Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Silvana Perissatto Meneghin

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Biotecnologia Produção Vegetal e Animal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Engenharia Agronômica, Bacharelado em Biotecnologia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Tem experiência em Microbiologia Agricola e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade microbiana, rizobactérias promotoras de crescimento vegetal e de controle biológico e fungos micorrízicos arbusculares. Atua também na área de ensino de Ciências , exercendo a coordenação do sub-projeto de Ciências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia (PIBID). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5940614684043532 (11/07/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1991-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal. Via Anhanguera, km 174 13600-970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153 Telefone: (19) 35432612 Ramal: 2653 Fax: (19) 35432612
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Agronomia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2014-Atual. Parceria colaborativa entre Universidade e Escola:contribuicoes para formacao de professores
      Descrição: Pretende-se que o licenciado conheça a escola e seu entorno do ponto de vista estrutural (identificando espaços com potencial para estudos e atividades de diversas ordens); do ponto de vista humano (relações entre alunos, entre alunos-professores, gestores e alunos etc.). Além disso, pretende-se que nessa fase os licenciandos com ajuda dos supervisores de escola identifiquem problemáticas sócio-ambientais,, temas controversos, que poderão ser desenvolvidos naquela unidade escolar.e feiras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (21) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Isabela Custodio Talaroza Bozzini - Coordenador.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
      Descrição: O objetivo desta linha de pesquisa é reunir pesquisas sobre a formação em pré e pós serviço de professores de espanhol como língua estrangeira ou adicional e de português como língua estrangeira ou adicional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Rosa Yokota - Coordenador / Emily de Carvalho Pinto - Integrante / Rafaela Silva de Souza - Integrante / Ana Carolina Aparecida Marques Soarez - Integrante / Natalia Curti - Integrante / Flavia Hatsumi Izumida-Andrade - Integrante / Mariana Bezerra Bellini - Integrante / Leticia Castilho - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Rosa Yokota.
      Descrição: Diante das novas demandas educacionais e pedagógicas colocadas pelas Diretrizes, que pressupõe uma reorganização das práticas nas escolas, e da crítica consciente da licencianda sobre as deficiências de sua formação para atender tais demandas nos perguntamos como, nós formadores de professores, em nossas práticas docentes, podemos ajudar nossos licenciandos a se prepararem para exercerem uma docência efetiva que, viabilize esta formação pretendida? A partir das perspectivas de Cidade Educadora e Escola como Espaço de Educação Sustentável os licenciados são convidados a esboçar ações de ensino que possibilitem a formação cidadã e integral dos estudantes da educação básica. Para embasar nossas ações de ensino e de pesquisa seguiremos a perspectiva do paradigma da complexidade e da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). Considerando que o paradigma da complexidade emerge do diálogo entre uma forma de pensamento, um quadro de valores e um modelo de ação que incorporam os princípios da ciência contemporânea (estruturas, relações, organização, processos etc), incorporar os princípios desse paradigma exigirá enfrentar o desafio de reconsiderar/reconceber vários aspectos como: modelos de pensamento; relações entre áreas de conhecimentos; planejamento e execução de ações em parcerias; relevância das emoções na construção de conhecimentos e de práticas sociais (BONIL, JUNYENT; PUJOL, 2010). Considerando, também, que no campo da educação em ciências permanece uma preocupação crescente com a formação para uma literacia científica compromissada com a participação democrática da população nos assuntos da ciência e tecnologia, encontrar uma relação congruente entre a educação científica e a participação democrática da população não é uma tarefa simples e, tampouco, se produz sem mudanças radicais nas suas formas de produção (LEVINSON, 2010). O que significa, dentre outras mudanças, encontrar novas formas de abordar as metodologias de ensino e de investigação científica e didática. Apoio: CNPq - Bolsa Produtividade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Denise de Freitas - Coordenador / Mariana dos Santos - Integrante / Joana Brás Varanda Marques - Integrante / Tárcio Minto Fabrício - Integrante / Christiana Andrea Vianna Prudêncio - Integrante / Alessandra Miguel Kapp - Integrante / Mariana Dias Silva - Integrante / Tassya Helena Porto Gomes - Integrante / Juliana Corrêa - Integrante / Alexandra Marselha Siqueira Pitolli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise de Freitas.
    2. 2011-2013. Analise do processo inclusivo nos municipios de Araras (SP) e Alfenas (MG): Parceria entre UFSCar e UNIFAL-MG
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Cláudia Gomes - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberta Cornelio Ferreira Nocelli.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Gomes, Claudia - Integrante / Daniele Lozano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Fernanda Vilhena Mafra Bazon.
      Descrição: Com o objetivo de contribuir com a realidade educacional inclusiva este projeto propõe a realização de um mapeamento das condições de inclusão escolar nos municípios de Araras (SP) e Alfenas (MG), quanto as condições físicas e organizacionais das escolas, a concordância, representações e concepções que os profissionais envolvidos com este processo mantêm acerca das NEE e da própria educação inclusiva. Para tanto, contará com a participação de 100 profissionais vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), das duas regiões, e por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas buscará atingir os objetivos do projeto. Os dados e informações obtidos, e que serão analisados tanto quantitativamente como qualitativamente, visam contribuir para o entendimento das condições, práticas e concepções que embasam o processo inclusivo, possibilitar o delineamento das ações que já foram tomadas para efetivação deste processo e as que ainda faltam no que diz respeito ao estabelecimento de uma escola democrática, além de favorecer a avaliação do PIBID que tem como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação nacional. Ao visar a busca pela construção de uma escola democrática diz-se respeito à construção de um ambiente no qual todos os alunos independentemente de suas diferenças possam obter uma educação de qualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniele Lozano - Integrante / Fernanda Vilhena Mafra Bazon - Coordenador / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Integrante / Silvana Perissato Meneghin - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante / Claudia Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Daniele Lozano.
    3. 2011-2013. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIACAO A DOCENCIA - PIBID-
      Descrição: Este subprojeto visa promover a integração dos alunos dos Cursos das Licenciaturas em Física, Química e Biologia (Noturno) do CCA ? UFSCar Araras e sua efetiva participação no PIBID-UFSCar, articulando e coordenando atividades curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos alunos e professores de Ciências das escolas Municipais de Araras. Visa também incentivar a formação continuada dos professores em exercício, elevar a qualidade da formação inicial dos bolsistas e promover a melhoria do ensino de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Coordenador / Paulo Cezar Faria - Integrante / João Teles de Carvalho Neto - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    4. 2010-2014. PIBID-PROGRAMA DE INICIACAO A DOCENCIA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Helka Fabbri Broggian Ozelo - Coordenador / Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges - Integrante / Roberta Cornélio Ferreira Nocelli - Integrante.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    5. 2008-2011. Indicadores quimicos de qualidade do solo para restinga e caracterizacao de parametros quimicos, fisicos e microbiologicos na sequencia ante-duna, duna, escrube e restinga do litoral paulista (Financiado pelo CNPq - Processo no 577129/2008-2)
      Descrição: CNPq (Processo nº 577129/2008-2) - As formações vegetais litorâneas recobriam uma extensa faixa do litoral brasileiro (Núcleo de Picinguaba, Ilha Anchieta, Ilha do Cardoso, Ilha Comptrida e Juréia). Devido a grandes especulações imobiliárias visadas por suas formações de relevo plano, essas formações se tornaram escassas. Entre elas, a restinga, caracterizada por conjunto de comunidades vegetais em mosaico, sem tipos de vegetação específica, foi a mais afetada. Tendo em vista que as fitofisionomias existentes no litoral brasileiro são dependentes de parâmetros e da origem do solo e que há escassez de informações sobre a caracterização de solos litorâneos, quanto a parâmetros físicos, químicos e (micro)biológicos, este trabalho tem como objetivo determinar e correlacionar tais parâmetros com as formações vegetais de ante-duna, duna, scrube e restinga.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / S C ANTONINI - Integrante / José Carlos Casagrande - Coordenador / Maria Leonor Lopes Assad - Integrante / Alessandra dos Santos Penha - Integrante / Marcio Roberto Soares - Integrante / Rose Mary Reis-Duarte - Integrante / Marisa de Cássia Piccolo - Integrante / Rodolfo Martins Bonilha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    6. 2008-2011. Impactos ambientais, economicos e sociais, sobre o solo, paisagem e biodiversidade do plantio de cana-de-acucar em sistemas de aleias.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Luis Antonio Correa Margarido - Coordenador.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sandra Regina Ceccato Antonini - Integrante / Luiz Antonio Correa Margarido - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sandra Regina Ceccato Antonini.
    7. 2008-2010. Apoio a construcao de processos de ocupacao, renda e sustentabilidade da agricultura familiar paulista
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / MANUEL BALTASAR BAPTISTA DA COSTA - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    8. 2005-2011. Efeito da aplicacao de fitorreguladores nas rizobacterias isoladas de diferentes variedades de cana-de-acucar, no municipio de Araras.
      Descrição: O objetivo do estudo é avaliar o efeito da aplicação de fitorreguladores no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar e na microbiota do solo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Integrante / Sâmia Maria Tauk-Tornisielo - Coordenador.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    9. 2005-Atual. Isolamento e selecao de bacterias como agente de controle biologico e promotora de crescimento de plantas
      Descrição: O projeto tem como objetivo isolar e selecionar bactérias para o controle biológico de fitopatógenos e como promotora de crescimento vegetal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Silvana Perissatto Meneghin - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Professora Homenageada, Alunos de Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos.. 2010.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    2. Prêmio Jovem Pesquisador a orientada Daniele Takahashi, PIBIC/CNPq/UFSCar.. 1999.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    3. Prêmio Jovem Pesquisador a orientada Daniele Takahashi, PIBIC/CNPq/UFSCar.. 1998.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    4. PRÊMIO JORNALCANA 97 CATEGORIA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LAUREA CONFERIDA CONFORME PESQUISA REALIZADA JUNTO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO BRASIL, JORNALCANA.. 1997.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    5. PRÊMIO JORNAL CANA 95 CATEGORIA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, JORNALCANA.. 1996.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.
    6. PRÊMIO JORNALCANA 94 CATEGORIA TECNOLOGIA E QUALIDADE PREMIO JORNALCANA 95 CATEGORIA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LAUREAS CONFERIDAS CONFORME PESQUISA REALIZADA JUNTO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO BRASIL, JORNALCANA.. 1995.
      Membro: Silvana Perissatto Meneghin.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. XXIII Congresso Latinoamericano de Microbiologia 2016. Bactérias promotoras de crecimento de plantas. 2016. (Congresso).
    2. 6th CONGRESS OF EUROPEAN MICROBIOLOGISTIC (FEMS)f. Microbiological soil quality in citrus orchard under different managements. 2015. (Congresso).
    3. V INTERNACIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENTAL, INDUSTRIAL AND APPLIED MICROBIOLOGY013. Evaluation of Syzygium aromaticum extract to control Thielaviopsis paradoxa fungus. 2013. (Congresso).
    4. II Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores: PIBID em Ação: Universidade e Escola fazendo a diferença. 2011. (Encontro).
    5. III Congresso Brasileiro de Educação " Formação de professores:compromissos e desafios da Educação Pública". A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar - ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2011. (Congresso).
    6. The 4th Congress of Europen Microbiologist-FEMS. Evalution of Mycorrhizal fungi species in crop rotation area with sugar cane and soybean in São Paulo Sate-Brazil.. 2011. (Congresso).
    7. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar - " Novos alunos: que Universidade?". 2011. (Seminário).
    8. FertBio 2010- Minicurso: Métodos de Estudos de Associações micorrízices arbusculares.Minicurso: Métodos de Estudos de Associações micorrízices arbusculares. FertBio 2010, SESC, Guarapari, ES.. 2010. (Outra).
    9. FertBio2010 VIII Reunião Brasileira de Biologia do solo. 2010. (Congresso).
    10. FertBio2010 XIII Reunião Brasileira sobre Micorrizas. 2010. (Congresso).
    11. FertBio2010 XI Simposio Brasileiro de MIcrobiologia do solo. 2010. (Simpósio).
    12. FERTIBIO2010-XXIX Reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas.. 2010. (Congresso).
    13. I Encontro de Iniciação a Docencia e Formação Continuada de Professores..APRESENTAÇÃO E aNÁLISE DAS aTIVIDADES dESENVOLVIDAS NO PIBID- UFSCar-ARARAS. 2010. (Encontro).
    14. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino des Graduação de UFSCar. 2009. (Encontro).
    15. ÍV Seminário Nacional do REUNI: Licenciaturas Presenciais Diurna,Noturna e com Educação a Distância: Respostas às Demandas de Formaçlão de Professores. 2008. (Seminário).
    16. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar:ca. 2007. (Seminário).
    17. I Fórum de Biotecnologia do Vale do Paranapanema. 2006. (Outra).
    18. II Seminário sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia. 2006. (Outra).
    19. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar.. ministrou mini curso :Biotecnologia em Ciências Agrárias. 2006. (Congresso).
    20. 23 Congresso Brasileiro de Microbiologia. Parâmetros microbiológicos e edáficos em áreas de manguezal do municipio de Iguape (SP). 2005. (Congresso).
    21. Dia do Biólogo.ministrou palestra : A Experiência Profissional de um Biólogo. 2005. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. MENEGHIN, Silvana Perissato. III Encontro PIBID - UFSCar: um balanço das ações compartilhadas Universidade e Escola. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Jose Carlos Casagrande (6.0)
      1. JUSTI, M. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; GUERRA, F. ; PERES, J. G. ; MENEGHIN, S. P.. Alteração de atributos físicos, químicos e microbiológicos de Latossolo de Cerrado sob diferentes usos. Em: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Florianópolis, 2013, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Guerra, F. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J.C. ; Puga, A. P. ; José Geanini Peres ; MENEGHIN, S. P. ; PRATA, E.M.B.. Soil attributes along an agricultural-forested gradient in a riparian zone. Em: 19th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world, 2010, 2010, Brisbane. Anais do 19th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world. Brisbane : International Union of Soil Sciences, 2010, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GUERRA, F. ; PUGA, A. P. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; MENEGHIN, S. P. ; PERES, J. G. ; BOLDRIN, P. Z. ; PRATA, E. M. B.. Atributos do solo sob mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. Em: FertBio 2008 - Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008, Londrina - PR. Anais da FertBio 2008. Londrina - PR: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SILVA, L. G. ; COLATO, A. ; CASAGRANDE, J. C. ; SOARES, M. R. ; MENEGHIN, S. P.. Simulation of soil quality with riparian forests and cultivated with sugarcane. Em: EGU General Assembly 2013, 2013, Viena. Anais do EGU General Assembly 2013. Viena: European Geosciences Union, v. 15, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Pereira, L. B. ; CASAGRANDE, J.C. ; MENEGHIN, S. P.. Microbiota de solos de duna em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Em: XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, 2010, São Carlos. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar, v. 6, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FIOR, R. C. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; GUERRA, F. ; PUGA, A. P. ; PRATA, E. M. B. ; PERES, J. G. ; MENEGHIN, S. P. ; MORAES, M. I. M.. Aporte de nutrientes pela serapilheira de mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. Em: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2009, São Carlos - SP. Aporte de nutrientes pela serapilheira de mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. São Carlosw - SP: Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Marcio Roberto Soares (6.0)
      1. JUSTI, M. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; GUERRA, F. ; PERES, J. G. ; MENEGHIN, S. P.. Alteração de atributos físicos, químicos e microbiológicos de Latossolo de Cerrado sob diferentes usos. Em: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Florianópolis, 2013, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BONILHA, R. M. ; CASAGRANDE, J. C. ; SOARES, M. R. ; MENEGHIN, S. P. ; REIS-DUARTE, R. M.. Fertilidade do solo em florestas de restinga da estação ecológica Juréia-Itatins. Em: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: SBCS, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Guerra, F. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J.C. ; Puga, A. P. ; José Geanini Peres ; MENEGHIN, S. P. ; PRATA, E.M.B.. Soil attributes along an agricultural-forested gradient in a riparian zone. Em: 19th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world, 2010, 2010, Brisbane. Anais do 19th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world. Brisbane : International Union of Soil Sciences, 2010, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GUERRA, F. ; PUGA, A. P. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; MENEGHIN, S. P. ; PERES, J. G. ; BOLDRIN, P. Z. ; PRATA, E. M. B.. Atributos do solo sob mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. Em: FertBio 2008 - Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008, Londrina - PR. Anais da FertBio 2008. Londrina - PR: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008.
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      5. SILVA, L. G. ; COLATO, A. ; CASAGRANDE, J. C. ; SOARES, M. R. ; MENEGHIN, S. P.. Simulation of soil quality with riparian forests and cultivated with sugarcane. Em: EGU General Assembly 2013, 2013, Viena. Anais do EGU General Assembly 2013. Viena: European Geosciences Union, v. 15, 2013.
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      6. FIOR, R. C. ; SOARES, M. R. ; CASAGRANDE, J. C. ; GUERRA, F. ; PUGA, A. P. ; PRATA, E. M. B. ; PERES, J. G. ; MENEGHIN, S. P. ; MORAES, M. I. M.. Aporte de nutrientes pela serapilheira de mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. Em: XVII Congresso de Iniciação Científica, 2009, São Carlos - SP. Aporte de nutrientes pela serapilheira de mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. São Carlosw - SP: Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Roberta Cornélio Ferreira Nocelli (5.0)
      1. BAZON, F.V.M ; OZELLO, H.F.B. ; NOCELLI, R. C. F. ; Meneghin, Silvana P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública.. 1ªed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. ll, p. 145-152.
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      2. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: Compromissos e desafios da Educação Pública, 2011, v. 1, p. 145-145, 2011.
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      3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, 2011.
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      4. Correa, J.C. ; NOCELLI, R. C. F. ; Meneghin, S.P. ; FRANCA, D. ; SANTOS, D. ; BARBOSA, G. P. ; SCOMPARIN, P. R. ; NASCIMENTO, R. S. ; IMAMURA, S.M. ; ANJOS, T. R.. PIBID no intervalo - que espaço é esse onde também acontece a aprendizagem?. Em: I ConeGrad- Congresso de Ensino de Graduação, 2011, São Carlos. I Congresso de Iniciação à Docência, 2011, São Carlos. Anais do I CID, 2011, 2011.
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      5. ANJOS, T. R. ; Meneghin, S.P. ; NOCELLI, R. C. F. ; Correa, J.C. ; FRANCA, D. ; SANTOS, D. ; BARBOSA, G. P. ; SCOMPARIN, P. R. ; NASCIMENTO, R. S. ; IMAMURA, S.M.. Exposição e Construção: Diferentes abordagens para o tema drogas. Em: I ConeGrad- Congresso de Ensino de Graduação, 2011, São Carlos. I Congresso de Ensino de Graduação, 2011, São Carlos. Anais do I CID, 2011, 2011.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Sandra Regina Ceccato Antonini (5.0)
      1. MENEGHIN, Silvana Perissatto ; Reis, Fabricia Cristina ; Almeida, Paulo Garcia de ; Ceccato-Antonini, Sandra Regina ; CECCATO-ANTONINI, S. R.. CHLORINE DIOXIDE AGAINST BACTERIA AND YEASTSS FROM THE ALCOHOLIC FERMANTATION. Brazilian Journal of Microbiology. v. 39, p. 337-343, issn: 1517-8382, 2008.
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      2. Pavan, D.A. ; MENEGHIN, Silvana Perissato ; MARGARIDO, Luiz Antonio Correa ; CECCATO-ANTONINI, S. R.. Biomassa e atividade microbiana em solo cultivado com soja entre espécies florestais em aléias. Em: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos - SP. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos: Anais do XVII Congresso de iniciação Científica da UFSCar, 2009.
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      3. CECCATO-ANTONINI, S. R.; CHRISTOFOLETTI, Ronaldo Adriano ; MENEGHIN, Silvana Perissato ; SILVA, Lúcia Therezinha Picollo ; PINHEIRO, Marcelo Amaro. Parâmetros microbiológicos edáficos em áreas de manguezal do município de Iguape (SP). Em: 23 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, SANTOS. Resumos do 23 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.
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      4. CECCATO-ANTONINI, S. R.; MENEGHIN, Silvana Perissato ; DUARTE, Rose Reis ; SILVA, Lúcia Therezinha Picollo ; SATO, Claudia ; CASAGRANDE, José Carlos. Parâmetros microbiológicos e de fertilidade do solo associados às fitofisionomias da floresta de restinga do parque estadual da Ilha de Anchieta, Ubatuba (SP). Em: 23 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2005, SANTOS. Resumos do 23 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.
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      5. SUGUITANI, C. ; MENEGHIN, Silvana Perissato ; CECCATO-ANTONINI, S. R.. ECOLOGIA MICROBIANA EM SOLO SOB MATA NATIVA E CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR. Em: VI CONGRESSO DE INICIACAO CIENTIFICA DA UFSCAR, 1998, SAO CARLOS-SP. ANAIS VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFSCAR, 1998.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Fernanda Vilhena Mafra Bazon (4.0)
      1. BAZON, F.V.M ; OZELLO, H.F.B. ; NOCELLI, R. C. F. ; Meneghin, Silvana P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública.. 1ªed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. ll, p. 145-152.
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      2. OZELLO, H.F.B. ; BAZON, F. V. M. ; NOCELLI, R. C. F. ; MENEGHIN, Silvana Perissatto. Apresentação e análise das atividades desenvolvidas no PIBID/UFSCar - Araras. Em: Denise de Freitas; Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Helka Fabbri Broggian Ozelo. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2011.v. l, p. 1-265.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: Compromissos e desafios da Educação Pública, 2011, v. 1, p. 145-145, 2011.
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      4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, 2011.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Helka Fabbri Broggian Ozelo (4.0)
      1. BAZON, F.V.M ; OZELLO, H.F.B. ; NOCELLI, R. C. F. ; Meneghin, Silvana P.. A ATUAÇÃO DO PIBID UFSCar ? ARARAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Em: Capellini, V.L.M.; Zanata, E.M.; Silva, L.F.; Lepre, R.M.. (Org.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública.. 1ªed.São Paulo. : Cultura Acadêmica. 2013.v. ll, p. 145-152.
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      2. OZELLO, H.F.B. ; BAZON, F. V. M. ; NOCELLI, R. C. F. ; MENEGHIN, Silvana Perissatto. Apresentação e análise das atividades desenvolvidas no PIBID/UFSCar - Araras. Em: Denise de Freitas; Fernanda Vilhena Mafra Bazon; Helka Fabbri Broggian Ozelo. (Org.). Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 1ed.São Carlos. : Suprema Gráfica e Editora. 2011.v. l, p. 1-265.
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      3. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Meneghin, S.P. ; Nocelli, R.C.F.. A atuação do PIBID UFSCar - Araras na formação docente. Em: III Congresso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação - Formação de Professores: Compromissos e desafios da Educação Pública, 2011, v. 1, p. 145-145, 2011.
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      4. Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Ozelo, H.F.B. ; Nocelli, R.C.F. ; Meneghin, S.P.. A motivação acadêmica no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Estudo de Caso no PIBID - UFSCar. Em: 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. Anais do 6 Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, 2011.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Patrícia Andrea Monquero (2.0)
      1. ALVES, R.M. ; INACIO, E.M. ; MONQUERO, P.A. ; MENEGHIN, S.P. ; HIRATA, A.C.S.. Leaf-surface characterization and the effects of the herbicide saflufenacil on the leaves of weeds. Agrária (Recife. Online). v. 9, p. 550-555, issn: 1981-0997, 2014.
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      2. MONQUERO, P.A. ; REIS, F.C. ; MUNHOZ, W.S. ; HIRATA, A.C.S. ; MENEGHIN, S.P.. Solos cultivados com cana-de-açúcar: persistência e impactos de herbicidas na microbiota do solo. Agrária (Recife. Online). v. 7, p. 380-387, issn: 1981-0997, 2012.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Andrea Soares da Costa Fuentes (1.0)
      1. SANTOS-SILVA, LUDIER K. ; SOARES-COSTA, ANDREA ; GERALD, LEE T.S. ; Meneghin, Silvana P. ; HENRIQUE-SILVA, FLAVIO. Recombinant expression and biochemical characterization of sugarcane legumain. Plant Physiology and Biochemistry (Paris). v. 57, p. 181-192, issn: 0981-9428, 2012.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Flavio Henrique da Silva (1.0)
      1. SANTOS-SILVA, LUDIER K. ; SOARES-COSTA, ANDREA ; GERALD, LEE T.S. ; Meneghin, Silvana P. ; HENRIQUE-SILVA, FLAVIO. Recombinant expression and biochemical characterization of sugarcane legumain. Plant Physiology and Biochemistry (Paris). v. 57, p. 181-192, issn: 0981-9428, 2012.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Hermann Paulo Hoffmann (1.0)
      1. MATSUOKA, S. ; GHELLER, A. C. A. ; BASSINELLO, A. I. ; GIGLIOTI, E. A. ; SANTOS, G. H. R. ; HOFFMANN, H. P. ; MASUDA, Y. ; ARIZONO, H. ; SALIBE, A. C. ; ABRAMO FILHO, J. ; AGUILLERA, M. M. ; MENEGHIN, S. P.. The Sugarcane Breeding Program Of The Federal University Of São Carlos, Brazil. Sugar Journal, New Orleans, v. 62, n 5, p. 18-23, 1999. International Sugar Journal. v. 62, p. 18-23, issn: 0020-8841, 1999.
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    • Silvana Perissatto Meneghin ⇔ Márcia Maria Rosa Magri (1.0)
      1. ROSA-MAGRI, M. M. ; MENEGHIN, Silvana Perissatto. Avaliação das características germinativas da espécie arbórea sucupira-preta (Bowdichia virgilioides Kunth ? Fabaceae). Bioikos (Campinas). v. 28, p. 3-10, issn: 0102-9568, 2014.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57