, de 1945 a 1948. A relevância desta pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre este período da educação brasileira, uma vez que os jesuítas detiveram a hegemonia da ação pedagógica no Brasil por 210 anos (1549-1759). O plano de trabalho se constituiu de quatro temáticas assim divididas: 1. A ação evangelizadora com os índios do Estado do Maranhão e Grão-Pará; 2. A reconversão cristã dos colonos; 3. A pedagogia da escravidão; 4. A formação dos noviços da Companhia de Jesus.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Aline de Cássia Damasceno Pereira - Integrante / Anna Carolina de Oliveira - Integrante / Stella de Lourdes Garcia - Integrante / Érika C Pereira - Integrante / Mariana C Pedrino - Integrante. Financiador(es): Departamento de Educação da Ufscar - Cooperação. Número de produções C, T A: 17
      Membro: Marisa Bittar.
    9. 2000-2005. Estado e politicas educacionais: da ditadura aos dias atuais (HISTEDBR / UFSCar)
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar a história da educação brasileira bem como as suas políticas educacionais, buscando possíveis permanências na educação brasileira contemporânea. São investigadas aqui a educação de elite do século XIX, as lutas por expansão e democratização iniciadas no período republicano e a resistência à política da ditadura militar. Além disso, o projeto abrange também o estudo de políticas educacionais historicamente geradas pelo Estado Brasileiro desde o século XIX. O projeto de pesquisa em tela está vinculado ao Grupo "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR, criado na UNICAMP em 1986, gerando núcleos regionais e locais em todo o Brasil. Em dezembro de 2004, cinco professores do PPGE/UFSCar fundaram o núcleo HISTEDBR/UFSCar abrangendo, inicialmente, projetos de pesquisa sobre Instituições Escolares Republicanas e Educação Jesuítica no Brasil Colonial. O núcleo do HISTEDBR/UFSCar é coordenado pela Profa. Dr.a Marisa Bittar e abrange também os professores: Paolo Nosella; Ester Buffa; Amarilio Ferreira Jr.; Roseli Esquerdo Lopes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Marisa Bittar.
    10. 1994-Atual. O PPGE/UFSCar (area de Fundamentos da Educacao) e as influencias teoricas de seu tempo
      Descrição: Este Projeto de pesquisa, na sua primeira etapa, foi homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSCar, sob o nº 23112.000021/94-62 e teve como objeto de estudo as dissertações de mestrado do PPGE/UFSCar, produzidas na área de concentração em Fundamentos da Educação, no período de 1976 a 1993. O seu título era "O Mestrado em Fundamentos da Educação da UFSCar e as influências teóricas de seu tempo: 1976/1993". Visava pesquisar um total de 63 dissertações de mestrado. Tinha como objetivo central de investigação diagnosticar e classificar os temas e as epistemologias que fundamentaram as metodologias utilizadas pelos pesquisadores. De um total de 63 dissertações analisadas, 48 utilizaram o referencial teórico marxista. Há de se realçar também que as décadas de 1970 e 1980, influenciadas pela existência da ex-URSS e da ditadura militar no Brasil, o marxismo, como teoria do conhecimento, gozava de prestígio acadêmico como instrumental teórico capaz de explicar as contradições configuradas no interior da totalidade capitalista. Essa pesquisa culminou com a publicação de dois artigos e a participação em três eventos científicos. Dando continuidade ao projeto, iniciei estudos sobre as teses de Doutorado do PPGE/UFSCar e orientei duas Iniciações Científicas (Priscila de Andrade e Cristiane Barbosa), sendo uma delas sobre as dissertações e a outra sobre as teses em período mais recente. Ambas as pesquisas foram financiadas (FAPESP e CNPq).Também resultante desses estudos, foi publicado um artigo sobre o PPGE na Revista Brasileira de Pós-Graduação, em 2009.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Coordenador / Amarilio Ferreira Junior - Integrante / Sandra Ukee - Integrante / Maevi Anabel Nono - Integrante / Ana Cristina Nogueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / CNPq - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Marisa Bittar.
    11. 1993-1995. Historia e educacao publica em Mato Grosso do Sul (1979-1986)
      Descrição: Este projeto analisou as políticas educacionais dos primeiros governos de Mato Grosso do Sul abrangendo o período da criação do estado até o término do primeiro governo eleito de sua história. O objetivo principal foi verificar a mudança ocorrida nessas políticas distinguindo dois períodos distintos: a. Durante os primeiros governos impostos pela ditadura; b. Durante o primeiro governo eleito (1983-1986). Verificou-se que essas mudanças aconteceram principalmente em função dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda pelo fim da ditadura militar, sendo que tais movimentos geraram uma demanda pela própria democratização da educação pública sul-matogrossense. Relatório final de pesquisa aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. Parecer nº 075/95.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marisa Bittar - Integrante / Amarilio Ferreira Junior - Coordenador. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 2
      Membro: Marisa Bittar.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (25)
    1. "Vozes da Literatura". Homenagem do Governo de Mato Grosso do Sul pela obra de historiadora. http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=6927, Governo de Mato Grosso do sul.. 2014.
      Membro: Marisa Bittar.
    2. Honra ao Mérito pelo trabalho acadêmico de 2014, UFSCar.. 2014.
      Membro: Marisa Bittar.
    3. Professora homenageada pela turma de formandos em Pedagogia (turma 2006), Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    4. Historiadora homenageada pelo governo de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de MS.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    5. Honra ao Mérito pela contribuição acadêmica à UFSCar na data de seus 40 anos, Universidade Federal de Sào Carlos.. 2010.
      Membro: Marisa Bittar.
    6. Prêmio CAPES 2008 pela orientação da Melhor Tese na Área de Educação, CAPES (Portaria N. 86, 15 de julho de 2009).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    7. Moção de Congratulações pela obra "Mato Grosso do Sul: a construção de um estado", Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    8. Moção de congratulação pela obra "Mato Grosso do Sul: a construção deum estado" (VereadorCristóvão Silveira), Câmara Municipal de Campo Grande (MS).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    9. Moção de Congratulação pela obra "Mato Grosso do Sul: a construção de um estado" (Vereador Marcelo Bluma), Câmara Municipal de Campo Grande (MS).. 2009.
      Membro: Marisa Bittar.
    10. Professora homenageada na formatura de Pedagogia da UFSCar (Turma 2004), Universidade Federal de São Carlos.. 2008.
      Membro: Marisa Bittar.
    11. Nome da turma de formandos de Pedagogia da UFSCar (Turma 2005), Universidade Federal de São Carlos.. 2008.
      Membro: Marisa Bittar.
    12. Paraninfa da formatura de Pedagogia (Turma 2003), Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2007.
      Membro: Marisa Bittar.
    13. Homenageada pela produção historiográfica sobre Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.. 2007.
      Membro: Marisa Bittar.
    14. Professora Titular de História da Educação, Departamento de Educação da UFSCar.. 2006.
      Membro: Marisa Bittar.
    15. Professora Homenageada pela Turma de Pedagogia 2001 da UFSCar, Curso de Pedagogia da UFSCar.. 2005.
      Membro: Marisa Bittar.
    16. Professora Homenageada pela Turma de Pedagogia 2000 da UFSCar, Curso de Pedagogia de UFSCar.. 2004.
      Membro: Marisa Bittar.
    17. Professora homenageada pela turma de Pedagogia 1998, Curso de Pedagogia.. 2002.
      Membro: Marisa Bittar.
    18. Paraninfa da turma de Pedagogia da UFSCar (turma 1997), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 2001.
      Membro: Marisa Bittar.
    19. Voto de congratulações pela produção científica sobre a história de Mato Grosso do Sul, Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS.. 2000.
      Membro: Marisa Bittar.
    20. Paraninfa do Curso de Pedagogia da UFSCar (Turma 1996), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 2000.
      Membro: Marisa Bittar.
    21. Professora Homenageada (1999), Curso de Pedagogia da UFSCAR.. 1999.
      Membro: Marisa Bittar.
    22. Prêmio Jovem Pesquisador pela orientação do Trabalho "Crianças negras e educação jesuítica no Brasil Colonial" apresentado por Alessandra Marques da Cunha; Marcia Calin e Melissa Salaro Bresci., UFSCar/VII Congresso de Iniciação Científica.. 1999.
      Membro: Marisa Bittar.
    23. Prêmio Jovem Pesquisador pela orientação do trabalho "A base econômica dos colégios jesuíticos no Brasil Colonial" apresentado por Érica Huziwara; Marcia Calin, Melissa Salaro Bresci, UFSCar/VI Congresso de Iniciação Científica.. 1998.
      Membro: Marisa Bittar.
    24. Professora homenageada na Formatura de Pedagogia (Turma 1994), Curso de Pedagogia da UFSCar.. 1997.
      Membro: Marisa Bittar.
    25. Nome de turma dos formandos de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro Universitário de Aquidauana.. 1994.
      Membro: Marisa Bittar.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. 2013. (Seminário).
    2. 104 Colóquio em Educação - PPGE/UCDB.Pós-Graduação em Educação: tendências e tensões na formação do pesquisador. 2011. (Outra).
    3. VI Congresso da Sociedade Brasileira de História da Educação. Educação e trabalho no Brasil Colonial: Artes e ofícios nos colégios jesuíticos. 2011. (Congresso).
    4. Palestra no I Ciclo de palestras sobre História Regional (UFMS).Trinta anos da criação de Mato Grosso do Sul: uma análise de sua história política. 2010. (Seminário).
    5. Palestra no IV Seminário de Inovações pedagógicas no ensino de Graduação da UFSCar.Desafios da Ação Docente no Ensino Superior. 2010. (Seminário).
    6. Palestra no Seminário de pesquisa (Programa de Pós-Grduação em Educação - UEM).Pesquisa em educação no Brasil: tendências teóricas e perspectivas. 2010. (Outra).
    7. Palestra no Seminário de pesquisa - 10 anos formando pesquisadores (GEPPES).Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Brasileira. 2010. (Seminário).
    8. Palestra no Seminário de pesquisa - 10 anos formando pesquisadores (História da educação em MS).História da Educação em Mato Grosso do Sul: dos anos 1970 à atualidades. 2010. (Seminário).
    9. Palestra no Seminários de dissertação (UFSCar, Departamento de Fisioterapia).Ética e pesquisa na contemporaneidade. 2010. (Seminário).
    10. Seminário sobre as Pedagogias Marxistas.Educação e pedagogia na Rússia Comunista. 2010. (Seminário).
    11. XV Semana de História da UFMT"Mato Grosso: História, ensino e pesquisa sobre uma divisão".História política da divisão de Mato Grosso. 2010. (Outra).
    12. Conferência no 89 Colóquio em Educação do Grupo de Pesquisa GEPPES (UCDB).A pesquisa em educação no Brasil: a constituição do campo científico e tendências teóricas. 2009. (Seminário).
    13. Seminário Pós-Graduação em Educação Matemática (UFMS).Aspectos históricos da educação brasileira. 2009. (Seminário).
    14. 31 Reunião Anual da ANPEd.Representação do PPGE/UFSCar. 2008. (Outra).
    15. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar.A Universidade na Contemporaneidade. 2008. (Seminário).
    16. II Seminário sobre Grau de Participação das crianças na Educação Infantil e violação de direitos básicos em creches e pré-escolas.Direito das crianças: limites e possibilidades. 2008. (Seminário).
    17. Palestra na VIII Jornada do HISTEDBR.A educação brasileira no século XX: um balanço crítico. 2008. (Encontro).
    18. 30 a. Reunião Anual da ANPEd. 2007. (Outra).
    19. 7º Encontro do Grupo de Pesquisa "Educação, História e Cultura no Brasil, 1549-1759".Panorama da pesquisa sobre história da educação no Brasil colonial. 2007. (Encontro).
    20. III Fórun Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia.Políticas e Bases Epistemológicas da Pós-Graduação no Brasil. 2007. (Encontro).
    21. III Seminário sobre Trabalho e Educação e I Seminário em História e Educação na Amazônia.O princípio do trabalho na História da Educação. 2007. (Seminário).
    22. Memória e cultura no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).HIstória e trabalho na formação de Mato Grosso do Sul. 2007. (Seminário).
    23. Seminários de Pesquisa Educacional.Políticas de pesquisa e pós-graduação em educação no Brasil. 2007. (Seminário).
    24. "III Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares". Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes.Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes. 2006. (Seminário).
    25. 6º Encontro do Grupo de Pesquisa "Educação, História e Cultura no Brasil: 1549-1759" (DEHSCUBRA).Os jesuítas no Brasil Colonial. 2006. (Seminário).
    26. Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (Trajetória de pesquisadores: a experiência de intelectuais brasileiros com a pesquisa educacional).Trajetórias de pesquisadores - a experiência de intelectuais brasileiros com a pesquisa educacional - Aula inaugural do ano letivo do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB. 2006. (Outra).
    27. Colóquios de História, Sociedade e Educação (História das idéias pedagógicas).História das Idéias pedagógicas. 2006. (Outra).
    28. Colóquios de História, Sociedade e Educação no Brasil.Palestra nos Colóquios do Histedbr/UFSCar: O estado da arte em História da Educação. 2006. (Encontro).
    29. I Simpósio de Formação de Professores.Palestra no I Simpósio de Formação de Professores:. 2006. (Simpósio).
    30. Seminários de Dissertação (PPGE/UFES).A pesquisa em educação brasileira: recorrências, lacunas e desafios. 2006. (Seminário).
    31. 4ª Semana da Educação do Curso de Pedagogia da UFSCar.A educação brasileira de 1985 a 2005 - 4ª Semana da Educação - Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia da UFSCar. 2005. (Encontro).
    32. Colóquios sobre Hitória da Educação (HISTEDBR).Brasil e Abertura Democrática: o estado da arte em História da Educação - Colóquios de Filosofia e História da Educação / História Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). 2005. (Seminário).
    33. V Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura: Brasil, 1549 - 1759.Arquivos e pesquisa em educação - V Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura: Brasil, 1549 - 1759. 2005. (Encontro).
    34. V Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil - Instituições escolares brasileiras: história, historiografia e práticas.Gênese das instituições escolares no Brasil: os jesuítas e as casas de bê-á-bá no século XVI - V Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil - Instituições escolares brasileiras: história, historiografia e práticas. 2005. (Encontro).
    35. XXXVII Colóquio em Educação do Mestrado em Educação da UCDB.Estado, democracia e esquerda no Brasil - XXXVII Colóquio em Educação - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 2005. (Seminário).
    36. Ciclo de debates e conferências do Mestrado em Educação da UCDB ( A ditadura militar e o pensamento autoritário na educação brasileira).A ditadura militar e o pensamento autoritário na educação brasileira (Palestra) - Ciclo de debates e conferências do Mestrado em Educação da UCDB. 2004. (Seminário).
    37. Formação de professores indígenas.Palestras para a 1ª Turma de Alunos Kadiwéu, Terena e Kinikinawa do Curso de Magistério da Escola Municipal Indígena. 2004. (Encontro).
    38. Palestra na III Jornada de História - UNICEP Pluralidade linguística e o nheengatu no Brasil Colonial.Pluralidade linguística e o nheengatu no Brasil Colonial - Palestra na III Jornada de História - UNICEP. 2004. (Seminário).
    39. Palestra para alunos do curso de Matemática da UFMS.Educação de elite e formação de professores no Brasil - Palestra para alunos do curso de Matemática da UFMS. 2004. (Seminário).
    40. Palestra para o curso de História da UCDB.A identidade de Mato Grosso do Sul: o passado na construção do presente - Palestra para o curso de História da UCDB. 2004. (Seminário).
    41. Palestra para o Mestrado em História/UFMS.A importância da teoria e das fontes primárias na formação do pesquisador (Palestra) - Palestra no Mestrado em História/UFMS. 2004. (Seminário).
    42. Seminário de Orientação Coletiva, organizado pela Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente.Análise de uma experiência de pesquisa em política educacional. Palestra Seminário de Orientação Coletiva, organizado pela Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente (UCDB). 2003. (Seminário).
    43. BRASA VI. Mediadora na Mesa Redonda: Cidades, identidades, nação: interpretações do Brasil - VI Brazilian Studies Association (BRASA)/Atlanta/EUA. 2002. (Congresso).
    44. II Encontro do Grupo de Pesquisa.Conferência: Infância, catequese e aculturação no século XVI. 2002. (Encontro).
    45. 3º Momento do Movimento Constituinte Escolar para a Construção do Plano Estadual de Educação (MS).Palestra: Estado, educação e transição democrática - 3º Momento do Movimento Constituinte Escolar para a Construção do Plano Estadual de Educação (MS). 2001. (Seminário).
    46. Encontro de pesquisadores sobre Educação e Cultura no Brasil (UNIMEP).Palestra: Educação jesuítica e fazendas de gado no Brasil Colonial - Encontro de pesquisadores sobre Educação e Cultura no Brasil (UNIMEP). 2001. (Encontro).
    47. Seminário realizado pela FUNARTE: Nação e região - Brasil 500 anos (UERJ).Conferência: Entre o regionalismo e o projeto de nação do regime militar - Seminário realizado pela FUNARTE: Nação e região - Brasil 500 anos (UERJ). 2000. (Seminário).
    48. Encontro sobre Antonio Gramsci.Palestra no curso de História (USP) sobre Antonio Gramsci. 1997. (Encontro).
    49. Semana de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB): "Mato Grosso do Sul, 20 anos de emancipação política".A participação das elites políticas no processo divisionista de Mato Grosso. 1997. (Encontro).
    50. III Encontro de História de Mato Grosso do Sul, promovido pela ANPUH-MS.Tudo é História?. 1996. (Encontro).
    51. IV Encontro Estadual de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Historiografia e Ensino de História no Brasil. 1995. (Encontro).
    52. Trote Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana.A política educacional na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e seus reflexos no ensino público. 1995. (Encontro).
    53. I Ciclo de debates sobre a infância e a adolescência, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.A criança excluída: trabalho infantil e semi-escravo no Brasil. 1994. (Seminário).
    54. II Encontro de História de Mato Grosso do Sul (História na Fronteira), promovido pela ANPUH-MS.A fronteira da História. 1994. (Encontro).
    55. Sindicato e escola em debate.Uma avaliação da educação pública de Mato Grosso do Sul. 1994. (Seminário).
    56. Seminário dos acadêmicos de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco.Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 1993. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. MCCULLOCH, Gary ; CUNNINGHAM, P. ; WALKER, M. ; HOARE, Lotie. ; FERREIRA Jr., Amarilio ; BITTAR, Marisa. Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Education, War and Peace. London 2014. 2014. Congresso
    2. BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Ciclo de conferências do Professor Gary McCulloch/IOE Londres no Brasil: UFSCAr, UFF, UNINOVE. 2013. Outro
    3. FERREIRA JR, A. ; Hayashi, Carlos Roberto Massao ; MENDES, E. G. ; BIFFI, E. J. ; MORAES, F. A. de ; PIERI, G. dos S. de ; MARCONI, J. G. dos S. ; BITTAR, M. ; ALMEIDA, M. A. ; RIBEIRO, R. ; OLIVEIRA, R. M. M. A. de ; ARAÚJO, V. P. C.. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd) / Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e Desafios para o Século XXI. 2009. Congresso
    4. FERREIRA Jr., Amarilio; HAYASHI, Carlos Roberto Massao ; BITTAR, Marisa ; NOSELLA, Paolo ; BUFFA, Ester ; Esquerdo, Roseli Lopes ; LOMBARDI, J. C. ; Neto, L. B. ; Arce, A.. VIII Jornada do HISTEDBR - UFSCar / A educação brasileira no século XX: um balanço crítico. 2008. Congresso
    5. BITTAR, Marisa; PAIVA, J. M. ; ASSUNCAO, P.. 7º Encontro do Grupo de Pesquisa HIstória, Educação e Cultura no Brasil. 2007. Outro
    6. BITTAR, Marisa; HAYASHI, M. C. P. I.. 6º Encontro do Grupo de Pesquisa "Educação, História e Cultura no Brasil: 1549-1759". 2006. Outro
    7. Nogueira, M. A. ; NOSELLA, Paolo ; SAVIANI, Dermeval ; SANFELICE, José Luis ; FERREIRA JUNIOR, Amarilio ; BITTAR, Marisa ; BAUER, C. ; BUFFA, Ester ; LOMBARDI, J. C. ; LOPES, Roseli Esquerdo ; Arce, A. ; Neto, L. B. ; Inácio Filho, G.. Colóquios de História, Sociedade e Educação (HISTEDBR) / 30 anos do PPGE-UFSCar / 20 do HISTEDBR. 2006. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:54