Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Antonio Celso de Noronha Goyos

Professor Associado Nível 4 do Departamento de Psicologia da UFSCar. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado em Applied Behavior Analysis/Psychology - Western Michigan University (1978), Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986). Estágios de pós-doutorado na Universidade do País de Gales - Reino Unido, Universidade de Kansas e na Universidade da California - San Diego. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa da UFSCar, atua como orientador de mestrado e doutorado credenciado nos programas de Psicologia e Educação Especial da UFSCar. Coordenador da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Autismo e do Instituto LAHMIEI - Autismo. Editor-chefe da International Journal of Behavior Analysis Applied to Autism Syndrome Disorders (IJOBAS), e membro do corpo editorial do European Journal of Behavior Analysis e The Analysis of Verbal Behavior. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e verbal e a processos de tomada de decisão. Bolsista produtividade até 2014 e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES, e FAPESP. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3407008711535651 (16/02/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1979-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luis, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518498 Fax: (16) 33518361 URL da Homepage: www.lahmiei.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2013-Atual. Desenvolvimento e avaliacao de um programa de treinamento de habilidades em analise aplicada do comportamento (ABA) para professores de criancas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
      Descrição: O autismo é uma deficiência severa do desenvolvimento, caracterizado por déficits sociais e de comunicação bastante significativos, muitas vezes acompanhados por problemas graves de comportamento. O autismo é um problema de caráter mundial, com pesquisas em diversos países mostrando que esta deficiência está em ascensão, com algumas estimativas de prevalência sugerindo que até uma em 80 crianças apresenta algum aspecto dessa desordem. Por outro lado, os pesquisadores vêm demonstrando que com intervenção comportamental intensiva, fornecida por profissionais qualificados, muitas destas crianças podem apresentar progressos significativos e podem se tornar membros produtivos da sociedade. As estratégias de tratamento de maior sucesso são baseadas nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA). As técnicas da ABA são mais eficazes quando são intensivas (20-40 horas por semana de instrução individual) e quando a intervenção é iniciada precocemente (até os três anos de idade). Estas técnicas de intervenções intensivas da ABA, em geral, continuam por dois ou mais anos. Tais programas são projetados e monitorados por profissionais com formação em análise do comportamento e que possuem o Board Certified Behavior Analyst (BCBA, certificado de analista do comportamento), conferido pelo Behavior Analyst Certification Board (BACB), conselho internacional da análise aplicada do comportamento. Terapeutas ou professores que fornecem a instrução para a criança com autismo são treinados através de técnicas de ensino baseados na ABA e monitorados continuamente para garantir que eles estão aplicando, com fidelidade, a intervenção baseada na ABA. É fato que professores qualificados e supervisores credenciados estão em falta em diversas partes do mundo. Devido a esta falta de conhecimento, é importante que se desenvolva novos métodos de treinamento para os profissionais que irão trabalhar com crianças com autismo. Portanto, o foco deste projeto será criar e testar um programa instrucional por computador para ensinar profissionais a usarem de forma efetiva as técnicas baseadas na ABA com crianças com autismo. Isto será realizado em três etapas: 1) Replicar um estudo em andamento na Utah State University - EUA, onde um pacote instrucional aplicado por computador está sendo desenvolvido para ensinar as técnicas básicas do ABA para estudantes universitários, 2) Estender esta pesquisa através da concepção e avaliação de um pacote instrucional aplicado por computador para ensinar técnicas de ensino avançadas da ABA para estudantes universitários; e, finalmente, 3) Conduzir um experimento no qual iremos avaliar a eficácia destes dois pacotes instrucionais aplicados por computador com professores que trabalham com crianças com autismo em uma instituição no Estado de São Paulo. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Giovana Escobal - Integrante / Jonas Fernandes Gamba - Integrante / Valeria Mendes - Integrante / ANA PAULA APORTA - Integrante / Nassim Chamel Elias - Integrante / Thomas Sean Higbee - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    2. 2012-2012. ESPCA - Avancos na Pesquisa e Tratamento do Comportamento Autistico | Sao Carlos - SP
      Descrição: O programa visa atualizar o conhecimento sobre pesquisa e aplicação da tecnologia comportamental gerada por esta pesquisa na área do autismo, e fomentar intercâmbio acadêmico de modo a produzir no futuro próximo projetos colaborativos de pesquisa. A ênfase do programa encontra-se em abordagens sobre o comportamento autista, mas apresenta também multidisciplinaridade envolvendo as áreas de psicologia experimental, genética, medicina celular e molecular, e educação especial. Pesquisadores do Brasil, América do Norte e Europa participarão do evento, com maior número de participantes da América do Norte. O programa combina apresentações orais, workshops e sessões de painéis, e participarão, além dos palestrantes convidados, alunos do Brasil e do exterior escolhidos através de um processo de seleção rigoroso, promovendo a integração dos participantes. O programa, além da pesquisa de ponta, procura facilitar a transferência do conhecimento através de workshops que terão enfoque educativo e na pesquisa translacional, e serão acessíveis à população de cuidadores de indivíduos com a síndrome do autismo. Nota-se no programa um número razoável de jovens pesquisadores brasileiros que atuam com destaque no exterior. O programa também procura estabelecer um equilíbrio entre pesquisadores com experiência longa e expressiva juntamente com jovens pesquisadores, cujos trabalhos têm se destacado academicamente. Consideramos o programa com importância tanto científica quanto social. A importância científica relaciona-se aos temas sobre pesquisa de ponta em desenvolvimento de linguagem e de comportamentos importantes para o desenvolvimento cognitivo de indivíduos com a Síndrome do Autismo. A importância tecnológica e social é, a partir da pesquisa científica de ponta, tornar o conhecimento produzido por esta área disponível e aplicável no setor educativo que atende esta população. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    3. 2008-2010. Escolha, preferencia e autodeterminacao no desempenho de adultos com deficiencia mental no trabalho
      Descrição: Este estudo pretende investigar a escolha de adultos com deficiência mental sob condições de trabalho; avaliar a influência da situação de escolha e não escolha sobre parâmetros de desempenho nessas condições e avaliar se os participantes preferem escolher ou não os componentes nos quais irão trabalhar. Quatro indivíduos aprenderão uma tarefa, sem e com arranjo instrucional, que consiste em montar capas de blocos de anotações por meio da colagem de quadrados de dobradura sobre papel cartão. Em seguida, Fase 1, os participantes poderão escolher entre trabalho nas condições de esquemas múltiplos, em que um dos componentes A ou B (sem e com arranjo, respectivamente) é arbitrariamente apresentado, ou trabalho nas condições de esquemas concorrentes com encadeamento, em que poderão escolher entre os componentes A e B. Na Fase 2, os participantes realizarão a tarefa nos esquemas múltiplos, sem escolha com componentes apresentados alternadamente de forma quase randômica, ou nos esquemas concorrentes com encadeamento, em que o participante poderá escolher o componente com que irá trabalhar. A fase final será de reversão às condições da Fase 1. O critério será de variação máxima de um minuto em torno da média para o parâmetro tempo e variação máxima de um erro em torno da média para o parâmetro número de erros, ambos para três tentativas consecutivas. Além da resposta de escolha nos elos iniciais, (FR 5), serão registrados e analisados parâmetros relativos à qualidade do trabalho (tempo e número de erros). (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    4. 2006-2006. Implantacao de programa comunitario de suporte para o trabalho do adulto com deficiencia mental
      Descrição: O presente projeto tem por finalidade apresentar uma proposta de formação de um grupo de planejamento de programa de suporte comunitário, visando atender a necessidade de preparação, encaminhamento, colocação e apoio ao adulto com deficiência mental no ambiente natural de trabalho. De acordo com esta proposta, um planejamento racional de programas na comunidade requer a integração de grupos de diferentes agências já existentes na mesma para planejar, desenvolver e implementar serviços de transição da escola especial para o trabalho e programas de emprego apoiado. Para tanto, serão convidados para participar da formação do grupo representantes de instituições expressivas da comunidade local. Serão implementados passos referentes à composição e organização do referido grupo, visando sua formação e manutenção; a definição de necessidades da comunidade; a definição da missão do grupo; o planejamento de serviços para adultos, e a avaliação desses serviços. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Eliane Araújo - Integrante / Giovana Escobal - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    5. 2005-2007. Emergencia dos conceitos relacionais de maior e menor em criancas com deficiencia mental
      Descrição: A aprendizagem matemática é muito mais complexa do que se pode imaginar. A análise e organização dos elementos envolvidos na aquisição de comportamentos matemáticos através de rede de relações possibilitam detectar necessidades individuais de aprendizagem e propiciar a obtenção de informações que subsidiem a elaboração e implementação de estratégias de ensino eficientes. O presente projeto tem como objetivo investigar se a partir do ensino do conceito relacional de "menor que", para quantidades e algarismos, poderá emergir as relações derivadas e a transformação da função para "maior que". Os participantes serão crianças com deficiência mental, com idade entre sete e dez anos, matriculados em escola regular. Um programa educacional instalado em um computador será utilizado para a avaliação do repertório de entrada dos participantes e para os treinos e testes das relações condicionais. Serão utilizados como estímulos visuais os algarismos impressos de um a cinco e as respectivas quantidades. Os estímulos auditivos serão as instruções verbais e os nomes correspondentes aos estímulos visuais. A coleta de dados dar-se-á no laboratório da Universidade. Será aplicado, inicialmente, um procedimento para identificar as preferências individuais através do levantamento de itens. Em seguida um treino preparatório com figuras familiares será conduzido, com a finalidade de instalar comportamentos essenciais para responder condicionalmente. Após a familiarização com o procedimento, um pré-teste geral será conduzido para mapear o repertório de entrada de cada participante. A fase seguinte consistirá do treino das relações reveladas necessárias durante o pré-teste geral seguidas de testes imediatos para avaliar o responder relacional derivado ou relações "emergentes". Finalmente, uma bateria de testes será reaplicada para verificar a manutenção das relações no repertório do participante, após dois e quatro meses do treino ministrado. Os dados serão analisados a partir de relatórios emitidos pelo computador para cada relação treinada, sendo considerados a porcentagem de acertos/erros e o número de sessões de treino necessárias para se atingir o critério. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Giovana Escobal - Integrante / Paula Sassaki Coelho - Integrante / Marilia Maria Nascimento Biscalquin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    6. 2004-2007. Escolha: analise, metodologia e aplicacoes
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Giovana Escobal - Integrante / Vivian Dutra - Integrante / Paula Sassaki Coelho - Integrante / Carolina Parada - Integrante / Denise Velloso - Integrante / Igor de Almeida Faria Bueno - Integrante / Rubens Antonio Andreoli Junior - Integrante / Ricardo Marinho de Mello de Picoli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    7. 2003-2006. Desenvolvimento de programas computacionais para ensino e pesquisa sobre habilidades simbolicas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / José Gonçalves Medeiros - Integrante / Maria Cecília Bevilacqua - Integrante / Ednaldo Pizolatto - Integrante / Nassim Chamel Elias - Integrante / Giovana Escobal - Integrante / Denize Rosana Rubano - Integrante / Melania Moroz - Integrante / Leandra Tabanez Nascimento - Integrante / Osvaldo Novais de Oliveira Junior - Integrante / Flávio Amate - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    8. 2003-2006. Comportamento Verbal: desenvolvimento de repertorios emergentes
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Nassim Elias Chamel - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Letícia Marino Pio - Integrante / Lívia Riye Okamura - Integrante / Rebeca Lopes Cavaletti - Integrante / Flávia Barbosa Evangelista - Integrante / Afonso Henrique Iavarone - Integrante / André Nicolau - Integrante / Denise Bachega - Integrante / Domitila S. K. Gonzaga - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    9. 2002-2005. Esportes para deficientes mentais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Silvia Regina de Souza - Integrante / Maria Georgina Tonello - Integrante / Jonas Fernandes Gamba - Integrante / Paulo Chereguini - Integrante.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    10. 2000-2003. Aquisicao expansao e reversao de classes de equivalencia atraves de aprendizagem observacional em jovens deficientes mentais e em criancas em idade escolar
      Descrição: Este trabalho visa identificar alguns dos pré-requisitos para generalização de aprendizagem observacional em tarefas de discriminação condicional em jovens portadores de deficiência mental e crianças em idade escolar. Será verificado se: a a aprendizagem observacional de uma relação condicional ocorre; b) se os efeitos da aprendizagem observacional podem ser reproduzidos sem o ensino de discriminações condicionais anteriores; c) se há generalização da aprendizagem observacional para outras relações condicionais; d) se há diferença na aquisição de relações condicionais e formação de equivalência com aprendizagem através do protocolo típico dos estudos de equivalência e através de aprendizagem observacional; e) se há diferença entre aprendizagem observacional com duas estruturas de treino diferentes (CaN e SaN); f) se é possível reverter a discriminação condicional por observação apóseia ter sido aprendida por observação, e g) se há reversão de classes de estímulos através da aprendizagem observacional, nas diferentes estruturas. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    11. 1997-1999. Efeitos da nomeacao e de relacoes estimulo-reforco na formacao de equivalencia
      Descrição: Três experimentos estão sendo propostos para estudar os efeitos da nomeação e das relações estímulo-reforço sobre a formação de equivalência. Nos três experimentos duas discriminações condicionais (AB e CD) serão ensinadas com o procedimento de reforçamento específico (A1 B1 R1; A2 B2 R2 etc), seguidas de testes de equivalência e das relações estímulo-reforço. Os sujeitos cujos resultados forem positivos em equivalência participarão dos Exp. 1 e 2, e com resultados negativos, no Exp. 3. No Exp. 1 serão ensinadas relações estímulo-reforço invertidas para CD. No Exp. 2 serão ensinadas relações auditivo-visuais com elementos auditivos novos seguidos de testes de equivalência e de relações estímulo-reforço. No Exp. 3 serão ensinadas diretamente as relações estímulo-reforço e nomeação dos estímulos reforçadores. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    12. 1996-1999. Matematica para deficientes mentais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador / Rosana Aparecida Salvador Rossit - Integrante / Giovana Escobal - Integrante / Paula Sassaki Coelho - Integrante / Marilia Maria Nascimento Biscalquin - Integrante. Número de orientações: 13
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    13. 1995-1995. 8.o ciclo de estudos em educacao especial | Sao Carlos - SP
      Descrição: Formação e capacitação de recursos humanos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.
    14. 1993-1994. Efeitos da manipulacao do comportamento verbal em procedimentos de descriminacao condicional
      Descrição: As interações do comportamento verbal sobre o desempenho de crianças de 4 a 6 anos em tarefas de ?matching-to-sample? serão investigadas em dois projetos. No primeiro pretende-se responder a questões relacionadas com a) efeitos do comportamento verbal incompatível com resolução de tarefas; b) analisar a importância de testes de relações estímulo auditivo - estímulo reforçador; c) analisar interações de treinos de discriminação condicional usado relações de estímulos visuais-visuais e auditivo-reforçadores, na formação, expansão e reversão de classes de equivalência, com procedimento de reforçamento especifico. No segundo projeto pretende-se estudar o comportamento verbal emitido espontaneamente pelas crianças durante procedimento de treinamento e testes para formação e generalização de classes de equivalência, e verificar, através da manipulação destes comportamentos, os efeitos sobre a formação generalizada das mesmas. (AU). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Celso de Noronha Goyos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Celso de Noronha Goyos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (123)
    1. IV Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia. 2015. (Seminário).
    2. EABA European Association for Behaviour Analysis. Preference Assessment with social episodes as reinforcers for children with social reciprocity deficit. 2014. (Congresso).
    3. São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in Research and Treatment of Autistic Behavior. Computerized teaching for verbal behavior and decision making research for children with intellectual delay. 2012. (Congresso).
    4. 2 Congresso Médico Universitario de Sao Carlos. Membro da comissao de triagem e julgadora de trabalhos. 2011. (Congresso).
    5. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Development of a program to the application on computerized matching-to-sample procedures for reading by undergraduate students. 2011. (Congresso).
    6. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. The trader game: an analysis of risky behavior. 2011. (Congresso).
    7. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Effects of teaching liestener and duplic repertoires on the emergence of intraverbal categorization in children. 2011. (Congresso).
    8. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Choice and preference for caloric and non-caloric food in intellectual disabled and overweight individuals. 2011. (Congresso).
    9. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. The role of naming on the emergence of abstraction. 2011. (Congresso).
    10. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Ordinal function transfer trough equivalence classes in the deaf. 2011. (Congresso).
    11. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Effects of contextual control over reorganized equivalence classes. 2011. (Congresso).
    12. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. The prerequisites of choice and free choice in intellectually disabled adults. 2011. (Congresso).
    13. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Consctruction an rule following behaviors in children with intellectual disabilities. 2011. (Congresso).
    14. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. The sharing game: relation with gender and amount of money. 2011. (Congresso).
    15. 37th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International.The choice game: computerized choice and preference assessment application. 2011. (Simpósio).
    16. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento.Teorias sobre equivalências de estímulos. 2011. (Encontro).
    17. 9 Simpósio Internacional de Dislexia.Uma formulação comportamental aplicada ao desenvolvimento de programa educacional computadorizado. 2010. (Simpósio).
    18. 2009 ABAI International Conference. Choice, preference and decision making in mentally retarded adults. 2009. (Congresso).
    19. 2009 ABAI International Conference. Relational learning of tacts and mands and emergence of behavior controlled by covered stimuli. 2009. (Congresso).
    20. Association for Behavior Analysis Annual Meeting. Escolha, preferência e autodeterminação no desempenho de trabalho de pessoas com deficiência mental. 2008. (Congresso).
    21. Association for Behavior Analysis International Annual Meeting. Trabalho da Dani. 2008. (Congresso).
    22. Association for Behavior Analysis International Annual Meeting. Precisa completar com o t~itulo. 2008. (Congresso).
    23. III Congresso Brasileiro de Educação Especial, IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em educação especial. Inclusão social: A formação da pessoa com deficiencia mental para o trabalho. 2008. (Congresso).
    24. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em educação especial.. Aprendizagem de habilidades complexas através de ensino informatizado por pessoas com deficiencia mental. 2008. (Congresso).
    25. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e medicina Comportamental.Identificação de consequências reforçadoras e interface com o Processo de Ensino-Aprendizagem.. 2008. (Encontro).
    26. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).
    27. XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Escolha, Preferência e Contigências em vigor na tomada de decisões.. 2008. (Encontro).
    28. 16th International Symposium of Adapted Physical Activity.Effects of Mental Training to Facilitate Learning How to Roll Forward in Students With Mental Retardation. 2007. (Simpósio).
    29. 33rd Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. 2007. (Congresso).
    30. 33rd Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. Imitation and Observational Learning: Analysis, Methodological Issues, and Applications. 2007. (Congresso).
    31. 6ª Jornada de Análise do Comportamento. Ensino de Tarefa de Trabalho com para Adultos com Deficiência Mental. 2007. (Congresso).
    32. 7ª Jornada Científica da UFSCar. Tarefa de trabalho com e sem arranjo instrucional para pessoas com deficiência mental. 2007. (Congresso).
    33. 7ª Jornada Científica da UFSCar. Identificação e avaliação de itens de preferência em adultos com deficiência mental. 2007. (Congresso).
    34. 7ª Jornada Científica da UFSCar. Ensino de trabalho para pessoas com deficiência mental. 2007. (Congresso).
    35. 7ª Jornada Científica da UFSCar. Análise dos efeitos de diferentes instruções em tarefas de discriminação condicional com demostração sobre o desempenho de crianças sem deficiência mental. 2007. (Congresso).
    36. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias para o ensino inlusivo. 2007. (Congresso).
    37. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2007. (Congresso).
    38. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2007. (Congresso).
    39. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO INCLUSIVO. 2007. (Congresso).
    40. IX Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores - A Articulação dos Saberes na Sociedade Atual: O Papel do Educador e sua Formação. Prática de pesquisa em disciplinas de psicologia em cursos de licenciatura na UFSCar. 2007. (Congresso).
    41. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de psicologia. Trabalho com e sem arranjo instrucional em adultos com deficiência mental. 2007. (Congresso).
    42. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Efeitos do treino de fluência sobre a aquisição e manutenção de repertórios de leitura. 2007. (Congresso).
    43. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Gerontologia comportamental: aplicações de métodos comportamentais em populações idosas. 2007. (Congresso).
    44. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Escolha e Desempenho no Trabalho de Adultos com deficiência. 2007. (Congresso).
    45. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Influência da escolha sobre o desempenho no trabalho de adultos com deficiência mental. 2007. (Congresso).
    46. 32nd Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. Observational Learning: A contingency analysis. 2006. (Congresso).
    47. 6ª Jornada Científica da UFSCar. III Congresso de Pós-Graduação e 6ª Jornada Científica da UFSCar. 2005. (Congresso).
    48. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).
    49. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Congresso).
    50. II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Encontro).
    51. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Congresso).
    52. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Participação nos cursos Estudo experimental da depressão e Intervenção analítico-comportamental em casos severos de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e quadros assemelhados. 2005. (Outra).
    53. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2005. (Congresso).
    54. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Tendências Contemporâneas na Análise do Comportamento. 2005. (Congresso).
    55. 56ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. (Congresso).
    56. 56ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Pesquisas em Aprendizagem: Descobertas Fundamentando Programas Computacionais. 2004. (Simpósio).
    57. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).
    58. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. 2004. (Congresso).
    59. X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Análise comportamental de processos simbólicos. 2004. (Simpósio).
    60. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2004. (Congresso).
    61. I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre deficiência.Coordenador do simpósio Avanços recentes em Neurociências, Reabilitação e Tecnologia. 2003. (Outra).
    62. I Comgresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão.Parecerista de painéis. 2002. (Outra).
    63. II Congresso Nacional de Inicição Científica - II CONIC - SEMESP/2002. II Congresso Nacional de Inicição Científica. 2002. (Congresso).
    64. III Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial. Participação em curso, sessão de painéis, apresentação oral, coordenador de sessão. 2002. (Congresso).
    65. III Congresso Brasileito Multidisciplinar de Educação Especial. III Congresso Brasileito Multidisciplinar de Educação Especial. 2002. (Congresso).
    66. I Jornada de Análise do Comportamento.I Jornada de Análise do Comportamento. 2002. (Outra).
    67. XXXII Reunião Anual.Participação em simpósio, sessão de comunicação coordenada, mesa redonda, e sessão de painéis. 2002. (Outra).
    68. XXXII Reunião Anual de Psicologia.XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Outra).
    69. Congresso de Pós-graduação da UFSCar. Congresso de Pós-graduação da UFSCar. 2001. (Congresso).
    70. Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. Congresso de Pós-Graduação da UFSCar. 2001. (Congresso).
    71. II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde. II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde. 2001. (Congresso).
    72. II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde. II Congresso Iberoamericano de Psicologia Clínica e da Saúde. 2001. (Congresso).
    73. VIII Congresso de Iniciação Científica. VIII CIC UFSCar. 2001. (Congresso).
    74. V Seminário de Pesquisa em Educação Especial.V Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 2001. (Seminário).
    75. V Seminário de Pesquisa em Educação Especial.V Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 2001. (Seminário).
    76. XXXI Reunião Anual de Psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. 2001. (Congresso).
    77. XXXI Reunião Anual de Psicologia. Coordenador do Simpósio entitulado Ampliando aplicações do paradigma de equivalência: Aprendizagem observacional, distúrbios da comunicação e ensino de pais. 2001. (Congresso).
    78. ABA Annual Meeting.Participação em painéis. 2000. (Encontro).
    79. I Encontro de Iniciação Científica - Mackenzie.I Encontro de Iniciação Científica - Mackenzie. 2000. (Encontro).
    80. IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Curso: Passos para consultoria de sucesso em psicologia do esporte para melhorar o desempenho de atletas no IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2000. (Encontro).
    81. V Jornada de Educação Especial.V Jornada de Educação Especial. 2000. (Outra).
    82. V Jornada de Educação Especial.V Jornada de Educação Especial. 2000. (Outra).
    83. 15 Semana do Magistério.15 Semana do Magistério. 1999. (Outra).
    84. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1999. (Congresso).
    85. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial. Curso, apresentações orais, apresentações em painéis. 1999. (Congresso).
    86. IV Seminário de Pesquisa em Educação Especial.IV Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 1999. (Seminário).
    87. Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. Annual Convention of the Association for Behavior Analysis. 1998. (Congresso).
    88. II Congresso Nacional de Pesquisadores. II Congresso Nacional de Pesquisadores. 1998. (Congresso).
    89. IV Congresso Internacional do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. IV Congresso Internacional do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 1998. (Congresso).
    90. VII Encontro da ASsociação de Psicoterapia e Medicina Comportamental.VII Encontro da ASsociação de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1998. (Encontro).
    91. VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 1998. (Simpósio).
    92. XVIII Reunião Anual de Psicologia.XVIII Reunião Anual de Psicologia. 1998. (Outra).
    93. Fifth Laurels International Conference on Education and Management in English Language Teaching.Fifth Laurels International Conference on Education and Management in English Language Teaching. 1997. (Outra).
    94. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1997. (Congresso).
    95. I Encontro de Extensão da UFSCar.Treinamento de educadores para utilização e avaliação de um software de habilidades acadêmicas básicas para crianças no I Encontro de Extensão da UFSCar. 1997. (Encontro).
    96. IV Jornada de Iniciação Científica.Estudo de variáveis que interferem na aquisição de relações condicionais arbitrárias e na formação de equivalência com os procedimentos de reforçamento comum. 1997. (Outra).
    97. V Congresso de Iniciação Científica. Avaliação da Interface de interação de um software para ensino de habilidades acadêmicas básicas para crianças no V Congresso de Iniciação Científica. 1997. (Congresso).
    98. XXVII Congress of European Association for Behavioural Cognitive Therapies. Discussant in the symposium Computer and Applied Behavioural Technology. 1997. (Congresso).
    99. Congresso de Iniciação Científica da ASSER - São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da ASSER - São Carlos. 1996. (Congresso).
    100. II Seminário Paranaense de Educação Especial.II Seminário Paranaense de Educação Especial. 1996. (Seminário).
    101. Projeto Computação na Pré-Escola.Projeto Computação na Pré-Escola. 1996. (Outra).
    102. V Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Participação no curso: Comportamento governado por regras e auto-gerenciamento no V Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1996. (Encontro).
    103. VIII Encontro do Ciclo de Atualização Profissional - Projeto Saúde e Educação no Município de São Carlos.VIII Encontro do Ciclo de Atualização Profissional - Projeto Saúde e Educação no Município de São Carlos. 1996. (Encontro).
    104. XXVI Reunião Anual da Psicologia.XXVI Reunião Anual da Psicologia. 1996. (Outra).
    105. IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Curso: Applied Behavior Analysis: Back to Basics no IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 1995. (Encontro).
    106. VIII Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.VIII Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. 1995. (Outra).
    107. XXV Reunião Anual de Psicologia. XXV Reunião Anual de Psicologia. 1995. (Congresso).
    108. Corso di aggiornamento interistituzionale comunicazione e linguaggi nei contesti educativi situazione di handicap.Corso di aggiornamento interistituzionale comunicazione e linguaggi nei contesti educativi situazione di handicap. 1994. (Outra).
    109. III Seminário de Pesquisa em Educação Especial.Presidente da Comissão Organizadora do III Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 1994. (Seminário).
    110. IV Encontro do Ciclo de Atualização Profissional - Projeto Saúde.Avaliação em Serviços de Saúde e Indicadores para a Área Materno-Infantil. 1994. (Seminário).
    111. Mostra comentada de softwares educacionais.Mostra comentada de softwares educacionais. 1994. (Outra).
    112. Second International Congress on Behaviourism and Sciences of Behaviour. Second International Congress on Behaviourism and Sciences of Behaviour. 1994. (Congresso).
    113. Eventos acadêmicos sobre A criança Pré-Escolar: Nas situações de Escola e de Hospitalização.Eventos acadêmicos sobre A criança Pré-Escolar: Nas situações de Escola e de Hospitalização. 1993. (Outra).
    114. I Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. I Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1993. (Congresso).
    115. III Encontro do Ciclo de Atualização Profissional - Projeto Saúde.III Encontro do Ciclo de Atualização Profissional - Projeto Saúde. 1993. (Encontro).
    116. XII Encontro Regional das APAES do Estado do Rio de Janeiro.A profissionalização do deficiente, um conflito de interesse e Profissionalização: uma realidade em questão. 1993. (Encontro).
    117. XXIII Reunião Anual de Psicologia.XXIII Reunião Anual de Psicologia. 1993. (Outra).
    118. VII Ciclo de Estudos Sobre Deficiência Mental.VII Ciclo de Estudos Sobre Deficiência Mental. 1992. (Outra).
    119. XXII Reunião Anual de Psicologia. XXII Reunião Anual de Psicologia. 1992. (Congresso).
    120. II Seminário de Pesquisa em Educação Especial.Debatedor da sessão de comunicações: Aspectos do Desenvolvimento. 1991. (Seminário).
    121. II European Meeting on the experimental analysis of behavior.II European Meeting on the experimental analysis of behavior. 1988. (Encontro).
    122. I Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico.I Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 1988. (Simpósio).
    123. XVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia. XVII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia. 1987. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. Celso Goyos; CRONE-TODD, D.. VIII Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2013. Outro
    2. GOYOS, A. C. N.; Miguel, C. ; Higbee, T.S. ; ELIAS, Nassim Chamel ; ESCOBAL, Giovana. Escola São Paulo de Ciência Avançada: Avanços recentes na pesquisa e tratamento do comportamento autistico. 2012. Congresso
    3. GOYOS, A. C. N.. I Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Outro).. . 0.
    4. GOYOS, A. C. N.. II Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Outro).. . 0.
    5. GOYOS, A. C. N.. III Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Outro).. . 0.
    6. GOYOS, A. C. N.; HUBNER, M. M. ; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador. Inclusão social: A formação da pessoa com deficiencia mental para o trabalho. 2008. Outro
    7. GOYOS, A. C. N.; PIZOLATTO, Ednaldo ; NASCIMENTO, Leandra Tabanez Do ; ELIAS, Nassim Chamel. Aprendizagem de habilidades complexas através de ensino informatizado por pessoas com deficiência mental. 2008. Outro
    8. GOYOS, A. C. N.; CIGALES, M. ; Gewirtz, J. L. ; POULSON, C. ; BROWN, A. K.. Symposium: Imitation and Observational Learning. 2007. Outro
    9. GOYOS, A. C. N.; Souza, A. S. ; Moreira, J.M. ; LUQUE-CARREIRO, P. ; ESCOBAL, Giovana ; STRAATMANN, G.. Sessão Coordenada: "Escolha, preferência e autocontrole: questões básicas e aplicadas". 2007. Outro
    10. GOYOS, A. C. N.; MEDEIROS, J. G. ; MOROZ, Melania ; ASSIS, G. ; SELLA, A. C. ; ZULIANI, G.. Sessão Coordenada: "Análise da aplicabilidade dos procedimentos baseados no paradigma de equivalência de estímulos para a emergência de habilidades complexas". 2007. Outro
    11. GOYOS, A. C. N.. Consultoria em pesquisa. 2005. (Outro).. . 0.
    12. GOYOS, A. C. N.; SAUNDERS, R. R. ; SAUNDERS, M. D. ; PELAEZ, M. ; CHASE, P. N.. Consultoria para projetos de pesquisa do LAHMIEI. 2004. Outro
    13. GOYOS, A. C. N.; SOUZA, Deisy das Graças de ; ALMEIDA, Maria Amélia. IV Ciclo de Estudos em Educação Especial. 1995. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48