Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Fabiana Luci de Oliveira

Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar (2006), com período sanduíche pela Northwestern University (2004-2005). Fez pós-doutorado em Ciência Política, pela USP (2009-2010), e especialização em Metodologia de Pesquisa, pela University of Michigan (2008). Foi gerente de pesquisa social e opinião pública na Ipsos (2006-2008); coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade na FGV Direito Rio, e professora na mesma instituição (2010-2013). É professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Atua nas áreas de Sociologia do Direito, Metodologia de Pesquisa, Survey e Opinião Pública. Líder do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS). Diretora de Projetos no Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9487149052862292 (24/10/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33066515
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2014-2017. O papel da trajetoria de carreira na formacao de grupos e redes de votacao no Supremo Tribunal Federal
      Descrição: O projeto visa discutir o processo decisório no STF entre os anos de 1989-2014, a partir da análise das ADINS (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) julgadas no período. O enfoque central está na determinação do impacto da trajetória de carreira dos ministros no processo decisório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
    2. 2013-2017. Processo Decisorio no Supremo Tribunal Federal- formacao de grupos e redes de votacao
      Descrição: O objetivo geral do projeto é discutir a formação de grupos e a constituição de redes de votação no STF (Supremo Tribunal Federal), enfocando as alterações de composição do tribunal ao longo dos últimos treze anos, e verificando o impacto que a trajetória de carreira dos ministros tem na determinação da composição destes grupos e no processo decisório do Tribunal. Para isso, analisarei ADINS (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) julgadas no período de 1999 a 2012, cujas decisões dividiram a corte (decisões não-unânimes). Buscarei identificar os motivos e as consequências do dissenso, discutindo se e como a trajetória de carreira dos ministros influencia no grau de divergência entre eles. Examinarei, ainda, o comportamento dos ministros que ingressaram no tribunal no período em análise, nas decisões de interesse do governo que os nomeou, comparando seu posicionamento frente aos demais ministros do tribunal, agregando maior quantidade de dados para testar de forma mais robusta o argumento de que o processo de nomeação implicaria subserviência do nomeado ao governo que o nomeou. Observarei se ministros nomeados em governos diferentes mas com trajetórias profissionais iguais votam sistematicamente da mesma forma nestas decisões ou não. Como objetivo secundário construirei uma base de dados de todas as decisões não unânimes de ADINS do STF nesse período, contribuindo para a consolidação de um campo de estudos que está em formação no Brasil, fornecendo material consistente para outros pesquisadores que tenham interesse em estudar o processo decisório no STF. A base teórico-metodológica que dá suporte à pesquisa agrega conceitos das teorias da decisão (modelos atitudinal, estratégico e institucional), da formação de grupos e da sociologia das profissões. O estudo valer-se-á de técnicas quantitativas (análise combinatória e regressão logística) e qualitativas (análise de conteúdo) de análise de dados. Haverá também o mapeamento de textos de jornal para compor o entendimento e a contextualização do processo decisório e da formação dos grupos - um segundo produto secundário será, portanto, o mapeamento da forma um segmento da mídia impressa retratou a atuação do Tribunal no período em estudo , permitindo incorporar ao modelo de análise a influência da opinião pública no comportamento do tribunal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
    3. 2013-Atual. Acoes Afirmativas: ensino, pesquisa e extensao na perspectiva da educacao das relacoes etnico-raciais
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Valter Roberto Silverio - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Dayse Cabral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
    4. 2013-Atual. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Anete Abramowicz - Coordenador / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Fabiana Luci de Oliveira.
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness ? race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / luci de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. 10 Encontro da ABCP. Governo de Juízes?. 2016. (Congresso).
      2. VI Colóquio de Estudos Empíricos.Superendividamento no Brasil - uma análise empírica. 2014. (Outra).
      3. IV Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.Políticas Públicas ? instituições e atores sociais (debatedora). 2013. (Seminário).
      4. Quartas Sociológicas.Cidadania, Justiça e "Pacificação" em Favelas Cariocas. 2013. (Seminário).
      5. V Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação .Educação, Cultura e Subjetividade. 2013. (Seminário).
      6. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Profissões jurídicas, carreiras de Estado e negociações de fronteiras com novas ocupações (debatedora). 2013. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Oliveira, Fabiana Luci de; FONTAINHA, F. C. ; VERONESE, A. K.. GT Direito e Justiça em Ação: Desafios Sociológicos. 2017. Congresso
      2. Oliveira, Fabiana L. de; Bonelli, Maria da Glória ; SINHORETTO, J.. Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade. 2014. Outro
      3. OLIVEIRA, Fabiana Luci. Seminário Internacional Segurança Pública, Direitos e Justiça. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Fabiana Luci de Oliveira ⇔ Anete Abramowicz (5.0)
        1. HENRIQUES, A. ; ABRAMOWICZ, A. ; Oliveira, Fabiana Luci de. Creche: política menor para os pequenos. Em: 12a Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- graduação em Educação, v. 1, p. 1-4168, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABRAMOWICZ, A. ; HENRIQUES, A. ; Oliveira, Fabiana Luci de. Políticas públicas municipais de educação infantil: diagnóstico e pesquisa. Em: IV Seminário De Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias GRUPECI, v. 1, p. 1-15, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ABRAMOWICZ, A. ; Oliveira, Fabiana L. de ; RODRIGUES, T. C.. Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: Diagnóstico e Pesquisa. Em: IV Seminário do Observatório da Educação, 2013, Brasília. Observatório da Educação, 2013, v. 1, p. 2-5, 2013.
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        4. Oliveira, Fabiana Luci de; ABRAMOWICZ, A. ; HENRIQUES, A.. Inequalities in Brazilian kindergarten - A diagnosis of the social and racial distances among young children, their teachers and school system. Em: 27th EECERA ANNUAL CONFERENCE, 2017, Bolonha, Itália. SOCIAL JUSTICE, SOLIDARITY AND CHILDREN?S RIGHTS (Abstract Book). Bolonha: EECERA, v. 1, p. 218-218, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
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      • Fabiana Luci de Oliveira ⇔ Tatiane Cosentino Rodrigues (3.0)
        1. Rodrigues, Tatiane C.; Oliveira, Fabiana Luci ; SANTOS, F. V. S.. Desafios da implementação da lei 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São Paulo. Revista de Educação PUC Campinas. v. 21, p. 281-294, issn: 2318-0870, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; Oliveira, Fabiana Luci. Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. Em: XII Conlab Congresso Luso-AfroBrasileiro, p. 8505-8516, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
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    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50