Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Patricia Andrea Monquero

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora associada no Departamento De Recursos Naturais e Proteçao Ambiental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herbicidas, ambiente, germinação, manejo e cana-de-açucar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2766526793830455 (01/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2005-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR. Rodovia Anhanguera, km 174 Rural 13600970 - Araras, SP - Brasil Telefone: (19) 35432616 Ramal: 2682 URL da Homepage: http://www.cca.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2014-Atual. EFEITO DE HERBICIDAS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL E ATIVIDADE FOTOSSINTETICA DE ESPECIES ARBOREAS E EM ABELHAS Melipona scutellaris
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador / Roberta Cornelio Ferreira Nocelli - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    2. 2012-2013. Diclosulam e Sulfentrazone no manejo das plantas daninhas na cultura da soja RR.
      Descrição: Alternativas no controle de plantas daninhas na cultura da soja RR. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador / Guilherme Barboza Minozzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    3. 2009-2011. INTERFERENCIA E CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS SOBRE MUDAS DE QUATRO ESPECIES FLORESTAIS NATIVAS DE FLORESTAS ESTACIONAIS SEMIDECIDUAIS DE SAO PAULO
      Descrição: O conhecimento escasso sobre o comportamento de mudas de espécies florestais sob a ação de herbicidas, no que diz respeito à seletividade e à eficiência justifica este projeto, que têm previsão de 24 meses, e tem como meta pesquisar e desenvolver protocolos de utilização adequada de herbicidas que diminuam os impactos da competição de espécies nativas com espécies ruderais ou infestantes para garantir a recomposição e manutenção em médio e longo prazo de áreas de reflorestamento. Serão instalados experimentos com os seguintes objetivos: i) determinar os efeitos da competição das espécies daninhas Brachiaria decumbens Stapf, Poaceae, Commelina benghalensis L., Commelinaceae e Panicum maximum Jacq., Poaceae, no conteúdo relativo de macro e micronutrientes em mudas de A. polyphylla, C. speciosa, E. contortisiliquum e L. divaricata; ii) determinar alternativas para o controle das plantas daninhas B. decumbens, C. benghalensis e P. maximum em áreas de reflorestamento, utilizando-se diversos herbicidas, em diversas concentrações e iii) avaliar os diferentes tratamentos com herbicidas de ?pré-emergência? na germinação, sobrevivência e desenvolvimento inicial das mudas de A. polyphylla, C. speciosa, E. contortisiliquum e L. divaricata.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador / Alessandra dos Santos Penha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    4. 2008-2009. EPOCAS DE DESSECACAO DE DIFERENTES ESPECIES DE COBERTURA VEGETAL ANTECEDENDO A SEMEADURA DO MILHO
      Descrição: A época de dessecação que antecede a semeadura da cultura de interesse comercial pode favorecer o desenvolvimento dessas plantas e, conseqüentemente aumentar sua produtividade. O objetivo do trabalho será avaliar diferentes épocas de dessecação e tipos de cobertura quanto a fertilidade do solo, teor nutricional, desenvolvimento inicial da cultura do milho e o manejo de plantas infestantes. O experimento será conduzido em campo no Centro de Ciências Agrárias/UFSCar, sendo constituído dos seguintes tratamentos: quatro épocas de dessecação, com o uso de glyphosate (2160 g e.a ha-1), antecedendo a cultura do milho que corresponderão à 28, 21, 14 e 7 dias, em interação com três espécies de cobertura vegetal; Pennisetum americanum (milheto), Brachiaria brizantha cv. marandu (brachiária) e B. ruziziensis cv. Kennedy. Aos 60 dias após a instalação do experimento, as variáveis analisadas no milho serão a massa de matéria seca da parte aérea, número de folhas, altura da planta, diâmetro do caule e teor nutricional para N, P, K, Ca, Mg e S. A produtividade também será analisada no momento apropriado. O levantamento da população de plantas daninhas será realizado em dois momentos: antes da aplicação do herbicida glyphosate e antes da colheita, além disto, será analisada a porcentagem de controle das plantas infestantes pelo herbicida glyphosate.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    5. 2008-2009. LIXIVIACAO E PERSISTENCIA DOS HERBICIDAS SULFENTRAZONE E IMAZAPIC
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a influência da calagem na lixiviação de sulfentrazone e imazapic em Latossolo Vermelho Distroférrico (textura argilosa) e a persistência destes mesmos herbicidas aplicados em campo durante o período de 9 meses. O experimento de lixiviação consistirá da aplicação de sulfentrazone (800 g i.a ha-1) e imazapic (210 g i.a ha-1) no topo de colunas de solo montadas em tubos de PVC. O solo estudado será caracterizado quimicamente e receberá diferentes níveis de calagem até atingirem diferentes valores de pH. Serão simuladas precipitações pluviais suficientes para movimentação dos herbicidas pelas colunas um dia após aplicação dos tratamentos. Os tubos de PVC serão então desmontados para a semeadura da planta bioindicadora Cucumis sativus ao longo das colunas. As plantas bioindicadoras serão avaliadas aos 14 e 21 dias após aplicação dos tratamentos (DAT) quanto à fitotoxicidade. Nos estudos de persistência os tratamentos constituirão de aplicações no campo, em area de colheita manual e mecânica, de sulfentrazone (600 e 800 g i.a ha-1), imazapic (190 e 210 g i.a ha-1) e testemunha sem herbicida. A metodologia usada na determinação da persistência será a de bioensaios, utilizando-se C. sativus como planta-teste desenvolvendo dentro de um fitotron com as condições climáticas constantes, utilizando o solo amostrado 14 vezes na área experimental até 270 dias após os tratamentos (DAT).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador / Paulo Vinicius da Silva - Integrante / Estela Maris Inacio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    6. 2007-2008. Efeito da cobertura morta de alguns adubos verdes sobre a emergencia de plantas daninhas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    7. 2007-2008. Herbicidas inibidores da ALS: banco de sementes, mobilidade atraves da palha de cana-de-acucar e lixiviacao
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    8. 2006-2008. Herbicidas aplicados em cana crua: mobilidade e seletividade
      Descrição: A cultura da cana-de-açúcar absorve grande quantidade de mão de obra e insumos no seu ciclo de produção. Dentre os insumos, os herbicidas representam cerca de 56% do volume comercializado no país. Os herbicidas inibidores da acetolactato sintase e inibidores da fotossíntese são muito utilizados, em razão da sua baixa toxicidade para animais, alta seletividade para as culturas, eficiência e amplo espectro de controle de plantas daninhas. Entretanto, com a atual tendência de aumento das áreas de cana-de-açúcar colhidas sem a prévia queima, o manejo de plantas daninhas apresenta significativas mudanças, sendo necessário maior estudo a respeito dos herbicidas que se adaptem a este tipo de colheita. Portanto, nesta pesquisa serão analisadas a mobilidade através de diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar e a lixiviação dos herbicidas trifloxysulfuron+ametrina, imazapic, imazapyr e diuron+hexazinone e estudar a seletividade dos herbicidas trifloxysulfuron-sodium + ametrina, trifloxysulfuron-sodium + ametrina + diuron+hexazinone, diuron+hexazinone, diuron+hexazinone + ametrina e ametrina em diferentes cultivares de cana-de-açucar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.
    9. 2006-2007. Mobilidade e persistencia de herbicidas pre emergentes em diferentes tipos de solo
      Descrição: Quando um produto químico alcança o solo pode seguir diferentes caminhos: pode ser absorvido pelas plantas ou sementes, pode ser transformado em outros compostos, pode ser retido ou ainda pode ser transportado para diferentes compartimentos do ambiente. A migração de produtos químicos a partir da superfície do solo até águas subterrâneas, tende a ser um processo lento em muitos aqüíferos e pode demorar muitos anos ou décadas, antes que o impacto ambiental causado seja perceptível. Os pesticidas, como os herbicidas, entram em contato com o lençol freático através da água de percolação, que carrega o produto por lixiviação ou, ainda, quando os produtos atingem canais ou poços, que se ligam ao aqüífero. A falta de cuidado por ocasião da escolha ou da utilização do produto em áreas próximas aos poços ou o descarte de restos de calda e água de lavagem de equipamentos de pulverização são responsáveis pela contaminação. No Brasil, estudos indicam o potencial de contaminação do aqüífero Guarani pelos seguintes herbicidas usados na cultura da cana de açúcar: tebuthiuron, diuron e hexazinone. Atualmente outros herbicidas vêm se destacando no controle de plantas daninhas nesta cultura, entretanto, não existem estudos sobre o potencial de lixiviação e persistência destes produtos em diferentes tipos de solo. Portanto o objetivo deste projeto é verificar a mobilidade e persistência dos herbicidas clomazone (+ ametrina) e isoxaflutole em solos com diferentes texturas e propriedades químicas. Para isto, diferentes solos serão colocados em tubos de pvc em posição vertical. Após a aplicação dos herbicidas, serão realizadas simulações de chuvas em diferentes intervalos. O lixiviado de cada coluna será coletado e analisado. As colunas de solo serão colocadas em posição horizontal e sementes de sorgo serão semeadas ao longo da coluna. Nos trabalhos de persistência, os herbicidas estudados serão aplicados sobre vasos contendo diferentes quantidades de palhada de cana-de-açucar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Patrícia Andrea Monquero - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Andrea Monquero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Paraninfa da XX Turma de Eng. Agronômica do CCA/UFSCar, Ufscar.. 2017.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.
    2. Paraninfo da XVIII Turma de engenharia agronômica do CCA/UFSCar, UFSCar.. 2015.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.
    3. Patronesse da XVII Turma de engenharia agronomica do CCA UFSCar, UFSCar.. 2014.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.
    4. TOP CIÊNCIA BASF 2011 com o trabalho Comportamento de saflufenacil no solo e controle de plantas daninhas em pós emergência, BASF.. 2011.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.
    5. Professor homenageado do curso de Biotecnologia, UFSCar.. 2010.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.
    6. Prêmio Consherb 2007 pelo trabalho: Eficacia de herbicidas no controle de I. grandifolia, I. quamoclit, E. heterophylla e B. pilosa em areas de cana colhida mecanicamente., Syngenta.. 2007.
      Membro: Patrícia Andrea Monquero.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (17)
    1. World Congress on Conservation Agriculture. DYNAMIC OF HERBICIDES WHEN APPLIED ON THE TOP OF SUGARCANE HARVEST RESIDUE AND UNDER DIFFERENT LENGTH OF DROUGHT STRESS CONDITIONS AFTER APPLICATION. 2017. (Congresso).
    2. VI Simposio de manejo das plantas daninhas na cultura da cana de açúcar.Comportamento de herbicidas no ambiente. 2015. (Simpósio).
    3. XVIII Congresso Brasileiro de Ciência das Plantas Daninhas. 2012. (Congresso).
    4. 4th World Conference on ecological restotaration. Interference of Brachiaria decumbens and Ipomoea grandifolia on four neotropical trees. 2011. (Congresso).
    5. Reunião do grupo fitotécnico em cana-de-açúcar.Proposta para exploração do banco de sementes do solo em canaviais como ferramentas para auxilio do manejo. 2010. (Encontro).
    6. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências das Plantas daninhas. LIXIVIAÇÃO E PERSISTÊNCIA DE DIURON+HEXAZIONE, HEXAZINONE E DIURON. 2010. (Congresso).
    7. 17 semana da Biologia.Comportamento de pesticidas no ambiente. 2009. (Encontro).
    8. Simposio de manejo de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar.Fatores que afetam o desempenho dos herbicidas aplicados em época úmida. 2009. (Simpósio).
    9. XII Congresso da SEMh, XIX Congresso da ALAM e II Congresso da IBCM. podem ser vistos no resumo expandido - 3 trabalhos. 2009. (Congresso).
    10. 9th International Conference on Precision Agriculture:. Weed infestation maps in different systems of sugarcane?. 2008. (Congresso).
    11. V Jornada Agronômica.Comportamento de pesticidas no ambiente. 2008. (Outra).
    12. 62 Deftara.Manejo integrado de planta invasoras - palestra. 2007. (Outra).
    13. III Simpósio sobre Tecnologia na Produção de cana-de-açúcar. 2007. (Simpósio).
    14. I Simposio Internacional sobre o Glyphosate.PLANTAS INFESTANTES NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DA CULTURA DO TOMATE. 2007. (Simpósio).
    15. IV Jornada Agronomica do CCA/UFSCAR.Integração Agricultura Pecuária. 2007. (Outra).
    16. XXV Congresso Brasileiro da ciência das plantas daninhas. XXV Congresso Brasileiro da ciência das plantas daninhas. 2006. (Congresso).
    17. Seminario do Milho Safrinha. 2005. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. MONQUERO, P. A.; RIBEIRO, N. M. ; SANTOS, P. H. V. ; TORRES, B. A. ; Ramos, SK ; et al. Encontro Técnico : Desafios, soluções e tecnologias no manejo de plantas infestantes. 2017. Outro
    2. AMARAL, L. R. DO ; MONQUERO, P.A.. Semana da Agricultura de Precisão. 2016. Outro
    3. MONQUERO, P.A.; Lamego, F. Almoço entre as mulheres da Sociedade Brasileira de Ciência das plantas daninhas. 2016. Outro
    4. Avila, Luis ; Agostinetto, D ; Lamego, F ; MONQUERO, P. A. ; PINTO, J. O. ; ANDRES, A.. 29 Congresso Brasileiro de Ciência das plantas daninas. 2014. Congresso
    5. MONQUERO, P. A.; Christoffoleti, P ; NICOLAI, Marcelo ; AZANIA, C.. I Simpósio Paulista de manejo de plantas daninhas em cana de acucar. 2013. Outro
    6. Costa, AGF ; Freitas, FC ; MONQUERO, P. A. ; et al. II Simposio sobre manejo de plantas daninhas no nordeste. 2013. Outro
    7. MONQUERO, P. A.; Lavorenti, N ; Penha, A. V Jornada Agronômica do CCA/UFSCar. 2008. Outro
    8. MONQUERO, P. A.. IV Jornada agronômica. 2007. (Outro).. . 0.
    9. MONQUERO, P. A.. III Jornada Agrônomica do CCA/UFScar. 2006. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:55